Startups: é assim que você projeta uma estrutura de comissão de vendas vencedora

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Jadilson Barros
em fevereiro 17, 2023

estrutura de comissão de vendasSe você se depara com o desafio de desenvolver uma estrutura de comissão para sua primeira contratação de vendas como uma startup, há duas maneiras muito diferentes de fazer isso.

A maneira colaborativa

Você está procurando alguém com quem possa criar uma estrutura de comissão de vendas de forma colaborativa.

“Não sei a maneira certa de fazer isso, mas quero descobrir junto com você.

Pagarei a você um salário base pelos primeiros meses enquanto desenvolvemos o plano de comissões.

Se você quer o máximo de dinheiro, vá para uma empresa mais estabelecida que já tenha tudo no lugar. Se você deseja aprendizado e crescimento máximos, junte-se a nós, pois trabalhará diretamente comigo (um dos fundadores ou contratado sênior da startup).

Teremos que criar esse plano de comissão de vendas não apenas para você, mas também para todos os futuros representantes de vendas. Portanto, este não será um trabalho fácil.”

Encontre alguém realmente empolgado em enfrentar esse desafio e, em seguida, comece a trabalhar juntos. Ou vá na direção oposta.

O falso até você fazer isso

Finja saber o que está fazendo. Apresente suas primeiras contratações de vendas com uma estrutura de comissão baseada nos resultados que você deseja: pensamento positivo.

E se eles não entregarem esses números?

Você os dispensa, diminui suas expectativas, ajusta sua estrutura de comissões e então contrata novas pessoas.

Por que você não pode manter as mesmas repetições? Por que você tem que demiti-los? Porque eles ficarão (com razão) chateados se você lhes der uma estrutura de comissão defeituosa.

Eles não confiarão em você e não ficarão mais entusiasmados em trabalhar para você. Portanto, traga novas pessoas e comece do zero com elas – desta vez com uma estrutura de comissão mais viável.

não espere

Qual caminho você deve escolher? Isso depende da sua personalidade e do tipo de empresa que deseja administrar. Ambos são viáveis, ambos funcionam e, mais importante, ambos farão você começar imediatamente .

Um dos maiores erros que vi fundadores cometerem é esperar muito tempo para descobrir “a estrutura de comissão perfeita” antes de contratar vendedores .

Não existe algo como acertar a estrutura da comissão da primeira vez. Isso, assim como tudo em uma startup, será sobre tentativa e erro. O sucesso será alcançado movendo-se e aprendendo rápido e corrigindo o curso, em vez de pensar em soluções perfeitas e acertar na primeira execução.

Conhecemos fundadores que esperaram por mais de dois anos antes de contratar vendedores tão necessários porque tinham paralisia de análise sobre a “estrutura de remuneração certa”. Não seja uma dessas startups!

Triturando os números

Depois de decidir qual caminho seguir, você precisará pensar nos números reais. Qual é a melhor forma de incentivar os representantes de vendas? Como você alinha os interesses deles com os interesses da sua empresa? Há um equilíbrio delicado nisso: você quer que eles sejam agressivos o suficiente para buscar negócios com determinação, mas não quer que eles fechem negócios ruins .

Elaborar o plano de comissão certo é uma tarefa difícil e complexa. Aqui está outro post que você pode conferir sobre o tema: 

Estudo de caso da vida real

Um amigo meu foi contratado como chefe de vendas e desenvolvimento de negócios em uma startup legal.

Ele estava prestes a contratar o primeiro vendedor e precisava criar uma estrutura de comissão.

Seu produto custa várias centenas de dólares por mês. Sua ideia era pagar $ 100 todos os meses para o representante de vendas que fechasse o negócio nos primeiros 12 meses.

Ele perguntou : “ O que você acha? É uma boa ideia? 

Eu disse a ele para não espalhar tanto as coisas. Em vez disso, pague adiantado, mas pague um pouco menos.

Em vez de pagar $ 1.200 ao longo de 12 meses, ele poderia pagar $ 600 depois de três meses.

Qual é a vantagem em estruturar as coisas assim?

Isso manterá o representante de vendas motivado. Se um representante de vendas sabe que ainda receberá comissões pelos negócios fechados há seis meses, ele pode se tornar complacente.

Essa é a estrutura de comissões perfeita para o negócio dele? duvido. Mas é uma maneira decente de começar.

Compensação/adequação de vendas

Mas e a rotatividade? Receita de expansão? Sei que há muitos detalhes que precisam ser ajustados para criar um plano de remuneração que alimente e dimensione seus esforços de vendas. Não quero sugerir que seja nada fácil.

Assim como é impossível atingir o ajuste do produto/mercado sem que seu produto chegue ao mercado, você não obterá o ajuste de remuneração/vendedor (e modelo de vendas) sem que os vendedores atuem de acordo com seu plano de remuneração, destacando os pontos fortes e fracos dele.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!