Como construir um funil de marketing de afiliados de alta conversão em 5 etapas

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Jadilson Barros
em dezembro 29, 2022

funil de marketing de afiliadosExistem muitos caminhos para fazer uma conversão de afiliado. Mas um funil simples pode converter milhas melhor do que tentar descarregar o tráfego frio o mais rápido possível para um comerciante ou anunciante. Especialmente quando você está promovendo produtos mais caros ou complexos.

Para trabalhar menos e vender mais a longo prazo, você precisa se concentrar em fornecer valor, criar confiança e recomendar os produtos certos, usando a urgência e a escassez de maneira adequada.

Quer construir um funil de marketing de afiliados de alta conversão, de baixa manutenção e que gere resultados compostos? Leia para aprender:

Vamos começar!

O que é um funil de marketing de afiliados?

Um funil de marketing de afiliados é um caminho cuidadosamente mapeado, projetado para ajudar os leads a passarem de cliente potencial a cliente para um produto afiliado que você promove, no menor tempo possível. Um bom funil sempre oferece valor personalizado em cada estágio da jornada de um comprador .

Existem quatro etapas principais na jornada do comprador:

  1. Conscientização – Os prospects ficam cientes de um problema.
  2. Consideração – Eles começam a aprender mais sobre possíveis soluções.
  3. Conversão – Eles tomam uma decisão de compra.
  4. Lealdade – Uma experiência positiva leva a confiança e compras repetidas.

Essa é exatamente a jornada pela qual seu funil de marketing de afiliados os guia.

Como é um funil de vendas para marketing de afiliados

Seguindo os princípios da jornada do comprador, um funil de vendas de marketing de afiliados deve ser mais ou menos assim:

A primeira etapa é direcionar o tráfego para sua oferta usando postagens de blog escritas com SEO em mente, anúncios pagos para uma oferta gratuita e plataformas de mídia social como o Pinterest .

A segunda etapa é onde você converte esse tráfego com uma oferta gratuita. O objetivo é colocá-los em sua lista de e-mail, onde você tem melhor controle sobre a jornada deles e a oportunidade de vender para eles repetidamente.

A terceira etapa permite que você aqueça seu público para obter melhores taxas de conversão antes de finalmente lançar sua oferta na quarta e última etapa.

5 benefícios de um funil de vendas para marketing de afiliados

Querendo saber por que você deve passar pelo processo de criação de um funil de marketing de afiliados quando você pode simplesmente adicionar seus links em suas postagens de blog ou colocar anúncios e vender para clientes em potencial frios?

Aqui estão algumas das razões pelas quais você definitivamente deveria investir na criação de um funil de marketing de afiliados.

1. Alcance mais clientes em potencial

Dado que a maioria das pessoas inicia sua jornada de compra com uma pesquisa, você perderá uma boa maioria dos compradores em potencial – até 72%, de acordo com o Pardot, se estiver usando apenas anúncios.

Mas não é apenas criar postagens de blog e adicionar links de afiliados a elas.

Nesta fase, os compradores estão procurando por material educacional, portanto, criar conteúdo gratuito em torno disso significa que você tem uma chance melhor de fazer com que mais pessoas comprem por meio de seus links de afiliados.

2. Aumente suas taxas de conversão

A nutrição de leads resulta em melhores taxas de conversão , e não é surpresa por quê.

Antes de nutrir leads, você precisa primeiro entendê-los. Esse entendimento significa que você pode fornecer uma ajuda mais direcionada/personalizada, aumentar a confiança na marca e as conversões.

Com um funil de marketing de afiliados, você também tem a chance de rastrear todas as partes do seu funil para que possa identificar e corrigir facilmente os problemas em seu processo. As pessoas estão interagindo com seus e-mails, mas não clicando na página da oferta? Ou talvez eles pareçam entusiasmados com a oferta até clicarem na página da oferta e então você ouvir os grilos.

Com um funil passo a passo, você não precisa adivinhar. Você saberá exatamente onde a queda acontece e poderá identificar facilmente o que fazer para corrigi-la.

3. Saco de vendas repetidas

Uma das melhores razões para criar um funil de marketing de afiliados em vez de simplesmente adicionar links a uma postagem de blog ou direcionar o tráfego de anúncios diretamente para uma página de vendas é a oportunidade de criar sua própria lista de compradores.

Lista de compradores – Uma lista cuidadosamente construída de pessoas que se inscrevem em sua lista de e-mail e que você sabe que estão dispostas e prontas para comprar produtos relevantes, porque já o fizeram no passado.

Isso significa que, em vez de trabalhar duro para obter uma venda enquanto o comerciante para o qual você está enviando leads cria sua lista a partir de seus esforços, você terá sua própria lista para vender mais produtos no futuro.

4. Aumentar a confiança e autoridade da marca

Um funil de afiliados é projetado para agregar valor aos clientes em todas as etapas da jornada do comprador. Portanto, mesmo que eles acabem não comprando de você, não há associação negativa porque você não apenas os interrompeu em um feed do Facebook ou Instagram, mas entregou valor.

Isso leva a mais conversões e confiança na marca .

Além disso, por causa de toda a educação que os leads recebem, eles sabem exatamente o que querem e só compram quando estão realmente prontos. Isso é fundamental para diminuir o remorso do comprador, aumentar a satisfação do cliente e atenuar as solicitações de reembolso.

5. Comande comissões de afiliados mais altas

Os proprietários do produto sabem que nem todo o tráfego é criado da mesma forma, então eles estão dispostos a pagar mais por leads de melhor qualidade.

Mesmo que você ainda não esteja enviando uma carga de tráfego, quando o tráfego que você envia para os comerciantes é convertido a uma taxa maior que a média e exige menos reembolsos, você obtém vantagem para negociar comissões de afiliados mais altas.

Como construir um funil de marketing de afiliados em 5 etapas

Pronto para criar um funil de marketing de afiliados que converta mais clientes em potencial e lhe dê vantagem para pedir comissões mais altas?

Aqui está nosso sistema de cinco etapas para ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Estaremos trabalhando para trás através dessas etapas para que tenhamos uma base sólida para um funil eficaz.

Etapa 1. Escolha sua oferta

O pilar de um funil de marketing de afiliados sólido é uma ótima oferta. Se você ainda não tem um, aqui estão algumas dicas para orientá-lo:

  • Escolha um produto com o qual você esteja familiarizado. Pontos em dobro se você já usa e adora.
  • Relevância para o seu público é uma obrigação. Se os clientes em potencial não entenderem por que você está lançando um produto para eles, eles não comprarão.
  • Verifique avaliações online em sites como G2 e Capterra. Até mesmo os identificadores de mídia social do produto podem ajudá-lo a garantir que ele tenha uma ótima reputação.
  • Cuidado com a taxa de conversão. Se for um programa privado, você pode ter que testar antes de saber. Mas para programas em redes como ShareASale , é fácil ver isso imediatamente. Lembre-se de que, embora seja um ponto de partida sólido, os números relatados pelas redes podem não se aplicar ao seu público ou conteúdo.
  • Existem ferramentas e recursos suficientes para ajudá-lo com a promoção? Por exemplo, imagens de produtos, especificações do fabricante e uma compreensão dos principais pontos de venda do produto.
  • E a duração do cookie e a comissão real? Quantos desses você realmente precisará vender para obter um lucro significativo?
  • Como o comerciante promove o produto para seus próprios assinantes? Inscreva-se na lista de e-mail da marca e veja como eles promovem seus produtos. Além disso, a última coisa que você quer fazer é enviar seu público para um site que não respeita sua caixa de entrada.

Estas são apenas algumas das coisas que você deve considerar antes de escolher um produto afiliado para promover.

Não sabe por onde começar? Confira estes resumos para encontrar um ótimo programa de afiliados:

Etapa 2. Criar uma página intermediária

Às vezes você encontra a oferta perfeita, mas a página de vendas parece algo saído de um filme dos anos 90, ou a cópia é simplesmente ruim.

É aqui que uma página intermediária é realmente útil.

Mesmo que o produto tenha uma página de vendas estelar, a página intermediária é sua oportunidade de se conectar com seu público e se destacar do restante do exército de afiliados antes de enviá-los para a página de vendas.

Os profissionais de marketing de afiliados mais bem-sucedidos incluem um pequeno vídeo em que se apresentam, compartilham uma crítica e talvez alguns depoimentos, uma chamada à ação e, às vezes, um brinde.

Como alternativa, se for seu próprio produto, obter depoimentos de seus afiliados é outra ótima maneira de obter provas sociais.

Como nesta página do aperto para uma das promoções do comerciante Chelsea Clarke.

Para criar uma página intermediária, você precisará de um construtor de página de destino como Clickfunnels ou Leadpages, mas se usar o WordPress, poderá criar facilmente uma bela página de destino usando o Elementor .

Etapa 3. Crie sua automação de opt-in e e-mail

Uma das melhores partes de um funil de marketing de afiliados é a automação.

Você configura um opt-in para capturar leads e uma série de e-mails que os orienta a comprar seu produto afiliado.

Dessa forma, você faz o trabalho antecipadamente e depois gera constantemente receita de afiliado, mesmo quando não está promovendo ativamente um produto.

Se você administra um site de comida e culinária, por exemplo, pode começar optando por suas melhores receitas de Instant Pot para promover um Instant Pot.

Usando seu provedor de serviços de e-mail preferido, você cria uma série de e-mails que levará os novos assinantes a:

  • Suas receitas favoritas do Instant Pot.
  • Como recriá-los com ingredientes comuns
  • Como usar melhor uma Panela Instantânea (destacando problemas que você normalmente tem ao cozinhar as mesmas receitas em um fogão)
  • O modelo do Instant Pot que você usa e por que ele é melhor (um argumento para o seu produto afiliado do Instant Pot)
  • Um desconto ou outra tática FOMO
  • E assim por diante

A partir daqui, algumas pessoas gostam de incluir upsells para gerar ainda mais receita e downsells para capturar vendas perdidas.

Etapa 4. Crie uma página de destino e páginas de agradecimento

Depois de ter um opt-in e uma série de e-mail configurada, a próxima etapa é atrair pessoas para sua série.

Para isso, você precisa de uma página de destino para o seu opt-in. Vamos dar uma olhada neste.

Uma boa página de destino opt-in irá:

  • Faça uma promessa ousada e relevante – O que seu brinde os ajudará a alcançar? Essa deve ser a introdução da sua página de inscrição. Para este opt-in, é para remover a confusão associada à retenção de clientes.
  • Liste os benefícios, não os recursos – Mesmo que você queira listar os recursos na página sempre que possível – especialmente para públicos avançados – você deve descrever os benefícios relacionáveis ​​acima da dobra.
  • Use chamadas para ações claras e visíveis. Evite escolher cores para o seu call-to-action (como o botão de inscrição) que são proeminentes em todo o site. Escolha algo que se destaque.
  • Inclua prova social sempre que possível. São depoimentos, recomendações ou até mesmo o número de pessoas que já se inscreveram.
  • Destaque alguns dos recursos mais exclusivos. Esses podem ser seus recursos favoritos ou recursos que podem responder a objeções comuns que as pessoas têm antes de comprar.

Depois de configurar uma página de destino otimizada, você também precisará criar uma página de agradecimento para começar a se conectar com novos assinantes logo após eles entrarem em sua lista.

Este é um bom lugar para mostrar sua personalidade, lembrá-los de colocar seus e-mails na lista de permissões e apontá-los para as próximas etapas.

Etapa 5. Direcionar tráfego para sua página de destino

Você sabe como derramar água através de um funil, é exatamente disso que se trata esta etapa final; despejando leads em seu funil de afiliados.

Algumas das melhores maneiras de fazer isso são implementar anúncios (o caminho mais rápido) ou marketing de mídia social e otimização de mecanismo de pesquisa, que é mais lento para começar, mas oferece um ótimo ROI.

Gere tráfego com anúncios

Quando a maioria dos profissionais de marketing de afiliados pensa em anúncios, eles pensam em direcionar o tráfego diretamente para a página de vendas do afiliado ou para uma página intermediária.

Mas há uma maneira melhor. Por que não minimizar seu custo por clique , direcionando-os para uma página gratuita que os leva ao seu funil? Uma oferta que os coloca em sua lista para que você possa vender para eles repetidamente.

Pode ser uma página de destino para um opt-in como este:

Ou para um post de blog como este:

Use o marketing de mídia social

Outra maneira popular de direcionar tráfego para sua oferta gratuita é compartilhá-los nas redes sociais. Aqui está um exemplo de uma postagem de blog que promove plugins do WordPress, sendo compartilhada no Twitter:

Como com todo o marketing, a mídia social requer uma estratégia para o sucesso.

Para ver os resultados, você precisará:

Escolha a plataforma certa. Onde seu público-alvo mais frequenta?

Se o seu produto afiliado for um produto de limpeza doméstica, por exemplo, deve fazer mais sentido promover no Pinterest ou no Instagram do que no LinkedIn. Outra forma é usar os dados que você já tem no Google Analytics para decidir de onde vem o seu público.

Entregue valor. Na maioria das vezes, os profissionais de marketing de afiliados cometem o erro de despejar links de afiliados nas redes sociais sem compartilhar mais nada. Se o seu identificador de mídia social está cheio de promoções ininterruptas repletas de promoções de produtos e hashtags, é hora de mudar as coisas.

Procure compartilhar postagens que ensinem, incentivem e inspirem até 90% do tempo.

Invista em Search Engine Optimization (SEO)

SEO é a otimização do conteúdo do seu site para que fique mais visível nas buscas. Na maioria das vezes, isso significa criar postagens de blog que orientam seus leitores ao longo do ciclo do comprador, segmentando palavras- chave de intenção do comprador .

Para uma estratégia abrangente, você precisará segmentar:

  • Palavras- chave informativas que normalmente têm volumes de pesquisa mais altos e são ótimas para a criação de listas, por exemplo, “como remover vinho de uma toalha de mesa”
  • Palavras- chave de comparação , por exemplo, “melhor removedor de vinho tinto”
  • Palavras- chave do produto , por exemplo, “revisão Clorox”

Seja qual for o canal que você escolher para promover seu funil, lembre-se de acompanhar e monitorar os resultados para descobrir onde concentrar seus esforços.

Monitore e otimize seu funil de vendas de afiliados

Criar um funil de marketing de afiliados não precisa ser um processo complicado.

Deve ser tão simples quanto escolher a oferta certa, criar opt-ins relevantes e páginas intermediárias, configurar uma automação de e-mail e páginas de destino para as quais você pode direcionar o tráfego. Mas se você quiser aproveitar ao máximo, não para por aí.

Os melhores profissionais de marketing de afiliados rastreiam e monitoram constantemente seus processos em busca de oportunidades de melhoria.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!