Como Desenvolver Materiais de Treinamento Eficazes

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por Jadilson Barros
em abril 16, 2023

Materiais de TreinamentoComo proprietário de uma empresa, você sabe a importância de treinar seus funcionários para administrar e expandir seus negócios. Mas como você treina seus funcionários da maneira mais eficaz possível? Criar materiais de treinamento é uma das melhores maneiras de fazer isso. Sem isso, seus programas de treinamento perderão sua eficácia.

No entanto, elaborar materiais de treinamento eficazes e mantê-los atualizados não é uma tarefa fácil. É um processo contínuo que requer muito tempo, esforço e experiência relevante.

Para ajudar qualquer pessoa a criar materiais de treinamento envolventes sem esforço, o Visme vem com uma ampla variedade de modelos de materiais de treinamento.

Continue lendo para desenvolver materiais de treinamento eficazes sem se estressar demais. Além disso, obtenha alguns modelos de materiais de treinamento deste artigo para criar o seu próprio.

O que são materiais de treinamento?

Materiais de treinamento são todos os tipos de conteúdo que são uma parte necessária de qualquer programa ou atividade de treinamento que envolva aquisição e retenção de aprendizado. Eles incluem documentos escritos, manuais ou apostilas, apresentações em vídeo e cursos de treinamento online.

Os materiais de treinamento são criados por vários motivos. Algumas organizações desejam melhorar o desempenho dos funcionários , enquanto outras buscam reduzir os custos de treinamento. Você também pode usá-los para diferenciar sua empresa dos concorrentes ou tornar seus funcionários mais competitivos no mercado.

Qual é a importância dos materiais de treinamento?

Exploraremos por que os materiais de treinamento são tão importantes e como você pode usá-los em sua sala de aula ou experiência de aprendizado no trabalho.

Reduz o custo do treinamento

Um dos benefícios cruciais do uso de materiais de treinamento é que eles ajudam a reduzir seus custos de treinamento. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver treinando um grande número de pessoas e precisar usar vários locais ou diferentes dias da semana.

Suponha que você precise treinar 50 funcionários. Será mais barato para você criar materiais de treinamento do que organizar uma conferência ou curso de treinamento para eles de uma só vez.

Economiza tempo reduzindo o tempo de desenvolvimento

Se uma pessoa for contratada, ela precisa ser treinada nos mesmos materiais usados ​​por seu antecessor. Isso significa que você precisa criar um novo conjunto de materiais sempre que alguém embarcar.

Em vez de fazer isso repetidamente ou contratar ajuda externa, você pode economizar tempo e dinheiro usando um modelo de materiais de treinamento. Com nosso modelo de materiais de treinamento, você pode criar materiais de treinamento para vários funcionários de uma vez — e até mesmo reutilizá-los mais tarde, se necessário!

Aumenta a Consistência

Materiais de treinamento inconsistentes podem levar a confusão e falta de compreensão. Isso pode fazer com que um funcionário não saiba como ou quando usar os processos ou procedimentos corretos.

Para ajudar a garantir que seus funcionários recebam informações consistentes sobre seus cargos, você deve considerar o uso de materiais de treinamento para cada cargo em sua organização. Vários treinadores podem usar esses materiais ao mesmo tempo, cobrindo todos os aspectos das tarefas do trabalho.

Torna o treinamento mais mensurável

Você pode medir a eficácia do seu treinamento pelo número de pessoas que o concluem. Você também pode usar dados quantitativos para determinar se está alcançando as pessoas certas ou se elas estão recebendo as informações certas.

O Visme vem com uma ferramenta de análise que ajudará a medir a eficácia de seus materiais de treinamento. Veja o número de pessoas que visualizaram seus materiais de treinamento e o tempo total que eles gastaram com essa ferramenta incrível.

Incentiva mais aprendizado

Outro benefício importante dos materiais de treinamento é que diferentes pessoas, departamentos e locais podem usá-los.
Se você deseja que seus funcionários aprendam uma nova habilidade, basta acessar o tipo certo de material de treinamento. Ter materiais de treinamento de boa qualidade pode ajudar os funcionários a se sentirem mais confiantes sobre o que estão fazendo e incentivá-los a ter um desempenho melhor.

O que incluir nos materiais de treinamento

Antes de criar os materiais de treinamento, certifique-se de preparar o conteúdo que deseja incluir neles. Aqui estão alguns dos principais elementos que seus materiais de treinamento devem cobrir.

Objetivos de aprendizagem – O que você deseja que seus alunos alcancem ao final do treinamento? Seja claro e específico sobre o que você espera que eles saibam ou sejam capazes de fazer.

Esboço do conteúdo – Dê uma visão geral dos tópicos abordados no treinamento. Isso ajudará os alunos a ver a estrutura geral e saber o que esperar.

Instruções detalhadas – Certifique-se de que suas instruções sejam claras e fáceis de seguir. Inclua instruções passo a passo quando apropriado.

Exemplos do mundo real – Use exemplos com os quais os alunos possam se relacionar e que os ajudem a entender os conceitos que estão sendo ensinados.

Instruções de tarefas – você pode querer incluir instruções simples para cada tarefa que seus novos contratados precisam concluir. Essa pode ser uma maneira útil de apresentar aos novos funcionários as tarefas que eles precisam realizar e fornecer contexto sobre o motivo pelo qual as realizam.

Organogramas – Você também pode querer incluir um gráfico que mostre como seu departamento funciona. Isso pode ajudar os membros da equipe a entender onde eles se encaixam na organização e como seu trabalho contribui para um bem maior.

Exercícios práticos – Dê aos alunos oportunidades de praticar o que aprenderam para que possam dominar as habilidades.

Perguntas de teste – Inclua perguntas no final do treinamento para verificar a compreensão e avaliar se os objetivos foram alcançados.

Use esta planilha de treinamento de funcionários para acompanhar as sessões de treinamento de seus funcionários.

Exemplos de materiais de treinamento

Folhetos – Um folheto é um documento escrito que você distribui aos seus funcionários para que eles possam lê-lo em seu próprio ritmo. É uma excelente maneira de comunicar informações de forma rápida e eficaz.

Vídeos – Os videoclipes são outra ótima maneira de os funcionários aprenderem novas habilidades rapidamente. No entanto, o vídeo tende a não funcionar bem em certas situações em que não há monitores de tela suficientes por perto (como salas de reunião).

Apresentações – Uma apresentação oral em que você apresenta seu material para um público. Este tipo de formação envolve falar com os formandos e explicar o que vão aprender com ela.

Crie suas apresentações usando o software de apresentação do Visme . O Visme oferece milhares de modelos de apresentação que você pode personalizar com ícones, ilustrações, widgets de dados, tabelas, gráficos e muito mais.

Apresente-se como um profissional usando o software de apresentação que inclui recursos avançados, como notas do apresentador e prompts visíveis apenas para você.

Listas de verificação – Uma lista de verificação inclui todas as etapas necessárias e suas datas/horas/datas de conclusão para cada etapa. As listas de verificação são úteis para garantir que todas as etapas sejam concluídas e podem ser usadas para ajudar os funcionários a acompanhar seu progresso.

Manuais de treinamento – Um manual de treinamento é um pequeno manual que inclui um conjunto de instruções para melhorar a qualidade de um processo, tarefa ou trabalho. Esses manuais são perfeitos para treinar novos funcionários antes do processo de integração.

Você pode criar os manuais usando os modelos de manual de treinamento profissional do Visme . Escolha um modelo adequado na enorme biblioteca e personalize-o para integrar ou treinar novos funcionários.

Como desenvolver materiais de treinamento em 8 etapas

Agora que você sabe o que incluir nos materiais de treinamento e os tipos disponíveis, é hora de criar o seu. Reunimos oito etapas simples abaixo para ajudá-lo a criar seus materiais de treinamento da maneira mais fácil possível.

Passo 1: Identifique Suas Necessidades de Treinamento

O primeiro passo para desenvolver materiais de treinamento é identificar as necessidades de treinamento. Essa é uma parte vital do processo porque ajuda a determinar o tipo de conteúdo que você deve preparar.

Funções diferentes requerem programas de treinamento diferentes. Por exemplo, uma agência de criação pode precisar apresentar certos procedimentos aos novos funcionários. Os funcionários de vendas podem precisar aprender como prospectar novos clientes, enquanto os designers teriam que aprender como funciona o processo criativo em suas agências.

Os materiais de treinamento para este curso podem incluir vídeos e instruções escritas que explicam esses procedimentos em detalhes.

Etapa 2: escolha seu método de entrega

A maneira como você oferece seu treinamento afeta significativamente o desenvolvimento do material de treinamento. Existem diferentes métodos para entregar seus materiais de treinamento, como:

  • Webinários ao vivo
  • Treinamento presencial
  • Apresentações de slides
  • Aulas online
  • Manuais de treinamento escritos

Escolha o método apropriado de acordo com suas necessidades de treinamento e operações comerciais. Por exemplo, uma pequena empresa pode aproveitar o treinamento presencial. Por outro lado, uma grande empresa se beneficiará de aulas online que exigem menos coordenação.

Etapa 3: crie um cronograma para o desenvolvimento do treinamento

A melhor maneira de planejar o treinamento é desenvolver um cronograma e segui-lo. Isso ajuda você a saber quando seu treinamento será entregue, quanto tempo levará para ser desenvolvido e quais materiais precisam ser criados.

Comece identificando os recursos que você usará no desenvolvimento de seu treinamento. Depois de identificar todas as opções, priorize-as com base no custo, tempo necessário e nível de qualidade.

Agora que você identificou seus recursos, crie um cronograma para entregar cada conteúdo. A primeira etapa deve ser determinar quando você entregará cada parte do conteúdo para que o horário mais adequado possa ser agendado para a entrega.

Crie sua linha do tempo usando os modelos de linha do tempo projetados profissionalmente do Visme e o criador de linha do tempo gratuito .

Etapa 4: crie um esboço

Você pode ficar tentado a começar a escrever seu conteúdo agora. Mas seria melhor se você criasse um esboço detalhado primeiro, pois isso ajuda a organizar seu conteúdo e facilita o processo.

A melhor maneira de criar um esboço para o seu material de treinamento é avaliando o trabalho ou a tarefa. Isso permite que seus funcionários entendam o conteúdo de maneira rápida e fácil.

Por exemplo, se você estiver escrevendo um manual de treinamento de marketing digital , pode ser assim:

  1. Introdução
  2. Objetivos
  3. Gerenciando tarefas diárias
  4. Desenvolvimento de estratégias de marketing
  5. Gerenciando campanhas
  6. Criação de conteúdo
  7. Resumo

Você pode organizar seus materiais de treinamento como quiser. Mas certifique-se de segmentar as informações da maneira que seus funcionários acharem mais útil.

Etapa 5: mantenha-o curto e fácil de entender

Um dos erros mais comuns que os novos funcionários cometem é não conseguir compreender as informações que aprendem no treinamento. Garanta que seus funcionários recebam o máximo de informações possível sem serem sobrecarregados com muitos detalhes.

Mantenha seus materiais de treinamento curtos e fáceis de entender. Use slides, vídeos e até mesmo infográficos em vez de conteúdo longo.

Etapa 6: use um modelo de materiais de treinamento

Se você não é designer, pode ser difícil criar qualquer material de treinamento do zero.
Escolha um modelo na lista abaixo ou na biblioteca de modelos de materiais de treinamento do Visme e personalize-os de acordo com suas necessidades.

Adicione, remova, duplique e mova páginas, altere cores de fundo, texto, imagens, cores de fontes e muito mais.

Etapa 7: adicione recursos visuais para manter os alunos envolvidos

Manter os alunos envolvidos é um dos seus maiores desafios ao treiná-los. Os pesquisadores descobriram que os recursos visuais podem melhorar o aprendizado em até 400% . Portanto, use recursos visuais nos materiais de treinamento para aumentar o engajamento e a retenção de informações.

Aqui estão os recursos visuais que podem tornar seus materiais de treinamento mais eficazes.

Imagens de alta qualidade

Pesquisas mostram que 90% das informações transmitidas ao cérebro humano são visuais. Portanto, inclua imagens relevantes sempre que possível para ajudar seus leitores a reter mais informações.

A biblioteca de fotos do Visme apresenta mais de 1.000.000 de imagens de alta resolução que podem ser usadas gratuitamente. Navegue e pesquise qualquer palavra-chave para encontrar a imagem que você precisa.

Se você já tiver imagens para incluir em seus materiais de treinamento, carregue-as e edite-as usando o editor de fotos do Visme e adicione-as aos seus materiais de treinamento.

Vídeos

Os vídeos são, sem dúvida, o formato de conteúdo mais atraente. Eles ajudam a demonstrar conceitos complexos e a fornecer informações com mais eficiência. Além disso, eles podem manter a atenção do aluno por mais tempo do que qualquer outro formato.

Use o criador de vídeos on-line gratuito do Visme para criar vídeos explicativos , vídeos animados, vídeos interativos e muito mais.

Tabelas e Gráficos

Não transforme seu programa de treinamento em um despejo de dados. Use tabelas e gráficos para apresentar dados de forma eficaz para seus alunos. Esses recursos visuais ajudarão você a explicar conceitos complexos, reforçar a mensagem principal e tornar os insights memoráveis.

Crie mais de 30 tabelas e gráficos, como gráficos de barras, gráficos de pizza, gráficos de linha, gráficos de tabela e muito mais usando o criador de gráficos e o criador de gráficos do Visme .

Infográficos

Estudos revelaram que as pessoas que seguem instruções com texto e ilustrações se saem 323% melhor do que aquelas sem instruções. E um infográfico é a melhor maneira de combinar texto com imagens.

Use infográficos em seus materiais de treinamento para apresentar informações complexas e fáceis de entender. O Visme vem com mais de 1.000 modelos de infográfico gratuitos para diferentes tópicos, setores e tipos de negócios.

Personalize-os usando o criador de infográficos gratuito para transformar seu conteúdo de treinamento em visuais impressionantes.

Fluxogramas

Se você deseja ensinar seus funcionários sobre um novo processo de negócios ou um fluxo de trabalho complexo, os fluxogramas podem ser a melhor maneira de fazer isso. Eles ajudam a representar uma série de etapas e orientam os alunos.

Aprenda sobre os diferentes tipos de fluxogramas e use os modelos de fluxogramas projetados profissionalmente do Visme para criar o seu próprio.

Passo 8: Compartilhe os materiais de treinamento

Depois de terminar de criar os materiais de treinamento no Visme, é hora de baixá-los e compartilhá-los com seus funcionários.

Gere um link de convite e compartilhe-o com sua equipe para colaborar. Com os recursos de colaboração do Visme , você e sua equipe podem trabalhar juntos em um projeto.

O Visme permite que você baixe seus materiais de treinamento em vários formatos, como JPG, PNG, PDF, HTML5 e muito mais.

Publique seus materiais de treinamento online ou compartilhe-os em canais de mídia social diretamente usando um link. Gere um código de incorporação para seu livreto e adicione-o em qualquer lugar em uma página da web usando um trecho de código.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!