Quer aprender como iniciar um blog de culinária , mas não tem ideia de como fazer isso? Então não tema, você está no lugar certo. Neste guia final (gratuito), vou orientá-lo sobre como iniciar um blog de culinária e ganhar dinheiro – para iniciar sua carreira de blog de culinária rapidamente.
Iniciar um blog de culinária pode ser uma experiência muito divertida, recompensadora e até lucrativa – desde que você esteja pronto para dedicar tempo, esforço e realmente aprender como iniciar um blog de culinária (da maneira inteligente) e configurá-lo para o máximo potencial de crescimento.
Você está começando um blog de culinária com o objetivo de eventualmente se posicionar como um especialista e líder de pensamento em seu nicho – e antes que você perceba, este novo site pode abrir portas para oportunidades inesperadas de dar água na boca, como ofertas de livros, aparições na televisão, culinária linhas de produtos e muito mais.
E veja só, mesmo que você queira apenas ser um blogueiro de culinária por hobby, você ainda pode tornar seu novo blog muito lucrativo.
A melhor parte? Você não precisa de nenhuma habilidade de codificação ou blogging técnico – ou mesmo muito investimento financeiro para começar a blogar sobre comida hoje.
Portanto, se você está pronto para aprender como iniciar um blog de culinária que realmente gere dinheiro , este guia é para você.
Como iniciar um blog de culinária em 8 etapas fáceis
Neste guia para iniciar um blog de culinária, vamos percorrer as oito etapas de como iniciar um blog de culinária, com o respaldo de minhas entrevistas com alguns dos blogueiros de culinária mais bem-sucedidos do mundo.
Agora, vamos mergulhar no meu guia definitivo sobre como iniciar um blog de culinária .
1. Escolha o nicho do seu blog de culinária
O blog de culinária é uma área de tópico muito ampla , se for generalizada.
Você já deve saber exatamente em qual aspecto deseja focar seu blog de culinária, mas é importante começar realmente aprimorando seu ângulo e mensagem.
De qualquer forma, ter um nicho específico ao iniciar um blog de culinária o manterá focado e facilitará:
- Identifique e entenda seus leitores-alvo (ou seja, quem são as pessoas que mais amarão meu conteúdo?)
- Marque seu blog de culinária para que ele se destaque dos outros (ou seja, como meu blog de culinária é único em meu setor?)
- Aumente e monetize seu blog de culinária (ou seja, como vou ganhar dinheiro blogando como um blogueiro de culinária?)
Certo, então vamos ver alguns nichos de blog diferentes que você pode escolher dentro da indústria geral de blogs de culinária:
- Blog de receitas de culinária focado em reviver velhas receitas de família de todo o mundo
- Blog de comida de dieta específica que discute opções de dieta saudável, (ou meu novo blog paralelo, Emagrecer com sabedoria ), onde detalhamos tópicos como criar uma lista de compras vegana )
- Blog de culinária especializado em pratos indianos, japoneses, africanos ou outros da sua cultura
- Blogs de culinária focados em métodos culinários como assar, grelhar e assim por diante
- Blog de fotografia de alimentos que é mais sobre como capturar fotos incríveis nos melhores restaurantes
Lembre-se, é do seu interesse escolher um nicho que combine com suas próprias paixões, interesses, experiência e personalidade ao iniciar um blog de culinária.
2. Escolha um nome chamativo para o seu blog de culinária
Escolher o nome certo para o seu blog pode fazer com que ele se destaque e chame rapidamente a atenção de seus leitores-alvo.
O nome certo para o seu blog de culinária também comunica sobre o que é o seu blog de culinária, sua posição na indústria e até mesmo para quem são suas receitas – em meros segundos.
Tomemos, por exemplo, o nome inteligente, simples e divertido do blog de culinária de Gaby Dalkin — What’s Gaby Cooking?
O nome do seu blog de culinária, também conhecido como nome de domínio ou URL do blog, será o endereço do seu blog na Internet.
Isso é o que as pessoas digitarão na barra de endereços do navegador da Web para navegar diretamente para o seu blog de culinária – ou podem até pesquisar seu nome nos principais mecanismos de pesquisa, como o Google. Vai ficar assim aqui (e você geralmente vai querer que termine em .com ):
Embora você definitivamente possa começar um blog de culinária gratuitamente usando plataformas como Medium, Tumblr ou Blogger (ou até mesmo criando seguidores no Instagram primeiro), é importante comprar seu próprio nome de domínio – para que pertença a você – no caso você eventualmente deseja construir um negócio ou ganhar uma renda com seu blog de culinária.
Os sites de blogs gratuitos do mundo restringirão severamente suas capacidades quando se trata de design, recursos, funcionalidades e capacidade de monetizar seu blog de culinária.
Vamos escolher o nome (e nome de domínio) para o seu blog de culinária.
Aqui estão algumas dicas rápidas para ajudá-lo a escolher um nome atraente para o seu blog de culinária:
- Olhe atentamente para o seu nicho e veja se algo inteligente ou insignificante vem à mente
- Considere seu público-alvo e o que pode chamar a atenção deles
- Confira os nomes de outros blogs de culinária de sucesso para se inspirar
- Use uma palavra-chave útil em seu nicho (para indicar claramente seu posicionamento)
- Mantenha-o curto e fácil de lembrar, pronunciar e soletrar
- Use geradores de nomes de domínio (como o Gerador de nomes do SmartWP ) se estiver empacado
- Use seu próprio nome, apelido ou uma combinação de seus nomes .
Mesmo que você ainda não tenha certeza de como nomear seu blog de culinária, vamos continuar – você sempre pode escolher um nome mais tarde.
3. Coloque seu blog de culinária online (hospedagem na web)
Seu blog de culinária precisa ser hospedado online por uma empresa de hospedagem antes que você possa fazer qualquer outra coisa (e torná-lo visível na Internet).
Nesta fase, também decidiremos sobre a plataforma de blog que você usará para realmente iniciar seu blog de culinária – juntamente com o plano de hospedagem na web que você usará para colocar seu blog de culinária online.
A plataforma de blog que 95% dos blogueiros de culinária usam é chamada WordPress , e a empresa de hospedagem que eu recomendo (para colocar seu blog de culinária online) é a Bluehost .
O WordPress é uma plataforma de publicação que existe há quase duas décadas e atualmente hospeda mais de 34% de todos os sites da Internet (incluindo meu blog aqui). A Bluehost é uma das empresas de hospedagem mais conceituadas e antigas que os blogueiros usam para colocar seus sites online. Essa é a combinação que usaremos no restante deste tutorial de blog de culinária.
Divulgação: Observe que quando você compra hospedagem na web usando meu link de afiliado Bluehost, eles me compensam, o que me ajuda a tornar este guia gratuito gratuitamente para você. Saiba que também uso a hospedagem Bluehost e nunca recomendaria um produto, ferramenta ou serviço que não uso e defendo pessoalmente 🙂
Agora, vamos escolher o nome e o plano de hospedagem do seu blog de culinária.
—> Clique aqui para ir para o Bluehost e, em seguida, clique no botão verde “Get Started Now” .
Escolha o seu plano de hospedagem de blog de culinária.
Em seguida, você selecionará um plano de hospedagem. Pessoalmente, recomendo escolher o plano Choice Plus (que eu uso) – porque ele vem com Privacidade de domínio, que protegerá suas informações pessoais (seu nome completo, endereço de e-mail, número de telefone e endereço residencial) de serem publicadas em qualquer lugar on-line como o proprietário de seu novo blog de culinária. Com este plano, a Bluehost protegerá essas informações em seu nome.
A escolha do seu plano ficará assim aqui. Clique no botão verde “Selecionar” no plano de sua escolha:
Proteja o nome de domínio do seu blog de culinária.
Em seguida, você poderá escolher o nome de domínio que usará em seu blog de culinária:
Basta digitar o nome de domínio do blog de culinária que você deseja registrar (como eatsbyryan.com ).
Se o nome de domínio de seu blog de culinária não estiver disponível, você pode tentar outra opção que vier à mente – ou (o que eu recomendo) selecionar a opção para escolher seu nome de domínio mais tarde , depois de obter o restante dos detalhes do seu blog e levando mais algum tempo para pensar no nome.
Depois de garantir o nome de domínio do seu blog de culinária (ou optar por selecioná-lo mais tarde), você será levado à etapa final – criar sua conta.
Crie sua conta Bluehost.
Comece preenchendo os detalhes da sua conta, como seu nome, endereço de e-mail e endereço, até preencher o formulário nesta página:
Selecione o pacote de hospedagem certo para você.
É aqui que você escolherá um plano de conta com base no preço que deseja bloquear e com que antecedência pagará sua hospedagem hoje.
A Bluehost oferece apenas opções para você pagar 1, 2, 3 ou 5 anos adiantado. Eles não oferecem um plano de pagamento mensal (porque a maioria das empresas de hospedagem que oferecem pagamentos mensais tende a cobrar mais). Seja qual for o plano que você escolher, o preço ainda será um bom negócio para colocar seu blog de culinária online.
Qual plano é melhor?
Pessoalmente, recomendo escolher o “Prime 36 Month Price” se quiser garantir o menor preço possível para sua hospedagem. Isso é o que eu uso. E protege a hospedagem do seu blog com a taxa mais baixa (e garante a privacidade do seu domínio) pelos próximos 3 anos.
Por fim, recomendo seguir o plano de maior duração que seu orçamento pode atender.
O total que você verá agora é o valor que pagará hoje. Lembre-se, você não terá que pagar novamente por 1, 2, 3 ou 5 anos, dependendo do pacote que escolher. Além disso, há uma garantia de devolução do dinheiro em 30 dias, caso as coisas não saiam conforme o planejado com o seu blog de culinária.
Insira suas informações de faturamento.
Agora você vai inserir suas informações de cobrança, marque a caixa que você concorda com os Termos de Serviço do Bluehost e, em seguida, clique no botão verde “Enviar”.
É hora de festejar! Você completou a primeira grande etapa de como iniciar um blog de culinária! 🎉
Com o processo de inscrição inicial concluído, é hora de passar para a próxima etapa de configuração completa do seu blog de culinária.
—> Clique aqui para acessar o Bluehost e registrar seu domínio, caso ainda não o tenha feito .
Na próxima página, você será guiado passo a passo pelo processo de instalação do WordPress em seu blog de culinária por meio do Bluehost. E se você quiser avaliar mais algumas opções de hospedagem, confira minha lista atualizada regularmente dos melhores planos de hospedagem no mercado hoje.
4. Crie seu blog de culinária com ferramentas e modelos gratuitos
Neste ponto, você já tem seu blog WordPress instalado e hospedado no Bluehost.
É uma lousa em branco para nós agora fazer bonito! E faremos isso usando ferramentas e modelos gratuitos.
Para alcançar o sucesso quando você inicia um blog de culinária, não apenas seu blog de culinária deve ser atraente – ele também precisa oferecer aos seus leitores uma experiência de usuário fantástica.
E é por isso que o design certo do blog de culinária é tão importante.
A boa notícia é que você pode criar seu blog de culinária e obter resultados maravilhosos mesmo usando ferramentas gratuitas e temas do WordPress . E vamos percorrer algumas categorias diferentes de recursos gratuitos para usar no design do seu blog de culinária.
- Um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)
- Temas WordPress
- Plugins do WordPress
Então, vamos dar uma olhada em cada um deles.
Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)
Primeiro, você precisa de um sistema de gerenciamento de conteúdo, também conhecido como plataforma de blog, para poder escrever postagens de blog , compartilhar fotos e publicar receitas ou resenhas em seu blog de culinária. Inspire-se em meu resumo de análises honestas do Bluehost para ver os diferentes tipos de formatos em que um artigo de revisão pode entrar.
Se você seguiu nosso tutorial até agora, já escolheu usar o WordPress como seu CMS. Ótimo!
Você está em boa companhia.
- WordPress é o CMS mais popular pelo sétimo ano consecutivo e detém 50% a 60% de participação no mercado global de CMS
- O WordPress é o CMS de crescimento mais rápido, com mais de 500 novos blogs sendo lançados diariamente na plataforma
O WordPress é compatível com mecanismos de pesquisa ( SEO de blog ), muito simples de usar, permite que você organize seu conteúdo estrategicamente, adicione vídeos e imagens – enquanto ainda oferece controle sobre todos os aspectos do design do seu blog. Também é gratuito (com a exceção de que você precisa proteger seu próprio plano mensal de hospedagem na web ) e oferece a capacidade de adicionar facilmente mais recursos ao seu blog, como fóruns, uma loja online e até assinaturas pagas de seus leitores.
Agora, vamos falar de temas.
Temas WordPress para blogueiros de culinária
Um tema WordPress será o “modelo” dos bastidores do seu blog de culinária que controla o layout visual, a aparência e o comportamento de tudo em seu blog de culinária. Escolher o tema WordPress certo que oferece as opções de que você precisa, portanto, é uma decisão muito estratégica.
Com o WordPress como seu CMS, você pode personalizar e melhorar a aparência do seu blog de culinária, escolhendo um tema gratuito do WordPress para começar – e se preocupar em obter um tema mais premium com recursos adicionais mais tarde, quando estiver obtendo alguns leitores do seu blog.
Como eu disse, você deve começar sua jornada de blog de culinária com o máximo de ferramentas gratuitas possível.
Aqui está minha escolha para o melhor tema gratuito do WordPress e construtor de páginas que você deve usar quando estiver começando:
Elementor Page Builder + Tema WordPress (Grátis)
O Page Builder da Elementor emparelhado com seu tema WordPress gratuito é sem dúvida a melhor combinação para novos blogueiros de culinária começarem, porque esses dois trabalhando juntos permitem que você crie todo o seu blog de culinária com uma grande quantidade de personalização – sem nenhum conhecimento de codificação – e para grande efeito com layouts e designs de página incrivelmente bonitos. Além disso, o Hello Theme também é o tema WordPress mais rápido que já testei, então seu site carregará na velocidade da luz para seus leitores.
No centro deste tema do WordPress está o construtor de páginas visuais de arrastar e soltar, projetado para ajudá-lo a criar facilmente um site e projetá-lo para atender às suas necessidades.
Para começar, ele vem com uma coleção de diversos modelos de página, elementos de design e vários widgets que podem ajudar a habilitar vários recursos básicos de blog (como captura de e-mail, botões clicáveis, incorporação de vídeo, incorporação rolável do Google Maps, envio de formulários e muito mais) .
Você pode realmente criar um blog de culinária totalmente funcional sem qualquer ajuda – e eles também têm uma vasta biblioteca de artigos e vídeos tutoriais para ajudá-lo a orientá-lo. Aqui está uma prévia de como Elementor se parece nos bastidores:
Eu mencionei que é grátis?
Se você deseja criar um layout de blog de comida relativamente simples (o que é perfeito se você está apenas começando a blogar ), a versão 100% gratuita do Elementor resolverá o problema. Quando estiver pronto para atualizar para o Elementor Pro ou avaliar outras opções de tema, você desbloqueará todo um novo mundo de possibilidades para criar um blog de destaque.
Você pode acessar e obter a versão gratuita do Elementor Page Builder aqui . O tema gratuito do WordPress também está lá, então você pode usar os dois juntos.
Quando estiver pronto para atualizar para um tema mais robusto, Kate de cookieandkate.com recomenda o uso de um destes dois principais temas (pagos) do WordPress para blogs de culinária:
Lembre-se, para escolher o tema WordPress certo para o seu blog de culinária, é importante manter estas considerações em mente:
- Use um tema com um design simples, limpo e direto para que seus visitantes possam se envolver com seu conteúdo facilmente e também navegar pelo seu blog de culinária sem dificuldade
- Escolha um tema que faça com que seu blog de culinária tenha uma boa aparência em todos os dispositivos, seja um laptop, desktop, tablet e celular
- Verifique se o tema funciona com todos os navegadores e é otimizado para SEO
- Certifique-se de que o tema suporte todos os plug-ins populares de que seu blog de culinária precisa
- Procure comentários e avaliações para verificar o histórico do tema
Agora, vamos examinar os plug-ins essenciais do WordPress que você deseja instalar imediatamente para adicionar algumas funcionalidades adicionais ao seu blog de culinária.
Plugins do WordPress para blogueiros de culinária
Como você está usando o WordPress como seu CMS, pode melhorar ainda mais a funcionalidade do seu blog de culinária usando uma variedade de plugins gratuitos e pagos.
Simplificando, um plug-in é um pequeno software que pode ser adicionado ao seu blog de culinária para melhorar o funcionamento e adicionar novos recursos sem escrever nenhum tipo de código.
Semelhante aos temas, existem muitos plugins gratuitos e pagos disponíveis no mercado. Aqui estão alguns dos meus plugins favoritos que você deve considerar instalar em seu blog de culinária imediatamente:
- Yoast SEO para otimizar suas páginas e artigos de blog de culinária para melhor classificação nos resultados do Google
- WPForms para criar formulários fáceis (para inscrições de e-mail, solicitações de contato etc.)
- MonsterInsights para Google Analytics para coletar informações sobre os leitores que chegam
- Perfmatters para acelerar seu blog de culinária e otimizar seu código
- Jetpack para fazer backups regulares do seu blog de culinária
5. Crie as páginas principais do seu blog de culinária
Quando os visitantes chegam ao seu blog de culinária, é normal que tenham perguntas sobre o seu blog de culinária.
Muitas vezes, eles se perguntam como é diferente de outros blogs de culinária em seu espaço – e com base no layout do seu site, formarão rapidamente uma opinião sobre a pessoa (ou pessoas) por trás do blog de culinária e se seu conteúdo será ou não para eles. Veja o exemplo da página inicial de Lily em seu blog de culinária — Clean Food, Dirty City .
Para responder antecipadamente a essas perguntas de seus leitores, é importante criar as páginas principais do seu blog , especialmente estas três:
- Pagina inicial
- Sobre a página
- Página de contato
A página inicial do seu blog de culinária
Na maioria dos casos, a página inicial do seu blog de culinária será a primeira página que os visitantes encontrarão depois de digitar o nome do seu blog em um mecanismo de pesquisa ou descobri-lo em uma postagem de blog de convidado que você fez para outro blogueiro de culinária – e sua página inicial deve fornecer uma visão geral detalhada das várias seções do seu blog de culinária.
Veja, por exemplo, o layout da página inicial do popular blog de culinária de Lindsay, Pinch of Yum :
Lembre-se de que os elementos da página inicial do seu blog de culinária devem incluir, idealmente:
- Um título simples e claro que informa aos visitantes o que seu blog de culinária tem a oferecer em menos de 3 segundos
- Um subtítulo que fornece uma breve descrição do valor que seu blog de culinária oferece
- Chamadas à ação que direcionam os visitantes para diferentes áreas do seu blog de culinária (para onde você deseja que eles vão)
- Imagens impressionantes que capturam sua atenção e os apresentam ao seu estilo visual
- Links para o seu melhor conteúdo para que os visitantes possam permanecer por mais tempo
A página Sobre mim do seu blog de culinária
A página Sobre mim em seu blog de culinária não deve apenas apresentar você e sua mensagem, mas também responder a estas perguntas-chave:
- Por que alguém deveria sintonizar e acompanhar seu blog de culinária?
- Que problemas você pode resolver para os leitores do seu blog de culinária?
- Como você pode ajudar exclusivamente seus leitores?
Tomemos, por exemplo, a página sobre de Beth no popular blog de culinária, Budget Bytes:
- Diga seu nome claramente e inclua uma foto sua para criar uma conexão mais forte com os leitores
- Adicione todas as credenciais e certificações necessárias para aumentar sua credibilidade como blogueiro de culinária
- Escreva com sua voz normal de conversação, para que os leitores possam ter uma noção de sua personalidade e sintam que você está falando com eles
- Torne sua história o mais envolvente e relacionável possível
A página de contato do seu blog de culinária
Esta página deve ser fácil de encontrar em seu blog de culinária e deve fornecer informações sobre a melhor forma de entrar em contato com você, seja para perguntas do leitor, para saber como trabalhar com você, patrocinar seu blog ou de outra forma.
A página de contato do seu blog de culinária pode ser extremamente simples. Veja a página de exemplo de Katie em seu blog — What Katie Ate :
Em essência, sua página de contato deve conter estes elementos:
- Respostas rápidas às perguntas que os leitores fazem com frequência (ou um link para uma página de perguntas frequentes)
- Um formulário curto fácil de entender e preencher com base em suas solicitações
- Um endereço de e-mail para entrar em contato com você em
- Links para suas contas de mídia social (especialmente Instagram e Pinterest)
6. Planeje a estratégia e o posicionamento do conteúdo do seu blog de culinária
Sem uma estratégia de conteúdo para guiá-lo, pode ser fácil misturar as coisas e começar a discutir ideias de tópicos de blog que não são relevantes para seu nicho ou público quando você inicia um blog de culinária.
Mas com uma estratégia de conteúdo para ajudar a traçar seu curso e informá-lo sobre o que escrever no blog, você pode:
- Identifique seus leitores ideais específicos e seus motivos para acessar seu blog de culinária (eles querem uma receita específica? Inspiração para ideias de jantar no meio da semana?)
- Concentre-se em seu nicho e produza conteúdo envolvente que forneça valor exclusivo para seus leitores
Para criar uma estratégia de conteúdo coesa para o seu blog de culinária, siga estas etapas:
- Pense em seus objetivos e o que você quer alcançar
- Pesquise, entenda e aprenda tudo sobre o que seus leitores-alvo querem e precisam
- Identifique onde seu público pode ser encontrado online. Eles estão mais no Instagram, Pinterest ou Facebook?
- Use a pesquisa de palavras-chave para obter ideias de conteúdo e tópicos de postagens de blogs de culinária que seus leitores estão procurando
- Escolha o formato de conteúdo certo, como vídeo, postagens de blog, infográficos, podcasts com base no que seus leitores mais desejam (se você faz podcast, certifique-se de obter a melhor hospedagem de podcast que puder pagar)
- Determine com que frequência você publicará novos conteúdos e seja realista e consistente quando começar
- Crie um calendário de conteúdo para saber com antecedência quais tópicos você vai escrever
Quer mais orientações sobre como criar sua estratégia de conteúdo? No curso gratuito Como construir um blog em 7 dias, eu divido esse processo em uma lista de verificação passo a passo ainda mais acionável para você – repleta de tudo, desde encontrar seu público-alvo até ideias inteligentes de postagem de blog , minha escrita processo , como escrever manchetes de blog , o que é preciso para esboçar uma postagem de blog e muito mais.
7. Escolha suas imagens (os melhores blogs de culinária têm ótimas fotos)
Já ouviu a frase de que uma imagem vale mais que mil palavras?
Bem, isso é especialmente verdadeiro para blogs de culinária, porque os blogs de culinária de sucesso são muito conhecidos por terem fotos de alta qualidade (geralmente tiradas originalmente).
Aqui estão algumas opções que você pode usar para produzir imagens impressionantes para o seu blog de culinária:
Tire suas próprias fotos (a melhor rota)
Mesmo que você não seja um fotógrafo profissional, pode aprender a tirar boas fotos como parte de sua jornada para aprender como iniciar um blog de culinária.
Gaby, do What’s Gaby Cooking , é a primeira a admitir que suas fotos só melhoraram depois de muita prática (e ajuda de outros fotógrafos).
Ela compartilha este conselho para novos blogueiros de culinária que procuram aprimorar suas habilidades fotográficas:
- Sempre use luz natural para tirar suas fotos de comida (especialmente quando você está começando)
- Movimente-se para encontrar o local com a melhor luz (mesmo que seja fora da cozinha)
- Tire fotos de diferentes ângulos (de cima ou de lado e assim por diante) para ver o que fica melhor
Use com cuidado as bibliotecas de fotos gratuitas
Você ainda pode encontrar lindas fotos para usar em seu blog de culinária se não for um fotógrafo profissional – usando sites de fotos gratuitas como Unsplash , Foodiesfeed , Pixabay e Pexels .
Se o fizer, certifique-se de que as imagens que deseja usar são imagens isentas de royalties que podem ser usadas para fins comerciais sem a necessidade de atribuição – e não afirme que as imagens são suas.
Eu recomendo seguir esse caminho apenas se você estiver sem tempo e recursos financeiros nos primeiros dias de início de seu blog de culinária.
Uma vez que você está começando a direcionar o tráfego e interagir com seus leitores, é importante fazer uma mudança para compartilhar suas próprias imagens em seu blog de culinária para fins de autenticidade.
Use ferramentas gratuitas de edição e design de fotos
Com ferramentas gratuitas de edição e design de fotos, você pode melhorar criativamente a qualidade de suas fotos de comida, mesmo que não tenha habilidades anteriores de design, edição ou Photoshop.
Alguns exemplos de ferramentas gratuitas de design e edição de fotos que são perfeitas para aprender como iniciar um blog de culinária incluem:
- Visme
- PicMonkey
- Snappa
- Piktochart
Não se esqueça, você também pode recortar e editar fotos genéricas para convertê-las em imagens mais exclusivas para o seu próprio blog de culinária com a ajuda dessas ferramentas de design.
8. Promova seu blog de culinária e faça networking com outros blogueiros de culinária
Não se surpreenda se os visitantes não migrarem magicamente para o seu blog de culinária no dia em que você começar a publicar conteúdo.
Vamos enfrentá-lo, além de publicar conteúdo regularmente, você tem que promover ativamente seu blog de culinária – e interagir com outros blogueiros de culinária, para que você possa direcionar mais tráfego para seu próprio blog de culinária a longo prazo. Isso não acontecerá da noite para o dia, mas ao focar nesses canais de promoção, você começará a progredir imediatamente.
Aqui estão algumas das maneiras mais comprovadas de promover seu blog de culinária e construir relacionamentos com outros blogueiros de culinária:
Atualize sua assinatura de e-mail (para destacar seu blog de culinária)
Além de ter suas informações de contato, URL do site e links de mídia social em sua assinatura de e-mail, você também pode ir além para incluir algo como um link para sua última postagem no blog, um link de assinatura de e-mail ou seu último e-book gratuito para download que você escreveu.
Siga o exemplo de Gaby e concentre sua frase de chamariz de assinatura de e-mail no que é mais importante:
Esta é uma maneira inteligente de promover casualmente o conteúdo do seu blog de culinária toda vez que você envia um e-mail (algo que você está fazendo de qualquer maneira) – sem nenhum esforço adicional.
Não se esqueça de incluir o título da última postagem do blog para atrair mais atenção e despertar o interesse.
Faça seu SEO on-page certo
Se você deseja que seu blog de culinária tenha uma classificação alta nos resultados do mecanismo de pesquisa para palavras-chave específicas em seu nicho (como “receita de torta de maçã”), é importante que você acerte o SEO do seu blog on-page.
E para fazer isso, siga estas práticas recomendadas do meu guia de SEO para blog aqui :
- Crie URLs amigáveis para SEO ( permalinks )
- Comece cada título de postagem de blog de comida com a frase-chave mais importante para a qual deseja que a postagem seja classificada
- Tenha sua palavra-chave mencionada nas primeiras 100 a 150 palavras do seu conteúdo
- Aumente a velocidade do seu blog de culinária para que as páginas carreguem em 2 a 3 segundos ou menos
- Use um tema WordPress responsivo para que as páginas sejam carregadas corretamente em todos os dispositivos
- Crie conteúdo longo de alta qualidade (projetado para ter uma boa classificação na pesquisa)
Comece a construir uma lista de e-mail
Com um enorme retorno sobre o investimento de 3800%, o marketing por e-mail é uma das melhores maneiras de promover seu conteúdo quando você inicia um blog de culinária.
Uma lista de e-mail é um grupo de pessoas que lhe forneceram seus endereços de e-mail, para que possam receber atualizações por e-mail quando você publicar novas receitas, compartilhar novos guias e assim por diante.
Você pode construir sua lista de e-mail com sucesso quando você:
- Crie uma isca digital de alta qualidade (como um livro de receitas gratuito) como presente gratuito para qualquer pessoa que se inscrever
- Forneça um formulário de inscrição nas páginas do seu blog de culinária e em cada uma das postagens do seu blog
- Escolha um provedor de serviços de e-mail comparando Convertkit vs AWeber vs Mailchimp para ver qual é o melhor para suas necessidades
- Escreva e-mails personalizados para desenvolver um relacionamento mais forte com seus assinantes de e-mail
- Se você precisar contratar algum ajudante de redação.
Compartilhe suas postagens de blog de culinária nas mídias sociais (especialmente no Instagram)
A mídia social pode ser uma ferramenta de promoção forte e eficaz para suas postagens de comida, mas há muitas opções, desde Instagram até Facebook, Twitter, Pinterest LinkedIn e muito mais.
Em vez de compartilhar suas imagens freneticamente em todas as plataformas de mídia social, identifique qual plataforma tem uma maior concentração de seu público-alvo e concentre-se em apenas uma ou duas, para começar. Mesmo que sua pesquisa produza 3 ou mais plataformas, comece com uma ou duas, para evitar ficar sobrecarregado.
Conselhos dos principais blogueiros de culinária sugerem que você deve dobrar o Instagram e o Pinterest .
Para gerenciar seu tempo e promover seu conteúdo de forma eficaz nas mídias sociais, use ferramentas como Buffer , Hootsuite e Quuu Promote .
Lembre-se também de incluir botões de compartilhamento de mídia social em seu blog para que seus leitores também possam compartilhar.
Escreva guest posts (para tráfego e benefícios de SEO)
Uma das melhores maneiras de promover seu blog de culinária, especialmente quando você está apenas começando, é escrevendo postagens de blog de convidados .
Suas postagens de convidados devem ser publicadas com uma biografia de autor que credite você como autor – e também forneça um link para seu próprio blog de culinária e contas de mídia social. Isso dá aos leitores de outros blogs de culinária mais estabelecidos (onde seu post de convidado é publicado) a oportunidade de vir e seguir seu conteúdo também.
Isso torna possível criar conhecimento para o seu blog de culinária, direcionar o tráfego para ele e possivelmente até aumentar seus assinantes de e-mail.
Não se esqueça de usar as dicas a seguir para escrever guest posts eficazes para qualquer blog de culinária no qual esteja interessado em publicar:
- Reserve um tempo para estudar o blog de culinária antes de lançar (Eles aceitam guest posts? Como eles são normalmente formatados? Seu estilo combina com o deles?)
- Conecte-se e desenvolva um relacionamento com o blogueiro ou editor de culinária antes de lançar
- Siga qualquer uma de suas regras e diretrizes de postagem de convidados
- Sempre apresente um tópico original que agregue valor aos seus leitores
Depois que sua postagem de convidado for publicada no blog de culinária da outra pessoa, trabalhe duro para promovê-la em seus próprios canais de mídia social – eles provavelmente farão o mesmo e marcarão você, ajudando assim a divulgar seu blog de culinária em outros canais sociais também .
Faça networking com outros blogueiros de culinária
Outra maneira inteligente de promover seu conteúdo e criar conhecimento para seu blog de culinária é construir conscientemente relacionamentos significativos com outros blogueiros de culinária.
Você pode começar a estabelecer as bases para esses relacionamentos adotando estas abordagens:
- Deixe comentários atenciosos em seus blogs de culinária
- Compartilhe suas postagens em seus canais de mídia social
- Inclua-os em suas próprias postagens de blog de culinária (em seguida, envie um e-mail para avisá-los, eles provavelmente o compartilharão)
- Envie propostas a eles para fazer trocas de conteúdo em seus blogs de culinária ou no Instagram e Pinterest
- Junte-se a comunidades gratuitas de blogueiros de culinária on-line, como painéis de grupos do Pinterest, grupos do Facebook e outros
- Torne-se um membro de programas de associação paga para blogueiros de culinária sérios, como o Food Blogger Pro
Depois disso… é hora de trabalhar na monetização do seu blog de culinária – mas isso é outro assunto 😊
No entanto, Max Benz, do kochboxguru.de , um blog de kits de refeição alemão, enfatiza a importância de pensar na monetização desde o início. Ele compartilha:
“Se você quer gerar uma renda extra com seu blog de culinária, já deve ter uma ideia de como vai ganhar dinheiro ao selecionar seu nicho. Existem várias maneiras de ganhar dinheiro com um blog de culinária (como marketing de afiliados, postagens patrocinadas ou anúncios). Por exemplo, se você decidir usar programas de afiliados, considere se inscrever nesses programas logo após começar. Caso contrário, eles podem rejeitar sua inscrição um ano depois e toda a sua estratégia de blog não funcionará como esperado.”
Considerações finais: Como iniciar um blog de culinária (e ter sucesso)
Tudo bem, agora que examinamos meu guia sobre como iniciar um blog de culinária … é quando a verdadeira diversão começa.
Se você deseja iniciar um blog de culinária porque é louco por comida – ou talvez tenha um negócio de alimentos e queira um blog com o objetivo de se conectar com seus clientes atuais – não há motivo para esperar mais.
Comece seu blog de culinária hoje e com uma boa dose de trabalho duro, criatividade e vontade de experimentar, você verá os resultados rapidamente.
Deixe um comentário