Sua marca pessoal é o que vai te diferenciar do resto das pessoas e empresas por aí.
É a forma como você quer que as pessoas o vejam, mas também é a forma como você deseja viver sua vida pessoal e profissional.
É a sua personalidade e a marca que você deixa nos outros.
As pessoas não compram mais apenas um produto ou serviço, elas compram da pessoa ou marca por trás de tudo.
Se você tem um negócio ou deseja encontrar um trabalho de que realmente goste, onde possa demonstrar todo o seu potencial, você precisa saber como se diferenciar dos demais com sua declaração de marca pessoal.
Eu sei que não é fácil, tem muita gente que está fazendo as coisas muito bem (mas, lembre-se, também mal) e tem muitos produtos ou serviços parecidos com o que você oferece.
Ainda assim, sempre haverá algo que o diferencia dos demais e é nessa diferença que você deve trabalhar para ter sucesso em seu negócio ou conseguir o emprego que realmente deseja.
Existem várias etapas que você deve levar em consideração antes de embarcar na promoção de sua marca pessoal.
Primeiro, você tem que se conhecer muito bem para descobrir o que realmente quer fazer e como quer contribuir para a sociedade.
Vejamos os passos que você precisa seguir um a um para ter sucesso com sua marca pessoal, mas antes de tudo, ser feliz com o que faz.
Você vai ficar?
Excelente! Vamos entrar nisso.
Por que você deve construir uma marca pessoal?
A marca pessoal é semelhante em muitos aspectos à marca da empresa. Em ambos os casos, uma empresa vai pegar seus pontos fortes e concentrá-los em ativos que atraem seu público-alvo, a fim de encontrar um bom nicho de negócios.
As seguradoras são um excelente exemplo desse tipo de branding empresarial.
Pense em The General, Geico, Progressive, Allstate, Nationwide etc. Cada um deles cultivou uma marca que diz o que você obterá deles. A Geico “poderia economizar 15% ou mais”, enquanto a Nationwide está “do seu lado”.
Você valoriza economia de dinheiro ou paz de espírito? Dependendo de quem você é, as marcas dessas empresas terão vários graus de apelo.
A marca pessoal segue essas mesmas linhas, embora, você adivinhou, lide com coisas em um nível pessoal: se você é um nome em que alguém pode confiar, é muito mais provável que eles façam negócios com você ou sua empresa.
Muitos empreendedores utilizam a marca pessoal com grande sucesso, emprestando seus nomes e credibilidade a uma infinidade de projetos. Les Paul, Fender, Simonelli (máquinas de café expresso): essas empresas começaram como marcas pessoais de seus proprietários.
Ou pense em linhas de produtos endossadas por celebridades. Churrasqueiras George Foreman, Air Jordans, tênis Under Armour de Dwayne Johnson (que esgotou em menos de 30 minutos).
As estrelas do infomercial são outro exemplo daqueles que cultivaram uma marca pessoal e a usam para promover um produto ou negócio.
Simplificando, a marca pessoal é o ponto culminante de todas as suas interações com as pessoas do seu setor.
É a sua reputação e, quando você cultiva sua marca pessoal, cria uma reputação que pode apostar em vários empreendimentos comerciais, independentemente de ser um empresário individual, proprietário de uma pequena empresa ou uma corporação em busca de crescimento.
Sua marca pessoal pode ser uma ferramenta poderosa para se conectar com clientes em potencial e dar uma sensação de confiabilidade e confiança que não pode ser obtida com coisas como relatórios de vendas ou estatísticas.
Idealmente, sua marca pessoal deve estabelecer credibilidade, confiabilidade e confiança em seu produto ou serviço – porque os seres humanos são criaturas naturalmente sociais e emocionais. Em outras palavras, fazer negócios com uma entidade desconhecida e sem rosto é uma droga.
Você construiu uma marca pessoal?
Quer saibam ou não, todo mundo já tem alguma forma de marca pessoal, tanto offline quanto online. Simplificando, sua marca pessoal é a maneira como as pessoas em seus círculos veem você:
O que seus amigos diriam sobre você? E seus colegas ou chefes?
Quando você se pesquisa no Google, o que aparece (especialmente na pesquisa de imagens)?
Para o bem ou para o mal, tudo isso é sua marca pessoal atual.
Sua marca pessoal em seus círculos sociais geralmente difere de sua marca pessoal em seus círculos do setor, mas os elementos básicos geralmente permanecem os mesmos:
Seus clientes em potencial não precisam saber que você é incrível em acrobatas de circo, por exemplo, mas você ainda pode dar a impressão de que é alguém com quem eles podem aprender muito em uma academia normal.
Identificar qual é a sua marca pessoal atual ajudará muito a determinar o que você pode e deve mudar nela, pois pode haver alguns aspectos que são inatingíveis (acredito que poucos de nós conseguiríamos criar uma marca pessoal de “atleta profissional”) .
Como sua marca pessoal se relaciona com seu público-alvo
Como em todas as coisas de marketing, a marca pessoal que você escolhe cultivar dependerá de muitas maneiras de quem é seu público-alvo.
Embora existam muitas qualidades que você pode exibir em sua marca pessoal que são mais ou menos universais, seu público-alvo determinará como você escolherá enfatizar essas qualidades e o sabor que dará às suas interações com os outros.
Seu público-alvo responde melhor ao conhecimento profissional e enciclopédico de seu setor? Ou talvez eles prefiram uma experiência sociável e atenção pessoal que os façam se sentir bem cuidados?
Seu público-alvo frequentemente escolherá os tipos de “sabor” que você deve aplicar aos seus pontos fortes para você, portanto, definir sua visão de maneira adequada para começar economizará muito esforço a longo prazo. Especialmente se você estiver mirando em um público-alvo exposto a pouca ou nenhuma concorrência.
Identificando seus ativos com a marca pessoal em mente
“Se você deseja fazer uma torta de maçã do zero, você deve primeiro inventar o universo.” -Carl sagan
Não importa o seu público-alvo, não importa o seu negócio, a marca pessoal que você cultiva deve ser autêntica.
Deve ser genuíno.
Isso não quer dizer que você não deva apresentar a melhor versão de si mesmo – ou pelo menos a versão que espera ser – mas alegar ser algo que você não é ou agir de uma forma profissional que não é pessoalmente. pode vir com alguns riscos drásticos.
Melhor nutrir os bens que você já tem ou deseja ter do que se transformar em algo que você não é. Então, pergunte a si mesmo estas perguntas:
Quem sou eu?
Você consegue se definir em uma frase? “Meu nome é ____ e eu sou _____.” Se você estiver usando descritores negativos, tudo bem: você acabou de identificar as áreas nas quais precisa trabalhar (a marca pessoal também tende a vir com um lado de autoaperfeiçoamento).
O que me torna único?
Não em nenhum sentido comercial ou de marketing . Em sua essência, o que o diferencia das pessoas ao seu redor? Talvez você tenha uma receita matadora de salteados ou possa resolver um cubo de Rubik em 20 segundos ou menos. O que você faz que ninguém mais que você conhece faz?
Qual é a minha visão para a minha marca pessoal?
Levando em consideração seu público-alvo, que tipo de marca pessoal você se vê apresentando ao mundo nas mídias sociais, em postagens de blog e entrevistas ou cara a cara com clientes? Em outras palavras, de onde você está tirando sua credibilidade?
A experiência em seu setor certamente é uma maneira, mas habilidades raras também funcionam. Em setores que não são de TI, por exemplo, você ficaria surpreso com o quanto um pouco de know-how de computador pode diferenciá-lo da concorrência.
Quais são meus objetivos profissionais?
Isso é altamente pessoal e será muito diferente. O empreendedor individual pode ter o objetivo de iniciar um negócio, desenvolvê-lo e vendê-lo por uma boa quantia.
O pequeno empresário pode esperar estabelecer uma posição na indústria que durará várias gerações. O executivo da empresa pode querer fazer o que puder para aumentar os preços das ações de sua empresa.
Seus objetivos profissionais serão a luz no fim do túnel enquanto você passa pelo difícil trabalho de cultivar sua marca pessoal.
O que tenho a oferecer ao meu público-alvo que eles ainda não tenham?
Uma coisa é rotular-se como confiável ou honesto, mas é um jogo totalmente diferente quando você está tentando ser mais confiável ou mais honesto do que seus concorrentes.
É um jogo que você não quer jogar.
Então, pense nisso. Qual é a novidade que você tem a oferecer ao seu público-alvo? Com alguma sorte, você encontrou um nicho que precisa de serviços ou produtos que você poderia fornecer. Então, que tipo de marca pessoal os atrairia?
Como posso me provar?
Antes de realmente expandir seus negócios, você precisa provar seu valor para seu público. Não basta simplesmente ser honesto ou ser engraçado: você deve agir honestamente ou contar piadas.
Se você quer que sua marca pessoal seja divertida, então você vai querer que o conteúdo que você coloca no mundo seja divertido também.
Mas como?
Agora você está fazendo a pergunta certa.
Incorporando sua persona básica à sua marca
“Um Personagem Atraente não é alguém extraordinariamente bonito, embora possa ser. Estou falando de uma persona que atrai clientes ou clientes e ajuda você a criar seguidores para, eventualmente, fazer vendas.” —Russell Brunson, co-fundador da Clickfunnels e autor de Dotcom Secrets.
Quem somos por dentro raramente combina 100% com a forma como nos apresentamos ao mundo exterior. Uma persona é a máscara que todos usamos ou o filtro que todos usamos quando interagimos com outras pessoas e, ao cultivar sua marca pessoal, essa persona é a chave para o sucesso.
Voltemos a Steve Jobs e seu anúncio do iPhone. No palco, Steve Jobs era carismático, amigável, engraçado e um especialista e visionário em seu setor. Ele se apresentou como um cara casual com quem qualquer um poderia tomar uma bebida.
Essa marca pessoal emprestou uma enorme credibilidade e lealdade à marca corporativa da Apple.
Mas nos bastidores, temos relatos de Steve Jobs sendo, para ser gentil, um idiota de primeira classe que tratava mal seus colegas e sobrecarregava seus funcionários. O próprio homem diferia da persona que apresentava ao mundo exterior.
Agora, você não precisa ser um idiota para progredir no mundo. Especialmente quando se trata de marca pessoal na era moderna, quanto mais fiel a si mesmo for sua marca pessoal, melhor. Afinal, a internet tem a incrível capacidade de desenterrar a sujeira de praticamente qualquer pessoa.
O que nos leva a como desenvolver sua própria persona para que você possa cultivar sua marca pessoal.
Passo 1: Seja atraente
Etapa 2: não seja pouco atraente
Estou brincando. Principalmente, de qualquer maneira.
Você não precisa ser fisicamente atraente (embora não haja dúvida de que ser agradável aos olhos é um benefício, especialmente em setores como nutrição ou condicionamento físico)…
Mas quaisquer qualidades que você escolha expressar por meio de sua persona devem ser sedutoras e atraentes de alguma forma para seu público-alvo.
Se você é um empreendedor individual ou uma pequena empresa, escolher quem representará sua marca pessoal é bastante simples: é você.
Para corporações maiores, um ou vários membros do conselho executivo geralmente desenvolvem suas respectivas marcas pessoais para melhorar a credibilidade da empresa.
Um banco, por exemplo, pode fazer com que cada um dos líderes do poder executivo escreva artigos e boletins informativos sobre seu nicho no setor. Qualquer coisa, desde relatórios de emprego, tendências do mercado de ações ou conteúdo com ênfase no dever fiduciário.
O empreendedor individual ou a pequena empresa podem não ter a ampla gama de conhecimentos encontrados em uma sala de diretoria executiva, mas haverá algum tipo de conhecimento disponível para trabalhar.
Afinal, você identificou um público-alvo em um nicho específico para o qual pode se adaptar para ajudar.
Desenvolvendo sua persona para sua marca
As três principais características que você deseja desenvolver com sua persona são qualidades, experiência e narrativa. Cada uma dessas três características tem um efeito diferente em seu público-alvo e, em conjunto, permitem que você crie uma marca pessoal atraente.
Ao determinar sua persona, lembre-se de que você deve fazer o possível para encontrar um nicho inexplorado: tente evitar ter que competir com personas semelhantes.
Com sua persona desenvolvida, você terá uma ideia melhor do que fazer para cultivar sua marca pessoal e como fazer também.
qualidades
Vocé é honesto? Casual? Profissional? As qualidades que temos e as qualidades que escolhemos enfatizar em nossa persona têm um efeito drástico em como as pessoas ao nosso redor interagem e como seu público-alvo verá sua marca pessoal.
Às vezes, certas qualidades conferem um ar de autoridade às nossas marcas pessoais, enquanto outras qualidades podem nos tornar atraentes para um determinado público-alvo.
As qualidades que você escolhe enfatizar em sua pessoa devem, para facilitar, ser qualidades que você mesmo possui ou está trabalhando para possuir. Você não precisa se colocar em um pedestal, no entanto.
Na verdade, pode ser bastante benéfico selecionar qualidades que você sabe que são seus pontos fracos. Talvez você procrastine muito, mas deseja que sua persona seja alguém que seja rápido e eficiente em um trabalho e tenha um tempo de resposta rápido.
Trabalhando para atingir essa qualidade, você se aprimorará e será capaz de compartilhar sua história com seu público (falaremos mais sobre isso depois).
Crie uma lista das qualidades que você acha que funcionariam melhor em seu nicho e para seu público-alvo e determine quais você possui e quais você acha que estaria disposto a trabalhar.
Perícia
A especialização é bastante direta: abrange não apenas tudo o que você sabe sobre o seu setor, mas tudo o que você sabe que pode se aplicar ao seu setor.
No filme Trading Places , estrelado por Eddie Murphy e Dan Aykroyd, o personagem de Eddie Murphy usa sua experiência de crescer e viver na classe baixa de Nova York como uma visão valiosa sobre as previsões de preços de ações.
Embora certamente seja um exemplo fictício extremo e exagerado, ele destaca que sua experiência vai além do que você conhece em seu próprio setor. Na verdade, muitas vezes a inovação vem de quem vem de fora.
Por meio de sua experiência, você deve ser capaz de estabelecer percepções valiosas, sentir-se à vontade para ensinar e, o mais importante, ter opiniões fortes. Sua experiência é outra maneira de mostrar o que o torna único.
Narrativa
A narrativa é um pouco mais abstrata, pois abrange as histórias que contamos, desde sua história de fundo e ascensão até o especialista do setor, anedotas pessoais e experiências recentes.
O elemento narrativo de sua persona evita a estagnação e fornece uma maneira de seu público-alvo se conectar com você em um nível pessoal.
Também evita que você seja muito chato.
Nossas experiências moldam quem somos, tanto pessoal quanto profissionalmente, então o traço narrativo de sua persona é conectar suas experiências pessoais à sua vida profissional.
Ao falar sobre como você começou ou uma experiência recente que teve, a máscara da sua persona fica muito mais animada.
Em outras palavras, seja você um fã da Marvel ou da DC, os melhores heróis tendem a ter as melhores histórias de fundo. Quais são suas origens? Seus momentos decisivos? Quais experiências recentes afetaram você?
Mesmo algo tão simples como qual alternativa de leite você prefere em seu café com leite pode ser uma narrativa valiosa para estabelecer sua marca pessoal.
O notável webcomic The Oatmeal inspira-se muito em opiniões sobre coisas normais e cotidianas, como recarregar sua bateria social em casa ou como festejar até tarde da noite nos afeta à medida que envelhecemos.
Aplicando sua persona à sua marca
Sua persona funciona como um modelo orientador para quaisquer ações que você tome para cultivar sua marca pessoal. Aqui, abordaremos as várias plataformas que você usará para aumentar a visibilidade de sua marca pessoal e como aplicará sua persona a essas plataformas.
A única coisa a ter em mente aqui é que você deve ser consistente em todas as plataformas.
Site pessoal
A primeira coisa que você deve fazer é criar uma conta no Google Adwords para aprender as palavras-chave e frases usadas em seu setor.
Armado com esse conhecimento, você pode apimentá-los em todo o seu site para melhorar sua otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), o que fará com que você apareça mais alto nas pesquisas on-line de maneira mais confiável.
Uma página de destino forte é obrigatória, pois essa será a primeira impressão direta de um cliente em potencial sobre você: sua página de destino geralmente confirmará ou negará o que um cliente em potencial já pode ter ouvido sobre você, por isso é importante que você dê o melhor de si .
Isso significa que, se você não tem as habilidades para montar um site de boa aparência, você deve gastar dinheiro para ter um site de boa aparência que tenha funcionalidades que façam sentido para o setor em que você atua.
(Restaurantes, coloque seu horário de funcionamento em sua página de destino).
Você também vai querer gastar dinheiro em algumas fotos profissionais de si mesmo. Uma marca pessoal tem tudo a ver com você, então você vai querer ter a melhor aparência.
Faça alarde com um cabeleireiro ou barbeiro de alta qualidade, vista suas melhores roupas e trabalhe com um fotógrafo para capturar o tipo de foto que não o deixará envergonhado.
É incrivelmente importante capturar um pouco da sua personalidade nessas fotos. Afinal, as imagens falam mais que mil palavras. Se você tem uma personalidade um pouco excêntrica e cômica, você vai querer tirar algumas fotos divertidas e engraçadas.
Se sua persona está focada no profissional diligente e estóico, suas fotos também devem refletir isso. Quando falamos em fotos profissionais, estamos falando de qualidade: o conteúdo será determinado pela sua persona.
Você deseja que seu site também esteja cheio de conteúdo de alto valor.
Uma página sobre que narra sua emocionante história de fundo e como você se posicionou como um especialista em seu setor, uma página de perguntas frequentes que permite que você exercite alguns de seus músculos especializados e contém palavras-chave e frases de SEO fortes, um portfólio de seu trabalho, um blog , etc
Todas essas coisas lhe darão uma pegada digital maior e direcionarão mais tráfego para seu site e potencialmente atrairão novos clientes.
Seu blog
Seu blog merece sua própria seção neste guia porque será o conteúdo de marca pessoal de maior valor que você criará. Seu blog será a expressão mais verdadeira de sua persona e, em virtude disso, a influência mais forte em sua marca pessoal.
Não se preocupe se você nunca escreveu postagens de blog antes. Embora não possamos cobrir tudo sobre postagem de blog aqui, tenha certeza de que quanto mais você escrever, mais fácil as coisas ficarão e mais você será capaz de descobrir o que funciona e replicá-lo.
As postagens do seu blog devem, acima de tudo, entreter e ser divertidas de ler. Guarde os relatórios de vendas secos para os acionistas: seu blog é onde você publica conteúdo interessante e envolvente sobre tópicos importantes para você.
Alguns dias, você pode estar escrevendo sobre um evento atual e como isso afeta você e sua indústria. Em outros dias, você pode postar um artigo sobre como seu ritual matinal de chá e punk rock ajuda a fortalecer sua mente para as tarefas do dia.
É absolutamente normal postar “fluff” em seu blog. Embora seu blog funcione como um conteúdo dinâmico que evita que seu site se torne estático (uma sentença de morte para SEO), ele também funciona para desenvolver um relacionamento pessoal com seu público-alvo.
As postagens do blog dão ao seu público uma visão interna de como você funciona como pessoa, um ser humano, e essas postagens podem cativar seu público de uma forma que os depoimentos ou as avaliações dos usuários não conseguem.
Seja consistente em suas postagens em seu blog pessoal e tente definir uma meta para si mesmo de um certo número de postagens profissionais ou voltadas para o setor todos os meses.
Essas postagens do setor funcionarão como material que você pode postar no LinkedIn, Medium e em qualquer site específico do setor que aceite artigos ou permita que os usuários publiquem seus próprios.
Considere também a postagem de convidados para terceiros para aumentar o alcance do seu blog. Trabalhe de forma mais inteligente e mais difícil!
boletins informativos
Uma boa newsletter é quase tão importante quanto um bom blog. Os boletins são especiais porque seu público para eles consiste em pessoas que optaram por receber seu boletim informativo:
Eles já são um público cativo. É seguro presumir que as pessoas que se inscreveram em seu boletim informativo estão interessadas em sua marca pessoal, portanto, há uma oportunidade aqui de experimentar seu conteúdo.
É claro que você deseja vincular todos os artigos de notícias sobre sua empresa e sua última postagem no blog, mas como você interage com os assinantes de seu boletim informativo depende totalmente de você.
Não tem certeza se uma anedota pessoal é muito pessoal para o seu blog? Experimente em seu boletim informativo, onde seu público é composto por pessoas que estão um pouco mais familiarizadas com você.
Tem uma oferta especial? Dê aos leitores do seu boletim informativo informações privilegiadas.
Trate seu boletim informativo como uma reunião de família e você se divertirá mais transformando seu público cativo em fãs obstinados.
Como a mídia social reflete sua marca pessoal
A mídia social pode fazer ou quebrar uma marca pessoal. É uma caminhada na corda bamba, com conteúdo chato, sem graça e pouco inspirador de um lado e conteúdo inflamatório viral do outro.
Você precisa postar conteúdo que seja realmente interessante e envolvente, mas também evitar emitir opiniões muito controversas ou pouco profissionais.
No mundo das mídias sociais, existe algo como publicidade ruim.
Então, por onde começar? O melhor conselho é manter o tom positivo, aconteça o que acontecer. Não há problema em expressar frustração ou ter uma opinião forte, mas tudo deve servir para levantar alguém, em vez de rebaixá-lo.
Teve uma experiência ruim em uma convenção do setor? Não estrague os organizadores do evento e reúna seus seguidores em uma multidão de forcados.
Você pode expressar sua frustração ou decepção com o evento, mas tome cuidado para não apontar o dedo e, em vez disso, concentre-se em fazer declarações construtivas.
Com essa declaração de advertência fora do caminho, vamos agora dizer o seguinte:
Seja controverso e tenha opiniões fortes em seu setor. Quando você expressa opiniões e insights em seu setor, você tem os elementos de sua persona para respaldá-los, principalmente a experiência em seu setor.
É vital aqui que você faça backup de qualquer uma de suas declarações com suas próprias experiências ou pesquisas.
Simplificando, você deseja que suas postagens iniciem conversas e possivelmente debates, mas não discussões.
Manutenção de mídia social
Uma nota rápida sobre a manutenção da mídia social. Com a marca pessoal, surge a necessidade de fazer uma pequena limpeza em suas contas pessoais de mídia social.
Seja Facebook , Twitter, LinkedIn ou qualquer outra plataforma que possa surgir no futuro, reserve um tempo para revisar o histórico de sua conta e remover o conteúdo que reflete mal sobre você hoje.
Além disso, reserve um tempo para refletir sobre esse conteúdo e fazer uma mudança para melhor, caso ainda não o tenha feito.
Alguns conteúdos que serão fortes candidatos para manutenção:
- Comportamento não profissional ou estilos de comunicação.
- Beber ou usar drogas (não se esqueça de ver todas as fotos que você postou ou nas quais foi marcado).
- Comportamento criminoso (este deve ser óbvio).
- Visões polarizadas, principalmente em relação a política, religião, raça e gênero – a menos que seja um aspecto fundamental para sua marca pessoal.
- Qualquer instância de violência ou cyberbullying (pense nas discussões acaloradas que você pode ter tido nos comentários).
Torne sua marca pessoal autêntica
Nós nos concentramos muito em conceituar sua persona e plataformas para expressá-la porque, no final das contas, sua marca pessoal é uma extensão de seu eu pessoal.
Uma base pessoal forte tornará o cultivo de sua marca pessoal muito mais fácil e levará a melhores chances de converter seu público-alvo em fãs obstinados.
Outra maneira de construir efetivamente sua marca pessoal é criar belos designs. A Venngage é uma ferramenta de design online que permite fazer isso com modelos prontos e altamente personalizáveis.
Você pode projetar um mapa mental , criar pôsteres digitais e muitos outros ativos de marca pessoal.
Deixe um comentário