As 25 principais ferramentas de curadoria de conteúdo para usar

Tempo de leitura: 18 min

Escrito por Jadilson Barros
em março 17, 2023

ferramentas de curadoria de conteúdoCom o aumento da alavancagem de conteúdo gerado pelo usuário (UGC), vale lembrar que alavancar o conteúdo de outras pessoas é algo que existe no marketing de conteúdo B2B há mais de uma década. Além das técnicas antiquadas de paródia e diálogo, as técnicas modernas de marketing também aproveitam o conteúdo como foi originalmente desenvolvido. Essa técnica é o que chamamos de curadoria de conteúdo.

No entanto, a criação de conteúdo é muito mais difícil do que você imagina. Uma razão para isso é o grande volume de UGC por aí. Esteja você lidando com aspirantes a influenciadores se exibindo no Instagram ou uma grande personalidade dando um grande aceno para seus produtos, encontrar o conteúdo certo e as postagens de mídia social para selecionar pode ser um desafio.

Além disso, os profissionais de marketing de conteúdo precisam fazer isso da maneira certa, na hora certa. Com isso em mente, vamos ver algumas ferramentas de curadoria de conteúdo que podem te ajudar.

O que é curadoria de conteúdo?

Antes de mergulharmos nas ferramentas de marketing digital que você pode usar para a criação de conteúdo, é importante entender o que queremos dizer com esse termo. Embora as pessoas tenham reutilizado as ideias de outras pessoas com atribuição por gerações, a tecnologia moderna e seus fóruns mudaram a prática significativamente.

Basicamente, a criação de conteúdo é aproveitar o conteúdo de outras pessoas para publicar em sua própria plataforma. Isso vai além de apenas “curtir” e “compartilhar”. Em vez disso, a curadoria de conteúdo envolve postar o conteúdo como uma parte principal do conteúdo.

Por exemplo, grandes marcas de maquiagem costumam republicar fotos de pessoas usando seus produtos de uma maneira única. Muitas vezes é um novo visual ou uma nova abordagem de uma tendência. Outras indústrias fazem adaptações semelhantes ao conteúdo compartilhado.

Claro, essa reutilização não é aleatória. Assim como os curadores de museus fazem a curadoria de arte com base em temas ou perspectivas, o mesmo acontece com as empresas ao decidir quais sugestões de conteúdo publicar em suas plataformas.

Se eles não tiverem material próprio suficiente, podem recorrer aos trabalhos de outras pessoas para atingir seu objetivo de marketing. Você costuma ver isso em museus com exposições especiais de obras “emprestadas”. E assim como os museus têm programas de intercâmbio, temos ferramentas de curadoria de conteúdo, como mecanismos de descoberta de conteúdo.

Por que a curadoria de conteúdo é importante?

Por um lado, a curadoria de conteúdo permite que você produza liderança de pensamento ao incorporar as opiniões de outras pessoas que apóiam as suas e se tornar o “canal” que as pessoas sintonizam para obter conselhos sobre um determinado tópico.

Talvez seja por isso que a Curata realizou uma pesquisa e descobriu que as empresas que usam peças de conteúdo com curadoria obtêm, em média, 30% mais visualizações de página do que as empresas que não o fazem.

Pense desta forma: é fácil para as pessoas descartar as mensagens de marketing como “claro que diriam isso. Eles querem vender o produto.” No entanto, quando outras pessoas falam a favor do seu produto nas redes sociais e em seus próprios blogs pessoais, isso aumenta a credibilidade da sua marca.

Outro benefício da curadoria de conteúdo é que ela fornece um fluxo interminável de conteúdo que você pode publicar para se envolver e aumentar sua comunidade quando não tiver conteúdo suficiente.

Vemos isso com mais frequência no Twitter, onde 25% dos tweets contêm links, mas 56% dos retweets contêm links. Em outras palavras, as pessoas gostam de apontar outros recursos úteis, por sua vez, convidando discussões e proporcionando algum descanso para os profissionais de marketing ocupados que não podem produzir um fluxo diário de conteúdo de marketing.

Por fim, a curadoria de conteúdo oferece a você a oportunidade de interagir e colaborar com criadores e influenciadores de conteúdo por meio da simples arte de compartilhar o conteúdo deles com sua comunidade.

Como apontei antes, um dos grandes benefícios da curadoria e do marketing de influenciadores é o compartilhamento de audiências. As ferramentas de curadoria de conteúdo, é claro, facilitam o processo de compartilhamento consistente de suas fontes favoritas.

Quais são as melhores práticas de curadoria de conteúdo?

Mesmo com as melhores ferramentas e intenções de curadoria de conteúdo, é importante saber a melhor forma de proceder para encontrar conteúdo relevante e valioso. Afinal, apenas adicionar links e postagens aleatórias provavelmente não obterá os melhores resultados. Por outro lado, a curadoria de conteúdo bem feita pode ser uma maneira altamente eficaz de impulsionar seus esforços gerais de marketing de conteúdo.

Primeiro, assim como o curador do museu, o que você decide fazer a curadoria deve refletir a perspectiva da sua marca sobre o assunto.

Por exemplo, eu poderia ter escolhido qualquer ferramenta de curadoria de conteúdo para destacar aqui, mas escolhi com base em minha própria experiência e conhecimento. Fui seletivo porque não quero que você use a ferramenta de marketing de conteúdo errada e, portanto, pense menos de mim.

Em segundo lugar, o conteúdo curado também deve ser relevante o suficiente para gerar demanda para seu produto ou serviço ou qualquer que seja seu objetivo de marketing.

Essa é uma das razões pelas quais o conteúdo gerado pelo usuário que mostra o uso de um produto é tão popular para curadoria. Quando outros consumidores se beneficiam das ideias ou experiências de outras pessoas, eles acham mais fácil decidir se é o certo para eles.

Em terceiro lugar, mostre uma variedade de pensamentos.

Não selecione apenas a mesma fonte ou fontes o tempo todo. Você não quer que pareça que tem apenas um pequeno círculo de fãs. E, ao mesmo tempo, se você usar muito de uma pessoa, as pessoas podem pensar que você só se importa com um número limitado de perspectivas.

Quarto, verifique se o conteúdo que você seleciona está de acordo com os mesmos padrões de seu próprio conteúdo para manter sua marca.

Em outras palavras, você deseja projetar uma mensagem de alta qualidade exigente em todas as mensagens que enviar. Caso contrário, as pessoas podem pensar que seu produto é um sucesso e um fracasso. Conforme você aprende a usar as ferramentas de curadoria de conteúdo, manter a qualidade ficará mais fácil.

Quinto, nunca organize o conteúdo de seus concorrentes, pois isso anula o propósito!

Existem algumas situações em que isso pode ser tentador, como quando eles estão tirando sarro de você. Mas você logo aprenderá que a melhor maneira é retribuir o favor – ou construir conexões com seu público aproveitando o humor do concorrente.

Por fim, use ferramentas de curadoria de conteúdo e crie um processo para tornar mais fácil e eficiente a curadoria de conteúdo regularmente.

Como dizem, às vezes ter um plano é a parte mais importante. Ser metódico é uma das maneiras mais fáceis de aumentar a eficácia.

As 25 principais ferramentas de curadoria de conteúdo

Com tudo isso em mente, aqui estão algumas das melhores ferramentas de curadoria de conteúdo que conheço. Esta coleção inclui ferramentas de todos os tipos, na medida em que atendem às diversas necessidades de curadoria. Eles também podem ajudá-lo a coletar conteúdo de qualquer fórum para postar em qualquer tipo de fórum que você desejar.

Ferramentas baseadas em RSS

Primeiro, vamos ver as ferramentas de curadoria de conteúdo que usam a tecnologia RSS antiquada. Embora esse seja um método de distribuição usado há muitos anos, os feeds RSS continuam populares entre os que seguem blogs e podcasts. Alguns também os usam para acompanhar as notícias.

1. Feedly

Uma das maiores desvantagens dos leitores de RSS tradicionais é que eles oferecem tudo, de todos os seus sites de destino. Em seguida, você deve filtrar os resultados e encontrar o que precisa manualmente. O Feedly é uma das ferramentas de curadoria de conteúdo mais úteis, pois retorna resultados direcionados. Adicione os sites que deseja seguir e ensine ao assistente virtual o que você realmente está procurando. Isso faz com que você veja apenas o que deseja, o que economiza muito tempo.

2. Inoreader

O Inoreader é semelhante ao Feedly, pois permite filtrar os resultados e ver exatamente o que você deseja. Mas, ao contrário do Inoreader, você usa filtros manuais e outros critérios, em vez de um assistente virtual. Além disso, você pode procurar tudo de interesse em qualquer lugar da Web, em vez de se limitar a determinados sites.

Ferramentas baseadas em favoritos

Aqui, você tem ferramentas de curadoria de conteúdo que funcionam com os sites que você marcou. Para muitos de nós, esses são os sites que normalmente visitaríamos pelo menos uma vez por dia para ver o que eles têm a oferecer. No entanto, neste caso, você tem muito do material trazido para você ou guardado para mais tarde.

3. Bolso

Com o Pocket, a ideia é que você veja algo bacana na web. Então, da mesma forma que no Pinterest, você salva este artigo ou página da web em sua conta do Pocket. Mais tarde, você pode ler o item de qualquer dispositivo fazendo login. Para fins de curadoria de conteúdo, você tem uma área organizada que pode ajudar a compartilhar o que você encontrou com outros membros de sua equipe.

Se você precisa de ferramentas de curadoria de conteúdo mais versáteis, confira o eLink. Eles não apenas permitem salvar conteúdo e publicá-lo em outros fóruns, mas também possuem funcionalidade automatizada. Por exemplo, você pode criar newsletters e páginas da web com o apertar de um botão. Existem integrações para a maioria dos aplicativos de gerenciamento de conteúdo e e-mail.

5. Pérolas

Com Pearltrees, você pode salvar e organizar tudo. Isso facilita encontrar novamente em um só lugar. Um aplicativo freemium, o Pearltrees permite que você colabore com membros de sua equipe enquanto decide qual conteúdo selecionar.

Ferramentas que selecionam conteúdo para você

Mesmo com uma equipe eficiente e ferramentas de curadoria de conteúdo de qualidade, há momentos em que o DIY não é apropriado. Afinal, a automação tornou muitos outros tipos de marketing muito mais fáceis. Dependendo de qual você escolher, essas ferramentas farão a maior parte do trabalho para você. Isso é especialmente incrível para uma pequena equipe ou marcas que têm muitas menções na Web.

6. Flipboard

O objetivo declarado do Flipboard é selecionar as histórias mais importantes ou instigantes de toda a Internet. Quando você for para a primeira página, verá artigos sobre uma ampla variedade de tópicos que você pode ler. Como marca, existe a oportunidade de criar uma revista Flipboard personalizada, semelhante a um boletim informativo ou painel do Pinterest. Em seguida, o aplicativo adiciona automaticamente histórias que são úteis para o seu público.

7. Quem

Ao contrário de algumas outras ferramentas de criação de conteúdo, o Quuu fará tudo por você, se é disso que você precisa. Em outras palavras, a ferramenta pode ser configurada para seguir em frente e postar o tópico mais relevante em seus perfis de mídia social. Se você combinar isso com seus próprios esforços de criação, poderá ter feeds sociais incríveis.

8. UpContent

Este aplicativo possui um nível de automação entre as duas últimas ferramentas de curadoria de conteúdo. Em particular, ele usa uma funcionalidade de descoberta de conteúdo baseada em IA e possui integrações com o gerente de mídia social de sua escolha. No entanto, há mais oportunidades de escolher o que será postado em SUA mídia social, não em um storyboard personalizado.

Ferramentas que ajudam você a encontrar conteúdo para selecionar

É claro que depender totalmente de ferramentas de curadoria de conteúdo que fazem tudo por você não é necessariamente inteligente. Por exemplo, em alguns nichos de mercado, pode não haver muito o que selecionar. Ou pode ser que você esteja procurando fazer algumas mudanças estratégicas. Seja qual for o motivo, aqui estão algumas ferramentas que podem ajudar.

9. BuzzSumo

OK, você já me ouviu falar muito sobre isso. O BuzzSumo é uma ferramenta de marketing de mídia social multifuncional que tem um pouco de tudo para todos. Eles dirão quais partes do SEU conteúdo estão indo bem e também o que é tendência em seu nicho. A partir daqui, você pode selecionar novos conteúdos relevantes para sua estratégia geral.

10. ContentGems

Como outras ferramentas de curadoria de conteúdo nesta categoria, o ContentGems encontra artigos incríveis que são relevantes para o setor. No entanto, a principal característica deste aplicativo são seus fluxos de trabalho. Eles permitem que você compartilhe o mesmo conteúdo, ou até mesmo um grupo de conteúdo, em diferentes redes sociais ao mesmo tempo. Pense nisso como um cruzamento entre o gerente de mídia social e a ferramenta de curadoria.

Ferramentas que ajudam você a publicar conteúdo selecionado

Por mais importante que seja a descoberta de conteúdo, a publicação é, em última análise, o que gera resultados. E ao contrário de postar seu próprio conteúdo, a curadoria pode ser um pouco mais difícil para os gerentes de mídia social tradicionais. Além disso, esses aplicativos podem não ajudar se o fórum de curadoria escolhido for um site comum. Para esse fim, essas ferramentas de curadoria de conteúdo ajudarão você a preencher a lacuna.

11. Paper.li

Esta é uma ferramenta de publicação multifacetada. De acordo com os desenvolvedores, você pode usar o paper.li para criar seu próprio site e mantê-lo atualizado. Por que? Porque a ferramenta encontra um ótimo conteúdo para selecionar todos os dias e depois o publica automaticamente. Além de manter seu site atualizado, também ajuda a automatizar boletins informativos e postagens em mídias sociais.

12. Os tempos tuitados

O Tweeted Times reúne conteúdo relevante de forma que sua marca tenha essencialmente seu próprio jornal para compartilhar conteúdo e identificar as fontes de conteúdo mais envolventes, relevantes e consistentes. Esse curador de conteúdo específico foi projetado para coletar informações de feeds do Twitter, postagens de blog, contas de mídia social e outros links que permitem que sua marca publique conteúdo novo de forma consistente e aumente o engajamento.

Como a maioria das ferramentas desse tipo em sua estratégia de marketing de conteúdo, o The Tweeted Times possui ferramentas de automação que permitem atingir seu público-alvo por meio de seus canais de mídia social sem a necessidade de postar manualmente todo e qualquer conteúdo original que você encontrar.

13. Scoop.it

Segundo o site deles, este vem com duas versões: uma para sites pessoais e outra para negócios. Como estou mais interessado em marketing comercial, vou me ater a esse. Com o Scoop.it, as ferramentas de IA encontram um ótimo conteúdo e o colocam em uma área privada. A partir daqui, os clientes empresariais podem lê-lo, fazer edições, colaborar e publicar. Isso lhe dá um controle significativo sobre o que é publicado.

14. Limpo

Embora a maioria das ferramentas de curadoria de conteúdo listadas aqui pareça se concentrar em conteúdo da Web, como blogs e sites tradicionais, o Curata se concentra nas mídias sociais. Mas eles não ignoram o conteúdo escrito ao mesmo tempo. Isso significa que você obtém um pouco de tudo. Em seguida, eles ajudam você a postar em qualquer plataforma ou site.

15. Anders Rosa

Anders Pink tem uma característica única: briefings. Um briefing é basicamente um resumo de todo o melhor conteúdo em um tópico escolhido. Isso permite que você decida o que ler antes de abrir cada artigo, economizando seu tempo. Depois de escolher o melhor conteúdo, você pode fazer revisões ou adicionar à postagem e depois publicá-la.

Painéis de mídia social que incluem recursos de curadoria de conteúdo

Às vezes, a melhor opção é uma ferramenta multifuncional. Afinal, mantê-lo simples tem muitas vantagens, incluindo não ter que aprender um monte de software. Além disso, se você tiver uma marca menor, várias ferramentas de criação de conteúdo podem ser desnecessárias. Você também pode usar essa funcionalidade abrangente para saber o que funciona bem.

16. Pós-planejador

Esta ferramenta faz duas coisas básicas. Isso ajuda você a encontrar o melhor conteúdo e, em seguida, ajuda a maximizar seu envolvimento. Esse segundo objetivo funciona tanto para conteúdo com curadoria quanto para conteúdo próprio. E na hora de agendar suas postagens, você pode definir e esquecer com os dois tipos de conteúdo. Embora você deva estar sempre pronto para mudar de planos no último minuto, quando algo drástico acontecer, esse é um ótimo recurso.

17. Estúdio de conteúdo

Com o Content Studio, você obtém funcionalidades para todos os tipos de marketing de conteúdo. Este aplicativo em particular ajuda você a criar conteúdo em vários formatos. Além disso, eles o ajudarão a selecionar e publicar o melhor material da Web. Você também obterá ferramentas de colaboração, especialmente úteis se tiver clientes ou uma equipe maior.

18. DrumUp

Isso é semelhante às outras ferramentas de curadoria de conteúdo dessa categoria. O que torna o DrumUp único, no entanto, é a extensão em que você pode gerenciar seu marketing de mídia social em movimento. Eles têm uma extensão do Chrome para ajudar a encontrar coisas novas em qualquer lugar que você estiver navegando. E além disso, há aplicativos para iOs e Android. Se você viaja muito a negócios, este é um bônus real.

Ferramentas de curadoria de conteúdo baseadas na comunidade

Como tantas coisas hoje em dia, alguma curadoria de conteúdo pode, e talvez deva, acontecer dentro de uma comunidade. Afinal, a maioria de nós percebe que o envolvimento da comunidade é altamente eficaz e valioso. Com essas ferramentas de curadoria de conteúdo, você pode aproveitar o poder da comunidade e expandir seus negócios.

18. Triberr

Com o Triberr, você pode criar uma “tribo” em torno do seu conteúdo. Como um aplicativo de conteúdo em primeiro lugar, este é projetado principalmente para blogueiros e influenciadores profissionais. No entanto, isso não quer dizer que não ajude na curadoria de conteúdo. Na verdade, eles reconhecem que mesmo esse tipo de marca precisa fazer uma curadoria de conteúdo e criar oportunidades de discussão. Especialmente se você for uma marca pequena, não deixe de conferir.

19. Comunidades de vento de cauda

Os entusiastas do Pinterest se alegram! Tailwind Comunidades é uma ferramenta exclusiva do Pinterest que ajuda a encontrar o melhor conteúdo e publicá-lo no Pinterest. Além disso, Comunidades oferece um grupo de usuários que falam sobre os mesmos interesses e produtos. É uma ótima maneira de encontrar e compartilhar algo novo.

Ferramentas de curadoria de conteúdo geradas pelo usuário

Indiscutivelmente, uma das melhores coisas sobre curadoria de conteúdo é compartilhar conteúdo gerado pelo usuário. Embora o conteúdo do influenciador seja compartilhado automaticamente com você (pelo menos se você o patrocinar), o material diário dos fãs é algo que você mesmo terá que encontrar. E como a maioria de nós sabe, esse conteúdo oferece uma ótima oportunidade para mostrar seus produtos.

21. Flockler

Analisar os canais de mídia social em busca de conteúdo original de fãs e clientes é demorado e pode levar os profissionais de marketing de conteúdo a gastar muita energia aqui e pouca energia em outros lugares. O Flockler permite que você identifique e reposte conteúdo online relevante para sua marca ou empresa específica sem ter que vasculhar as postagens para identificar conteúdo de alta qualidade que foi criado por seu público ou usuários. Isso é feito configurando feeds automatizados para pesquisar em plataformas de mídia social a fim de publicar imagens, postagens e muito mais de usuários da vida real. O Flockler e aplicativos semelhantes são essenciais para sua estratégia de conteúdo para demonstrar a apreciação do cliente e mostrar seus produtos ou serviços realmente em uso.

22. Listas do Twitter

As listas são um dos recursos nativos do Twitter e, nessa plataforma, são uma das melhores ferramentas de curadoria de conteúdo disponíveis. Usando Listas, você pode acompanhar os Tweets sobre um tópico específico ou usar determinadas hashtags. Faça a sua própria lista ou siga uma lista que outra pessoa já fez

23. List.ly

Listly é facilmente uma das ferramentas de criação de conteúdo mais fáceis de usar. O que você faz com este aplicativo é criar uma lista em minutos. Mas é mais do que apenas uma lista chata: é um conteúdo bem polido e com curadoria. Pegue um monte de UGC e transforme-o em algo novo, facilmente.

24. Pinterest

Uma rede social por si só, o Pinterest é uma ferramenta de curadoria nativa. Por que? Simplificando, o Pinterest analisa o que você está fixando, tanto como seu próprio conteúdo quanto as coisas que você está denunciando de outros usuários. Então, eles vão te mostrar um conteúdo relevante. Use o material no próprio Pinterest ou poste em outro lugar com crédito. Sua escolha.

25. Boletins informativos por e-mail

Como isso ajuda você a selecionar conteúdo? Simplificando, lendo os boletins de outras pessoas. Você nunca sabe o que outras pessoas em seu setor estão divulgando de útil. Além disso, alguns influenciadores e vozes de blogs enviam seus próprios boletins. Contanto que você não use o conteúdo de um concorrente e dê crédito, não há problema em usá-los.

Com a ascensão do marketing de conteúdo, está ficando mais difícil acompanhar usando apenas seu estúdio de conteúdo. Além disso, a curadoria de conteúdo e o aproveitamento do poder dos influenciadores estão se tornando mais importantes do que nunca. No entanto, com essas ferramentas de criação de conteúdo sua vida pode ser muito mais fácil, tanto na economia de tempo quanto na qualidade do conteúdo que você encontra.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!