A análise de dados é ampla, exploratória e absolutamente complexa. Mas quando damos um passo para trás e tentamos simplificar a análise de dados, podemos ver rapidamente que ela se resume a duas metodologias: dados qualitativos e dados quantitativos . Esses dois tipos de dados são bastante diferentes, mas compõem todos os dados que serão analisados.
Antes de mergulhar na análise de dados , é importante entender as principais diferenças entre dados qualitativos e quantitativos.
Qual é a diferença entre dados quantitativos e qualitativos?
Dados quantitativos podem ser contados, medidos e expressos usando números. Os dados qualitativos são descritivos e conceituais. Os dados qualitativos podem ser categorizados com base em traços e características.
Um tipo de dado é objetivo, direto ao ponto e conclusivo. O outro tipo é subjetivo, interpretativo e exploratório. Então, qual é qual?
Agora que resolvemos as diferenças, vamos nos aprofundar em cada tipo de dados usando exemplos do mundo real.
O que são dados qualitativos?
Os dados qualitativos não são estatísticos e são tipicamente não estruturados ou semiestruturados. Esses dados não são necessariamente medidos usando números concretos usados para desenvolver gráficos e tabelas. Em vez disso, ele é categorizado com base em propriedades, atributos, rótulos e outros identificadores.
Os dados qualitativos podem ser usados para fazer a pergunta “por quê”. É investigativo e muitas vezes é aberto até que mais pesquisas sejam realizadas. A geração desses dados da pesquisa qualitativa é usada para teorizações, interpretações, desenvolvimento de hipóteses e entendimentos iniciais.
Os dados qualitativos podem ser gerados através de:
- Textos e documentos
- Gravações de áudio e vídeo
- Transcrição de entrevistas e grupos focais
- Observações e notas
Surpreendentemente, números de identificação como um número de seguro social (SSN) ou carteira de motorista também são considerados qualitativos porque são categóricos e exclusivos para uma pessoa.
Exemplos de dados qualitativos
Para entender melhor os dados qualitativos, vamos pegar o exemplo de uma estante de livros . As seguintes características desta estante determinam a qualidade da informação que nos é disponibilizada sobre ela:
- Feito de madeira
- Construído na Itália
- Marrom escuro
- maçanetas douradas
- Acabamento liso
- feito de carvalho
Ao discutir dados qualitativos, falamos sobre as características de um objeto específico. Os dados qualitativos são obtidos por meio da análise qualitativa das informações detalhadas sobre o assunto em questão.
Com uma estante, há muitas maneiras de obter diferentes informações qualitativas de diferentes observadores. Se alguém não tiver detalhes específicos sobre a estante, pode presumir que ela é feita de teca, não de carvalho e que tem uma superfície áspera, não lisa. Da mesma forma, também podemos discutir de que tipo de carvalho é feito ou de que parte da Itália veio.
Assim, os identificadores de dados qualitativos podem ser subjetivos, tornando a análise de dados qualitativos um processo complexo com inúmeras possibilidades e estruturas.
O que são dados quantitativos?
Ao contrário dos dados qualitativos, os dados quantitativos são estatísticos e tipicamente estruturados por natureza – o que significa que são mais rígidos e definidos. Esse tipo de dados é medido usando números e valores, tornando-o um candidato mais adequado para análise de dados.
Enquanto os dados qualitativos estão abertos para exploração, os dados quantitativos são muito mais concisos e fechados. Pode ser usado para fazer as perguntas “quanto” ou “quantos”, seguidas de informações conclusivas.
Os dados quantitativos podem ser gerados através de:
- testes
- experimentos
- pesquisas
- relatórios de mercado
- Métricas
Tipos de dados quantitativos e exemplos
Os dados quantitativos podem ser divididos em outras subcategorias. Essas categorias são chamadas de dados discretos e contínuos.
Dados discretos
Dados discretos são apenas dados que não podem ser divididos em partes menores. Este tipo de dados consiste em números inteiros (números positivos e negativos, por exemplo, -100, 10, 100 e assim por diante) e é finito (o que significa que atinge um limite).
Alguns exemplos de dados discretos seriam quanto troco você tem no bolso, quantos iPhones foram vendidos no ano passado e quanto tráfego chegou ao seu site hoje.
Outra observação importante é que dados discretos podem ser tecnicamente categóricos. Por exemplo, o número de jogadores de beisebol em um time nascido no México é inteiro e discreto.
dados contínuos
Dados contínuos são dados que podem ser infinitamente divididos em partes menores ou dados que flutuam continuamente.
Alguns exemplos de dados contínuos seriam a velocidade do seu trem durante o trajeto matinal, o tempo que você leva para escrever um artigo, seu peso e sua idade.
Qual tipo de dados é melhor para análise de dados?
Agora que dividimos o pão com manteiga dos dados qualitativos e quantitativos, é hora de considerar qual tipo é melhor para a análise de dados.
Dados qualitativos quase sempre serão considerados dados não estruturados ou semiestruturados . Esse tipo de dados é formatado livremente com muito pouca estrutura. Por causa disso, dados qualitativos não podem ser coletados e analisados usando métodos convencionais.
Dar sentido aos dados qualitativos pode ser demorado e caro, apesar de alguns métodos de “estruturar” esses dados.
Por exemplo, pode-se aplicar metadados para descrever um arquivo de dados não estruturados. Alt-text é um tipo de metadados aplicado a arquivos de imagem para auxiliar mecanismos de pesquisa como Google, Bing e Yahoo na indexação de imagens relevantes.
A ascensão dos bancos de dados NoSQL tornou a coleta e o armazenamento de dados qualitativos muito mais gerenciáveis. No entanto, ainda é uma subida antes de poder aproveitar esses dados completamente.
Dados quantitativos quase sempre serão considerados dados estruturados. Esse tipo de dado é formatado de forma que possa ser rapidamente organizado e pesquisável em bancos de dados relacionais . Talvez o exemplo mais comum de dados estruturados sejam os números e valores encontrados em planilhas.
Como os dados quantitativos e os dados estruturados andam de mãos dadas, os dados quantitativos são geralmente preferidos para análise de dados.
Pesquisa quantitativa vs. qualitativa
A pesquisa quantitativa é uma análise numérica e estatística de dados estatísticos e numéricos (números e estatísticas). Por outro lado, a pesquisa qualitativa lida com dados abertos e não numéricos (conceitos, descrições, significados, palavras e muito mais).
Tipos de métodos de pesquisa qualitativa
Os métodos de pesquisa qualitativa concentram-se nos métodos de coleta de dados qualitativos para estudar e observar um público-alvo e tirar conclusões dos dados coletados. Este método de pesquisa depende mais de características subjetivas determinadas por abordagens qualitativas. Aqui estão alguns dos métodos de pesquisa qualitativa comumente usados.
Grupos de foco
O método de pesquisa de grupo focal é um dos métodos de pesquisa qualitativa mais amplamente utilizados na coleta de dados. Um grupo focal consiste em um certo número de respondentes (5-10) que atuam como um cluster. Você pode enviar uma pesquisa ou questionário on-line para um grupo de foco para obter seu feedback ou opinião sobre uma questão específica e registrar suas respostas para uma rápida análise de dados .
Formar e gerenciar grupos focais pode ser um processo complexo e caro. É usado por empresas que desejam lançar um novo produto para estudar o mercado e obter informações sobre as necessidades, preferências e características comportamentais de seu público-alvo.
Pesquisa etnografica
A pesquisa etnográfica envolve observar e estudar tópicos de pesquisa em uma localização geográfica específica. Essa localização geográfica pode variar de uma pequena entidade a um grande país do mundo. A pesquisa etnográfica ajuda a estudar culturas, comportamentos, tendências e pontos problemáticos em um ambiente natural. Novamente, este é um método de pesquisa demorado e desafiador e não pode ser limitado a um período específico.
Estudo de caso
Um estudo de caso é uma análise aprofundada usada principalmente nas ciências sociais e educacionais. Isso pode ser feito por qualquer organização, grande ou pequena, para fazer uma inferência detalhada sobre um tópico. Um estudo de caso também é um dos métodos de pesquisa mais diretos, porém mais demorados, que envolvem a coleta de dados de várias fontes.
Narrativa
O método de pesquisa narrativa baseia-se no desenvolvimento ou criação de uma história. Você reúne uma série de eventos e cria uma narrativa em torno de um tópico observado. Este método de investigação mostra como uma pequena entidade pode afetar um evento significativo e determinar sua relação.
Fenomenologia
A fenomenologia é outro método de pesquisa que leva em consideração um evento ou fenômeno específico para a coleta de dados qualitativos. Ajuda o observador a entender como, por que e qual fenômeno ocorre e seu impacto no problema em questão. A fenomenologia usa vários métodos de coleta de dados, desde documentos, vídeos, entrevistas até a visita a um lugar, vivenciando o fenômeno e descrevendo como ele evoluiu e se desenvolveu ao longo do tempo.
Teoria fundamentada
A teoria fundamentada se concentra em explicar o raciocínio por trás da ocorrência de um evento. O tamanho da amostra usado para teoria fundamentada é geralmente inferior a cem assuntos e avalia como algo acontece em um determinado ponto no tempo.
Tipos de métodos de pesquisa quantitativa
Os métodos de pesquisa quantitativa, por outro lado, usam abordagens quantitativas para coleta e análise de dados. É um método de pesquisa numérico e estatístico que usa números e estatísticas para deduções razoáveis e definitivas. Aqui estão alguns dos métodos de pesquisa quantitativa comuns.
correlacional
Um método de pesquisa de correlação estuda a relação entre duas ou mais variáveis que são semelhantes e interdependentes. Mostra como uma variável afeta a outra e vice-versa. A pesquisa de correlação usa análise matemática para analisar os dados coletados. Os resultados podem ser apresentados em um diagrama ou gerados em estatísticas para completar os resultados da pesquisa.
Experimental
Um método de pesquisa experimental é uma abordagem de pesquisa teórica. Ele se concentra em uma teoria para distinguir entre declarações certas e erradas. Este método de pesquisa ajuda a verificar um argumento e é usado principalmente nas ciências naturais.
Casual-comparativo
Casual-comparativo compara duas variáveis que não estão relacionadas. Um é dependente e o outro é independente. Também conhecida como pesquisa quase-experimental, ela determina a relação de causa e efeito entre essas variáveis.
Pesquisa de opinião
A pesquisa de opinião é um dos métodos de pesquisa mais amplamente utilizados em áreas desde a educação até a política, a economia e muito mais. As organizações o usam para coletar feedback sobre seus produtos de entrevistados aleatórios por meio de pesquisas, questionários e outros métodos de entrada. Os dados coletados são então analisados para obter resultados quantitativos.
Quão bem você sabe a diferença?
Para fortalecer sua compreensão dos dados qualitativos e quantitativos, pense em algumas maneiras em sua vida em que ambos podem ser aplicados.
Comece com você mesmo como exemplo. Para adquirir dados qualitativos, considere identificadores como a cor de suas roupas, tipo de cabelo e formato do nariz. Para dados quantitativos, considere valores mensuráveis como altura, peso, idade e tamanho do sapato.
Com uma compreensão firme de dados qualitativos e quantitativos, você pode começar a entender a análise de big data .
Deixe um comentário