11 Estilos de Coaching: Definição Detalhada

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Jadilson Barros
em fevereiro 19, 2023

Estilos de CoachingAtualmente, o coaching é uma das formas mais populares de experiência de ensino e aprendizagem.

Por que? Porque o coaching oferece uma experiência de aprendizagem personalizada voltada para o crescimento profissional ou pessoal. 

O coaching, porém, tem vários estilos diferentes, e é fundamental conhecer todos eles para se tornar um bom treinador. Este artigo cobrirá 11 estilos de treinamento com definições e exemplos detalhados.

Então, se você está pronto, vamos começar!

Qual é o estilo de coaching?

Em primeiro lugar, vamos entender a definição geral de estilo de coaching. O  estilo de coaching é basicamente uma maneira única que um coach implementa ao longo do processo de orientar um  indivíduo ou grupo de pessoas para alcançar certas coisas ou tomar certas decisões.

Basicamente,  o coaching trata de ajudar as pessoas a atingir todo o seu potencial e crescer. Enquanto isso, o estilo de coaching é uma forma específica que o coach implementa ao longo do processo. 

A importância do estilo de coaching

O estilo de coaching é vital por muitas razões, algumas das quais são:

  • Certos estilos podem ser adequados para um e inadequados para outro. Para algumas pessoas, o estilo democrático funciona melhor; para outros, o autocrático. Você tem que dominar alguns estilos diferentes para poder fornecer a solução mais eficiente para o cliente. 
  • O estilo ou estilos que você escolher como treinador devem ser dominados por você e também fazer você se sentir confortável. Se você escolher um estilo que não é totalmente identificável, isso pode levar a uma energia drenada e opressiva.

isso pode levar a uma energia drenada e opressiva. Os cinco principais e outros seis estilos de coaching com exemplos

Existem cinco estilos de coaching principais e outros seis que  os coaches profissionais usam. Ao longo deste artigo, examinaremos detalhadamente cada estilo e identificaremos seus benefícios ou possíveis desvantagens. No entanto, não importa qual você escolher, certifique-se de que:

  • Você está bem familiarizado com isso 
  • Ele combina com seu modelo 
  • Ele atende aos desejos e expectativas do cliente e os guiará para a ação real.

Agora, vamos finalmente dar uma olhada nos estilos.

Os 5 principais estilos de coaching 

Coaching Democrático

O coaching democrático é a forma mais “livre” de coaching, como o próprio nome sugere. Basicamente, com esse estilo de coaching, o coachee tem o máximo de liberdade e responsabilidade pelos resultados finais. O coach simplesmente está lá para acompanhar o progresso e, de alguma forma, contribuir e motivar o cliente para novas ações.

Ou ajude-os a encontrar a melhor maneira de conseguir algo que desejam. Esse tipo de  coaching é benéfico porque não apenas ajuda os clientes a crescer, mas também melhora suas habilidades de tomada de decisão.

Portanto, seu foco principal, se você escolher esse estilo, é garantir que o cliente se sinta empoderado e também ajudá-lo a se sentir no controle da situação. 

Exemplo:

Por exemplo, se uma pessoa chega até você sem objetivos específicos em mente ou conceitos muito amplos em vez dos objetivos, e ela não tem falta de tempo, esse é um dos melhores estilos para implementar. Dessa forma, você guiará o cliente durante todo o processo e contribuirá para o seu crescimento pessoal. 

Você pode filtrar ou criar uma lista de novos objetivos usando o SMART ou outras técnicas de criação de objetivos e trabalhar mais para alcançá-los juntos.
Esta estratégia é a melhor opção para treinar uma pessoa que quer aprender a andar de bicicleta; que permite ao coachee decidir o processo de aprendizado por meio da definição de metas, escuta ativa, simulação de realidade virtual e acompanhamento do progresso. Às vezes, o coach participa com o coachee para atingir metas.
Essa estratégia permite que uma pessoa decida  como escolher uma bicicleta  de acordo com suas necessidades.

O cache democrático equipará o cliente com habilidades essenciais para a vida, como assumir e perceber que eles são os únicos responsáveis ​​e têm controle sobre a situação. Isso os equipará com  inteligência emocional , paciência, diligência, autoconsciência e habilidades de tomada de decisão. Portanto, uma sessão de coaching como essa mudará literalmente sua abordagem de vida e mentalidade até o final do treinamento.

Coaching autoritário

O estilo de coaching autoritário geralmente é implementado quando um coachee tem um objetivo claro e o coach está lá para ajudá-lo a alcançá-lo. Basicamente, esse estilo é sobre o coach decidir o que, quando e onde o coachee vai fazer que potencialmente contribuirá para a obtenção dos resultados desejados. No entanto, o plano geral é discutido com o cliente. O coaching autoritário também é mais adequado se o cliente tiver um limite de tempo de pressão.

No entanto, para ser um coach autoritário de sucesso, você deve estar equipado e treinado, pois os clientes buscam resultados rápidos e duradouros que você garante. Você pode trabalhar a mentalidade, o subconsciente etc. e, nessa situação, os clientes apenas seguem o que você diz. Claro, ainda é coaching, então você deve estar atento aos seus sentimentos em relação a determinados exercícios/atividades, bem-estar e acompanhar seu progresso.

Além disso, para ter sucesso com esse estilo, tenha em mente a vitalidade do fator confiança em você. Se os clientes vão seguir o que você diz, eles devem confiar em você primeiro.

Exemplo:

Se o cliente já tem um objetivo específico em mente e deseja um plano simples e eficiente para alcançá-lo, o estilo de coaching autoritário é o caminho a seguir. 

coaching holístico

A crença na qual se baseia todo o estilo é “equilíbrio e harmonia”, juntamente com a interconexão entre tudo nesta vida. Portanto, o estilo holístico trata de encontrar equilíbrio em tudo, inclusive  na tomada de decisões . Esse estilo de coaching visa ampliar a visão de mundo do coachee e ajudá-lo a enxergar mais do que está por aí, inclusive oportunidades.

Basicamente, esse tipo de coaching visa “abrir” o cliente e é o melhor se os clientes reformularem sua mentalidade para experimentar a vida de maneira mais plena e prazerosa. O coaching holístico ajudará os clientes a se conectarem com seu eu interior, se entenderem melhor e encontrarem as melhores soluções para vários dilemas.

Exemplo:

Se um coachee veio até você sem um conjunto muito específico de objetivos financeiros, amorosos ou de carreira, mas com uma ideia geral de mudar suas vidas e torná-los melhores, o estilo de coaching holístico os beneficiará mais. Com o coaching holístico, você pode ajudá-los a examinar e analisar várias situações e aspectos e crescer como pessoa. Ajude-os no processo de reformulação de suas mentes e dê-lhes ferramentas para que possam criar suas próprias realidades.

Coaching autocrático

O coaching autocrático está muito próximo do estilo de coaching autoritário, embora se no autoritário o cliente e o coach cheguem a um acordo mútuo sobre o plano futuro, no coaching autocrático, o coach decide em última instância todos os aspectos (além do objetivo).

O coaching autocrático é o melhor estilo para ensinar os clientes a permanecerem comprometidos com seus objetivos e futuro. Além disso, ajudará os clientes a aprender a disciplina.

Exemplo:

O melhor exemplo e uma das áreas mais adequadas para o coaching autocrático é  o preparo físico . Digamos que o cliente veio até você para perder dez quilos ou ganhar 5 quilos ou apenas construir músculos, ele não é especialista na área e tudo o que deseja é alcançar o resultado. Como o treinador que eles escolheram para confiar, você deve continuar sendo confiável, pressionando um pouco e implementando o estilo autocrático para levá-los aos objetivos que desejam. 

Treinamento de visão

Simplificando, o Vision Coaching é um estilo de coaching que se baseia principalmente no feedback, no desenvolvimento de habilidades de liderança e em várias visualizações de técnicas futuras. Quando o coachee recebe feedback, ele deve ser capaz de implementá-lo para atingir a próxima meta.

Os clientes devem receber feedback regularmente e refletir sobre seus objetivos anteriores para entender seu progresso. O coaching baseado em visão também ensina ao cliente uma técnica de visualização do eu futuro para melhor motivação e realização eficiente de metas de longo prazo com recursos em tempo real. 

recursos em tempo realOs outros 6 estilos de coaching

Coaching laissez-faire

Simplificando, o coaching laissez-faire é o meio termo entre os estilos democrático e autocrático. Além disso, é um dos estilos de coaching mais amplamente utilizados.

Ele reúne todos os benefícios do coaching autocrático e democrático, sintetizando o que há de bom e eliminando as desvantagens dos estilos, criando em certo sentido o estilo “perfeito”. Claro, pode não funcionar para alguns clientes ou em determinadas áreas.

A chave, independentemente do estilo que você escolher, é entender o que funciona melhor para o cliente, pois o coaching é extremamente individualista.

Exemplo:

Um exemplo de estilo Holístico poderia ser um determinado programa de treinamento desenhado para atingir o resultado em um aspecto específico, porém com a liberdade de decisão que detém o coachee. Então, basicamente, você pode oferecer abordagens individuais, exercícios específicos e atividades, mas ao mesmo tempo treinar o coachee para assumir e realizar o controle sobre a situação. Além disso, ajudando-os a compreender que a conquista de um objetivo depende apenas de sua mentalidade. Assim, eles ficam mais organizados, mas ao mesmo tempo livres. 

Treinamento burocrático

Este estilo de coaching é melhor se você trabalha com grupos maiores, especialmente se for  treinamento de funcionários para aumentar a eficiência e produtividade dos funcionários. As sessões de coaching burocrático são bem estruturadas e mais orientadas para o grupo do que centradas no indivíduo.

Exemplo :

Por exemplo, uma excelente sessão de coaching para os grupos de funcionários do departamento X para promover um comportamento rotineiro que os levará à conquista de metas de curto e longo prazo. 

coaching de desenvolvimento

O estilo de coaching de desenvolvimento ensina os clientes a ver as coisas, objetivos e tudo mais em perspectiva. Como o nome sugere, tem como foco o desenvolvimento pessoal do coachee. Esse estilo será melhor implementado para clientes que desejam mudar a maneira como geralmente pensam e vivem suas vidas e que desejam se envolver mais com a própria vida. 

Coaching em grupo

O coaching burocrático é eficiente para grupos em um ambiente mais profissional. No entanto, também existe um estilo totalmente separado para coaching em grupo. O coaching em grupo se concentra nos indivíduos dentro do grupo. Normalmente, esse tipo de coaching é mais barato e acessível para os clientes, e o principal benefício é a experiência compartilhada dos membros do grupo entre si. Todos no grupo poderão acompanhar o progresso uns dos outros, o que aumenta o fator de confiança no treinador e a eficiência das sessões.

Exemplo:

Assuma um grupo de pessoas inscritas para participar das sessões de coaching “Realize seus desejos”. Ao participar, todos compartilham experiências e fatores de fé para aumentar a eficiência dos treinamentos.

coaching transformacional

O coaching transformacional é focado em indivíduos que desejam grandes mudanças e transformações em suas vidas. Este estilo concentra-se em ensinar o coachee a mudar sua atitude perante a vida e a percepção geral das coisas. Trata-se de dar-lhes compreensão e realização de todo o seu potencial e ferramentas para uma transformação posterior.

Exemplo :

Digamos que haja um cliente que tenha tendências de pensar demais e que o impeça de tomar boas decisões. Dentro do coaching transformacional, o coach deve implementar várias técnicas e estratégias para ajudar o cliente a superar as qualidades com as quais está insatisfeito e transformá-las naquelas que o levarão ao sucesso. 

treinamento consciente

O coaching consciente tem tudo a ver com ajudar o cliente no processo de mudança do “modo fazer/existir automaticamente” para o “modo Ser e Viver”. Dentro do coaching consciente, mindfulness e coaching são combinados para dar os melhores resultados.

Uma pessoa consciente vive e sente o momento presente deixando de lado os traumas do passado e a ansiedade em relação ao futuro. Dentro desse estilo, o cliente aprende a estabelecer metas saudáveis ​​e claras para o futuro e ir em frente para alcançá-las; porém, não esqueça que eles vivem agora e o processo também.

Exemplo :

Quando um cliente vem com dilemas como muito foco e gasto de energia em eventos que estão no passado ou pensar demais no futuro, então a primeira coisa que o coach precisa para ajudar o cliente a lidar é esse dilema. O coach deve implementar várias estratégias para ajudar o cliente a se tornar mais consciente. 

Como escolher seu estilo de coaching?

Se você quer ser um bom coach, deve ser capaz de ouvir os problemas dos clientes para chegar à raiz deles. Só então você será capaz de identificar e implementar o melhor estilo para um indivíduo que o ajudará em sua jornada de autocrescimento.

Certifique-se de analisar o cliente, conversar com ele e conhecê-lo melhor antes de definir o estilo e a estratégia do trabalho futuro. Além disso, também é vital considerar com que objetivo eles vieram até você e qual a limitação de tempo que eles têm. 

Você pode fazer um questionário que os clientes podem preencher antes de se inscrever para a sessão de coaching e incluir perguntas como:

  • Quais são seus objetivos?
  • Por que você escolheu este programa de treinamento?
  • Quais são suas expectativas?

Essas perguntas lhe darão uma compreensão mais completa de por que eles estão lá e como é melhor trabalhar com eles.

Você vai começar a treinar online?

O coaching é eficiente, centrado no indivíduo e extremamente popular hoje em dia nas  indústrias de e-learning e autodesenvolvimento. Portanto, recomendo que você pare de hesitar, pegue seu laptop e comece seu negócio de coaching imediatamente.

Uma das plataformas que permitirá que você configure rapidamente um site completo é a e-learning que oferece uma oportunidade para sessões ao vivo de ponta a ponta, ferramentas visuais de criação de sites de arrastar e soltar e tudo para uma boa otimização de SEO. Você pode até ter seu blog no site para direcionar um tráfego orgânico maior.

Portanto, se você deseja iniciar seu próprio crescimento agora mesmo, este é o seu signo

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!