Se você deseja se tornar um blogueiro de sucesso, precisará de um plano de negócios de blog inteligente que possa orientar sua tomada de decisão, dizer em que investir seu tempo e continuar apontando para o próximo estágio no crescimento de seu blog. o negócio. Veja como escrever um plano de negócios de blog.
Por mais de 10 anos desde que comecei meu blog , tenho implementado estrategicamente meus próprios planos de negócios de blog com ótimos resultados. Este guia é extraído desse plano exato .
Embora, apesar dos números, nem sempre tenha sido fácil – como todos os empreendedores dirão a você como proprietário de uma pequena empresa, também há altos e baixos com os blogs de negócios.
Um plano de negócios de blog é o que ajuda você a navegar na tempestade e pode mantê-lo no caminho certo, trabalhando em direção aos seus objetivos mais impactantes, apesar das flutuações de curto prazo. E, no final das contas, sou a prova viva de que você pode transformar suas paixões em um pequeno negócio lucrativo como empreendedor por meio de blogs.
Para transformar seu blog em um negócio viável, você precisa criar um plano estratégico de negócios para o blog .
Como criar um plano de negócios para blog em 7 etapas fáceis
O que torna um blog um negócio?
Qualquer blog pode facilmente torná-lo um pequeno empresário com o nível certo de estratégia, cuidado e investimento de tempo. A base básica de um negócio de blog é que você:
- Desenvolveu um processo repetível para publicar conteúdo
- Aprendeu como trazer tráfego de forma consistente
- Descobri como monetizar esse tráfego por meio de uma variedade de canais
O aspecto de monetização é onde muitos de seus esforços irão (em breve) à medida que seu blog se transformar em um negócio real. Você experimentará táticas como exibir anúncios, obter patrocínios, participar de programas de afiliados , vender seus próprios produtos físicos ou digitais e muitas outras estratégias de monetização de blogs .
E, para executar esses três componentes principais, ajuda imensamente ter um plano de negócios de blog sólido informando o que fazer a seguir.
O que é um plano de negócios de blog (e por que você deve criar um)?
Um plano de negócios, em sua forma mais simples , é um roteiro para o seu negócio. Ele descreve seus objetivos de negócios e blogs e mapeia como você vai alcançá-los. E para ser eficaz, seu plano de negócios deve ser escrito (para que você possa consultá-lo com frequência) e deve incluir cronogramas sempre que possível.
Então, por que você precisa de um plano de negócios de blog ?
Estas são as quatro principais maneiras de se beneficiar da criação de um plano de negócios de blog, principalmente para iniciantes:
- Um plano de negócios de blog fornece uma imagem clara do que você deseja alcançar
- Isso ajuda você a criar um maior senso de responsabilidade
- Obriga você a definir prioridades claras (que sobem para seus objetivos gerais)
- Ele mostra alguns dos desafios que você pode esperar ao longo do caminho
Um plano de negócios de blog inteligente é como um roteiro. Se você o seguir de perto – e esperar passar algum tempo experimentando, navegando por desvios e estradas esburacadas ao longo do caminho – tanto a jornada quanto o destino final serão muito gratificantes.
Agora, vamos falar sobre como criar um plano de negócios de blog que pode guiá-lo para onde você deseja estar nas próximas semanas, meses e anos.
Começaremos mergulhando no desenvolvimento de seus próprios planos de negócios de blog que o colocarão no caminho para gerar receita o mais rápido possível.
1. Defina os planos de negócios do seu blog e estabeleça metas significativas
O primeiro passo na criação de um plano de negócios de blog é definir o que seu negócio realmente será. É aí que falaremos sobre coisas como sua declaração de missão (por que você está blogando em primeiro lugar) – e embora eu não goste do termo corporativo, resumo executivo, definir o negócio do seu blog será a coisa mais próxima que abordaremos para isso.
Isso significa estabelecer as bases para tudo, de qual nicho você estará blogando, quem será seu público-alvo , quais objetivos de blog (tangíveis) são mais importantes para você almejar e pelo menos uma noção vaga de como você Você planeja ganhar dinheiro com seu blog em um futuro próximo.
Escolhendo um nicho
Escolher um nicho para blogar é uma das etapas mais importantes que você pode seguir em seu caminho para, eventualmente, gerar receita com seu blog.
Um nicho é simplesmente uma gama específica de tópicos relacionados (segmento de um mercado- alvo ou público-alvo ) no qual você deseja especializar seu blog para ser um recurso confiável. Exemplos de alguns tópicos de nicho altamente lucrativos sobre os quais você pode blogar incluem coisas como:
- Fotografia
- Construindo
- Projeto
- Paternidade
- Marketing
- Finanças pessoais
- Desenvolvimento de carreira
Quando se trata de escolher um nicho, o céu realmente é o limite. Se houver uma área temática que tenha demanda suficiente – e você estiver genuinamente interessado em construir um negócio de blog em torno dela – então você tem os ingredientes para um nicho potencialmente lucrativo. Confira meu guia para muito mais: Como escolher um nicho para blogar (+ exemplos) .
A razão pela qual escolher um nicho vem primeiro ao traçar os planos de negócios do seu blog – é que a maneira como seu blog funciona como um negócio será fortemente influenciada pelo nicho em que você está operando. um nicho claro para o qual você pode definir e aprender mais sobre o público que estará atendendo.
Conhecendo seu público-alvo
Depois do seu nicho, a próxima decisão de negócios mais importante que você precisa tomar é decidir quem será seu público-alvo e comprometer-se a aprender mais sobre eles.
Em um mundo com bilhões de pessoas usando a Internet , a realidade é que nem todo mundo vai descobrir ou mesmo entrar em ressonância com seu blog, muito menos estar disposto a comprar tudo o que você está vendendo quando começar a monetizar seu conteúdo.
Você precisa pesquisar seu público-alvo e entender seus pontos problemáticos e como pode ajudá-los por meio de seu blog.
Pense em seus leitores em termos demográficos e psicográficos que os definem:
- Demografia: os traços quantitativos de seus leitores. Como idade, sexo, localização, cargo.
- Psicográficos: traços mais imensuráveis, como valores, interesses, atitudes e sistemas de crenças.
Em suma, quem são seus leitores-alvo e quais problemas você resolverá para eles?
A resposta a essa pergunta crucial também o ajudará a determinar o tipo de conteúdo que você criará, bem como os melhores canais para gerar receita com esse conteúdo.
Determine como você vai monetizar seu blog
Há muitas maneiras de ganhar dinheiro com blogs , mas é extremamente importante lembrar que você só pode gerar receita com seu blog – depois de começar a atrair um público.
Ainda assim, ajuda planejar hoje como você gostaria de monetizar seu blog (idealmente de uma maneira que envolve seus próprios pontos fortes e experiência).
Alguns dos canais de monetização de blog mais testados pelo tempo incluem:
- Conteúdo de blog patrocinado
- Programas de afiliados
- Anúncios de blog
- Vender cursos online
- Produtos Físicos
- Lançar uma ferramenta de software
- Vendendo seus próprios serviços
- Escrever um e-book e vendê-lo
- Lançar uma Cimeira Virtual
- Parcerias de negócios
- Patrocínios de podcast
- Autônomo e muito mais
Eu o advertiria a não seguir um caminho específico de monetização simplesmente porque é uma oportunidade de ganhar dinheiro. Sua tarefa mais importante nesta fase é decidir quais canais de monetização serão melhores para o seu nicho, o tipo de público que você planeja atrair e como você pode envolver melhor seus próprios interesses.
Mais uma vez, lembre-se de que seu público será a força vital do seu blog; portanto, aprender com eles nos primeiros dias será fundamental para coletar feedback valioso sobre como você pode ajudá-los da melhor maneira. Para uma análise aprofundada das minhas melhores estratégias de monetização de blogs, confira meu guia: Como ganhar dinheiro com blogs este ano .
Definir metas de negócios do blog
Por fim, ao definir seu blog como um negócio, você deve definir metas de negócios claras para começar a trabalhar.
Isso ajudará você a dividir os maiores objetivos de imagem em tarefas pequenas que não o sobrecarregarão diariamente e semanalmente.
Definir metas inteligentes também ajudará você a ficar ultraconcentrado em fazer apenas as atividades que o aproximam de forma mensurável dessas metas.
Alguns exemplos de metas que você pode considerar definir para o seu blog durante o primeiro ano incluem:
- Chegar a 10.000 visitantes mensais (dentro de 12 meses)
- Trabalhando 15 horas por semana na criação e promoção de conteúdo de blog
- Atrair 1.000 assinantes de e-mail (em 6 meses)
- Ganhar $ 1.000 em receita com seu blog (nos primeiros 6 meses)
Quaisquer que sejam as metas que você decida definir para si mesmo, certifique-se de que sejam o mais realistas possível, claramente acionáveis e mensuráveis - para que você possa olhar para trás regularmente e reavaliar como está se saindo.
Depois de estabelecer essa base sólida para o plano de negócios do seu blog, podemos analisar os concorrentes e aprender mais sobre como eles funcionam no seu nicho.
2. Faça uma análise competitiva de outros blogs
Antes mesmo de lançar seu próprio blog (ou transformar um blog existente em um negócio adequado), você precisa aprender com sua concorrência.
Sim, isso é permitido. E não, você não precisa fazer nada obscuro – ou envolver espiões russos.
Espionar seus concorrentes e coletar insights é uma ótima maneira de validar suas próprias ideias sobre como dar vida a um plano de negócios de blog. Dê uma olhada nas minhas principais ideias para pequenas empresas para ver se isso também inspira novos ângulos para seus esforços de blogs de negócios em período integral (ou meio período).
É também uma maneira fantástica de aprender o que é preciso para ter sucesso em seu nicho. Estas são as três coisas principais que você deseja fazer quando se trata de análise de concorrentes.
Identifique seus principais concorrentes
Identificar seus concorrentes ajuda você a ver o potencial que seu negócio de blog tem dentro do nicho em que você está operando.
Ainda mais importante, também ajuda você a ver claramente os tipos de produtos que seu público adora e pelos quais já está pagando (outra pessoa).
Então, como você identifica quem são seus concorrentes?
- Faça alguma pesquisa de palavras-chave para determinar quais principais palavras e frases você deseja que seu blog seja classificado nos resultados do Google (considerando configurar Alertas do Google para monitorá-los também)
- Dê uma olhada cuidadosa nos artigos e sites que já estão classificados nas primeiras páginas desses resultados de pesquisa
- Examine seu conteúdo, procurando anúncios, links para programas de afiliados , produtos que estão vendendo e outros esforços de monetização
Para quase todas as palavras-chave relacionadas ao seu nicho, já haverá blogs, sites e empresas concorrentes que estão intencionalmente tentando classificar seu conteúdo no topo dos resultados de pesquisa (para atrair leitores e gerar receita de alguma forma). E por esse motivo, aprender com a concorrência pode fornecer insights significativos para incorporar em seus próprios planos de negócios de blog.
Pesquise seus pontos fortes, fracos e palavras-chave de classificação superior
Outro motivo inteligente para fazer a análise da concorrência é que ela ajuda a identificar os pontos fortes e fracos exclusivos de seus concorrentes.
Isso ajudará você a identificar algumas lacunas na pesquisa de mercado que você pode preencher (com lucro) posicionando-se cuidadosamente em relação a um segmento do público, aprendendo a escrever uma postagem de blog que seja mais impactante para os leitores, criando títulos de blog mais atraentes e outras maneiras para crescer o seu blog .
Como já mencionei, uma das melhores maneiras de reunir essas informações é realizando pesquisas de palavras-chave .
Palavras-chave são palavras ou frases simples comumente usadas por pessoas para pesquisar algo na Internet.
Você pode usar essas informações para posicionar cuidadosamente seu próprio conteúdo para classificar no topo dos resultados da pesquisa.
Graças à grandiosidade da tecnologia, existem muitas ferramentas gratuitas que você pode usar para realizar pesquisas de palavras-chave hoje. Digite sua frase-chave e obtenha volume de pesquisa mensal, dificuldade e sugestões para outras frases-chave para direcionar para o conteúdo do seu blog:
Sempre que uma nova ferramenta de pesquisa de palavras-chave (gratuita) é lançada e ganha popularidade, um botão liga e de repente é apenas uma ferramenta paga – ou tem limitações dramáticas de uso. Esta ferramenta de pesquisa de palavras-chave foi criada para ser gratuita para sempre.
Quando você digita uma palavra-chave sobre a qual está pensando em blogar, você obtém dezenas de ideias baseadas em pesquisas para palavras-chave e tópicos sobre os quais escrever em seu blog hoje. Você terá insights como:
- Volume de pesquisa mensal: um instantâneo de quantas pessoas pesquisam uma frase de palavra-chave específica a cada mês nos principais mecanismos de pesquisa, como o Google.
- Nível de dificuldade: quão difícil será classificar uma determinada frase de palavra-chave, com base na quantidade de concorrência existente (e futura prevista) de sites estabelecidos.
- Segmentação por país: a visualização de país padrão é para os EUA (Estados Unidos), mas você pode selecionar outros países em um menu suspenso para ver como é o volume e a dificuldade de pesquisa regional para suas frases-chave de destino.
- Ideias: use a guia de ideias (ou clique na lâmpada) para obter dezenas de ideias de tópicos de blog com tecnologia de IA relacionadas à palavra-chave que você escolheu. Pode até inspirar algumas ideias de negócios reais para prosseguir com seus esforços de blogs de negócios.
Quando se trata de análise de concorrentes, identificar as palavras-chave (mais valiosas) para as quais seus concorrentes estão classificando é uma grande vantagem.
Claro, você pode inserir suas próprias palavras-chave que acha que podem ser valiosas (e atrair o público certo), mas também corre o risco de escolher palavras-chave que podem errar o alvo quando se trata de direcionar tráfego e classificar bem nos resultados do mecanismo de pesquisa .
A análise da concorrência é uma ótima maneira de encontrar palavras-chave de alto ROI sobre as quais outras pessoas já pesquisaram — rapidamente. Também é uma boa maneira de encontrar oportunidades de palavras-chave de baixa concorrência que você pode aproveitar.
Quais estratégias os concorrentes parecem estar usando?
A análise do concorrente não está completa até que você tenha uma imagem clara das estratégias que eles estão usando também.
- Como eles parecem estar monetizando seu blog?
- O que eles fazem para promover seu conteúdo?
- Como eles estão direcionando o tráfego para o blog?
- Quais palavras-chave eles estão buscando?
- Existe uma oportunidade clara para criar um conteúdo melhor (mais útil) do que o deles?
Isso é particularmente eficaz se seus concorrentes estiverem indo bem.
Você pode aprender muito estudando as maneiras pelas quais eles operam — sem gastar um centavo.
Decida como diferenciar seu blog
No final do dia, o insight mais importante a ser obtido ao fazer a análise da concorrência é como você pode se diferenciar da multidão.
Com milhares de blogs sendo lançados todos os dias, uma das únicas maneiras de ter sucesso a longo prazo é conquistando uma posição única para si mesmo dentro do seu nicho.
Para fazer isso bem, observe o que os outros não estão fazendo – e faça uma ligação para saber se há ou não uma necessidade que você pode preencher no mercado.
Depois de passar algum tempo analisando a concorrência, vamos criar outra camada no plano de negócios do seu blog.
3. Comece e expanda seu blog (a maneira lucrativa)
Agora chegamos à parte divertida – realmente começando seu blog .
Começar um blog é muito fácil, mas configurar tudo para poder (em breve) maximizar seu potencial de lucro – bem, isso é um pouco mais sutil.
A principal diferença é que você precisa prestar muita atenção às decisões que está tomando e às configurações que está implementando, pois seu blog é seu principal ativo comercial.
Tudo isso é dividido em detalhes claros e passo a passo neste guia: Como iniciar um blog (e ganhar dinheiro) , mas aqui está a visão geral. Estes são os dois aspectos mais importantes da criação do seu blog.
Obtenha seu nome de domínio e hospedagem de blog
Em sua forma mais simples, um nome de domínio é o nome ( .com , .co , .net ou outro) que você dá ao seu blog.
E, assim como qualquer nome comercial, seu nome de domínio deve ser registrado. Tente o máximo possível para obter um nome de domínio que se encaixe com sua marca, declaração de missão ou nicho sobre o qual você estará blogando.
Seu plano de hospedagem na web, por outro lado, é o serviço que realmente coloca seu blog online (e pode ser descoberto na Internet). Esse serviço de hospedagem que você escolher hospedará seu blog em seus servidores e manterá suas páginas carregando rapidamente para os leitores que descobrem seu conteúdo.
Nem é preciso dizer que você precisa investir em um serviço de hospedagem confiável para garantir que está maximizando sua oportunidade de sucesso.
Eu pessoalmente recomendo a Bluehost , pois é uma das empresas de hospedagem mais confiáveis, acessíveis e capazes, que possui uma ótima equipe para ajudar com o suporte técnico à medida que você avança.
Além disso, eles oferecem registro de domínio gratuito quando você se inscreve em seu plano de hospedagem.
Se você não tem certeza de como nomear seu blog da melhor maneira, aprofunde-se um pouco mais neste guia: Como nomear um blog (+ exemplos) . E se você quiser pesquisar suas opções de hospedagem, confira estes guias de comparação que mantenho atualizados regularmente aqui no meu blog:
- Os melhores planos de hospedagem mensais do mercado hoje
- 9 dos melhores planos de hospedagem baratos para blogs com orçamento apertado
- Minha lista dos principais planos de hospedagem gratuita para começar sem orçamento
Crie seu blog com a marca em mente
Outra vantagem de usar o Bluehost para alimentar seu blog é que eles oferecem uma instalação fácil do WordPress com um clique imediatamente após a inscrição.
O que é WordPress? O WordPress é uma plataforma de blog simples iniciada em 2003 para ajudar editores, blogueiros e empresas a criar, publicar e manter sites rapidamente sem a necessidade de contratar uma equipe técnica para fazer isso, mas o WordPress desde então se tornou a plataforma de publicação mais popular do mundo. Aqui está a aparência do WordPress nos bastidores:
O fato de o WordPress também ser gratuito o torna um acéfalo, pois significa reduzir suas despesas (um bônus em qualquer plano de negócios de blog).
Ao projetar seu site, certifique-se de que ele pareça profissional o suficiente para estabelecer confiança com os tipos de leitores que você deseja atrair e reter.
Um aspecto a ser definido desde o início é como você marca seu blog. Não estou falando apenas de um logotipo bonito (embora isso não prejudique). A marca também inclui:
- Estética do blog : a estética tem a ver com o apelo visual do seu blog. Crie o layout do seu blog de forma que seja atraente para o seu público ideal e fácil de navegar.
- Personalidade do blog: a personalidade do seu blog abrange o tom de sua escrita, estilo, paleta de cores e a vibração que você deseja que seus leitores percebam.
- Sua visão e missão : Isso ajudará a ditar o tipo de conteúdo que você produz. Por exemplo, meu blog tem como objetivo ajudar outros blogueiros (como você) a se tornarem mais bem-sucedidos em transformar seus interesses em negócios online lucrativos.
Para saber mais, leia meu guia detalhado: Como iniciar um blog (e ganhar dinheiro) para obter todos os fundamentos básicos do seu blog – antes de passar para os aspectos de geração de tráfego e geração de receita do plano de negócios do seu blog . E certifique-se de dar uma olhada nesses exemplos de blog para ver como os blogs de sucesso operam hoje.
4. Mapeie sua estratégia de geração de tráfego
Tráfego é a moeda da Internet e um dos principais objetivos a serem alcançados nos planos de negócios do seu blog. Sem tráfego, você não conseguirá monetizar seu blog.
Só no ano passado, meu blog atraiu mais de 4,4 milhões de leitores – e é o conteúdo útil que forneci para esses leitores que me ajudou a gerar mais de US$ 50.000/mês durante alguns meses do ano (através de uma combinação de muitos maneiras diferentes de ganhar dinheiro com blogs ).
A matemática aqui é bem simples: mais visitantes = mais receita (potencial) .
É por isso que traçar um plano claro de como você trará mais tráfego para o seu blog a longo prazo é uma etapa crítica na criação do plano de negócios do seu blog.
Descubra como definir suas fontes de tráfego para os tipos de leitores que você deseja atrair – e é quase certo que seu negócio de blog prosperará.
Então, como você direciona o tráfego para o seu blog?
Crie conteúdo otimizado para SEO específico de nicho
O maior fator único que levará mais pessoas ao seu blog é a criação de conteúdo extremamente valioso dentro do seu nicho.
Se você pode criar um conteúdo digno de ser compartilhado por seus leitores, mais pessoas que se deparam com seu artigo – seja em sites de mídia social, mecanismos de pesquisa, comunidades on-line ou outros – vão querer espalhar a palavra para outras pessoas que eles conhecer.
A base para fazer isso acontecer é fornecer valor real dentro do seu nicho.
No entanto, por melhor que seja o seu conteúdo, ele ainda precisa ser descoberto nos mecanismos de busca da Internet (principalmente o Google, hoje).
É por isso que você precisa aprender a seguir as melhores práticas de SEO que podem fazer com que seu conteúdo seja descoberto por mais pessoas. Isso inclui coisas como:
- Pregando sua pesquisa de palavras-chave
- Concentrar-se na intenção do usuário e entender as necessidades dos pesquisadores (não apenas dos mecanismos de pesquisa)
- Levando seu tempo escrevendo títulos amigáveis para SEO
- Usando as tags de título corretas
- Otimizando a URL da sua página
- Ser estratégico com seus links
- Criando uma meta descrição atraente
- Otimizando suas imagens
- Garantindo compatibilidade com dispositivos móveis e reduzindo o tempo de carregamento da página
- Promover seu conteúdo (onde seu público passa o tempo online)
Use guest blogging para aumentar seu alcance
O guest blogging é de longe a maneira número 1 de direcionar o tráfego de melhor qualidade e altamente direcionado para o seu blog (a partir dos sites onde seus leitores ideais já estão gastando seu tempo).
Confira o aumento no tráfego que recebi do meu primeiro post de convidado em 2014 no blog do Buffer:
Então, o que é guest blogging? É muito simples, realmente.
O guest blogging é o ato de escrever uma postagem de blog que você publica em outro site que não é o seu – presumivelmente um que tenha o tipo certo de público que você está tentando atingir. É uma vitória para o blog ou publicação que aceita sua postagem de convidado (de alta qualidade), porque eles estão obtendo conteúdo gratuito que desejam para seus leitores e você está tendo a oportunidade de vincular com bom gosto ao seu próprio blog dentro o artigo do convidado.
Quatro das maiores vantagens que você obterá do guest blogging são:
- Tráfego relevante . Isso é extremamente importante, portanto, certifique-se de fazer guest blogging em sites frequentados por seu público-alvo.
- Crie backlinks de qualidade . O guest blogging é uma ótima maneira de construir seu portfólio de sites confiáveis com links para o seu blog (que é um sinal positivo que os mecanismos de pesquisa analisam ao avaliar a confiança e a credibilidade de um site). Isso, por sua vez, ajudará a melhorar suas classificações de pesquisa orgânica para seu conteúdo ao longo do tempo.
- Construir conhecimento da marca . Outro grande benefício do guest blogging como um novo blogueiro é que ele ajuda a colocar sua marca na frente de mais pessoas, dando ao seu novo blog a oportunidade de se conectar com novos leitores.
- Estabeleça sua autoridade . Uma maneira de se diferenciar de seus concorrentes é se estabelecer como uma autoridade em seu nicho. A postagem de convidados ajuda você a fazer exatamente isso.
Agora, nem é preciso dizer que suas postagens de convidados devem ser dos mais altos padrões se você espera que sua campanha realmente compense esse objetivo de atrair leitores que desejam mais do seu conteúdo. No entanto, até agora em seu plano de negócios de blog, não tenho dúvidas de que você está comprometido.
Construir e aumentar uma lista de e-mail
Outra maneira confiável de direcionar o tráfego (de volta) para o seu blog é criar uma lista de e-mails de leitores que já consumiram seu conteúdo e desejam voltar para mais.
Aumentar sua lista de e-mail (ao longo do tempo) é uma das melhores maneiras de trazer consistentemente mais pessoas para o seu blog. E o marketing por e-mail de blog não é uma tarefa tão assustadora quanto parece – pode até ajudá-lo a monetizar mais rapidamente com o marketing de afiliados e criar um negócio mais bem-sucedido para você.
Uma das maneiras mais importantes de garantir que você crie uma lista de e-mail ativa e engajada é criar uma isca digital realmente benéfica que seu público-alvo considere digno de se inscrever em sua lista de e-mail, a fim de obter acesso ao seu conteúdo fechado. .
Você também precisará de um provedor de serviços de e-mail confiável para ajudá-lo a entregar seus e-mails de assinante, eventualmente configurar automações e muito mais.
Se você quiser saber mais sobre como ser um profissional de marketing por e-mail melhor com seu blog, leia meu guia: Marketing por e-mail para blogueiros este ano .
Crie uma estratégia criativa de marketing de mídia social
A mídia social – seja Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest (ou outro) – é um ótimo canal que você pode usar para promover o conteúdo do seu blog e direcionar o tráfego de volta para ele.
Certifique-se de se conectar genuinamente com os membros de sua comunidade na(s) plataforma(s) social(ais) em que você escolher para investir seu tempo – e certifique-se de ganhar seguidores no principal canal de mídia social em que seu público ideal realmente gasta tempo.
Quando você está apenas começando e ainda com um orçamento de blog apertado , compartilhar organicamente seu conteúdo é o melhor caminho a seguir (já que é totalmente gratuito) e você pode se concentrar em se conectar individualmente com pessoas que parecem se encaixar no perfil de um leitor em potencial .
No entanto, à medida que você cresce (e começa a gerar receita em seu blog), também pode aumentar seu alcance promovendo suas postagens e segmentando um público específico.
Se você pode direcionar o tráfego para o seu site (o tráfego certo), então transformar seu blog em uma máquina de fazer dinheiro torna-se uma questão de dar ao seu público o que ele precisa… e encontrar maneiras ganha-ganha de fornecer mais valor em troca para um pagamento.
5. Formule o processo de trabalho do seu blog
Formular um verdadeiro processo pelo qual você vai tirar o plano de negócios do seu blog do papel e colocá-lo no mundo real é uma etapa crítica.
Seu processo de trabalho será o roteiro que direcionará as atividades nas quais você gasta seu tempo (criar conteúdo, promovê-lo, monetizá-lo) para avançar e atingir as metas de negócios do seu blog. Alguns dos processos para os quais você precisará desenvolver um plano de jogo claro incluem:
Decidir com que frequência você criará e postará conteúdo
O conteúdo, seja escrito, áudio ou vídeo, é a espinha dorsal de todo blog de sucesso.
Quanto melhor o seu conteúdo, mais atraente (e lucrativo) será o seu blog. Por esse motivo, você precisa desenvolver uma estratégia inteligente de blog e uma estratégia lógica de marketing de conteúdo e cumpri-la.
Além do calendário editorial que determina quando você deve publicar novos artigos (e quais devem ser esses tópicos/títulos), outros aspectos da criação de conteúdo que você precisará decidir incluem responder a perguntas como:
- Como você está pensando sobre os títulos do seu blog ?
- Você fará toda a escrita sozinho? Se não, você pode contratar ajuda para escrever?
- Qual é uma meta realista para a frequência com que você pode esperar publicar um novo artigo?
- Como você promoverá seu conteúdo ?
- Você receberá designs ou imagens personalizados para o seu conteúdo? Quem será responsável por seus projetos?
O ponto principal no que diz respeito à criação de conteúdo é que você deve criar conteúdo de alta qualidade que impacte positivamente os resultados para seus leitores (consistentemente).
Quando e por que você deve terceirizar
Como acontece com todos os negócios, o crescimento acaba levando a uma coisa: sobrecarga de trabalho.
Embora possa não ser hoje, você precisa antecipar e se preparar para esse estágio em seu negócio de blog, determinando quando deve começar a terceirizar certos componentes de seu processo. A simples realidade é que nem sempre você pode fazer tudo e obterá resultados muito mais rápidos em seu blog se puder trazer alguma ajuda de vez em quando. Além disso, pelo lado positivo, contratar empreiteiros para ajudar nas tarefas do seu blog pode ser uma boa dedução quando se trata de pagar seus impostos para blogueiros no final do ano.
Também é importante que você saiba quais tarefas você terceirizará primeiro e se esforce para delinear isso no início dos planos de negócios do seu blog, para que você tenha um conjunto de regras às quais recorrer quando os processos começarem a falhar.
Tentar fazer tudo sozinho pode levar a problemas de qualidade ou pior, resultar em esgotamento que pode levar ao abandono total do seu blog.
Quanto tempo você gastará em seu negócio de blog
Uma das maiores vantagens de administrar um blog é que você pode fazê-lo como um negócio paralelo pelo tempo que desejar.
No entanto, só porque é um negócio secundário, não significa que você pode negligenciar seu blog e esperar que ele continue crescendo, apesar de sua falta de atenção.
Você tem que decidir desde o início:
- Quantas horas por dia (e semana) você pode dedicar com segurança ao seu negócio de blog
- Encontre os blocos de tempo exatos que você usará durante o dia e coloque espaços reservados em seu calendário
- Respeite o compromisso que você assumiu com o crescimento do seu blog
- Saiba que quanto tempo você pode investir determina quanto os blogueiros ganham
De nada vale todo o planejamento do mundo se você não cumprir os horários que reservou para trabalhar no seu blog.
Reserve o máximo de tempo que puder gastar de forma realista – e, naturalmente, quanto mais, melhor. Isso não apenas ajudará você a aumentar seu blog (e receita) mais rapidamente, mas também a ver e valorizar seu blog como um negócio sério.
Certifique-se de detalhar seu processo de trabalho dentro do plano de negócios do seu blog (e siga-o o mais estritamente possível).
Isso exigirá a formação de novos hábitos e um nível de disciplina de sua parte – mas o mesmo acontece com tudo na vida que vale a pena trabalhar duro para alcançar.
6. Inicie (e otimize) seu blog
Começar um blog certamente não é o ingresso da pessoa preguiçosa para a riqueza (como muitos afirmam que é). Eu serei o primeiro a dizer que é uma tonelada de trabalho.
Se você chegar até aqui em seu plano de negócios de blog – lançar seu blog e passar a trabalhar duro para desenvolvê-lo – então parabéns! Você precisa se recompensar.
A essa altura, você terá:
- Defina as metas de negócios do seu blog
- Criou um nicho claro para si mesmo
- Pesquisou seu público
- Desenhe e construa seu blog (otimizando-o para SEO)
E você provavelmente já descobriu um artigo ou dois que está pronto para começar a escrever agora também.
Então… depois de lançar oficialmente seu blog, é hora de aumentar a conscientização e começar a atrair leitores.
Acesse as comunidades online certas
Há uma arte e uma ciência para descobrir exatamente onde seus leitores ideais gastam seu tempo online. Comece perguntando a eles!
Meu melhor conselho para blogs é experimentar essas plataformas também:
- Comece a responder perguntas no Quora (e faça um link de bom gosto para o seu blog quando apropriado)
- Participe de discussões ponderadas em sites como o Reddit e teste cuidadosamente as águas promovendo seu blog depois de construir sua credibilidade em um espaço
- Encontre comunidades de nicho no Slack, grupos no Facebook, fóruns no LinkedIn e rastreie sites de comunidades de propriedade independente que se concentram em sua indústria
Este é um dos momentos mais importantes para começar a construir sua boa vontade em comunidades online relevantes dentro do seu nicho.
São esses relacionamentos que você começa a formar hoje que podem levar a colaborações de anos, um influxo de leitores direcionados e muito mais.
Promova seu conteúdo nas redes sociais
Se você já tem alguns seguidores ou amigos em uma determinada plataforma de mídia social, comece por aí.
Peça suporte, crie um burburinho antes do dia do lançamento e veja como você pode envolver sua rede social em seu processo de criação de conteúdo.
Agora, se você não tem muita presença social hoje, tudo bem. É hora de começar a plantar as sementes de como você vai construir um .
Peça ajuda à sua rede para divulgar
Um dos maiores benefícios dos blogs é que ele ajuda você a construir uma rede de pessoas que pensam como você … -trabalhadores, ex-colegas, associados da indústria ou outros.
E adivinha? A pessoa por trás de cada relacionamento significativo em sua vida quer ver você ter sucesso.
Não tenha medo de pedir a seus amigos para ajudá-lo a lançar seu blog. Algumas maneiras de fazer isso são pedindo a eles que:
- Anuncie seu lançamento compartilhando novamente suas postagens nas redes sociais
- Faça uma postagem de convidado para o blog deles (se for um destino relevante)
- Seja um convidado em destaque em seu podcast ou peça uma introdução a um apresentador de programa mais relevante
Existem muitas outras maneiras de aproveitar sua rede, mas isso lhe dá uma boa ideia de onde você pode começar.
7. Faça o download do modelo de plano de negócios gratuito do meu blog (Google Doc e PDF)
O plano de negócios do seu blog só funciona se você (primeiro). Um blog pode se tornar um empreendimento comercial muito significativo e lucrativo.
Mas, para aumentar seu site até esse estágio, é necessário um plano estratégico de negócios de blog.
Mais do que apenas um plano de negócios de blog, administrar um blog lucrativo requer muito comprometimento, disciplina e trabalho árduo consistente.
No entanto, se você conseguir, aumentará suas chances de escapar do mundo do trabalho das 9 às 5 – e terá a liberdade de viver a vida em seus próprios termos como um blogueiro em tempo integral com um modelo de negócios real que alimenta seu crescimento de longo prazo.
Portanto, se você ainda não o fez, comece a esboçar seu próprio plano de negócios de blog usando a estrutura que descrevi.
Deixe um comentário