Como criar uma estratégia de blog

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Jadilson Barros
em janeiro 28, 2023

estratégia de blogSua estratégia de blog é um roteiro claro de como você alcançará os objetivos do seu blog. Neste guia, estou detalhando exatamente como criar uma estratégia de blog em seis etapas simples – além disso, você receberá meu modelo de estratégia de conteúdo de blog gratuito.

Muitos blogueiros não têm uma estratégia clara de blogging . Eles simplesmente pulam de uma tarefa para outra, experimentando as ideias mais recentes sobre as quais ouviram falar… e nunca vão longe.

Se isso soa como você, não se sinta mal. Mesmo entre os profissionais de marketing business-to-business, apenas 65% (pouco mais de um terço) realmente têm uma estratégia de blogging documentada.

Talvez você tenha tentado ser estratégico com seu blog no passado, mas tudo parecia esmagador: entender a monetização e o tráfego e tudo mais que envolve iniciar um blog e, eventualmente , ganhar dinheiro com isso .

Ou talvez você tenha tentado esclarecer uma estratégia de conteúdo, mas todos os seus planos desmoronaram assim que você ficou ocupado e não conseguiu encontrar tempo para escrever.

Hoje, vou detalhar a criação de uma estratégia de blog para você. Faremos tudo passo a passo, para que você possa construir sua estratégia sem ficar preso ou sobrecarregado. Vamos começar esclarecendo o que pretendemos fazer — e por quê.

O que é uma estratégia de blog?

Uma estratégia de blog não é tão formal quanto um plano de negócios . Também não é geralmente focado nos pequenos detalhes (como exatamente como você fechará cada postagem do blog). Em vez disso, sua estratégia de blog é um amplo mapa de como você alcançará suas metas de blog.

Sua estratégia de blog pode lidar com muitas áreas diferentes, como quando você criará produtos, que tipo de programa de afiliados promoverá, as ferramentas de blog que empregará e muito mais.

Neste guia passo a passo, vou me concentrar em uma parte fundamental da estratégia do seu blog: a estratégia de conteúdo do seu blog. Isso é tudo sobre as postagens (e/ou outro conteúdo) que você publica em seu blog. Seu conteúdo está vinculado a todas as outras áreas da estratégia do seu blog, tornando-o um ótimo lugar para começar.

Como criar uma estratégia de blog em 6 etapas (e por que você precisa de uma)

Por que você precisa de uma estratégia de conteúdo de blog clara em 2023

Imagine dois blogueiros. Vamos chamá-los de Andy e Bella. Ambos estão blogando no mesmo nicho para o mesmo público.

Andy não tem uma estratégia. Ele pretende publicar um novo post toda segunda-feira, mas muitas vezes fica ocupado e não publica nada.

Muitas vezes ele não tem certeza do que escrever, então ele apenas escolhe qualquer assunto que esteja em sua mente ou nas notícias. Ele sempre pretende começar com o marketing de afiliados, mas nunca chega a escrever os comentários que tem em mente.

Bella, por outro lado, tem uma estratégia de blog. Ela publica uma nova postagem toda segunda-feira, sem falta, envia um boletim informativo toda quarta-feira e enfileira uma semana de atualizações de mídia social toda sexta-feira.

Por meio da pesquisa de palavras-chave (e usando a ferramenta de palavra-chave gratuita certa ), ela sabe exatamente quais artigos provavelmente ajudarão seu público-alvo e trarão tráfego para seu blog. Ela tem uma seção de “Recurso recomendado” em cada boletim informativo, onde compartilha um recurso de afiliado que adora.

Depois de um ano, qual blogueiro provavelmente terá sucesso? Claramente, é Bella… ainda assim, a maioria dos blogueiros se comporta mais como Andy.

Agora, o blog de Andy não vai necessariamente falhar. Ele pode ter sorte com um poste e obter uma enxurrada de tráfego. Ele acabará escrevendo algumas análises de afiliados e trará um pouco de dinheiro.

Mas seu blog é definitivamente mais um hobby do que um negócio. Não há um impulso real em direção aos objetivos de Andy.

Se você é mais parecido com Andy do que com Bella, não se preocupe. Vamos discutir exatamente o que você precisa fazer para criar sua estratégia de conteúdo de blog.

Como criar uma estratégia de blog em 6 etapas fáceis

Vamos colocar sua estratégia em andamento. Se o seu blog já estiver instalado e funcionando, você já deve ter concluído as três primeiras etapas – mas eu recomendo pelo menos lê-las, caso haja algo que você precise ajustar.

Etapa 1: defina seus objetivos de blog

Antes de fazer qualquer outra coisa, você precisa descobrir o que deseja obter com os blogs. Essas metas de blogs informarão toda a sua estratégia.

É impossível descobrir como criar um blog de sucesso se você nem sabe o que “sucesso” significa para você.

  • Você quer construir uma reputação para si mesmo em seu setor?
  • Você quer trazer algum dinheiro ao lado?
  • Você quer arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade ou causa?
  • Você quer ganhar a vida em tempo integral?
  • Você quer simplesmente gostar de escrever por diversão?

Todos esses são objetivos válidos. Você pode escolher um deles ou criar um objetivo diferente que ressoe com você.

Depois de determinar seu objetivo geral, comece a pensar nos detalhes. Por exemplo, digamos que seu objetivo seja ganhar a vida blogando em tempo integral. O que isso parece para você?

Talvez você queira ganhar $ 35.000 / ano (o salário médio dos EUA) trabalhando apenas durante o horário escolar, por exemplo. Ou talvez você queira ganhar pelo menos $ 100.000 / ano, mas está feliz em trabalhar 50 horas por semana.

Tarefa: Escreva seu objetivo principal para o seu blog, usando números de destino ou números, se fizer sentido fazê-lo. Você também pode querer definir uma data-alvo.

Etapa 2: escolha seu nicho

Assim que tiver claro seu objetivo, é hora de escolher seu nicho. Se você já tem um nicho de blog , pare e pense se o seu nicho é totalmente compatível com o seu objetivo.

Se seu objetivo é ganhar dinheiro (principalmente uma vida em tempo integral), você deseja optar por um nicho fácil de monetizar.

No entanto, é importante não escolher um nicho apenas porque você acha que vai render dinheiro. A menos que você esteja fortemente motivado apenas pelo dinheiro, provavelmente desejará escolher um nicho sobre o qual possa gostar de escrever nos próximos anos.

Se você precisar de um pouco de ajuda nesta fase do planejamento do blog, confira meu guia detalhado sobre como escolher um nicho de blog .

Tarefa: Anote seu nicho. Se você não tiver certeza, escreva uma lista de nichos possíveis e classifique-os com base em (a) o que você mais gosta e (b) se eles provavelmente ajudariam você a atingir seus objetivos.

Etapa 3: Identifique seu mercado-alvo

A quem se destina o seu blog? Às vezes, seu mercado-alvo será indicado pelo seu nicho, mas a maioria dos nichos terá vários públicos possíveis.

Digamos que seu nicho seja “aptidão para iniciantes”. Seu mercado-alvo é claramente “iniciantes” – mas você vai querer ir além disso. Pergunte a si mesmo:

  • Você está escrevendo principalmente para homens ou mulheres?
  • Qual é a idade dos seus leitores?
  • Em que país eles vivem?
  • Quais são suas opiniões políticas?
  • Quanta educação eles têm?

Todos esses fatores afetarão os tópicos que você aborda, os produtos/serviços que você recomenda, os conselhos que você dá e até mesmo a maneira como você fala as coisas.

Eles também afetarão coisas além do seu conteúdo, como o esquema de cores, a marca e as redes sociais que você usa para promover seu blog.

Por exemplo, um blog de fitness para iniciantes pode ser direcionado a “mulheres na faixa dos 40 e 50 anos na Europa, de esquerda, com nível universitário ou superior”.

Outro pode ser direcionado a “homens na faixa dos 20 anos na América, de direita, apenas com diploma do ensino médio”. Esses blogs provavelmente parecerão muito diferentes.

Observação: você pode — e terá — leitores que não se encaixam no seu mercado-alvo. Isso é perfeitamente bom. O que importa é que você tenha um mercado-alvo central em mente. Outras pessoas também são bem-vindas ao seu blog… mas você não está adaptando seu conteúdo especificamente para elas.

Tarefa: Anote seu mercado-alvo, incorporando pelo menos alguns dos fatores acima.

Etapa 4: conduzir pesquisa de palavras-chave

O próximo passo é descobrir quais palavras-chave as pessoas em seu mercado-alvo provavelmente usarão, relacionadas ao nicho do seu blog.

“Palavras-chave” não são complicadas. São simplesmente palavras ou (mais frequentemente) frases curtas que as pessoas digitam no Google.

Você provavelmente pode pensar em um monte de palavras-chave de cabeça. Por exemplo, se você blogar sobre padrões de tricô, algumas palavras-chave seriam:

  • Tricô
  • padrões de tricô
  • Padrões de tricô gratuitos
  • Padrões de tricô
  • Padrões de tricô de suéter
  • Como tricotar uma camisola de Natal

… e assim por diante.

A pesquisa de palavras-chave é o processo de encontrar palavras-chave e descobrir em quais palavras-chave você deve basear o conteúdo.

Essencialmente, você deseja encontrar palavras-chave que (a) tenham muitas pessoas procurando por elas, mas (b) não sejam tão populares que você nunca tenha a chance de colocar seu conteúdo no topo do Google.

Tarefa: Leia meu guia de pesquisa de palavras-chave e liste 10 ou mais palavras-chave que você pode usar para criar conteúdo.

Etapa 5: crie um calendário de conteúdo

Um calendário de conteúdo é simplesmente uma lista de datas futuras e o conteúdo que você planeja publicar. Com seu calendário em mãos, você pode ter várias ideias de postagens de blog de uma só vez, realizar pesquisas de palavras-chave e até mesmo planejar um lote inteiro de postagens.

Existem muitas opções diferentes para criar seu calendário de conteúdo. Comece usando o gerador de título do meu blog para criar um título cativante e obter inspiração em um ângulo para criar seu artigo. A partir daqui, muitos blogueiros usam uma planilha simples para gerenciamento de calendário de conteúdo. Outros usam um sistema de gerenciamento de tarefas como o Asana.

Você pode até usar uma folha de papel. O que importa é que você planeje o que vai postar quando, com antecedência.

Seu calendário de conteúdo pode incluir mais do que apenas postagens de blog. Você pode incluir boletins informativos por e-mail, postagens de convidados e qualquer outro conteúdo que gostaria de criar regularmente.

Você pode até planejar a criação de recursos gratuitos mais detalhados, talvez uma vez por mês ou uma vez por trimestre.

Também é uma ótima ideia incluir a promoção de conteúdo em seu calendário, pois isso faz parte da estratégia de marketing do seu blog.

Pode ser tão simples quanto planejar algumas postagens de mídia social para compartilhar seu conteúdo ou uma lista de quem enviar e-mail sobre partes específicas do conteúdo.

Para tornar seu planejamento de conteúdo mais rápido, você pode escolher um determinado tema ou tipo de postagem para diferentes dias ou semanas.

Por exemplo, você pode ter uma postagem de “iniciantes” toda segunda-feira e uma postagem de “dicas principais” toda sexta-feira, ou você sempre pode ter uma postagem de “resumo de especialistas” na última semana de cada mês.

Tarefa: Planeje suas próximas postagens de blog para o próximo mês, usando as palavras-chave que você pesquisou na etapa 4. Se puder, vá além e planeje os e-mails que enviará à sua lista.

Etapa 6: planeje sua estratégia de monetização de blog

Se você espera ganhar a vida como blogueiro, deve ter pensado um pouco sobre monetização ao escolher seu nicho. Mas agora é a hora de pensar na melhor forma de integrar a monetização em sua estratégia de blog como um todo.

Estas são algumas das principais maneiras pelas quais as pessoas ganham dinheiro com blogs :

  • Usando o marketing de afiliados : promovendo produtos/serviços de outras pessoas e recebendo comissão sobre as vendas
  • Veiculação de publicidade : geralmente paga por visualização ou por clique – só funciona bem se você tiver muito tráfego
  • Publicação de conteúdo patrocinado : postagens escritas por (ou em nome de) um anunciante, que você é pago para publicar em seu blog
  • Criar e vender seus próprios produtos : geralmente produtos virtuais (como ebooks ou software), mas produtos físicos também são uma opção
  • Oferecendo serviços : freelancing, coaching e consultoria são os mais comuns
  • Realização de cursos online : geralmente por meio de uma plataforma como Teachable ou Udemy

Muitos blogueiros usam uma combinação de métodos, embora alguns blogs monetizem apenas por meio de um método.

É importante pensar em como você planeja monetizar seu blog, para que você possa incluir isso em seu plano de conteúdo.

Por exemplo, se você está promovendo produtos afiliados, pode escrever postagens de avaliação, mas também pode procurar oportunidades de mencionar esses produtos em outras postagens.

Tarefa: Escolha um método de monetização (que você já está usando ou deseja usar). Procure pelo menos 3 itens em seu calendário de conteúdo onde você possa adicionar uma seção ou link que ajude a gerar mais dinheiro por meio desse método.

Execute sua estratégia de blog com meu modelo de planejador gratuito

Reserve um tempo esta semana para formar sua estratégia de blogging . Não se preocupe em torná-lo perfeito – sua estratégia não é imutável. Você pode revisitá-lo e modificá-lo com base em seus resultados do mundo real.

Comece esclarecendo seus objetivos, nicho e mercado-alvo. Em seguida, faça pesquisas de palavras-chave suficientes para planejar seu próximo mês de conteúdo. Certifique-se de trabalhar em algumas oportunidades de monetização também.

Finalmente, reserve um tempo a cada semana para produzir o conteúdo que você planejou. (Procure concluí-lo antes da data de publicação planejada, para o caso de ser desviado.) Você ficará surpreso com o quanto poderá alcançar em apenas um mês.

E não se preocupe, seu blog ainda não está funcionando ou se você precisar de ajuda para configurá-lo corretamente. Basta acessar o meu guia completo sobre como iniciar um blog e ganhar dinheiro .

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!