Um ótimo copywriting é como ter um vendedor top vendendo suas coisas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ao usar táticas comprovadas de copywriting, você pode aumentar suas taxas de conversão, transformando mais visitantes do seu site em clientes. Sem um bom copywriting, você poderia ter todo o tráfego do mundo, mas gerar apenas algumas vendas.
As taxas de conversão variam muito, dependendo do setor. De acordo com o MarketingSherpa , as taxas médias de conversão por setor variam de 10% para serviços profissionais a 3% para e-commerce.
Digamos que você queira aumentar suas vendas em 50%, você tem duas opções:
- Aumente seu tráfego em 50% -ou-
- Melhore suas taxas de conversão em 50%
Aumentar seu tráfego em 50% não é fácil e vai levar muito tempo e/ou dinheiro. Agora digamos que sua taxa de conversão seja de 4%. Se você aumentar para 6%, terá 50% a mais de vendas. Você só precisa trabalhar em seus direitos autorais .
Como isso vai me ajudar a aumentar as taxas de conversão?
Para ter um site realmente eficaz, você precisa de mais do que apenas tráfego. Você também precisa de mais do que apenas uma boa conversão. Você precisa de mais do que o layout certo, copy , links internos.
Realisticamente, você precisa de todos esses aspectos para serem ótimos e funcionarem bem juntos.
Mas, para melhorar seu site , você precisará se esforçar mais em determinados aspectos do que em outros, em diferentes momentos. Um mês, você conserta o layout e deixa tudo mais polido. Em outro mês, você preencherá as tags e palavras-chave que faltam.
E assim, saber em qual focar antes de tudo é uma decisão difícil. Em última análise, você deseja abordar as coisas que têm mais impacto primeiro.
É aí que este guia pode ajudar:
- Priorize os aspectos mais importantes do seu site primeiro.
- Saiba o que compõe uma página de destino bem-sucedida.
- Aprenda a criar rapidamente uma lista de marketing por e-mail com a otimização da taxa de conversão em mente.
- Saiba mais sobre os principais indicadores de desempenho, supondo que você esteja executando um site de comércio eletrônico.
- Entenda melhor como usar as avaliações de marketing a seu favor.
- Planeje suas próximas melhorias no site.
Vantagens do tráfego para aumentar as taxas de conversão
Supondo que você tenha orçamento para isso, o tráfego sob demanda é fácil. Você pode usar banners, anúncios do Facebook , anúncios do Reddit, etc. O Stumble Upon é de médio porte, enquanto os anúncios do Twitter e do Facebook são mais caros.
Mas se você não tiver orçamento, terá que gerar tráfego por conta própria.
E isso envolve postar regularmente, certificando-se de que seu conteúdo seja de alta qualidade, promovendo tudo em plataformas de mídia social bem antes mesmo de ir ao ar e fazendo networking com outras pessoas em seu setor para ver se você pode criar links ou publicar como convidado.
Em outras palavras, o tráfego é fácil se você puder pagar por isso. Caso contrário, espere ter que trabalhar um pouco.
Outra coisa a considerar é que o tráfego pago também é rápido. Os lançamentos de produtos também ajudam a acelerar as coisas. Situações especiais, itens especiais, mas depois que a novidade passa, se você não souber aproveitá-la a tempo, ela volta a cair.
Em outras palavras, é impossível continuar fazendo isso indefinidamente. As empresas não podem se dar ao luxo de lançar consistentemente um novo produto repetidamente, um após o outro.
Você obtém fotos ocasionais, talvez mais algumas se lançar recursos especiais, complementos ou conteúdo para download, mas é isso.
Anúncios pagos podem trazer de volta esse tráfego. Pode fazê-lo rápido, talvez até no mesmo dia.
Finalmente, há mais um grande profissional de tráfego. Considere o seguinte: você sabe quando procura um novo laptop na Amazon e, no resto da semana, vê anúncios de laptops em toda a Internet?
A Amazon sabe que você está interessado em um novo laptop, pode até saber qual laptop em particular, então está redirecionando você. Eles querem que você compre deles.
Na era moderna de hoje, a maioria das pessoas sabe o que é redirecionamento, eles viram em primeira mão graças à Amazon e outras empresas. Mas quantas pessoas realmente usam esse método?
Insuficiente.
Mas é eficaz. Imagine comprar tráfego ou obtê-lo por meio de marketing de conteúdo e, em seguida, redirecionar esse público com anúncios direcionados para tentar convertê-los mais tarde. Pode funcionar muito bem, especialmente se o que você está vendendo for caro.
Você ainda pode gastar 50 centavos ou mais por clique, porque a matemática vale a pena no final.
Ferramentas como o Perfect Audience permitem configurar o rastreamento em seu site e exibir anúncios para seus visitantes posteriormente em toda a Internet.
Se você está planejando o lançamento de um produto, é ainda melhor. Você pode configurar o redirecionamento antes que o fluxo de tráfego chegue ao seu site, priorizando os anúncios para os visitantes que parecem mais interessados.
As pessoas que analisaram os preços e até entraram no seu funil de checkout, mas não concluíram o pedido.
Desvantagens de tráfego para aumentar as taxas de conversão
Novamente, supondo que você esteja trabalhando com tráfego pago, isso se soma. Soprar $ 100 em anúncios no Facebook é fácil e não é garantido que funcione. Pode ou não converter.
E se você é um fundador de startup de baixo orçamento procurando o aumento nas vendas no gráfico de receita, não está em posição de realmente fazer alarde em algo tão grandioso quanto o tráfego pago.
Não há torneira que você pode abrir e fechar como quiser, não há botão fácil. Então, novamente, tudo volta a ter que trabalhar. E se tempo é dinheiro, o tráfego ainda é caro.
Para adicionar sal à ferida, os picos de tráfego nem sempre duram. Digamos que você lance um produto e ele esteja trazendo mais tráfego para seu site. Tudo parece bom em teoria, muitos olhos na página, talvez pessoas dispostas a comprar.
Mas e se as vendas não corresponderem às estatísticas de tráfego? E se essa taxa de conversão for baixa? De repente, ter tráfego não significa nada, porque você não está realmente fazendo nenhuma venda ou, pelo menos, não o suficiente.
Às vezes, um bom artigo ou um bom link de um site relevante pode gerar mais receita do que o lançamento de um produto com o qual ninguém realmente se importa.
Mas nem todos os artigos ajudam. Você pode ser o assunto de um artigo de imprensa, escrito em uma publicação altamente popular como o Huffington Post, e ainda assim mal ver quaisquer picos de tráfego duradouros de tudo isso.
Mas por que? Por que esses picos de tráfego não duram e, às vezes, nem levam a muitas conversões?
Porque, embora muitas vezes você possa aumentar o tráfego sob demanda, nem sempre é direcionado. Se não for direcionado, é um monte de tráfego de pessoas que simplesmente não se importam com o que você está oferecendo. É o público errado.
Ofertas de spam não são direcionadas. Os anúncios gráficos também podem levar a tráfego não direcionado. Você obtém uma taxa de cliques de pessoas que estão apenas olhando. E todos nós sabemos o que isso significa.
Idealmente, você deseja tráfego de pessoas com problemas que você pode resolver. Se você está vendendo videogames, seu tráfego é de pessoas que jogam videogames.
Seus problemas? Eles precisam de entretenimento, talvez uma fuga saudável, talvez uma maneira de desabafar um pouco do dia terrível que tiveram, algo assim.
Você pode resolver esses problemas, porque pode vender a eles algo que será divertido de jogar e os distrairá do estresse da vida cotidiana.
Apenas lembre-se, mesmo que você atinja as pessoas certas, resolva seus problemas e opte por seguir a rota de crescimento orgânico para evitar picos temporários e encargos financeiros, você não está totalmente seguro. O crescimento orgânico leva tempo.
Como aquelas frutas e legumes que crescem sem o auxílio de transgênicos e pesticidas nocivos, o orgânico demora um pouco, mas vale a pena.
Tráfego orgânico significa que você está fazendo tudo de bom o suficiente para obter reconhecimento com base em seus próprios méritos. Você não está pagando por isso.
Mas você precisa ser paciente. É um esforço de longo prazo. Pode levar meses, ou mesmo um ano, até que você tenha uma classificação alta para suas frases-alvo competitivas.
As vantagens de aumentar as taxas de conversão
Se você melhorar sua taxa de conversão, logicamente aproveitará seu tráfego atual. Se alguém com 1.000 visitantes por mês e uma taxa de conversão de 1% aumentasse essa taxa em meio por cento, geraria mais US$ 500 em receita.
Quando você se concentra na otimização da taxa de conversão, você entende melhor os visitantes e vê melhorias na receita. É um cenário vencedor.
Se você melhorar a conversão o suficiente, você converte pessoas que não estavam convertendo antes. As pessoas que pularam vão ficar por mais tempo. E você pode transformá-los em clientes .
Além disso, melhorar sua taxa de conversão não precisa custar um braço e uma perna. É incrível como a conversão pode ser acessível. Se você tiver tráfego suficiente, ferramentas de teste A/B como VWO podem ser muito acessíveis.
Userinput.io é outra ferramenta barata que permite realizar pesquisas, obter feedback e melhorar sua conversão com clientes pagos.
Lucky Orange , a ferramenta de gravação do site fornece informações sobre o que seus visitantes estão fazendo em seu site. Você pode ver literalmente o que cada visitante fez, rastreando o mouse e os cliques, para poder observar onde eles perderam o interesse e desistiram.
E, obviamente, isso é útil. Se um número suficiente de pessoas cair no mesmo ponto, você saberá onde fazer alterações. Se tudo o que levou até esse ponto não parecer convincente o suficiente, você pode melhorá-lo. Se o negócio não for bom o suficiente, você pode adoçá-lo.
Por fim, o UserBob permite que você obtenha feedback de vídeo em seu site, atribuindo uma tarefa aos revisores. Em seguida, você assiste a uma captura de tela deles navegando pelo site, falando sobre suas tarefas e como estão fazendo.
Mas não confie apenas em ferramentas, às vezes a ajuda que você precisa está bem no seu círculo social. Da próxima vez que você quiser saber como seu site foi projetado, compre um café para seu amigo e deixe-o experimentar o site.
Eles podem dizer o que acham confuso e o que não entendem.
Os contras de aumentar as conversões
Converter e capitalizar no tráfego atual parece bom e tudo mais, mas não se deixe enganar. É difícil. Melhorar sua conversão não é jogar dinheiro sem pensar em uma campanha de tráfego pago.
Você precisará confiar em pesquisas ou testes A/B (se tiver tráfego). Você precisará monitorar as ações do visitante de perto com software de gravação ou mapas de calor. Então você precisa analisar, fazer alterações e experimentar um pouco.
E as experiências podem fazer ou quebrar seu site.
Se você adicionar um widget e de repente começar a competir com outros em seu setor por, digamos, preços, quando antes você se preocupava com qualidade, então isso é tudo que os visitantes verão: preço. De repente, trata-se de comparações de preços, em vez de comparações de qualidade.
Mas, para oferecer os produtos de boa qualidade que o levaram até aqui, você não pode se dar ao luxo de ser o concorrente com o melhor preço. Por que destacar algo que você provavelmente perderá em (preço), em vez de seu bilhete dourado (você oferece a melhor qualidade X que alguém já viu)?
Aqui está outra coisa difícil: administrar seu tempo. Embora haja muitas ferramentas e técnicas acessíveis por aí, não há muito tempo.
Se você está administrando seu próprio negócio, gerenciando sua startup ou fazendo videogames para vender, não está em posição de fazer absolutamente tudo pela sua marca.
É por isso que as pessoas mais bem-sucedidas contratam, porque estão presentes apenas para as grandes coisas que causam maior impacto. Todo o resto, eles entregam a outra pessoa.
Isso lhes dá mais tempo e energia para lidar com as partes importantes, enquanto outras pessoas lidam com as coisas para as quais, de outra forma, não haveria tempo.
E por mais legal que isso pareça, tem um custo financeiro. Pode levar várias centenas ou milhares de dólares para consultoria e otimização.
Mesmo que você entenda de otimização de taxa de conversão e saiba o que precisa ser feito, se não souber como trabalhar em seu próprio site, precisará de um desenvolvedor para fazer isso.
Mesmo que você saiba tudo sobre SEO, pesquisas ou campanhas publicitárias, se simplesmente não puder fazer isso sozinho, por qualquer motivo, terá que terceirizar.
O que você precisa saber sobre como aumentar as taxas de conversão
Tecnicamente, nenhum dos dois é o vencedor. O que você deve focar depende muito da sua própria situação e onde você vê mais fraqueza. Se você tem todo o tráfego do mundo, mas uma taxa de conversão ruim, você sabe o que fazer: trabalhar na conversão.
Se você quase não tem tráfego, sabe que precisa de uma audiência, stat.
É inútil direcionar o tráfego para um site que não pode converter. E é inútil ter um site que pode converter, mas não tem tráfego.
Em outras palavras, concentre-se no que for mais terrível. Basta dizer, no entanto, que você está lendo um guia sobre otimização da taxa de conversão, então é provável que você tenha pelo menos uma suspeita do que precisa agora.
Seja qual for a rota que você escolher, há ajustes que você pode fazer, melhorias nas quais focar, que podem ajudar tanto no tráfego quanto na conversão.
Para começar, vamos nos concentrar em uma necessidade absoluta para qualquer negócio: páginas de destino.
Aumente as taxas de conversão com essas práticas recomendadas para páginas de destino
As páginas de destino são difíceis. Usados em campanhas de marketing ou publicidade, eles garantem que os visitantes “cheguem” lá depois de clicar em coisas como um anúncio ou até mesmo um ícone de mídia social.
Normalmente, essas páginas possuem Call to Actions (CTAs) que buscam aumentar as conversões, aumentando assim a visibilidade e a receita da empresa. Portanto, as páginas de destino, quando conectadas com as palavras-chave, anúncios e postagens adequadas, tendem a ser ótimas adições em um sistema de funil.
Mas, como afirmado anteriormente, eles são difíceis, principalmente porque muitas pessoas estão simplesmente mal informadas. Muitas vezes, as pessoas cometem o erro de presumir que a página de destino se refere a uma página inicial, o que não é o caso.
Eles amontoam informações e links, sistemas de menus e imagens ali, pensando que isso fará diferença. Conteúdo envolvente converte, certo?
Bem, não exatamente. Há muito o que considerar em uma página de destino, que normalmente tem menos conteúdo para começar. O que parece um exercício de moderação, na verdade é um teste de conhecimento. Há um limite para o que você pode colocar em uma página de destino, e cada pedacinho dela tem que contar.
Definindo páginas de destino
Como a maioria dos links de entrada tende a levar os visitantes a uma página inicial, há um equívoco comum de que as páginas iniciais são páginas de destino. Embora certamente possam ser, a maioria das homepages tende a ser complexa tanto em design quanto em informações.
Eles têm vários links, vários ícones e imagens, muita cópia e, claro, um sistema de menus para que os visitantes encontrem facilmente o que procuram.
Isso não é uma página de destino. Em vez disso, uma página de destino é super simples, com um link – a Chamada à Ação. É muito mais curto, com menos informações que prejudicam o objetivo principal: fazer com que as pessoas cliquem no CTA.
Na verdade, em vez de fornecer muitas informações sobre uma variedade de assuntos e opções como uma página inicial, uma página de destino apenas destaca esse CTA.
E as páginas de destino são independentes. Apesar de estarem obviamente integrados no site, são criados especificamente para campanhas publicitárias, e é onde o visitante chega depois de clicar num anúncio.
Tipos de página de destino
Surpreendentemente, existem apenas dois tipos principais de páginas de destino. Isso ocorre porque o objetivo de uma página de destino, para qualquer pessoa, independentemente do setor, é coletar informações ou fazer uma venda.
geração de leads
Também são conhecidas como páginas de geração de leads ou de captura de leads. Eles usam um formulário como chamada para ação, exigindo que os visitantes preencham seus nomes e forneçam seus e-mails, normalmente.
O objetivo é coletar dados de leads, tornando-os o principal tipo de página de destino usada no marketing B2B.
Clique através
Essas páginas de destino são usadas para comércio eletrônico e são instantaneamente reconhecíveis por seu simples botão CTA. Eles não exigem muitas informações do visitante antecipadamente, são muito mais simplistas e organizados.
dicas e truques
Agora que esclarecemos algumas coisas, vamos voltar a uma declaração anterior no início deste guia: há um limite para o que você pode colocar em uma página de destino, e tudo isso tem que contar.
A desordem é desaprovada em uma página de destino, mas o que quer que esteja lá não precisa fazer nada além de trabalhar em direção ao seu objetivo principal, para converter.
Então, como você faz para melhorar o conteúdo? Como você sabe o que precisa ser melhorado?
Vamos dar uma olhada em algumas das técnicas mais críticas necessárias para aperfeiçoar as páginas de destino e aumentar as taxas de conversão.
Testes de execução
Não há nada de errado em lançar uma página de destino totalmente baseada em sua hipótese sobre quais fatores levam à conversão. É assim que você aprende. Considere isso um teste: sua hipótese foi precisa ou você precisa revisar a página de destino e tentar novamente?
Algo tão simples quanto ter um botão CTA vermelho pode fazer a diferença entre uma conversão alta ou baixa. Às vezes é branco, verde ou azul. Depende do seu nicho e do que você está usando como lead.
Em outras palavras, este guia pode dizer para você fazer isso, adicionar isso, remover aquilo, mas, em última análise, não seria aplicável a todos os setores, muito menos a todas as marcas existentes.
É por isso que a execução de testes é tão importante. Como não há como obter a solução passo a passo correta para criar uma página de destino eficaz, você precisará experimentar com base em seu próprio conhecimento e processo de pensamento.
E, francamente, não se surpreenda se tiver que fazer isso algumas vezes, pois só assim você poderá avaliar quais fatores geralmente mostram resultados e quais não funcionam.
Em outras palavras, cada revisão da página de destino não é um fracasso, é o ato de desenvolver o conhecimento adquirido no teste. Cada versão da página de destino deve ser melhor que a anterior.
Como observação, lembre-se de usar as ferramentas certas ao realizar testes. Não faz sentido realizar esses testes apenas para perder o controle dos dados, interpretá-los incorretamente ou, pior ainda, ter que realizar mais testes do que o necessário apenas para analisar melhor os fatores.
Por exemplo, digamos que você use vários fatores em sua página de destino, pensando que todos serão eficazes. Um mapa de calor diria quais fatores são realmente eficazes e quais não são. É melhor adivinhar qual dos fatores eliminar em seu próximo teste.
Imagine excluir o errado, aquele que realmente converteu. Isso é mais aborrecimento e perda de tempo.
Aqui estão algumas coisas que você pode medir enquanto faz isso:
- Tempo gasto na página
- Role (se aplicável)
- Mapas de calor (para informar quais fatores atraíram interesse e quais não atraíram)
- Taxa de rejeição versus navegação de volta ao site
- Novos visitantes x visitantes recorrentes que preencheram o formulário anteriormente
- Canal de origem do lead (de onde veio o lead, um anúncio do Facebook ou Google AdWords?)
- Porcentagem de conclusão do campo (mesmo que tenha abandonado no meio, ainda conta)
- Horas do dia com mais tráfego
Atualização de conteúdo
Você pode ter um ótimo design, uma ótima cópia e um CTA claro, mas se o tópico do e-book que você está usando como lead não for muito interessante, você não vai realmente gerar downloads.
É aí que entram as personas do comprador e o feedback do cliente. Com as personas do comprador, você pode avaliar sobre quais tópicos seu público gostaria de ler.
E com o feedback real do cliente (forneça um caminho onde eles possam fornecer essas informações facilmente), você pode verificar se suas personas de comprador são guias precisos. Caso contrário, você sabe onde fazer as alterações e tente novamente.
Além disso, não se esqueça de usar prova social em sua página de destino. Como este item ajudou outras pessoas? Por que as pessoas adoram? Dar aos usuários a chance de ouvir clientes anteriores e sua experiência pode abordar questões, preocupações e dúvidas.
Também ajuda a estabelecer um terreno comum, sem que você – o proprietário da empresa – tenha que parecer muito “vendedor”.
Por exemplo, quando você está pensando em comprar algo online, digamos na Amazon, qual é a primeira coisa que você faz? Você provavelmente clica nas avaliações que o produto recebeu. Quaisquer imagens de clientes, comentários de clientes, reclamações comuns, vantagens comuns, etc.
É especialmente bom quando você encontra uma ou duas críticas que detalham e compartilham as reservas que eles tinham no início. Isso estabelece um terreno comum e mostra aos usuários o que eles podem esperar depois de usar o produto.
Para fazer uma oferta realmente se destacar do pacote, você precisa marcar algumas caixas. Para sua sorte, aqui está a lista a seguir:
- Apresente uma oferta claramente declarada que não pode ser mal interpretada de nenhuma maneira, formato ou forma.
- Entregue uma grande coisa que resolva um grande problema.
- Certifique-se de que esta solução não seja apenas eficaz, mas que seja genuinamente desejada. Você pode precisar realizar testes primeiro, testá-lo em um pequeno grupo de pessoas e obter feedback primeiro.
- Dê aos leads algo que eles possam usar imediatamente, não os deixe esperando.
- Torne-o valioso: mesmo que leve 3 horas e não lhe custe nada, ele precisa parecer que levou semanas ou meses para ser concluído. Ele precisa parecer caro, para que a oferta realmente ressoe com o público. Porque lembre-se, é grátis para eles.
- O conteúdo do produto, seja um guia, um livro ou uma trilha de curso, precisa ser ótimo ou a atenção do prospect será perdida.
- Foco no consumo rápido. A oferta não pode ser um obstáculo no processo de vendas, por isso precisa ser usada em questão de minutos. Evite os longos e-books de 30 páginas que ninguém realmente lê.
cópia de
Você provavelmente tem a lista de recursos e benefícios cobertos, isso é absolutamente básico e essencial. Qualquer página de destino sem graça terá isso. E embora seja um bom começo, não é o fim da cópia.
Um ótimo copywriting usará frases exatas que seu público está usando diariamente. Eles apresentarão um problema, um desejo de solução e, em seguida, fornecerão essa solução na forma de um produto.
Outra tática é otimizar o botão CTA. Altere-o para algo mais orientado para a ação, como “Começar” ou “Faça o download agora”.
Ter declarações vagas em um botão, como “Enviar”, mata as conversões porque faz as pessoas questionarem o que estão enviando. Ele envia a maioria dos usuários para o modo de pânico.
Depois, há as considerações mais criativas, como como você se apresenta ao mundo. Você está usando as cores certas, o layout certo, a cor certa do botão e a forma? E a imagem que você escolheu, é de alta qualidade ou apenas medíocre?
Pense na sua marca , como você se apresenta ao seu público-alvo e se eles vão gostar desse visual. Lembre-se de usar buyer personas.
Levando isso um passo adiante, considere quem você realmente está tentando alcançar e se isso se enquadra em B2C ou B2B. Pode parecer simples e você já pode pensar que sabe a resposta, mas na maioria das vezes você descobrirá que seu público-alvo não é quem você pensava.
Por um lado, o B2B valoriza muito e absolutamente não se envolverá com você até que a confiança seja construída. Isso envolve construir relacionamentos, entrar em contato, fazer mais do que apenas aparecer com um produto e esperar conversões.
Você vai precisar de uma persuasão racional, algo que apele mais para a lógica do que para a emoção.
Com o B2C, você está segmentando pessoas que gostam de comprar diretamente de sites. Nesse caso, a persuasão emocional funciona, porque você apela para um problema comum e oferece uma solução.
Você mostra empatia, mostra que entende porque já passou por isso e então apresenta o produto que mudou tudo para você.
Diferenças de tom
Dependendo do que você está direcionando, sua cópia será lida de forma diferente.
Por exemplo, as páginas de destino B2B apresentarão whitepapers avançados, estudos de caso e e-books que demonstram suas proezas no setor e permitem que os usuários rastreiem algo gratuitamente.
Por outro lado, as páginas de destino B2C serão voltadas para conversões rápidas por meio de vendas de produtos. O conteúdo em si apresentará pontos de preço para fins de clareza e depoimentos de marcas para prova social.
Lembre-se, o objetivo da cópia é ser empático aqui, então deve haver algum terreno comum estabelecido. Algo como “Eu criei este produto porque estava cansado de ter esse problema e tenho certeza que você também está”.
Como construir rapidamente uma lista de marketing por e-mail para conversões de vida
Você tem lutado para conseguir que as pessoas se inscrevam em sua lista de e-mail. E francamente, você não pode culpá-los. A ideia de se juntar a qualquer lista destinada a enviar spam para sua caixa de entrada com um monte de conteúdo irritante é terrível, certo?
Bem, essa é a mentalidade que prevalece, e é por um bom motivo: muitas pessoas estão enviando e-mails inúteis que têm pouco ou nenhum valor para o (potencial) cliente. E a menos que você tenha algo digno de se inscrever, eles simplesmente não o farão.
Ao contrário da mídia social, onde você publica algo com o que espera que sejam hashtags otimizadas e cruza os dedos, o e-mail é uma maneira de se conectar 100% com pessoas que provavelmente comprarão seus produtos/serviços em algum momento.
Mas a bola está com você, não com eles. Eles precisam ser convencidos antes de fazer um movimento, e com razão. Por que eles deveriam gastar dinheiro com seus produtos, quando podem comprar facilmente produtos e serviços semelhantes de x, y e z?
Por esses motivos, aprender a criar rapidamente uma lista de email marketing pode ajudá-lo a:
- Aumente organicamente sua lista de e-mails sem depender de listas compradas.
- Simplifique sua linha de comunicação de negócios para clientes.
- Fale diretamente com os clientes sobre o que há de novo, o que melhorou, o que eles podem esperar e muito mais.
- Saiba quais tipos de e-mails são altamente lucrativos e quais não são.
- Aumente consideravelmente as chances de vendas (ROI).
Atualizações de conteúdo
Você já leu aqueles blogs populares com centenas ou milhares de seguidores e navegou por suas postagens? Nem precisa ser um blog relacionado ao seu negócio, todos os blogs usam os mesmos métodos de crescimento.
Se você não os conhece, aqui está o principal: atualizações de conteúdo.
Então, imagine que você escreve um post de blog. É um conteúdo aprofundado que se concentra em um tópico de nicho específico, fornecendo informações valiosas relacionadas ao público (por exemplo, este guia).
Agora imagine o que esses leitores farão. É provável que eles gostem da postagem, comentem, decidam seguir seu blog ou apenas compartilhem, o que ainda é muito bom. Todo esse envolvimento, embora bom, não fornece nenhum valor monetário.
É simplesmente dar algo em troca de engajamento.
Claro, aqueles que se envolvem com seu conteúdo podem, eventualmente, converter de leads em clientes. Depois de tanto tempo lendo e acompanhando seu conteúdo, é provável que eles se interessem mais pelos produtos ou serviços que você oferece.
Mas há outra maneira de fazer isso mais rápido: oferecer aos leitores do blog a opção de receber conteúdo atualizado em troca de seu e-mail.
Isso significa que, embora eles possam obter informações das postagens do blog, eles receberão informações mais detalhadas enviadas para sua caixa de entrada. Tudo descomplicado, informativo, de fácil acesso e com opção de compra. Observe a palavra-chave lá. Nunca é bom ser muito insistente.
Opções de compartilhamento social por e-mail
Seu objetivo sempre que você envia postagens de blog para assinantes de e-mail é obter cliques em seu site. Esse tráfego do site é ouro, porque significa uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Quanto mais fácil você encontrar, maior a probabilidade de fazer uma venda.
As estatísticas mostram que ter vários links significa menos cliques naquele que você mais deseja, o que faz sentido se você pensar bem. Quanto mais links houver para clicar, menor a probabilidade de clicar no mais importante, portanto, mantenha-o simples.
No entanto, o provedor de e-mail Get Response notou uma tendência a ser observada: a taxa média de cliques (CTR) para e-mails com opções de compartilhamento social é de 6,2% contra 2,4% sem.
Isso significa que, mesmo que seus assinantes estejam muito ocupados para ler seu conteúdo, cada compartilhamento que você recebe tem mais chances de gerar tráfego de vários visitantes. É como um convite aberto para espalhar a riqueza de conhecimento e o conhecimento de sua marca como resultado.
Organize uma oferta
Aqui está uma coisa: todo mundo quer algo de graça. É um fato da vida. Temos que sair todos os dias gastando dinheiro em itens e serviços. Ganhamos dinheiro só para gastar tudo de novo. Então, sim, é bom finalmente conseguir algo pela primeira vez.
E se você doar algo, pode pedir algo em troca que não seja dinheiro – você pode pedir e-mails.
Aqui está o que é preciso para executar uma oferta de sucesso:
- Selecione um prêmio atraente que seu público deseja (mantenha-o relevante).
- Entradas de bônus para referências, dessa forma, suas notícias sobre ofertas se espalham e o reconhecimento da marca aumenta.
- Incentivos de bônus garantidos para todos os não vencedores (distribua algo para todos que não ganharem, para que as pessoas continuem felizes independentemente)
- Promoção para públicos relevantes (certifique-se de que seu público-alvo é realmente seu público-alvo; você ficaria surpreso com o quão comum esse problema realmente é)
Se você está preocupado em não criar uma lista de e-mails de qualidade, porque todos estão nela apenas para obter itens gratuitos, não se preocupe. Apenas certifique-se de que seu prêmio seja algo que apenas clientes em potencial irão adorar.
Por exemplo, se o seu jogo tiver um passe de temporada (por favor, não use passes de temporada, mas para ilustrar aqui), distribua-o gratuitamente. É um valor de $ 20-50, dependendo do seu jogo e preço, e apenas jogadores genuinamente interessados em seu(s) jogo(s) se inscreverão.
Qualquer pessoa que não esteja interessada em jogos, ou melhor ainda, em seus jogos em particular, não se importará.
Parceria com influenciadores
Não é segredo, todo mundo está fazendo parceria com influenciadores hoje em dia. Todo mundo com muitos seguidores, uma conta de mídia social esteticamente agradável e um desejo de ganhar dinheiro ajudando marcas a ganhar exposição é um influenciador. E eles vêm a calhar.
Por exemplo, se você seguir um YouTuber com milhares ou até milhões de inscritos, poderá perceber que o conteúdo deles é focado em nichos, postado regularmente e sempre envolvente. A qualidade do vídeo e da edição é cristalina.
Mas o mais importante, quando publicam sobre determinados produtos ou serviços, eles entram em detalhes. Em vez de apenas falar sobre por que eles amaram um determinado videogame, eles realmente o jogam, respondem às perguntas dos espectadores e mostram a jogabilidade.
Eles dissecam mecânicas, armas e até narrativas. E dependendo do influenciador, eles podem lançar uma luz sobre os prós e contras também.
Tudo isso contribui para postagens de qualidade, porque as pessoas realmente querem saber mais sobre itens e serviços antes de comprar. E quanto mais informações um vídeo fornece, menos pesquisas sobre essas pessoas precisam se preocupar. Pouco esforço, informação máxima.
Como empreendedor, esta é uma ferramenta milagrosa. Trabalhar com um influenciador pode ajudar a espalhar a palavra, fornecer detalhes por meio de um terceiro, que é muito mais confiável e credível, e ao mesmo tempo aumentar o reconhecimento da marca.
Apenas certifique-se, faça o que fizer, de fazer com que o influenciador poste um link para seu blog ou outro conteúdo. E nem é preciso dizer que seu conteúdo precisa ter um e-mail opt-in.
Usar webinars
É isso mesmo, dá um pouco mais de esforço, mas vale totalmente a pena. Os webinars são eficientes e versáteis, permitindo que várias formas de conteúdo brilhem.
E nem precisa ser complicado, a menos que você queira, é claro. 15 minutos de vídeo podem se tornar um produto independente, uma peça de lançamento de produto ou apenas mais uma engrenagem em seu funil de vendas diretas.
Mas qual é a diferença entre qualquer outro vídeo e um webinar?
Bem, por um lado, os webinars têm um tempo de execução limitado. Você não pode assisti-los sempre que quiser. Você tem que cronometrar certo, assistir quando estiver disponível, assim como você corre para Panera para a sopa de feijão preto toda primavera, porque você sabe que vai acabar em alguns meses.
O bom dos tempos de execução limitados é que você simultaneamente cria um senso de microcompromisso (pequeno investimento em nome de clientes em potencial na forma de acompanhar você e o tempo do webinar) e gera urgência.
“Assista agora antes que acabe!”
Claro, isso pode ser elevado ainda mais usando táticas-chave, como uma reivindicação de “vagas limitadas disponíveis”. Essa escassez limitada é o que faz seu produto parecer muito valioso. Todo mundo quer, mas poucos vão conseguir.
É assim que vai parecer de qualquer maneira.
Isso significa que seu webinar precisa ser de alto nível para corresponder ao hype. Faça isso várias vezes, tudo de alta qualidade, e você realmente falará sério quando disser que vagas limitadas estão disponíveis.
Otimize seu site
Eu sei o que você está pensando: “O que minha lista de e-mail marketing tem a ver com a velocidade do meu site?”
A resposta: tudo.
Considere a Amazon, por exemplo. Suas vendas aumentam em 1% para cada redução de 0,1 no tempo de carregamento da página.
Ou o Google: uma vez eles tentaram mostrar 30 resultados por página e se deixaram ficar 0,5 segundos mais lentos no tempo de carregamento. O tráfego e a receita diminuíram 20% durante esse período.
Então, pense nisso por um segundo. Por cada pedacinho de tempo que seu site leva para carregar, você perde dinheiro, perde tráfego, perde engajamento, clientes em potencial…
E a possibilidade de alguém se cadastrar na sua lista de e-mail marketing.
Mesmo que não pareça muito tempo perdido, mesmo que seja apenas 0,5 segundo, como no Google, ainda importa. Cada pedacinho conta.
Isso pode ser atribuído ao fato de vivermos em um mundo acelerado, onde todos estão ocupados. As pessoas navegam na web no trabalho e têm pouco tempo antes de precisarem voltar a cumprir esses prazos.
Outros navegam de casa e estão saindo ou precisam voltar a fazer coisas como limpar, cozinhar ou finalmente relaxar.
É toda a razão pela qual a BlockBuster faliu e a Netflix domina todos os serviços de streaming: é facilmente acessível e não requer nenhum esforço.
Sempre que puder facilitar a vida de alguém, você terá um cliente. Não tome isso como garantido.
Vamos voltar ao início. Construir rapidamente uma lista de marketing por e-mail é crucial para qualquer empresa, grande ou pequena. É o que conecta você diretamente ao seu público-alvo e o que fornece mais valor e informações.
É esta notoriedade da marca e linha direta de comunicação que pode, ao longo do tempo, converter as partes interessadas em clientes fiéis, ou mesmo afiliados.
Embora a compra de uma lista de e-mail seja uma opção, e tem sido por muito, muito tempo, não é a maneira mais ideal de fazer isso. Marketing é encontrar maneiras diferentes de buscar pessoas que estarão genuinamente interessadas no que você tem a oferecer.
A compra de uma lista não garante que as pessoas listadas se importem.
Além disso, quando você compra uma lista, está se convidando abertamente para a caixa de entrada de alguém. Essas pessoas podem ou não saber quem você é ou o que você faz. E, francamente, eles podem não querer receber seus e-mails. Pode ser desanimador e refletir mal em sua marca.
Então, lembre-se, orgânico é o melhor. É preciso um pouco de esforço, mas, a longo prazo, será mais proveitoso do que simplesmente comprar uma lista de e-mail aleatória.
E há muitas maneiras de garantir que seu conteúdo aumente sua lista de marketing por e-mail rapidamente.
Apenas certifique-se de pensar fora da caixa, faça parcerias quando parecer inteligente e use todas as ferramentas disponíveis para divulgar sua lista e os benefícios que ela oferece. Todo mundo quer valor, não apenas e-mails aleatórios para receber e-mails.
Aumente as conversões com esses principais indicadores de desempenho de comércio eletrônico
O comércio eletrônico é uma daquelas coisas complicadas que todo mundo gostaria de fazer de alguma forma, mas está secretamente estressado.
E também não é segredo o motivo: depende muito de como você se apresenta ao mundo e se suas táticas implementadas são eficazes ou não.
É aí que entram os principais indicadores de desempenho, mais conhecidos como KPIs.
Pense neles como marcos que levam ao sucesso do varejo on-line: monitorá-los informa como estão indo suas vendas, se você precisa alterar seu conteúdo de marketing ou se está atingindo suas metas de atendimento ao cliente, para citar algumas coisas.
Claro, eles dependem muito de seus objetivos de negócios exclusivos. Saber quais usar é crucial.
Por mais complexo que possa parecer, o e-commerce não é algo para se sonhar, mas para deixar na mesa. É complicado, até diferente, mas totalmente possível, como já foi comprovado inúmeras vezes.
A diferença está na “chave”
Um indicador de desempenho é uma medida ou ponto de dados que você pode rastrear e usar para avaliar o desempenho. Digamos que você esteja rastreando uma meta de vendas: um indicador de desempenho ajudará a dizer se você está no caminho para atingir essa meta ou se está estagnado e caindo.
Nesse caso, um indicador de desempenho pode ser o número de transações que o site está processando diariamente ou o valor médio por transação.
Muitas metas, na verdade a maioria, exigem uma longa lista de indicadores de desempenho para rastrear. Emparelhado com o restante de sua lista de tarefas diárias, especialmente se você estiver administrando uma equipe pequena ou trabalhando sozinho, poderá começar a ver onde entram os principais indicadores de desempenho.
A maioria reduzirá sua lista de lavanderia para 2-3 KPIs, optando por se concentrar nas métricas que mostram com mais precisão se o negócio está progredindo ou falhando em atender às expectativas.
A importância dos KPIs
Os KPIs são a parte final da trindade do comércio eletrônico. Os dois primeiros são o estabelecimento de metas e a implementação da estratégia.
Sem os KPIs , haveria apenas um ato bem-intencionado de estabelecer metas e a tarefa cega de implementar métodos para chegar lá, mas não haveria uma maneira realista de dizer se tudo estava funcionando ou não.
Você essencialmente estaria tomando decisões exclusivamente com base no instinto, preferência pessoal ou até mesmo em crenças não educadas. Você pode até dar uma olhada em alguns recibos de transações, alguns números de tráfego e opt-ins e assumir que está atingindo seus objetivos.
Mas a verdade é que, sem a evidência concreta que um KPI sólido oferece, você está no escuro. E isso significa que é apenas uma questão de tempo até você começar a esbarrar nas paredes, se perguntando qual é o caminho para cima e sentindo como se nunca encontrasse a saída.
Dito isso, não assuma que os KPIs são importantes por conta própria. Eles são realmente apenas guias. Mas o valor que eles fornecem é fundamental para o sucesso do negócio.
Por exemplo, ser capaz de rastrear padrões de tráfego é bastante mundano por si só. Mas você pode obter insights acionáveis analisando os dados, o que significa que você pode criar estratégias para atingir as metas com eficiência.
Pode até ajudá-lo a entender quaisquer problemas gritantes e determinar de onde eles vêm.
Para quem tem equipes, mesmo as pequenas, os KPIs também podem ser distribuídos pelo escritório, promovendo mais educação empresarial e uma oportunidade de união para resolução de problemas.
Visão geral dos tipos de KPI
Embora existam muitos indicadores-chave de desempenho para escolher, todos eles podem ser categorizados em cinco tópicos principais:
- Vendas
- Marketing
- Atendimento ao Cliente
- Manufatura
- Gerenciamento de projetos
Dependendo de sua própria seleção de KPIs, eles podem ser qualitativos, quantitativos, esclarecedores do passado (lições aprendidas) ou até mesmo úteis em decisões futuras, aumentando assim suas chances de sucesso.
Os principais KPIs para comércio eletrônico
Em primeiro lugar, é importante que você saiba que há um número infinito de KPIs para escolher para uma variedade de modelos de negócios e objetivos.
Portanto, esta não é uma lista exaustiva. Dito isto, este guia foi projetado para focar em alguns dos mais populares e comprovados.
Os melhores KPIs para vendas
Os principais indicadores de desempenho de vendas concentram-se em conversões e receita. Dependendo do que você escolher, poderá observar as vendas de diferentes perspectivas, como com base no funcionário ou no período de tempo.
Aqui estão alguns exemplos de KPIs de vendas:
- Vendas : monitore as vendas totais por hora, dia, semana, mês, trimestre ou ano.
- Tamanho médio do pedido : também conhecido como cesta média de mercado, o tamanho médio do pedido informa quanto um cliente tende a gastar em um único pedido.
- Número de transações : use isso junto com o tamanho médio do pedido ou o número total de visitantes do site para obter alguns dados mais detalhados.
- Taxa de conversão : a taxa na qual os usuários do seu site de comércio eletrônico estão comprando. Calculado dividindo o número total de visitantes de um site, página, categoria etc. pelo número total de conversões (transações).
- Lucro bruto : subtraia o custo total das mercadorias vendidas das vendas totais.
Os melhores KPIs para Marketing
Os principais indicadores de desempenho de marketing se concentram em como você está se saindo com base em suas metas de marketing e publicidade. Como o marketing está diretamente ligado a ele, isso também afeta seus KPIs de vendas.
Muitos profissionais de marketing usam KPIs para entender melhor quais produtos estão vendendo, quais estilos de publicidade estão funcionando, quem está comprando esses produtos e como, e até por quê.
Isso pode ajudá-lo a descobrir quem realmente é seu público-alvo, porque, muitas vezes, não é para quem você está atendendo o tempo todo.
Aqui estão alguns exemplos de KPIs de marketing:
- Tráfego do site : número total de visitas ao seu site de comércio eletrônico.
- Tempo no site : quanto mais tempo gasto, maiores as chances de que eles tenham um envolvimento mais profundo com sua marca.
- Idealmente, você deseja que haja mais tempo no blog e nas páginas de destino e menos tempo no processo de finalização da compra. Você quer que o checkout seja rápido e fácil de usar.
- Fontes de tráfego : informa de onde vêm os visitantes ou como eles encontraram seu site. Isso informa quais canais estão gerando mais tráfego, seja pesquisa orgânica, anúncios pagos ou mídia social. Então você pode fazer mais disso.
- Assinantes do boletim informativo : quantos usuários optaram por sua lista de marketing por e-mail. Quanto mais assinantes você tiver, mais consumidores poderá alcançar.
- Observe também os dados relacionados, como os dados demográficos desses assinantes. Você quer ver se está atingindo seu público-alvo.
- Taxa de cliques de e-mail (CTR) : a taxa de abertura informa quantos assinantes realmente abrem o e-mail, mas esse KPI informa quantos realmente o examinam pelo menos. Mostra um nível adicional de interesse.
- Sem cliques, você não direciona nenhum tráfego para seu site, portanto, essa é, na verdade, a medida mais importante das duas.
Os melhores KPIs para atendimento ao cliente
Os KPIs de atendimento ao cliente concentram-se na eficácia com que você atende às suas próprias expectativas e às de seus clientes. Eles podem essencialmente ajudá-lo em seu call center, suporte por e-mail ou departamentos de mídia social.
Afinal, você quer fazer mais do que apenas vender itens e se manter à tona, você quer ser conhecido por se importar genuinamente com os clientes e tratá-los bem.
Aqui estão alguns exemplos de KPIs de atendimento ao cliente:
- Pontuação de satisfação do cliente (CSAT) : A resposta à pergunta do cliente “Quão satisfeito você ficou com sua experiência?”
- Pontuação líquida do promotor (NPS) : fornece informações sobre o relacionamento e a fidelidade do cliente. Informa diretamente a probabilidade de os clientes recomendarem sua marca a alguém que eles conheçam.
- Contagem de e-mail de atendimento ao cliente : número de e-mails que sua equipe de suporte ao cliente recebe.
- Contagem de chamadas de atendimento ao cliente : Este é o número de chamadas telefônicas que sua equipe de suporte ao cliente recebe.
- Tempo médio de resolução : é quanto tempo sua equipe leva para resolver os problemas e preocupações dos clientes. Idealmente, você deseja que esse tempo seja curto.
Melhores KPIs para Manufatura
Os principais indicadores de desempenho de fabricação estão relacionados à sua cadeia de suprimentos e aos processos de produção.
Eles informam se você está usando materiais de maneira eficiente ou se há algum dinheiro perdido no processo, com itens sendo desperdiçados. Eles também ajudam você a entender a produtividade e as despesas.
Aqui estão alguns exemplos de KPIs de fabricação:
- Tempo de ciclo : informa quanto tempo leva para fabricar um único produto do início ao fim. Isso indica a eficiência do seu processo de fabricação.
- Eficiência geral do equipamento (OEE) : informa como os produtos que estão sendo fabricados estão realmente funcionando.
- Eficiência geral do trabalho (OLE) : informa a produtividade da equipe que opera as máquinas.
- Rendimento : O número de produtos que você fabricou. Ao analisar o KPI de variação de rendimento na fabricação junto com ele, você pode dizer o quanto se desvia de sua média.
- Número de eventos ou incidentes de não conformidade : Existem muitos regulamentos, licenças e políticas que você precisa cumprir, geralmente todos relacionados a condições de trabalho e segurança. Isso garante que você está fazendo as coisas legalmente.
Os melhores KPIs para gerenciamento de projetos
Os principais indicadores de desempenho do gerenciamento de projetos são aqueles que informam o desempenho de todas as suas equipes e a conclusão das tarefas. Pense desta forma: suas metas de negócios são compostas de várias metas menores, ou etapas, para alcançar o sucesso geral.
Cada uma dessas etapas tem objetivos próprios. Esses KPIs ajudam você a entender o desempenho de cada equipe e se estão progredindo ou não. Dessa forma, você pode intervir e ajustar as coisas conforme necessário.
Aqui estão alguns exemplos de KPIs de gerenciamento de projetos:
- Horas trabalhadas : Total de horas que a equipe colocou em um projeto versus o prazo estimado originalmente apresentado.
- Orçamento : quanto dinheiro você alocou para o projeto, se esse valor é realista e se você está repetidamente acima do seu orçamento.
- Retorno sobre o investimento (ROI) : informa quanto você está genuinamente ganhando com todos os seus projetos, depois de subtrair o valor que investiu.
- Variação de custo : custo total em relação ao custo previsto. Diz onde enrolar as coisas.
- Índice de desempenho de custo (CPI) : quanto vale o investimento em recursos. Divida o valor ganho pelos custos reais.
Crie seus próprios KPIs
Para criar seus próprios KPIs, você precisa primeiro entender quais são seus objetivos e por quê. Se seu objetivo é aumentar o tráfego em 50%, por que esse é um dos seus principais objetivos? Como seu negócio pode prosperar como resultado? E é exatamente disso que sua empresa precisa desesperadamente?
Seus objetivos não devem se basear apenas no que parece bom no papel ou no que soa bem. Eles não devem ser outros objetivos de negócios comuns. Eles precisam estar relacionados às suas próprias necessidades de negócios, atendidos às suas necessidades específicas, apoiados por dados.
Os KPIs para e-commerce devem ser diferentes para cada um de seus objetivos, portanto, idealmente, você deseja pelo menos três por tipo (vendas, marketing, gerenciamento de projetos etc.).
Para mostrar melhor o processo, vejamos três exemplos principais:
Meta 1: Aumentar as vendas em 20% no próximo trimestre.
Exemplos de KPIs:
- Vendas diárias.
- Taxa de conversão.
- Tráfego do site.
Meta 2: Aumentar o tráfego do site em 50% no próximo ano.
Exemplos de KPIs:
- Tráfego do site.
- Fontes de tráfego.
- Taxas de cliques promocionais.
- Compartilhamentos sociais.
- Taxas de rejeição.
Meta 3: Reduzir as chamadas de atendimento ao cliente pela metade nos próximos 6 meses.
Exemplos de KPIs:
- Classificação de chamada de serviço.
- Páginas visitadas imediatamente antes da chamada.
- Tempo médio de resolução de problemas.
- Classificação média do cliente após a interação com o atendimento ao cliente (dados da pesquisa).
Usando avaliações de marketing para aumentar as conversões
Se você já entrou em uma loja com a intenção de navegar e obter ajuda da equipe com insights, feedback e sugestões, apenas para descobrir que seu modelo de negócios suporta apenas vendas agressivas, você sabe como é ser “perseguido”.
É quando você imediatamente recebe produtos diferentes e é informado por que cada um é incrível. Cada vez que você pega um, é um longo discurso sobre por que aquele produto é o que você absolutamente deseja.
Não há espaço para perguntas lá, não há como conhecê-lo.
Bem, é exatamente por isso que as avaliações de marketing são tão importantes. Você pode fazer essas perguntas online, resultando em uma experiência personalizada que guiará seus visitantes para a próxima etapa do seu funil de vendas sem a necessidade de ser excessivamente insistente.
Entenda as avaliações de marketing e aumente as conversões
Chame-os de testes, questionários ou avaliações, essas são listas de perguntas que orientam o visitante do site para a próxima etapa de um funil de vendas, que é uma conversão.
Pense nelas como uma lista de 3 a 10 perguntas para conhecer o cliente, ver quais são suas necessidades, o que ele está procurando e espera alcançar. Depois que as respostas são fornecidas, o cliente recebe um feedback altamente personalizado com base em como ele respondeu às perguntas.
Por exemplo, digamos que um homem queira acampar. Ele está apenas entrando no hobby, mas fez pesquisas suficientes para poder perguntar sobre barracas e sacos de dormir específicos.
Um bom vendedor responderia às perguntas imediatas de vendas de tendas do cliente e, em seguida, usaria isso para fazer uma avaliação.
Seriam perguntas como “Você já acampou antes? Você está mochilando ou dirigindo? Quanto tempo você pretende ficar lá fora? Você é um dorminhoco louco, dorminhoco lateral ou de baixa manutenção? Qual é a sua altura?”
Perguntas como essas seriam ideais para conhecer o cliente em potencial. Uma barraca maior seria aconselhada para uma pessoa mais alta, e um saco de dormir plus seria a melhor opção para quem dorme como uma estrela do mar.
Se a pessoa nunca acampou antes, seria sensato informá-la sobre os detalhes técnicos a serem observados em um saco de dormir e uma barraca, como a capacidade de colocar o equipamento fora da barraca, como lidar com a chuva e o que procurar em termos de respirabilidade em um saco de dormir.
Quanto mais você souber sobre um cliente, melhor poderá aconselhá-lo e encaminhá-lo a produtos que podem oferecer exatamente o que ele deseja.
Idealmente, existem três objetivos principais que uma avaliação eficaz alcançará:
- Ensinar aos clientes algo sobre eles mesmos (o que eles precisam).
- Fazer com que os clientes aprendam algo sobre você como empresa (o que você oferece).
- Ensinar a você, o negócio, algo sobre o cliente, o que os clientes normalmente pedem, o que eles preferem em produtos ou pacotes de serviços específicos).
Benefícios adicionais
Mas se você pensou que conhecer seu cliente e aumentar as conversões era tudo o que as avaliações de marketing poderiam fazer pelo seu negócio, pense novamente.
Já foi comprovado repetidamente que o conteúdo interativo leva a um período de atenção mais longo dos visitantes do site, bem como a uma taxa de retenção mais alta. Na verdade, eles são o tipo de conteúdo mais compartilhado nas redes sociais.
Ideias & Exemplos
A seguir, uma pequena coleção de exemplos e insights que podem ajudar a fornecer a inspiração necessária para elaborar melhor suas próprias avaliações de marketing.
Mesmo que os exemplos não se relacionem com o seu setor, a base é sempre a mesma: conhecer seus clientes, alterar a avaliação de acordo e oferecer conselhos práticos que aumentem as conversões.
Eneco Holanda
Hanneke van der Heijden e Rick de Vette trabalham para a Eneco Netherlands, produtora e fornecedora de gás natural, eletricidade e aquecimento na Holanda.
Para entender melhor as necessidades de seus clientes, eles construíram uma calculadora que indica o custo de um EVSE, um carregador doméstico para seu carro elétrico.
Você sabe, porque os carros elétricos estão ficando surpreendentemente populares, mas exigem carregamento relativamente frequente.
O objetivo da calculadora é fornecer as informações relevantes, neste caso, uma proposta de preço após algumas perguntas. O objetivo secundário é obter informações sobre quem são os clientes em potencial para esse produto.
Bem, com esta avaliação, a Eneco Holanda conseguiu coletar mais de 1.000 respostas em 6 semanas. E construindo a calculadora eles próprios, Vette e Heijden conseguiram testar e adaptar rapidamente ao longo do caminho.
Em outras palavras, criar uma primeira versão que você altera à medida que os resultados chegam é o caminho a percorrer. Isso ajuda a implementar as mudanças com base no que você está aprendendo sobre seus clientes à medida que aprende.
Menos desperdício de tempo, menos desperdício de recursos e mais benefícios para sua empresa e seus clientes.
Testes de orientação de carreira do Psych Meets
Há anos, existem muitos guias de psicologia que fazem às pessoas uma série de perguntas sobre si mesmas. Perguntas como “Quão bem você administra o estresse? Você prefere trabalhar sozinho? Você prefere rotinas ou gosta de fluir livremente em seus dias?
Você é o tipo de pessoa que oferece conselhos sobre como resolver um problema ou é do tipo que ouve e oferece apoio emocional antes de tentar resolver os problemas?”
Essas perguntas levam a um resultado de personalidade, listando as pessoas como um dos dezesseis tipos de personalidade.
Por exemplo, alguém considerado um ENTJ é conhecido como “comandante”, alguém ousado, imaginativo e obstinado, capaz de ser um líder destemido. Enquanto isso, um ENFP, ou “ativista”, é entusiasta, criativo, social e de espírito livre.
Muitos desses sites agora adicionaram um bônus extra aos seus resultados: orientação de carreira com base no tipo de personalidade.
O objetivo seria criar consciência sobre como esses trabalhos podem melhorar suas habilidades e talentos naturais, além de fornecer informações sobre por que o avaliador age da maneira que age.
Um questionário como esse pode resultar em uma corrida de longo prazo, sendo respondido por milhões de pessoas em todo o mundo. Ele pode começar por meio de campanhas do Adwords, fazendo perguntas comuns como “Você sabe qual é a carreira certa para você?”
Apenas certifique-se de usar muitos recursos visuais para um questionário como este. Todo mundo gosta de recursos visuais, além da capacidade de serem vistos de várias maneiras, o que embeleza ainda mais o seu conteúdo, tornando-o capaz de atrair um público maior.
Como implementar avaliações
O truque para implementar uma avaliação de marketing eficaz é fazer as perguntas certas para as pessoas certas. Você quer ter certeza de obter informações valiosas suficientes com o número mínimo de perguntas. Demais, torna-se uma tarefa árdua fazer compras com você.
Se você tem uma equipe de vendas, sua melhor aposta é obter a visão deles. Como eles iniciam uma conversa com um cliente em potencial? Bons representantes de vendas não lideram tentando fazer uma venda, eles farão as perguntas certas:
- Qual é o problema que você está procurando resolver?
- Como você está lidando com o problema atualmente?
- Qual é o seu maior desafio?
- Qual é a sua faixa de orçamento ideal?
Se você não tem uma equipe de vendas, não se preocupe. Na verdade, isso significa que você é seu próprio representante de vendas. Como tal, você pode fazer as perguntas certas.
Aqui estão mais algumas perguntas a serem feitas:
- O que idealmente você está procurando em um produto ou serviço?
- Você já pensou em tentar x, y ou z?
- Qual foi sua experiência com x, y ou z?
- Você já experimentou nosso ________ (insira ofertas de pacotes, promoções de itens relevantes ou outra promoção que possa resolver o problema aqui)?
Lembre-se de que as perguntas de avaliação corretas levarão ao caminho certo para a conversão. Se você conseguir obter informações valiosas e realmente entender o que o cliente precisa, poderá sugerir a solução certa.
É possível que você não obtenha as perguntas certas no início, mas sempre que começar a ver que uma pergunta específica repetidamente não chega, é hora de parar de usá-la completamente e começar a usar algo que faça.
Ajuste conforme você avança e sempre use as perguntas que frequentemente geram respostas detalhadas e ponderadas dos clientes.
Automatizando
Se você estiver conduzindo sua avaliação de marketing online, estará usando um serviço automatizado. Para torná-lo eficaz e o mais curto possível, é importante conectar as perguntas de acompanhamento às respostas previamente escolhidas.
Dessa forma, você pode pular todas as perguntas irrelevantes automaticamente, reduzindo o tempo de avaliação e facilitando as coisas para seus clientes.
Como um bônus adicional, os clientes perceberão isso e sentirão que estão sendo atendidos especificamente, em vez de serem apenas mais uma das muitas pessoas respondendo a um questionário muito generalizado.
Se você está tremendo com a ideia de automação, lembre-se de que não precisa resolver tudo em uma única avaliação. Seu principal objetivo é ser informativo e ajudar a guiar os clientes para a parte certa do funil, a conversão.
Se a avaliação não atingir a marca certa, você sempre poderá ajustá-la.
Seguindo
Conforme declarado anteriormente, os clientes percebem quando estão sendo atendidos especificamente, em vez de fazerem parte do público em geral respondendo a um questionário muito amplo. É por isso que é encorajado a reutilizar os dados coletados da avaliação no acompanhamento.
Por exemplo, dependendo do seu setor, um relatório em PDF gerado automaticamente com base no resultado da avaliação do cliente em potencial é uma opção. Muitos optam por escrever conteúdo de blog relacionado a cada resultado possível e, em seguida, gerar e-mails levando as pessoas ao seu próprio conteúdo relevante.
Voltando ao exemplo do teste de personalidade, suponha que alguém obtenha o resultado de “comandante”. Eles veem o resultado, leem o que isso significa e obtêm uma lista de opções ideais de carreira.
Isso é bom e tudo, mas o acompanhamento é melhor: eles recebem um e-mail direcionando-os para uma postagem de blog detalhada que aborda mais opções de carreira, com informações sobre o que é preciso para entrar em cada uma dessas indústrias.
Ele ainda destaca os traços mais relevantes do tipo de personalidade para cada posição e fornece links de saída para escrever o currículo perfeito, fazendo com que esses traços brilhem.
A partir daí, depois de fornecer valor ao leitor gratuitamente, é hora de conduzi-lo ao próximo passo: fazer uma venda.
No modelo de teste de personalidade , vender assinaturas para áreas mais exclusivas e úteis do site é a melhor abordagem.
Por trás de um acesso pago, pode haver guias sobre como melhorar as interações sociais, quais etapas seguir para melhorar ainda mais suas chances de sucesso e como entender melhor os outros.
Se você estiver vendendo produtos físicos, poderá sugerir produtos relacionados especificamente à necessidade do cliente. É toda a razão pela qual a Amazon sugere itens semelhantes ou itens relacionados quando você navega em um produto em seu site.
E eles oferecem ainda mais opções quando você clica em adicionar ao carrinho.
Dicas para melhorar as taxas de conversão
Agora que você mergulhou em tudo o que ajuda a aumentar o tráfego e as conversões, é hora de planejar seus próximos passos.
Para um empresário, pode ser tão simples quanto começar com uma página de destino habilmente criada. Por outro lado, pode ser uma ideia melhor usar avaliações de marketing para aumentar a otimização da taxa de conversão.
A verdade é que, assim como você teve que decidir se priorizaria o tráfego ou a conversão para o próximo mês, você terá que decidir o melhor próximo passo para você por conta própria. Só você sabe como está sua empresa atualmente e para onde ela está indo.
Mas a boa notícia é que você tem as informações necessárias para aproveitar ao máximo cada etapa. Contanto que você permaneça focado e organizado, verá grandes melhorias em seus negócios.
Deixe um comentário