Como iniciar um blog de viagens

Tempo de leitura: 39 min

Escrito por Jadilson Barros
em janeiro 29, 2023

blog de viagens

Vamos falar sobre  como iniciar um blog de viagens. Esteja você procurando levar uma vida como um nômade digital (viajando em tempo integral como criador de conteúdo), passar algum tempo trabalhando remotamente enquanto documenta suas viagens ou construir um negócio on-line sustentável em torno de seu blog de viagens, este guia o ajudará começou sua jornada de blog de viagens.

Você já sonhou em viajar pelo mundo e ganhar a vida com isso? Eu sei que tenho. A escolha de iniciar um blog de viagens pode ser a motivação certa de que você precisa. E não… você não precisa ser comissário de bordo ou trabalhar em um navio de cruzeiro para tornar esse sonho realidade.

Digite: aprendendo como iniciar um blog de viagens. A melhor parte dos blogs de viagens é que você não precisa de nenhum treinamento formal ou diploma para começar a fazê-lo hoje .

Se você foi mordido pelo bug do desejo de viajar e deseja lançar seu próprio blog de viagens (lucrativo), veio ao lugar certo.

Neste guia, mostrarei como iniciar um blog de viagens – e até mesmo como fazê-lo paralelamente se você ainda estiver trabalhando em período integral.

Agora, vamos apertar o cinto e se preparar para uma jornada incrível.

Como iniciar um blog de viagens (e ganhar dinheiro) em 8 etapas fáceis

Antes de fazer as malas: o básico que você precisa saber sobre blogs de viagens

Antes de nos aprofundarmos neste guia sobre como iniciar um blog de viagens, existem alguns fundamentos críticos que precisam ser estabelecidos agora.

Esses são fatores que influenciarão dramaticamente se você terá sucesso com seu blog de viagens – ou não.

As ferramentas básicas (e habilidades) que todo blogueiro de viagens precisa

Em primeiro lugar, antes mesmo de pegar a trilha (ou asfalto), você precisará certificar-se de que possui as ferramentas e equipamentos certos para ajudá-lo a criar um blog de viagens de sucesso.

Aqui estão alguns dos princípios básicos nos quais você deseja investir – tendo em mente que você sempre pode adicionar ao seu kit de ferramentas, dependendo de suas necessidades nas próximas semanas, meses e anos.

  • Portátil leve . Não economize em seu laptop, pois ele é a peça central do equipamento de que você precisará para iniciar um blog de viagens (e mantê-lo funcionando) – pense nele como seu escritório. Você deseja obter um laptop com boa duração da bateria, uma tela de tamanho decente (você escreverá e editará fotos a partir dela) e, claro, quanto mais leve, melhor. Dois dos melhores laptops para blogs de viagens que se encaixam perfeitamente nessa conta são o MacBook Pro de 13″ (a US$ 1.200) , que é sem dúvida o melhor laptop se você estiver fazendo alguma edição de fotos para o seu blog de viagens e o MacBook Air de 13″ (no $ 999,99) se você se concentrar principalmente na escrita. Vale a pena investir em um MacBook, pois vai durar vários anos sem a preocupação de quebrar durante a viagem.
  • Câmera poderosa . Um dos aspectos mais importantes dos blogs de viagem é contar as histórias de suas aventuras. E que melhor maneira de fazer isso do que com fotos de tudo o que você vê, faz e experimenta? É por isso que você precisa de uma boa câmera para capturar aqueles momentos vibrantes de contar histórias. Eu recomendo fortemente a câmera mirrorless Sony Alpha A7 II (por $ 998,00) emparelhada com a lente de 28-70 mm que vem de fábrica com a câmera ou uma atualização para a lente 18-105 mm f / 4 OSS G mais diversificada (por $ 598,00)isso o ajudará a fotografar praticamente qualquer tipo de cenário sem a necessidade de viajar com várias lentes. Da mesma forma que sua decisão sobre o laptop certo para viajar, investir antecipadamente em um bom equipamento de câmera renderá grandes dividendos na qualidade do seu conteúdo – e essa ferramenta também durará vários anos, pelo menos.
  • Energia de reserva . A natureza dos blogs de viagens é que você frequentemente estará longe de fontes de energia. Um banco de energia de alta capacidade, como este da Anker (por US $ 139,99) , que pode carregar telefones e laptops várias vezes, ajudará a garantir que seus dispositivos nunca fiquem sem energia. E por falar em energia, você também vai querer um adaptador de viagem confiável em todo o mundo (por US $ 11,00) ou dois, para que você sempre possa conectar e carregar no próximo país em sua viagem.

Sempre há  mais ferramentas e equipamentos que você pode adquirir para melhorar a qualidade do seu conteúdo (ou imagens), mas o básico de um bom laptop, câmera e energia de reserva o colocará no caminho certo para começar seu blog de viagens.

3 desafios que todos os blogueiros de viagens enfrentam

Começar um blog de viagens não é nada fácil. Claro, muitos blogueiros de viagens (especialmente no Instagram) querem pintar a imagem de que estão levando uma vida de lazer todos os dias – mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Começar um blog de viagens e administrá-lo com sucesso exige muita garra.

Vejamos rapidamente alguns dos desafios mais comuns que você deve estar preparado para enfrentar e superar ao iniciar um blog de viagens:

  • A competição é acirrada . A realidade de perseguir uma busca tão divertida e recompensadora quanto o blog de viagens, é isso…  muitas pessoas querem ser um blogueiro de viagens (quem não gostaria de ser?). Por causa disso, os blogs de viagens podem ser uma indústria altamente competitiva e saturada. No entanto, se você se posicionar bem (não se preocupe, essa é a primeira seção deste guia sobre como iniciar um blog de viagens) e trabalhar muito, poderá criar um blog de viagens de muito sucesso dentro de um nicho que você aproveitar.
  • Restrições de tempo . Especialmente se você está começando um blog de viagens ao lado de um emprego em tempo integral que ainda mantém, arranjar tempo para viagens e criação de conteúdo será um dos seus maiores desafios. Você terá que aprender a equilibrar trabalho, viagens e criar o conteúdo que o ajudará a reunir uma audiência para o seu blog.
  • Solidão . Se você estiver viajando sozinho, é provável que haja momentos em que você terá que lutar contra a solidão (por mais emocionantes que sejam suas viagens). Felizmente, porém, a tecnologia nos permite manter contato com nossos entes queridos, não importa onde estejamos no mundo, e ficar nos hotéis ou albergues certos ao longo de sua jornada também pode ajudar a inseri-lo nos círculos sociais de outros viajantes com ideais semelhantes e atividades. Considere viajar para o exterior com um cachorro para ajudar a tornar suas experiências muito mais ricas.

Conhecer esses desafios com antecedência ajudará você a se preparar mentalmente para eles, aumentando assim suas chances de sucesso como blogueiro de viagens a longo prazo.

Você deve aprender como iniciar um blog de viagens?

Tudo bem, agora o último passo antes de decidir se você deve ou não lançar um blog de viagens hoje, é responder à pergunta crítica… “Por que devo começar um blog de viagens?” Aqui estão algumas das melhores razões pelas quais você deve considerar o blog de viagens – para que você possa decidir se um blog de viagens é algo que você realmente deseja fazer.

  • Paixão . Se você é apaixonado por viagens, começar um blog de viagens é definitivamente uma boa ideia a se considerar. Os blogs de viagem não apenas o ajudarão a documentar suas próprias aventuras, mas também o manterão motivado para visitar mais lugares, buscar experiências únicas e ajudar pessoas de todo o mundo a experimentar a vida fora de suas zonas de conforto.
  • Lucro . Um blog de viagens bem executado pode ser uma ótima fonte de renda, seja em tempo integral ou como um negócio paralelo. Minha boa Selena Taylor deixou de começar um blog de viagens ao lado de seu trabalho diário em Los Angeles alguns anos atrás, acumulando mais de 175.000 seguidores no Instagram e ganhando mais de $ 10.000 – $ 15.000 por projeto que ela reserva com hotéis, conselhos de turismo e marcas de estilo de vida em todo o mundo. Ela agora está blogando viagens em tempo integral e ganhando bem na casa dos seis dígitos de uma combinação de sua própria receita de blog e parcerias de conteúdo.
  • Passe sua experiência . Outra razão convincente para começar um blog de viagens é com os objetivos de compartilhar suas aventuras com pessoas afins, especialmente aqueles que procuram inspiração sobre onde ir e como fazê-lo. Um blog de viagens também é uma ótima maneira de compartilhar lições aprendidas, dicas e conselhos para ajudar outros viajantes.

Se você ainda está lendo, isso significa que você está falando sério sobre como começar um blog de viagens – hoje.

Então vamos ao que interessa, certo?

Como iniciar um blog de viagens em 8 etapas fáceis

Embora começar um blog de viagens e colocá-lo em funcionamento possa parecer um grande desafio do lado de fora, não é tão difícil quanto muitas pessoas – contanto que você divida esse processo em etapas gerenciáveis, defina a expectativa de que levará semanas, meses e possivelmente até anos para se tornar um blogueiro de viagens lucrativo em tempo integral.

Começar um blog de viagens é um grande investimento em seu próprio futuro, e os resultados podem ser incrivelmente recompensadores.

Veja como iniciar um blog de viagens em 8 etapas fáceis.

1. Escolha um nicho de blog de viagem inteligente

O primeiro (e sem dúvida o mais importante) passo ao iniciar um blog de viagens é escolher um nicho bem definido dentro do espaço mais amplo de “blogs de viagens” que você pode criar como seu.

O que é um nicho de blog de viagens?

Um nicho é um conjunto claramente definido de tópicos, posicionamento e estilo em que você deseja especializar seu blog. Ter um nicho ajudará você a se destacar dos milhares de outros blogs de viagens e diferenciará seu conteúdo de maneira a tornar seu blog de viagens mais atraente para um público que busca seu tipo específico de conteúdo.

O próprio blog de viagens é um grande nicho dentro da indústria geral de “blogging”. No entanto, é uma ideia de tópico de blog tão ampla que tem tantas outras possibilidades de sub-nicho que você pode escolher – tanto para encontrar seu próprio estilo e mensagem, quanto para começar em um espaço menos competitivo.

15 nichos populares de blogs de viagens para explorar:

  • Viagem econômica
  • viagem de luxo
  • viajar sozinho
  • Trabalho remoto/viagens nômades digitais
  • viagem feminina
  • Mochilão
  • Country blogging (viajando dentro do seu país)
  • Blogging da cidade (focado em cidades específicas)
  • Viajar a trabalho
  • Viagens centradas em comida (visitando restaurantes)
  • viagem de aventura ao ar livre
  • viagem em família
  • parques nacionais
  • Viajar para idosos
  • Viagens em RV ou van (viagem na estrada e #vanlife)

Como você pode ver, as opções são realmente ilimitadas quando se trata de escolher um nicho para o seu blog de viagens – portanto, as únicas restrições são sua própria imaginação e o que outras pessoas estão interessadas em ver no conteúdo. Se há um público de leitores procurando inspiração em um determinado tipo de viagem, existe uma oportunidade de preencher essa necessidade com seu blog de viagens.

Algumas maneiras pelas quais você deve pensar em restringir seu nicho é escolher uma área de tópico que você (1) ame e (2) tenha oportunidades claras de monetização.

Como você escolhe um nicho de blog de viagens lucrativo?

O primeiro passo para garantir que seu nicho de blog de viagens em potencial tenha potencial de lucro real é garantir que   exista um público por aí, desejando o tipo de tópico de conteúdo que você está pensando em iniciar um blog de viagens.

  • Faça pesquisas de palavras-chave . A maneira mais rápida de estimar a demanda do mundo real para o nicho do seu blog de viagens é fazer uma pesquisa de palavras-chave . Isso significa usar uma ferramenta gratuita como o Twinword Ideas ou um conjunto de ferramentas mais avançado como o Ahrefs , para pesquisar as palavras-chave mais populares em seu nicho de blog de viagens em potencial. Isso lhe dará um indicador do que as pessoas estão pesquisando ativamente online, quantas delas estão procurando conteúdo sobre esses tópicos e fornecerá informações sobre no que elas estão dispostas a gastar dinheiro.
  • Faça uma análise da concorrência . A análise da concorrência significa simplesmente verificar o que seus concorrentes já estão fazendo. Goste ou não, todos os nichos possíveis de blog de viagens (que vale a pena entrar) já terão concorrentes estabelecidos – mas isso é bom. Você pode dar uma olhada em seus blogs, pesquisar suas estratégias de monetização e usar ferramentas como o Ahrefs para saber como eles direcionam tráfego para seus blogs e configurar Alertas do Google para monitorar suas atividades também. Provavelmente, se seus concorrentes estão lucrando com seus blogs de viagens, você também pode fazer isso.

Se você quiser mergulhar mais fundo na escolha de um nicho claro e baseado em pesquisa para o seu blog de viagens, leia meu guia detalhado: Como escolher um nicho para blogar.

Agora que você definiu um nicho claro para blogs de viagens, vamos abordar a próxima fase em sua jornada de blogs.

2. Escolha o nome do seu blog de viagens (com sabedoria)

Escolher um nome de blog (que seja interessante e ainda tenha um .com disponível) para o seu blog de viagens pode não ser tão fácil.

Como ponto de partida, considere cuidadosamente a escolha de um nome de blog de viagens que:

  • É descritivo do seu nicho (se possível)
  • Reflete sua própria marca e estilo
  • Aumenta as oportunidades de SEO do seu blog (um nome que inclua sua palavra-chave principal, se possível)

Adaptado diretamente do meu guia definitivo sobre como nomear um blog , aqui estão algumas dicas rápidas e técnicas fáceis especificamente projetadas para ajudar a nomear seu blog de viagens.

10 dicas e técnicas de nomes de blogs de viagens rápidas

  1. Leia um livro (ou artigo) dentro do seu nicho de viagem para descobrir novas palavras e nomes em potencial
  2. Tire a poeira do seu dicionário de sinônimos ou dicionário e procure por palavras cativantes
  3. Tente aliteração para criar um nome de blog de viagens (Budget Boating, The Trippy Traveler, Wander Well)
  4. Encontre um bom trocadilho para o nome do seu blog de viagens (In Tents Camping, Girl Gone Travel)
  5. Use o humor (Você Viaja?, Garotas de Bottom Fit)
  6. Palavras não relacionadas podem ser mais memoráveis
  7. Use seu próprio nome ou apelido se estiver com problemas
  8. Pense em palavras relacionadas ao seu nicho (viajante, vigarista, vagabundo, nômade, aventureiro, andarilho)
  9. Faça uma pausa e tente algo novo (faça uma caminhada na natureza para buscar inspiração)
  10. Use palavras inventadas (seja criativo, não há respostas erradas)

Outra dica útil ao escolher um nome de blog de viagens é evitar palavras que sejam clichês (já que foram usadas em demasia) ou que possam ser facilmente escritas incorretamente.

Além disso, certifique-se de que o nome do seu blog seja memorável, pois você (idealmente) o usará como seu nome de domínio também.

3. Selecione uma plataforma de hospedagem de blog

Para que seu blog de viagens possa ser visualizado publicamente na Internet, você precisará:

  • Obtenha um plano de hospedagem de blog
  • Registre seu nome de domínio

Felizmente, esse processo tornou-se extremamente fácil de fazer – e também é muito acessível (menos de US$ 3,00/mês).

O que é hospedagem de blog?

Um serviço de hospedagem é uma empresa que possui servidores e possui tecnologia para disponibilizar (e manter) seu blog online. Devido ao papel importante que sua plataforma de hospedagem desempenha nos blogs, você deve investir em um plano de hospedagem confiável desde o primeiro dia. Deixar de fazer isso pode significar que seu blog ficará off-line às vezes, perdendo leitores valiosos e informando aos mecanismos de pesquisa que seu site não é confiável.

Um dos serviços de hospedagem mais confiáveis, e aquele que eu (e muitos outros blogueiros) recomendo, é o Bluehost . O Bluehost não é apenas um dos melhores serviços de hospedagem na web do mercado nos últimos 20 anos, mas também é extremamente acessível – especialmente considerando que seus planos vêm com um nome de domínio gratuito incluído.

Você pode esperar ter seu blog hospedado no Bluehost por US$ 2,95/mês , o que também inclui acesso à equipe de suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Outro grande motivo para escolher o Bluehost para a hospedagem do seu blog de viagens é que eles também incluem uma instalação do WordPress de “um clique” imediatamente após a inscrição.

Eu recomendo fortemente que você use o WordPress para alimentar seu blog, pois é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) robusto que também é super fácil de usar e personalizar o design do seu blog. E de acordo com estatísticas recentes de blogs , é de longe a plataforma de blog mais popular em uso por milhões de blogueiros em todo o mundo (incluindo eu aqui neste blog).

Agora, isso nos leva ao nosso próximo passo para aprender como iniciar um blog de viagens – projetar o layout, a aparência e o comportamento de como seu blog ficará.

4. Crie seu blog de viagens

Agora vem uma das partes mais emocionantes de começar um blog de viagens (além da viagem em si, é claro)—desenhar o layout do seu blog de viagens .

Esta etapa é importante, pois determina o que seus visitantes verão e experimentarão quando visitarem seu blog de viagens.

Um blog de viagens bem projetado e fácil de navegar também ajuda a criar confiança com seu público. Então, como você cria o blog de viagens perfeito?

Considere sua marca

Um fator importante a considerar ao criar seu blog de viagens é a marca. Veja, por exemplo, o design da página inicial do blog de viagens da minha boa amiga Selena Taylor — Find Us Lost .

Como você pode ver, há um conjunto muito claro de cores complementares, estilos de texto e uso proeminente de suas fotografias originais sendo exibidas em sua página inicial. Selena tem uma marca muito bem definida para seu blog de viagens.

Lembre-se de que, embora hoje você seja um blogueiro de viagens desconhecido (novo em folha), é importante definir sua marca desde o início.

Os dois aspectos mais importantes da marca do blog de viagens que você precisa considerar hoje são:

  • A estética do blog . Isso lida com a aparência do seu blog de viagens. Use cores e imagens que reflitam sua abordagem única para o seu nicho.
  • Personalidade do blog. A personalidade do seu blog de viagens inclui fatores como seu tom de escrita e estilo de conversa. Também tem a ver com a vibração que você deseja que seu blog tenha – o que fará muito em termos de atrair (ou repelir) certos tipos de pessoas. Lembre-se também de que a página Sobre mim do seu blog de viagens provavelmente será frequentada por leitores, portanto, tenha um pouco mais de cuidado ao criar essa página.

Use o tema WordPress certo

Um tema WordPress é um software gratuito (ou de baixo custo) que você pode instalar em seu blog WordPress e ajuda a controlar/editar facilmente a aparência geral do seu blog de viagens.

Cada tema dará ao seu blog um layout visual diferente e exibirá seu conteúdo de maneiras diferentes. Se você não tem certeza de qual tema usar ao iniciar seu blog de viagens, recomendo avaliar minhas escolhas para os melhores temas do WordPress como ponto de partida para avaliar todas as principais opções do mercado hoje. Para a maioria dos novos blogueiros de viagens, acabo recomendando que eles usem o tema Elementor WordPress gratuito para fazer seu blog decolar e manter um orçamento inteligente.

Depois de instalar seu tema, é hora de carregar alguns plugins do WordPress que adicionarão algumas funcionalidades adicionais ao seu blog de viagens.

Instale estes 4 plug-ins de blog de viagens funcionais

Assim como um tema, um plug-in é um software (menor) que aprimora a aparência e os recursos do seu blog de viagens. A principal diferença é que, enquanto os temas lidam com a estética geral do seu blog, um plug-in aprimora uma funcionalidade específica.

Alguns plugins úteis para ajudar a iniciar um blog de viagens com o pé direito incluem:

  1. Yoast SEO . O Yoast SEO é um dos melhores plugins quando se trata de melhorar o desempenho de SEO do seu blog, o que o ajudará a classificar o conteúdo mais alto nos resultados de pesquisa orgânica.
  2. Balcão Social . O Social Counter é um plug-in que torna mais fácil para os visitantes do seu blog compartilhar seu conteúdo com um único clique. Ele também fornece análises úteis sobre o desempenho da mídia social do seu conteúdo, o que ajuda a determinar em quais canais sociais você deve dedicar mais tempo.
  3. WP Google Maps . O que é um blog de viagens sem mapas de onde você esteve (e para onde planeja ir)? O WP Google Maps é um plug-in simples que permite criar mapas personalizados do Google com marcadores de alta qualidade contendo categorias, descrições, imagens, links e muito mais.
  4. Galeria de Imagens Modula . Este é um ótimo plug-in que ajuda você a armazenar, editar e otimizar suas fotos e imagens com eficiência – o que será uma grande parte da sua experiência de blog de viagens.

Com esses pilares básicos de design, agora você pode começar a gastar algum tempo aprimorando o design e a funcionalidade do seu blog de viagens.

Embora isso deva ser uma experiência de aprendizado absolutamente divertida, recomendo limitar a quantidade de tempo que você aloca para  aperfeiçoar o design do seu blog de viagens e colocá-lo em um nível de “bom o suficiente” para que você possa começar a mudar seu foco para o mais importante atividades de viajar, criar conteúdo e construir uma audiência.

5. Planeje sua primeira viagem de blog de viagem (e envolva os leitores)

Agora que seu blog de viagens está funcionando, é hora de começar a planejar sua primeira viagem (e processo de criação de conteúdo).

Esta seção do nosso guia examinará o planejamento de uma série de viagens de blogs de viagens que sejam alcançáveis, dentro do orçamento e interessantes para o seu (futuro) público – e fazê-lo especialmente em torno do seu trabalho, se você ainda tiver um emprego em período integral.

Comece com destinos próximos

Se você ainda depende do seu trabalho diário, pode ser difícil viajar com a frequência que desejar. Uma maneira de superar esse desafio nos primeiros dias do seu blog de viagens é fazer viagens curtas para destinos próximos. Isso irá ajudá-lo:

  • Teste seu equipamento
  • Pratique tirar fotos (e vídeos)
  • Experimente criar conteúdo para o seu blog
  • Comece a compartilhar nas mídias sociais e interagir com leitores em potencial

Para suas primeiras viagens, recomendo escolher destinos próximos que sejam empolgantes, que não demorem muito para pesquisar e planejar e, claro, certifique-se de que sejam destinos nos quais seu público esteja interessado.

Planeje sua viagem com antecedência

Embora isso possa parecer um passo óbvio para os blogueiros de viagens, ainda precisa ser mencionado – a grande maioria dos blogueiros de viagens planeja suas viagens com antecedência (levando em consideração os locais que desejam visitar e o conteúdo que desejam obter). do que improvisar completamente quando eles aparecem em um novo destino.

Considere também que você pode querer agendar sua viagem para um fim de semana de 3 dias, para que você não precise tirar folga do trabalho.

Algumas coisas principais para se concentrar ao planejar sua primeira viagem de blog de viagens incluem:

  • Decidir o destino e as principais facetas da sua viagem
  • Orçamento quanto você quer gastar (e como)
  • Hospedagem (hotel x Airbnb)
  • Planejamento de refeições (restaurantes x compras e culinária)
  • Arranjos de estilo de viagem (solo ou grupo)
  • Documentação (o que você deseja capturar e escrever sobre)

Certifique-se de manter um diário onde anota tudo sobre seus planos de viagem.

Melhor ainda, use seu blog de viagens para fazer um diário sobre a preparação de sua viagem em público para que seus leitores vejam e aprendam.

Esse processo não apenas ajudará você a aperfeiçoar seu próprio processo de planejamento de viagem ao longo do tempo, mas também criará laços mais fortes com os leitores que sentem que estão participando da aventura com você. Além disso, você pode obter algumas boas dicas (ou solicitações) de atividades para fazer em sua viagem.

Como usar seu planejamento de viagem para criar buzz para o seu blog de viagens

Então, como você pode usar seu planejamento de viagem para criar um pouco de emoção para o seu novo blog de viagens?

  • Anuncie sua viagem. Uma boa forma de deixar os leitores (e futuros leitores) entusiasmados com a sua viagem é anunciá-la nas redes sociais. Compartilhe seu destino com todos com quem você está conectado em suas plataformas de mídia social e convide-os a acompanhá-lo na preparação da viagem. Você também pode informá-los de que podem acompanhá-los em sua viagem seguindo as atualizações em seu blog, no Instagram ou de outra forma. Você pode até adicionar links às suas histórias do Instagram, o que incentivará seus seguidores a clicar e interagir com você de uma maneira mais significativa em seu blog.
  • Envolva seus leitores na seleção do equipamento. Se houver algum equipamento especial que você precise preparar para sua viagem, envolva seus leitores pedindo recomendações ou solicitando seus votos em uma decisão. Isso ajudará você a iniciar conversas, além de obter conselhos de outras pessoas que já usaram o equipamento antes.
  • Faça um concurso. Ao preparar seu equipamento, use-o como uma oportunidade para realizar um concurso que pode aumentar seu público – por meio do qual você distribui um equipamento idêntico a um novo seguidor sortudo que mais interage com suas postagens.

Outro ponto final sobre o planejamento de viagem bem-sucedido para o seu blog de viagens é ler os relatos de outros blogueiros, escritores e fotógrafos que fizeram a mesma viagem antes de você.

Bônus: Conecte-se com influenciadores. Recomendo informar a esses influenciadores que você está prestes a embarcar na mesma viagem – e que achou o conteúdo deles extremamente útil para planejar sua própria versão da jornada.

Esta é uma ótima maneira de começar a construir relacionamentos com outros blogueiros de viagens em seu nicho. Quem sabe, eles podem até dar algumas dicas sobre lugares para visitar, conselhos para reduzir custos ou até mesmo compartilhar sobre sua viagem para seu próprio público – ajudando você a crescer.

6. Equilibre a criação de conteúdo com as viagens

Tudo bem, agora é hora de fazer sua tão esperada viagem inaugural como blogueiro de viagens.

As vistas são emocionantes, assim como as experiências. Mas não se esqueça – você também precisa criar conteúdo para o seu blog de viagens ao longo do caminho. E, de longe, o melhor momento para documentar sua jornada (pelo menos como um rascunho de postagem no blog ou anotações improvisadas) é enquanto você a vivencia em tempo real, no dia a dia.

Um dos maiores desafios de administrar um blog de viagens é que é muito fácil esquecer (em meio à empolgação) que você deveria estar criando conteúdo para o seu blog – idealmente compartilhando os bastidores com vídeos, atualizações curtas e imagens estáticas de seu conta do Instagram.

Aqui estão algumas dicas para ficar por dentro do seu jogo de conteúdo enquanto viaja.

Faça sua pesquisa antes

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer por si mesmo como blogueiro de viagens é fazer sua pesquisa de conteúdo antes de embarcar em sua jornada. Duas áreas que você precisa prestar atenção especial para incluir:

  • Pesquisa de destino . Pesquise o máximo que puder sobre seu destino, para ter ideias de que tipo de conteúdo você pode criar em torno de sua viagem. Antes de partir para sua viagem, você deve ter algumas ideias claras de postagens de blog já em mente para, pelo menos, potencialmente escrever e publicar enquanto estiver em sua viagem.
  • Pesquisa de palavras-chave . Como já mencionamos anteriormente, a pesquisa de palavras-chave é um aspecto muito importante dos blogs de viagens. Faça a pesquisa de palavras-chave para um destino específico antes de partir para a viagem e você poderá escolher algumas atividades específicas para fazer enquanto estiver lá – e garantir que haja um grupo de leitores que procuram esse conteúdo online.

Pesquisar o máximo que puder sobre seu destino e tudo sobre sua próxima viagem ajudará a diminuir o fardo da criação de conteúdo durante a viagem.

Crie um calendário de conteúdo

Um calendário de conteúdo é uma programação das peças de conteúdo exatas que você publicará (em ordem). Depois de fazer a pesquisa inicial, seu calendário de conteúdo informará sobre o que você precisa escrever uma postagem no blog e quando ela deve ser publicada.

Para criar seu próprio calendário de conteúdo editorial:

  • Use sua pesquisa . Use a pesquisa de palavras-chave que você já fez para obter alguns tópicos e ideias para o conteúdo que você criará sobre uma viagem/destino específico. Pontos de bônus se você pesquisar seu público em busca de recomendações ou experiências para documentar.
  • Aproveite o seu itinerário . Seu itinerário não é útil apenas para informar aonde você está indo e quando. Você também pode usá-lo para criar um calendário de conteúdo criando conteúdo com base em cada restaurante que você visita, atividade que você faz e pontos turísticos que você vê. Tudo na sua viagem pode ser uma oportunidade de conteúdo se você estiver pensando estrategicamente.

Depois de definir seu calendário de conteúdo, criar esse conteúdo se torna um quebra-cabeça muito mais simples – basta preencher os espaços em branco.

Tire lindas fotos

Seus leitores querem experimentar a jornada com você. Uma ótima maneira de permitir que eles façam isso é capturar e publicar fotos (e vídeos) de alta qualidade para compartilhar ao longo do caminho. É aqui que sua câmera confiável entra em cena.

Certifique-se de fazer uma mistura saudável de fotos de ação (ótimas para histórias do Instagram ) e fotos cênicas com curadoria e edição mais cuidadosas (melhor para o seu blog e postagens no Instagram) para dar aos seus leitores a melhor experiência – e uma que eles possam sintonizar enquanto você está fora em sua viagem.

Você também pode aprimorar o apelo visual de suas postagens de blog criando seus próprios gráficos e imagens.

Uma das melhores ferramentas de blog para ajudar na criação de suas próprias imagens exclusivas é o Colorcinch , o conjunto gratuito de ferramentas e recursos de design que podem ajudar na criação de tudo, desde logotipos a gráficos otimizados para redes sociais, apresentações compartilháveis ​​e muito mais.

Criando conteúdo que seus leitores vão adorar

Como você já sabe muito bem, os blogs de viagem podem ser bastante competitivos – dependendo do nicho em que você atua.

Se o seu conteúdo vai se destacar das centenas (até milhares) de outros blogueiros de viagens, você terá que se concentrar na criação de conteúdo que seja:

  • Único . Em primeiro lugar, reconheça que quase cada centímetro quadrado deste planeta já foi apresentado em um blog em algum lugar até agora. Para criar conteúdos únicos, é preciso buscar lugares menos conhecidos, contar mais histórias e participar de experiências fora do comum.
  • Útil . A maioria das pessoas que lêem blogs de viagens está em busca de informações úteis que possam usar para planejar suas próprias viagens, certo? Certifique-se de se concentrar fortemente em atender a essa necessidade de seus leitores – e não tenha medo de perguntar a eles como você pode ser mais útil com seu conteúdo!
  • Divertido . Domine um estilo de escrita que faça suas palavras saírem da tela e formarem imagens na mente do leitor. Ao tornar suas postagens de blog divertidas e acessíveis, você pode garantir que seus visitantes vão querer voltar para mais. Uma ótima maneira de fazer isso é adicionar um pouco de humor ao seu conteúdo, compartilhar atualizações de vídeos brutos em suas histórias do Instagram e sair do seu caminho para se divertir com seus leitores.

O conteúdo é a espinha dorsal de todo blog de viagens de sucesso.

Sem um ótimo conteúdo, não há incentivo para as pessoas quererem acompanhar seu blog de viagens.

Falando em seguidores… um aspecto muito importante que você precisa dominar ao aprender como iniciar um blog de viagens é gerar tráfego para seu blog (e construir seus seguidores sociais – que podem ser uma fonte confiável de tráfego repetível nos próximos meses e anos ).

7. Tráfego: como atrair leitores para seu blog de viagens

Seu blog de viagens está no ar e você tem sua primeira viagem planejada. O próximo passo é relaxar e observar milhares de pessoas correndo para devorar seus primeiros conteúdos… certo? Bem, não exatamente.

Longe vão os dias em que atrair toneladas de leitores para o seu blog de viagens é tão simples quanto colocar um gasto de publicidade de $ 100 no Google, Facebook, Instagram – ou postar sobre o seu lançamento em alguns fóruns de viagens na Internet.

Com mais de 1,5 bilhão de sites na Internet hoje (e mais lançamentos todos os dias), você precisa fazer um esforço real para romper o ruído e atrair leitores para o seu blog de viagens.

Você terá que ganhar seu tráfego hoje, mas é aí que reside o desafio emocionante e recompensador. Então, como você faz isso?

1. Pesquisa de palavras-chave

Há uma razão pela qual eu falei tanto sobre a importância de fazer uma pesquisa de palavras-chave adequada antes de criar conteúdo para o seu blog de viagens – e nunca é demais enfatizar o quanto essa pesquisa inicial será útil em sua jornada.

A partir dessa pesquisa de palavras-chave, você pode aprender vários insights extremamente importantes:

  • Estima-se que 51.000 pessoas pesquisem “coisas para fazer em Paris”  todos os meses
  • O nível de concorrência (26 em 100) é relativamente médio a baixo para esta frase de palavra-chave, sugerindo que é uma oportunidade muito boa para segmentar
  • Ao rolar mais para baixo, você verá os artigos atualmente classificados no topo desta consulta de resultado de pesquisa – mostrando a estrutura de suas abordagens bem-sucedidas de redação de títulos de blog e fornecendo informações sobre como tornar seu conteúdo mais exclusivo, útil e divertido

Lembre-se de que a pesquisa de palavras-chave é a prática de encontrar as palavras e frases que seus leitores usam ao procurar determinadas informações on-line; portanto, você sempre deve abordar sua pesquisa com a mente aberta sobre o que encontrará.

Ao optar por publicar conteúdo em torno de palavras-chave com concorrência relativamente baixa (e com o tráfego mais alto possível sem se tornar muito competitivo para um novo blog de viagens), você começará a criar uma pequena coleção de palavras-chave de cauda longa que você pode classificar para… e comece a trazer um pouco de tráfego para o seu blog.

2. Use mídias sociais (especialmente Instagram e Pinterest)

A mídia social pode ser outra ótima ferramenta para direcionar tráfego para seu blog de viagens, especialmente canais como Instagram e Pinterest.

Como esse tipo de conteúdo é principalmente visual, você se sairá bem em plataformas de imagem como Instagram e Pinterest, onde milhões de usuários diários estão buscando e se envolvendo ativamente em conteúdo relacionado a viagens.

Existem duas maneiras principais de usar a mídia social para direcionar o tráfego para o seu blog:

  • Alcance Orgânico . Direcionar o tráfego organicamente envolve a criação de seguidores em plataformas nas quais as pessoas que amam tópicos relacionados a viagens gostam de passar seu tempo e compartilhar seu conteúdo com eles. Se você puder colocar o conteúdo que eles vão adorar na frente deles, é mais provável que eles compartilhem com outras pessoas em sua própria rede também.
  • Alcance Pago . Este método envolve impulsionar ou patrocinar suas postagens. A maioria das plataformas de mídia social tem um recurso onde você pode promover suas postagens de mídia social para pessoas que se encaixam em seu público-alvo, mesmo que não estejam em sua rede hoje.

Como o Instagram é uma plataforma tão popular para blogueiros de viagens (e marcas), é importante detalhar algumas dicas para aumentar um público engajado no Instagram.

5 dicas rápidas para conseguir seguidores no Instagram

  • Pregue sua biografia do Instagram . Sua biografia é a primeira impressão que as pessoas terão de você. Certifique-se de criar uma biografia que defina claramente quem você é, o que você faz e qual é a missão do seu blog de viagens – de uma maneira interessante. Não se esqueça de incluir um link (e uma frase de chamariz atraente ) para seu blog em sua biografia.
  • Crie o tipo certo de conteúdo . As imagens vão muito bem no Instagram, porém nem todos os tipos de imagens. Para descobrir o tipo certo de imagens nas quais você deve se concentrar em criar e compartilhar, dê uma olhada no que funciona bem para outros blogueiros de viagens em seu nicho (imagens cênicas e de paisagens tendem a funcionar muito bem).
  • Incentive a interação . Incentive seus seguidores a curtir, compartilhar e comentar suas postagens. Dê a eles um bom motivo para interagir compartilhando mais conteúdo exclusivo do que outros em seu espaço, em vez de apenas postar os mesmos estilos de imagem cansados ​​que estão vendo de todos os outros em seus feeds. Esforce-se para encontrar um formato de imagem criativa que possa se tornar emblemático da sua marca.
  • Use hashtags inteligentes . As hashtags são uma ótima maneira de fazer com que seu conteúdo seja descoberto pelas pessoas certas, pois ajudam os usuários a navegar para o conteúdo mais relevante para eles. Pesquise e faça uma lista com as hashtags mais populares do seu nicho e use-as estrategicamente na descrição das fotos que você postar no Instagram.
  • Interaja com outros blogueiros de viagens (e leitores) . A mídia social é sobre ser social , não apenas compartilhar um fluxo unidirecional de imagens sobre sua própria vida e esperar que milhares de pessoas se reúnam para assistir. Ao interagir com outros blogueiros de viagens e seus próprios leitores no Instagram, você aprenderá mais sobre como atender melhor seu público, o que eles gostam, o que eles querem ver mais e, como resultado, você terá seguidores mais engajados. .

Não subestime o poder da mídia social em direcionar tráfego para seu blog de viagens. Se bem feito, canais como Instagram e Pinterest podem se tornar sua maior fonte de tráfego.

3. Blogging convidado

Outra ótima maneira de direcionar tráfego altamente relevante para o seu blog de viagens é por meio de guest blogging . A postagem de convidados é o ato de se conectar com outros blogueiros de viagens (ou publicações de viagens) e publicar um artigo de “postagem de convidados” em seus sites. Essa estratégia de blog por si só é responsável por grande parte do sucesso do meu blog, por isso recomendo priorizá-la em seus próprios esforços de promoção do blog de viagens.

Para que o guest blogging seja bem-sucedido, você precisa:

  • Segmentar sites que seus leitores ideais já visitam e gastam tempo
  • Crie relacionamentos reais e genuínos com os proprietários desses blogs
  • Crie conteúdo tão exclusivo, útil e divertido que eles serão obrigados a visitar seu blog

Embora possa parecer contra-intuitivo criar um conteúdo estelar e publicá-lo gratuitamente em outro lugar, na verdade é uma ótima maneira de mostrar sua experiência – e se você estiver postando nos blogs certos, isso não apenas ajudará a atrair mais visitantes, mas também construa sua própria autoridade dentro do seu nicho de blog de viagens.

4. Aproveite o poder do email marketing

O e-mail pode parecer um canal antiquado para disseminar informações, mas na verdade é um dos mais eficientes em direcionar tráfego direcionado para seu blog de viagens, especialmente se você puder fazer parceria com outros blogueiros de viagens mais estabelecidos ou publicações de nicho para obter seu conteúdo apresentado em seus boletins informativos. .

À medida que o tempo passa e você cria sua própria lista de e-mails, o marketing por e-mail do blog envolverá o envio de um e-mail para seus próprios assinantes, atualizando-os sobre novas postagens em seu blog, pedindo-lhes que acompanhem seus canais sociais ou mantendo-os informados em seu próximos planos de viagem (e como eles podem participar).

5. Faça networking com outros blogueiros de viagens

Por mais que os blogs de viagens possam ser uma indústria competitiva, uma coisa boa sobre os blogs é que nem tudo é uma competição.

Na verdade, os blogueiros entendem que a melhor maneira de desenvolver seus próprios blogs é fazendo networking com seus colegas blogueiros que também atingem o mesmo público (ou semelhante). Desde o primeiro dia, você deve criar o hábito de fazer divulgação regular de blogs com o objetivo de construir relacionamentos e fornecer valor real aos outros blogueiros em seu nicho.

A rede com outros blogueiros tem muitas vantagens a longo prazo, sendo a principal delas que outros blogueiros de viagens mais estabelecidos podem aumentar seus seguidores sociais compartilhando suas postagens com o público deles.

8. Monetize seu blog de viagens com esses 5 métodos

Chegamos à etapa final de nossa jornada sobre como iniciar um blog de viagens. Vamos falar sobre como monetizar seu blog de viagens.

Para a maioria das pessoas, ser pago para viajar parece um sonho distante. No entanto, se você trabalhar, poderá ganhar a vida em tempo integral com seu blog de viagens. Vamos explorar  como , com base em minhas próprias experiências aprendendo como ganhar dinheiro com blogs e nas maneiras exatas pelas quais vários blogueiros de viagens bem-sucedidos que conheço, monetizam seus blogs hoje.

5 maneiras comprovadas de ganhar dinheiro com blogs de viagens em 2023

Aqui estão as cinco principais maneiras pelas quais os blogueiros de viagens ganham dinheiro com seus blogs – e como você também pode.

1. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é um dos melhores métodos para gerar receita com seu blog de viagens (ou qualquer outro blog) – principalmente porque é relativamente passivo e pode gerar receita para você a qualquer hora do dia ou da noite, sem nenhum esforço adicional de sua parte. Tudo o que precisa é de leitores qualificados em seu conteúdo.

Este canal de monetização funciona juntando-se aos melhores programas de afiliados certos , criando conteúdo para o seu blog e colocando estrategicamente links para produtos ou serviços relevantes e úteis (dentro do seu conteúdo). Quando um leitor clica e se inscreve ou conclui uma venda com base na sua recomendação, você ganha uma comissão.

Para que esse modelo funcione, seu conteúdo e os produtos que você está promovendo devem ser relevantes para seu público-alvo . Isso pode ser coisas como equipamentos fotográficos, estadias em hotéis, recomendações de voos e muito mais . Ou você pode se inspirar em meu resumo de análises honestas do Bluehost , para ver que você nem precisa escrever sua própria análise exaustiva sobre um produto em seu nicho – se puder compilar uma lista útil de todas as outras análises por aí no mercado.

2. Patrocínios de conteúdo

Outra maneira de ganhar dinheiro com seu blog de viagens é por meio de patrocínios de conteúdo. Com este canal de monetização, você terá:

  • Pago para criar conteúdo . Se tem uma coisa que toda marca precisa é de exposição. Se você tiver seguidores decentes em seu blog de viagens, as marcas ficarão entusiasmadas com a oportunidade de pagá-lo pela criação de conteúdo (fotos, vídeos ou artigos) relacionado a seus produtos ou serviços, com a expectativa de que eles vejam um aumento em engajamento, interesse ou vendas. Muitas vezes, você pode ganhar um pouco mais aqui vendendo a marca (especialmente hotéis) em um pacote que inclui conteúdo de alta qualidade que a marca também pode usar para compartilhar em seus próprios canais de mídia social.
  • Patrocínio para promover empresas . Muitas empresas no setor de viagens também patrocinam seus voos, acomodações e até mesmo oferecem equipamentos gratuitos em troca de mencioná-los em suas postagens de blog e canais de mídia social.

Os acordos de patrocínio são extremamente populares no espaço dos blogs de viagens, porque são benéficos para ambas as partes – mesmo quando você ainda está relativamente no início de sua jornada para aprender como iniciar um blog de viagens, muitas vezes você pode conseguir viagens gratuitas ou com desconto, então é o canal ganha-ganha perfeito para começar.

3. Criando e vendendo seus próprios produtos digitais

Criar e vender seus próprios produtos digitais é outra ótima maneira de gerar receita com seu blog de viagens. Embora demore um pouco mais de trabalho inicial do que outros métodos de monetização, pode fornecer alguns dos melhores retornos sobre o investimento a longo prazo (se você criar um produto digital útil).

Exemplos de produtos digitais que você pode criar para monetizar seu blog de viagens incluem coisas como:

  • Cursos . Crie um curso on-line individualizado ou até mesmo uma masterclass presencial que você oferece mediante o pagamento de uma taxa – atendendo às necessidades do seu público, é claro. Um ótimo exemplo disso é a masterclass de fotografia de Jacob Riglin, onde você passa vários dias aprendendo pessoalmente, no local com o fotógrafo popular.
  • e -books . Outro produto digital que pode ajudá-lo a gerar renda relativamente passiva com seu blog é um livro digital (ou eBook). Como meu público aqui é formado por blogueiros, destinado a ajudar blogueiros novatos a criar hábitos de sucesso para aumentar seu público, e vendeu milhares de cópias desde que o lancei.
  • Aplicativos . Embora aumentar os downloads de seu próprio aplicativo para iPhone seja um assunto digno de seu próprio guia de mergulho profundo, oferecer um aplicativo gratuito ou de baixo custo pode aumentar drasticamente seu público e receita se decolar em seu nicho. Veja o exemplo da minha amiga Carrie, que escreve em um blog sobre sua vida viajando sem glúten. Ela lançou recentemente um aplicativo que destaca  milhares de restaurantes sem glúten em todo o mundo, e já foi baixado milhares de vezes. Suas opções de monetização podem incluir coisas como permitir que restaurantes promovam seus negócios, promovendo seus próprios produtos ou exibindo anúncios gráficos.

Acesse e veja ainda mais exemplos de blogs (incluindo alguns blogueiros de viagens). Falando nisso, vamos falar sobre o uso de anúncios gráficos para gerar receita diretamente em seu blog de viagens.

4. Exibir publicidade.

Vender espaço publicitário em seu blog de viagens é de longe uma das maneiras mais fáceis de começar a ganhar dinheiro com seu blog.

Você pode testar as águas com publicidade gráfica entrando em contato diretamente com anunciantes em potencial e fechando um acordo ou ingressando em uma rede de anúncios gráficos como o Google AdSense e outras que são cuidadosamente selecionadas para atender blogueiros de viagens como estes aqui .

Se você conseguir criar uma quantidade significativa de tráfego para seu blog (dezenas de milhares de leitores começam a gerar centenas de dólares em receita mensal de anúncios), essa pode ser uma ótima maneira de obter uma renda passiva dos leitores que estão navegando no conteúdo do seu blog.

5. Venda de produtos físicos

Antes de escrever este aqui… não, você não precisa manter o estoque de produtos físicos à mão para criar um blog de viagens de sucesso sobre a venda de produtos físicos.

Graças à proliferação de mercados online como Amazon e ferramentas como Shopify ou BigCommerce , você pode aproveitar as maravilhas do dropshipping para vender um produto físico sem que ele tenha que passar por suas próprias mãos.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!