Seus objetivos de blog podem estar mais próximos do que você pensa.
Vimos as histórias de blogueiros e criadores de sucesso atraindo audiências e dias de pagamento na casa dos milhões. Muitos deles parecem ser “sucessos noturnos”.
Mas este é realmente o caso?
Muitas vezes, perdemos os caminhos sinuosos que os levaram aos holofotes. Os anos trabalhando no anonimato e a base do conteúdo que tornaram seu sucesso possível em primeiro lugar.
Então, quanto tempo leva para construir seguidores e negócios online? E como você pode saber se está no caminho certo?
Quanto tempo leva para construir um blog de sucesso?
Não há um período de tempo garantido que, se você se comprometer, prometerá sucesso. No entanto, existem padrões . Como diz Jim Rohn,
“O sucesso deixa pistas.”
Para ajudar a identificar esses padrões, veremos alguns exemplos de blogueiros e criadores do YouTube. Por que essas duas categorias? Porque há muita sobreposição em como eles funcionam:
- Ambos dependem de palavras-chave de pesquisa para o tráfego.
- Ambos podem construir audiências: blogueiros com assinantes de e- mail e YouTubers com assinantes (embora o e-mail seja muito mais eficaz).
- Ambos podem gerar receita por meio de anúncios, patrocínios, produtos digitais e muito mais.
Exemplo nº 1: pitada de Yum
Lindsay e Bjork começaram um blog de culinária em 2011, enquanto ambas ainda trabalhavam em tempo integral. Eles postaram consistentemente, experimentaram diferentes tipos de conteúdo e lentamente começaram a adicionar fluxos de renda, como anúncios e produtos.
Três anos e meio depois, no verão de 2014, eles conseguiram deixar seus empregos e apostar tudo em seu blog. Hoje, sua publicação agora suporta uma equipe de oito pessoas.
Exemplo #2: O Everywhereist
Geraldine iniciou um blog de viagens como forma de compartilhar suas experiências publicamente. Por dois anos, o blog recebeu quase zero tráfego. Mas o autor concordou com isso porque gostou do processo de criação de conteúdo.
Então, durante o terceiro ano, alguns artigos se tornaram virais, o que trouxe montanhas de novos visitantes ao site. E como Geraldine postava consistentemente há anos, havia muito conteúdo para eles explorarem.
Exemplo #3: Gillian Perkins
A YouTuber Gillian Perkins começou sua jornada com um canal focado em música, onde compartilhavam lições, análises de produtos e dicas para aspirantes a músicos. No entanto, após três anos trabalhando naquele projeto, Gillian estava pronta para investir em algo novo — e aplicar todas as táticas de crescimento aprendidas ao longo do caminho.
Em apenas seis meses, o segundo canal, voltado para negócios, superou o primeiro canal em audiência e receita.
Exemplo #4: Coleção
Finalmente, alguns anos atrás, a blogueira Suzi Whitford analisou mais de 50 blogs para destacar quaisquer padrões encontrados.

Eles descobriram que a maioria dos blogs pesquisados levou cerca de quatro anos para gerar uma receita significativa, e os mais bem-sucedidos publicavam há 6 a 8 anos.
Resumo do compromisso de tempo do blog
Por volta da marca de 2 anos, você deve ter conteúdo suficiente e um público grande o suficiente para começar a experimentar diferentes métodos de monetização.
Para aqueles que desejam se tornar criadores de conteúdo em tempo integral, planeje publicar consistentemente por 3 a 4 anos antes de poder fazer a transição confortavelmente.
Agora, estes são apenas padrões, não garantias. Mas eles revelam o que é possível. Ao mesmo tempo que leva para obter um diploma universitário ou uma promoção no trabalho, você pode construir um negócio on-line sob seu controle.
No entanto, você deve certificar-se de que está usando esse tempo de forma produtiva.
Quantos posts você precisa publicar?
A maioria dos blogueiros e criadores de conteúdo segue uma cadência semanal, o que significa que eles publicam um novo artigo ou vídeo por semana.
Alguns optam por publicar com mais frequência. Essa pode ser uma estratégia para acelerar o crescimento ou pode ser padrão em seu nicho (como criadores que cobrem notícias de tendências ou transmitem ao vivo e postam diariamente).
Por exemplo, The Everywhereist alcançou 1.000 postagens publicadas após 4 anos e meio (cerca de duas postagens por semana). O YouTuber Lavendaire conseguiu seu primeiro contrato de marca após 250 vídeos publicados (cerca de três vídeos por semana).
Para seus primeiros 100 artigos, vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo que você criar, concentre-se em aprimorar seu ofício. Preste atenção ao que ressoa com as pessoas. Desenvolva habilidades técnicas relacionadas, como personalizar um site ou edição de vídeo. Se você adotar essa mentalidade, aproveitará muito mais o processo e a qualidade do seu conteúdo melhorará muito mais rapidamente.
Empilhe as probabilidades a seu favor
Desenvolver um blog leva tempo, e apenas uma pequena porcentagem dos criadores permanece no jogo o tempo suficiente para vencer. Isso significa que, se você estiver disposto a persistir, suas chances de conseguir um blog de sucesso são muito boas.
Há um elemento inevitável da necessidade de aparecer de forma consistente, ao longo do tempo. Você pode aplicar o mesmo princípio a praticamente qualquer empreendimento criativo (arte, música, fotografia), aprender uma nova habilidade (como ioga ou aprender a codificar) ou abrir um negócio.
Mais algumas dicas para aumentar suas chances são:
- Não escolha um nicho cedo demais. Explorar do que explorar.
- Escolha um assunto e um meio (artigos, vídeos, etc.) que você goste, porque vai passar muito tempo neles.
- Concentre-se em construir uma audiência antes de se preocupar em como monetizá-la.
- Faça um cronograma para você e cumpra-o. Se existe algum segredo para o sucesso, é aparecer de forma consistente.
- Adote uma mentalidade de crescimento. Seu conteúdo pode, e irá, melhorar com o tempo.
Uma maratona contra um jardim
Muitas pessoas usam a analogia da maratona ao descrever o que é preciso para construir um negócio criativo online. Embora útil, um melhor é uma horta.
Cultivar um jardim não requer apenas tempo e paciência, mas também cuidado e consciência. Existem diferentes estações envolvidas e muito a aprender. Mas com o tempo, você começará a notar sinais de vida espreitando na terra. E, eventualmente, as plantas que você sustentou produzirão coisas que o sustentam.
Em pouco tempo, as pessoas vão olhar para o que você construiu e se perguntar como você também alcançou seu “sucesso instantâneo”.
Deixe um comentário