35 habilidades de marketing que você pode transformar em uma agitação lateral lucrativa

Tempo de leitura: 29 min

Escrito por Jadilson Barros
em março 11, 2023

habilidades de marketingOptar por investir uma quantidade significativa de meu tempo (e dinheiro) na construção de minhas  habilidades de marketing  foi uma das melhores decisões que já tomei.

Não apenas consegui fazer a transição de várias de minhas habilidades de marketing diretamente para atividades secundárias (o marketing de conteúdo freelancer é o número 1), mas minhas habilidades de marketing também me ajudaram a escalar vários negócios em tempo integral ao longo dos anos.

E a melhor parte é… Estou longe de ser o único que fez isso.

Hoje, quero apresentá-lo a um amigo e leitor, Jake Kurtz, que pegou as habilidades de marketing pelas quais foi  pago para desenvolver seus empregos diários em marketing nos últimos anos e as transformou em atividades secundárias no mundo do freelancer e blogando, ele mesmo.

Aqui está Jake, vindo do belo e ensolarado estado da Flórida…

Habilidades de marketing para Side Hustle

Agora, estou transferindo este post sobre todas as melhores habilidades de marketing que você pode fazer para fazer uma transição rápida para uma agitação lateral – para Jake.

Aqui está Jake:

Às vezes, independentemente do que você está ganhando em seu trabalho de tempo integral, simplesmente não parece o suficiente.

Se você é como eu, fica um pouco obcecado com quanto dinheiro está ganhando.

Talvez você tenha uma planilha do Excel ou um modelo de documento do Google que liste suas despesas e acompanhe sua receita, para que você possa pelo menos ter uma ideia geral de onde está no final de cada mês.

Eu odeio dizer isso, mas muitas vezes quando nós (inclusive eu) olhamos para esse colapso, ficamos desconfortáveis ​​com o quanto nos resta no final do dia.

Digite … a  agitação lateral.

Não é mais apenas um pequeno benefício quando você tem fluxos de renda secundários, está se tornando obrigatório se você quiser progredir hoje.

Ter uma agitação lateral alivia um pouco da pressão de ter apenas um ou dois contracheques por mês que não aumentam. Com uma agitação lateral, você pode definir sua própria taxa de freelance , cobrar o que deseja por seus produtos digitais e  determinar seu próprio destino.

Observação lateral: não tenho muitos contatos com outros blogueiros, mas como conheci, conversei e troquei ideias com Ryan, fiquei impressionado com seu conhecimento e experiência em iniciar e apresentar centenas de idéias secundárias que fazem sentido e geram dinheiro. Portanto, se você está aqui pela primeira vez, está ABSOLUTAMENTE no lugar certo.)

Se você tem habilidades de marketing…

Você está com sorte.

Existem tantas habilidades de marketing (e habilidades de blog ) que você pode obter de um trabalho relacionado a marketing, aplicá-las fora do trabalho para outras pessoas (ou para desenvolver seu próprio projeto), criando assim uma lucrativa atividade de marketing.

Apenas evite se meter em problemas.

Tenha em mente … se você está iniciando uma atividade paralela enquanto ainda trabalha em período integral, certifique-se de fazê-lo dentro das diretrizes legais e éticas para evitar perturbar sua empresa. A última coisa que você gostaria que acontecesse é ser demitido de seu emprego de tempo integral, se essa ainda for sua principal fonte de renda.

O que isso significa é … se você estiver trabalhando em uma agência de publicidade em um cliente de assistência médica, não lance seus serviços de marketing para outras empresas de assistência médica. Ou, se você trabalha para a equipe de marketing de uma concessionária de automóveis, não exponha seus serviços de marketing a outras concessionárias.

Conflitos de interesse são garantidos para causar grandes problemas e potencialmente demitidos .

Se você quer ter 100% de certeza de que está livre de sua agitação lateral, comece ouvindo esta entrevista que Ryan fez sobre as legalidades de ter uma agitação lateral.

Seja honesto e aberto com seu chefe e com a alta gerência em sua empresa existente. Deixe-os saber o que você está fazendo. Certifique-se de que eles estejam claros de que você não trabalhará em seu negócio de marketing paralelo durante o horário de trabalho, em equipamentos de trabalho ou em setores similares.

Isso é particularmente importante em agências onde você trabalha com vários clientes.

Com tudo isso dito, hoje eu compilei uma lista de 35 habilidades de marketing que você pode aprender facilmente em empregos remotos em tempo integral e, em seguida, assumir e ramificar-se em sua própria atividade lucrativa trabalhando em casa .

Cinco grupos-chave de habilidades de marketing:

Vamos falar sobre cinco grupos distintos de habilidades de marketing aqui hoje, todos com aplicações ligeiramente diferentes de como podem ser usadas na criação de seu próprio negócio – muitos dos quais estarão relacionados a começar a trabalhar como freelancer .

Marketing e mídia pagos: atividades secundárias que envolvem o gerenciamento do dinheiro do cliente e a divulgação do nome por meio de canais de publicidade pagos.

Marketing não pago: atividades secundárias que não envolvem o cliente gastando nenhum dinheiro adicional em mídia (pagando apenas para você), mas ainda divulgando por meio de canais de marketing eficazes – coisas como criar e executar uma estratégia de marketing de conteúdo .

Marketing criativo: atividades secundárias que você pode criar usando suas habilidades criativas e de design, se tiver a sorte de ser abençoado com elas.

Web/Analítico: atividades secundárias em que você ajuda as pessoas a criar e desenvolver uma presença na Web, criar novos recursos, lançar produtos, além de ajudá-los a implementar, entender e dissecar dados de forma eficaz.

Vendas: atividades paralelas nas quais você ajudará as pessoas a gerar leads e vendas por meio de suas próprias atividades práticas de vendas – não criando anúncios ou páginas de destino.

Como você pode ver, independentemente das habilidades de marketing às quais você foi exposto em funções de tempo integral, você pode usar muitas dessas habilidades de marketing e aproveitar esses pontos fortes para trabalhar por conta própria (e eventualmente em tempo integral).

E se você deseja desenvolver suas habilidades de marketing, confira esses cursos on-line para se tornar um profissional de marketing melhor .

Vamos lá. Aqui estão 35 habilidades específicas de marketing que você pode transformar em atividades secundárias.

Marketing pago e atividades secundárias de mídia

Essas habilidades de marketing envolvem mídia paga, em que um cliente em potencial precisaria pagar a você e também ter fundos alocados para a execução da mídia.

Essas atividades secundárias são ótimas para planejadores de mídia, compradores de mídia, gerentes de campanha, profissionais de operações de anúncios e especialistas em marketing digital.

1. Configuração e gerenciamento de pesquisa paga (AdWords).

Se você já trabalhou em uma agência de marketing no lado digital, pode ter clientes que executaram campanhas de pesquisa paga por meio de plataformas como o Google AdWords.

Felizmente, se você precisa de alguma renda extra, otimizar campanhas de anúncios pagos é uma habilidade de marketing lucrativa que você pode aplicar para ajudar outras empresas.

Por um lado, você pode usar suas habilidades do Google AdWords que usa em seu trabalho de período integral e aproveitá-las para ajudar pequenas empresas em sua área a aparecer nas pesquisas do Google . É tão simples quanto dizer a um empresário que você pode colocá-lo no topo dos resultados de pesquisa e que ele só paga quando alguém clica no anúncio.

Isso facilita a venda (para você) porque, ao contrário de outras formas de publicidade, você paga apenas por cliques e não apenas por impressões (ter seus anúncios exibidos).

2. Gerenciamento de Publicidade em Mídias Sociais.

Se você é capaz de criar públicos-alvo exclusivos e tem talento para publicidade em mídia social, pode encontrar clientes ao lado e cobrar taxas mensais para gerenciar campanhas de mídia social pagas em redes como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter para eles .

Seria extremamente benéfico também oferecer a criação real dos anúncios de mídia social, usando seus ativos de marca existentes, ou juntar-se a um designer gráfico e dividir os lucros. A publicidade em mídia social pode ser incrivelmente lucrativa para as empresas, mas elas não necessariamente sabem como fazê-lo de maneira eficaz sem desperdiçar dinheiro em marketing.

3. Publicidade gráfica (anúncios em banner online)

A publicidade gráfica pode ser complicada. Você sabe disso se já trabalhou para uma agência e desenvolveu essa habilidade de marketing no passado. Se você conseguir simplificar o mundo da publicidade gráfica para um cliente e dizer a ele que pode obter milhões de impressões de anúncios, ele ficará muito interessado em trabalhar com você.

Essas habilidades geralmente se tornam uma segunda natureza em funções de mídia em tempo integral. Só não esqueça que você pode aproveitá-los para vender seus próprios serviços para outras empresas. As empresas podem não saber nada sobre exibição digital ou as perguntas a serem feitas aos fornecedores. A contratação de um recurso de exibição digital freelance pode ajudá-los a evitar negócios ruins.

4. Planejamento e Compra de Mídia Tradicional.

Ser capaz de negociar mídia e saber quando algo é um bom negócio… é uma poderosa habilidade de marketing.

Os clientes potencialmente pagarão a você como freelancer para gerenciar e negociar o planejamento de mídia e o processo de compra. Em nível local, se você conhece algumas das melhores revistas, jornais, locais de outdoors, locais de sinalização no shopping etc., pode aproveitar esse conhecimento para vender suas habilidades a clientes que precisam de uma presença contínua na mídia local .

O digital é enorme, mas o tradicional não está morto. Os clientes são enganados porque muitas mídias tradicionais são superfaturadas em comparação com o que você pode conseguir com o Facebook ou a publicidade em mecanismos de pesquisa.

5. Publicidade nativa.

Existem sites por aí que permitem que as empresas publiquem conteúdo patrocinado que parece nativo do próprio site. Isso é chamado de publicidade nativa . É uma maneira de postar conteúdo patrocinado que parece orgânico e menos como um anúncio.

Se você aprendeu a encontrar, avaliar e executar esses tipos de campanhas publicitárias, existem empresas que você pode contatar que estariam muito interessadas em usar bem suas habilidades de marketing com a reserva de campanhas nativas. Além disso, se você também for capaz de produzir o conteúdo para o local do anúncio nativo  , poderá ganhar ainda mais dinheiro com essa habilidade de marketing.

6. Divulgação, coordenação e gerenciamento de influenciadores pagos.

Outra habilidade de marketing que você pode usar para se transformar em uma agitação lateral é encontrar influenciadores que sejam bons para as marcas . Talvez você seja uma marca cujo público-alvo é muito ativo e gosta de esportes. Você pode conhecer as melhores maneiras de entrar em contato com blogueiros de fitness e contas de fitness do Instagram que têm um grande potencial de promoção.

Nem todo mundo é bom em encontrar esses tipos de influenciadores de nicho . Se for, você pode usar isso para gerenciar programas de influenciadores. Os programas de influenciadores dão muito trabalho e você pode cobrar uma taxa mensal para tirar isso do prato de alguém. Se eles virem bons resultados, continuarão usando sua experiência daqui para frente.

Atividades secundárias de marketing não pago

Essas são habilidades (e serviços) de marketing que não envolvem custos adicionais de mídia para o seu cliente, tornando-os um pouco mais fáceis de lançar na maioria das situações. Aqui, seu cliente simplesmente pagaria para você gerenciar esses aspectos de suas campanhas de marketing.

7. Gerenciamento de contas de mídia social.

Ultimamente, tenho gerenciado meu próprio site e tentando ser relevante e atualizado em todos os canais. Posso dizer em primeira mão – seria bom ter alguém com essas habilidades de marketing para me ajudar a administrar minhas contas sociais. Só não tenho o orçamento ainda!

No entanto, existem empresas por aí que têm orçamento e simplesmente não têm tempo, recursos ou ferramentas para administrar contas de mídia social e torná-las hiper-relevantes para seu público. Você pode oferecer Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest, YouTube, Snapchat e muito mais.

Baseie sua taxa para isso na quantidade de tempo que você levará por mês, multiplique isso por uma taxa justa e haverá sua taxa de retenção mensal . No entanto, você precisa ter em mente, pelo menos no início, que se sua taxa mensal aumentar para dezenas de milhares, a empresa poderá facilmente contratar uma agência para ajudá-la com esse custo. Portanto, não se subestime, mas definitivamente permaneça razoável.

8. Gerenciamento de e-mail marketing.

Se você sabe como fazer campanhas de e-mail marketing , o que está esperando? Existem empresas em todos os lugares que precisam de pessoas com habilidades de marketing que possam ajudá-las a capturar endereços de e-mail, criar uma lista de e-mail do zero e acompanhar essa lista para criar mais clientes pagantes.

Se você tem experiência em capturar endereços de e-mail e projetar/enviar e-mails, isso pode ser uma habilidade de marketing incrivelmente valiosa como uma agitação lateral.

Eu pessoalmente dirigi um programa de marketing por e-mail para um restaurante local e enviei apenas um e-mail por semana. Esse contrato me rendeu algumas centenas de dólares extras por mês, o tempo todo exigindo muito pouco esforço e não consumindo muito tempo da minha parte.

9. Relações Públicas.

Essa habilidade de marketing tem tudo a ver com a modelagem da imagem.

Você é bom em escrever press releases? Hábil em ajudar uma empresa a manter uma imagem positiva aos olhos do público? Bem, essa habilidade de marketing pode facilmente render centenas, senão milhares por mês, dependendo do tamanho do seu cliente e do contrato que você pode negociar.

Contratar uma agência de relações públicas está se tornando menos comum para a maioria das empresas. E, na verdade, muitas agências de relações públicas estão sendo demitidas  porque as pessoas estão terceirizando isso para freelancers e indivíduos com as conexões de mídia certas (e agitação) para reduzir despesas gerais e operacionais.

Além disso, todos nós sabemos que trabalhar com uma equipe maior pode resultar em mais tempo para fazer as coisas. Como as relações públicas costumam ser um ambiente rápido e furioso com as empresas precisando responder a algo imediatamente, é bom ter uma pessoa totalmente dedicada a obter a imprensa para o seu negócio.

10. Gestão da Reputação.

Se você fez parte de uma equipe de marketing em período integral, talvez tenha testemunhado a importância de sua reputação e avaliações online .

Usando isso, você pode começar uma agitação lateral onde está focado em como as pessoas estão avaliando sua empresa online – e colocar suas habilidades de marketing para melhorar a imagem de uma empresa em bom uso. Você pode ajudar as empresas a melhorar suas avaliações no Yelp ,  avaliações no Google, avaliações de produtos, avaliações no Facebook e muito mais, encontrando clientes satisfeitos e tornando mais fácil para eles deixar uma avaliação positiva sobre sua experiência.

Atividades secundárias de marketing de conteúdo

Essas agitações secundárias são construídas em torno das habilidades de marketing de criar e promover conteúdo (geralmente escrito), com o objetivo de posicionar seu cliente como um especialista em uma área específica ou ajudá-lo a ter uma classificação mais alta organicamente.

11. Criação ou Manutenção de Blog.

Com o SEO sendo uma alavanca de negócios tão importante , todos sabemos que os blogs (e conteúdo de alta qualidade) são importantes hoje.

Para que uma empresa se posicione organicamente como especialista em seu setor, ela precisa de um blog. Se você possui as habilidades de marketing para criar um blog, seja no WordPress ou em um CMS diferente, use isso a seu favor e apresente às empresas os benefícios de ter e manter um blog de nicho relevante para seu público . 

Além disso, você poderá oferecer atualizações e novos recursos de forma contínua, idealmente por meio de um contrato de retenção com um determinado número de horas alocadas para a manutenção do blog a cada mês.

12. Otimização de mecanismo de busca.

Levando a criação do blog um passo adiante, você pode colocar suas habilidades de marketing de SEO em bom uso, oferecendo um conjunto completo de serviços de SEO.

No entanto, devo alertá-lo. O espaço freelance de SEO é extremamente lotado e as empresas estão ficando cada vez mais cínicas.

Muitas vezes é difícil vender, e ainda mais difícil se você conseguir um cliente, porque se você não entender de SEO, não entenderá quanto tempo leva para ver os resultados. Do ponto de vista do proprietário de uma empresa, se você contratar alguém para fazer SEO e depois de um mês não notar nenhuma diferença, sua lógica pode dizer que não está funcionando e você deve demitir a pessoa (o que é uma expectativa irreal).

No entanto, se você for um bom freelancer de SEO, terá um portfólio de exemplos, a capacidade de definir expectativas claras de tempo e uma ampla gama de serviços, em vez de apenas escrever artigos repletos de palavras-chave que você pesquisou . Freelancers de SEO bem-sucedidos  com fortes habilidades de marketing podem transformar suas atividades secundárias em empregos de tempo integral muito rapidamente, porque é um nicho realmente lucrativo se você puder fornecer resultados de forma confiável e obter referências com base em seu ótimo trabalho.

13. Redação de postagens de blog.

Descobri por meio de minha própria pesquisa pessoal que muitas empresas TÊM blogs (o que significa que sabem que é importante ter um), mas não são atualizados há 5 meses – ou estão publicando postagens curtas de 300 palavras que recebem lido por ninguém.

Quando vou à página do blog de uma empresa e vejo que a última postagem é de um ano atrás, vejo cifrões. Isso basicamente significa que a empresa não priorizou ou simplesmente não tem as habilidades de marketing, tempo para alocar ou não viu resultados rápidos.

Se eles não priorizaram, explique a eles por que não deveriam. Se eles não tiverem tempo, tire-o do prato e administre-o para eles. Se eles não viram resultados, explique a eles o que há de errado com o esforço anterior e como você pode melhorar. Tente pensar em cada cenário e ofereça sua experiência sobre como você pode melhorá-lo.

14. Promoção de conteúdo.

Se você quiser ir além, escreva artigos e use suas habilidades de marketing de promoção de conteúdo para ajudá-los a promover cada postagem (e ver os resultados reais). Há algumas maneiras de fazer isso.

Você pode começar seu PRÓPRIO site em um determinado nicho de blog , trabalhar por alguns meses para torná-lo um pouco popular e, em seguida, começar a escrever para outras pessoas e usar seus próprios seguidores para divulgar o conteúdo de seus clientes para públicos maiores. Dessa forma, não termina com a redação – você também se concentra na promoção de conteúdo para eles , o que inevitavelmente levará a contratos com pagamentos mais altos com esses clientes.

Como alternativa, você pode criar conteúdo para eles e ajudá-los a encontrar estrategicamente maneiras de promovê-lo. Um exemplo disso seria oferecer um pacote em que você escreve artigos e os ajuda a anunciar esses artigos no LinkedIn e no Facebook. Então, você apenas cobra uma taxa de serviço por todo esse pacote de serviços.

15. Infográficos.

As empresas adoram infográficos, assim como nossos cérebros Eles explicam as coisas de uma maneira visualmente atraente e são muito compartilháveis ​​online.

Se você tem as habilidades de marketing e as habilidades de design para fazer infográficos, isso pode definitivamente se encaixar em uma estratégia de marketing de conteúdo, devido à alta  capacidade de compartilhamento dos infográficos . Com um alto potencial de ser visto por muitas pessoas, você pode facilmente ganhar de US$ 300 a US$ 500 (ou muito, muito mais com base na experiência) pela ideia certa de infográfico que se alinhe bem com uma marca – dependendo do orçamento do cliente.

Trapaças laterais de marketing criativo

Se você tem habilidades criativas de marketing, como design gráfico, fotografia ou pode gravar vídeos matadores, esta é a seção para você aprender como pegar essas habilidades de marketing e transformá-las em uma agitação lateral.

16. Redação.

As empresas têm muitas ambições de criar sites incríveis, anúncios incríveis e ótimas campanhas de marketing. Mas, às vezes, você chega a um certo ponto e simplesmente não sabe o que dizer.

É para isso que você está aqui. Se você é um redator como uma agitação lateral, pode apresentar suas habilidades e serviços de marketing para várias empresas. Dê uma olhada no site deles e informe-os sobre o que você mudaria (obviamente de maneira amigável) em termos de cópia no local.

Uma cópia atraente aumentará a conversão e o envolvimento do site. A mesma coisa vale para anúncios, materiais impressos e muito mais. Se você puder ser uma voz eficaz, isso será recompensado com grandes retornos.

17. Criação de material de marketing.

Às vezes, as empresas precisam apenas de um material de marketing esteticamente agradável e eficaz para distribuir a clientes em potencial, em feiras, eventos, em seus lobbies e muito mais.

Se você aprendeu as habilidades de marketing para criar brochuras em seu trabalho de tempo integral, pegue essas habilidades e comece a aplicá-las a empresas próximas a você. Você pode fazer uma matança ajudando as empresas com seus materiais de marketing.

18. Criação de anúncios sociais e digitais.

As empresas sabem que “o digital é importante” e “o Facebook é onde está”. Você escuta isto o tempo todo. Mas o problema é que nem todos sabem como criar anúncios eficazes para essas mídias.

Portanto, suas campanhas de anúncios sociais não vão muito bem e eles não acreditam mais no sucesso da plataforma.

Se você tem as habilidades de marketing para criar matadores, convertendo criativos para eles, você pode facilmente transformar a criação de anúncios sociais e digitais em uma atividade paralela lucrativa e bem-sucedida .

19. Design de logotipo.

Talvez uma empresa não queira se reformular totalmente com uma agência cara.

Talvez eles estejam apenas começando e não tenham nenhuma imagem. Seja qual for o caso, se você tiver as habilidades de marketing para criar logotipos bonitos, limpos e profissionais, poderá facilmente cobrar $ 500 ou mais pelo design do logotipo. 

As empresas sabem da importância de um logotipo e sabem que é um investimento de longo prazo. É por isso que eles estão dispostos a gastar e lidar com o custo de um logotipo profissional . Você pode usar suas habilidades de marketing no mundo do design e começar uma atividade paralela em que tudo o que você faz é criar logotipos para pessoas e empresas. Se se espalhar a notícia de que você fez um ótimo trabalho, você receberá referências e arrasará.

Oh! E aqui está exatamente como determinar quanto cobrar pelo design do logotipo 😊

20. Design de capa de livro.

Outra habilidade de marketing de nicho que pode ser uma lucrativa agitação lateral seria alcançar autores de livros, e-books e basicamente qualquer outro tipo de conteúdo escrito de formato longo que precise de uma capa (ou outros ativos de marketing visual) e se tornar um livro designer de capa.

Se este for o seu nicho, você será a pessoa certa para essas pessoas, porque elas terão mais confiança em sua experiência do que alguém que simplesmente é um “designer gráfico”.

Nem todos os autores sabem o que se passa em uma capa de livro incrível que vende . Se você puder aprender isso, poderá fazer disso um negócio paralelo muito lucrativo.

21. Design da Arte do Álbum (Música).

Conhece algum músico ou talvez esteja apenas interessado em música?

Todo mundo sabe que uma capa legal de álbum ou uma arte legal de single deixa as pessoas mais animadas. Se você tem as habilidades de design, isso pode se transformar em uma verdadeira confusão para você.

Muitas pessoas são apaixonadas por música, mas em algum momento perceberam que não era uma escolha de carreira viável. Embora você não tenha conseguido o emprego dos seus sonhos como músico, você pode facilmente aprender online como fazer design gráfico ( CreativeLive  é uma boa opção), e as capas de álbuns podem ser uma maneira de se envolver com a música.

Se você pode criar uma arte de capa incrível, os artistas e suas equipes de gerenciamento pagarão repetidamente para colocar essas habilidades de marketing no trabalho e criar designs para os próximos projetos.

22. Criação de Vídeo e Imagem.

Voltando ao meu ponto anterior – as empresas sabem que é importante ter um conteúdo legal, profissional e nítido.

Eles simplesmente não sabem como fazê-lo. Você pode tirar ótimas fotos ou vídeos? Então você pode definitivamente transformar essa habilidade de marketing em uma agitação lateral.

Quer o seu nicho seja casamentos, eventos, produtos, comida ou qualquer outra coisa … você pode ganhar muito sendo um bom fotógrafo ou cinegrafista paralelamente. Existem vários recursos online para descobrir como iniciar um negócio de fotografia rapidamente.

Outra grande coisa aqui é que muitas vezes você poderá filmar em um horário flexível, o que significa que não interferirá em seu trabalho em tempo integral.

23. Conteúdo do drone.

O conteúdo dos drones explodiu no mercado recentemente devido à sua capacidade de mostrar ângulos e perspectivas nunca antes vistos.

Uma ideia é entrar em contato com alguns profissionais do setor imobiliário que possam se beneficiar ao mostrar casas usando conteúdo incrível de drones. O setor imobiliário é um grande nicho de negócios para operadores de drones . Ou talvez um hotel ou resort que queira mostrar suas vistas deslumbrantes.

Além disso, ainda é um bom momento para entrar neste nicho com muitas pessoas que não têm uma grande experiência com drones. Se você teve a sorte de aprender e ficar bom nisso, use isso a seu favor! Salte rapidamente e perceba que você ainda é um dos poucos que pode fazê-lo de forma eficaz.

Atividades secundárias de marketing na Web e analítico

Se você possui ótimas habilidades técnicas de marketing, pode configurar sites, entender alguma codificação básica ou transformar dados em insights – é aqui que você pode aprender como aplicar algumas dessas habilidades para criar uma agitação lateral.

24. Desenvolvimento de sites.

Este é bastante simples: construir sites.

Se você puder criar um site personalizado para alguém do zero, ouvir suas ideias e executá-las, poderá ganhar milhares de dólares facilmente. 

Outro benefício é que você pode trabalhar nisso durante a noite, fins de semana e de manhã cedo. Normalmente, você pode operar em seu próprio cronograma, desde que o conclua dentro do prazo.

Há uma enorme vantagem e lucro potencial ao criar sites paralelamente. Tudo o que você precisa fazer para começar é criar um portfólio rápido, começar a alcançar clientes em potencial, colocar essas habilidades de marketing em prática e, em breve, poderá conseguir seu primeiro cliente como desenvolvedor web freelancer .

25. Personalização do tema do site.

Não pode necessariamente construir um site do zero? Bem, você ainda pode ganhar dinheiro se souber customizar um tema em um CMS como o WordPress, por exemplo. Eu pessoalmente conheço pessoas em minha própria rede que simplesmente personalizaram um tema e ganharam milhares de dólares dessa maneira.

Para o cliente, dependendo de sua alfabetização em desenvolvimento web e dependendo da complexidade de suas necessidades, eles podem ver isso como “tão complicado” quanto construir um site do zero.

Se você puder escolher um bom tema e personalizá-lo, ainda poderá fazer uma matança. WordPress é provavelmente sua melhor aposta se você quiser escolher um tema existente e personalizá-lo para uso comercial ou profissional. Eles têm muitos recursos robustos, mas permanecem fáceis de usar.

26. Monetização do site.

Com essa habilidade de marketing, você pode alcançar sites que recebem muito tráfego e ensiná-los a monetizar seu site , posicionando-se como um consultor . Isso pode ser feito exibindo anúncios em seu site, criando ofertas de conteúdo patrocinado ou vendendo algo.

Se você fez isso em um emprego de tempo integral, terá o conhecimento necessário para pegar um site que está parado com centenas de milhares de visitantes por mês e ajudá-los a gerar receita extra.

Apenas certifique-se de que eles estão ganhando mais com o site do que estão pagando para ajudar a monetizá-lo (meio óbvio, mas você ficaria surpreso).

27. Configuração do Google Analytics.

Como profissional de marketing em tempo integral, você conhece o valor do Google Analytics.

Felizmente (para você), muitas empresas não entendem o valor de algo como o Google Analytics .

Se você tiver as habilidades de marketing e for capaz de explicá-lo e configurá-lo com eficácia, estará abrindo um mundo totalmente novo para uma empresa. Para isso, você pode cobrar apenas uma taxa única de configuração. Então, se eles exigirem manutenção contínua, você pode cobrar mensalmente ou semanalmente, dependendo da duração do projeto.

28. Dashboard e criação de relatórios.

Talvez em seu trabalho de tempo integral você seja um especialista em criação de relatórios. Você pode achar isso chato, mas pode levá-lo para fora do trabalho e lucrar com essa mesma habilidade de marketing.

Na maioria das vezes, executivos e pessoas de nível superior nas empresas só precisam ser capazes de exportar rapidamente um relatório ou painel sem fazer muito trabalho extra para analisá-lo. Muitos CEOs têm painéis com métricas-chave , apenas para manter o controle de seus negócios rapidamente, sem ficar muito “no meio do mato” até que seja necessário.

Se você puder ajudar a pegar seus dados brutos confusos e transformá-los em um relatório rápido e fácil de ler , poderá cobrar uma taxa por relatório gerado e, eventualmente, criar um sistema que se atualize automaticamente e cobre uma taxa de serviço mensal.

29. Análise de dados e insights de marketing.

Você pode ser um cara / garota freelancer de dados … ajudando as empresas a pegar seus números de marketing e transformá-los em histórias que os ajudem a aprender onde e como melhorar. Esta é uma habilidade de marketing difícil de dominar, especialmente porque seus clientes geralmente estão olhando para os dados errados para começar. Leva tempo para se atualizar.

Se você conseguir obter insights úteis, eles se traduzirão em melhorias que realmente farão a diferença para o núcleo dos negócios de seu cliente. As empresas vão adorar isso e vão pagar por ajudá-los a aprender.

30. Configuração e gerenciamento de banco de dados.

Você pode ajudar as empresas a configurar bancos de dados no MySQL ou em outro lugar, de onde possam extrair dados de si mesmas. Seja capturando dados de formulários on-line ou extraindo dados de vendas, é muito valioso poder fazer referência e analisar dados facilmente.

Se você criou bancos de dados ou ajudou a extrair dados de um em uma função de tempo integral, provavelmente pode usá-lo em uma agitação lateral em que ajuda uma empresa a configurar e extrair informações de um banco de dados.

Pode parecer um pouco chato para alguém sem um interesse genuíno em dados, mas a renda secundária não será chata!

Atividades secundárias de vendas e geração de leads

Se você é uma ótima pessoa, tem as habilidades de marketing certas e não se importa com o alcance frio, as empresas pagarão com prazer por suas habilidades para aumentar suas vendas. Aqui estão algumas idéias para você começar.

31. Chamadas não solicitadas.

Este é bastante direto. Você poderia facilmente ser um telefonema frio para uma empresa que está tentando gerar leads e vendas se tiver as habilidades de marketing (e estômago) para isso. Muitas pessoas têm medo de contato frio , especialmente quando se trata de pegar o telefone e discar para um cliente em potencial, o que é um benefício para você se você for uma pessoa sociável.

Você pode cobrar uma taxa com base na comissão ou apenas uma taxa fixa para fazer o trabalho. O que você preferir e como preferir trabalhar. A comissão é provavelmente a venda mais fácil, porque é um tipo de modelo de pagamento por desempenho.

32. Geração de leads.

Você pode ir além e ser apenas um freelancer de “geração de leads”. Quer isso signifique criar páginas de destino de alta conversão, ajudar a criar estratégias para gerar leads de forma criativa por e-mail ou redes sociais, ou mesmo apenas divulgação fria – você pode oferecer um conjunto de serviços que o posicionam como a pessoa certa para a geração de leads.

Existem muitos negócios focados apenas em leads e vendas, e você pode ser um recurso para eles que os ajuda estrategicamente a encontrar novas maneiras de crescer.

33. Alcance social.

Você pode transformar o alcance da mídia social em uma agitação lateral.

Para construir parcerias ou crescer em leads B2B, pode fazer sentido para uma empresa alcançar as pessoas nas mídias sociais (provavelmente no LinkedIn). No entanto, isso é muito trabalhoso, pois requer encontrar e auditar muitas contas de mídia social – uma habilidade de marketing que muitos não têm.

Este é um nicho interessante se você conseguir fazer uma rede com sucesso via Mensagem Direta e colocar as pessoas no telefone. Isso pode levar a influenciadores, parcerias e, finalmente, vendas.

34. Marketing de entrada.

O marketing de entrada é outra habilidade de marketing quente no momento.

As empresas estão procurando maneiras de reduzir seu orçamento de mídia paga e atrair consumidores até elas (uma abordagem de “puxar”), em vez de lançar anúncios constantemente na esperança de que resultem em vendas.

Se você é um mestre em marketing de entrada em uma função de tempo integral, pode cobrar das empresas a configuração de sua plataforma de marketing de entrada, além de ajudá-las a ter ideias e executá-las.

Exemplos disso seriam HubSpot e SalesForce, onde as empresas podem criar campanhas de marketing de entrada que as ajudam a automatizar certos processos mundanos e se concentrar em fazer vendas.

35. Apresentação e Criação da Proposta.

Em sua função de tempo integral, talvez você fosse um especialista em criar apresentações para clientes. Pegue essa habilidade de marketing e lance-a para outras empresas que você suspeita que precisam apresentar coisas internamente ou para seus clientes. Algumas pessoas têm vendas incríveis e habilidades de apresentação , mas simplesmente não sabem como fazer algo parecer ótimo em um slide .

Se você puder ajudá-los nessa parte, pode se sair bem cobrando uma taxa por apresentação (mais alta dependendo de quanto tempo ela dura). É especialmente lucrativo se você puder acioná-los rapidamente.

Resumindo…

Como você pode ver, existem maneiras de transformar basicamente qualquer habilidade de marketing em uma agitação lateral com a combinação certa de criatividade e agitação.

O tema geral aqui é não sentir que o que você está fazendo em sua função de tempo integral não é benéfico.

Há alguém por aí que precisa de suas habilidades de marketing. Decida um nicho no qual deseja se concentrar, torne-se realmente bom nisso, construa um pequeno portfólio e faça um ótimo trabalho para obter referências.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!