10 estratégias de marketing de blog que realmente funcionam

Tempo de leitura: 100 min

Escrito por Jadilson Barros
em abril 7, 2023

estratégias de marketing de blogVamos falar sobre marketing de blog. Um dos desafios mais comuns que os blogueiros em todos os estágios diferentes têm (desde aqueles que estão começando, até gerar receitas de seis dígitos), é aprender como comercializar seu blog de forma eficaz.

Embora muitos blogueiros sejam capazes de desenvolver rapidamente um senso dos fundamentos do que é necessário para iniciar um blog e escrever uma postagem de blog útil , a maioria começa a ter dificuldades quando se trata de encontrar e fazer marketing para o público certo – quanto mais aprender o que é preciso para trazer esses leitores para consumir o conteúdo do seu blog.

Como tal, o marketing de blog é uma forma de arte que todos os criadores de conteúdo dedicam muito tempo para aprender. Se você tem um ótimo conteúdo fluindo do seu blog, mas poucos leitores o encontram, então é hora de aprender como acertar o marketing do seu blog (da maneira certa).

10 estratégias de marketing de blog para obter mais de 584.863 leitores (guia definitivo para divulgar seu blog)

1. Encontre seu público-alvo (saiba para quem comercializar seu blog)

Antes de aprender como comercializar seu blog, primeiro você precisa descobrir para quem está comercializando. Encontrar seu público-alvo é fundamental para desenvolver um ótimo plano de marketing de blog antes mesmo de começar a implementar essas estratégias.

Então, como você encontra seu público-alvo? Felizmente, existem muitas maneiras inovadoras e úteis de estabelecer quem é seu público-alvo, então vamos nos aprofundar em algumas das maneiras mais confiáveis ​​abaixo, conforme extraído de meu guia mais amplo sobre o assunto .

Use as mídias sociais para encontrar seu público-alvo

As pessoas passam muito tempo  nas redes sociais. Alguns estatísticos descobriram que as pessoas em todo o mundo gastam, em média, pelo menos  144 minutos por dia . Esse número só vem crescendo nos últimos meses com o COVID-19 e as paralisações.

Além do mais, a mídia social é um excelente lugar para aprender sobre os interesses, crenças, dados demográficos das pessoas e muito mais que será útil em seus esforços de marketing de blog.

Se você quiser saber quem pode estar interessado em seu blog… junte-se a um grupo do Facebook no nicho do seu blog . Também recomendo seguir hashtags no Twitter e no Instagram para ver o que é tendência em torno de palavras-chave específicas em seu nicho. Você pode descobrir o que está na moda e  o tipo de pessoa que está interessada no conteúdo que você está produzindo em seu blog.

Fóruns de discussão (como o Quora )

Sim, os fóruns de discussão ainda existem, e eles podem realmente ser um tesouro de informações sobre as pessoas que se identificam como interessadas em seu nicho – o que os torna alguns dos melhores candidatos para seus esforços de marketing de blog.

Você pode encontrar fóruns de discussão em quase todos os nichos imagináveis. A melhor parte é que você não precisa vasculhar milhares ou milhões de pessoas para encontrar alguém interessado em seu nicho quando estiver nesses tipos de sites altamente direcionados (como faria nas mídias sociais). Já é um grupo cuidadosamente organizado de pessoas interessadas nos mesmos tipos de coisas que você.

Veja, por exemplo, este fórum de discussão chamado The Sand Trap , totalmente dedicado ao golfe:

Neste fórum de discussão, você pode ver claramente as pessoas que contribuem para a conversa, quais questões são importantes para elas (uma forma de pesquisa de palavras-chave ) e você pode até mesmo identificar quaisquer moderadores ou pôsteres regulares que possam ser influentes para ajudar a ampliar seu blog estratégias de marketing ao longo do tempo.

Eu pessoalmente usei o Quora para encontrar um público de pessoas interessadas em aprender sobre blogs. Aqui, posso ver facilmente quem é (pelo menos alguns dos membros do) meu público, quais são seus principais pontos problemáticos e quais tópicos são tendências – que inspiraram algumas das minhas ideias de postagem de blog de maior sucesso .

Fóruns de discussão como este também podem ser uma oportunidade de promover meu blog a partir de uma perspectiva de branding, simplesmente respondendo a muitas perguntas ao longo dos meses, estabelecendo assim minha autoridade dentro do meu nicho.

Vamos dar uma olhada em um exemplo de marketing de blog que é particularmente relevante – aqui estava uma pergunta no Quora que alguém fez não muito tempo atrás: “ Em 2019, o blog ainda é relevante para SEO? 

Usando meus guias sobre como iniciar um blog e como direcionar tráfego para seu blog , consegui responder facilmente a essa pergunta com fatos relevantes, informações e exemplos de estudos de caso da vida real. Também incluí um link para o meu blog, que acabou atraindo um número decente de leitores nos meses seguintes.

Navegue pelas seções de comentários de blogs concorrentes, canais do Youtube e podcasts

Quer saber mais sobre seu público-alvo? Comece dando uma olhada onde eles já gastam seu tempo online. Dirija-se à seção de comentários de qualquer site relevante ou canal de mídia social. Há toneladas de informações gratuitas para obter sobre quem é seu público, o que eles gostam (e não gostam) e com que tipo de conteúdo eles mais se identificam.

Você pode encontrar esses comentários em blogs concorrentes, canais do YouTube e podcasts em seu nicho – como ponto de partida.

Aqui está um exemplo de apenas uma parte da seção de comentários de um vídeo do YouTube que gravei e incorporei ao meu guia para iniciar um blog:

Se você fosse um concorrente meu, pelo simples ato de ler esta seção de comentários, você pode ter uma boa ideia de quem está comentando em meus vídeos – e também anotar as perguntas, declarações e oportunidades que se destacaram nesses espectadores sobre meu vídeo.

Aqui, meu público está fazendo perguntas sobre tópicos como Bluehost e o que é WordPress , perguntando sobre estratégias de marketing de blog e até mesmo detalhes granulares de como coisas como planos de hospedagem na web realmente funcionam nos bastidores. Isso me dá uma ótima direção para o tipo de conteúdo que meu público pode estar desejando e uma boa ideia para algumas postagens futuras no blog.

Aprender (e entregar) o que seu público deseja é uma base crítica para o marketing bem-sucedido do seu blog.

Converse com as pessoas do público do seu blog (pessoalmente, por telefone ou via Zoom)

Eu sei, eu sei… falar diretamente com outro ser humano? Você deve estar louco! 😂

Talvez uma das formas mais subestimadas de identificar seu público-alvo (e, assim, fortalecer sua estratégia geral de blogging ) seja encontrar-se com seus leitores – ou futuros leitores – por telefone, via Zoom ou pessoalmente. Os blogueiros passam muito tempo online, mas sair e conhecer pessoas em seu setor é outra maneira de conhecer seu público em um nível muito mais profundo do que o normal.

Você pode encontrar seu público-alvo em locais como convenções, seminários, grupos de hobby locais, encontros e em qualquer outro lugar em que as pessoas do seu nicho se reúnam para conversar sobre negócios. Inicie conversas, faça networking e descubra o que realmente os motiva.

Em seguida, você pode chegar em casa e começar a traduzir seus insights em um trabalho de marketing de blog acionável, criando conteúdo que atenda às necessidades deles em um nível íntimo – e você terá muito mais sucesso em mostrar ao seu público que realmente os entende.

Para um mergulho ainda mais profundo neste tópico, meu guia Como encontrar seu público-alvo cobre tudo isso e muito mais (com maior profundidade) para ajudá-lo a aprender o máximo que puder sobre o público que você espera escrever no blog posts para os próximos anos.

2. Blogging convidado (torne-se um blogueiro convidado em outros sites)

O guest blogging tem sido uma das estratégias de marketing de blog mais bem-sucedidas que implementei consistentemente (atraindo mais de 500.000 leitores mensais aqui), então, naturalmente, recomendo a todos que lançam um blog que pelo menos considerem – especialmente porque é altamente impactante para ambas as marcas blogueiros novos e experientes, não importa onde você esteja hoje.

O que é guest blogging? De alto nível, o guest blogging é uma forma de construção de relacionamento com outros blogueiros, sites ou publicações dentro do seu nicho. Você os alcançará e os apresentará sobre a publicação de um artigo (escrito por você) que seja relevante para o público deles, no qual você também poderá vincular seu próprio blog (e, assim, continuar aumentando a autoridade de domínio do seu blog ) . A melhor parte é que é uma estratégia de marketing de blog em que todos saem ganhando:

  • Como blogueiro convidado, você recebe um link (ou dois ou três) apontando do site mais confiável para o seu blog
  • O blog de publicação recebe um artigo gratuito de alta qualidade para manter seu blog atualizado e agregar valor aos seus leitores
  • O leitor do guest post obtém um artigo relevante e valioso para ler e agir

Como o guest blogging é tão importante no grande esquema do marketing de blog, ele merece uma seção inteira sobre como executar essa estratégia repetível para o marketing do seu blog. Então, vamos fazer uma cartilha sobre como começar estrategicamente o guest blogging – e se você gosta do que está lendo, confira meu guia definitivo para guest blogging que vai ainda mais fundo e fornece modelos gratuitos de divulgação por e-mail também.

Encontre os blogs certos para postar como convidado

Antes de começar a escrever ótimas postagens de convidados, primeiro você precisa encontrar outro blog, publicação ou site que aceite seu conteúdo. Você quer que seja mutuamente benéfico para vocês dois, então você quer ser seletivo sobre para quem você escreve também. Aqui estão os critérios que uso quando escrevo guest posts para outros blogs:

  • Sugira alguém com quem você já tenha uma conexão (se possível) : é mais fácil escrever guest  posts para pessoas com quem você já tem algum tipo de relacionamento, mesmo que seja algo tão simples quanto ser um rosto familiar do Twitter ou na seção de comentários do blog. . Além disso, se você já passou algum tempo fazendo networking, é uma boa oportunidade para ajudar uns aos outros.
  • Escolha um blog maior que o seu ( 5 a 10 vezes o tamanho do seu blog) : Tecnicamente, você pode lançar qualquer blog que ache que suas ideias de postagem são ótimas (e isso pode ajudar a aumentar seus leitores e autoridade de domínio), mas você obterá o maior impulso de blogs maiores que o seu. Eles não apenas poderão enviar mais tráfego para você, mas também ajudarão você a classificar seu conteúdo nos resultados de pesquisa orgânica no Google – que é o principal objetivo de longo prazo do guest blogging.
  • Guest blog para sites do seu nicho (ou relacionados ao seu nicho) : Sim, você sempre pode fazer um guest post para pessoas que não estão exatamente no seu nicho, mas você não vai se envolver com seu público-alvo. Não será tão benéfico para você ou seu blog host seguir esse caminho, e mecanismos de pesquisa como o Google também não recompensarão esses links tanto quanto um link de qualidade de um site mais relevante.
  • Encontre um blog com estilo semelhante ao seu : se você escolher um blog que corresponda ao seu próprio estilo de conteúdo, não precisará trabalhar tanto para escrever algo que agrade ao público (e ao seu editor). Como um bônus adicional, você se conectará de maneira mais eficaz com esses leitores, pois é mais provável que eles se envolvam com alguém semelhante a quem já estão lendo.
  • Escreva postagens de convidados para blogs que oferecem um link para seguir : Ocasionalmente, quando você escreve uma postagem para alguém, eles não permitem que você adicione um link para seguir em seu blog, o que tira alguns dos benefícios de SEO (para seus esforços de marketing de blog ) de escrever esse artigo em primeiro lugar. Por esse motivo, tendo a evitar postagens de convidados em sites que não permitem um link ou dois em meus artigos. Mais informações sobre como identificar os tipos de link aqui .

Alguns sites podem oferecer um link nofollow , que é um link que basicamente diz aos mecanismos de pesquisa para ignorá-lo. Enquanto você ainda está obtendo alguma exposição escrevendo para um blog de autoridade superior, não faz muito sentido escrever para alguém que não permite que você inclua um  ou dois links para seguir , já que o objetivo de marketing do seu blog é construa a autoridade de domínio do seu próprio site (com links de qualidade de outros sites) a longo prazo. Não se esqueça de que ajuda muito se o nome do seu blog estiver relacionado ao seu nicho ..

Crie um ótimo argumento de venda para seu blog de convidados alvo

Depois de fazer uma lista de lugares para os quais você gostaria de escrever, o próximo passo é se apresentar (caso ainda não os conheça) e mostrar a eles o que você pode oferecer escrevendo para o blog deles.

Para saber mais sobre como eu pessoalmente faço contato com blogueiros (incluindo os modelos de e-mail de contato exatos que uso e como identificar o endereço de e-mail da pessoa que você deseja alcançar), acesse meu guia sobre alcance de blogger , mas vamos ver os destaques por enviar uma proposta para uma oportunidade de guest blogging. Aqui está um desses modelos de e-mail, por exemplo:

Aqui estão os três princípios que uso para lançar guest posts de forma eficaz como uma estratégia de marketing de blog escalável:

  • Mantenha a simplicidade : não complique demais seu e-mail de apresentação. O tempo deles é limitado, portanto, informe-os com o mínimo de palavras possível por que você seria uma boa escolha para escrever uma postagem de convidado para o blog deles.
  • Mostre que você entende o blog deles : diga a eles o que você gosta no blog deles, considere mencionar algumas postagens que você gostou deles (isso mostra que você está realmente familiarizado com o conteúdo deles).
  • Dê ideias de guest post que eles vão gostar : Depois de pesquisar o blog deles, tente pensar em tópicos com os quais você está familiarizado, que eles ainda não abordaram no blog. Dê de 2 a 4 boas ideias nas quais eles possam se agarrar.

Não tenha medo de entrar em contato se não receber uma resposta do destinatário em alguns dias. Depois que sua proposta for aceita, é aí que a verdadeira diversão começa.

Escreva um Guest Post do qual você se orgulha (e eles vão adorar)

Quando você conseguir uma oportunidade de guest blogging, reserve um tempo para escrever algo que corresponda ao estilo deles. Escreva de uma forma que se encaixe bem em seu blog, mas também é algo que você se orgulha de ter seu nome.

Sua postagem de convidado é uma introdução a você e ao seu conteúdo, por isso vale a pena se esforçar. Do meu ponto de vista, também recomendo não se preocupar em escrever artigos superlongos para um guest post (a menos que seja para uma publicação de alto perfil e tenha sido solicitado), mas é importante escrever conteúdo de qualidade que o represente bem.

Promova sua postagem de convidado (marketing de metablog)

Depois que seu guest post for publicado, você terá uma grande oportunidade de mostrar seu próprio valor para o blogueiro que teve a chance de hospedar seu conteúdo. Faça o possível para promover sua postagem de blog, compartilhando-a nas redes sociais, enviando um e-mail para seus assinantes e entrando em contato com qualquer pessoa que você mencionou no artigo para pedir um compartilhamento.

O blog do seu host apreciará a visibilidade extra, o burburinho social e o tráfego – além disso, apenas adicionará mais autoridade ao seu blog (especialmente se o blog do seu host tiver seguidores mais significativos do que você).

Colocar o trabalho extra para promover suas postagens de convidado também abrirá a porta para perguntar ao seu blogueiro anfitrião se ele se sente à vontade para apresentá-lo a outro blogueiro ou dois em seu nicho que também possam estar interessados ​​em receber uma postagem de convidado de você, especialmente se você já é capaz de demonstrar algumas técnicas de marketing de blog.

3. Use SEO (Search Engine Optimization) no marketing do seu blog

SEO (Search Engine Optimization) é algo que você vai ouvir de novo e de novo como um blogueiro. Isso ocorre porque classificar seu conteúdo nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa, como o Google, pode ser a única diferença entre algumas pessoas que encontram seu blog e literalmente milhões de pessoas que encontram seu conteúdo. Eu sei disso em primeira mão.

Se você conseguir encontrar as palavras-chave corretas e classificá-las na primeira página dos resultados de pesquisa do Google, é quase certo que verá uma quantidade significativa de tráfego orgânico para o seu blog diariamente.

Como já escrevi bastante sobre pesquisa de palavras-chave e implementação de estratégias eficazes de SEO para blog aqui no meu blog, esta será uma versão ligeiramente abreviada. Confira esses dois guias para obter um tutorial mais detalhado sobre como aumentei meu público para mais de 500.000 leitores mensais.

Como classificar suas postagens de blog nos resultados de pesquisa do Google

Hoje, o Google é o principal mecanismo de pesquisa no qual você deseja priorizar a classificação do seu conteúdo. O Google não é apenas o mecanismo de pesquisa mais usado no mundo, mas também o site mais visitado da Internet . Embora outros mecanismos de pesquisa possam, sem dúvida, direcionar o tráfego para o seu blog , o Google atualmente detém e estima 92,17% da participação de mercado entre os mecanismos de pesquisa. Louco, eu sei.

E embora eu seja o primeiro a dizer que os algoritmos do Google mudam com frequência, alguns fatores permanecem constantes em termos de conteúdo de alto escalão:

  • Escreva conteúdo de alta qualidade que seja original e forneça mais valor aos pesquisadores do que seus concorrentes
  • Escreva sobre tópicos específicos que as pessoas (especialmente seu público-alvo) desejam ler e aprender
  • Use a pesquisa de palavras-chave para escolher cuidadosamente suas palavras-chave e tópicos de destino

Como escrever um conteúdo melhor (que as pessoas queiram ler)

Quando você escreve uma postagem de blog com o objetivo de superar sua concorrência nos resultados de pesquisa do Google, existem alguns ingredientes essenciais que você precisa seguir. Essas qualidades irão ajudá-lo a ter uma classificação mais alta em uma pesquisa do Google e fornecer aos seus leitores o tipo de conteúdo que eles desejam.

  • Pesquisa de mergulho profundo : muito do conteúdo que você lê na Internet é inútil sem muita substância ou artigos desatualizados e copiados pela metade que continuam sendo reciclados por anos. A razão para isso é que é muito mais fácil escrever cinco dicas fáceis que exigem quase nenhuma pesquisa do que escrever algo mais substancial, exclusivo e orientado a valor. Uma coisa que diferencia a escrita de qualidade da escrita abaixo da média na Internet é uma pesquisa melhor. Verifique novamente seus fatos, aprenda com várias fontes, pesquise seus leitores sobre os tópicos de seu interesse e use a experiência em primeira mão sempre que possível.
  • Aprofunde-se : Se a sua concorrência fornecer 1.000 palavras sobre sua frase-chave, tente se desafiar a escrever 2 a 3 vezes mais sobre o mesmo tópico. Não encha sua página com informações inúteis, mas se esforce para dar aos leitores conselhos mais acionáveis, melhor pesquisa e um nível mais alto de detalhes que serão mais úteis para eles.
  • Não use palavras-chave : o Google está constantemente tentando determinar como indexar corretamente sua página (e decidir onde classificá-la). Eles fazem isso, em parte, captando o número de frases-chave relevantes em seu artigo (como este artigo meu, que visa frases como como comercializar seu blog e marketing de blog ). No entanto, não é uma boa prática encher demais seu conteúdo com palavras-chave a ponto de prejudicar sua mensagem. O Google está ficando cada vez melhor em captar essa prática e a considerará uma tática de spam, levando ao que provavelmente será uma classificação de pesquisa mais baixa.
  • Escreva títulos melhores do que a concorrência : se você pode escrever títulos de blog mais dignos de cliques do que a concorrência, isso levará a classificações de SEO mais altas e a mais cliques dos pesquisadores. Lembre-se de incluir suas principais palavras-chave de destino em seu título e de escrever títulos cativantes que atraiam os leitores e os incentivem a clicar para ler mais.

Como fazer pesquisa inteligente de palavras-chave para seus esforços de marketing de blog

Ao pensar sobre quais tópicos deseja escrever em seu blog, você deve sempre incluir a pesquisa de palavras-chave como parte de sua estratégia para garantir que está criando conteúdo sobre assuntos sobre os quais as pessoas realmente desejam ler.

Simplificando, a pesquisa de palavras-chave pode (1) fornecer ideias sobre o que você deve considerar escrever, (2) validar se um tópico específico que você está considerando realmente possui atividade de pesquisa suficiente e (3) também ajudará você a usar as palavras ou frases exatas para os tópicos que você já escolheu, para que seus leitores em potencial reconheçam seu conteúdo como o que estão procurando.

Por exemplo, digamos que eu tenha um blog sobre sono. Escolhi o tema “ como adormecer com mais facilidade ” para um post no blog. Eu sei sobre o que quero escrever, mas é algo que as pessoas procuram? As pessoas pesquisam a frase “ como adormecer ” ou usam outras palavras que significam algo semelhante?

Usar uma ferramenta gratuita própria ferramenta gratuita de palavras-chave , o planejador de palavras-chave do Google ou o Twinword Ideas – ou ainda mais ofertas premium como Ahrefs  ou SEMrush – pode ajudá-lo a decidir quais frases funcionarão melhor para o seu tópico.

Aqui estão mais algumas dicas úteis sobre como fazer pesquisas de palavras-chave eficazes para garantir que seus esforços de marketing de blog permaneçam no caminho certo:

  • Segmente frases-chave de alto volume e baixa concorrência sempre que possível : as melhores opções (especialmente para novos blogueiros) para frases-chave a serem buscadas são aquelas que são amplamente pesquisadas, mas têm uma concorrência relativamente baixa. Se você puder encontrar um tópico que as pessoas queiram saber sobre o qual comparativamente poucos sites bem estabelecidos escreveram extensivamente, então você encontrou o que pode ser o assunto perfeito para uma postagem de blog. Essas oportunidades não são fáceis de encontrar, portanto, optar por frases-chave de médio a baixo volume e de média a baixa concorrência, como “como criar um aplicativo de condicionamento físico pessoal”, pode ser o melhor possível se você estiver em um nicho altamente competitivo como “ desenvolvimento de software ”.
  • Use palavras-chave de cauda média e longa : neste ponto da vida da Internet, é difícil classificar uma única palavra-chave (e muitas vezes não é muito útil também). Durante os primeiros anos da Internet e do Google, você pode ter conseguido ficar em primeiro lugar em uma única palavra, como blog , móveis ou criação de filhos . Hoje, existem muitos sites enormes e ótimas postagens de blog para classificar facilmente uma única palavra. Em vez disso, tente classificar para uma frase de palavra-chave mais específica (às vezes chamada de palavra-chave de cauda média ou longa). É mais fácil classificar por termos mais longos e ajuda a direcionar as pessoas para as respostas exatas que estão procurando. Posso não classificar a primeira página para a palavra blog (pelo menos hoje), mas classifico bem para termos como: como nomear um blog , como iniciar um blog , como escolher um nicho de blog , ferramentas de blog e muitas outras frases relevantes em meu nicho que fornecem quantidades substanciais de leitores relevantes quando todas combinadas.
  • Pense na estação e na região : o volume de pesquisa para uma determinada frase de palavra-chave raramente é constante. Algumas palavras-chave tornam-se populares por um tempo, apenas para desaparecer no final do ano. A mesma linha de pensamento pode ser usada para regiões ao redor do mundo. O que é popular em dezembro pode não ser popular em março, e o que é mais procurado na Califórnia pode não ser tão interessante para as pessoas que moram em Oklahoma. Para pesquisar melhor essas diferenças, você pode usar uma ferramenta gratuita como o Google Trends . O Google Trends faz mais do que apenas mostrar a média de espectadores mensais, ele informa o que, onde e quando certas palavras ou frases realmente aumentam. As pessoas que escrevem sobre jardinagem, por exemplo, provavelmente verão um volume de pesquisa maior durante a primavera e o verão (quando mais pessoas estão jardinando e procurando conselhos relevantes):

Assim como o termo “ constituição dos EUA ” é mais provável de ser pesquisado por pessoas que moram nos Estados Unidos:

Depois de coletar uma seleção de palavras-chave sobre as quais gostaria de escrever, você pode compilá-las em um planejador de blog (ou calendário editorial) para agendar quando escrever sobre elas e postar seu novo conteúdo otimizado para SEO.

Para saber mais sobre as práticas recomendadas exatas que você deve seguir ao escrever conteúdo para o seu blog, leia meu guia de práticas recomendadas de SEO na página e implemente as estratégias que abordo lá.

4. Aproveite a mídia social para o marketing do seu blog

Antes de entrarmos em cada plataforma de mídia social (o que faremos em breve), quero começar deixando bem claro que não espero que você tente implementar essas estratégias de marketing de blog em todos os sites de mídia social. Na verdade, você não deveria.

Aumentar a presença na mídia social exige muito tempo e esforço – portanto, você deve começar escolhendo apenas uma ou duas plataformas principais onde seu público-alvo passa mais tempo e parece a melhor oportunidade de alavancar suas habilidades, pontos fortes e experiências únicas para fazer o máximo de respingos que puder.

Blogs que já possuem muitas imagens, como moda, culinária ou viagens, geralmente se saem muito bem no Instagram. Blogs com foco em tecnologia, finanças e negócios podem ter um desempenho melhor no LinkedIn. Aqueles que comercializam seu blog para as gerações mais jovens podem querer aprender a usar o Snapchat ou o TikTok.

Saber qual plataforma de mídia social funcionará melhor para o seu blog remonta a conhecer seu público. Onde seu público passa o tempo on-line e como você pode ver seu conteúdo lá?

Tenha em mente que nenhum dos métodos que estou compartilhando é uma bala de prata. Com os algoritmos de mídia social de hoje, o marketing requer muito mais trabalho do que nos primeiros dias.

É possível alcançar o sucesso com a mídia social, mas requer práticas inteligentes e muito trabalho. Nesta seção, detalharei as maneiras mais fáceis de direcionar o máximo de tráfego de cada plataforma de mídia social.

Como divulgar seu blog no Facebook

O Facebook existe desde 2004 e atualmente tem 2,6 bilhões de usuários ativos . A familiaridade com o Facebook e o grande volume de usuários o torna um recurso de marketing comum para empresas e blogueiros.

O único problema do ponto de vista do marketing é que, ao longo dos anos, as pessoas se cansaram de serem segmentadas no Facebook. Eles acessam o Facebook para ver o que seus amigos e familiares estão fazendo, mas não estão tão interessados ​​em links e postagens de marketing.

Em resposta, o Facebook mudou seu algoritmo para mostrar postagens de familiares e amigos e menos de marcas e empresas. Aqui está uma  citação de Mark Zuckerberg sobre as mudanças em 2018: “Criamos o Facebook para ajudar as pessoas a permanecerem conectadas e nos aproximar das pessoas que são importantes para nós. É por isso que sempre colocamos amigos e familiares no centro da experiência. Pesquisas mostram que fortalecer nossos relacionamentos melhora nosso bem-estar e felicidade.”

Não se desespere – isso não significa que o Facebook não tem jeito para comercializar seu blog. Pode ser que ainda haja muitos usuários do Facebook interessados ​​no conteúdo do seu blog. O truque é conectar-se com as pessoas certas no Facebook e fazê-lo mais (hoje) a partir de sua conta pessoal, em vez de uma página menos pessoal do Facebook para você.

Os 2,6 bilhões de usuários no Facebook são atraentes, mas você não está competindo para chamar a atenção de todos os usuários em seus esforços de marketing de blog. Seu blog não despertará o interesse de todos os usuários do Facebook e ainda mais desafiador (talvez) seja aparecer em todos os seus feeds de notícias. Então, quais são alguns dos melhores métodos para alcançar um público engajado no Facebook? Esta não é uma lista extensa de todas as maneiras de comercializar seu blog no Facebook, mas lhe dará uma direção clara para começar.

Use as iscas digitais do Facebook para comercializar seu blog

Uma maneira de realmente acertar o marketing do seu blog no Facebook é oferecer algo ao seu público em troca de seu tempo. Uma isca digital é uma ótima maneira de fazer isso.

O que é uma isca digital do Facebook? Muitos blogueiros populares usam uma isca digital para transformar seus leitores em assinantes de e-mail . Uma isca digital é quando você dá algo de graça para obter algo não monetário em troca de seus novos assinantes (como o nome e o endereço de e-mail deles para usar em seu trabalho de marketing de blog posterior). Exemplos comuns de iscas digitais incluem:

  • Lista de verificação
  • Folhas de dicas
  • receitas
  • e-books
  • calendários
  • planejadores
  • cursos gratuitos
  • Imprimíveis
  • Planilha
  • Tutoriais
  • Guias

A ideia de uma isca digital também pode ser usada para coletar assinantes de e-mail do Facebook. Embora isso possa não direcionar o tráfego diretamente para o seu blog, uma lista de assinantes de e-mail é altamente benéfica para os esforços de marketing do seu blog (exploraremos o marketing por e-mail mais detalhadamente mais adiante neste artigo).

Limite postagens promocionais em seu marketing de blog focado no Facebook

Para aumentar seu público no Facebook, é importante limitar a quantidade de material promocional que você publica. Se você escrever uma nova postagem no blog, você definitivamente deve informar seus seguidores do Facebook, mas não deve ser a única vez que eles ouvem falar de você.

Outros tipos de conteúdo que você pode compartilhar no Facebook para aumentar os seguidores e incentivar o engajamento são:

  • Imagens
  • Vídeos
  • Gifs
  • enquetes
  • Atualizações da vida pessoal (se for relevante para o seu blog)
  • Estatisticas
  • Citações
  • memes

Esses tipos de postagens dão às pessoas um motivo para se envolver com suas postagens e uma visão pessoal de você (e de sua marca).

Apelar para o seu público-alvo (nem todos no Facebook)

Como eu disse antes, seu objetivo não é se conectar com todos que usam o Facebook. Seu objetivo é conectar-se com as pessoas com maior probabilidade de gostar e se envolver com seu conteúdo.

Isso significa que, quando você cria postagens no Facebook ou publica uma atualização em um grupo do Facebook em que está, imagine o que pode ajudar mais seu público-alvo. O que eles achariam divertido, interessante ou útil? Você não precisa gerenciar as necessidades do mundo todo — apenas do seu público-alvo.

Evite Links Clickbait no Facebook

Outra coisa que o Facebook tentou reprimir são os links clickbait. Novamente, isso é para criar uma melhor experiência do usuário. Em 2014, eles lançaram um artigo explicando exatamente o que eles querem dizer com clickbait :

“Isca de cliques” é quando um editor publica um link com um título que incentiva as pessoas a clicar para ver mais, sem fornecer muitas informações sobre o que verão. Postagens como essas tendem a receber muitos cliques, o que significa que essas postagens são exibidas para mais pessoas e exibidas em posições mais altas no Feed de Notícias.”

Evitar um estilo de escrita clickbait é um bom conselho para os blogueiros. Você não quer apenas que as pessoas cliquem em seus links, você também quer que elas sintam que você respondeu às suas perguntas e forneceu algo de valor. Se eles clicarem no seu link apenas para perceber que sua postagem está mal escrita ou enganosa, eles não voltarão ao seu site.

No caso de escrever no estilo clickbait no Facebook, você também corre o risco de perder visibilidade. Se suas postagens parecerem iscas de clique, elas limitarão severamente suas impressões.

O Facebook decide o que é clickbait por alguns fatores:

  • Quanto tempo as pessoas gastam lendo um artigo com link no Facebook : Se as pessoas gastam algum tempo no artigo, o Facebook acredita que isso sugere que elas encontraram algum valor nele. Se eles apertarem rapidamente o botão Voltar para o Facebook, há uma boa chance de não ter funcionado.
  • O Facebook analisa o tipo de engajamento que recebe : uma maneira de o Facebook determinar qual conteúdo deve ter maior alcance é quantos cliques um link recebe. Como as pessoas clicam em clickbait, o Facebook decidiu que curtidas, compartilhamentos e comentários costumam ser um melhor indicador de valor.

O Facebook explica : “Se muitas pessoas clicarem no link, mas relativamente poucas clicarem em Curtir ou comentarem a história quando retornarem ao Facebook, isso também sugere que as pessoas não clicaram em algo que era valioso para elas. ”

Então, como você evita a criação de postagens iscas de cliques no Facebook? Vamos examinar alguns títulos estilo isca de clique para ver o que é potencialmente enganoso ou vago sobre eles:

  • Você não vai acreditar no que essa atriz fez nas férias!
  • 5 maneiras chocantes de perder peso RAPIDAMENTE
  • A história deste homem é tão horrível que sua família não sabe
  • Esta tendência alimentar ultrajante pode salvar sua vida

Ok, além de soar instantaneamente como spam, outro tema coletivo sobre esses títulos é que eles estão perdendo informações importantes. No primeiro exemplo, de que  atriz estamos falando? No segundo exemplo, há uma boa chance de que as maneiras de perder peso não sejam chocantes ou mesmo diferentes das estratégias comuns de perda de peso.

As pessoas sabem que, uma vez que clicam no link, há uma grande chance de que o artigo seja inútil. Não satisfará suas necessidades ou desejos. Títulos de blog eficazes  cumprem suas promessas. Eles dizem às pessoas o que vão obter quando clicarem e, em seguida, seguem com um conteúdo valioso.

Junte-se a grupos do Facebook no nicho do seu blog

Outra maneira de comercializar seu blog no Facebook é ingressar em grupos do Facebook em seu nicho. A melhor parte de fazer isso é que você está se conectando com pessoas que já estão interessadas no tópico do seu blog. Você não precisa vasculhar toda a população do Facebook para encontrar pessoas que gostem do que você gosta. Aqui está uma captura de tela do meu grupo no Facebook para membros do meu curso, Built to Blog :

No entanto, você deve ter cuidado ao compartilhar seu conteúdo em grupos do Facebook. Eu nunca entraria em um grupo do Facebook e imediatamente começaria a enviar links para o meu blog. Isso pareceria spam e provavelmente me baniria. É melhor ingressar em um grupo no qual você esteja pessoalmente interessado e participar de conversas normais antes de postar qualquer link.

Outra coisa a ter em mente é que alguns grupos do Facebook proíbem especificamente postagens promocionais de qualquer tipo. Leia as letras miúdas antes de tentar criar um link para o seu blog, porque eles podem ficar irritados com você ou retirá-lo do grupo, o que meio que anula o objetivo dos esforços de marketing do seu blog no Facebook – portanto, esteja ciente antes de promover.

Se você não quiser entrar no grupo de outra pessoa, também tem a opção de iniciar seu próprio grupo no Facebook relacionado ao seu blog e ao seu nicho (como eu fiz).

Muitas pessoas conquistaram seguidores no Facebook, onde podem comercializar seu blog e  reunir pessoas com interesses semelhantes. Isso pode ser um recurso valioso para as pessoas em seu nicho e geralmente leva a um maior engajamento.

Como divulgar seu blog no Twitter

A plataforma de mídia social de microblogging, Twitter, existe desde 2007. Em comparação com o Facebook, tem muito menos usuários – cerca de 330 usuários ativos mensais . Apesar de ter menos usuários, no entanto, o Twitter ainda atrai uma grande multidão e oportunidades únicas de marketing de blog. Então, como os blogueiros tiram proveito da audiência integrada no Twitter e comercializam seus blogs?

Muitos dos mesmos conceitos sobre os quais falamos para o Facebook funcionarão para todos os aplicativos de mídia social. Isso inclui temas amplamente aplicáveis, como:

  • Colocando seu conteúdo diretamente na frente do seu público-alvo
  • Limitar postagens promocionais (nem tudo que você postar deve ser um link para seu blog)
  • Evitar conteúdo do tipo spam/clickbait que pode gerar baixas impressões ou até ser banido

O Twitter é uma das minhas plataformas favoritas para comercializar meu próprio conteúdo de blog, fazer networking dentro do meu nicho e acompanhar outros influenciadores no mundo dos blogs. Vamos mergulhar em algumas das maneiras que eu uso o Twitter como parte da minha estratégia de marketing de blog.

Esteja atento às políticas de spam e automação do Twitter

Ao longo dos anos, o Twitter esteve sob escrutínio desde a eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016 por bots ligados à interferência russa . Em um esforço para reduzir as contas falsas e a interferência eleitoral, bem como o spam em geral, o Twitter atualiza continuamente suas políticas de spam . Algumas das principais conclusões de sua política incluem:

  • Sem contas falsas : o Twitter proíbe o uso de contas falsas para spam, abuso ou comportamento perturbador. Eles procuram essas contas em busca de biografias copiadas, estoque ou fotos roubadas e/ou qualquer informação pessoal da Internet ou informações de perfil intencionalmente enganosas.
  • Tenha cuidado com as regras de automação : o Twitter tem algumas regras de automação que eu recomendo verificar por si mesmo, mas algumas coisas importantes a saber: Não automatize tópicos de tendências no Twitter ou tente influenciar ou manipular tópicos de tendências com automação. Não poste várias postagens duplicadas em uma ou várias contas que você opera.
  • Evite inflar artificialmente seu engajamento : É proibido comprar seguidores ou engajamento no Twitter. Também é contra a política deles envolver-se em “inflação recíproca” coordenando trocas de acompanhamento ou engajamento.
  • Uso indevido de recursos de produtos do Twitter : é contra a política do Twitter enviar “respostas, menções ou respostas diretas em massa, agressivas e de alto volume”.

Iniciar Tópicos de Tweets Significativos (Conversas em Tópicos)

Algo que é super subestimado no Twitter agora são conversas encadeadas significativas que dividem uma ideia ou análise complexa ao longo de muitos tweets em um único encadeamento.

As conversas encadeadas de maior sucesso não são superpromocionais – o que significa que as pessoas são capazes de obter valor do encadeamento, sem sentir que precisam comprar algo. Meu amigo e recente convidado do podcast, Ross Simmonds , fez uma série de ótimos tweets sobre a eficácia da Masterclass em marketing, que se tornou bastante viral. Aqui está uma captura de tela do primeiro tweet em seu tópico, que você pode ver na íntegra como um ótimo exemplo de marketing de blog no Twitter aqui :

Embora este tópico continue com vários tweets mais perspicazes de Ross, você pode ver pela resposta que as pessoas realmente gostaram do conteúdo que Ross estava compartilhando aqui.

Uma pessoa respondeu: “Definitivamente usar emoção e honestidade para atrair o público (marketing de conteúdo é definitivamente psicologia 101), o que o torna autêntico. É uma marca que não parece uma marca.” Isso está ficando um pouco meta por um momento – mas esse tipo de perspicácia de marketing de blog é exatamente o que você deseja de sua própria experiência em mídia social.

Você quer que as pessoas se envolvam com seu conteúdo porque você está fornecendo algo autêntico, real e valioso. Esses tipos de conversas encadeadas são uma oportunidade de fornecer exatamente isso.

Usando efetivamente hashtags no Twitter

As hashtags do Twitter  são um movimento em si mesmas. Eles eram os usuários originais de hashtag de mídia social antes que outras plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e Pinterest entrassem a bordo.

Mas o uso de hashtags para marketing é uma arte e leva tempo para ser aperfeiçoada. Vou compartilhar algumas dicas aqui para ajudar seu jogo de hashtag a permanecer forte:

  • Não envie spam às pessoas com hashtags do Twitter : quando as postagens do Twitter têm muitas hashtags, elas se parecem com spam. Na verdade, enquanto os Tweets com hashtags obtêm mais engajamento  do que aqueles que não o fazem, os Tweets com mais de duas hashtags apresentam uma diminuição no engajamento. O Twitter recomenda o uso de no máximo duas hashtags por postagem .
  • Crie hashtags exclusivas para o seu blog : você pode criar uma hashtag para o seu blog para ser facilmente encontrado e seguido no Twitter pelo seu público-alvo.
  • Use hashtags para ocasiões especiais ou campanhas : se você tiver um evento ou sorteio específico no Twitter, poderá criar uma nova hashtag para que as pessoas possam acompanhar esse evento. Também é benéfico usar hashtags de tendências em ocasiões especiais.

A NASA usou a hashtag #LaunchAmerica para o recente lançamento espacial que transportava astronautas. Eles fizeram isso para divulgar o evento e criar uma comunidade de pessoas antecipando o lançamento.

Encontre hashtags usadas com frequência por grandes influenciadores em seu nicho para maximizar o impacto do marketing do seu blog. Se você não sabe quais hashtags lhe darão mais alcance, tente usar hashtags que os influenciadores do setor estão usando regularmente, pois esse tipo de construção de relacionamento também pode se traduzir em mais oportunidades de colaboração.

Crie uma lista do Twitter para comercializar seu blog

Uma Lista do Twitter é um grupo selecionado de contas do Twitter que mostra um fluxo de Tweets apenas dessas contas. Eu não diria que uma lista do Twitter é essencial para o plano de marketing do seu blog, mas há algumas coisas úteis que eles podem fornecer. As listas do Twitter podem ser usadas para comercializar seu blog de algumas maneiras úteis.

  • Crie uma lista de concorrentes e influenciadores em seu nicho: isso ajudará você a ter uma boa ideia de como seus concorrentes estão comercializando seu conteúdo e uma boa indicação do que é tendência em seu nicho.
  • Crie uma lista incluindo líderes de pensamento em seu nicho: essas são as pessoas inovadoras e com visão de futuro. Pode significar sua concorrência, mas também pode significar grupos, empresas, inovadores, influenciadores e muito mais.

Por exemplo, se eu fosse fazer uma lista de blogueiros e contas relevantes que twittam sobre blogs, talvez eu queira incluir a conta WordPress do Twitter, para que eu possa me manter atualizado sobre o que eles estão fazendo na grande comunidade WordPress.

Também posso seguir o Tech Crunch no Twitter para obter atualizações sobre tecnologia relacionada a blogs.

As listas do Twitter oferecem uma maneira fácil de se envolver com as pessoas mais conectadas ao seu nicho, que também podem servir como uma lista prioritária de pessoas ou publicações para construir relacionamentos de longo prazo para maiores campanhas de marketing de blog ao longo do tempo.

Como divulgar seu blog no Pinterest

O Pinterest foi lançado em janeiro de 2010 e ficou tão popular que a revista Time incluiu o Pinterest em uma lista dos 50 melhores sites em 2010 . A partir de 2022, o Pinterest prevê mais de 320 milhões de usuários mensais (não muito atrás do Twitter).

Sugiro escolher as plataformas de mídia social que melhor se adequam ao seu nicho, mas você pode se surpreender ao ver como o Pinterest pode acomodar uma ampla variedade de setores. O Pinterest tem a reputação de ser o lugar onde você encontra uma solução de limpeza com bicarbonato de sódio, escolhe uma receita ou encontra um artesanato para seus filhos. O Pinterest é certamente uma fonte de inspiração para muitas dessas áreas de interesse, mas também pode ser um recurso benéfico para blogs de estilo não doméstico.

Então, o que torna o Pinterest tão útil para os blogueiros? Esta pode não ser a principal razão pela qual você usa o Pinterest para comercializar seu blog, mas vale a pena notar que o Pinterest pesquisou seus usuários e descobriu que 90% dos usuários descreveram o Pinterest como “cheio de positividade ”. A mídia social pode ser um lugar de discussões e discórdias hoje em dia, então muitas pessoas podem usar o Pinterest para escapar dessas disputas.

Uma das razões mais convincentes para usar o Pinterest é a vida útil de uma postagem de mídia social do Pinterest . Para referência, a vida útil média de uma postagem orgânica no Facebook em 2021 foi de 5 a 6 horas. Uma postagem no Instagram pode continuar ganhando engajamento se for comercializada adequadamente, mas muitas perderão o alcance nas primeiras 24 a 48 horas. Os tweets têm uma vida útil de cerca de 15 a 20 minutos.

Um pin, por outro lado, tem uma vida útil de 3 meses e pode continuar recebendo engajamento por até um ano após a fixação. Essa é uma diferença ENORME quando se trata de comercializar seu blog e requer menos trabalho do que outras plataformas de mídia social também. Agora que fiz uma proposta para usar o Pinterest no marketing do seu blog, vamos falar sobre como tirar o máximo proveito dessa plataforma.

Use uma conta comercial do Pinterest em vez de um perfil pessoal

A primeira coisa que você deve fazer quando começar a divulgar seu blog no Pinterest é transformar sua conta pessoal em comercial.

O principal motivo para mudar é que o Pinterest oferece muitas ferramentas para ajudá-lo a aumentar sua presença e acompanhar o que está funcionando e o que não está. As ferramentas analíticas informam coisas como impressões totais e engajamento, bem como o desempenho de pinos individuais. É uma etapa muito fácil, mas abre um mundo de informações para você que torna seus esforços de marketing de blog muito mais simples.

Use palavras-chave do Pinterest que aparecem nas sugestões de pesquisa

Como o Google, o Pinterest usa palavras-chave para ajudar as pessoas a se conectarem com o conteúdo que estão procurando. O método do algoritmo do Pinterest não é idêntico ao do Google, mas existe uma maneira de descobrir quais palavras-chave são mais procuradas no Pinterest.

Quando você faz uma pesquisa comum no Pinterest, ele automaticamente mostra outras palavras e frases relacionadas à sua pesquisa. Essas são visualizações das coisas mais pesquisadas no Pinterest e uma maneira de ajudá-lo a encontrar palavras-chave para incluir no título e na descrição dos pinos. Usarei a expressão “homestead” para mostrar como esse processo funciona:

O menu suspenso oferece uma seleção de pesquisas populares, incluindo essa palavra-chave.

Você pode usar essas opções se elas estiverem relacionadas à postagem de blog específica que você está comercializando. Escolhi pesquisar a palavra homestead para mostrar a você outra maneira pela qual o Pinterest revela palavras-chave populares aqui, logo abaixo da barra de pesquisa:

Aqui está o resultado da pesquisa para a palavra-chave “homestead”. Você vê todos os pequenos ícones na parte superior mostrando palavras e frases de pesquisa de palavras-chave? Essa é uma boa maneira de ver o que as pessoas estão procurando e como o Pinterest as orienta. Se você escolher um dos ícones, poderá restringir ainda mais a pesquisa.

Eu selecionei “urbano” para mostrar que tipo de coisas as pessoas estão procurando na propriedade urbana:

Esta pesquisa agora está focada em idéias de jardinagem para pequenos espaços e coisas relacionadas à apropriação urbana. Optei por dar alguns passos adiante e isso me levou ao tópico da jardinagem no quintal – que é uma ótima ideia para uma postagem de blog neste nicho e pode funcionar para aspirantes a proprietários rurais e urbanos.

Essas pesquisas de palavras-chave podem fornecer ideias sobre quais palavras-chave incluir em seu conteúdo, bem como tópicos sobre os quais escrever em seu blog e até mesmo iluminar parceiros em potencial para envolver em seus esforços de marketing de blog.

Escolha cuidadosamente seus gráficos para o Pinterest

Uma maneira de melhorar sua presença no Pinterest é usar os tipos certos de gráficos para comercializar o conteúdo do seu blog.

O Pinterest é bom em fornecer recursos para que as pessoas usem sua plataforma de maneira eficaz para marketing e engajamento com seu público. Eles escreveram um artigo especificamente descrevendo dicas rápidas para selecionar suas imagens para o Pinterest . As principais conclusões do artigo são:

  • Use imagens verticais com uma proporção de 2:3 : essa proporção significa que sua largura deve ser ⅔ da altura.
  • Escolha imagens que se destaquem : o Pinterest aconselha: “Certifique-se de usar imagens visualmente atraentes e que se destaquem nos feeds das pessoas. Suas imagens de Pin devem destacar claramente sua marca ou serviço e dar às pessoas contexto sobre o que você oferece. Fique longe de imagens abstratas ou fotografias que não ajudam a contar uma história sobre sua marca específica.”

Este é um ótimo exemplo de um pin que usa o aspecto de proporção correto e imagens que destacam a postagem da blogueira de culinária Heather Rosvold de Leavenly :

Para criar suas imagens do Pinterest, você pode usar um programa de edição de fotos como o Adobe Photoshop e focar em usar dimensões de imagem muito mais altas do que largas, como:

  • 600px por 900px
  • 1000 por 1500 px
  • 1200 por 1800 px

Se você quiser simplificar ainda mais, pode usar um programa gratuito de criação de imagens como o Canva , que possui dimensões predefinidas para postagens de mídia social no Pinterest, Instagram e Facebook:

Agora, vamos falar sobre a frequência com que você deve fixar imagens, a fim de se manter relevante e gerar uma quantidade significativa de engajamento de seus esforços de marketing de blog nesta plataforma.

Fixe frequentemente (e fixe várias imagens de marketing em suas postagens de blog)

Como qualquer plataforma de mídia social, quanto mais você se envolver com ela, mais engajamento receberá. Isso inclui fixar conteúdo de outras pessoas, não apenas do seu próprio conteúdo.

Uma das melhores coisas que você pode fazer é iniciar vários painéis nos quais seu público-alvo provavelmente se interessará. Quando você intitular seus painéis, tente escolher palavras-chave que seu público-alvo possa pesquisar. Aqui estão alguns dos painéis que tenho atualmente no meu próprio Pinterest:

Meus painéis do Pinterest incluem tópicos principais como:

  • Ganhar dinheiro com blog
  • Um quadro dedicado ao meu próprio conteúdo
  • agitação lateral
  • Assessoria de mídia social
  • Truques e dicas de negócios

Todas essas são áreas de interesse para meu público-alvo, bem como assuntos nos quais estou pessoalmente interessado. Postar em fóruns fora do meu próprio conteúdo dá às pessoas um motivo para me seguir e também ajuda a impulsionar meu outro conteúdo.

Agora, quando se trata de postar meu próprio conteúdo, também é importante postar com frequência – e postar imagens diferentes promovendo os mesmos artigos várias vezes. Eu recomendo criar pelo menos 3 a 5 pins (variações de imagem com diferentes títulos, cores, imagens de fundo) para cada postagem de blog que você publicar, a fim de aproveitar ao máximo seus esforços de marketing de blog no Pinterest. Você pode publicar esses pinos de uma só vez ou ao longo de dias ou semanas – o que for melhor para você.

Aqui está o que parece com a minha postagem no blog Como iniciar um blog e ganhar dinheiro :

Alguns anos atrás, fiz uma entrevista em podcast com Grace e Silas Moser, do Chasing Foxes  , e eles compartilharam alguns de seus melhores conselhos sobre como obter tráfego no Pinterest. Eles lançaram o blog em 2016 e, em poucos meses, levaram 1 milhão de pessoas ao blog apenas pelo Pinterest.

Na entrevista, eles mencionaram que uma grande maneira de direcionar o tráfego é escrever muito conteúdo e promover esse conteúdo várias vezes. Portanto, cada parte do conteúdo seria compartilhada várias vezes no Pinterest (em vários painéis) e também haveria várias iterações de cada postagem no blog.

Grace mencionou que, em vez de apenas testes A/B, ela pode fazer testes A/B/C/D/E e talvez até testes F, para ver quais pinos decolam mais. Cada pin pode ter uma imagem, título ou texto descritivo diferente na tentativa de esperar que um deles se torne viral, o que geralmente é uma possibilidade à medida que você publica mais pins e cria mais oportunidades para esse resultado.

Como divulgar seu blog no LinkedIn

O LinkedIn costuma ser considerado uma forma de fazer networking para empresas ou conseguir um emprego, mas também pode ser um local para promover seu blog. O LinkedIn foi lançado oficialmente em 2003 e hoje tem mais de 706 milhões de usuários . Então, quais são os benefícios significativos de usar o LinkedIn em seu plano de marketing de blog?

Aproveitando o LinkedIn para se conectar com outras pessoas em seu nicho

Um benefício óbvio do LinkedIn é sua capacidade de interagir com pessoas do seu setor. Você pode se conectar com pessoas para potenciais oportunidades de guest blogging, aprender sobre sua concorrência e aprender sobre os sucessos de empresas relacionadas ao seu setor. Algumas das melhores maneiras de se conectar com as pessoas no LinkedIn são:

  • Complete seu perfil com o máximo de informações relevantes possível
  • Participe de grupos do LinkedIn relevantes para você ou seu nicho
  • Conecte-se com outros usuários no LinkedIn relacionados ao seu nicho
  • Envolva-se com outras contas

Usando o LinkedIn para construir a credibilidade do seu blog

O LinkedIn é um excelente recurso para construir sua autoridade e conquistar seu lugar em seu nicho. O LinkedIn permite que você envie currículos para empresas, mas sua conta também pode servir como um currículo para o público sobre você e seu blog.

Este é o meu perfil no LinkedIn . Incluí um link para o meu blog, bem como minhas credenciais. As credenciais que incluí dão às pessoas um motivo para confiar no conteúdo que estou compartilhando em minha conta e em meu blog.

Na seção de experiência, incluo ainda mais motivos para as pessoas confiarem em minha autoridade em meu setor.

Pode parecer um pouco como se gabar quando você cria seu perfil no LinkedIn, mas há algumas dicas que compartilharei para tornar seu perfil mais autêntico.

  • Compartilhe coisas verdadeiras : não há razão para aumentar suas realizações ao compartilhar no LinkedIn. Seja confiante, mas não exagere o que você fez, ou isso irá corroer a fé das pessoas em você.
  • Trabalhe duro para ser realizado : Uma das coisas que compartilho em meu blog e LinkedIn é minha experiência escrevendo para editoras como Forbes e Entrepreneur. Escrever para empresas de alto perfil exige muito trabalho e dedicação. Se você quer se destacar em seu setor, trabalhe duro para chegar lá. Suas realizações serão conquistadas com muito esforço, mas também serão representações precisas e honestas do valor que você agrega ao seu nicho.
  • Lembre-se, é a primeira apresentação de alguém a você : você provavelmente não se aproxima de estranhos e conta a eles tudo sobre suas realizações na vida. No entanto, se você fosse uma empresa tentando vender algo, trabalharia muito para mostrar o que há de excelente em seu produto ou serviço. É a mesma coisa com o seu blog. As pessoas estão descobrindo sobre você e seu blog, possivelmente pela primeira vez. É seu trabalho mostrar a eles por que  seu blog vale o tempo deles.

Compartilhe conteúdo útil em seu feed do LinkedIn

Além das informações do meu perfil, também escrevi alguns artigos que compartilhei no meu perfil do LinkedIn. Em 2017, republicei um artigo intitulado 3 Cold Email Templates for Landing Six-Figure Freelance Clients :

Ao adicionar esses artigos ao LinkedIn, tenho a oportunidade de criar um link para meu blog e mostrar às pessoas que visitam meu perfil o tipo de conteúdo valioso que tenho para compartilhar — é uma situação em que todos saem ganhando do ponto de vista do marketing de blog.

Como divulgar seu blog no YouTube

O YouTube já existe há algum tempo. Foi lançado pela primeira vez em 2005 e desde então se tornou uma grande força na Internet. Algumas pessoas não consideram o YouTube uma plataforma de mídia social, mas como é um site de rede que permite compartilhamento e comentários, eu o incluo nesta lista.

O que torna o YouTube uma ferramenta de marketing útil para blogueiros? Uma das coisas mais atraentes sobre o YouTube é seu enorme público interno. Ao lado do Facebook, o YouTube tem o maior número de usuários ativos, chegando a 2 bilhões de usuários ativos todos os meses . Além disso, as pessoas respondem muito bem ao conteúdo baseado em vídeo. Os vídeos são conhecidos por aumentar as taxas de conversão  e levar a um maior engajamento e interesse.

Claro, blogging e vlogging são duas coisas diferentes. Nem todo mundo que é uma estrela do YouTube terá um blog de sucesso e nem todo mundo que bloga deseja iniciar um canal no YouTube. Dito isto, você pode optar por fazer os dois, e cada um beneficia o outro. Vamos dar uma olhada em como usar o YouTube para marketing de blog.

Transforme o conteúdo do seu blog em vídeos acionáveis ​​do YouTube

Uma das coisas que você pode fazer pelo seu blog é pegar o conteúdo que você já criou em texto e imagens e transformá-lo em um vídeo. Isso é algo que tenho feito lentamente ao longo do ano passado .

É certo que criar vídeos não é um processo super rápido (para mim) e, quando você já está trabalhando duro para escrever um ótimo conteúdo, a ideia de adicionar um elemento de vídeo a ele depois de escrever 15.000 palavras pode parecer esmagadora para dizer o mínimo. Mas, para alguns blogueiros, criar conteúdo em vídeo é mais estimulante do que sentar para escrever o dia inteiro.

É por isso que acredito que usar o mesmo conteúdo que você está compartilhando no estilo de blog, em seu canal do YouTube, é fundamental aqui. A parte mais atraente de compartilhar conteúdo dessa maneira é que você pode fazer links diretos para o YouTube para postagens de blog correlatas específicas e pode incorporar um vídeo do YouTube diretamente na postagem do blog. Na verdade, o Google costuma recompensar postagens de blog que incorporam conteúdo de vídeo do YouTube, tornando essa uma estratégia de marketing de blog com vários tipos de recompensas.

Nas postagens de blog em que incluo vídeos, costumo ver uma mudança perceptível em minhas classificações no Google. Frequentemente, quando tenho um artigo que já está subindo na página nº 1 para uma palavra-chave competitiva, quase sempre me dá outro impulso depois de incorporar um vídeo que fiz sobre o mesmo tópico (especialmente se as pessoas estiverem assistindo ao vídeo em minha postagem no blog).

O vídeo do YouTube se correlaciona diretamente com o conteúdo da minha postagem no blog Como escolher um nicho de blog .

Claro, eu também coloco meu blog no final do meu vídeo para que os espectadores saibam que podem obter informações ainda mais úteis diretamente no meu blog.

Não se esqueça, você também pode usar seu canal do YouTube como outra forma de ganhar dinheiro com seu blog . Os mesmos afiliados que você apoia em seu blog geralmente podem ser traduzidos para seu canal do YouTube, o que pode aumentar a receita, bem como recompensas adicionais de marketing de blog.

Por fim, adicionar conteúdo de vídeo à sua postagem no blog pode criar uma melhor experiência do usuário e trazer mais tráfego futuro de volta ao seu blog.

Atrair espectadores para o seu canal do YouTube

É claro que, se você não está obtendo visualizações em seu canal do YouTube, provavelmente não direcionará nenhum tráfego para seu blog.

Vejamos algumas dicas para ajudar a aumentar sua presença no YouTube e, por fim, enviar os leitores interessados ​​de volta ao seu blog.

  • Use a palavra-chave do Google para criar seu perfil, descrições e títulos de vídeos : muitas pessoas descobrem vídeos pesquisando diretamente no mecanismo de pesquisa do Google (não apenas pesquisando no YouTube). É por isso que você deve gastar algum tempo procurando as palavras-chave certas que ajudarão seu vídeo a ter uma classificação mais alta em uma pesquisa do Google.
  • Faça pesquisas de palavras-chave no YouTube : a descoberta no YouTube é outra maneira de ganhar seguidores e visualizações no YouTube. Para encontrar algumas ideias de palavras-chave, coloque uma palavra-chave em seu nicho e veja o que aparece. Eu digitei “blogging” para ver o que apareceria em meu nicho. Essas palavras de preenchimento automático são coisas que as pessoas estão procurando e são um bom exemplo de palavras que você pode incluir em seus títulos e descrições.
  • Aproveite ao máximo suas tags do YouTube : as tags são palavras-chave descritivas  que o YouTube permite que você adicione para facilitar a localização de seus vídeos. Você pode usar as palavras-chave que você já pesquisou para colocar nesta seção. Você também pode usar sua própria marca de marca para classificá-la sob o nome de seu canal/blog.
  • Use miniaturas personalizadas para seus vídeos : as miniaturas personalizadas aumentam a probabilidade de alguém clicar em seu vídeo. Para obter os melhores resultados, o YouTube recomenda os seguintes parâmetros para imagens em miniatura:
    • Resolução de 1280 x 720 (com uma largura mínima de 640 pixels
    • Formatos de imagem JPG, GIF, BMP ou PNG
    • Abaixo do limite de 2 MB
    • Proporção de 16:9

Com essas práticas recomendadas de marketing de blog do YouTube em mente, você poderá começar com o crescimento de um público fiel nessa plataforma surpreendentemente subestimada.

Como divulgar seu blog no Instagram

Agora, vamos falar sobre como usar o Instagram em seus esforços de marketing de blog – porque seu potencial para atrair um público fiel cresceu significativamente nos últimos anos. Mesmo que você tenha um negócio de coaching , você deve usar o Instagram, pois é uma poderosa ferramenta de marketing que pode te ajudar a atrair mais pessoas para o seu negócio.

O Instagram atingiu o cenário da mídia social pela primeira vez em 2010 e, depois de se tornar imensamente popular, foi adquirido pelo Facebook em 2012 . Embora o texto possa ser uma parte importante da experiência do Instagram, as imagens são o núcleo do que torna esta plataforma especial.

O Instagram tem uma grande base de usuários com cerca de 1 bilhão de usuários ativos mensais , tornando-o uma das plataformas de mídia social mais populares do planeta. Infelizmente, apesar do grande público, muitos blogueiros relatam que o Instagram não é uma de suas maiores fontes de tráfego. Plataformas de mídia social como Facebook e Instagram também querem ganhar dinheiro – e é por isso que é difícil obter alcance orgânico gratuito por meio dessas plataformas.

Eu sempre recomendo focar em apenas uma ou duas plataformas de mídia social, e para o meu blog, o Instagram não é o lugar onde eu coloco mais foco. O Twitter e o YouTube são mais adequados para mim, mas isso não significa que o Instagram não tenha seus benefícios.

Algumas pessoas podem transformar o Instagram em um microblog e monetizá-lo com sucesso dessa maneira. Outros desenvolvem um público amplo e direcionam um tráfego significativo de volta ao blog principal. Mesmo para pessoas que não têm muito tempo para gastar no Instagram, um dos maiores benefícios é a facilidade de fazer networking em seu nicho. Sem muito esforço, você pode encontrar rapidamente outros usuários que compartilham interesses semelhantes e encontrar pessoas em seu público-alvo.

Embora você possa experimentar publicidade paga no Instagram, compartilharei aqui algumas dicas para aumentar seu público e usar o Instagram para comercializar seu blog sem nenhum gasto adicional.

Escolha suas imagens com muito cuidado

O Instagram é uma plataforma visual em primeiro lugar, e é por isso que você precisa escolher suas imagens com cuidado. Os usuários que navegam pelo Instagram passam rapidamente por imagens de baixa qualidade, excessivamente amadoras ou pouco atraentes.

Algumas regras básicas para postar imagens atraentes:

  • Use uma câmera de qualidade : muitos smartphones hoje podem tirar fotos fenomenais e, como o aplicativo do Instagram provavelmente já está em seu telefone, ele torna o processo bastante simples. Dito isso, se seu telefone estiver desatualizado, convém investir em uma câmera que tira fotos de maior qualidade. A diferença entre a imagem de um telefone obsoleto e uma de uma câmera de primeira qualidade é muito perceptível.
  • Use um software de edição de fotos : não confie apenas nos filtros do Instagram e em seu software de edição para tornar suas imagens notáveis. Tente usar um software de edição como Adobe Lightroom, VSCO ou Snapseed para tornar suas imagens muito mais impressionantes.
  • Torne suas imagens coesas : alguns usuários do Instagram têm um estilo tão focado que você sabe  que é a imagem deles assim que ela aparece no seu feed. Eles conseguem essa continuidade tirando fotos com cores, filtros e edição semelhantes.

Para você ter uma ideia melhor do que estou falando, aqui está uma captura de tela da conta do Instagram, cardtonfolk Esta conta do Instagram é administrada por uma mãe de crianças pequenas que faz tudo o que você pode imaginar com papelão. Ela tem 48 mil seguidores no Instagram, o que não é pouca coisa.

Rolando um pouco para baixo e dando uma olhada no feed de conteúdo dela, o que mais chama a atenção nas imagens, carrosséis e vídeos que estão visíveis em seu perfil?

Em primeiro lugar, quase todos os posts são relacionados a crianças e/ou papelão. Há continuidade no assunto, mas é mais do que isso. Todas as suas fotos são brilhantes, claras e a maioria delas tem fundo branco e espaço negativo. Quando você olha para o feed dela, todas as suas imagens parecem fazer parte de uma coleção. Esse é o tipo de marca no Instagram que atrai as pessoas.

Sua biografia do Instagram é importante para o marketing de blog

Não é fácil compartilhar links no Instagram como no Twitter, Facebook ou Pinterest. O principal motivo é que usuários com 10.000 seguidores ou menos não podem compartilhar links em histórias ou postagens. Sem 10.000 seguidores, você pode compartilhar links apenas na sua biografia e na descrição dos vídeos do IGTV . É por isso que sugiro aproveitar ao máximo sua biografia do Instagram. Você tem apenas 150 caracteres, então faça valer a pena.

Sua biografia deve incluir uma descrição de quem você é/o que o torna único e uma chamada à ação direcionando as pessoas para o seu blog.

Como o Instagram permite apenas um link em uma biografia do Instagram, muitos blogueiros usam uma árvore de links  em vez de um link para sua página inicial. O uso desta ferramenta gratuita permitirá incluir vários links para destinos diferentes. Portanto, se você tiver uma postagem nova para a qual deseja chamar a atenção, poderá adicioná-la a uma árvore de links. Você também pode incluir outras páginas de mídia social, um canal do YouTube ou uma loja de comércio eletrônico (como Etsy).

Use o Instagram para se relacionar com outros blogueiros em seu nicho

Networking é uma das coisas mais úteis que o Instagram tem a oferecer. Com alguns cliques nas hashtags ou na pesquisa e exploração do Instagram , você pode encontrar facilmente pessoas em seu setor.

Vamos fazer um pequeno resumo de como isso é fácil de fazer. Os blogs de churrasco são populares, então vamos dizer que acabei de abrir um Instagram sobre churrasco e quero encontrar outras pessoas que também gostem de grelhar.

Vou até a seção de pesquisa do Instagram, digito “grelhar” e obtenho uma página de resultados como esta:

A partir daqui, posso selecionar qualquer imagem que pareça boa para mim. Escolhi um que parece interessante e me levou a esta conta, SteakVideos :

Eles têm 1,4 milhão de seguidores, ótimas fotos e parecem saber uma ou duas coisas sobre como grelhar bifes. Esta seria uma boa conta para começar a seguir no Instagram se eu também estiver criando conteúdo sobre churrasco. Também posso verificar as pessoas que seguem esta conta para ver se outras pessoas têm conteúdo de qualidade sobre grelhar para começar a fazer networking. No mínimo, eu sei que eles estão seguindo a página dele, então eles também podem estar dentro do público-alvo do meu blog .

Agora vamos dizer que acabei de compartilhar minha primeira postagem no Instagram sobre algo que fiz um churrasco. Uma pequena dica é seguir as hashtags que usei no meu post para encontrar outras pessoas postando sobre a mesma coisa. Depois de fazer isso, você pode escolher postagens principais  ou postagens recentes .

Gosto de verificar as postagens recentes porque posso encontrar usuários que ainda não têm milhares de seguidores. Encontrar contas do Instagram que ainda não são muito populares pode me dar uma vantagem para aumentar meu grupo de seguidores. Em outras palavras, se eu curtir ou comentar em suas postagens, contas menores do Instagram têm mais chances de retornar o engajamento do que alguém que tem muitos seguidores para acompanhar. Vale a pena seguir usuários com apenas algumas centenas de seguidores, bem como aqueles com milhares.

Quanto mais pessoas você interagir, maior a probabilidade de elas gostarem, comentarem ou seguirem seu Instagram.

Colabore com outras pessoas no Instagram

Depois de começar a aumentar sua lista de seguidores e seguidores no Instagram, você pode começar a procurar outras pessoas em seu nicho para colaborar. As colaborações são uma excelente maneira de aumentar seu público e ajudar outras pessoas a aumentar o delas também.

Algumas ideias para colaborações no Instagram incluem:

  • brindes conjuntos
  • Participe de grupos de engajamento do Instagram
  • Iniciar ou participar de uma postagem de desafio
  • Iniciar um loop dar de presente
  • Compartilhe as postagens ou histórias uns dos outros
  • Faça um guest post para outros blogueiros que usam o Instagram e o promova

Comece com essas melhores práticas e estratégias fundamentais para o marketing do seu blog no Instagram e você estará no caminho certo para construir relacionamentos com outros blogueiros que podem ajudar a aumentar seu retorno nesta plataforma.

Como divulgar seu blog no Medium

O Medium é um dos principais sites de blogs gratuitos ainda existentes e foi lançado em 2012. Agora, o Medium tem algo entre 85 milhões e 100 milhões de usuários ativos mensais .

Você deve ter notado que o conteúdo Médio às vezes fica próximo ao topo dos resultados de pesquisa competitivos. Medium também tem uma classificação de domínio incrivelmente alta e quase 610 milhões de backlinks (que você pode explorar no verificador de backlink do Ahrefs ).

Pode parecer contra-intuitivo usar uma plataforma de blog separada para postar seu conteúdo – a preocupação pode ser que você direcione mais tráfego para o Medium, mas isso não ajudará a aumentar seu blog . Na verdade, essa é uma preocupação razoável, mas lembre-se de que o Medium também pode ser uma excelente maneira de se conectar com um público mais amplo e dar a eles uma amostra do ótimo conteúdo que você compartilha regularmente em seu blog principal. Gosto de pensar no Medium mais como uma ferramenta de marketing de blog do que como uma plataforma concorrente.

Então, como você aproveita o vasto alcance do Medium para comercializar seu blog? Aqui estão algumas maneiras que considero as mais impactantes.

Publique novamente o conteúdo do seu blog no Medium

A republicação do trabalho no Medium é uma forma de comercializar seu blog sem ter que criar conteúdo extra. Uma coisa a ter em mente é que, se você simplesmente copiar e colar o mesmo conteúdo no Medium que tem em seu blog, correrá o risco de prejudicar sua posição de SEO no Google. Isso é o que o Google tem a dizer sobre conteúdo duplicado , “em alguns casos, o conteúdo é deliberadamente duplicado entre domínios na tentativa de manipular as classificações do mecanismo de pesquisa ou obter mais tráfego. Práticas enganosas como essa podem resultar em uma experiência de usuário ruim quando um visitante vê substancialmente o mesmo conteúdo repetido em um conjunto de resultados de pesquisa.”

O Google se esforça muito para indexar e exibir páginas com informações distintas e originais no topo de seus resultados de pesquisa.

Para evitar esse erro, o Medium sugere que você “importe” o conteúdo do seu blog para a plataforma deles. O Medium explica , “Se você tem uma história publicada em outro lugar e gostaria de importá-la para o Medium, você pode usar esta útil ferramenta de importação. O uso da ferramenta de importação retrocederá automaticamente a postagem para a data original, além de adicionar um link canônico para garantir que seu SEO não seja penalizado.”

Você pode importar seu conteúdo diretamente na plataforma Medium. Observe que isso só pode funcionar em uma área de trabalho. O Medium também explica que você só pode republicar o conteúdo para o qual possui os direitos. Quando você importa uma postagem, o Medium coloca automaticamente um link na parte inferior para a publicação original.

Quando se trata de republicar conteúdo, eu escolheria o material que está em seu blog há algum tempo. Você deseja dar aos rastreadores do mecanismo de pesquisa a chance de classificar seu blog e isso lhe dá tempo para saber o desempenho dele antes de adicioná-lo ao Medium.

Postar conteúdo original no meio

Você também pode optar por postar conteúdo original no Medium. Eu não gastaria tanto tempo ou esforço escrevendo para o Medium quanto gastaria para o seu blog, mas pode ser uma introdução a um público mais amplo que você pode não estar alcançando no momento.

Escreva um trabalho de qualidade ao postar no Medium, mas não se preocupe em escrever artigos longos que consomem muito tempo ou recursos.

Dicas gerais sobre como usar o Medium para comercializar seu blog

O Medium, como a maioria das plataformas de mídia social, funciona melhor quando você publica com frequência. Você pode acabar escrevendo (ou republicando) um artigo que se torna viral, mas suas chances de sucesso aumentam quando você tem mais conteúdo para compartilhar.

Quando se trata de criar suas postagens de blog, o Medium facilita bastante. Sua plataforma é minimalista por design. Eles usam muito espaço em branco e fontes simples para cada postagem. Isso significa que você pode se concentrar em imagens e escrita e não precisa se preocupar com muitos outros aspectos do design.

Para tornar suas postagens atraentes para os leitores, use uma imagem de alta qualidade na parte superior de sua postagem e um título que chame a atenção deles, mas que indique claramente do que se trata o artigo.

Por fim, aumentar seus seguidores no Medium ajudará a atrair mais atenção para o seu conteúdo. Uma maneira de fazer isso é seguir as pessoas que se envolvem com seu conteúdo. Você também deve seguir outras pessoas em seu nicho ou pessoas que se encaixam em seu público-alvo. Envolva-se com o conteúdo deles e há uma boa chance de que eles também se envolvam com o seu.

Como divulgar seu blog no Snapchat

O Snapchat existe desde 2011 e rapidamente cresceu em popularidade entre os usuários mais jovens. O Snapchat tem aproximadamente 238 milhões de usuários ativos diariamente, de acordo com Statista . Cinquenta e três por cento dos usuários têm entre 15 e 25 anos, enquanto as idades de 56 anos ou mais representam apenas 4% dos usuários.

O Snapchat viu uma queda nos usuários e algumas pessoas previram que poderia estar perdendo para outras plataformas como o Instagram. No entanto, após uma queda na atividade e no crescimento, o Snapchat parece estar desfrutando de um aumento constante de usuários e receita novamente nos últimos meses.

É importante observar que o Snapchat não é a plataforma mais acessível para seus esforços de marketing de blog (em comparação com outras de que falamos). Ao contrário de outras plataformas em que seu conteúdo é compartilhado e pode ser visualizado indefinidamente, snaps e stories têm um tempo de visualização limitado. Isso significa trabalho extra para continuar criando conteúdo novo e relevante para sua comunidade.

Por outro lado, o Snapchat tem menos concorrência do que algumas outras plataformas e oferece maneiras realmente únicas de interagir com seu público, especialmente se você estiver particularmente interessado (ou qualificado) em conteúdo de vídeo. Aqui estão algumas maneiras de usar o Snapchat como uma estratégia de marketing de blog para aumentar seu número de leitores.

Torne seu Snapchat público

Uma primeira etapa ao usar o Snapchat para comercializar seu blog é garantir que sua conta seja pública. Isso torna mais fácil para as pessoas descobrirem você e visualizarem suas histórias, o que é bastante crucial do ponto de vista do marketing de blog. Se sua conta for privada, será mais difícil para as pessoas encontrá-lo organicamente.

Compreendendo Snaps e diferentes tipos de histórias do Snapchat

Existem diferentes maneiras de compartilhar conteúdo no Snapchat. Uma maneira é enviar um snap para pessoas individuais ou grupos de pessoas. Esta é a primeira função que o Snapchat lançou quando foi lançado. Os snaps desaparecem assim que são visualizados ou normalmente desaparecem em 24 horas se não forem visualizados.

A outra forma de compartilhar vídeos e vídeos é através das histórias do Snapchat. Uma história é um vídeo ou imagem que o Snapchat está constantemente atualizando, mas no momento em que escrevo este artigo, existem várias maneiras de compartilhar uma história do Snapchat.

  • Histórias privadas : histórias privadas podem ser compartilhadas com um grupo seleto de pessoas. Isso pode ser útil se você tiver um grupo de pessoas em seu Snapchat que já sabe que está interessado em seu blog e tiver algo especificamente voltado para esse grupo engajado que deseja compartilhar.
  • Minha história : essas são todas as suas histórias normais – vídeos e fotos – que permanecem na sua história por 24 horas.
  • Histórias geográficas : histórias que são compartilhadas por localização. As pessoas próximas a você podem optar por ver as histórias próximas a elas e, se sua conta estiver definida como pública, elas poderão ver a sua.
  • Nossas histórias : Nossas histórias são um pouco diferentes de uma história que você compartilha em sua conta normal do Snapchat. Quando você compartilha em “Nossa história”, você está compartilhando com um público mais amplo e pode aparecer em histórias, Snap Map e até mesmo em aplicativos de terceiros.

O Snapchat descreve assim: “Nossas histórias são coleções de Snaps enviados de diferentes Snapchatters em toda a comunidade, coletados e categorizados. Nossas histórias capturam um lugar, evento ou tópico de diferentes pontos de vista.”

Outra grande diferença entre Nossa história e outras histórias é o tempo de vida da própria história. Em vez de ficar visível por apenas 24 horas, pode durar “muito mais”, de acordo com o Snapchat – o que torna isso um grande atrativo para seus esforços de marketing de blog, se você conseguir decifrar o código para obter destaque no Snapchat.

Comercialize suas postagens de blog em suas histórias

Quando você entender bem como usar o Stories, poderá começar a usá-lo para promover as postagens do seu blog.

Você pode começar com os teasers dos bastidores falando sobre as próximas postagens do blog. Você pode dar uma espiada ou postar vídeos falando sobre novos conteúdos que seus leitores podem esperar.

Quando você publica uma postagem no blog, pode criar uma história para enviar as pessoas a ela. Ao contrário do Instagram, o Snapchat permite que você poste links em suas histórias, facilitando o direcionamento do tráfego quando as postagens do seu blog forem publicadas.

Faça conteúdo original do Snapchat

Parte do crescimento de seguidores no Snapchat e no marketing do seu blog é criar um ambiente que as pessoas gostem. O Snapchat foi feito para ser bobo e divertido, então seu conteúdo do Snap deve se encaixar nessa atmosfera.

As coisas que você compartilha no Snapchat funcionarão melhor se forem autênticas e mostrarem ao seu público um lado diferente de você do que em uma plataforma mais sofisticada (como Instagram ou LinkedIn).

Você pode querer mostrar erros de gravação no seu Snapchat ou dar uma janela para o que “realmente” parece ser um blogueiro em seu espaço. Muitos blogueiros aprendem como configurar uma sessão de fotos com curadoria, mas o Snapchat pode ser o lugar onde você vira a câmera e mostra que sua casa está uma bagunça ao fundo ou que você acabou de sair da cama e começou a trabalhar naquele dia.

Brinque com os filtros disponíveis no aplicativo também. Acompanhe as tendências do Snapchat. Pense no Snapchat como o aplicativo de mídia social onde você pode se divertir com seu público como uma plataforma de marketing de blog.

Como divulgar seu blog no TikTok

Você não pode falar sobre plataformas de mídia social sem mencionar aquela que explodiu desde 2016, quando foi lançada: TikTok.

Estima-se que o TikTok tenha mais de 800 milhões de usuários ativos – a maioria na faixa etária da geração Z e da geração do milênio (principalmente entre 15 e 30 anos). O TikTok também é o aplicativo mais  baixado na loja de aplicativos da Apple . Se o seu público-alvo for mais velho, você pode não querer gastar muito tempo promovendo nesta plataforma, mas por mais popular e de rápida expansão que seja, pode valer a pena tentar pegar um pouco do impulso do TikTok.

Construa sua marca no TikTok

Em vez de pensar no TikTok como um local para promover especificamente novas postagens de blog, é melhor pensar nele como uma plataforma para aumentar sua marca. Da mesma forma que o Snapchat é usado para entreter, o mesmo pode ser dito para o TikTok, e a oportunidade real é usá-lo como uma plataforma para esforços de marketing de blog de alto nível que podem não envolver a promoção de cada artigo individual que você publica.

No TikTok, você notará que as celebridades criam vídeos curtos que são engraçados, bobos e relevantes para os eventos culturais que estão acontecendo no momento. Eles não estão criando muitos vídeos promovendo diretamente seus novos filmes ou programas de TV, mas geralmente mostram um lado diferente para o público. Essa é mais uma estratégia de longo prazo e você deve aplicar os mesmos princípios ao considerar o TikTok em seu próprio mix de marketing de blog.

Aqui está uma captura de tela da conta TikTok de Will Smith:

Observe que não há nenhuma menção real aos próximos filmes. Se houver alguma promoção, é sutil e não o foco principal. O que realmente está sendo promovido aqui é a marca de Will Smith. Você pode fazer o mesmo para comercializar a marca do seu blog como uma entidade de alto nível do que apenas uma postagem de blog individual.

Como aumentar seu público do TikTok

Aumentar seu público TikTok significa atrair mais pessoas interessadas em sua marca. Mas como você faz as pessoas notarem seu TikTok? Aqui estão algumas maneiras de começar:

  • Participe ou inicie um desafio do TikTok : quase sempre há algum tipo de desafio do TikTok circulando no aplicativo. Muitos dos desafios são iniciados por usuários comuns do TikTok. Pode ser um desafio fazer uma pergunta ao seu parceiro e ver como ele reage, ou pode ser um desafio dançar uma música que está em alta no TikTok. Empresas e marcas também iniciarão seus próprios desafios TikTok. A Colgate fez uma campanha #makemomsmile no dia das mães para promover sua pasta de dente. A Chipotle iniciou várias campanhas no TikTok, incluindo o #guacdance e o desafio #chipotlelidflip. Essas campanhas podem ajudar a alcançar novos públicos e atrair pessoas interessadas em sua marca.
  • Conecte-se com outros influenciadores do TikTok : é comum que os usuários do TikTok façam colaborações com outras pessoas no TikTok. Às vezes, isso é feito por meio de duetos do TikTok – vídeos que aparecem lado a lado e podem parecer que estão interagindo entre si. Outras vezes, significa que os usuários do TikTok se encontram pessoalmente para fazer vídeos conjuntos. Para aumentar seu público rapidamente, é uma boa ideia fazer networking com pessoas que já são muito populares no TikTok. Esses influenciadores lhe darão uma vantagem e ajudarão a dar mais alcance à sua conta.
  • Passe algum tempo no aplicativo TikTok : a melhor maneira de aprender o TikTok é passar o tempo assistindo a vídeos no aplicativo. Essa é a maneira mais fácil de ver o que é tendência e a que as pessoas respondem. Entrar na onda de qualquer tendência em um determinado dia é realmente encorajado no TikTok, mas lembre-se de adicionar sua opinião sobre qualquer que seja a nova tendência.

Lembre-se de que o TikTok ainda está mudando constantemente, pois é uma das mais novas plataformas de mídia social disponíveis para experimentar em seus esforços de marketing de blog. Por exemplo, durante o verão de 2020, o governo dos EUA questionou o fato de a empresa controladora do TikTok estar sediada na China e ameaçou remover o aplicativo das lojas de aplicativos de propriedade americana. Tudo isso não quer dizer que o TikTok não deva ser uma prioridade para suas estratégias de marketing de blog, mas que você só deseja esperar uma medida de imprevisibilidade com a plataforma por enquanto.

5. Use o layout do seu blog para torná-lo mais comercializável

O design do layout geral do blog pode não parecer um aspecto importante do plano de marketing do blog, mas desempenha um papel maior do que você imagina. O marketing de blog não se trata apenas de atrair pessoas para o seu blog, mas também de convencê-los a permanecer assim que chegarem. Um layout de blog inteligente ajudará a manter as pessoas em seu blog e a diminuir sua taxa de rejeição.

Aqui estão algumas das minhas práticas recomendadas testadas e comprovadas para tornar a experiência do usuário melhor para os leitores em seu blog, o que ajudará a gerar taxas de conversão mais fortes, mais visitantes recorrentes e um blog mais comercializável em geral.

Use um design limpo e fácil de digitalizar

No centro do design do meu próprio blog, gosto de usar muito espaço em branco para manter os olhos do leitor focados no texto e nas imagens do meu blog. Esse design limpo torna mais fácil para as pessoas navegar no meu blog e encontrar elementos importantes sem se distrair visualmente.

Também me certifico de que todas as postagens do meu blog sejam fáceis de digitalizar. Isso significa usar muitos cabeçalhos e subcabeçalhos em cascata. Essa prática torna muito mais fácil para as pessoas decidirem se um artigo responde ou não às suas perguntas. Para artigos mais longos, também crio um sumário clicável (como o que você viu perto do topo deste artigo e rolando junto com você na barra lateral se estiver em um computador desktop), para que os leitores possam ir diretamente para a seção em que estão interessados.

É assim que o sumário se parece no meu guia, Como iniciar um blog :

Organize seu layout para facilitar o acesso a outras partes do seu blog

Uma maneira de reduzir consideravelmente sua taxa de rejeição é facilitar a navegação em seu blog. Há várias maneiras de fazer isso, mas um menu de navegação superior e inferior é um excelente ponto de partida. Aqui está o meu menu de navegação superior:

Todas as páginas do meu blog incluem as mesmas informações úteis de navegação, com o menu superior com links para meu melhor conteúdo, meu guia para começar um blog, minha página sobre, página de contato e lista de blogs. Na parte inferior, dou instruções ainda mais específicas com postagens de blog e podcasts recentes, minhas postagens mais populares e links para páginas sobre como trabalhar comigo.

Além das barras de menu superior e inferior, também me certifico de que cada postagem de blog que escrevo contenha muitos links internos (relevantes). A inclusão desses links agrega mais valor às postagens do meu blog e leva a uma taxa de rejeição geral mais baixa – além disso, é um princípio fundamental das práticas recomendadas eficazes de SEO na página para ajudar a aumentar a autoridade das postagens do seu blog.

Lembre-se de que quanto mais tempo as pessoas permanecem no seu blog, mais o Google pensa que seu blog agrega valor (o que significa uma classificação mais alta em uma pesquisa). Mais tempo gasto também significa mais tempo para gerar conversões, como assinaturas de e-mail ou compras por meio de links de afiliados.

Fácil de identificar a marca para ajudar a comercializar melhor seu blog (visualmente)

Branding é um termo de marketing e blog que se refere à maneira como você apresenta sua empresa (ou, neste caso, seu blog), principalmente de uma perspectiva visual. Sua marca pode incluir um logotipo bem projetado, um esquema de cores exclusivo, um slogan ou gráficos altamente desenvolvidos.

Em outras palavras, quando as pessoas acessam seu blog, elas devem ser capazes de identificar sua marca específica. Sua marca o distingue de outros blogs, adiciona personalidade e (quando bem feito) pode até ser uma estratégia de marketing de blog independente que atrai leitores que ressoam com sua marca.

Dê uma olhada na marca visual do The Verge , um blog sobre tecnologia emergente e como isso afeta a comunidade mainstream:

As fontes, cores e imagens são facilmente identificáveis ​​- e voltadas especialmente para o público de leitores interessados ​​em tecnologia emergente. Parece um design saído diretamente da década de 1980, mantendo um toque moderno também. Assim que você acessa o blog deles, não pode deixar de notar que o design deles é bastante incomum e exclusivo para eles.

Se você visse o nome ou o logotipo deles em outro lugar, provavelmente se lembraria do site e do tipo de conteúdo que eles oferecem – assim como ver o logotipo da CocaCola faz você pensar em uma bebida gelada e os arcos dourados do McDonald’s fazem você pensar em batatas fritas salgadas quentes.

Para obter mais dicas e estratégias acionáveis ​​para criar um layout de blog eficaz (incluindo os temas exatos, plug-ins, fontes e recursos visuais que uso), confira meu guia: 12 exemplos de layout de blog (e práticas recomendadas).

6. Torne seu conteúdo fácil para os leitores compartilharem

O boca a boca é outro aspecto fundamental do marketing de blog que é extremamente subestimado. Pense nisso – como blogueiros, devemos tornar o mais fácil possível para nossos leitores contar aos outros sobre nossos blogs, certo?

Se você tivesse um negócio pessoal, esperaria que as pessoas em sua comunidade local contassem umas às outras sobre o excelente produto ou serviço que você oferece. Se você tivesse uma oficina mecânica, gostaria que todos na cidade com um carro dissessem a seus amigos e vizinhos que você tem o melhor serviço disponível.

Blogar não é diferente, com a exceção de que a maioria das referências acontece online – e muitas delas acontecem em plataformas de mídia social, por isso otimizar para esses tipos de referências é muito bom para seus esforços de marketing de blog. Então, como você pode ter certeza de que está recebendo o máximo de referências possível para o seu blog?

É claro que escrever um ótimo conteúdo de blog (e saber como esboçar uma postagem de blog ) são dois dos primeiros passos para garantir que você esteja atendendo às principais necessidades de seu público, mas uma vez que você sabe que seu conteúdo é útil, como você leva as pessoas a compartilhá-lo com suas comunidades de mídia social e contar a seus amigos sobre isso? A resposta é tornar extremamente fácil para as pessoas compartilharem seu conteúdo online.

Adicionar botões de compartilhamento de mídia social

Uma maneira de tornar mais fácil para as pessoas compartilharem seu conteúdo (e tornar seus esforços de marketing de blog muito mais fáceis) é adicionar botões de compartilhamento de mídia social.

Torno meu conteúdo fácil de compartilhar com o plugin Better Click to Tweet para WordPress. Better Click to Tweet me permite pegar uma frase, citação ou frase e transformá-la em um gráfico clicável que as pessoas podem compartilhar facilmente no Twitter com apenas um clique.

Dessa forma, se alguém gostar dessa citação específica, poderá clicar facilmente nesse link e compartilhá-lo com seus seguidores no Twitter imediatamente.

Você também pode implementar essa mesma estratégia de marketing de blog com o Pinterest. Muitas pessoas usam um plug-in gratuito do WordPress como o Pin It para adicionar botões discretos de “fixar” em cima de suas imagens, para incentivar as pessoas a compartilhar suas imagens (e postagens de blog) no Pinterest. Você pode ver isso em ação no Wonder Forest Blog aqui:

Você pode encontrar botões e widgets fáceis de clicar para compartilhar para qualquer plataforma de mídia social de sua escolha, mas o principal é remover quaisquer obstáculos que impeçam alguém de dar o próximo passo para compartilhar algo que você postou – e para mostre a eles um botão de um clique que torna o marketing do seu blog muito mais fácil.

7. Rede no nicho do seu blog e faça conexões reais

Se você deseja ter sucesso em quase qualquer tipo de negócio (especialmente em blogs), deve investir tempo na construção de relacionamentos reais e significativos, geralmente chamados de networking.

Embora eu não seja pessoalmente o maior fã da palavra networking , pois ela implica um relacionamento superficial e transacional, é algo que pode ser usado para forjar relacionamentos mais profundos e orientados por valores mútuos que abrem portas para você, despertam o interesse das pessoas no que você está criando e lhe dá oportunidades de aprender com pessoas mais experientes do que você.

Networking significativo tem sido fundamental para a execução do plano de negócios do meu blog e é algo que também pode ajudar a comercializar seu blog nos próximos meses e anos. Agora, vamos nos aprofundar em algumas das maneiras pelas quais usei o networking como uma estratégia central de marketing de blog.

Encontre influenciadores em seu nicho nas mídias sociais

A mídia social é um primeiro passo fácil para encontrar pessoas em seu nicho que já são membros influentes da comunidade. Todas as principais plataformas de mídia social podem funcionar para networking, é mais uma questão de escolher qual canal será melhor para você e o nicho do seu blog .

  • Se você tem um blog sobre negócios e finanças, encontrará algumas de suas melhores conexões no LinkedIn ou no Twitter
  • Se você tem um blog sobre moda, o Instagram provavelmente será sua melhor plataforma
  • Se você tem um blog sobre notícias e política, o Twitter será sua plataforma
  • Se você iniciou um blog de culinária , priorize a avaliação do Instagram e do Pinterest

Embora as possibilidades de networking sejam infinitas por natureza, o importante a lembrar é que você deve passar mais tempo nos canais sociais onde seu público já existe. É aí que você obterá o maior retorno de seus esforços de marketing de blog.

Depois de encontrar os influenciadores certos em seu nicho, comece seguindo suas contas. Deixe comentários relevantes, faça perguntas inteligentes e dê a eles um feedback significativo na seção de comentários de seus blogs também. Conforme você interage com o conteúdo deles, você pode abrir a porta para novas conexões com pessoas que já estão indo bem em seu nicho – essas são as pessoas que podem ajudar a ampliar seu trabalho em aprender como comercializar seu blog.

Entre em contato com as pessoas que você menciona no conteúdo do seu blog

Uma coisa que pratico rotineiramente é entrar em contato com todos que mencionei em uma postagem de blog recente, para informá-los que os incluí em meu conteúdo e incentivá-los a verificar o que escrevi. Você pode ajudar a comercializar seu blog mencionando influenciadores de bom gosto em seu conteúdo e, em seguida, enviando a eles um link para a postagem do blog que os apresentou.

Do meu guia para fazer uma divulgação eficaz do blogger , aqui está uma captura de tela desse e-mail de notificação de recurso em ação, onde também pedi para contribuir com uma postagem de convidado para o blog deles:

Isso não exige muito esforço, mas pode ser uma estratégia de marketing de blog muito eficaz, especialmente pelo relativamente pouco esforço necessário para executar. Também não sinta que precisa escrever um romance em seu e-mail para cada influenciador. Na verdade, o mais curto costuma ser muito mais eficaz – um aviso rápido, um link para a postagem do blog e uma chamada rápida de onde eles são mencionados podem ser motivos suficientes para entrar em contato e informá-los.

Ao enviar um e-mail para um influenciador, considere perguntar se ele gostaria de compartilhar seu artigo com o público. Simplifique para que eles façam isso, fornecendo um link rápido (e um tweet de amostra pré-escrito) que eles possam compartilhar facilmente.

Esteja aberto à possibilidade de que eles possam não estar interessados ​​em compartilhar seu artigo, mas você já deu um primeiro passo forte na criação de um relacionamento baseado em valor com um influenciador em seu nicho. Com o tempo, você poderá desenvolver um relacionamento mutuamente benéfico, continuando a mencioná-los em seu próprio blog e em postagens de convidados que você escreve em outro lugar. Continue agregando valor e investindo nas pessoas que podem causar o maior impacto para ajudar no progresso do marketing do seu blog e, eventualmente, pagará grandes dividendos.

Torne-se um convidado em podcasts e canais do YouTube

Como blogueiros, pode ser fácil esquecer que nem tudo é sobre a palavra escrita. Você também deve se conectar usando outras formas de mídia, como podcasts, conteúdo de vídeo, webinars, transmissões ao vivo (e outros canais que combinem bem com as pessoas em seu nicho).

Se você conhece alguém com um podcast relevante ou canal do YouTube que pode ajudar com seus esforços de marketing de blog, pergunte se eles estariam interessados ​​em tê-lo como convidado, lembrando que você, é claro, promoverá o evento para seus público do blog também. Tomemos, por exemplo, uma entrevista que fiz há pouco tempo no popular podcast Tropical MBA , que destacou algumas das minhas principais estratégias de blog e serviu para aumentar significativamente minha visibilidade em meu nicho:

Lembre-se de que, antes de iniciar um podcast, prepare-se com antecedência com base no que o episódio abordará, para que você possa fornecer conselhos e insights impactantes. As pessoas estarão ouvindo para ver o quão bem você conhece suas coisas, então chegue pronto para enfrentar o momento.

Hospede líderes de pensamento em seu nicho

Você pode ser um convidado nos podcasts e canais do YouTube de outras pessoas, mas também pode iniciar um podcast e apresentar seu próprio programa. Quanto mais influente o convidado, mais público você pode atrair (especialmente se o seu convidado compartilhar sobre o episódio depois que ele for publicado). Veja, por exemplo, essas entrevistas em vídeo que fiz com pessoas altamente influentes na área de vendas e marketing:

Essa estratégia de marketing de blog testada e comprovada, convidando convidados em seu próprio blog, podcast ou canal do YouTube – geralmente é lisonjeira para o convidado e eles geralmente ficam entusiasmados em promover sua aparição em seu programa. Apenas certifique-se de ter um valor razoável para entregá-los em termos de alcance (quantas pessoas ouvirão ou verão a entrevista) e esforço que você fará para promover o episódio. Eu hospedei muitas vozes diferentes em meu podcast que, por sua vez, ajudaram a aumentar meu próprio público, como:

Cada um desses episódios de podcast aproveitou uma história única que pode se relacionar com diferentes segmentos do meu público e, simultaneamente, serviu como veículos de marketing de blog que os convidados também promoveram. Se você não tem um podcast, outra maneira de hospedar líderes de pensamento em seu blog é fazer uma postagem resumida de citações de pessoas influentes que você obteve delas ou encontrou em outro lugar online. Isso é exatamente o que fiz com meu resumo de conselhos de negócios e dicas para o sucesso aqui:

Quando você compartilha esses tipos de postagens ou inclui convidados influentes em seu podcast, você está compartilhando seu público com eles – e eles estão (idealmente) compartilhando seu público com você, promovendo o conteúdo assim que ele for ao ar. Eu amo muito essa estratégia de marketing de blog, porque é outro exemplo de ganha-ganha-ganha, onde todos obtêm algo de valor da equação.

 Co-organize webinars com uma marca ou blogueiro

Outra maneira de fazer networking e criar conteúdo valioso ao mesmo tempo é co-organizar um webinar com outro blogueiro, influenciador ou marca em seu espaço. Seu público combinado se reunirá e você poderá fazer uma apresentação , responder perguntas ou apenas falar sobre um assunto relevante para os dois públicos ao mesmo tempo.

Como uma rápida recapitulação, se você não estiver familiarizado, um webinar (ou cimeira virtual ) é um evento online que geralmente inclui uma sessão de perguntas e respostas e um componente de apresentação. Você pode compartilhar seus conhecimentos e seus convidados também podem compartilhar os deles. Se eles tiverem um público maior do que você, é uma boa maneira de mostrar que você também tem autoridade em seu nicho e é um bom lugar para comercializar seu blog do ponto de vista da marca.

Você também não precisa se limitar a outros blogueiros, muitas vezes descobri que marcas notáveis ​​em seu nicho estão mais do que dispostas a co-organizar um webinar (e os resultados podem ser ainda mais impactantes). É uma boa forma de mostrar seu produto ou serviço para seu público e ainda fornecer algo útil para todos que aparecerem.

8. Use o e-mail para comercializar seu blog e obter visitantes repetidos

O marketing por e-mail tem sido sinônimo de crescimento de um negócio de blog de sucesso. Como resultado, a maioria dos blogs tem pelo menos algumas maneiras de coletar assinantes de e-mail (seja por meio da promessa de uma coluna semanal de conselhos, notificações sobre novos conteúdos, um curso gratuito, iscas digitais ou outros).

Por que o email marketing é tão impactante para a maioria dos blogueiros? Porque ajuda a reunir um grupo de pessoas altamente engajadas em um único local. As pessoas optam intencionalmente por entrar na sua lista de e-mail (e podem cancelar a inscrição a qualquer momento).

O que é importante, porém, é que eles façam parte de sua lista de e-mail por opção , o que significa que já estão interessados ​​em seu trabalho – e seus e-mails podem mantê-los interessados ​​em seu blog, direcionar o tráfego de volta para novos conteúdos e (provavelmente) servir como os primeiros clientes pagantes por quaisquer produtos ou serviços que você decida lançar.

Reunir assinantes de e-mail e mantê-los engajados leva tempo e esforço, então vamos examinar algumas das maneiras pelas quais você pode usar o e-mail como uma estratégia de marketing de blog hoje.

Otimize seu blog para coletar assinantes de e-mail

Seu blog é o lugar perfeito para coletar e-mails através de formulários de captura de e-mail, como este aqui na página inicial do meu blog :

Existem muitos plug-ins WordPress e ferramentas de blog diferentes para coletar assinantes de e-mail, mas eu absolutamente amo o trecho de código HTML/CSS do ConvertKit que se integra facilmente (geralmente colando uma única linha de código) em quase todos os principais temas do WordPress no mercado hoje.

Como e onde você coleta e-mails em seu blog é uma questão de opinião, é claro. Neste ponto, não uso mais pop-ups que distraem para aumentar minha lista de e-mail, mas essa é uma maneira muito viável de capturar assinantes de e-mail – apenas tem o custo de adicionar mais código às suas páginas (que carregarão um pouco mais devagar). e uma experiência de usuário indiscutivelmente menos agradável para os leitores. Outros lugares onde você pode colocar formulários de inscrição de e-mail incluem:

  • Cabeçalho
  • Rodapé
  • Na introdução das postagens do seu blog
  • Páginas de destino dedicadas para iscas digitais (experimente o Unbounce para criar páginas de destino de alta conversão)
  • Na parte inferior de cada postagem do blog
  • Sair de pop-ups (estes podem causar alguma frustração com os leitores, então use com cuidado)

Não há limite para onde os formulários de inscrição de e-mail relevantes podem ser colocados em seu site, apenas certifique-se de que eles estão agregando valor e fazendo uma oferta contextual que atinja seus objetivos de marketing de blog e agregue valor aos seus leitores, em troca de seu e-mail. endereços.

Aumente sua lista de e-mails com uma isca digital

Uma isca digital é simplesmente algo que você distribui de graça, para encorajar as pessoas a realizar uma ação (como se inscrever em sua lista de e-mail). Aqui está um exemplo de um aqui no meu blog:

Já mencionamos as iscas digitais brevemente acima ao falar sobre maneiras de fazer marketing de blog inteligente com o Facebook – mas seu blog deve ser o principal destino para usar as iscas digitais. Aqui está uma pequena lista de algumas das iscas digitais de maior sucesso que usei para aumentar minha lista de e-mail aqui no meu blog:

Escolha um provedor de serviços de e-mail confiável

Ao coletar assinantes de e-mail, você precisará do provedor de serviços de e-mail (ESP) certo para entregar conteúdo a seus assinantes. Um ESP (como o ConvertKit ) oferece serviços de e-mail que facilitam a coleta de assinantes de e-mail e o envio de campanhas de e-mail para seus assinantes – e alguns oferecem um alto grau de segmentação individual com base nas ações específicas que um assinante realizou em seu site.

Na minha opinião, existem três candidatos principais quando se trata de escolher um provedor de serviços de e-mail para seus esforços de marketing de blog:

Qualquer um desses três seria uma escolha sólida para gerenciar seu email marketing (e tenho uma comparação detalhada aqui: ConvertKit vs AWeber vs Mailchimp ), mas para quem está começando e precisa de uma ferramenta 100% gratuita, eu recomendamos usar o serviço do Mailchimp. Você pode coletar até 2.000 assinantes de e-mail gratuitamente com o Mailchimp, que é uma boa maneira de fazer a transição para experimentar o e-mail em seu mix de marketing de blog.

No entanto, quando sua lista de assinantes se aproximar de 2.000 ou mais pessoas, eu recomendo mudar para o ConvertKit , onde você desbloqueará todos os recursos de marketing por e-mail necessários para desenvolver um negócio lucrativo em seu blog:

Alguns dos meus recursos favoritos que acompanham o ConvertKit incluem:

  • Automações visuais e sequências de e-mail cronometradas
  • Organizando seus assinantes com tags e segmentos
  • Formulários de inscrição e páginas de destino fáceis de incorporar
  • Edição de e-mail com uma ferramenta de design integrada (ou opções de HTML)

Mais uma vez, porém, para uma análise mais completa desses diferentes provedores de serviços de e-mail.

Aumente sua taxa de abertura de e-mail

Enviar e-mails para o seu público não fará muito em termos de marketing do seu blog, se eles não abrirem esses e-mails. É por isso que vale a pena aprender como aumentar as taxas de abertura de e-mail com seus assinantes.

O primeiro passo para obter uma alta taxa de abertura é criar confiança entre você e seu público. Se você está constantemente enviando por e-mail conteúdo no qual eles não estão interessados, eles nunca abrirão seus e-mails. Se pressionados o suficiente, eles darão o próximo passo natural e cancelarão a assinatura.

Para evitar incomodar sua lista de e-mails, limite o número de e-mails que você envia. Se você começar a aparecer na caixa de entrada deles todos os dias – mesmo que eles tenham interesse em seus tópicos – há uma chance muito maior de que eles expulsem você da caixa de entrada. Em alguns casos, muitas pessoas recebem centenas de e-mails por dia, o que pode ser avassalador e até estressante.

Portanto, escreva apenas quando tiver algo que valha a pena compartilhar, como ofertas especiais apenas para assinantes, ou para alertá-los quando um novo conteúdo for publicado em seu blog. Observação: você pode evitar filtros de spam com DKIM para ter um melhor alcance e desenvolver seu marketing por e-mail a longo prazo

Aqui estão algumas dicas úteis para melhorar o marketing do seu blog por meio de ótimas linhas de assunto que incentivarão mais cliques em seus e-mails:

  • Evite palavras de spam como uma oferta especial ou tempo limitado (coisas que você tradicionalmente recebe de pessoas que tentam vender algo)
  • Use a personalização sempre que possível
  • Experimente incluir emojis se o seu público gostar disso
  • Não seja vago, mas ainda atraia a curiosidade deles
  • Evite usar tudo em maiúsculas (ou maiúsculas de série, na minha opinião)
  • Use números como “ 5 maneiras inteligentes de começar um negócio neste fim de semana ”

Escreva e-mails com altas taxas de cliques

O que leva a altas taxas de cliques com suas campanhas de e-mail? Simplificando, escreva algo que seus assinantes vão querer ler . Você tem que ganhar seu lugar na caixa de entrada deles, então envie apenas um e-mail quando tiver algo que valha a pena compartilhar. Você aprenderá com o tempo a que seu público-alvo responde melhor, então é necessário um pouco de experimentação.

À medida que você aprende mais sobre seus leitores e seus esforços de marketing de blog ficam mais marcados, aqui estão algumas maneiras de aumentar sua taxa de cliques para seus e-mails:

  • Pense no design do seu e-mail : um e-mail desajeitado, com muito texto ou pouco atraente não levará a muitos cliques no link. Em vez disso, torne seus e-mails atraentes e fáceis de escanear. O ConvertKit (e outros ESPs) inclui vários modelos para ajudar a tornar o design mais amigável.
  • Inclua uma frase de chamariz clara : se você deseja que as pessoas executem uma ação em seus e-mails (o que você faz), seja claro em sua mensagem sobre a ação exata que deseja que elas executem.

Aqui está uma visão interna de como são meus e-mails de marketing de blog. Os meus geralmente são muito simples – nem mesmo incluo imagens – mas, se você perceber, incluo de dois a três links na maioria das minhas campanhas de e-mail. Eu tenho um link no início e no final do e-mail quando estou enviando uma nova postagem no blog. Então, no meio, às vezes adiciono um link para meu curso de blogging:

O último link inclui a frase de chamariz mais direta quando escrevo: “Junte-se a nós na leitura do meu relatório de receita do blog de julho hoje”, que é o mais simples possível.

  • Ofereça respostas para pontos problemáticos : em um e-mail recente que enviei aos meus assinantes, promovi uma nova postagem no blog falando sobre como escrever uma página Sobre mim para o seu blog.

O ponto problemático implícito de meus assinantes é sempre como eles podem criar e manter um blog de sucesso. Então, em meu e-mail, aponto uma maneira de melhorar seus blogs esta semana – escreva uma ótima página Sobre mim. Em seguida, insiro o problema que vejo que os blogueiros têm, muitos dos quais não usam sua página Sobre mim em todo o seu potencial. Por fim, no e-mail, mostro como minha nova postagem no blog ajudará a aliviar esse problema e a melhorar seus blogs.

Todos os e-mails para o seu público devem ser relativamente simples, direto ao ponto e deliberar sobre a ação que você gostaria que eles tomassem no momento. É assim que o marketing de blog eficaz se parece.

9. Identifique e aprenda com sua concorrência

Uma vez que você está realmente começando a entender seu público-alvo, o próximo passo é estudar sua concorrência (especialmente se ela já estiver bem estabelecida em seu nicho). O que sua concorrência já oferece em seu mercado e como você pode agregar mais valor ou oferecer um toque único que atraia melhor um segmento do público que você deseja alcançar? Procure responder a perguntas que cheguem ao cerne das estratégias de marketing de blog do seu concorrente, como:

  • Como sua concorrência está comercializando o conteúdo do blog?
  • Que lições você pode aprender com o layout, apresentação, contas de mídia social, boletins informativos e muito mais?
  • Quais mídias de conteúdo parecem ter melhor desempenho para seus concorrentes? (Postagens escritas, áudio, vídeo ou outros)

Lembre-se de que muitas vezes você pode coletar algumas das estratégias de marketing de blog mais eficazes e exclusivas de pessoas que nem estão no seu nicho. Pensar fora da caixa pode lhe dar inspiração para estratégias de marketing que claramente funcionam bem em outros setores, mas ainda não foram aplicadas em sua própria área.

Agora, vamos dar um exemplo da vida real de marketing de blog eficaz para percorrer.

Como pregos detalhados seu marketing de blog

Olhando para o blog Detailed, onde o famoso líder de pensamento de SEO Glenn Allsop fornece insights acionáveis ​​sobre o estado da otimização de mecanismo de pesquisa, podemos reunir muitos insights sobre o que é necessário para comercializar efetivamente seu blog no nicho de SEO:

Vamos explorar algumas das táticas úteis de marketing de blog (algumas sutis) que Glenn e sua equipe estão fazendo bem para comercializar seu blog e aumentar seu público.

Eles destacam proeminentemente sua credibilidade

Uma das primeiras coisas que Glenn e sua equipe fazem no Detailed é mostrar exatamente por que as pessoas devem confiar em suas opiniões e pesquisas. Esta é uma etapa integral em seu plano de marketing de blog, porque existem alguns sites de SEO por aí – e cortar o barulho de conselhos concorrentes pode ser uma tarefa desafiadora.

Primeiro, eles compartilham elogios de empresas e sites conhecidos como o Yahoo! Forbes . É improvável que essas marcas dêem uma recomendação como essa sem que a equipe Detailed ganhe claramente sua reputação:

A partir daí, Glenn escreve uma explicação detalhada de como ele entrou em sua linha de trabalho, que sucessos ele teve e o que o torna qualificado de forma única para dar conselhos de SEO:

Eles explicam por que seu blog é valioso para os leitores

Pode parecer excessivamente simples, mas, na verdade, reservar um tempo para expor claramente um caso fácil de entender por que seu blog é o melhor destino para aprender pode ajudar muito a convencer os leitores a permanecerem por aqui. Glenn e sua equipe fazem isso bem, mostrando o que têm a oferecer. Eles não apenas oferecem informações sobre SEO, mas também revelam alguns de seus segredos aos assinantes gratuitamente  Esta é a sua explicação de por que ele faz isso:

Esta mensagem, embora sirva para aumentar sua própria credibilidade, também parece genuína, honesta e direta sobre o motivo pelo qual eles administram este site em primeiro lugar. Exemplo estelar de marketing de blog na forma de direitos autorais eficazes.

Seu marketing de blog focado em e-mail é impressionante

Outro aspecto muito bem pensado do plano de marketing de blog de Glenn e sua equipe é a coleta e a comunicação com seus assinantes de e-mail. No topo de sua página inicial (e blog), eles têm uma seção para se inscrever em seus e-mails de insights de SEO. Isso é proeminente e bem no topo, então é impossível perder quando você chega ao site deles, assim:

Eles dão a expectativa de enviar cerca de dois e-mails por mês e não vão atingir as pessoas com anúncios ou links de afiliados em seus e-mails. Isso é, claro, para mostrar que ele não planeja enviar spam para as caixas de e-mail das pessoas.

O tema geral de suas mensagens, para convencer os leitores a se inscreverem em sua lista de e-mail, é muito simples e direto, mas também direto. Mais uma vez, um exemplo fantástico de como um ótimo marketing de blog pode ser feito de maneira muito simples, sem uma tonelada de ferramentas ou táticas complexas.

10. Estude suas análises para entender qual marketing de blog é eficaz

Uma das  habilidades de blog de longo prazo mais úteis que você pode desenvolver é entender, interpretar e obter insights acionáveis ​​da análise do seu site. Aqui está um instantâneo do meu próprio painel do Google Analytics, por exemplo:

Sem análise, você não terá uma boa ideia de quão bem suas estratégias de marketing de blog estão realmente funcionando (ou não). Seus esforços de marketing de blog podem não ser tão eficazes quanto você pensa, mas você pode ajustá-los com análises úteis que fornecem informações acionáveis ​​com as quais você pode aprender.

Aproveite ao máximo o Google Analytics

O Google Analytics pode destacar informações extremamente detalhadas e preciosas sobre o que seus leitores estão consumindo, como estão descobrindo seu conteúdo, de onde vêm, quanto tempo gastam em um determinado artigo e muito mais. Uma lista (muito curta) das categorias de insight de alto nível que você pode aprender com o Google Analytics inclui coisas como:

  • Visitantes em tempo real : um instantâneo de todos que estão atualmente em seu blog, incluindo de onde vieram e qual página estão visitando
  • Público-alvo : informa quantas pessoas visitaram seu blog em um determinado dia (ele também compartilha visitantes novos x recorrentes, sessões, exibições de página e taxas de rejeição)
  • Aquisição : informa quais páginas as pessoas acessaram primeiro, a fonte de tráfego que as trouxe ao seu blog e todos os lugares em que estiveram
  • Comportamento : Comportamento compartilha todas as páginas que as pessoas acessaram em um determinado dia (esta lista também pode incluir cliques em links internos) e muito mais
  • Conversões : você pode definir as conversões no Google e ele avisará quando você atingir determinados objetivos em seu blog

Isso apenas arranha a superfície de como você pode usar as informações fornecidas pelo software de análise adequado, especialmente quando se trata de aprender como fazer um marketing de blog mais eficaz no dia-a-dia.

Análise de mídia social

Cada plataforma de mídia social tem seu próprio tipo de análise, mas cada uma pode ser incrivelmente útil para entender seu público na plataforma. Tomemos, por exemplo, minhas análises recentes do Pinterest:

Você pode aprender coisas aprofundadas sobre a demografia do seu público, impressões totais que seu conteúdo está recebendo, quais postagens individuais estão tendo um desempenho superior (crie mais como essa) e obtenha informações detalhadas sobre o envolvimento de seus seguidores. Muitas plataformas de mídia social também fornecem informações sobre quantas pessoas clicam nos links do seu blog – de postagens individuais ou do seu perfil.

Para algumas plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e Pinterest, observe que primeiro você terá que se inscrever em suas contas comerciais (gratuitas) para obter acesso a esses insights.


Como suas estratégias de marketing de blog mudarão hoje?

Ufa, eu sei que este guia é  muito . Eu avisei você, intitulando-o como um verdadeiro guia definitivo 🙂

Eu desenvolvi este guia para focar intencionalmente em apenas dez das estratégias de marketing de blog de maior retorno, mais impactantes (e repetidamente comprovadas) que podem ser aplicadas em qualquer nicho – em vez de oferecer uma lista superficial de mais de 100 ideias de marketing de blog sem instruções sobre como implementá-los. Meu objetivo é mostrar exatamente como obter um retorno real do tempo gasto no marketing do seu blog.

Então, com isso em mente, espero que este guia atinja esse objetivo e traga alguns resultados mensuráveis ​​em seu blog nas próximas semanas, meses e anos…

Quais dessas estratégias de marketing de blog você experimentará?

Senti falta de algum que funcionou bem para você?

Se você quiser algum feedback sobre uma ideia que você tem, pergunte.

Compartilhe comigo nos comentários abaixo, eu adoraria saber o que você vai tentar em seu blog!

E se você ainda não lançou seu blog, vá até lá e confira meu guia detalhado para começar um blog hoje mesmo.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!