Como contratar o consultor de marketing digital certo

Tempo de leitura: 26 min

Escrito por Jadilson Barros
em janeiro 1, 2023

consultor de marketing digital

Deixa eu te contar um segredo. – Não é preciso ser um profissional para fazer marketing digital. Mas contratar um pode definitivamente ajudar. Na verdade, especialmente no ambiente digital altamente competitivo e cada vez mais complexo de hoje, os proprietários de empresas devem ir além da abordagem DIY e contratar um consultor de marketing digital para atingir as metas de negócios desejadas.

Mas a pergunta de um milhão de dólares é: como encontrar um consultor de marketing digital que possa gerar resultados reais, tangíveis e mensuráveis ​​para o seu negócio?

A resposta está simplesmente em saber quais perguntas fazer durante o processo de contratação.

Mas também é igualmente importante entender primeiro o que um consultor de marketing digital faz e quais são os benefícios de contratar um.

Dito isso, vamos direto ao assunto!

O que faz um consultor de marketing digital?

Um consultor de marketing digital é basicamente um consultor externo especialista em alavancar vários canais de marketing digital para gerar os resultados desejados para um negócio online.

Por exemplo, um consultor de marketing digital pode ajudar com:

  • SEO
  • Gestão de Reputação
  • Marketing de mídia social
  • Marketing de conteúdo
  • PPC
  • Coaching Individual para Empresários e Empreendedores

No entanto, os serviços de um consultor de marketing digital variam de acordo com suas necessidades comerciais específicas.

Por exemplo, alguns consultores de marketing digital lidam apenas com campanhas de marketing digital específicas, enquanto outros supervisionam toda a sua estratégia de marketing digital do começo ao fim.

Independentemente dos serviços que você escolher, um consultor de marketing digital é responsável por garantir que sua estratégia de marketing digital seja executada para ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócios.

Como isso vai me ajudar a contratar um consultor de marketing digital?

Embora existam muitos recursos disponíveis on-line que podem dizer o que um consultor de marketing de crescimento realmente faz e o que esperar ao trabalhar com um, poucos desses guias realmente enfatizam o fato de que nem toda empresa realmente precisa contratar um.

Isso ocorre em grande parte porque vivemos em um mundo onde alcançar o maior número possível de pessoas “da noite para o dia” se tornou a norma. Vemos as startups crescerem rapidamente, vemos os empreendedores individuais prosperarem mais do que as gerações anteriores.

A ideia de que você escolheria deixar passar um consultor de growth marketing é estranha, porque quem não quer alcançar mais pessoas nas próximas 24 horas?

Mas a realidade é que isso não acontece tão rápido, para começar.

E, em segundo lugar, embora os consultores de marketing de crescimento sejam inestimáveis ​​para expandir seu público, você, como empresário, tem as ferramentas para fazer algumas mudanças por si mesmo. Algumas empresas sobrevivem por livre e espontânea vontade, dedicação e paciência.

Portanto, a verdadeira questão aqui é como você sabe quando precisa de um consultor de marketing digital? E mais do que isso, como contratar um é diferente de ir atrás de expansão de audiência para você mesmo?

Com este guia completo, você terá todas as suas perguntas respondidas. Você aprenderá como:

  • Identifique os sinais de que você precisa de um consultor de marketing digital.
  • O que procurar em um consultor.
  • O que esperar ao trabalhar com um consultor.

Leia os sinais antes de contratar um consultor de marketing digital

marketing digital

Imagine por um momento que você passou os últimos 3 a 4 meses trabalhando na expansão de seu público. Você mudou o estilo de seu conteúdo, seus horários de postagem e até mesmo sua abordagem ao pedir feedback.

Você lançou algumas campanhas de e-mail, experimentou a publicidade paga e tudo o que precisa mostrar é um punhado ou dois de novos clientes e mais dinheiro na porta graças a esses pagamentos de anúncios.

Em outras palavras, você está tentando há algum tempo aumentar seu público, e tudo o que você realmente tem para mostrar é algum tempo e esforço perdidos.

Este é o nome do jogo, infelizmente. Muitas vezes, isso é resultado de experimentação, algo que ainda é altamente incentivado pelos empreendedores, porque não existe uma abordagem única que funcione para todos.

Marcas e indústrias são diferentes, estilos e conteúdo, branding, imagens, são todos diferentes. Existem muitas variáveis ​​lá para sequer imaginar uma solução singular que funcione em todos os aspectos.

Mas chega um momento em que a experimentação começa a cobrar seu preço. Seus recursos começam a acabar, sua paciência começa a se esgotar e os resultados, bem, eles simplesmente não estão lá. Você tentou, mas não há mais nada que você sinta que pode fazer.

É hora de considerar a contratação de um consultor de marketing de crescimento, alguém que faz isso para viver. Um profissional que sabe exatamente o que fazer para aumentar sua audiência.

Em outras palavras, não contrate um consultor logo de cara, antes de tentar qualquer coisa por si mesmo. Experimente primeiro, mexa e veja se alguma coisa gruda.

Se isso acontecer, ótimo, continue. Se isso não acontecer, chame um especialista. Eles dirão o que há de errado com sua abordagem e, em seguida, a adaptarão para finalmente atingir seus objetivos.

Aqui estão mais doze sinais de que você precisa contratar um consultor de marketing digital:

  1. Você precisa de mãos extras porque está muito ocupado fazendo um bilhão de outras coisas para o negócio.
  2. Você precisa de uma estratégia de marketing que finalmente obtenha resultados, o que significa que você só está olhando para as entregas sem planejar nada de antemão. Claramente, você precisa ser parado.
  3. Sua equipe precisa ser treinada, mas você não tem tempo ou mesmo experiência para fazer isso sozinho.
  4. Você está tentando a sorte em todas as abordagens sob o sol e nada está funcionando.
  5. Seu negócio estagnou, você está em uma rotina e não sabe como estimular o crescimento.
  6. Você precisa definir metas de marketing on-line mais fortes e definidas.
  7. Você precisa de ajuda para medir as principais análises.
  8. Você quer expandir sua base de clientes.
  9. Você quer um plano de marketing que se concentre em mais do que apenas metas de curto prazo.
  10. Você deseja expandir para um novo marketing e se conectar com um novo tipo de cliente.
  11. Você deseja obter informações completas sobre a concorrência.
  12. Você deseja melhorar os relacionamentos com seus clientes existentes e potenciais.

Mas não se trata apenas de ler os sinais. Não cometa o erro de decidir contratar um consultor antes de ser honesto sobre coisas como seu orçamento ou sua capacidade de fornecer feedback.

Vejamos algumas das coisas a ter em mente antes de contratar um consultor.

#1 Antes de contratar um consultor de marketing digital, analise seu orçamento

A contratação de ajuda externa, especialmente se for contínua, requer um planejamento financeiro cuidadoso. Você deseja ter o financiamento para isso, e isso geralmente significa tanto capital economizado quanto financiamento contínuo e recebido.

Isso significa que você precisa entender as finanças do seu negócio, quanto precisa pagar a si mesmo (contas, economias, gastos) e praticamente todos os outros compromissos financeiros com os quais precisa lidar.

#2 Entenda que contratar um consultor de marketing digital pode ser intimidador

Quando você contrata um especialista, está pagando para alguém entrar e lidar com algo que você considera muito complicado para descobrir sozinho. Ou, para lidar com algo que você legitimamente não tem tempo para fazer sozinho.

Como tal, é importante lembrar que essas pessoas passam horas, dias, semanas e anos apenas dominando esse tipo de trabalho. Isso é o que eles fazem, e é provável que eles possam fazer isso durante o sono.

E quando você investe em algo, não apenas se acostuma, mas também se torna muito conhecedor de coisas como como é feito, por que é feito dessa maneira, a terminologia e quais práticas funcionam melhor em situações específicas.

Pode ser intimidador trabalhar com pessoas assim, mas os melhores especialistas são aqueles que tornam seu trabalho acessível a outras pessoas e são gentis o suficiente para explicar tudo em detalhes. Lembre-se disso.

#3 Nem todo consultor de marketing digital é ideal

Existem muitos tipos de comércio eletrônico. Você pode administrar uma loja de roupas, uma livraria ou uma sapataria. Talvez uma loja de colecionáveis ​​de nicho. Idealmente, você deseja contratar alguém com experiência em seu nicho, mas contratar alguém com experiência completa também é uma vantagem.

Você não precisa se contentar com nada que não pareça certo. E se isso não acontecer, e a pessoa for realmente um especialista, é provável que eles lhe digam quando não é um bom ajuste.

#4 Escopo pago de marketing digital vs. Escopo não remunerado

Algumas equipes gostam de trabalhar com seus clientes para criar uma lista de especificações. Outros preferem fazer projetos de escopo pagos, onde montam um processo padrão com o qual trabalham com cada cliente e as entregas nas quais trabalham por algumas horas dedicadas.

De qualquer maneira funciona, mas depende de você com o que você se sente confortável. Idealmente, você quer ter certeza de que está na mesma página e que o especialista entende seus negócios e objetivos.

#5 Dê algum feedback ao seu consultor de marketing digital

Esteja você trabalhando com uma agência ou freelancer, o feedback é sempre bem-vindo. Isso permite que eles avaliem melhor as áreas problemáticas, as coisas que poderiam melhorar no futuro e os problemas que, de outra forma, levariam uma eternidade para perceber.

Se você decidir trabalhar com eles novamente, é provável que também consiga ver o efeito que seu feedback teve no processo. Isso é sempre bom, pois é um sinal de que eles são profissionais, adaptáveis ​​e capazes.

O que procurar em um consultor de marketing digital

A desvantagem de tantos avanços tecnológicos nos dias de hoje é o fato de que todos têm acesso a ferramentas que permitem que elas surjam em questão de minutos. Ser capaz de diferenciar entre um real e um falso tornou-se vital neste momento.

Muitas pessoas foram enganadas, pensando que contrataram um especialista em seu campo, apenas para se verem contratando um consultor sem qualificações ou experiência em marketing de crescimento.

Não cometa o erro de contratar o primeiro consultor que encontrar. Não cometa o erro de negligenciar a pesquisa porque o site deles é espetacular e informativo o suficiente para fazer você acreditar que está tomando a decisão certa.

Em vez disso, considere os seguintes critérios.

Qualificações

O ideal é procurar um consultor formado em marketing ou pelo menos em uma área relacionada. Tenha em mente, no entanto, que a maioria das pessoas tende a trabalhar em áreas que não estão relacionadas ao que fizeram na faculdade.

Acontece que as mudanças de carreira são bastante populares, tanto para mudanças no estilo de vida quanto para aumentos salariais.

O que vale mais do que a disciplina que estudaram na faculdade é a experiência e os resultados comprovados, além do histórico de trabalho em uma empresa maior na área de marketing.

Se eles provaram que fizeram o trabalho em outro lugar e que podem obter os resultados, vale a pena dar uma segunda olhada.

Experiência digital

Independentemente de você estar focando em uma estratégia digital ou não, é um grande sinal de alerta quando um consultor de marketing afirma que não está familiarizado com o marketing digital nos dias de hoje.

Depois que essa declaração for feita, corra. Caso contrário, espera-se que você desenvolva seus negócios de maneira totalmente analógica, à moda antiga, que normalmente não funciona mais, exceto em circunstâncias muito específicas.

Áreas de experiência

Idealmente, você deseja contratar um consultor que esteja familiarizado com todos os aspectos do campo de marketing, para que, quando tiver dúvidas sobre outras abordagens, eles saibam o suficiente para lhe ensinar as cordas e dizer por que essas abordagens não funcionaram bem. para você no passado.

No entanto, consultores muito bons terão mais do que conhecimento geral em todas essas áreas, eles serão especialistas em uma área específica. Algo que os diferencia do generalista médio.

Pode ser mídia social, pode ser marketing de conteúdo, pode ser SEO. Quem você escolher deve ter uma área de especialização alinhada com seus objetivos atuais.

Aqui estão algumas das outras especializações de nicho pelas quais os consultores costumam optar:

  • PPC (pay-per-click) – esses consultores serão certificados pelo Google AdWords e terão uma sólida experiência em análise.
  • Social Media Marketing Digital – avaliam o público de uma marca e combinam com os canais de redes sociais que representam as maiores oportunidades e crescimento.
  • Projetos personalizados – consultores que trabalham com projetos altamente específicos e desafiadores, como SEO internacional, lançamento de um aplicativo ou site ou campanhas de automação de e-mail.

Experiência com sua indústria

Assim como não há duas empresas iguais, também não há dois setores iguais. Sem surpresa, isso exige estratégias de marketing totalmente diferentes. Alguém com pouca ou nenhuma experiência em seu setor específico não saberá realmente o que fazer, qual abordagem adotar.

Dito isto, eles podem utilizar a experiência anterior em situações semelhantes, usar suposições fundamentadas e usar você para obter informações no campo. Ainda pode funcionar, você ainda pode obter resultados.

Mas nada superará a contratação de um consultor que já trabalhou em seu setor antes e que teve sucesso comprovado nesse nicho. Há um nível de conhecimento e confiança que simplesmente não seria o caso de outra forma.

Deve ter

Aqui estão dez dos itens essenciais para um consultor de marketing digital. Todos os melhores em seu campo podem fazer o seguinte:

  • Analisando suas táticas de marketing existentes
  • Encontrando novos clientes para você
  • Realização de análise de pesquisa competitiva
  • Otimizando sua estratégia de conteúdo
  • Personalizando o conteúdo para o seu público
  • Redação de SEO
  • Realização de pesquisas de mercado detalhadas
  • Desenvolvimento de análises e estratégias baseadas em dados
  • Selecionando KPIs para sua estratégia de marketing
  • Realização de pesquisa de palavras-chave

O que você pode esperar de um consultor de marketing digital

Dependendo do seu setor, situação e consultor, você terá um “dia médio” diferente de trabalho com um especialista. Não há nenhuma declaração generalizada para resumir com precisão o que você pode esperar ao trabalhar com um consultor.

Dito isto, há uma abordagem geral que os consultores adotam ao trabalhar com seus clientes. Essa abordagem sistemática é altamente detalhista e começa com a pesquisa, mas, em última análise, é apenas uma maneira mais sofisticada e inteligente de experimentar.

Mas espere, lembre-se de que discutimos a experimentação no início deste guia. É incentivado que os proprietários de empresas experimentem a si mesmos antes de contratar um consultor.

Então, qual é a diferença entre sua experimentação e consultores? Você não poderia ter economizado dinheiro?

Não exatamente.

Um consultor qualificado usará um conhecimento mais profundo do seu setor e dos recursos digitais para causar impacto. Eles usarão a experiência anterior em situações semelhantes e saberão como corrigir o curso, se necessário.

Eles também terão muito mais tempo em suas mãos do que você para conduzir uma análise aprofundada sobre o estado atual do seu negócio antes mesmo de tentar fazer qualquer coisa.

Em outras palavras, você obtém o que paga com um consultor de marketing de crescimento. A contratação de um especialista que pode realmente fazer a diferença é um peso tirado de seus ombros.

Vamos percorrer o processo sistemático que esses especialistas usam para expandir os negócios de seus clientes.

Crie, compile e familiarize-se

Os melhores profissionais de marketing de crescimento ficam por dentro das dicas, truques e estratégias mais recentes. Isso significa que eles leem constantemente artigos e postagens de outros profissionais de marketing.

Quando eles montam uma lista de marketing de crescimento, eles usam ferramentas que permitem que eles conectem seus influenciadores de crescimento favoritos e recebam um feed especializado de tudo que está sendo publicado por esses influenciadores.

Construir uma lista ajuda a compilar as dicas valiosas que estão sendo publicadas, tudo sem ter que vasculhar a Internet na esperança de reunir as melhores e mais recentes.

A partir daí, os consultores vão auditar a empresa. Eles avaliam ativos de crescimento e marketing existentes, incluindo documentos do Excel de experimentos, análise de palavras-chave e versões anteriores do site que você experimentou no passado.

Por fim, eles descobrirão as ferramentas que deverão usar. Sua pilha de tecnologia normalmente é usada em toda a empresa, então você precisará fornecer logins para todas essas ferramentas para que possam começar a trabalhar mais cedo ou mais tarde.

Análise aprofundada de métricas

Por volta da segunda semana, os consultores se concentram em encontrar sua North Star Metric, mais conhecida como a métrica que melhor mostra o valor que estão entregando ao cliente.

Por exemplo, o Dropbox pode ter uma métrica North Star de “contas de teste com mais de 3 usuários ativos na semana 1”. Isso capturaria todas as contas novas e gratuitas que estão obtendo valor e fornecendo um sinal de conversão futura . Isso é igual à receita de assinatura.

Para o Airbnb, é na verdade o número de noites reservadas. Isso permite que eles saibam que estão fornecendo a milhares, senão milhões de pessoas, lugares para ficar em todos os lugares imagináveis ​​e gerando lucros para eles e para aqueles que hospedam os convidados.

Mas encontrar a North Star Metric é apenas parte do processo. Os consultores ainda precisam mapear a jornada do usuário para saber como essas pessoas passam de estranhos a clientes fiéis. Para facilitar o mapeamento, eles usam informações sobre as personas dos usuários.

E com essas informações, eles criam uma análise de funil. Como seu sistema de funil está funcionando em comparação com as descobertas? O que precisa de trabalho?

Reunião e lista de pendências

Na terceira semana, o consultor marcará uma reunião de crescimento e pedirá a algumas pessoas diferentes da empresa que apresentem ideias.

Isso cria confiança entre colegas de trabalho, superiores e o consultor, ao mesmo tempo em que permite que o consultor obtenha conhecimento interno da empresa que pode ter passado despercebido ou completamente perdido.

A reunião precisa ser pequena para ser organizada, então o consultor precisará ser seletivo.

Normalmente, eles convidam alguns profissionais de marketing da empresa, alguns engenheiros com experiência em experimentos de crescimento que requerem assistência técnica, bem como alguns líderes de equipe do departamento de design.

Usando uma pontuação ICE

Na quarta semana, o consultor decidirá qual experimento enviar. Neste ponto, toda a pesquisa foi feita, o brainstorming foi feito, é hora de ser inteligente sobre qual experimento começar.

Eles escolhem aquele que tem maior potencial de impacto, com metade do trabalho. Algo que eles podem lançar facilmente com recursos limitados e ainda obter resultados.

Na verdade, o experimento que eles selecionarem será um sucesso infalível na mente do consultor, eles estarão confiantes em sua seleção antes mesmo de lançar.

Isso é chamado de ICE Score, um experimento que eles acham que atende à trindade dos critérios de crescimento: impacto, confiança e facilidade.

Lançamento do sistema

Nesse ponto, o consultor iniciará o experimento e fará vários experimentos por semana. Isso acelera as melhorias da North Star Metric.

Haverá vários testes A/B, muitos testes de split URL e muitos experimentos com falha, mas também haverá uma melhoria mensurável no crescimento da empresa.

Claro, nada acontece da noite para o dia. E definitivamente será um passo à frente, dois passos para trás em muitos casos durante o processo de experimentação. Mas assim que o profissional de marketing de crescimento descobrir exatamente o que funciona e por quê, você estará livre.

Mergulhando nas especificidades

Para ter uma noção mais específica de como é trabalhar com um consultor, dê uma olhada nesses modelos de negócios específicos e como a consultoria ajuda:

E-commerce Marketing Digital

Sites de comércio eletrônico são os que vendem produtos online, instantaneamente reconhecíveis pelo carrinho de compras e catálogo da web.

Nesse caso, um consultor verificará a usabilidade do site e o processo de check-out e, em seguida, garantirá que haja muitas opções de pagamento disponíveis. Eles também criarão campanhas de e-mail de gotejamento para ajudar com carrinhos de compras abandonados.

Negócios de marca

Os modelos de negócios de branding criam um nome, símbolo ou gráfico que diferencia um produto de outros e informa aos clientes o que eles podem esperar em termos de bens e serviços.

Por exemplo, a Nike é icônica e traz imagens de indivíduos atléticos forçando seus corpos em tarefas rigorosas, como correr uma maratona. Com base nessas imagens e no slogan “just do it”, os clientes continuam comprando seus produtos.

Nesse caso, um consultor entrará e desenvolverá uma forte identidade de marca após fazer extensa coleta e análise de dados. Isso levará a mudanças nas imagens, cópia , cores, gráficos, slogans, etc.

FAQ Consultoria

Isso é comum em blogs do setor, onde um especialista produz postagens relacionadas a um nicho muito específico. Eles geralmente obtêm sua receita por meio de anúncios ou vídeos de treinamento.

Quando um consultor entra, seu objetivo é estabelecer o status de especialista do setor do blog, participando de discussões sociais, criando fortes campanhas de e-mail e otimizando cada parte do site .

Consultoria de notícias

Esse modelo de negócio se concentra em fornecer informações, às vezes em torno de um assunto específico, mas nem sempre.

Pense nas principais publicações de notícias, como The New York Times ou The Seattle Times. Eles obtêm sua receita vendendo assinaturas de seu conteúdo, mas às vezes dependem de anúncios.

Quando um consultor chega, ele garante que a empresa está entregando um conteúdo forte e envolvente, para manter as pessoas conectadas e voltando para mais. Eles também trabalham para tornar a empresa mais visível e autoritária em seu campo.

geração de leads

Este modelo se concentra inteiramente na geração de leads , como o nome indica. E isso significa que há uma ampla rede aqui. Pode ser uma escola de comércio, um consultório médico, até mesmo o Uber, pois conecta compradores que precisam de carona com pessoas que estão dispostas a dar carona a outras pessoas mediante o pagamento de uma taxa.

Os consultores entrarão e editarão o conteúdo, adaptando-o usando captura de leads e táticas de imã. Em seguida, eles se concentrarão na otimização de conversão e nutrição de leads, para garantir que os leads sigam o funil em movimento.

Como contratar um consultor de marketing digital

As indicações são a forma mais comum de os empreendedores se conectarem com especialistas. Isso envolve perguntar para ver quem outras empresas contrataram no passado para cuidar de seus problemas. No seu caso, como empreendedor de comércio eletrônico, pergunte a amigos que também administram suas lojas online.

Não se esqueça de perguntar por que eles escolheram trabalhar com esses especialistas, quanto eles cobram por seus serviços e como se conectar com eles.

Isso permitirá que você obtenha alguns detalhes iniciais, positivos e negativos. Também torna mais fácil encontrar esses especialistas on-line e fazer algumas investigações adicionais por conta própria.

Preste atenção especial a quaisquer projetos anteriores que tenham incluído como estudos de caso, qualquer coisa que tenham escrito sobre como trabalham com clientes e sua presença na mídia social. Tudo isso pode lhe dar uma ideia de como seria trabalhar com eles.

Se as referências não estiverem funcionando para você, experimente pesquisas orgânicas em mecanismos de pesquisa, LinkedIn e até mesmo fontes freelancers.

Embora você tenha que pesquisar para encontrar especialistas de qualidade, eles estão por aí e geralmente são muito francos sobre se têm ou não tempo para aceitar outro cliente.

Entrevista e Conexão

Depois de encontrar os dois ou três especialistas para os quais você reduziu sua lista, é hora de agendar algumas entrevistas.

Planeje pelo menos uma ligação com a agência ou freelancer antes de começar a trabalhar com eles, mesmo que não possa se encontrar pessoalmente. Isso lhe dá uma ideia de quem eles são, do que se tratam, com quais empresas eles tendem a trabalhar e como você se encaixaria nisso.

Se você puder conversar com vários membros da equipe, isso será ainda mais perspicaz, pois você verá como eles trabalham juntos e qual é sua dinâmica.

Porque lembre-se, uma vez que você está trabalhando com eles, você quer ter certeza de que eles não são o tipo de equipe que vai te deixar na mão, perdendo prazos e entregando um trabalho de baixa qualidade.

Mais ainda, lembre-se de que existem dois lados em toda história: enquanto você os coloca sob o microscópio, eles estão fazendo o mesmo com você. Se eles acharem que não podem ajudar no que você precisa, eles vão te dizer.

Eles têm uma vasta experiência trabalhando com outros clientes, então estarão preparados com uma apresentação adequada, qualificações e uma visão geral de seus clientes ideais. Se você não é do tipo com quem eles trabalham com frequência, eles podem não ser os especialistas de que você precisa.

Por exemplo, digamos que um freelancer normalmente trabalhe na criação e direção de marketing de conteúdo para marcas de roupas de nicho. Mas você está administrando uma loja de comércio eletrônico para cães especializada em brinquedos, guloseimas e coleiras de alta qualidade.

Nichos e estilos muito diferentes e, portanto, um público-alvo e um estilo de marketing de conteúdo totalmente diferentes. Se o freelancer não tiver experiência nessa área, ele vai te avisar de antemão, e não terá nenhum trabalho relacionado para te mostrar.

Sinais de aviso

Outra coisa a ter em mente é que garantias irrealistas não são apenas cafonas, mas claramente a tática de alguém com menos experiência. Um especialista terá anos de experiência, um portfólio para mostrar trabalhos, referências e altas avaliações.

Eles sabem que isso fala por si. Eles não prometem o mundo e não cometem o erro de dizer coisas como “meu marketing de conteúdo certamente atenderá e excederá suas metas de vendas para este ano”.

Não, um especialista entende que o marketing tem tudo a ver com experimentação. Na verdade, o conteúdo deles o ajudará em seus objetivos, mas não os atingirá completamente para você.

Não há como saber com certeza, exceto vasculhando pilhas de dados, formulando um plano, formulando uma hipótese e executando esse plano. Então é tudo uma questão de ajustar os elementos até que o marketing comece a mostrar resultados. E tudo isso leva tempo.

Em outras palavras, dizer que eles precisarão de prazos e que certos projetos serão concluídos em um determinado período de tempo é bom. Mas se eles estão prometendo a lua e as estrelas, especialmente em uma pequena janela de tempo, é melhor seguir em frente.

Como trabalhar com um consultor de marketing digital

Trabalhar com especialistas significa que você estará lidando com pessoas que fazem esse tipo de conteúdo o tempo todo. Eles provavelmente lêem, escrevem e falam sobre isso durante o sono. É uma grande parte de suas vidas, é o que toda a sua carreira é.

E isso pode parecer muito avassalador, especialmente se você não sabe nada sobre isso, por isso pediu a ajuda deles.

Mas a boa notícia é que trabalhar com especialistas pode ser dividido em etapas perfeitamente acionáveis.

Etapa um: definir o escopo do projeto

É quando você descreve o trabalho que o especialista fará e em que cronograma. Este é o escopo de um projeto .

Agora, que fique claro agora, na maioria das vezes, a linha do tempo será apenas um simples palpite. A maioria dos projetos se estende por muito mais tempo, portanto, lembre-se disso antes de ficar sem financiamento. Se o seu orçamento for pequeno, seja realista sobre quanto tempo você está dedicando ao projeto.

Se você não tem certeza sobre o tempo, a maioria dos especialistas tem uma ideia bastante sólida sobre quanto tempo as coisas levam, porque eles já estiveram lá antes, então eles vão te dizer quanto tempo estão acostumados a gastar em projetos como o seu.

Após uma análise cuidadosa de seus objetivos e status atual, eles poderão dizer se você deve almejar mais ou menos tempo também.

Etapa dois: Configurando um pontapé inicial bem-sucedido

É uma boa ideia começar todos os seus projetos com uma chamada inicial ou uma longa troca de e-mail para realmente resolver os detalhes.

Alguns freelancers realmente gostam de verificar como é o site da empresa, o que é a empresa, o público-alvo etc.

Qualquer preparação que eles façam, na forma de pesquisa sobre o seu negócio, é bem-vinda, pois eles gastam menos tempo tentando conhecê-lo durante a ligação e mais tempo contando suas ideias sobre sua empresa.

Este pontapé inicial também dá a todos a chance de expressar preocupações, pedidos especiais e realmente resolver todos os problemas. Talvez você tenha a impressão de que o freelancer que você está contratando para marketing de conteúdo também faz conteúdo de vídeo do YouTube?

E se não o fizerem? Faça qualquer pergunta urgente e sinta-se 100% à vontade para expressar suas preocupações. Você quer estar na mesma página, tudo sobre a mesa, antes de iniciar o projeto.

Passo Três: Pratique uma Boa Comunicação

Finalmente, é hora de realmente começar a trabalhar. E isso envolve uma maneira clara de verificar o andamento do trabalho, entregar o trabalho em andamento, fazer perguntas e dar feedback.

A maioria das pessoas usa o e-mail como uma forma clássica de comunicação , mas existem outras alternativas, incluindo mensagens de texto, Skype, Google Hangouts e Slack.

Esses recursos ajudam você a manter contato com o especialista, ajustar qualquer coisa à medida que chega e simplificar com mais eficiência a maneira como vocês trabalham juntos.

Espere dar feedback sobre o trabalho em diferentes estágios. Se você não tiver certeza sobre como se referir a algo e não tiver a terminologia técnica para explicá-lo, sinta-se à vontade para trazer um visual.

Links para fontes que têm o que você está procurando, ou imagens de conteúdo que você viu e gostaria, são ótimas maneiras de eliminar as suposições do especialista.

E, por sua vez, você não apenas obtém o que deseja, mas também obtém alguma educação sobre a terminologia e para o que ela pode ou não ser usada. Também esclarecerá por que esse item específico pode ou não funcionar em conjunto com suas metas de negócios.

O consultor de marketing digital certo produz resultados positivos

Os consultores estão lá para facilitar a vida, corrigir o curso e garantir que as empresas apresentem suas melhores facetas. Atingir os objetivos certos é a base do que eles fazem.

Não tenha medo de chamar um consultor se quiser ou precisar fazer alguma coisa na lista acima, ou se simplesmente sentir que se beneficiaria de ter alguém vindo e dando uma olhada no que você está fazendo.

Nunca é demais obter a nova perspectiva de outra pessoa, especialmente porque os objetivos dela são os mesmos que os seus: ver você florescer e usar todo o seu potencial.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!