7 dicas poderosas para criar conteúdo de mídia social que seus leitores adoram

Tempo de leitura: 17 min

Escrito por Jadilson Barros
em março 18, 2023

conteúdo de mídia socialEm um mundo de atualizações instantâneas e avassaladoras, como você faz com que seu valioso conteúdo de mídia social seja notado? Como você pode criar conteúdo de mídia social que realmente acabe com o ruído do marketing de mídia social ?

Existem centenas de milhares de novas postagens de mídia social adicionadas a cada segundo.

Tome hoje, por exemplo. Já foram criados mais de 31 milhões de novos posts no Instagram e 51 milhões de novos  posts no Tumblr, e ainda nem é meio-dia.

Para que seu conteúdo de mídia social seja visto, engajado e acionado, você precisa de uma estratégia que funcione.

Como você pode ver, se você apenas postar atualizações aleatórias, elas se perderão no meio do barulho.

A boa notícia é que existem maneiras de se destacar e envolver o público desejado. Vou orientá-lo através de sete dicas essenciais sobre como criar conteúdo de mídia social que seja mais valioso e alcance o engajamento de seu público-alvo.

No entanto, antes de entrarmos nas dicas práticas sobre como criar conteúdo de mídia social, vamos dedicar um minuto para entender melhor por que vale a pena focar em como criar conteúdo de mídia social, mesmo em um ambiente tão competitivo.

Por que você deve criar conteúdo de valor nas redes sociais

Existem mais de 3 bilhões de pessoas ativas nas mídias sociais hoje. As chances são altas de que seus clientes estejam lá.

A pesquisa mostra que a interação com seus clientes nas mídias sociais pode incentivá-los a comprar de você.

O que significa que, se você não está presente nas plataformas de mídia social e seus concorrentes estão, você está em desvantagem.

No entanto, a mídia social é um lugar muito barulhento, então você não pode simplesmente criar um perfil, configurar algum conteúdo postado automaticamente e fazer com que isso seja suficiente.

Você deseja criar conteúdo de mídia social com a intenção de envolver seu mercado-alvo. Seu foco deve estar sempre em chamar a atenção deles e fazê-los falar.

Quanto mais seus clientes e clientes em potencial falarem com você e sobre você, mais referências boca a boca e negócios você ganhará.

Por que o boca a boca é tão importante?

Há uma série de razões pelas quais sua empresa deve se concentrar no marketing boca a boca (WOMM):

  1. Isso gera confiança em sua marca e em seu negócio. 92% das pessoas confiam nas referências  de pessoas que conhecem.
  2. As pessoas estão procurando referências antes de tomar decisões de compra. 82% dos consumidores vão procurar uma referência antes de fazer uma compra. Isso significa que, se eles não conseguirem encontrar referências para sua empresa, provavelmente escolherão comprar de outra pessoa.
  3. Referências boca a boca, até referências do LinkedIn, convertem. Na verdade, as taxas de conversão são de 3 a 5 vezes maiores para clientes em potencial que foram indicados em comparação com aqueles que não foram.
  4. O boca a boca pode estar diretamente ligado às vendas. Isso significa que é uma maneira econômica de aumentar diretamente suas vendas e resultados.

Agora vamos ver como garantir que esse tipo de estratégia de conteúdo de mídia social compense.

1. Inicie uma conversa com seu conteúdo de mídia social

Como acabamos de discutir, nosso objetivo de criar conteúdo de mídia social é aumentar as referências boca a boca.

A maneira mais direta de fazer isso é se concentrar em gerar uma discussão, para fazer seu mercado-alvo falar.

Lembre-se, o objetivo aqui é fazer com que os consumidores falem com você e sobre você.

A mídia social pode ser usada para fazer isso de várias maneiras.

Organize um Ask Me Anything (AMA) no Reddit

Atualmente, o Reddit tem 430 milhões de usuários ativos mensais . Vários anos atrás, lançou o agora popular Ask Me Anything (AMA), que permite aos leitores fazer perguntas em formato de entrevista ao vivo.

Existem vários subreddits AMA diferentes. O maior e mais popular atualmente é https://www.reddit.com/r/IAmA/ , que tem mais de 18 milhões de assinantes.

O Reddit AMA é uma comunidade crescente de usuários que farão perguntas honestas, sérias e instigantes sobre você, sua marca e o que você está tentando promover.

Os AMAs mais populares já realizados foram com celebridades e políticos, como o realizado com Barack Obama em 2012.

No entanto, você não precisa ser famoso para hospedar um AMA ou obter uma interação significativa do usuário.

Criar uma enquete

Outra ótima maneira de iniciar uma conversa é fazer uma pesquisa com seu público.

Isso permite que eles forneçam suas opiniões e feedback; também pode ajudá-lo a melhorar seu marketing de destino.

Por exemplo, você pode criar uma enquete perguntando a seus seguidores que tipo de conteúdo de mídia social eles gostariam de ver mais de você nas mídias sociais.

Você também pode pedir ideias sobre novos produtos, serviços ou funcionalidade do site.

Se você está pensando em lançar algo novo, esta é uma ótima maneira de obter feedback antecipado do mercado.

Você pode escolher uma pesquisa, uma lista de perguntas simples ou uma enquete automatizada.

Se você usa o Facebook, eles têm um aplicativo para ajudá-lo a criar  e personalizar enquetes para sua marca e público.

Responder a menções

Uma terceira opção é ir até seus clientes em vez de tentar trazê-los até você.

Você pode descobrir onde os clientes já estão falando sobre você, sua marca ou até mesmo algo relevante para sua empresa e participar da conversa.

O exemplo óbvio é procurar onde as pessoas mencionam sua marca ou sua empresa diretamente. Você pode curtir, comentar e compartilhar o conteúdo deles. Isso aumenta o envolvimento com eles e pode potencialmente ajudar o conteúdo deles a ser visto por um público muito mais amplo, o que pode incentivar outras pessoas a mencioná-lo também.

Uma alternativa é encontrar pessoas mencionando algo relacionado ao seu negócio, valores ou práticas. Por exemplo, alguém mencionou um evento que você vai patrocinar ou participar? Eles fizeram referência a uma instituição de caridade para a qual você doa? Que tal uma causa que você apoia?

Contanto que você crie conteúdo de mídia social que esteja genuinamente alinhado com seus negócios e valores, você pode usá-lo como um meio de se envolver na conversa.

Se você tem seguidores que defendem uma causa que você apoia, compartilhar suas postagens ou tweets pode ser vantajoso para ambos.

2. Torne-o visual

Você se lembra do ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras?”

As pessoas são criaturas visuais. Para criar conteúdo de mídia social que seja valioso e envolvente, é fundamental incluir imagens.

Mesmo no Twitter, plataforma criada inicialmente para postagens curtas, as imagens impulsionam o engajamento.

Na verdade, tweets com imagens recebem 150% mais retweets.

Você tem duas opções para adicionar recursos visuais aos tweets.

  1. Basta anexar a imagem.
  2. Use um cartão do Twitter

Um estudo descobriu que os Twitter Cards resultaram em menos impressões orgânicas gerais (menos pessoas os viram), mas que a taxa de engajamento foi quase 40% maior.

O problema é que todos parecem entender a importância dos recursos visuais agora.

Não deve ser surpresa que 85% dos profissionais de marketing agora usem recursos visuais quando criam conteúdo de mídia social e, considerando que essa estatística vem de 2017, antes do Instagram ser tão popular quanto é hoje, é seguro dizer que quase 100% dos profissionais de marketing estão criando imagens visuais como parte de suas mídias sociais hoje.

Então, quando todo mundo está se tornando visual, como você se destaca?

Em primeiro lugar, não se prenda a uma solução. Existem muitas opções diferentes hoje para mídia social visual, dependendo da plataforma que está sendo usada.

As estatísticas mostram que o vídeo está em alta . 85% das empresas pretendem aumentar o uso de vídeo este ano. No entanto, se você estiver em uma plataforma que não seja o YouTube, fazer 100% do seu conteúdo em vídeo pode ser um erro.

Uma variedade de mídias diferentes provavelmente será a mais eficaz.

Se você verificar qualquer uma das principais marcas nas mídias sociais, descobrirá que elas usam vários tipos de conteúdo visual de mídia social, incluindo vídeo, imagens, citações, gifs, memes e imagens da vida real.

Os GIFs também estão crescendo em popularidade entre as grandes marcas. Como os GIFs são reproduzidos automaticamente, eles podem ser uma nova maneira de se destacar em um feed ou fluxo de notícias.

Os emojis são outra maneira de adicionar conteúdo visual valioso às suas mídias sociais. Eles são uma forma popular de comunicação para os consumidores e, em alguns casos, estão começando a substituir as palavras.

3. Vá ao vivo

Outro formato de conteúdo de mídia social relativamente novo e popular é o vídeo ao vivo. Na verdade, está crescendo mais rapidamente do que os outros tipos de formatos de vídeo.

Isso ajuda a envolver seu público e permite que eles se sintam conectados com você e com o mundo.

Como?

Através de comentários e interatividade durante a sessão.

Você pode optar por criar uma enquete ou hospedar uma sessão de perguntas e respostas semelhante ao AMA do Reddit, exceto que, neste caso, você incorpora vídeo ao vivo para um soco adicional.

Na verdade, o vídeo ao vivo pode ser combinado com a maioria das outras sugestões deste artigo como um método para tornar seu conteúdo ainda mais atraente.

Aqui estão algumas ideias para usar em vídeos ao vivo:

  • Passeios nos bastidores
  • entrevistas
  • Demonstrações de produtos
  • Experimentos e testes de produtos
  • Anúncios
  • Compartilhamento de eventos

4. Adicione credibilidade social

Com constantes mudanças de algoritmo  , está ficando mais difícil colocar seu conteúdo orgânico na frente de novos clientes em potencial.

Em alguns casos, isso levou a uma maior dependência da publicidade paga nas redes sociais.

No entanto, existe outra opção. Chama-se Marketing de influência .

Simplificando, o marketing de influenciadores está se associando a um influenciador e usando sua influência para ajudar a aumentar o engajamento, as referências ou as vendas.

Quem é um influenciador?

Pode ser qualquer pessoa que tenha o poder de impactar as decisões das pessoas.

Geralmente, trata-se de alguém com seguidores nas redes sociais e um forte nível de engajamento, relacionado a um nicho ou tópico específico.

Existem influenciadores de celebridades e não-celebridades.

Existem também influenciadores com muitos seguidores e outros (chamados de microinfluenciadores) com menos de 10.000 seguidores.

Os microinfluenciadores são “pessoas reais” e são uma ótima maneira de aumentar o engajamento com sua marca.

Na verdade, a pesquisa mostra que os nano influenciadores que têm menos de 10.000 seguidores obtêm as maiores taxas de engajamento.

No entanto, os influenciadores sociais em todos os níveis podem ter um grande impacto nas referências e vendas boca a boca.

Por exemplo, veja o apoio de Dwayne (The Rock) Johnson à Under Armour.

A parceria com ele rapidamente se tornou o empreendimento de mídia social mais gratificante.

Este post sozinho tem mais de 1,2 milhão de curtidas .

Então, como você envolve um influenciador?

Primeiro, determine seu mercado-alvo e encontre pessoas que tenham influência nessa área.

Obviamente, se você vende vestidos de noiva, The Rock não será um influenciador adequado, por mais popular que seja.

Existem várias ferramentas que você pode usar para encontrar influenciadores em seu mercado ou nicho alvo.

Google

Se você está procurando uma maneira gratuita de encontrar influenciadores, o Google é o melhor lugar para começar.

Comece pesquisando tópicos e áreas de interesse relevantes para o seu mercado-alvo e preste atenção em qual conteúdo aparece e quem o publicou.

Quer se trate de postagens de blog, páginas do Facebook ou grupos do LinkedIn, você deve ser capaz de encontrar facilmente o conteúdo que é popular com seu mercado-alvo e identificar os principais recursos e membros.

Pesquisar mídia social

Você também pode acessar suas plataformas segmentadas e pesquisar grupos, páginas, postagens ou perfis relacionados aos interesses de seus consumidores.

Talvez você saiba que uma grande parte do seu mercado-alvo é composta por jogadores.

Se você pesquisar grupos de jogos no Facebook, poderá encontrar grupos populares relevantes para o seu público.

Por exemplo, a Epic Gamers tem mais de 700.000 membros e um nível relativamente alto de engajamento.

Esse grupo é administrado pela página de negócios, Epic Gamers, que possui mais de 100.000 seguidores:

O que significa que eles podem ser um grande influenciador para o seu público.

Usar um serviço

Existem diversos serviços gratuitos e pagos que vão te ajudar a identificar Influenciadores.

Alguns dos mais populares são:

Certifique-se de que os influenciadores que você segmenta são adequados não apenas para o seu mercado-alvo, mas também para a imagem da sua marca e empresa.

Depois de identificar os influenciadores com os quais deseja se conectar, a próxima etapa é envolvê-los.

Você precisará entrar em contato e ver se eles estão interessados ​​em uma parceria.

Para construir um relacionamento bem-sucedido, você precisará oferecer algo ao seu influenciador em troca da criação de conteúdo.

Isso pode ser fornecer brindes gratuitos ou patrociná-los em troca da criação de postagens, tweets ou vídeos mencionando e promovendo sua marca e produtos.

Outra opção é sugerir uma joint venture que beneficie os dois.

Se você já tem sua própria presença e seguidores nas mídias sociais, um influenciador pode estar interessado em colaborar de uma forma que aumente seu próprio alcance.

Algumas ideias para parceria incluem:

  1. Organizar um evento juntos.
  2. Fazendo um concurso juntos.
  3. Co-escrever ou publicar um conteúdo.
  4. Compartilhar descontos ou ofertas nas plataformas ou sites de mídia social uns dos outros.
  5. Co-organizar um podcast ou webinar.

5. Aumente a emoção em seu conteúdo de mídia social

A mídia social é uma forma de entretenimento para os consumidores.

O público quer ser engajado. Uma das melhores maneiras de fazer isso é com conteúdo emocional.

Postagens de mídia social que criam reações emocionais são as mais propensas a se tornarem virais. Especialmente se evocam admiração, riso, diversão ou alegria .

Isso não apenas significa mais referências e maior reconhecimento da marca, mas também pode afetar seus resultados.

Por exemplo, a Financial Brand fez um estudo de três anos que descobriu que clientes emocionalmente conectados são seis vezes mais valiosos.

Quando se trata de publicidade, seja nas redes sociais ou não, a emoção é simplesmente mais eficaz do que a lógica.

Como você cria conteúdo de mídia social que causa uma reação emocional?

Seja humano

Humanizar sua empresa e sua marca pode ajudar a criar uma conexão emocional.

É mais fácil para o seu público se relacionar e se envolver se eles o virem como uma pessoa real.

Você pode usar o humor para aproveitar a alegria, a diversão e o riso.

Algumas maneiras sugeridas para fazer isso são:

  • Caricaturas divertidas
  • memes
  • Histórias em quadrinhos
  • Eventos ou celebrações peculiares
  • Perguntas bobas e quebra-cabeças
  • piadas e enigmas

Asos demonstrou sua humanidade ao admitir um erro de uma maneira engraçada e irônica.

Narrativa

Outro meio de evocar emoções é contar histórias.

Conte a história da sua empresa , do seu produto ou de alguns dos seus clientes pode torná-lo identificável e criar conteúdo de mídia social que as pessoas desejam compartilhar.

Concentre-se em criar uma história que seja a seguinte:

  • Divertido ou instigante
  • Educacional
  • visualmente deslumbrante
  • relacionável
  • Detalhado
  • Cheio de imagens
  • Exclusivo

A National Geographic tem mais de 350 milhões de seguidores devido ao seu sucesso em contar histórias nas redes sociais.

SoulCycle  é outro exemplo de marca com uma história convincente:

Ao criar conteúdo emocional, tenha cuidado ao tentar evocar emoções negativas, como dor, raiva, tristeza ou medo.

Conteúdo emocional ruim pode prejudicar significativamente sua marca.

Veja o comercial nacional abaixo, por exemplo. Foi ao ar pela primeira vez durante o Super Bowl de 2015, que geralmente é uma ocasião comemorativa.

O tom sombrio e o final surpreendente resultaram em muitas críticas negativas e na mídia para a empresa.

6. Use o conteúdo do público

Aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário pode ser econômico, aumentar o engajamento e aumentar o reconhecimento da marca e as referências.

Como o conteúdo gerado pelo usuário é produzido voluntariamente por consumidores da vida real, ele parece mais autêntico e pode, portanto, aumentar sua credibilidade.

Na verdade, as fotos geradas pelo usuário têm cinco vezes mais chances de converter  clientes do que as geradas pela empresa.

Como você faz com que seus clientes criem conteúdo de mídia social para você que seja valioso para você?

Uma opção simples é realizar um concurso ou lançar uma campanha.

Você pode pedir fotos, histórias ou outro conteúdo em troca da chance de ganhar um prêmio como forma de reunir conteúdo e aumentar seus seguidores.

De fato, 35% dos fãs do Facebook curtem uma página simplesmente para que possam participar de seu concurso.

Para aumentar ainda mais o engajamento e expandir seu alcance, você também pode pedir às pessoas que façam o seguinte:

  1. Primeiro, poste uma foto e use sua hashtag de marca.
  2. Então marque um amigo.
  3. Comente sua postagem relacionada ao concurso.
  4. Compartilhe sua postagem.

Isso garante que eles se envolvam com você e compartilhem com um amigo para participar do concurso.

A Starbucks é um ótimo exemplo de como fazer isso bem, com seu Red Cup Contest  realizado todo mês de dezembro.

Ele pede aos consumidores que enviem fotos de seus copos vermelhos sazonais da Starbucks em troca de uma chance de ganhar um vale-presente.

Atualmente, existem quase 40.000 postagens enviadas.

Outro método para criar conteúdo social valioso é aproveitar as tendências atuais.

Isso oferece uma oportunidade de apoiar causas importantes para você ou aumentar a conscientização sobre um evento.

Isso pode ajudar a humanizá-lo e permitir que seu público se identifique. Também pode ajudá-lo a alcançar novos públicos.

Ao procurar tendências para se alinhar, você pode optar por aproveitar um momento, um marco ou um movimento.

Um momento pode ser um grande evento, como uma premiação ou um evento esportivo.

Um marco pode ser um aniversário significativo. Por exemplo, muitas empresas com presença canadense aproveitaram o recente aniversário de 150 anos do Canadá .

Um movimento pode ser uma campanha política ou social, como o movimento #metoo , que atualmente tem quase 3 milhões de posts só no Instagram.

Como aproveitar as tendências?

Tome uma posição

Você pode se alinhar a um movimento, partido político, debate ou petição se tiver uma forte opinião sobre isso e acreditar que seu mercado-alvo também se sentirá da mesma maneira.

No entanto, esteja ciente de que, embora isso possa ganhar novos seguidores, também pode fazer com que você perca alguns clientes atuais que não se alinham com seus valores.

Junte-se à diversão

Outra opção é procurar debates mais peculiares ou bobos para escolher um lado.

Um exemplo é o vídeo viral atual sobre se a palavra dita é Laurel ou Yanny.

Você pode facilmente entrar na ação de qualquer tendência com o uso de hashtags.

Use uma ferramenta como Hashtagify  ou Twitonomy  para ajudá-lo a encontrar hashtags populares.

Algumas hashtags gerais que tendem a ser populares são:

  • #FlashbackFriday (#FBF)
  • #ThrowbackThursday (#TBT)
  • #MotivationMonday
  • #MondayMantra

Outra maneira de encontrar assuntos e tópicos em alta é usar o Google Trends .

Você pode pesquisar por tópico e região para ajudá-lo a encontrar tendências relevantes para seu público.

Vamos supor, mais uma vez, que seu mercado-alvo inclua jogadores.

Se eu digitar jogos, posso descobrir quais tópicos e consultas estão em alta no momento e estão relacionados aos interesses do meu público.

Isso pode ajudar a criar conteúdo oportuno e relevante para eles, aproveitando o que eles já estão prestando atenção.

Conclusão: agora você sabe como criar conteúdo de mídia social que seus leitores adoram

As sete dicas ajudarão você a fazer com que mais pessoas falem sobre seu conteúdo e sua empresa. Afinal, o objetivo de criar conteúdo de mídia social é aumentar a conscientização, o engajamento e as referências boca a boca.

No entanto, antes de compartilhar qualquer conteúdo, deixe-me perguntar isso. Quão bem você conhece seu público? Só porque outras organizações obtiveram sucesso com certos tipos de conteúdo, não significa que ela fornecerá o mesmo tipo de resultado.

Na verdade, eles podem favorecer algo totalmente diferente. Portanto, para dar ao seu valioso conteúdo de mídia social a melhor chance de sucesso, certifique-se de conhecer seu público.

Depois de começar a compartilhar conteúdo, analise seus dados e teste diferentes tipos de conteúdo de mídia social. Em seguida, crie uma poderosa estratégia de mídia social com base nos dados que você possui.

Você tem alguma dica sobre como criar conteúdo de mídia social que você usa que não foi abordado aqui? Compartilhe-os nos comentários abaixo.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!