Como Direcionar Tráfego Orgânico Para Seu Site – Um Guia Simples

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Jadilson Barros
em janeiro 25, 2023

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é crucial para o sucesso do site de qualquer empresa, pois é gratuito e não direcionado. No entanto, se você precisa de ajuda para entender como direcionar o tráfego orgânico para o seu site e ainda não sabe nada sobre isso, você não está sozinho.

Todos nós erramos em algum momento ao tentar aprender algo novo, mas é para isso que estamos aqui! Confira este guia de como direcionar tráfego orgânico para o seu site para se tornar mais conhecedor do assunto e atrair novos clientes através dos mecanismos de busca.

O que é tráfego orgânico?

Então, você quer direcionar o tráfego para seu site. Excelente! Você teve uma ideia fantástica e agora é hora de começar a trabalhar e começar a fazer tudo o que puder para que isso aconteça. As primeiras coisas primeiro, porém – o que é tráfego orgânico?

Esta é uma pergunta importante porque se você não entender o que é tráfego, como saberá o que é necessário para conduzi-lo? Por exemplo, quando alguém visita seu site a partir de um anúncio do Facebook, essa visita não é considerada tráfego orgânico porque foi paga e não adquirida organicamente.

O tráfego orgânico é exatamente o que parece: o tráfego que chega ao seu site a partir dos mecanismos de pesquisa gratuitamente. Quando alguém pesquisa algo no Google e clica em um resultado, isso é tráfego orgânico. E, como você deve ter adivinhado, a maioria dos profissionais de marketing deseja que seu conteúdo tenha uma classificação alta nos resultados de pesquisa – e não apenas no Google, mas em todos os principais mecanismos de pesquisa.

Como eles fazem isso? Escrevendo conteúdo que atraia a atenção. Se as pessoas lerem e compartilharem seu conteúdo (e criarem links para ele), isso ajudará sua classificação em mecanismos de pesquisa como Bing e Yahoo!

Iniciando uma estratégia de SEO

O número de tráfego orgânico que você vai conseguir depende da sua estratégia de SEO, por isso, na hora de criar conteúdo para o seu blog, é muito importante que você coloque suas estratégias de SEO para funcionar. Quando se trata de SEO de conteúdo, aqui estão algumas coisas que você deve colocar em prática antes de escrever uma postagem de blog a ser publicada:

  1. Faça uma lista de tópicos – Antes de começar a publicar sua primeira postagem, é muito importante que você crie pelo menos 10 palavras ou termos associados ao seu nicho, após os quais você pode usar uma ferramenta de SEO como SE-Ranking para fazer pesquisa de palavras-chave e veja o número de tráfego que cada frase ou palavra recebe por mês, antes de decidir sobre qual escrever.
  2. Faça uma lista de palavras-chave de cauda longa – Para um novo blog ou site, é muito importante que você direcione apenas palavras-chave de cauda longa para pelo menos os primeiros 20 a 30 artigos que você publicará em seu blog.

    As palavras-chave de cauda curta são muito competitivas, “Embora recebam um tráfego enorme”, mas para um novo site, se você segmentar essas palavras-chave por causa de seu enorme volume de tráfego, você simplesmente matará seu site, porque existem milhões de grandes sites em seu nicho visando essas palavras-chave.

  3. Categorize sua postagem no blog – Categorizar sua postagem no blog significa simplesmente organizá-la de maneira que seja mais fácil para os leitores escolherem o tópico específico sobre o qual desejam ler.

    Mais de 89,99% dos leitores abandonam os sites devido à má navegação e dificuldade em encontrar seu tópico de interesse específico. 

4 etapas fáceis para direcionar tráfego orgânico para seu site

Tráfego OrgânicoCriando ótimo conteúdo

Não é segredo que, para ter sucesso no Google, você precisa de um ótimo conteúdo. Mas criar um ótimo conteúdo leva tempo, dinheiro e muita tentativa e erro. Embora existam muitas estratégias que podem ajudá-lo a criar um ótimo conteúdo mais rapidamente (incluindo o uso de coisas como mídia social), vamos nos concentrar em como obter tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa.

Um ótimo conteúdo é fundamental porque não apenas dá aos usuários uma ideia do que é seu site ou produto, mas também pode informar ao Google sobre o que é seu site. Se você deseja que as pessoas encontrem sua empresa por meio do Google, você precisa de um ótimo conteúdo! As pessoas vão querer compartilhar e criar links para o seu site se gostarem de lê-lo – o que, por sua vez, gera tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa e ajuda a criar confiança online.

Agora, como exatamente você cria um ótimo conteúdo? E como você pode direcionar o tráfego orgânico para o seu site sem suar a camisa? Aqui estão algumas estratégias úteis que você pode usar para criar conteúdo que o ajudará a obter tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa.

A maioria dessas estratégias também ajudará a dar aos usuários uma ideia do que é seu site, o que significa que eles estarão mais propensos a confiar em sua marca e compartilhá-la com seus amigos!

Escolhendo as palavras-chave certas

Ser capaz de fazer a pesquisa de palavras-chave não é realmente o negócio real, o principal aqui é como você pode escolher as palavras-chave certas para o seu blog e como vai usá-las em outros para obter os melhores resultados para o seu trabalho.

Se você é novo no termo palavra-chave, a palavra-chave é simplesmente o termo ou frases que as pessoas digitam em sua barra de pesquisa em mecanismos de pesquisa como o Google.

Quando se trata de escolher as palavras-chave certas, aqui estão algumas coisas às quais você deve prestar atenção máxima.

  1. Volume de pesquisa – Este é o número de pesquisas que um determinado termo ou frase recebe por mês.
  2. Dificuldade da palavra-chave – É difícil para qualquer site segmentar essa palavra-chave classificar na primeira página do Google.
  3. Custo por clique (CPC) – É quanto você ganha sempre que alguém clica em um anúncio em seu site relacionado a essa palavra-chave.

Para um novo site, eu recomendo fortemente que você segmente palavras-chave com dificuldade de 18 ou menos

; volume de pesquisa, se você obtiver uma palavra-chave de 18 com um volume de pesquisa de 100, é uma boa palavra-chave para segmentar.

Certifique-se de que seus primeiros 20 a 30 artigos tenham como alvo uma palavra-chave de cauda longa, porque será mais fácil para um novo site classificar para palavras-chave de cauda longa do que para cauda curta.

Otimizando seu site para SEO

Não importa quão bons sejam seus artigos, se o seu site não estiver otimizado adequadamente para mecanismos de pesquisa e usuários, o Google não classificará seu site, o que significa que você não receberá nenhum tráfego orgânico.

Quando se trata de otimização de sites, temos dois tipos principais: otimização On-Page e Off-Page .

  • SEO On-Page – Refere-se a todas as medidas possíveis que você pode tomar para melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa e pode ser feito dentro do seu site. Isso pode ser, tornando seu site responsivo para dispositivos móveis e desktop, escrevendo uma meta descrição bem detalhada e com palavras-chave incluídas para seu site. Você pode ler mais sobre SEO de página AQUI.
  • SEO Off-Page – Este é um tipo de otimização de site que é feito fora do seu site para melhorar suas chances de classificação nos motores de busca. Alguns dos fatores de SEO fora da página são; Construindo backlinks, construindo presença na mídia social e muito mais.

Obtendo backlinks e promovendo postagens nas mídias sociais

Se você quiser aumentar seu tráfego orgânico do Google, em algum momento você terá que construir backlinks. Backlinks são links de outros sites apontando para o seu site. (Por exemplo, se eu criar um link para Comprar coisas que você ama em uma postagem no meu site, isso seria considerado um backlink).

Quanto mais backlinks apontando para o seu site – de fontes de alta qualidade – mais poderosos eles se tornam e, portanto, mais relevantes o Google os considera quando se trata de calcular as classificações dos mecanismos de pesquisa. Mas como você consegue todos esses backlinks poderosos? É aí que entra a promoção de postagens nas mídias sociais e a divulgação com influenciadores.

Acompanhando seus objetivos

Acompanhar seus objetivos regularmente pode ajudá-lo a alcançá-los com mais facilidade. Isso pode ser feito com qualquer coisa, desde a boa e velha caneta e papel até algo tão simples quanto uma planilha do Excel. Qualquer que seja o sistema escolhido, acompanhar seu progresso fornece evidências tangíveis de até onde você chegou.

Sem uma maneira de acompanhar o progresso, é fácil se perder nas atividades do dia a dia e perder de vista os objetivos de longo prazo. Você pode esquecer o que se propôs a fazer, por que era importante ou até mesmo o que está acontecendo!

Isso não significa que você deva simplesmente escrever qual é o seu objetivo – você deve reservar um tempo para refletir sobre ele regularmente e garantir que ele esteja alinhado com o rumo que você deseja que seu negócio ou carreira siga.

Conclusão

Como direcionar tráfego orgânico para o meu site? Escreva conteúdo que as pessoas queiram ler e compartilhar. Se você está escrevendo coisas boas, as pessoas vão aparecer no seu site. Quanto mais eles visitam, maior a chance de você ter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa (a força vital de qualquer negócio).

Na verdade, se você escreve um conteúdo de qualidade que ressoa com as pessoas online, o Google realmente fornece um pequeno impulso nas classificações para o que acredita ser um conteúdo novo ou em mudança – o Google recompensa o frescor. Algumas empresas estão vendo aumentos de até 20% no tráfego orgânico simplesmente escrevendo novos conteúdos com frequência. Resumindo: como faço para obter mais tráfego orgânico?

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!