Como escolher um nicho de blog lucrativo? (Forma correta)

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Jadilson Barros
em janeiro 23, 2023

nicho de blog lucrativoEste é de longe o artigo mais importante que você lerá antes de começar um blog . O conhecimento do nicho do blog definirá seu sucesso futuro ou a falta desse conhecimento pode levar ao fracasso.

Existem inúmeras pessoas que começaram um blog e o abandonaram antes de descobrirem a glória a que estavam destinadas.

O que achei mais interessante aqui é que a maioria deles ecoou a mesma voz:

  • Desisti porque não conseguia direcionar o tráfego do blog
  • Desisti porque não conseguia ganhar dinheiro
  • não tive sucesso
  • eu não tive sorte

Para mim, é desanimador ouvir isso, pois sei que o problema não é o trabalho árduo desses desistentes, mas a falta de compreensão de blogs lucrativos e, especialmente, a zero compreensão do nicho de blog.

Agora, hoje eu desvendo os segredos da seleção de nicho, que se tornará sua base para criar um negócio de blog lucrativo .

Esta é uma leitura longa e você também deve marcar este guia para referência futura. Pegue uma caneca cheia de café ou chá verde e feche todas as distrações.

Leia cada palavra com uma clara intenção de aprender algo novo, e você não apenas terá sucesso com seu próximo blog, mas também evitará cometer erros de seleção de nicho, o que faz com que muitos blogueiros tenham sucesso.

Qual é o nicho do blog?

De acordo com o dicionário

Denotando ou relacionado a produtos, serviços ou interesses que atraem uma pequena parte especializada da população.

A maneira mais comum de pensar em um nicho de blog é:

  • Qual é o tema do seu blog?
  • Sobre o que é o seu blog?

O maior erro na seleção de nicho?

Existem alguns erros que muitos iniciantes cometem quando se trata de seleção de nicho. Deixe-me escrever alguns deles.

1. Entrando em um nicho genérico:

Um nicho genérico é um nicho amplo, que geralmente é de alta concorrência e muito amplo. Por exemplo, nicho de saúde, nicho de tecnologia, nicho de moda.
A melhor maneira de analisá-lo é  concentrando-se em um nicho restrito especializado dentro de um nicho amplo .

Isso por si só garantiria que seu blog se tornasse um sucesso em termos de popularidade, tráfego e dinheiro.

Além disso, você se torna um especialista especializado, pois passaria muito tempo pesquisando, aprendendo e escrevendo sobre um tópico específico.

2. Menos opções de monetização:

Muitos iniciantes entram no blog concentrando-se apenas no AdSense . Isso se deve principalmente à falta de informação, e esse não deve ser o único critério para a seleção de nichos lucrativos.

Você precisa ampliar seu horizonte e focar em um nicho que ofereça uma opção para mais oportunidades de monetização.

Isso pode ser na forma de (mas não limitado a)

  • Anunciantes diretos
  • Programas afiliados
  • Cursos online
  • merchandising

Leia meu guia sobre como ganhar dinheiro com blogs , isso ajudará você a aprender sobre mais opções de monetização de blogs.

3. Sem pesquisa, o fracasso acontece:

Se seu objetivo é fazer um negócio sustentável (fluxo de renda) com seu esforço de blogar, você precisa gastar tempo pesquisando e usando dados para escolher um nicho.

Isso pode levar de 2 a 3 dias antes que você possa  iniciar seu blog . Mas esse exercício por si só o ajudaria a validar sua ideia, e sua decisão não se baseia apenas na paixão e na intuição.

Pelo contrário, o pressentimento não é ruim, desde que você seja bem alimentado com as informações certas, antes de lançar seu blog.

4. Aderir a um nicho errado:

“Está tudo bem, farei com que seja um sucesso”,  esse tipo de pensamento geralmente leva à frustração no futuro próximo e, em última análise, permite que você pare de trabalhar em seu blog.

Muitas vezes, quando você percebe que está trabalhando no nicho errado, tem a opção de iniciar um novo site (em um novo nicho) e fazê-lo funcionar para você. Na verdade, seu segundo blog pode ser um sucesso, pois você estará utilizando o conhecimento do blog antigo em um novo.

Em meus 12 anos de carreira como blogueiro, cada novo blog se tornou um sucesso mais rápido do que o anterior. Portanto, não tenha medo de deixar seu antigo nicho e começar um novo quando perceber que o antigo nicho está muito saturado ou você não tem mais interesse nele.

Aceite todos esses conselhos com cautela e reflita sobre eles antes de tomar qualquer decisão sobre a mudança de nicho. Se você faz parte do jadilsonbarros, sempre pode me perguntar sobre o seu nicho.

5. Não começar por falta de nicho:

A seleção de nicho é definitivamente o passo número 1 para obter sucesso com blogs lucrativos, mas você não deve ficar preso nesse estágio por muito tempo. Há muitos outros desafios esperando e você deve concluir todo o processo de seleção de nicho em uma semana.

Mesmo que isso signifique que você selecionou o nicho errado, você sempre pode corrigir o curso mais tarde. A chave aqui é não ficar preso no processo de seleção de nicho.

Passando para os benefícios…

Quais são os benefícios da seleção de nicho

1. Mais tráfego – Google Love:

Como você terá a ajuda de dados para escolher o nicho, a probabilidade de você criar um blog de alto tráfego seria maior. Além disso, como você está trabalhando em um nicho focado no laser, é mais provável que seja recompensado pelo Google em termos de tráfego orgânico.

2. Usuários mais leais:

Estar no nicho certo também permite atrair usuários com interesses semelhantes. Como seu blog será sobre um tópico, estar no nicho certo também permite que você atraia usuários com interesses semelhantes.

Como seu blog será sobre um tópico, é mais provável que seus leitores continuem por lá.

Você notaria que tem menos taxa de rejeição, média alta. página no prazo e sua comunidade se expandiria. Todo esse processo pode ser lento no começo, mas um dia tudo mudará.

3. Você pode se tornar um especialista:

O aprendizado é um processo lento, mas como você passa um tempo regular diariamente aprendendo sobre um assunto, eventualmente acabará ficando entre 1% e 5% nesse campo específico. A melhor parte é que você nem perceberia como adquiriu esse tipo de conhecimento, pois sua fome de aprender mais nunca terá fim. Essa diferença é notada principalmente por outras pessoas ou por você quando compara seus escritos recentes com os antigos.

4. Marketing fica mais fácil:

Esse motivo por si só deve obrigá-lo a gastar uma quantidade significativa de tempo selecionando um nicho. Quando você tem um blog focado, seus esforços de marketing se tornam um pouco mais fáceis do que um blog sem foco, e você vê melhores resultados com menos esforços.

5. Mais Mulá 💸:

Assim que seu blog começar a ganhar força, você será abordado por anunciantes. Este estágio de sua carreira seria um divisor de águas, pois sua seleção inicial de nicho o ajudará a ganhar mais dinheiro em comparação com seus colegas.

Devido ao nicho focado no laser, os anúncios devem obter CTR alto do público hiper-segmentado, isso seria mulá máximo. Em um dos nichos em que trabalhei, ganhei mais de $ 12.000 em um único dia porque eu estava em um nicho focado. Agora, você pode ou não repetir o mesmo resultado que o meu, mas com certeza será melhor do que começar um blog sem seleção de nicho.

Nicho genérico vs. Nicho focado em laser (Micro nicho)

  • Freelancing vs freelancer para escritores
  • Blog de tecnologia vs blog de tecnologia para usuários da Apple
  • Blog de estilo de vida de moda vs estilo de vida e moda para universitários
  • SEO x Construção de backlinks

5 Princípios para escolher um nicho para o seu blog:

1. Seu interesse, também conhecido como paixão

Use sua experiência passada, hobbies e aprendizados, interesses atuais, leituras e aprendizados e suas realizações de vida como base para escolher um nicho. Por exemplo, se você perdeu peso, pode pensar em começar um blog de saúde ou se você se tornou financeiramente independente, pode começar um blog de finanças.
Lembre-se sempre: Aprende-se melhor ensinando!

A maneira como faço isso é criando uma lista de assuntos pelos quais sou apaixonado e, em seguida, passando por outros filtros listados abaixo.

Isso garante que o nicho que você escolherá não seja apenas algo pelo qual você é apaixonado, mas também lucrativo a longo prazo.

2. Nicho de baixa concorrência significa vitória fácil:

A concorrência é outro fator que você deve considerar antes de se concentrar em um nicho. Você deve evitar um nicho altamente competitivo, pois muitos outros webmasters estão criando um site no mesmo nicho.

Você deve se lembrar disso como o princípio mais importante para uma seleção de nicho bem-sucedida. Seu objetivo deve ser escolher um nicho que não seja muito competitivo e que não tenha muitos usuários interessados ​​nele. Ao mesmo tempo, tem potencial para crescer ao longo do tempo (Veja as tendências na seleção de nicho) para ter uma compreensão clara disso.

3. Sua área de especialização:

Bem, a paixão é uma bússola para encontrar um grande nicho, você não deve descartar sua experiência existente quando se trata de seleção de nicho. Especialmente, como muitos sites dependem da pesquisa do Google para direcionar o tráfego, a experiência é um critério que você deve considerar.

Alguns anos atrás, o Google deixou claro que eles analisam a experiência do autor para classificar um site. Uma classificação alta significa que você será recompensado com mais tráfego orgânico, o que, por sua vez, o ajudará a ter sucesso em seu esforço de blogar.

Na verdade, o Google deu um passo à frente e começou a desclassificar sites onde a experiência não é clara, especialmente em certos nichos como saúde, finanças e qualquer coisa relacionada a questões financeiras.

Nichos genéricos como moda e tecnologia estão bem agora, mas não podemos ter certeza de que permanecerão os mesmos em um futuro próximo. Suas qualificações, sua designação oficial (Exemplo: Engenheiro, Doutor, Diploma de Administração), devem ser consideradas ao escolher um nicho.

Se você não possui um desses, evite entrar em um nicho em que a qualificação seja importante. Existe uma solução alternativa relacionada a essa situação, mas não é tão simples quanto parece. Portanto, junto com a paixão, considere um nicho onde você possa destacar sua própria experiência ou contratar escritores especializados.

Uma solução alternativa para isso é ter um especialista revisando seu conteúdo (por exemplo, o nicho de saúde pode trabalhar com um médico para revisar o conteúdo).

4. Relevância do tópico no futuro

Então você identificou alguns nichos para você, mas e o futuro desses nichos?

Verificar a tendência e garantir que ela tenha aumentado ao longo do tempo garante que você permaneça relevante no futuro.

Há exceções quando você está trabalhando em um micro-nicho e seu horizonte de tempo para esse blog não é superior a 1-2 anos. Uma boa ferramenta gratuita para verificar a tendência de um tópico é usar as tendências do Google.

Veja como você pode usar as tendências do Google.

  • Acesse Trends.google.com
  • Insira o tópico do seu nicho
  • Selecione o país de destino (Ex: Mundial, Índia, Estados Unidos, Austrália)
  • Selecione o intervalo de anos (Ex: 5 anos)

5. Seu nicho é monetizável?

Esse é outro fator importante que você deve considerar ao finalizar um nicho para construir um blog lucrativo. Não é incomum encontrar blogueiros iniciantes criando um blog sobre coisas pelas quais são apaixonados, mas lutam para monetizá-lo.

A razão é que existem muitos nichos de alto tráfego, que são difíceis de monetizar. A razão é que não há anunciantes suficientes que gostariam de anunciar nesses nichos.

Google AdSense  ou Media.net é certamente a forma mais comum de monetizar qualquer nicho, mas como eu compartilhei em meu  webinar sobre como ganhar dinheiro com blogs, existem níveis mais altos de monetização que geram mais receita.

Existem algumas maneiras de avaliar as oportunidades de monetização, e uma delas é analisando os sites semelhantes nesse nicho. Essa estratégia também é conhecida como análise de concorrentes.

Analise outros blogs em um nicho semelhante (amplo ou restrito) e veja como eles estão monetizando seu blog.

Algumas coisas para prestar atenção:

  • Eles estão usando apenas redes de anúncios contextuais, como o AdSense, para monetizar?
  • Eles estão exibindo algum anúncio direto? Se sim, quais todas as marcas?
  • Os links de afiliados estão no site?
  • Eles estão vendendo algum produto (Cursos, eBooks, Merchandising) ?
  • Eles estão oferecendo consultoria?

Esse tipo de estudo lhe dará uma vantagem inicial e também ociosa para o plano de negócios do seu blog .

Palavras finais para uma seleção de nicho bem-sucedida:

Antes de passar para as perguntas frequentes relacionadas à seleção de nicho, quero que você saiba uma coisa:

Embora este guia deva ser usado como um princípio orientador para o seu processo de seleção de nicho, ele não deve ser o único. Freqüentemente, existem outliers que pensam impensáveis, e você deve ter isso em mente.

No entanto, alguns princípios, como usar dados para validar sua ideia de seleção de nicho , garantiriam que você não cometesse erros de seleção de nicho como muitos outros.

Este guia destina-se a ajudá-lo a aprender os truques que os profissionais usam para a seleção de nicho. No mundo real, você acabaria pagando centenas, senão milhares de dólares, para aprender toda essa sabedoria. Hoje você está aprendendo isso de graça, porém, todo esse conhecimento seria inútil, se você pular um único princípio do processo de seleção de nicho.

Se você já tem um blog em um nicho específico, pode usar este guia para dar um novo rumo a ele. Dessa forma, você não apenas torna seu sucesso futuro à prova, mas também não acabará como muitos blogueiros que desistem de blogar devido à seleção errada de nicho.

P. Não sou especialista em nada, como posso começar um blog em qualquer nicho?

R. Bem, a melhor maneira de aprender qualquer coisa é ensinando. Contanto que você aplique esses princípios para encontrar um bom nicho e comece a escrever sobre ele, você começará a melhorar.

À medida que avança em sua jornada como aprendiz, você pode voltar a editar artigos antigos, o que é completamente natural. No geral, você não precisa ser um especialista para iniciar um blog em qualquer nicho, você se torna um especialista aprendendo e escrevendo.

Na verdade, quando você aprende a escrever, acaba pesquisando e aprendendo melhor, pois escrever exige mais preparo. Mesmo que os primeiros meses sejam lentos para você, a longo prazo, você terá um impacto melhor.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!