Se você é um leitor regular do meu blog, sabe que o marketing de influenciadores é muito lucrativo e está na moda. Isso é verdade tanto para as empresas quanto para os influenciadores que trabalham com elas. No entanto, uma coisa sobre a qual não falamos muito é como se tornar um influenciador pago.
É relativamente fácil construir uma esfera de influência nas mídias sociais, mas trabalhar com marcas é outra habilidade. Portanto, se você está interessado neste tópico para ter uma noção do outro lado da mesa ou deseja ser um influenciador pago, este artigo é para você. Claro, ser ambos também é possível, especialmente no espaço B2B, onde os líderes empresariais tendem a ser os influenciadores.
Encontre o seu nicho
Geralmente, os influenciadores têm uma coisa em comum: são apaixonados pelo seu nicho . Isso é importante, porque o valor dos influenciadores está na capacidade de aconselhar as pessoas sobre determinado assunto. Se você não ama o assunto o suficiente para gastar muito tempo com ele, será difícil se tornar um influenciador. No entanto, ainda há muita flexibilidade para escolher o seu nicho.
Compartilhar experiência do setor
Se você é um profissional, uma das melhores maneiras de se tornar um influenciador pago é compartilhar conhecimentos relacionados ao setor. Isso pode ser feito com a maioria dos tipos de indústria, pelo menos até certo ponto. Se a sua empresa tiver um número excessivo de segredos comerciais, pode não funcionar. Você também precisa estar ciente das políticas de mídia social da empresa.
Com isso dito, para a maioria das indústrias, você pode compartilhar muito conhecimento. Os mecânicos de automóveis, por exemplo, podem compartilhar dicas de cuidados com o carro e revisar os últimos redesigns automotivos de uma perspectiva mecânica.
As pessoas da indústria da beleza podem falar sobre as últimas dicas de maquiagem, mas também podem ajudar as pessoas a entender quais produtos funcionam melhor para quais pessoas. Linhas de investigação semelhantes podem ser exploradas para outras indústrias.
Vá com um hobby
Compartilhar seu hobby com outras pessoas é outra ótima maneira de se tornar um influenciador pago. Para a maioria das pessoas, um hobby é uma maneira de relaxar. Hobbies também consomem renda disponível. Embora existam hobbies disponíveis para pessoas pobres, a venda de itens mais sofisticados provavelmente será mais lucrativa.
Marcas de suprimentos de porão de barganha têm menos probabilidade de pagar influenciadores por sua ajuda. No entanto, o mais importante é que você seja apaixonado pelo hobby porque a autenticidade é fundamental.
Escolha um nicho de estilo de vida
Além de especialistas do setor e amadores, falar sobre um nicho de estilo de vida é uma ótima maneira de se tornar um influenciador pago. Os nichos de estilo de vida podem incluir uma ampla variedade de tópicos. Uma escolha popular é a viagem, seja discutindo viagens de negócios ou experiências turísticas.
Outro gênero importante no estilo de vida é o “blog da mamãe”, onde os influenciadores falam sobre tudo, desde limpar a casa e escolher as fraldas certas até maneiras de relaxar no final do dia.
Pesquise seu público-alvo
Se você deseja se tornar um influenciador pago, é importante pensar como alguém que está iniciando (e administrando) um negócio. Parte de ser proprietário de uma empresa é realizar pesquisas de mercado. Para os influenciadores, muito disso é feito por meio da pesquisa de um público-alvo e da escuta social.
Encontrar oportunidades
A pesquisa de seu público-alvo é feita no início para descobrir onde há lacunas na cobertura ou oportunidades aprimoradas. Por exemplo, digamos que você queira competir no setor automotivo. Você pode realizar uma análise e descobrir que há uma grande competição entre duas empresas de automóveis em relação a modelos SUV ou crossover que atendem a famílias em crescimento.
Ao mesmo tempo, há uma tonelada de influenciadores competindo por esses dólares de parceria. Por outro lado, o espaço do sedã pode ser relativamente silencioso ou os carros de luxo de nível introdutório quase negligenciados. Para menos competição, você pode optar por sedãs ou introduzir nichos de luxo.
Defina seu público
Depois de determinar quais oportunidades são melhores para você, é hora de definir melhor seu público. Se você decidir trabalhar com carros de luxo de nível básico, seu público-alvo será relativamente fácil de definir.
A maioria das pessoas que os compra são profissionais mais jovens e gerentes de nível médio com alguma renda extra, mas que querem pagar por qualidade e não por algo chamativo. Ou eles podem gostar de chamativos, mas ainda não podem pagar.
Monitore as mídias sociais
Depois de definir as oportunidades dentro do seu nicho e determinar o público correspondente, é importante fazer uma pesquisa geral desse público. As pessoas que compram um SUV ou crossover voltado para a família tendem a ser um público relativamente diversificado. Eles terão uma variedade de empregos e hobbies.
No entanto, uma coisa que eles têm em comum é valorizar muito as famílias e sua segurança. Seguindo suas mídias sociais, você pode ter uma noção de como isso acontece em suas vidas cotidianas. Para se tornar um influenciador pago, você precisará atender às necessidades deles de perto.
Escolha seu formato de conteúdo e rede social
É quase desnecessário dizer que você não pode se tornar um influenciador pago sem um alto grau de foco. Isso porque você precisa ter conteúdo consistentemente bom e distribuí-lo de uma forma que seja fácil para as pessoas seguirem.
De longe, a maneira mais fácil de garantir a qualidade é produzindo um determinado tipo de conteúdo. Isso pode significar vídeos, fotos ou postagens de blog, embora os tipos de conteúdo dentro desse formato possam variar.
Em outras palavras, você não precisa que os vídeos ou blogs tenham uma certa duração o tempo todo, ou que as fotos sejam individuais ou em grupo consistentemente. Ele só precisa ser o mesmo tipo de conteúdo regularmente.
Relacionado a isso, você precisa fazer seu trabalho em uma determinada rede de mídia social. Algumas redes acomodam apenas um tipo de conteúdo, enquanto outras permitem uma variedade de opções.
O Facebook é um ótimo exemplo disso: com o Facebook Live, você pode transmitir vídeos e salvá-los. No entanto, imagens e conteúdo escrito também são possibilidades.
O YouTube permite vídeos ao vivo e pré-gravados, os quais podem durar de alguns segundos a literalmente horas. LinkedIn, Instagram, Pinterest e TikTok são mais restritos. Faça suas escolhas com base em suas aptidões e adequação ao nicho escolhido.
Otimize sua biografia e perfil
Para aumentar seus seguidores e se tornar um influenciador pago rapidamente, é importante otimizar sua biografia e perfil. Dependendo da rede social, esses podem ser o mesmo recurso.
Com a otimização adequada, será mais fácil para as pessoas descobrirem seu perfil de mídia social e o conteúdo que você postou. Por exemplo, meus perfis de mídia social destacam o fato de que sou um especialista em mídia social.
Um mecânico de automóveis pode mencionar suas certificações junto com a tradução em “inglês simples” de que eles sabem muito sobre carros. O truque aqui é usar palavras-chave e hashtags altamente relevantes para o seu nicho e público-alvo.
Não importa o que você diga, no entanto, é sempre importante incluir uma boa foto sua e alguns bons links. Dependendo do seu nicho, a imagem pode ser mais ou menos profissional, mas certifique-se de que seja uma boa imagem.
Os links devem ser relevantes para o seu público, além de demonstrar sua expertise no assunto. Para o Instagram, o link deve se referir a um serviço de links que forneça links mais relevantes.
Desenvolva sua estratégia de conteúdo e publique conteúdo relevante
Depois de criar um perfil matador, é hora de começar a produzir conteúdo. Primeiro, certifique-se de que você decidiu como desenvolver seu conteúdo. Assim como em outros tipos de desenvolvimento de negócios, tentar se tornar um influenciador pago requer branding.
Olhe para os influenciadores em apenas um nicho no Instagram, por exemplo, e você verá uma variedade de abordagens. Alguns influenciadores são mais profissionais, outros peculiares e um grupo ainda diferente pode ser intensamente pessoal. Antes de começar a postar, saiba que tipo de marca você deseja.
Em seguida, você precisa atrair seu público postando conteúdo relevante. As pessoas não prestam atenção aos criadores de conteúdo cujo material é irrelevante para suas necessidades.
Por exemplo, você provavelmente não verá o CEO de uma grande corporação procurando maneiras de manter um carro obsoleto na estrada. No entanto, eles podem querer saber sobre a reforma de um clássico.
Para garantir a relevância do público, verifique o que outros influenciadores do seu nicho estão fazendo. Em seguida, desenvolva um calendário de conteúdo que o ajudará a fazer parte da discussão.
Aumente seu público
Embora seja fácil criar e postar conteúdo, se você deseja se tornar um influenciador pago, deve fazer mais do que o mínimo. Aumentar o público leva tempo e esforço porque você precisa construir credibilidade e confiança. Existem algumas etapas que você pode seguir para atingir esse objetivo.
Envolva-se com os seguidores
Desde o primeiro dia, você precisa se envolver com seus seguidores. Como diz o ditado, relacionamentos são uma via de mão dupla. O envolvimento com os seguidores pode assumir várias formas, algumas das quais dependem da plataforma e do formato do conteúdo. Um exemplo de engajamento é responder às perguntas dos espectadores.
Isso pode ser especialmente valioso se você for um especialista do setor. Outra técnica de engajamento é fazer a seus seguidores uma pergunta que eles possam responder. Faça isso no conteúdo ou no final da postagem, o que funcionar melhor. Seguir esse caminho incentiva uma cultura de diálogo em seu perfil.
Ajudar a construir uma comunidade, especialmente em nosso mundo socialmente distante, é uma abordagem eficaz. Finalmente, simplesmente “curtir” um comentário mostra que você se preocupa com a participação do público.
Curar outro conteúdo
Às vezes é bom fazer uma pausa na criação de conteúdo. Outras vezes, compartilhar o conteúdo de outro criador incentiva o diálogo que aumenta a relevância do seu próprio perfil de mídia social.
De qualquer forma, ao selecionar conteúdo de outros criadores, você compartilha seu público com eles. Os links entre os perfis incentivam os seguidores de cada um a conferir o outro perfil. No processo, você pode obter novos seguidores para si mesmo sem roubar os deles.
Rede com sua indústria e outros influenciadores
Como em qualquer carreira, o networking é uma maneira importante de avançar. Afinal, você não pode se tornar um influenciador pago se ninguém o conhecer, e isso inclui players do setor.
As marcas são quem um dia pagarão por usar sua influência, e é muito mais fácil “conseguir o emprego” como um rosto familiar. Nesse caso, quero dizer que eles devem conhecê-lo fora de sua presença na mídia social. O networking como influenciador é semelhante ao networking em outros tipos de trabalho, e existem algumas técnicas muito eficazes.
Participar de conferências
Especialmente se você escolheu trabalhar com marcas B2B ou atuar como especialista do setor, é importante participar de conferências. Aqui, você terá a oportunidade de conhecer influenciadores concorrentes, além de representantes da marca.
Além disso, alguns formadores de opinião têm mais de uma função dentro do setor. Participar de conferências permite que você aperte as mãos, obtenha contatos e participe de bate-papo com seu eleitorado. Além disso, você pode descobrir que as pessoas que você já conhecia podem apresentá-lo aos amigos delas.
Mesmo na atual pandemia de COVID-19, você ainda pode fazer networking online participando de conferências virtuais, muitas das quais oferecem a oportunidade de fazer networking. E, claro, não se esqueça dos grupos de mídia social no Facebook e LinkedIn que também são como participar de conferências virtuais.
Procure oportunidades de postagem de convidados
Conhecer pessoas dentro da indústria também pode assumir a forma de troca de oportunidades de guest post . Nesse caso, vocês dois criam conteúdo para a conta de mídia social ou blog da outra pessoa. Isso não apenas cria camaradagem, mas também apresenta cada grupo a mais pessoas.
Tornar-se mais envolvido na comunidade do setor faz maravilhas para sua posição como influenciador. Por fim, trabalhar com um influenciador mais estabelecido dá às marcas a oportunidade de ver seu trabalho, muitas vezes muito antes do que aconteceria de outra forma.
Junte-se a uma rede de influenciadores
Depois de construir uma audiência e demonstrar que as pessoas confiam em você, é hora de se tornar um influenciador pago. Antes de ter um portfólio de colaboração bem-sucedido, no entanto, pode ser difícil conseguir shows. Aderir a uma rede de influenciadores é uma das formas de resolver esse problema do “ovo da galinha”.
As marcas entrarão nessas redes e procurarão pessoas que elas acham que podem ser bem-sucedidas. Mostre seu talento e você terá uma boa chance de ser descoberto. Além disso, algumas redes e plataformas vão ajudar nos detalhes práticos. No geral, é uma boa maneira de aprender os detalhes do seu novo negócio.
Entre em contato proativamente com as marcas
Em algum momento, usar uma rede de influenciadores não será tão eficaz para encontrar clientes quanto antes. Ou você pode ter uma experiência significativa em vendas e preferir trabalhar por conta própria.
Ao entrar em contato proativamente com as marcas, você tem a oportunidade de sugerir colaborações sem o barulho excessivo da concorrência baseada em rede. Marcas diferentes têm várias maneiras de receber consultas de influenciadores.
Para alguns, enviar um DM para sua conta de mídia social fará com que seu perfil seja visualizado. Com outras marcas, pode haver um processo mais formal. Não importa como você alcance, porém, lembre-se: a pior coisa que pode acontecer é uma marca dizer “não”. Como qualquer vendedor dirá, apenas continue lançando e, eventualmente, você obterá um “sim”.
Lembre-se de que as tendências de marketing de influenciadores mostram que as marcas querem cada vez mais trabalhar com tipos de influenciadores que tenham afinidade de marca com elas, então mostre algum amor por produtos e serviços que você usa nas mídias sociais e isso pode levar a uma colaboração no futuro tão distante.
Aceite oportunidades alinhadas com sua marca
Parabéns, você recebeu a primeira oferta. Tome cuidado. Se você deseja se tornar um influenciador pago e permanecer assim a longo prazo, não deve aceitar todas as oportunidades que aparecerem. Embora marcas mesquinhas sejam sempre uma preocupação, o maior problema é a diluição da marca.
Em outras palavras, a consistência com sua marca é fundamental. Para isso, aceite apenas oportunidades que sejam consistentes com a imagem da sua marca e relevantes para o seu público.
Caso contrário, você corre o risco de as pessoas perderem o interesse em seu conteúdo porque parece spam e não se aplica mais a elas. Quando as pessoas perdem a confiança em sua marca, o jogo acaba para patrocínios pagos.
Explore outras maneiras de se tornar um influenciador pago
Eventualmente, você chegará a um ponto em que sua marca estará bem definida. Quando isso acontece, é hora de considerar aumentar suas fontes de renda de influenciadores. Vou me usar como exemplo.
Se você olhar meu menu de serviços de influenciadores, verá que ofereço uma variedade de serviços de influenciadores, desde postagens de blog de convidados até embaixadores.
Além disso, sou conferencista e consultor. Cada uma dessas atividades me rende renda de uma forma ou de outra. Na verdade, o marketing de afiliados é essencialmente uma renda passiva que requer pouco mais do que postar links. Embora leve tempo para construir um grande portfólio de serviços, tudo começa com a primeira adição.
No final das contas, se você quiser se tornar um influenciador pago, precisará de muito trabalho inicial. A maior parte disso não é remunerada, e esse é um dos motivos pelos quais você deve escolher um nicho pelo qual é apaixonado.
No entanto, uma vez que você tenha sucesso em engajar um público, ser um influenciador pago pode ser muito divertido. Embora a maioria dos influenciadores tenha um emprego regular, os melhores trabalham em tempo integral.
Não importa seus objetivos, ser um influenciador pago é um trabalho gratificante e centrado nas pessoas. Lembre-se de que a integridade é uma parte importante de ser um influenciador pago, porque é isso que o mantém autêntico.
Perguntas frequentes sobre Torne-se um influenciador pago
Os influenciadores ganham dinheiro de forma diferente uns dos outros devido a vários fatores que afetam sua taxa, como contagem de seguidores, taxa de engajamento e plataforma. Grandes estrelas como Kylie Jenner, Cristiano Ronaldo e Dwayne Johnson cobram até US$ 1 milhão por postagem.
Um influenciador do YouTube com 1.000 inscritos no YouTube e cerca de 24 milhões de visualizações anuais pode ganhar US$ 100.000. Enquanto estiver no Instagram, você precisa de 5.000 seguidores e 308 postagens patrocinadas para ganhar a mesma quantia.
A menor categoria de um influenciador com base no número de seguidores é chamada de Nano-influenciadores. Esses influenciadores são aqueles que têm de 1.000 a 10.000 seguidores. Assim, você pode ser um influenciador pago mesmo com apenas mil seguidores!
Apenas certifique-se de ter seguidores altamente engajados para que as marcas possam notá-lo, independentemente de você ter poucos seguidores. Algumas marcas não estão olhando para a contagem de seguidores, mas sim para o reconhecimento do produto e o valor que você pode trazer para eles.
De acordo com a última lista de ricos do Instagram relatada por Hopper HQ, o influenciador mais bem pago é Dwayne “The Rock” Johnson, uma das celebridades mais lucrativas dos EUA.
Seu custo por postagem no Instagram é de $ 1.015.000. Se removermos as celebridades, o lugar é ocupado por Elenora Pons. Ela tem
17,6 milhões de seguidores no YouTube e 41 milhões no Instagram. Seu custo relatado por postagem no Instagram é de $ 142.800.
Aqui estão os passos para se tornar um influenciador em tempo integral:
1. Determine seu objetivo e conheça seus números.
2. Aumente seus seguidores
3. Decida sua taxa
4. Escolha um nicho para se concentrar
5. Conheça seu valor, seja você mesmo e seja paciente
Sim, qualquer pessoa pode se inscrever e ser um influenciador da Amazon. No entanto, a Amazon não especificou em seu site que o requisito de seguidor precisa ser um.
Todos são bem-vindos a se inscrever para começar, mas a decisão de quem será um influenciador da Amazon está em suas mãos. Eles analisarão sua contagem de seguidores e o tipo de conteúdo que você está postando. A aplicação parece fácil, mas a taxa de aceitação é competitiva.
Deixe um comentário