Como fazer pesquisa de palavras-chave

Tempo de leitura: 31 min

Escrito por Jadilson Barros
em março 29, 2023

pesquisa de palavras-chaveSe você deseja um grande volume de leitores em seu blog, precisa aprender a fazer pesquisa de palavras-chave . É simples assim. Se você conseguir descobrir o que os leitores (certos) estão procurando – por meio de uma pesquisa de palavras-chave eficaz (e usando as ferramentas de pesquisa de palavras-chave gratuitas certas) – então você está um passo mais perto de atender às suas necessidades e trazer muito mais leitores para o seu blog.

Então, por que é importante aprender a fazer pesquisa de palavras-chave? Enquanto alguns blogueiros direcionam o tráfego para seus sites a partir de uma combinação de mídia social, boca a boca e assinantes de e-mail, os blogs de maior sucesso diversificam seu marketing.

Isso inclui pesquisa estratégica de palavras-chave com a melhor ferramenta de palavras-chave e planejamento de conteúdo cuidadoso que resulta em tráfego de mecanismos de pesquisa.

Se sua estratégia geral de direcionamento de tráfego incluir atrair leitores de mecanismos de pesquisa como o Google, a força de seu jogo de pesquisa de palavras-chave fará ou destruirá seu sucesso como blogueiro.

Como fazer pesquisa de palavras-chave (e obter mais de 584.958 leitores de blog)

Somente no ano passado, usei minha capacidade de fazer pesquisas inteligentes de palavras-chave para trazer quase 4,4 milhões de leitores ao meu blog.

 

Como fiz uma pesquisa completa de palavras-chave, escolhi escrever sobre ideias de tópicos de blog que (1) obtêm um grande volume de pesquisas todos os meses e (2) trazem leitores com alta intenção e relevância para as maneiras como ganho dinheiro com blogs através de afiliados e cursos.

Agora, vamos falar sobre  como fazer pesquisa de palavras-chave (da maneira certa) este ano. A pesquisa de palavras-chave literalmente construiu todo o meu negócio de blogs. Quando estiver pronto para colocar em prática sua pesquisa de palavras-chave e criar um blog lucrativo, vá para o meu guia definitivo para iniciar um blog .

Aqui está o que você precisa saber sobre pesquisa de palavras-chave e como direcionar mais leitores mensais dos mecanismos de pesquisa. Mas primeiro, vamos cobrir o básico.

1. O que é pesquisa de palavras-chave? (Definição)

A pesquisa de palavras-chave é um processo que blogueiros e profissionais de marketing de conteúdo usam para descobrir quais termos de pesquisa relevantes estão sendo digitados nos principais mecanismos de pesquisa, como o Google. Essas palavras e frases comumente pesquisadas fornecem aos criadores de conteúdo uma boa indicação do que as pessoas estão procurando na Internet e, portanto, sobre quais tópicos escrever para trazer esses leitores ao seu site.

Ao usar as ferramentas de blog certas para fazer sua pesquisa de palavras-chave (como minha própria ferramenta de palavras-chave gratuita , Ahrefs ou Twinword Ideas ), você responderá a perguntas críticas como:

  • Quantas pessoas estão procurando por esta palavra-chave a cada mês?
  • Quais são as palavras-chave relacionadas que essas pessoas também estão procurando?
  • O que precisa ser abordado (e resolvido) em uma postagem de blog sobre essa frase-chave?
  • Quem são os outros sites competindo para classificar essa frase de palavra-chave?

Se você deseja criar um conteúdo valioso para o seu blog (e para os leitores), a pesquisa de palavras-chave é um excelente ponto de partida, para garantir que está escrevendo postagens de blog que agregarão valor real às pessoas que buscam essas respostas.

2. Por que a pesquisa de palavras-chave é importante e como ela funciona com SEO?

Se você ainda não está familiarizado com o termo SEO, ele significa Search Engine Optimization. SEO é o conjunto de melhores práticas e estratégias pelas quais você pode tornar seu blog mais amigável para os mecanismos de pesquisa e, assim, classificar seu conteúdo mais alto nos resultados de pesquisa do Google. Quanto mais alto você classificar, mais provável será que os pesquisadores cheguem ao seu site.

Aqui estão algumas estatísticas de blogs relacionadas ao SEO que ilustram ainda mais a importância da pesquisa de palavras-chave:

  • O Google é responsável por 92,04% do tráfego orgânico total
  • 95% dos pesquisadores nunca passam da primeira página da página de resultados de pesquisa do Google
  • Quase metade de todos os cliques nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa) vão para as 3 primeiras listagens
  • 51% de todo o tráfego do site vem da pesquisa orgânica, 10% da pesquisa paga e 5% das redes sociais

A pesquisa de palavras-chave é uma base necessária para criar um site compatível com SEO.

Além disso, a pesquisa de palavras-chave não apenas mostrará que você sabe quais são as tendências em seu setor, mas também descobrirá que tipos de concorrência você terá para as frases-chave para as quais deseja classificar. Como um bônus adicional, confira meu tutorial sobre como configurar Alertas do Google e saiba como seus concorrentes estão promovendo o conteúdo de seus blogs.

Tudo bem, tudo isso parece ótimo… mas como você realmente faz pesquisa de palavras-chave?

Como você usa a pesquisa de palavras-chave para criar conteúdo de alto escalão para o seu blog? Tudo começa com uma ótima ferramenta de palavra-chave .

3. Comece estabelecendo suas palavras-chave iniciais

 

Para criar um plano de conteúdo bem-sucedido baseado em pesquisa de palavras-chave para o seu blog, você precisará descobrir o que as pessoas estão realmente procurando na Internet. Se você já estabeleceu seu nicho , a próxima etapa é começar a pesquisar palavras-chave iniciais que possam representar o objetivo geral do seu blog.

As palavras-chave iniciais são palavras-chave básicas que se ajustam ao seu negócio ou nicho. Elas são as ideias abrangentes que servirão como suas principais categorias de conteúdo que você pode posteriormente restringir em ideias de postagem de blog mais específicas .

Tomemos por exemplo o meu blog aqui. Hoje, falo MUITO sobre como iniciar, desenvolver e monetizar um blog. Algumas das minhas palavras-chave iniciais incluem termos como:

  • Blogar
  • blog
  • WordPress
  • blog WordPress
  • blog pessoal
  • Blog auto-hospedado
  • temas WordPress
  • Sites de blog
  • planos de hospedagem na web
  • Projeto pessoal
  • Renda secundária

A lista poderia ser um pouco mais longa, mas essas são as principais categorias nas quais todo o conteúdo do meu blog se enquadra.

Para restringir suas palavras-chave iniciais que representarão o objetivo geral do seu blog, pense no seu nicho e nas partes dele nas quais você está mais interessado.

Liste de cinco a dez frases-chave que melhor capturam esses tópicos. Agora, essas são suas palavras-chave iniciais.

4. Importância das palavras-chave de cauda longa e cauda média

Quando você faz pesquisa de palavras-chave, naturalmente se sentirá atraído pelos termos que obtêm muito volume de pesquisa.

 

No entanto, se você estiver olhando apenas para palavras-chave de uma ou duas palavras, provavelmente não ficará em primeiro lugar (tão cedo). A única ressalva a isso é que, se o seu blog já tiver um nível extremamente alto de autoridade de domínio , você pode aproveitar a seu favor. Mesmo assim, você estará competindo com sites enormes por essas palavras-chave.

É exatamente por isso que sua pesquisa de palavras-chave precisa ir muito além de apenas palavras-chave iniciais de alto volume de pesquisa.

Digamos que seu blog seja sobre marcenaria. Não é provável que você vá para o primeiro lugar em uma postagem de blog focada apenas na palavra-chave “carpintaria”. Há muita competição e não é específico o suficiente.

Na verdade, 50% das consultas de pesquisa têm quatro palavras ou mais .

Isso significa que mais da metade das consultas de pesquisa são para algo mais específico (cauda longa) do que apenas uma, duas ou até três palavras. As pessoas estão recorrendo aos mecanismos de pesquisa como o Google para responder a perguntas cada vez mais complexas.

Essas frases-chave mais longas são chamadas de palavras-chave de cauda longa ou cauda média.

Voltando ao nosso exemplo de carpintaria, uma palavra-chave de cauda longa ou cauda média pode se concentrar em um produto ou técnica específica dentro da esfera de carpintaria. Sem dúvida, você achará mais fácil classificar palavras-chave de cauda mais longa, como:

  • Planos fáceis de caixa de serra de fita
  • Idéias simples de projetos de carpintaria
  • Principais ferramentas para marcenaria hobby

Em vez de tentar classificar o conteúdo do seu blog para palavras-chave como “madeira” ou “carpinteiro”, adotar essa abordagem de direcionar essas palavras-chave de cauda longa não apenas ajudará a classificação do seu conteúdo mais rapidamente, mas também trará a você resultados mais direcionados e mais altos . -leitores atentos .

Uma frase-chave mais restrita, como os exemplos de carpintaria acima, significa que você terá uma chance muito maior de fornecer aos pesquisadores as informações que eles realmente procuram.

É claro que as palavras-chave de cauda longa e de cauda média não têm um volume de pesquisa tão alto quanto você obterá de uma frase de palavra-chave de uma ou duas palavras. Mas é muito mais provável que você converta esses visitantes de cauda longa em assinantes de e-mail ou clientes pagantes – porque você está dando a eles exatamente o que eles querem.

Isso é uma grande vitória se você espera monetizar seu blog .

5. Palavras-chave de alto e médio volume, baixa concorrência e alta taxa de cliques

De um modo geral, você deseja fazer uma pesquisa de palavras-chave para encontrar as frases-chave que possuem ambos:

  • Uma pesquisa de alto volume
  • Baixa concorrência

Essas são as oportunidades de palavras-chave de mina de ouro em que você (1) tem uma chance real de ter uma classificação alta nos resultados de pesquisa orgânica e (2) pode ganhar muito em termos da quantidade de tráfego que você direcionará .

 

Além desses dois fatores, você também deseja segmentar palavras-chave com uma alta taxa de cliques.

Se você conseguir encontrar uma frase de palavra-chave que tenha um alto volume de pesquisa com um número relativamente pequeno de pessoas escrevendo sobre o tópico, então você encontrou o ponto ideal para uma grande oportunidade em seu nicho.

Agora, o que constitui um alto volume de pesquisa é relativo ao que você está escrevendo e quão restrita é sua frase de palavra-chave.

Existem palavras-chave de uma única palavra que recebem literalmente milhões de pesquisas todos os meses. Obviamente, essa é uma palavra-chave de volume muito alto e provavelmente muito ampla para valer muito para o seu site.

No entanto, se você estiver avaliando uma frase-chave de cauda longa… o alto volume pode constituir apenas 1.000 a 10.000 pesquisas por mês.

A pessoa que pesquisa essas frases tem uma ideia clara do que está procurando, portanto, há uma chance maior de clicar em seu site.

6. Como analisar seus concorrentes de palavras-chave

Outro fator crucial a considerar ao fazer pesquisa de palavras-chave é sua concorrência.

 

Olhe para os outros blogs em seu nicho e obtenha informações sobre o que os torna atraentes aos olhos de seus leitores.

Use essas ideias para melhorar sua própria abordagem de conteúdo e posicionamento de sua marca (ou, se necessário, volte à prancheta e crie um novo site com um criador de site ou tema melhor).

Mais importante, você pode usar sua concorrência para fazer pesquisas de palavras-chave e obter uma vantagem inicial.

Analise os dez principais resultados de pesquisa do Google

A melhor maneira de saber o que está sendo favorecido atualmente pelo Google é digitar sua frase de palavra-chave alvo e analisar os dez principais resultados de pesquisa. Esses serão seus principais concorrentes para a palavra-chave para a qual você está tentando classificar.

Isso também fornecerá insights valiosos sobre qual formato de conteúdo você deve focar.

Por exemplo, os resultados mais bem classificados podem ser postagens de blog, infográficos, vídeos explicativos ou até mesmo páginas de produtos de empresas que vendem um produto com foco na necessidade central dessa frase de palavra-chave.

Quando as postagens de alto escalão são criadas por grandes empresas, pode ser difícil competir.

Isso não significa que é impossível para o seu blog classificar para termos extremamente competitivos, mas significa que levará muito tempo e esforço por meio de táticas estratégicas como guest blogging , aprimorando o SEO do seu blog e outras iniciativas de crescimento do blog ao longo do durante os próximos meses (e anos).

Tenha isso em mente ao fazer sua pesquisa de palavras-chave e priorizar quais buscar.

Em geral, à medida que você faz mais pesquisas de palavras-chave, você desenvolve uma ideia melhor de como será difícil para o seu conteúdo superar os principais resultados de pesquisa existentes – e sempre se esforça para descobrir maneiras de responder melhor a intenção de busca de um leitor que acessa sua postagem.

Veja quanta concorrência existe para suas palavras-chave

A próxima coisa a analisar é quantas pessoas já estão escrevendo sobre suas palavras-chave.

 

Se suas palavras-chave são muito populares e fáceis de escrever, provavelmente já existe muito conteúdo aparecendo nos mecanismos de pesquisa. Se for esse o caso, há duas maneiras de abordar esse cenário.

Abordagem nº 1: procure lacunas nas palavras-chave

A primeira direção que você pode seguir aqui é fazer pesquisa de palavras-chave com o objetivo de identificar oportunidades que sua concorrência ignorou. Essas palavras-chave de cauda mais longa provavelmente incluirão:

  • Informações, conhecimentos, habilidades ou processos que não são tão comumente conhecidos
  • Tópicos que representam informações novas em um determinado nicho

De qualquer forma, se houver uma frase-chave que tenha muito interesse e sua concorrência ainda não esteja escrevendo sobre ela, entre e comece a classificar esse termo de pesquisa o mais rápido possível.

Abordagem nº 2: Comprometa-se a longo prazo

A segunda opção em cima da mesa é pegar essas palavras-chave de alta concorrência e se comprometer a trabalhar duro para fazer tudo o que puder para superar seus concorrentes. Veja o que os outros artigos competitivos estão oferecendo… e ofereça 2x mais aos leitores do seu blog.

O Google mostra preferência por sites que oferecem o melhor valor absoluto para seus visitantes – e isso é realmente o que os pesquisadores estão procurando.

Empregue estratégias comprovadas que podem impulsionar suas classificações de pesquisa e tornar seu blog mais respeitável. Começa aqui:

  • Blogging convidado
  • Aperfeiçoando o SEO do seu blog
  • Implementando essas estratégias de direcionamento de tráfego
  • Usando o alcance do blogger para estabelecer parcerias e aumentar seu público

Em última análise, a melhor estratégia de SEO é ser o blog que oferece o melhor valor nas palavras-chave que você está cobrindo.

Depois de fazer isso, é hora de gritar sobre isso dos telhados (metaforicamente falando).

Inspecione os backlinks para ver o sucesso real da sua concorrência

Outra forma de aprender mais sobre sua concorrência é através dos backlinks que eles acumularam.

Os backlinks são criados quando um site externo é vinculado ao seu conteúdo.

Quase sem exceção, quanto mais backlinks uma postagem de blog tiver (de sites de alta autoridade), mais mecanismos de pesquisa, como o Google, verão seu artigo como respeitável e autoritário – portanto, digno de uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa em relação aos concorrentes com menos links bons .

O número de backlinks que um determinado artigo possui é uma boa maneira de determinar o sucesso do conteúdo (ou em breve será), porque as pessoas geralmente não vinculam a conteúdo de baixa qualidade.

Se você quiser saber quantos backlinks um artigo concorrente está recebendo, você pode colar a URL deles em um verificador de backlinks. Existem muitas opções para ferramentas de verificação de backlink, mas algumas que eu recomendo  são Ahrefs , Moz e SEMRush (todas as quais oferecem avaliações gratuitas com as quais você pode testar).

 

Use as ferramentas de verificação de backlinks para também identificar oportunidades de onde você deve tentar e postar no blog de convidados . Se o seu principal concorrente tiver um link ou dois de um blog muito bem conceituado em seu setor … seu site pode se beneficiar muito ao adquirir também um backlink desse site.

Você também pode usar esses tipos de ferramentas para verificar seu próprio perfil de backlink para ver o desempenho do seu site em termos de autoridade de domínio. É uma boa maneira de manter o controle sobre a popularidade do seu blog.

7. Pesquisa de palavras-chave por estação e regiões

As palavras-chave nunca estão estagnadas. Eles passam por fases de popularidade ao longo do tempo.

Um determinado tópico pode ser uma tendência por muitos anos, apenas para cair quando as pessoas ao redor do mundo perdem o interesse ou passam a pesquisar um novo conjunto de palavras-chave relacionadas.

Um motivo para grande variabilidade é com uma palavra-chave que se encaixa em uma determinada época do ano ou estação. Você pode esperar que postagens relacionadas ao Natal, por exemplo, não sejam tão populares durante o verão. A maioria das pessoas não está pronta para pensar no Natal em junho, então provavelmente não estão procurando termos relacionados a ele nessa época.

Outra consideração é de onde vêm as pesquisas. Isso é particularmente útil se você tiver um elemento local em seu blog ou se quiser atingir uma determinada região do mundo com seu conteúdo.

Uma boa forma de rastrear essas informações é por meio do Google Trends . É uma ferramenta 100% gratuita extremamente divertida de se trabalhar. Então, se você está blogando com um orçamento limitado, esta é uma ótima maneira de ter uma noção da demanda do mercado durante o processo de pesquisa de palavras-chave e ver como as tendências de pesquisa estão mudando ao longo do tempo.

 

O Google Trends informa quando e onde uma determinada frase de palavra-chave é tendência.

Aqui está um exemplo… Usei o Google Trends para fazer uma pesquisa hipotética. Escolhi a palavra “blogging” simplesmente porque escrevo com frequência para responder a perguntas como: o que é um bloge para lhe dar uma ideia de como esta ferramenta funciona.

 

Você pode ver que o termo “blogging” permaneceu bastante estável no gráfico no último ano.

E, embora haja altos e baixos ao longo dos anos, o termo é consistentemente alto no volume de pesquisa – com a linha pontilhada no final indicando a previsão do Google de um aumento recorde nas pesquisas relacionadas a blogs em sua plataforma.

 

O Google Trends também fornece informações incríveis, como a popularidade de suas palavras-chave por região .

Isso pode ser dividido em cidades, áreas metropolitanas e até subúrbios que têm um volume de pesquisa particularmente alto (ou baixo) para ajudar a informar em quais áreas geográficas focar sua pesquisa de palavras-chave de cauda longa.

Também não se limita aos Estados Unidos. Você pode fazer a mesma pesquisa de palavras-chave para muitos outros países ou fazer a pesquisa padrão, que fornece resultados para o mundo inteiro como um todo.

Aqui estão os mesmos resultados para a popularidade de “blogging” no Google Trends na África do Sul:

 

Você pode ver que o termo “blogging” tem muito mais variabilidade na África do Sul, em comparação com sua consistência ao longo do ano nos Estados Unidos – mas ainda continua sendo um tópico muito popular.

Outro insight extremamente subestimado que o Google Trends oferece são os tópicos relacionados e as consultas relacionadas .

Essa é outra maneira (inteligente) de fazer pesquisa de palavras-chave sobre as consultas exatas que as pessoas estão digitando no Google, discriminadas por tópicos e consultas relacionadas que estão aumentando em popularidade no momento.

 

É realmente um recurso incrível de pesquisa de palavras-chave gratuito.

E apenas por diversão (para deixar claro) aqui, escolhi a frase de pesquisa “Papai Noel” para ver como ela tende ao longo do ano.

Previsivelmente, o Papai Noel é muito popular durante as festas de fim de ano, seguido por pouquíssimas pesquisas durante o resto do ano. A maioria provavelmente são crianças usando os telefones dos pais para tentar descobrir se o Papai Noel é real ou não … certo?

 

Tudo bem, agora estamos prontos para seguir em frente e decifrar como corresponder à intenção de pesquisa de seus leitores.

8. Compreendendo a intenção de pesquisa de seus leitores

Se você já usou o Google, sabe que nem sempre está procurando a mesma coisa (ou pelo mesmo motivo). Duh. Suas perguntas e necessidades provavelmente abrangem uma ampla gama de tópicos.

Às vezes, você está procurando detalhes básicos sobre um programa de televisão que está interessado em assistir. Outras vezes, você pode estar pronto para comprar uma nova mochila ou laptop e precisar de alguns conselhos.

Existem quatro razões principais pelas quais as pessoas usam um mecanismo de pesquisa como o Google – e saber qual dessas razões você satisfaz para seus visitantes o ajudará a fazer pesquisas de palavras-chave mais inteligentes, a fim de atrair apenas os visitantes que você espera atrair .

 

Intenção Informativa

O primeiro tipo (e o nível mais alto de) pesquisa que as pessoas realizam online é informativo. Esta é uma boa categoria para a maioria dos blogueiros experimentar e satisfazer com conteúdo, porque nos destacamos em oferecer informações, conselhos e instruções para pessoas que procuram um pouco de orientação em nossos respectivos setores.

As pesquisas informativas geralmente são feitas para encontrar coisas como tutoriais, dicas, conselhos, soluções e outros mecanismos que ajudem o pesquisador a se educar sobre um determinado tópico.

Por exemplo, aqui estão alguns dos meus guias mais populares que visam a intenção informativa:

Cada um desses artigos se esforça para educar e informar os leitores do meu blog – para que eles possam tomar uma decisão mais informada sobre a melhor forma de avançar em sua jornada de blog.

Intenção de Navegação

O segundo tipo de intenção de busca é a navegação. Esse tipo de pesquisa é feito por pessoas que já sabem para onde querem ir ou o que querem fazer, mas usam o Google para ajudá-las a chegar a esse site específico.

Talvez eles façam isso porque não se lembram da URL real do site ou porque é mais fácil digitá-la no Google e obter um resultado mais preciso.

Exemplos de pesquisas de navegação incluem coisas como:

  • Twitter
  • Facebook
  • Melhor compra
  • Foto B&H
  • URL de login do WordPress

O Google é muito bom em decifrar quando um usuário está procurando por um site específico. Portanto, com pesquisas de navegação como essa, normalmente há poucas oportunidades para você classificar qualquer frase de palavra-chave além daquelas de suas próprias propriedades da web.

Você também não deve querer o tráfego de navegação destinado a outros sites, porque eles estão tentando ir para outro lugar.

Intenção Transacional

Transacional é o terceiro tipo de intenção de busca. As pessoas que fazem esse tipo de pesquisa estão prontas para comprar algo. As chances são altas de que eles já pesquisaram o que estão procurando e agora estão prontos para comprar.

As pesquisas transacionais podem incluir palavras ou frases como esta:

Se você tem um produto ou serviço específico que está vendendo, as palavras-chave transacionais podem ser alguns dos termos de maior valor para fazer uma pesquisa cuidadosa de palavras-chave – e investir em muita otimização de mecanismo de pesquisa para aumentar suas classificações (e receita).

Intenção Comercial

As buscas comerciais são feitas por pessoas que desejam um produto ou serviço, mas ainda não escolheram uma solução. Eles podem ser pegos entre várias escolhas e procurando prós e contras – ou podem estar procurando algo local para pegar o produto nas proximidades.

As pessoas nesta categoria de pesquisa podem digitar termos como:

  • Melhores planos de hospedagem na web
  • Planos de Hospedagem Web Baratos
  • ConvertKit x ​​AWeber x Mailchimp
  • Pizzaria perto de mim
  • Melhor Hospedagem WordPress
  • Ferramentas para Blogueiros
  • Loja de fotografia na minha área
  • Melhores Plugins WordPress

Essas quatro categorias têm algum cruzamento, mas são um bom ponto de partida quando você pensa em seu blog.

Se você ainda não deseja gerar receita com seu blog, segmentar pesquisas transacionais ou comerciais provavelmente não será seu melhor investimento de tempo. Nem as pesquisas de navegação, portanto, concentre-se nas pesquisas informativas.

Por outro lado, se você estiver usando seu blog para ganhar dinheiro – o que eu sugiro fazer – então você vai querer ir atrás de pelo menos algumas das buscas comerciais, transacionais e de alta intenção de compra.

Mesmo se você estiver focado em um modelo de receita de marketing de afiliados em que não está vendendo um produto diretamente aos consumidores, essas frases-chave podem ser cruciais para seu modelo de negócios. Dessa forma, você pode educá-los e encaminhá-los na direção de um produto ou serviço benéfico que você recomenda.

9. Para quais palavras-chave seu blog já classifica?

Se o seu blog já estiver bem estabelecido, você poderá usar o painel do Google Analytics para ajudar a entender quais palavras-chave estão trazendo leitores para o seu site. Outra fonte gratuita de pesquisa de palavras-chave.

Confira aqui mesmo em Google Analytics > Aquisição > Campanhas > Palavras-chave orgânicas :

 

Outra ótima ferramenta (gratuita) para fazer pesquisa de palavras-chave em seu tráfego existente é o Google Search Console .

Para acessar esse relatório, navegue até  Resultados da pesquisa > Abrir relatório e você verá as consultas que estão obtendo cliques e impressões em seu blog:

 

Ao abrir este relatório, você encontrará uma tonelada de informações úteis sobre pesquisa de palavras-chave além dos termos para os quais está classificando hoje.

Você aprenderá qual é a sua posição média para cada palavra-chave, o número de impressões que seu artigo está recebendo e até mesmo quão alta é sua taxa de cliques.

10. 7 melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave para usar (grátis e premium)

Tudo bem, agora que falamos muito sobre como fazer pesquisa de palavras-chave, você está animado e pronto para começar a correr. Mas quais ferramentas são melhores para fazer pesquisa de palavras-chave?

Observação: como muitas ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave aumentam em popularidade, elas geralmente fazem uma mudança abrupta para ser uma ferramenta paga. A partir desta publicação, todas essas ferramentas de pesquisa de palavras-chave aqui abaixo são gratuitas ou oferecem uma avaliação gratuita limitada para que você possa dar uma olhada. Se você pesquisar no Google por “ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave”, verá as ferramentas mais recentes e atualizadas 🙂

Agora, vamos começar com as ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave. Esta é uma ótima maneira de mergulhar os pés na água – ou continuar executando seu blog com um orçamento agressivo.

1. Ferramenta de palavra-chave gratuita por ryrob

 

Depois de muito trabalho duro, estou muito orgulhoso de finalmente lançar minha própria Ferramenta de palavras -chave com inteligência artificial gratuita , que gerará dezenas de ideias baseadas em pesquisas para palavras-chave e tópicos sobre os quais escrever em seu blog hoje.

Os principais recursos que incorporamos à minha ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave incluem:

  • Sugestões de palavras-chave para frases de palavras-chave relacionadas sobre as quais você deve considerar blogar
  • Estimativas precisas do volume de pesquisa mensal (quantas pessoas pesquisam um tópico no Google a cada mês)
  • Classificação de dificuldade mostrando como será desafiador classificar uma palavra-chave (baixa, média, alta e muito alta)
  • Gerador de ideias que mostra dezenas de ideias de tópicos relacionadas à palavra-chave
  • Sugestões sobre títulos de postagens de blog e ideias sobre como abordar o conteúdo orientado a SEO para a frase-chave

Eu adoraria que você experimentasse minha ferramenta e me dissesse o que você pensa nos comentários abaixo!


2. Ideias de palavras gêmeas

 

No momento, Twinword Ideas é minha segunda escolha para a melhor pesquisa gratuita de palavras-chave do mercado (atrás da minha, é claro). Eles também oferecem planos pagos, mas sua opção gratuita tem sido uma das ferramentas mais abrangentes nessa categoria.

Suas características incluem:

  • Palavras-chave relevantes
  • Tópicos populares
  • Pontuações de palavras-chave
  • Títulos de blog sugeridos para usar
  • volume de pesquisa
  • Dados da competição

Se você executar a palavra-chave “blogger” por meio de sua plataforma gratuita, aqui está a página de resultados que você verá:

 

Agora, para a nossa próxima ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave.

3. Palavras-chave em todos os lugares (não são mais gratuitas)

 

Outra ferramenta sólida de pesquisa de palavras-chave é o Keywords Everywhere (que foi gratuito por um longo tempo e recentemente mudou para um modelo pago). Dito isto, seu conjunto de ferramentas já existe há algum tempo e eles adicionaram muitos recursos e valor a ele nos últimos dois anos. Suas ferramentas oferecem os seguintes recursos:

  • Volume de pesquisa mensal
  • Custo por clique que você pagaria se anunciasse para o termo
  • concurso de adwords
  • Dados da competição
  • As pessoas também pesquisam dados
  • Métricas de palavras-chave para download

O Keywords Everywhere é um plug-in de navegador para Chrome e Firefox, permitindo que você encontre palavras-chave e frases relacionadas que as pessoas estão procurando diretamente na página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google.

4. Planejador de palavras-chave do Google

 

O Planejador de palavras-chave do Google é outra boa opção porque é gratuito e fornece informações extraídas diretamente dos próprios dados de pesquisa do Google – mas vem com a ressalva de que você precisará criar uma conta do Google Ads primeiro (para acessar esta ferramenta).

O Planejador de palavras-chave do Google oferece recursos como:

  • Ideias de palavras-chave
  • Amplie sua pesquisa
  • volume de pesquisa
  • Previsões de pesquisa
  • Métricas históricas
  • Pesquise domínio ou página (para encontrar palavras-chave) e muito mais

Aqui está um exemplo dos resultados do meu Planejador de palavras-chave do termo “blogging” quando executado em seu sistema.

 

Agora, vamos para as ferramentas de pesquisa de palavras-chave pagas.

Lembre-se de que essas ferramentas pagas oferecem muito mais do que apenas dados de palavras-chave simples que você pode acessar usando as ferramentas gratuitas acima, mas se você ainda não está muito avançado em sua jornada de blog, isso pode estar um pouco além do que você precisa hoje.

Dito isto, essas ferramentas de pesquisa de palavras-chave premium irão ajudá-lo a agitar completamente os esforços de SEO do seu blog .

Se você está pronto para aumentar seu tráfego de pesquisa orgânica, aqui está uma lista das melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave pagas disponíveis para ajudá-lo a chegar lá.

5. Ahrefs

 

O Ahrefs é de longe a ferramenta de SEO abrangente mais poderosa para blogueiros (sem mencionar que ela brilha quando se trata de fazer pesquisa de palavras-chave). Aqui estão apenas alguns dos recursos que o Ahrefs oferece:

  • Verificador de backlinks
  • verificador SERP
  • Ferramenta de palavras-chave do YouTube
  • Ferramenta de palavras-chave da Amazon
  • Ferramenta de palavras-chave do Bing
  • Gerador de palavras-chave
  • Verificador de links
  • Verificador de classificação de palavras-chave
  • verificador de link quebrado
  • Dificuldade de palavras-chave

Aqui está um exemplo de como o Ahrefs exibe os resultados da pesquisa de palavras-chave em seu painel do explorador de palavras-chave:

 

A Ahrefs oferece quatro planos de preços cada, com níveis mais altos de recursos e limites maiores.

6. Moz

 

O Moz é outra ferramenta de pesquisa de palavras-chave de SEO muito poderosa e bem estabelecida que oferece uma gama abrangente de recursos e é tão popular quanto o Ahrefs:

  • Auditorias de sites
  • Rastreamento de classificação
  • Análise de backlinks
  • pesquisa de palavras-chave
  • Criar listas de palavras-chave
  • Sugestões intuitivas de palavras-chave
  • Métricas de palavra-chave
  • Relatórios personalizados
  • Volume de pesquisa mensal
  • Recursos de SERP
  • CTR orgânica
  • pontuação de dificuldade

Eles oferecem quatro planos diferentes com base em suas necessidades de pesquisa de palavras-chave.

7. SEMRush

 

Tendo recentemente se renomeado como um conjunto de ferramentas de marketing mais “tudo em um”, o SEMRush é a última ferramenta de pesquisa de palavras-chave paga que recomendo verificar para avaliar suas necessidades. Suas características incluem:

  • Relatórios analíticos
  • Melhores palavras-chave do concorrente
  • Descubra novos concorrentes orgânicos
  • Acompanhe as posições de domínio
  • Análise da concorrência para orçamentos de anúncios e palavras-chave
  • Monitora a cópia do anúncio e as páginas de destino
  • Campanhas de anúncios localizadas
  • Estratégias de GDN dos concorrentes
  • Analise os anúncios gráficos dos concorrentes
  • Visualize anúncios gráficos de diferentes dispositivos
  • Insights do público
  • Análise de links profundos
  • Verifique os tipos de backlink
  • Palavras-chave para campanhas de SEO e PPC
  • Correspondências de frase e palavras-chave relacionadas
  • Palavras-chave de cauda longa
  • Dificuldade de palavras-chave
  • Encontre palavras-chave com menos concorrência
  • Informação multinacional e multilingue
  • Informações sobre o tráfego do site de outra empresa e o desempenho online

O SEMRush também oferece quatro planos com preços diferentes com base nas suas necessidades de SEO.


Considerações finais: usando a pesquisa de palavras-chave para entender seu público e criar seu conteúdo

A pesquisa de palavras-chave é um ótimo lugar para começar quando você deseja criar um conteúdo de destaque e direcionar mais tráfego para o seu blog , mas não pode ser o seu ponto de parada.

Fazer uma pesquisa inteligente de palavras-chave lhe dirá muito sobre o público em geral, mas você precisa trabalhar duro e desenvolver uma forte compreensão de quem realmente é seu público-alvo .

Quem você está tentando atrair para o seu blog e no que eles estão interessados? Se você escolheu um nicho de blog no qual está pessoalmente interessado, provavelmente tem uma boa ideia das coisas que seu público está procurando.

Se você tiver um controle sólido sobre seu público-alvo, sua pesquisa de palavras-chave gravitará em torno das coisas que chamarão a atenção deles . Agora, vamos falar sobre como usar essa pesquisa de palavra-chave para criar um conteúdo de blog transformacional.

Em meu guia definitivo sobre como escrever uma postagem de blog , descrevo um conceito extremamente importante em blogs. Quando se trata de criar conteúdo, você precisa encontrar algo em que (1) esteja pessoalmente interessado e (2) que seu público queira ler.

 

Ao fazer sua pesquisa de palavras-chave, lembre-se desse elemento importante.

Se você não deseja escrever sobre um tópico e as palavras-chave não ressoam com seu público, realmente não importa o quão populares os termos possam ser. Existem melhores opções de idéias para escrever em seu blog – e você aprenderá muito mais sobre se um tópico é certo para você durante o processo de escrever um esboço de postagem de blog para testar as águas.

Se eu tivesse que resumir meus pensamentos sobre pesquisa de palavras-chave, seria o seguinte:

A pesquisa de palavras-chave fornece uma excelente base para entender o conteúdo que seu blog precisa ter.

Em termos simples, a pesquisa de palavras-chave mostra o que as pessoas querem saber. Esse é um lugar perfeito para começar.

Mas seu trabalho não começa e termina com a pesquisa de palavras-chave.

Em seguida, vem o trabalho árduo de realmente criar conteúdo transformacional.

Não gaste muito do seu tempo procurando por suas palavras-chave.

Encontre o que parece ser as palavras-chave certas para atrair seu público ideal hoje e, em seguida, crie o melhor conteúdo possível – para corresponder à intenção de pesquisa dessa frase de palavra-chave.

Seu público (ou a falta dele) logo dirá se foi ou não uma frase de palavra-chave inteligente a ser seguida.

Aqui está o meu conselho de despedida:

  • Esforce-se para ir além das informações superficiais
  • Encontre novas maneiras de falar sobre tópicos comuns (como compilar este resumo de análises honestas do Bluehost , em vez de simplesmente criar minha própria análise para enviar para o éter)
  • Pesquise maneiras interessantes de lidar com os maiores problemas do seu público
  • Encontre tópicos criativos sobre os quais as pessoas desejam ler, mas outros blogs não estão fornecendo

Sua pesquisa de palavras-chave é apenas um trampolim.

Depois de saber sobre quais palavras-chave escrever, crie conteúdo que realmente ajude as pessoas.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!