Estratégia de marketing de varejo: o guia definitivo

Tempo de leitura: 43 min

Escrito por Jadilson Barros
em fevereiro 5, 2023

marketing de varejoO marketing de varejo é um negócio complicado. É por isso que, para este guia, consultamos os especialistas em marketing de varejo da Acceleration Partners , uma premiada agência de marketing parceira global com ampla experiência em varejo, para fornecer a você uma  compreensão mais profunda do que envolve uma ótima estratégia de marketing de varejo, e as melhores táticas para o sucesso do marketing de varejo.

O marketing de varejo como um todo não recebe a atenção que merece. A maioria das pessoas se concentra apenas no comércio eletrônico e no potencial que ele tem, mas, na realidade, ele representa apenas 14% das vendas globais no varejo . Os outros 86% vêm de pessoas que entram nas lojas e compram produtos pessoalmente.

Isso representa uma oportunidade única de usar o marketing on-line e off-line para gerar receita para sua empresa. Se você não aproveitar os canais certos para o marketing de varejo, os clientes em potencial irão para um concorrente sem pensar duas vezes. Por isso é tão importante ter uma ótima estratégia de marketing de varejo!

Então, o que contribui para uma estratégia de marketing de varejo verdadeiramente bem -sucedida? E como desenvolver e implementar um que funcione para sua marca exclusiva?

Isso é exatamente o que estamos abordando hoje – tudo o que você precisa saber para criar e implementar sua própria estratégia de marketing de varejo bem-sucedida, juntamente com exemplos, estudos de caso e dicas dos melhores dos melhores em marketing de varejo!

Preparar?

Vamos mergulhar!

O que é Marketing de Varejo?

O marketing de varejo é o processo pelo qual as empresas de varejo promovem seus produtos e serviços, para seu público-alvo, a fim de criar conscientização, boa vontade e gerar vendas.

Existem inúmeras maneiras pelas quais um varejista pode comercializar seus serviços. Alguns deles são gratuitos e outros são pagos. Tradicionalmente, o marketing de varejo depende fortemente da publicidade e dos comerciais da mídia de massa.

Dito isso, o marketing de varejo evoluiu rapidamente para incluir mais técnicas de marketing orientadas por pares, como marketing de afiliados e influenciadores.

De acordo com os especialistas da Acceleration Partners , para ter sucesso no espaço altamente competitivo que é o varejo, as marcas devem alavancar o poder da influência social para alcançar através do ruído, estabelecer confiança e construir conexões significativas com seus clientes. 

É importante observar que o marketing de varejo é usado tanto pelo comércio eletrônico quanto pelos varejistas tradicionais. Na verdade, quase todos os varejistas usam o marketing de varejo de uma forma ou de outra. Também é evidente que os canais online estão se tornando cada vez mais populares. A maioria dos consumidores usa mecanismos de pesquisa para pesquisar produtos de varejo.

Quando essas pesquisas são feitas em um dispositivo móvel , 88% dos consumidores ligam ou vão até a empresa local em 24 horas.

Antes de conseguir que 88% das pessoas que o encontram entrem em sua loja ou visitem seu site, há algumas coisas que devem ser feitas:

Os Quatro P’s do Marketing de Varejo

A abordagem fundamental do marketing de varejo pode ser dividida em 4 princípios-chave, a saber: produto, preço, praça e promoção.

1. Produto

Isso pode ser um dado, mas é considerado um dos componentes de varejo mais importantes – primeiro você precisa de um produto real, também conhecido como mercadoria, para vender.

Existem dois tipos de mercadorias – ou seja, bens duráveis ​​ou duráveis ​​e, em seguida, bens não duráveis. Algumas lojas podem vender uma combinação desses tipos ou podem vender apenas um tipo de mercadoria.

Depois de ter um produto bacana para vender aos seus clientes, tudo se resume à embalagem! E a embalagem é muito mais importante do que alguns varejistas imaginam.

Segundo a Inc., dos 95% dos produtos que não conseguem ficar nas prateleiras a cada ano, eles acreditam que isso se deve principalmente à má embalagem. E eu acho que eles fazem um bom ponto!

Aqui está o que eles recomendaram para projetar embalagens que tenham um impacto duradouro:

  • Entenda seu perfil demográfico
  • Faça embalagens baratas parecerem sofisticadas e personalizadas
  • Tente criar uma experiência única de desempacotamento
  • Use opções de embalagens ecológicas (um bom exemplo é a bolsa inteligente da Puma que eles decidiram usar, em vez de usar uma caixa de papelão).

2. Preço

Sua escolha de preço é uma parte vital da estratégia de varejo, pois precisa cobrir o custo das mercadorias e quaisquer despesas gerais, além de permanecer acessível para os clientes. Existem quatro estratégias principais de preços para você usar como varejista:

  1. Preços baixos todos os dias: é quando os varejistas operam com margens estreitas e tentam atrair o maior número possível de clientes. Essa estratégia é usada por varejistas como Wal-Mart e Target.
  2. Preço alto/baixo: essa estratégia é usada principalmente por varejistas de pequeno e médio porte, e é quando os preços começam altos e depois são reduzidos à medida que a popularidade diminui.
  3. Preços competitivos: aqui o varejista analisa de perto o que a concorrência está cobrando pela mesma mercadoria e baseará seus preços na concorrência. Essa estratégia é normalmente usada depois que o varejista esgotou a estratégia de preço alto/baixo.
  4. Preço psicológico: também conhecido como preço final ou preço de charme – quando um varejista usa números ímpares para precificar produtos. Isso faz com que os consumidores pensem que estão pagando por preços mais baixos, quando na verdade não são mais baratos. Por exemplo, se um item custa $ 1,95, os clientes podem associá-lo ao gasto de $ 1 em vez de $ 2.

Você também pode observar os dois métodos de precificação a seguir para o seu produto:

Preço de custo mais:

Isso envolve o uso de um preço de equilíbrio para o seu produto, onde você adiciona uma margem de lucro, com base na quantidade de lucro que gostaria de obter. Essa é uma abordagem muito simples e não leva em consideração a concorrência ou o valor do produto.

Valor baseado em preços

Esse método envolve determinar quanto seu produto vale para seu público-alvo e usar um preço que os atrairá para fazer uma compra. Pode até significar usar preços mais altos, permitindo gerar lucros mais altos.

3. Coloque

Você pode ter o melhor produto, embalagem e preço, mas se estiver fora do alcance dos clientes, você terá um dilema! Portanto, certifique-se de encontrar o local perfeito adequado para o seu tipo de produto.

O local de um produto é onde o varejista realiza negócios com seus clientes. Embora a maioria de nós pense que é um local físico, como uma loja física ou uma barraca de compras em um mercado de rua, também pode ser a localização de um produto no catálogo on-line, plataforma ou loja virtual de outra empresa.

4. Promoção

A promoção é o último, mas certamente não menos importante, dos princípios de marketing. A promoção tem a ver com saber como se comunicar de forma eficaz e despertar interesse em seu produto com seus clientes.

Essas táticas podem incluir promoções de vendas, merchandising na loja, marketing face a face e publicidade.

No entanto, em um mundo saturado de mensagens de marketing, os consumidores confiam cada vez mais nas recomendações de outras pessoas (não das próprias marcas) para informar suas decisões de compra.

De acordo com a Acceleration Partners , várias formas de marketing de parceria , como marketing de afiliados e influenciadores, agora são extremamente importantes para a promoção de varejo.

Você também pode usar esses métodos diferentes em momentos diferentes, dependendo de seus objetivos, que podem ser apresentar um novo produto a seus clientes, tentar aumentar as vendas, posicionar o produto ou retaliar para a conclusão direta.

O que é preciso para construir uma estratégia de marketing de varejo bem-sucedida

Não é possível lançar uma campanha de marketing de varejo sem um planejamento e fazer tudo dar certo. Não vai.

Além das ferramentas certas, existem três elementos-chave necessários antes de pensar em lançar qualquer iniciativa de marketing de varejo:

  1. Entenda seus clientes e suas necessidades
  2. Escolha os produtos e serviços certos para atender às suas necessidades
  3. Leve em consideração a localização, a acessibilidade e a conveniência

Vamos dar uma olhada em cada um desses elementos, com exemplos do mundo real e um estudo de caso de estratégia de marketing de varejo dos especialistas da Acceleration Partners :

1. Entenda seus clientes e suas necessidades

Você tem uma compreensão clara o suficiente de seus clientes-alvo?

Você sabe o que eles querem e como eles percebem certas marcas e estilos de marketing? Você está desligando ou acertando as notas certas?

Até que você possa responder a essas perguntas com certeza, será difícil alcançar o sucesso. A boa notícia é que você pode obter uma compreensão profunda de seus clientes de forma barata e eficaz.

Como você faz isso?

Enviando questionários para clientes anteriores ou para as pessoas que visitam sua loja e site. Esta não é uma pesquisa de satisfação do cliente. Em vez disso, você está tentando entender o que eles gostariam de realizar com os tipos de produtos e serviços que você está vendendo.

Por exemplo, se você estiver vendendo produtos para cuidados com a barba, gostaria de saber por que os clientes compram. É para aumentar sua confiança, viver uma vida melhor, conseguir um encontro, etc.? As respostas informam o que você oferece e como posiciona esses produtos.

A Beardbrand tem um profundo conhecimento de sua base de clientes e mostra isso com sua missão Keep On Growing®.

A empresa lançou campanhas de marketing de varejo bem-sucedidas, que promoveram a fidelidade e culminaram em uma parceria com as lojas Target.

Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer para entender melhor seus clientes:

  • O que te trouxe aqui hoje?
  • Qual problema você está resolvendo com o produto X?
  • Qual é o seu maior desafio relacionado a X (sendo x o problema que você aborda).

Em questionários on-line, você deseja descobrir quais são as necessidades do cliente. Se você tem um produto maior e mais caro que leva algum tempo para ser considerado, também deseja saber em qual estágio do funil de compra ele está. Isso permite que você adapte sua mensagem de acordo. A estrutura de funil de leads AARRR é um método útil para otimizar a comunicação para ‘Aquisição, Ativação, Retenção, Referência e, finalmente, Receita’.

2. Atenda às suas necessidades com os produtos e serviços certos .

Uma coisa é saber o que seu pessoal quer e por que o quer. Outra coisa é dar a eles os produtos e serviços certos.

Por exemplo, digamos que os clientes da empresa fictícia Acme Inc. desejam uma barba mais forte, macia e brilhante e esperam conseguir isso usando produtos orgânicos naturais. Um produto com toneladas de conservantes e produtos químicos seria contrário a isso. Mesmo que os ajudasse a alcançar seu objetivo principal, não seria atraente para eles.

Parte do trabalho preliminar para campanhas de varejo envolve garantir que você tenha os produtos certos para o público-alvo.

Caso contrário, você pode fazer uma das duas coisas:

  1. Troque o produto
  2. Mude o público

Nenhuma das opções é ideal após o lançamento, portanto, concentre-se em construir uma base sólida.

3. Localização, Acessibilidade e Conveniência

A peça final do quebra-cabeça do marketing de varejo é onde seus clientes podem encontrar e acessar facilmente seus produtos. Se você abrisse uma nova loja física, você iria fundo na mata e a colocaria em um local que só pudesse ser acessado após uma caminhada de 2 horas?

Claro que não.

Seria uma ótima fuga, mas um local de armazenamento horrível. A mesma coisa pode acontecer online. Um layout confuso, difícil descoberta de produtos e falta de suporte prejudicarão seus esforços de marketing.

Em qualquer cenário, seria difícil fazer negócios com você. A menos que você seja único em todos os aspectos, as pessoas não trabalharão muito para lhe dar o dinheiro.

O objetivo é garantir que as pessoas possam acessar seus produtos e serviços de maneira fácil e conveniente, antes de lançar qualquer campanha.

Você pode fazer isso com ferramentas de usabilidade como User testing , Hotjar e Crazy Egg , que permitem que você obtenha testadores reais ou veja gravações de como as pessoas usam seu site.

Estudo de caso: varejista gera receita global de US$ 46 milhões por meio de parceiros Compre agora e pague depois .

Agora que você tem uma melhor compreensão dos elementos centrais de uma estratégia de marketing de varejo bem-sucedida, vamos dar uma olhada em um estudo de caso para demonstrar o quão poderosa é uma boa estratégia quando você adota uma abordagem baseada em dados e entende completamente seus clientes e a melhor forma de para atender suas necessidades:

Desafio

A Acceleration Partners foi contratada por um grande varejista global, que desejava expandir sua base de clientes para incluir mulheres da geração do milênio e da geração Z.

Envolver esses grupos demográficos anteriormente não engajados pode gerar crescimento exponencial e receita para o varejista, abrindo todo um novo segmento de mercado.

Pontos de dados de pesquisa de apoio mostraram que:

  • O poder de compra estimado da Geração Z é de US$ 140 bilhões, enquanto o poder de compra estimado dos Millennials é de US$ 2,5 trilhões
  • Mais de US$ 600 bilhões em compras domésticas podem ser influenciados pela geração do milênio
  • As compradoras representam 85% de todas as compras dos consumidores

Abordagem

Para envolver o novo público-alvo, a Acceleration Partners adotou uma abordagem orientada por dados, pesquisando as melhores maneiras de alavancar as parcerias afiliadas existentes, bem como as novas parcerias mais eficazes para envolver as mulheres da geração do milênio e da geração Z.

Com base em suas descobertas, a equipe de atendimento ao cliente recomendou que continuassem a pagar aos afiliados uma comissão com base em porcentagem, mas adicionassem a opção de pagar taxas fixas para posicionamentos específicos.

Eles também recomendaram que o varejista contratasse 10 novos parceiros habilitados para comprar agora e pagar depois (BNPL), porque a maioria dos usuários de BNPL são da geração do milênio ou geração Z (75% dos usuários de BNPL nos EUA e 80% globalmente).

Adicionar parceiros BNPL impulsionou as compras ao atingir o público-alvo onde eles estavam e oferecer a eles uma experiência de compra mais conveniente e de fácil acesso, que envolvia menos cliques.

O uso de parceiros BNPL também significava que o varejista poderia implementar um cartão único, onde os clientes dentro do aplicativo BPNL poderiam dividir os pagamentos em parcelas sem que os parceiros precisassem ser adicionados como soluções de pagamento no site do varejista.

Essa abordagem inovadora e baseada em dados levou a alguns resultados incríveis para o varejista:

Resultados

A estratégia de marketing de varejo desenvolvida pela Acceleration Partners integrou as parcerias afiliadas existentes dos varejistas e adicionou novas parcerias BNPL. O sucesso desta estratégia é demonstrado pelos resultados mensuráveis ​​que alcançaram:

  • Receita de US$ 46 milhões impulsionada por todos os parceiros do BNPL
  • 49% da receita veio da geração do milênio
  • Receita de US$ 1,3 milhão gerada por um único parceiro BNPL
  • Aumento de receita de 37% em veiculações com um parceiro BNPL dos EUA

Como você pode ver, uma boa estratégia de marketing de varejo é essencial para o sucesso e, quando bem executada, pode gerar crescimento exponencial e receita para sua marca.

10 melhores plataformas de marketing de varejo .

Quando se trata de marketing de varejo, ter o software certo faz toda a diferença. Existem muitas opções disponíveis e escolher a melhor plataforma pode ser um processo demorado e cansativo.

Para facilitar, selecionamos três das melhores opções para você considerar. Selecionamos essas quatro opções com base em:

  • Características principais
  • Principais integrações
  • Demonstrações, testes e nossa experiência com a plataforma
  • Preço e valor oferecido
  • Comentários de usuários verificados

Essas plataformas de marketing de varejo são ótimas opções que fornecerão todos os recursos de que você precisa, além de análises e relatórios robustos. É importante ressaltar que todos eles oferecem automação, personalização, segmentação e personalização, componentes essenciais para qualquer campanha de marketing de varejo bem-sucedida.

1. Marsello

Marsello é uma ferramenta de marketing inteligente e direcionada para lojas omnichannel. Com tecnologia de ponto de venda e comércio eletrônico, a Marsello faz o trabalho inteligente para você, analisando os dados do comportamento do cliente na loja e on-line para que você possa oferecer marketing direcionado e oportuno que obtenha resultados. Marsello é uma ferramenta poderosa, com recursos importantes que incluem programas de fidelidade, campanhas automatizadas, marketing por e-mail, SMS, coleta de feedback do cliente e relatórios detalhados e precisos. As integrações de Marsello incluem Shopify, Vend, BigCommerce, Cin7, Lightspeed Kounta e muito mais.

Marsello é uma ferramenta fantástica para varejistas que precisam de uma solução de marketing que funcione tanto na loja quanto online. Seu plano de preços é baseado em três fatores: integrações, número de sites e contagem de clientes. Eles incluem os primeiros 1.000 clientes e conexão POS + eCommerce em seu plano básico e sua calculadora de preços fácil de usar facilita a ideia de quanto custaria a Marsello para o seu negócio exclusivo.

Prós:

  • As integrações da plataforma de comércio eletrônico são perfeitas, muito rápidas e fáceis de configurar
  • Integra-se muito bem com o POS na Shopify (classificação 5/5 na App Store da Shopify)
  • Ótimo suporte ao cliente e conselhos precisos sobre como melhorar as conversões
  • Os designs de ativos de e-mail e pop-up são bem projetados e atraentes
  • Opção econômica que produz resultados mensuráveis
  • Interface do usuário muito fácil de usar, limpa e simples
  • Análise e relatórios completos e precisos
  • Automações úteis e eficazes
  •  Ótimas personalizações
  • A combinação e segmentação de recursos permite um marketing focado que se concentra nas áreas de que você precisa

Contras:

  • Uma revisão observou problemas de integração ao usar lojas on-line e físicas e atendimento ao cliente lento
  • Falhas ocasionais com envio de e-mail/SMS
  • As diferenças de fuso horário entre os EUA e o atendimento ao cliente podem causar atrasos
  • Pode se tornar uma opção cara para várias lojas/POS e bancos de dados de clientes muito grandes
  • A versão de avaliação gratuita tem recursos limitados

 Classificação do Capterra: 5/5 ( 2 avaliações)

Classificação TrustRadius: N/A

Preço:

  • Gratuito para sempre:  para agendamento de mídia social, rastreamento de vendas, formulários on-line e uma biblioteca de mídia de estoque
  • Pro:  $ 100 / mês para tudo no plano gratuito + automações de marketing, marketing de fidelidade e formulários de inscrição

Site: Marsello.com

2. Claviyo

Klaviyo é uma plataforma de marketing de varejo abrangente e baseada em nuvem. Ele oferece um conjunto completo de recursos, incluindo uma boa combinação de automação e personalização, além de segmentação de clientes. Ele se integra bem com a maioria das soluções de comércio eletrônico, incluindo Shopify, Big Commerce, Commerce Cloud, Magento e WooCommerce. Embora seja usado principalmente por fornecedores de comércio eletrônico, também é usado por algumas empresas B2B e B2C.

Um dos melhores aspectos do Klaviyo é que eles oferecem preços altamente flexíveis, com base no número de contatos e no número de mensagens enviadas para esses contatos por mês. Dessa forma, você paga apenas pelo que precisa e usa, mas ainda pode dimensionar e crescer conforme necessário. Há também um plano gratuito, para até 250 contatos. A principal limitação da plataforma é que ela oferece recursos limitados para marketing de mídia social e armazenamento de banco de dados de leads.

Prós:

  • Recursos de segmentação e segmentação, com base em dados detalhados
  • Rastreamento detalhado de usuários individuais
  • Gatilhos de e-mail personalizados
  • Ótimo suporte ao cliente
  • Integra-se com campanhas de mídia paga no Google e Facebook
  • Fácil e intuitivo de usar, bem desenhado e simples
  • Estatísticas precisas em tempo real e relatórios detalhados
  • Oferece teste de divisão A/B (arrastar e soltar, sem necessidade de programação técnica)
  • A criação de fluxo visual facilita a criação, o monitoramento e o teste de fluxos
  • Muitos modelos que podem ser personalizados (HTML e baseados em blocos)

Contras:

  • O volume de informações fornecidas pode ser demorado para passar
  • Bastante técnico – aprender a usá-lo pode ser complicado para alguns
  • Faltam tutoriais e informações suficientes para novos usuários
  • A segurança dos dados não é clara e alguns revisores ficaram preocupados com isso
  • Bugs ocasionais ao enviar e-mails que demoravam para identificar
  • Reorganizar campanhas de CRM em fluxos pode ser um desafio
  • Os fluxos podem ser difíceis de alterar depois de configurados
  • O Analytics exige que um fluxo esteja ativo para ser exibido no painel principal
  • Vários revisores notaram que era uma opção cara (mas também disseram que valia a pena)
  • Problemas com a integração do Magento

Classificação G2: 4,6/5 (495 avaliações)

Classificação TrustRadius: 8,7/10 (58 avaliações)

Preço: 

  • Gratuito para sempre:  Para 0 a 250 contatos, 500 e-mails e 150 créditos de SMS/MMS todos os meses
  • E-mail:  De $ 20 /mês para 251 a 500 contatos, 5000 e-mails e 150 créditos SMS/MMS todos os meses
  • E-mail e SMS: A partir de US$ 35/mês para 251 a 500 contatos, 5.000 e-mails e 1.250 créditos SMS/MMS todos os meses

Site: Klaviyo.com

3. Omnisend

Omnisend é uma plataforma de marketing de varejo tudo-em-um projetada para campanhas multicanal que incluem e-mail, mídia social e canais móveis. Ele oferece um conjunto completo de recursos MAP, bem como automação, segmentação e personalização. Ele se integra a todas as principais plataformas de comércio eletrônico, incluindo Shopify, Magento, BigCommerce, WooCommerce e PrestaShop.

O Omnisend é ótimo para pequenas e médias empresas que procuram uma solução escalável. Os seus tarifários não limitam os contactos dos utilizadores e diferenciam-se pelas funcionalidades oferecidas e não pelo volume de contactos/mensagens enviadas.

Prós:

  • Oferece muitas opções de customização e personalização, incluindo formulários complexos
  • Muito fácil e rápido de usar, interface de usuário limpa e simples
  • Bem projetado com integrações abrangentes de aplicativos
  • Opção econômica
  • Ótimo, rápido, atendimento ao cliente e suporte
  • Análise abrangente e altamente detalhada e relatórios completos
  • Automação útil e intuitiva para criar campanhas e implantá-las
  • Oferece um plano gratuito (contatos ilimitados, até 2000 e-mails por dia)
  • Modelos fáceis de usar que podem ser personalizados
  • Automação de e-mail acionada
  • As campanhas de acompanhamento são fáceis e eficazes

Contras:

  • O plano gratuito tem opções limitadas de e-mail
  • Alguns usuários observaram que havia personalização limitada e itens alterados manualmente não podem ser salvos como modelos para reutilização
  • O faturamento é para o volume de e-mails sem limite automático, portanto, os custos podem ser incorridos inadvertidamente
  • Funcionalidade limitada no Live View
  • A personalização do conteúdo do e-mail poderia ser melhor e mais modelos fornecidos
  • O suporte ao cliente pode ser lento quando são necessárias alterações técnicas
  • A sincronização de dados com Shopify pode ser um desafio
  • Os recursos são limitados no celular
  • A integração com várias lojas pode ser um problema
  • Integrações limitadas de aplicativos
  • A funcionalidade de SMS/MMS pode ser difícil para alguns usuários usarem
  • Não extrai dados históricos dos clientes, começará do zero quando você instalá-lo

Classificação G2: 4,6/5 (564 avaliações)

Classificação TrustRadius: 8,1/10 (8 avaliações)

Preço:

  • Gratuito para sempre: Para 0 a 250 contatos, 500 e-mails, 60 créditos SMS e 500 notificações push da Web todos os meses
  • Standard: A partir de US$ 16/mês para 500 contatos, 15.000 e-mails, 60 créditos SMS, notificações ilimitadas por push da Web e um gerente de sucesso do cliente
  • Pro: A partir de $ 59/mês para 500 contatos, e-mails ilimitados, 3.900 créditos SMS, notificações push ilimitadas na web, um gerente de sucesso do cliente e relatórios avançados

Site: Omnisend.com

4. Emarsys

A Emarsys (da SAP) é uma plataforma de marketing de varejo omnichannel, com ênfase no envolvimento do cliente. Oferece gerenciamento de campanha, personalização, segmentação e análise de dados totalmente integrados e multicanais. A Emarsys usa tecnologia de IA que automatiza os fluxos com base nos dados coletados. É personalizável e oferece ótimos recursos de personalização, incluindo tempo/programação otimizados para distribuição de mensagens.

A Emarsys combina CRM com email marketing e automação. Ele também oferece testes de divisão A/B e fornece análises e relatórios de dados robustos. As principais integrações incluem Shopify, Magento e Salesforce Commerce Cloud.

Prós:

  • Plataforma muito fácil, intuitiva e agradável de usar
  • Atualizações frequentes e melhorias no software
  • Oferece treinamento para novos usuários e suporte no uso de novos recursos, além de gerente de sucesso do cliente
  • Ótimo suporte contínuo ao cliente
  • O teste A/B é fácil de fazer, tanto na automação quanto diretamente em uma campanha
  • Fácil arrastar e soltar, personalização baseada em blocos e personalização
  • A configuração é rápida e fácil
  • Customização é fácil
  • Boa integração com software suportado
  • Criar fluxos em vários canais é fácil e centralizado
  • O CRM é ótimo para adicionar campanhas pagas direcionadas junto com campanhas de e-mail
  • A segmentação e as listas personalizadas permitem fluxos eficientes e hiperdirecionados

Contras:

  • O suporte técnico pode ser lento para responder/resolver problemas
  • Os horários de funcionamento não são exibidos para e-mails entregues a contatos específicos
  • As traduções de ferramentas em diferentes idiomas podem ser difíceis (ausentes, mal traduzidas)
  • Os blocos podem ser demorados para configurar e requerem conhecimento de HTML/CSS para corrigir
  • Centro de automação não é arrastar e soltar
  • Restrições na estrutura de modelo ao preencher as alterações nas cruzadas
  • Recursos limitados de rastreamento e gerenciamento ao usar o aplicativo móvel
  • Problemas com o gerenciamento de direitos do usuário
  • Os fluxos automáticos não podem ser editados enquanto estão em execução
  • Alguns revisores relataram falhas e bugs ocasionais
  • A idade do administrador não é muito amigável
  • A atualização de um bloco de modelo exige que você atualize manualmente o modelo
  • Um revisor observou que pode ser uma opção cara com uma longa duração do contrato

Classificação G2: 4,3/5 (239 avaliações)

Classificação TrustRadius: 6,9/10 (23 avaliações)

Preço: 

  • Contato para cotação

Site: emarsys.com

5. Gerenciador de Anúncios Flipkart

O Flipkart Ads Manager é uma plataforma fácil de usar para anúncios de marketing de varejo. Essa plataforma oferece três categorias principais de recursos – um gerenciador de adições, um gerenciador de preços e um gerenciador de seleção de produtos. Com essas ferramentas, as marcas de varejo criam anúncios gráficos, contextuais e de listagem de produtos. Essas funções permitem muita customização, porém, são ideais apenas para anúncios na plataforma do Flipkart.

O gerenciador de preços permite que as empresas ofereçam preços competitivos com base na análise de concorrentes e clientes. O que é fantástico sobre esta ferramenta é como ela é fácil de usar. Você pode medir facilmente seu desempenho por meio da análise integrada do Flipkart.

Prós:

  • É fácil de usar e aprender esta plataforma. Se você já usou o Google Analytics, não achará difícil
  • A interface do usuário é atraente e fácil de navegar
  • Você obtém dicas e recomendações em tempo real para aumentar sua produtividade
  •  O suporte ao cliente é responsivo e útil
  • É um produto versátil para pequenas e médias empresas
  • Como este software é fácil de usar, você não precisa treinar sua equipe
  • Você pode obter uma cotação personalizada com base nas necessidades individuais de sua marca e nas metas de marketing de varejo
  • Muitas empresas de varejo e comércio eletrônico usam este software.
  • É fácil para os usuários encontrarem seu produto com gerenciamento completo
  • O recurso de segmentação de grupo está funcionando para envolver segmentos de público específicos
  • Há muitos insights valiosos que você pode obter deste software

Contras: 

  • A execução de anúncios em plataformas diferentes do Flipkart pode ser um pouco complicada de configurar
  • Não há ferramenta de sugestão inteligente para lances de anúncios
  • O aplicativo móvel precisa de melhorias sérias
  • O software deve se integrar melhor com outras plataformas
  • O preço pode ser caro para algumas pequenas empresas e startups
  • Acesso de estoque limitado ao mercado aberto
  • A configuração da campanha permite apenas que os usuários segmentem palavras-chave negativas
  • Existem algumas falhas e bugs ao usar este software 
  • O recurso de segmentação não é robusto o suficiente para segmentação de público em profundidade 

Classificação G2: 4,3/5 (239 avaliações)

Classificação TrustRadius: 7,3/10 (24 avaliações)

Preço: 

  • Contato para cotação

Site: cloud.flipkart.com

6. Perpétua

A Perpetua se considera uma empresa de investimentos boutique. Esta plataforma de marketing de varejo ajudará você a gerenciar os aspectos financeiros do seu negócio, deixando-o com amplo espaço para crescer. Com um processo de investimento rigoroso, repetível e pragmático, esta plataforma oferece estratégias de investimento sob medida que são justas para você e seus funcionários e é focada em parcerias estratégicas e relacionamentos do setor.

A Perpetua é uma excelente plataforma de marketing de varejo para startups e empresas que precisam de investimentos especializados e estratégias financeiras.

Prós:

  • Este software oferece suporte aos sites Target e Walmart
  • Você pode organizar e gerenciar seus gastos com anúncios
  • Perpetua fornece sugestões em tempo real sobre gastos com anúncios
  • Muitos usuários dizem que este software é acessível
  • Você pode facilmente entrar em contato com o suporte ao cliente através do chat ao vivo
  • Os recursos automatizados otimizam a produtividade
  • Integrar funcionários é rápido e fácil
  • Ter um gerente de projeto dedicado facilita a obtenção de resultados
  • Sua equipe pode se concentrar em dados de alto nível e insights de clientes acionáveis ​​para marketing orientado a conversão
  • O atendimento ao cliente é incrível e responsivo
  • A Perpetua aprimorou a coleta de palavras-chave para otimizar seus lances de anúncios

Contras: 

  • Às vezes, o software está inativo e os usuários não conseguem concluir as tarefas de que precisam.
  • A ferramenta de insights de pesquisa precisa ser aprimorada
  • Você pode ter alguns problemas técnicos de vez em quando
  • Há uma pequena curva de aprendizado para entender a terminologia da plataforma
  • Há uma falta de recursos online sobre o uso desta plataforma.
  • Não há uma função de marco para campanhas de integração
  • Tem que haver mais estratégias
  • Precisa haver mais métricas para a Amazon Store
  • As empresas preferem integrações de exibição mais patrocinadas

Classificação G2: 4,7/5 (71 avaliações)

Classificação TrustRadius: N/A

Preço: 

  • Contato para cotação

Site: perpetuaim.co.za

7. Mídia de Varejo por Criteo

Retail Media by Criteo é um ecossistema de mídia de varejo! Fale sobre envergonhar o software tradicional de marketing de varejo. Essa plataforma ajudará sua marca de varejo a atingir e adquirir novos clientes, garantir a fidelidade à marca em seu público existente e otimizar a retenção de clientes.

Outro aspecto do Retail Media by Criteo que as empresas adoram são suas soluções de tecnologia de alto nível. Essa plataforma oferece tecnologia para um mecanismo de IA, recomendações de produtos e lances preditivos.

Prós:

  • Esta plataforma funciona para empresas de todos os tamanhos
  • É muito fácil usar esta ferramenta e os recursos são intuitivos
  • O suporte ao cliente é rápido e útil
  • O inventário é fácil de gerenciar e personalizar
  • Os usuários adoram este software para anúncios de remarketing
  • Você pode combinar o histórico do usuário com estratégias de publicidade
  • A equipe de gerenciamento de contas é prestativa e receptiva
  • Os produtos patrocinados são incluídos no marketing dinâmico, oferecendo menos anúncios para otimizar

Contras: 

  • A otimização de lances de anúncios precisa ser aprimorada 
  • Os problemas de relatórios têm problemas
  • Os representantes de vendas não são muito transparentes
  • Esta plataforma tem muitos bugs e problemas técnicos 
  • Poderia haver melhores opções de personalização
  • As ferramentas de prospecção de clientes precisam de melhorias 
  • Há dados e insights limitados 
  • Existem algumas falhas e bugs ao usar este software 
  • O recurso de segmentação não é robusto o suficiente para segmentação de público em profundidade 

Classificação G2: 4/5 (18 avaliações)

Classificação TrustRadius: 6,7/10 (18 avaliações)

Preço: 

  • Contato para cotação

Site: criteo.com/solutions/retail-media-platform/

8. Pacvue

Pacvue é uma plataforma de marketing de comércio eletrônico dedicada para empresas de varejo. Você pode usar esta plataforma para aumentar sua marca em várias plataformas conhecidas como Amazon e Instacart. O Pacvue começará melhorando o desempenho da sua campanha por meio da otimização de vendas e automação de alto nível.

Você também pode contar com esta plataforma de marketing de varejo para otimizar a vida útil de seus produtos. Pacvue gerenciará seu inventário, otimizará suas páginas de destino para acelerar as vendas e impulsionará as vendas orgânicas por meio de maior visibilidade online.

Prós:

  • Existe uma grande variedade de recursos de treinamento para usar esta plataforma
  • Existem muitos recursos automatizados
  • O relatório é preciso e aprofundado
  • Existem muitas regras personalizadas para diferentes funções
  • O recurso de lances de IA facilita a proteção de posicionamentos de anúncios valiosos
  • A interface do usuário é amigável para iniciantes e fácil de navegar
  • Você não precisa de muitas habilidades técnicas para aprender este software
  • Você pode usar vários filtros para encontrar o que precisa sem perder tempo
  • Você pode visualizar todas as análises e métricas de suas campanhas com uma ferramenta

Contras: 

  • Você precisa entrar e sair de diferentes plataformas e visualizações, o que é complicado
  • É um pouco complicado pausar campanhas e modificar orçamentos
  • Algumas integrações levam muito tempo para funcionar
  • Algumas funções e recursos podem usar uma atualização

Classificação G2: 4,4/5 (12 avaliações)

Classificação TrustRadius: N/A

Preço: 

  • Contato para cotação

Site: pacvue.com

9. Quartil

Quartile é a principal plataforma de marketing de varejo para marcas de varejo que vendem na Amazon . Com uma equipe de especialistas em vendas e marketing da Amazon, você pode contar com soluções e campanhas que geram resultados. O objetivo da Quartile é ser uma extensão externa da sua marca e desenvolver, implementar e gerenciar suas campanhas para você. Você receberá relatórios semanais detalhados para avaliar o desempenho de suas campanhas.

O que há de único na Quartile são suas soluções de tecnologia avançada. Existem muitas maneiras de personalizar suas campanhas e processos de licitação por meio da automação. Cada empresa recebe um gerente de conta dedicado para que você não precise procurar recursos ou guias para obter ajuda.

Prós:

  • Eles têm uma equipe de especialistas da Amazon
  • Você pode colaborar facilmente com seu gerente de conta
  • Quartile fornece suporte estratégico para campanhas de varejo otimizadas
  • A IA e os recursos de lance por hora são altamente valiosos
  • A equipe é altamente responsiva e pode responder a todas as suas perguntas
  • Você recebe relatórios semanais sobre o desempenho de suas campanhas
  • Trabalhar com uma plataforma para gerenciar todos os seus esforços de marketing de varejo economiza muito tempo e recursos
  • As soluções tecnológicas são impressionantes
  • O rastreamento em tempo real manterá sua conta em boa forma
  • Você não precisa de muito conhecimento técnico para esta plataforma

Contras: 

  • As convenções de nomenclatura são confusas
  • Pode levar duas semanas para aprender a usar esta plataforma
  • Alguns usuários dizem que às vezes esta plataforma não captura exatamente o que você deseja em uma campanha
  • Algumas indústrias podem não achar todos os recursos tão valiosos
  • Você pode obter muitos novos gerentes de conta e o período de transição pode ser complicado
  • Pode ser demorado identificar o desempenho de determinados itens
  • Os painéis de análise são confusos
  • Você nem sempre pode acompanhar as métricas que deseja

Classificação G2: 4,2/5 (31 avaliações)

Classificação TrustRadius: N/A

Preço: 

  • Contato para cotação

Site: quartile.com

10. Kevel

Kevel é uma API de alto nível que permite que marcas de varejo desenvolvam plataformas de anúncios personalizadas. Você será o proprietário desta plataforma enquanto a equipe de Kevel estará à margem, pronta para oferecer orientações rápidas. Dentro de algumas semanas, as empresas podem criar um servidor de anúncios sob medida com funções e recursos como listagens de anúncios patrocinados, anúncios nativos, mídia de varejo e anúncios por e-mail. Você também pode aproveitar o conteúdo personalizado e os anúncios digitais fora de casa para acelerar seus resultados.

Kevel não é tão difícil de usar, dado o quão poderosa é esta plataforma. Embora a equipe seja pequena, eles são super receptivos e prestativos.

Prós:

  • Esta plataforma é muito flexível
  • A documentação da API é amigável
  • Você pode entrar em contato facilmente com o suporte ao cliente via Slack ou e-mail
  • Sempre há novos lançamentos de recursos e atualizações de software
  • Você não precisa se preocupar com bugs e problemas técnicos que acontecem com frequência
  • Você pode facilmente colocar anúncios em locais específicos ou para palavras-chave específicas
  • O suporte de integração é fantástico
  • A equipe é menor, então eles oferecem uma abordagem mais pessoal do que a maioria das plataformas de marketing de varejo

Contras: 

  • Você pode ter problemas para entender por que determinados anúncios não estão funcionando 
  • A análise para usuários únicos não é fácil de acessar
  • Há limites de tempo para a atualização dos dados 
  • Leva tempo para aprender como funciona a função de ativos do grupo
  • Você pode ficar confuso se não for cuidadoso ao navegar na interface
  • Não há muitos recursos de personalização para relatórios
  • Nenhuma variedade de modelos e formatos de anúncios
  • Algumas das opções de design da API não são úteis

Classificação G2: 4,5/5 (42 avaliações)

Classificação TrustRadius: 10/10 (2 avaliações)

Preço: 

  • Contato para cotação

Site: kevel.com

4 Estratégias de Marketing de Varejo

Agora que você entende o que é necessário para um marketing de varejo bem-sucedido, vejamos as diferentes táticas que você pode usar para aproveitá-lo ao máximo:

1. Plataformas de mídia social direcionadas

A mídia social, quando usada corretamente, é uma maneira poderosa de se conectar com seu cliente ideal. Anunciantes de todos os setores tomaram nota. Os gastos com anúncios digitais no varejo em todo o mundo ultrapassarão US$ 50 bilhões em 2023.

Isso mostra o quão eficaz o marketing de mídia social pode ser para o seu negócio. No entanto, há um problema que a maioria das pessoas não percebe – é difícil aumentar uma grande presença em todos os canais de mídia social ao mesmo tempo.

Olhe com atenção e você perceberá que a maioria das empresas bem-sucedidas com mídias sociais começaram com uma ou duas plataformas. Depois que construíram sua presença, eles se expandiram para outros sites sociais.

Se você deseja ter sucesso no marketing de varejo, é importante fazer a mesma coisa. Qual canal funciona melhor para você, com base nos produtos que você vende e no público-alvo?

Por exemplo, marcas como Frank Body conquistaram muitos seguidores no Instagram. Na verdade, ela usou o Instagram para crescer para US$ 20 milhões em receita anual e fechar acordos com empresas como Target, Sephora e Ulta Beauty.

A plataforma está introduzindo ainda mais ferramentas, como histórias do Instagram, que os varejistas podem usar para aumentar seu alcance e criar uma base de clientes engajada.

Outras marcas estão usando o Facebook para chegar ao seu cliente ideal. A Thursday Boot Company deixou de vender algumas botas por semana para vender milhares por mês com anúncios direcionados no Facebook focados no estilo de vida de seus clientes.

Williams Sonoma se concentrou fortemente no Pinterest e conquistou muitos seguidores. Agora, ele obtém muito tráfego de referência e vendas da plataforma.

Eu não estou mostrando esses exemplos, então você vai tentar sua mão em cada um deles. Selecione uma única plataforma que funcione bem com seus produtos e público e concentre-se em crescer nela primeiro.

2. Marketing por e-mail com um toque diferente

O marketing por e-mail é uma das maneiras mais eficazes de se conectar com os clientes e gerar receita.

Há um grande desafio, as caixas de entrada estão lotadas. O trabalhador de escritório médio recebe mais de 100 e-mails por dia. A menos que seus e-mails possam se destacar da multidão, eles serão ignorados ou as pessoas cancelarão a assinatura.

Evite isso usando segmentação comportamental simples para enviar e-mails direcionados aos membros do seu público e clientes anteriores. Vou abordar algumas das táticas de maior impacto:

 – Páginas visitadas

A loja de e-commerce média tem vários produtos à venda e cada um tem uma página única. Quando alguém visita, eles interagem com as páginas de produtos em que estão interessados ​​e ignoram o resto. Acompanhe isso usando seu software de marketing por e-mail e envie automação de e-mail relevante com base nas páginas que um visitante visualizou.

Houve um tempo em que o software era muito caro, mas existem ferramentas modernas de email marketing que são bastante baratas e simplificam o segmento de pessoas com base na atividade do site.

Comece definindo um gatilho de automação que vai para as pessoas que visitaram uma página 2 vezes ou mais em 30 dias (ou o tempo que leva para as pessoas irem da consideração à compra). Se você tiver um grande catálogo de produtos, concentre-se primeiro no produto mais popular e expanda a partir daí.

– O e-mail é aberto e clica em

Esse método de segmentação se concentra em encontrar o tipo de conteúdo com o qual seus assinantes estão interagindo e enviando mais. Quando alguém se torna um assinante pela primeira vez, é natural guiá-lo por uma série de boas-vindas e enviar-lhe diferentes tipos de conteúdo.

Depois disso, o que você faz?

Seria longe do ideal enviar a eles várias ofertas sobre produtos nos quais eles podem ou não estar interessados. Contorne esse dilema rastreando que tipo de e-mail os assinantes estão abrindo e os links em que estão clicando.

Por exemplo, alguém se inscreve na lista de mala direta da Acme Inc., que é sobre um estilo de vida ativo e roupas esportivas. A Acme Inc. não sabe se é homem ou mulher, se prefere corrida ou musculação, ou qualquer outra informação sobre o assinante.

Ele envia todos os tipos de e-mails para o novo assinante e avisa que ele está apenas clicando em links relacionados a produtos e conteúdo feminino. Também percebe que o assinante gosta de calças de ioga e tênis de corrida. No futuro, a Acme Inc. envia mais conteúdo adaptado ao comportamento do assinante.

Este não é um processo manual. Ferramentas avançadas como Active Campaign ou OmniSend permitem aplicar tags ou atualizar registros de contato com base no comportamento. Você pode enviar mensagens para grupos específicos de pessoas, que são abertas, clicadas e geram receita.

– Compras anteriores

Este pode ser o tipo mais poderoso de segmentação comportamental. Seu assinante lhe disse que está interessado e está pronto para gastar dinheiro vivo.

Você pode enviar promoções semelhantes para eles regularmente . Mesmo que eles não comprem de você, será bem recebido porque é algo que os interessa.

A ASOS leva essa estratégia a sério. As únicas coisas que compro são sapatos e jaquetas. A empresa me envia um e-mail a cada poucos dias. Cerca de 70% deles são focados em calçados e agasalhos. Os outros 30% são e-mails sobre conteúdo interessante e diferentes categorias de produtos.

Esses e-mails são criados por meio da automação de conteúdo de e-mail . O software insere os produtos certos para você. Mas há um aspecto importante a ter em mente ao segmentar com base no comportamento. Seu cliente pode estar interessado em muito mais do que você imagina. Além de e-mails promovendo produtos similares, certifique-se de adicionar diferentes categorias de produtos ao mix.

3. Lojas Pop Up

O comércio eletrônico tem uma desvantagem significativa – você não pode tocar, sentir ou cheirar um produto antes de comprá-lo. Em muitas situações, isso importa. Outra coisa a considerar é que alguns consumidores compram apenas em lugares que conhecem. Isso significa que eles não estão dispostos a experimentar uma nova marca que encontraram online.

Uma loja pop-up pode ajudá-lo a alcançar um segmento do seu mercado que, de outra forma, seria inacessível. Outros benefícios incluem:

  • Você pode criar uma experiência multicanal conectando consumidores online e offline
  • Mais econômico do que um local de varejo completo
  • A capacidade de criar conexões mais profundas com os clientes e obter feedback em tempo real
  • Uma oportunidade para lançar novas coleções em locais selecionados e testar a demanda do mercado

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios associados às lojas pop-up e marcas como a Kylie Cosmetics notaram o quão poderoso isso pode ser.

As pessoas teriam esperado do lado de fora por 11 horas ou mais antes de entrar. Varejistas menores também estão criando experiências significativas para seus clientes que, em muitos casos, viajam para participar da atividade.

Para negócios off-line, também é possível fazer parceria com um varejista on-line para expandir seu alcance e testar a demanda.

Há uma série de coisas que você deve ter em mente ao planejar uma campanha de loja pop-up. É mais do que escolher um espaço e enviar um e-mail para seus assinantes:

  • Quer um novo espaço ou uma secção de um negócio já existente? As lojas pop up da Kylie Cosmetics aproveitaram as vantagens das lojas da Top Shop.
  • Você precisará de alguma licença, permissão ou seguro?
  • Que tipo de sistema de pagamento você usará?
  • A mobília será fornecida ou você terá que alugar/comprar a sua própria?
  • Qual é o objetivo do evento (um determinado número de vendas, reconhecimento da marca, etc.)
  • Políticas e diretrizes da equipe (ou contratação de novos funcionários)

É preciso um esforço considerável, mas pode ser uma das formas mais poderosas de se conectar com um mercado maior porque é uma experiência.

RealReal lançou uma pop up shop e teve convidados da Vogue e da Vanity Fair para cobri-la. O resultado final foi exposição, receita e ágio.

4. Embaixadores da marca

A última tática de marketing de varejo que quero abordar é usar embaixadores da marca para ampliar seu alcance, tanto online quanto offline.

Um embaixador da marca é alguém que é pago (ou recompensado) para endossar os produtos e serviços de uma empresa. Eles trabalham em estreita colaboração com suas equipes internas para criar e conceituar campanhas de marketing que criam reconhecimento e aumentam a receita.

Na verdade, é a estratégia exata que Lululemon usou para ir de um único estúdio de ioga a uma empresa multibilionária.

Eu quero deixar algo claro. Uma iniciativa de marketing de embaixador da marca é diferente de uma iniciativa de marketing de influenciadores.

Claro, os embaixadores da sua marca podem ser influenciadores por si só, mas isso não é um pré-requisito. Dependendo do seu alcance, produtos e objetivos, há muitas maneiras de executar um programa de embaixadores da marca. Considere as seguintes coisas antes de iniciá-lo:

Tome sugestões de programas bem-sucedidos no passado

Os embaixadores da marca estão em uso há muito tempo. Não é algo que começou com a mídia social ou a internet. Pesquise empresas que vieram antes de você para entender o que diferencia suas campanhas de sucesso e como você pode replicar esse sucesso.

Comece pequeno e itere

Isso é óbvio, certo? Não exatamente.

Muitos varejistas estão tão empolgados com a ideia de um programa de embaixadores da marca que recrutam o maior número possível de pessoas. No final, eles são incapazes de dar a seus primeiros embaixadores as ferramentas e a atenção de que precisam para ter sucesso.

É melhor se mover devagar e com firmeza nos estágios iniciais. Concentre-se em encontrar pessoas que já estão falando sobre você e recrute-as para sua causa. Use ferramentas de escuta social como Mention ou Brand24 para encontrá-los.

Como você está compensando os embaixadores?

Embaixadores influentes podem exigir dinheiro vivo, mas muitos de seus primeiros convertidos não. Os melhores embaixadores são pessoas que já conhecem sua marca e usariam seus produtos, sejam eles pagos ou não.

Com isso dito, eles trabalharão em estreita colaboração com você para aumentar a conscientização e gerar receita. Isso exigirá tempo e energia da parte deles, portanto, um simples agradecimento não será suficiente.

Daniel Wellington administra um programa de embaixadores da marca universitária que recompensa os participantes com mercadorias, convites exclusivos para eventos, ingressos para shows, vales-presente e muito mais.

Por fim, deixe os embaixadores da sua marca fazerem o que querem. Além de algumas orientações, é importante dar-lhes espaço para trabalhar.

Por que?

Eles são defensores da sua marca e são os mais adequados para comunicar o que o torna único para eles. Eles podem adicionar seu próprio toque ao seu marketing, o que você pode nunca ter considerado. Se você os fizer ensaiar essa mensagem ou alterá-la demais, ela perderá seu toque de autenticidade.

Conclusão

O marketing de varejo está em constante evolução e é importante que você evolua junto com ele. Do contrário, será impossível se destacar da multidão.

As técnicas específicas podem mudar de ano para ano, mas as estratégias subjacentes permanecem as mesmas. É importante entender o que seus clientes desejam e precisam de você e, em seguida, entregá-lo de uma maneira conveniente para eles.

Escolha uma ou duas das táticas descritas aqui para se concentrar e você certamente verá grandes melhorias na receita, no engajamento e no reconhecimento da marca.

Deixe-me saber quais são suas estratégias de marketing de varejo favoritas nos comentários e não se esqueça de compartilhar.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!