Hoje em dia, muitas empresas estão sob pressão. Bloqueios e outras restrições dificultaram a venda de produtos e serviços, e muitas pessoas estão desempregadas. Isso contrasta com 2019, quando a economia estava forte e todos pareciam ter dinheiro para gastar. Para isso, nós, profissionais de marketing, estamos tendo que nos adaptar. As campanhas de marketing de influenciadores, em particular, têm sido historicamente difíceis de precificar, devido à necessidade de negociar.
Como nos adaptamos, então? Resumindo, precisamos garantir que cada campanha de marketing de influenciadores tenha um ROI melhor para cada dólar gasto. Isso significa mais do que apenas observar quanto pagamos aos influenciadores.
Em vez disso, os profissionais de marketing devem garantir que cada dólar gasto seja estratégico. Como parte de uma estratégia inteligente geral, é importante que cada ativação de influenciador tenha uma finalidade específica com um ROI mensurável que nos ajude a atingir nossos objetivos de marketing.
O que é uma campanha de marketing de influenciadores?
Em suma, uma campanha de marketing de influenciadores é um esforço de marketing em que os influenciadores são usados para ajudar a impulsionar as vendas, o tráfego para seu site ou o reconhecimento da marca. Esse esforço é realizado nas mídias sociais, onde os influenciadores têm suas comunidades. Os influenciadores, por sua vez, são pessoas que têm seguidores leais que levam suas recomendações a sério.
Para esse fim, uma campanha de marketing de influenciadores é semelhante a uma campanha publicitária tradicional . O conteúdo é criado e distribuído em canais de mídia social e, às vezes, em outros lugares.
No entanto, é diferente da publicidade típica, pois você está trabalhando com indivíduos e não com agências de publicidade. Você também não está lidando com publicidade tradicional.
Em vez disso, o marketing de influenciadores envolve um indivíduo compartilhando seus pensamentos sobre um produto ou serviço com o público. O resultado final é que você está trabalhando com pessoas, em vez de anúncios.
Como criar uma campanha de marketing de influenciadores bem-sucedida
Com isso em mente, como devemos executar uma campanha de marketing de influenciadores bem-sucedida na nova economia? Além de contabilizar cada dólar gasto, é importante ser estratégico. Essas dez etapas ajudarão você a se organizar, executar a campanha e acompanhar os resultados.
1) Determine seus objetivos e KPIs
Essa é uma parte importante do planejamento da campanha de marketing de influenciadores, assim como qualquer outro tipo de marketing. Antes de começar, pense em seus objetivos gerais de marketing de influenciadores.
Você está mais interessado em aumentar as vendas imediatamente ou aumentar o reconhecimento da marca? Sua estratégia de marketing de influenciadores deve incluir uma mistura desses? Dependendo de suas metas gerais, algumas campanhas podem ser segmentadas para atingir mais de uma meta.
Depois de decidir os objetivos de sua campanha, pense em como você medirá o sucesso. Na maioria das empresas, isso será um conjunto predefinido de KPIs . À medida que suas campanhas de marketing de influenciadores são desenvolvidas, você precisará levar cada um deles em consideração. Então, o desempenho dos KPIs pode ser usado após cada campanha para ajustar a estratégia, decidir se um influenciador é adequado para outra rodada e muito mais.
2) Defina o público-alvo
Antes mesmo de pensar em quem usar para sua próxima campanha de marketing de influenciadores, você precisa definir seu público-alvo. Uma das razões para isso é que o influenciador ideal na maioria dos casos é alguém que é semelhante à sua persona de comprador-alvo. Como alternativa, você pode escolher com base em quem atrai esse público-alvo. Por exemplo, os influenciadores esportivos geralmente diferem significativamente de seu público: eles podem ser alguém com quem o público deseja se parecer.
Outra razão pela qual você precisa definir seu público é a escolha da plataforma de mídia social. Algumas plataformas têm um apelo amplo, enquanto outras são mais de nicho. Um excelente exemplo de apelo do público de nicho é o Pinterest.
Se você observar as estatísticas do Pinterest, verá que um número desproporcional de membros são mulheres americanas da geração do milênio com muita renda disponível. Quando você está tentando alcançar esse grupo demográfico, o Pinterest é ótimo. Caso contrário, você pode reconsiderar.
3) Escolha o tipo de campanha
Planejar sua campanha de marketing de influenciadores também requer decidir que tipo de campanha executar. Isso pode variar com base em vários fatores, como seus objetivos, o público-alvo e os influenciadores com os quais você está trabalhando. Os tipos de campanha variam tanto no tipo de conteúdo criado quanto na forma como o influenciador é pago. Aqui estão algumas das opções.
Marketing de afiliados ou código de desconto
Nesse tipo de campanha de marketing de influenciador, você fornecerá ao influenciador um link de afiliado ou um código de desconto. Em seguida, o influenciador criará conteúdo e postará esse link ou código, convidando seu público a conferir seus produtos. Normalmente, você pagará com base nas vendas resultantes do uso de link ou código. A beleza dessa abordagem é que você paga pelo desempenho e tem uma maneira fácil de acompanhar os resultados.
Análises de produtos ou brindes
Aqui, você geralmente dá o produto ao influenciador em troca de exposição. Os influenciadores podem fazer várias coisas com seu produto, inclusive usá-lo para fornecer uma revisão ou tutorial. Como alternativa, o produto pode ser distribuído por meio de alguma forma de concurso. Além disso, considere dar ao influenciador algum produto para ele e outro item para dar de presente. Isso permite uma abordagem híbrida que pode ser muito divertida.
Conteúdo patrocinado
Com essa abordagem, o influenciador geralmente é pago para criar conteúdo e depois publicá-lo em suas páginas de mídia social. Você também pode adquirir os direitos para postar o conteúdo em sua própria mídia social ou site. Frequentemente, o conteúdo patrocinado será mais “vendido” do que muitos outros tipos de campanha.
4) Defina os principais ativos de marca da campanha, entregas de influenciadores, diretrizes criativas e contrato
Depois de decidir que tipo de campanha de marketing de influenciadores executar, é hora de trabalhar nos detalhes gerais. Por exemplo, você precisa determinar quais ativos de marca devem ser usados, como o logotipo da empresa ou a Bíblia da marca. Você também deve decidir que tipo de entrega está procurando: algumas campanhas podem usar tutoriais em vídeo, enquanto outras podem ser uma simples fotografia do Instagram. Suas escolhas devem refletir seus objetivos e a voz da marca .
Outra consideração é quais diretrizes criativas você dará. Algumas marcas permitem que os influenciadores publiquem conteúdo sem a aprovação final do marketing, enquanto outras não.
Além disso, as diretrizes criativas podem ser mais ou menos específicas dependendo da marca e de seus objetivos. Por fim, você deve ter os termos do contrato padrão prontos.
Dessa forma, você terá uma visão consistente do que é necessário e tudo estará pronto quando você encontrar os influenciadores certos. Nada é pior do que perder a pessoa certa devido a atrasos burocráticos.
5) Encontre, analise e examine influenciadores
Indiscutivelmente, a parte mais difícil de uma campanha de marketing de influenciadores para marcas é encontrar o influenciador certo. Felizmente, existem muitas ferramentas de pesquisa de influenciadores disponíveis. Etapas simples, como observar seus seguidores de mídia social existentes, pesquisar no Google e aproveitar suas ferramentas de escuta social ajudam a descobrir influenciadores que já estão interessados em sua marca.
Com isso dito, você nunca deve ignorar o poder dos micro e nano influenciadores . São influenciadores que acabaram de começar a monetizar sua influência e que ainda não têm muitos seguidores. O que eles têm a seu favor, porém, não tem preço: um alto nível de engajamento com o conteúdo e um custo razoável de engajamento. Se você deseja trabalhar com eles, uma de suas melhores opções é usar uma plataforma de marketing de influenciadores.
Depois de encontrar influenciadores relevantes, é hora de examiná-los. Escolha influenciadores que tenham uma ótima taxa de engajamento ou que sejam conhecidos por obter resultados. Por fim, certifique-se de que cada influenciador que você escolher seja compatível com a imagem de sua marca: você não quer que alguém seja preso por violência doméstica se sua marca afirma se importar com as mulheres.
6) Apresente os influenciadores escolhidos
Por mais difícil que possa parecer a descoberta e triagem de influenciadores, de certa forma é metade da batalha. Os micro e nano influenciadores não recebem uma tonelada de propostas de marca, mas os influenciadores com seguidores maiores, sim.
Além disso, os nano influenciadores em particular podem não se sentir preparados para começar a aceitar uma compensação por seu trabalho. Na prática, isso significa que você precisa dar aos influenciadores de todos os níveis um motivo para trabalhar com você. Sua marca precisa de uma história convincente, além de oferecer algo de valor.
É sempre recomendável primeiro construir um relacionamento com seu influenciador. Isso é feito antes do discurso de negócios. As formas de fazer isso incluem seguir o influenciador nas redes sociais, interagir com o conteúdo dele e demonstrar que ele tem muito em comum com a sua marca.
7) Ativar campanha
Depois de encontrar o influenciador certo, é hora de começar sua campanha de marketing de influenciadores. Comunique-se com seu influenciador para determinar que tipo de conteúdo ele produzirá e quando deve publicá-lo. Execute seu contrato e deixe o influenciador criar o conteúdo.
No entanto, você não deve apenas sentar e deixar a campanha acontecer. Em vez disso, você deve manter contato com o influenciador. Pergunte a ele como está indo a criação de conteúdo de vez em quando, mas sem se tornar uma peste. Conforme apropriado, ofereça-se para responder a perguntas ou fornecer assistência com questões de marca. De um modo geral, porém, não microgerencie ou o influenciador pode pensar duas vezes antes de trabalhar com você novamente.
8) Acompanhe os influenciadores
Agora vem a parte relativamente fácil de uma campanha de marketing de influenciadores: acompanhar seus influenciadores. Se o conteúdo precisar ser aprovado antes da postagem, certifique-se de que sua equipe o notifique sobre o envio. Em seguida, verifique se o conteúdo foi enviado. Vá para a página deles e procure a postagem. Considere fazer uma captura de tela ou baixar uma cópia para seus registros.
Depois que o conteúdo for postado, continue se comunicando com seu influenciador. Antes de entregar o cheque, pergunte se ele tem alguma preocupação sobre como a campanha de marketing do influenciador como um todo foi executada. Você também deve ver se eles acham que seu produto precisa de melhorias ou se há usos que ainda não foram pensados. Esses tipos de feedback são ótimos para marketing e pesquisa.
9) Amplifique o conteúdo do influenciador
Uma campanha de marketing de influência eficaz nem sempre termina com a postagem do conteúdo original. Em vez disso, muitas marcas optam por estipular que o conteúdo de marca será reutilizado em seus próprios canais de mídia social. Isso é especialmente eficaz com o conteúdo do Facebook e do Instagram devido à popularidade da rede, facilidade de uso e tipos de conteúdo.
Claro, o conteúdo do Instagram se presta bem para repostagem, já que é muito fácil de consumir. As imagens são simples de republicar em um site, mas também se conectam bem em outros sites de mídia social. Normalmente, o objetivo da repostagem é aumentar o número de pessoas que visitam o conteúdo original. E, se um influenciador for um nome grande o suficiente, a simples repostagem pode ser suficiente para aumentar a eficácia de sua campanha.
10) Acompanhe e meça seu sucesso
Por fim, nenhuma campanha de marketing de influenciadores está completa sem saber o grau de sucesso que você obteve. Determinar o ROI faz muito mais do que colocar números com resultados. Também oferece a oportunidade de ajustar seu programa geral de influenciadores.
Talvez sua segmentação de público precise de alguma melhoria ou um influenciador pode não ser tão eficaz. De qualquer forma, existem várias maneiras de garantir que você se saia melhor da próxima vez, mesmo com ótimos resultados.
Rastreie o uso do link ou do código de desconto
Uma das maneiras mais fáceis de rastrear a eficácia do influenciador é a mesma que pode ajudar a pagá-los de forma justa. Como os links de afiliados e os códigos de desconto rastreiam automaticamente as vendas, eles podem dizer rapidamente quem está comprando como resultado direto dos esforços de um influenciador. Além disso, você pode ver quanto cada pessoa gasta.
Números do Analytics
No entanto, esses links e códigos não medem tudo. Isso ocorre porque as campanhas de marketing de influenciadores criam buzz e visitas ao seu site que não resultam em vendas. Se o seu objetivo é o conhecimento da marca, tudo bem. Para aumentar as vendas, lembre-se de que o consumidor pode comprar mais tarde.
Noivado
Rastrear quantas pessoas se envolvem com o conteúdo é outra maneira de determinar o ROI. Em alguns contratos, você vai até basear parte da remuneração do influenciador no engajamento.
No final do dia, executar uma campanha de marketing de influência bem-sucedida é mais fácil se você seguir as etapas acima. Essas etapas incluem o planejamento de sua campanha, contato e envolvimento com influenciadores e acompanhamento de resultados. Depois que todas essas etapas forem concluídas, você poderá melhorar sua abordagem para a próxima vez. O melhor de tudo é que seu ROI melhorará significativamente.
Perguntas frequentes sobre campanhas de marketing de influenciadores
Como faço para criar uma campanha de marketing de influenciadores?
Aqui estão as etapas para criar uma campanha de marketing de influência bem-sucedida:
1. Pense em seus KPIs gerais e metas de marketing
2. Conheça seu público-alvo
3. Escolha seu tipo de campanha
4. Trabalhe na definição de ativos de marca, entregas, diretrizes e contrato
5 . Encontre o influenciador perfeito para sua campanha
6. Comece a vender para seu influenciador em potencial
7. Ative sua campanha e acompanhe seu sucesso
O que é uma campanha de marketing de influenciadores?
Uma campanha de marketing de influenciadores refere-se ao esforço de marketing que usa influenciadores para direcionar tráfego para seu site, aumentar o reconhecimento da marca e as vendas da marca. Todos os esforços de marketing geralmente são feitos nas mídias sociais, porque é onde os influenciadores têm sua influência.
Quanto custa uma campanha de marketing de influenciadores?
O custo de uma campanha de marketing de influenciadores varia de acordo com o orçamento da marca/empresa ou quanto a agência cobraria se eles usassem uma. Com base em relatórios recentes, o custo médio varia de US$ 1.000 a US$ 18.000 por mês .
O marketing de influenciadores é eficaz em 2021?
Sim, o marketing de influenciadores é eficaz em 2021. Na verdade, espera-se que 66% das marcas aumentem seu orçamento no marketing de influenciadores porque viram o valor dos influenciadores de mídia social. Mesmo os profissionais de marketing, quase todos (93%) usaram o marketing de influenciadores. Isso significa que a maioria dos profissionais de marketing está confiante em usar a estratégia.
Quantos seguidores você precisa para ser um influenciador?
Ser um influenciador nem sempre depende do número de seguidores. Para se tornar um influenciador de mídia social , você precisa priorizar encontrar o nicho pelo qual tem conhecimento e paixão. Além disso, está escolhendo o canal de mídia social certo que melhor se adapta à sua estratégia de conteúdo e público-alvo. Depois de ter tudo isso, seja consistente na produção de conteúdo de alta qualidade e envolva-se com seu público de forma diligente.
Deixe um comentário