A história dos blogs (de 1993 a 2023)

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Jadilson Barros
em janeiro 28, 2023

História dos blogsAh, a história dos blogs. À medida que entramos em 2023, a maioria de nós sabe o que é um blog – mas você conhece a história dos blogs? Acredite ou não, o blog tem uma jornada bastante histórica nos últimos 30 anos.

Você lê blogs (ou pelo menos já leu este blog, então sabe o que é um blog ). Digite: a história dos blogs.

Você provavelmente conhece outros blogs populares que leu e que abrangem tópicos de seu interesse, e suponho que você tenha gerenciado o seu próprio – ou pelo menos considerado iniciar um blog  em algum momento.

Mas você conhece a história dos blogs ? Na verdade, é uma jornada fascinante como chegamos a esse ponto no mundo dos blogs em 2023.

Os blogs podem traçar seu começo humilde até o ano de 1993. Para contextualizar, aqui estão algumas coisas que também aconteceram durante o mesmo ano em que os blogs começaram:

  • Bill Clinton tornou-se presidente dos Estados Unidos
  • A Tchecoslováquia deixou de existir e se tornou a República Tcheca e a Eslováquia
  • NAFTA foi aprovado nos EUA, Canadá e México
  • Nasceu a famosa cantora pop Ariana Grande
  • A constituição da África do Sul foi aprovada

Os blogs estão por aí – e desempenharam um papel importante em nossa história digital coletiva nos últimos 30 anos. Vamos falar sobre as pessoas, lugares, eventos importantes e (às vezes) mudanças tumultuadas que fizeram do mundo dos blogs o que é hoje.

A história dos blogs: como os blogs evoluíram (1993 a 2023)

E como entender o passado pode ser a chave para encontrar o sucesso no presente, vamos fazer uma viagem pela estrada da memória enquanto vagamos pela história dos blogs.

Agora, vamos mergulhar na história dos blogs!

1993: Os blogs começam oficialmente

Bem na época em que Bill Clinton estava sendo empossado como presidente dos Estados Unidos e Beanie Babies estava fazendo sua estreia, Rob Palmer , o primeiro blogueiro e nômade digital do mundo auto-descrito, começou o que era essencialmente um blog para uma empresa de comunicação que ele d foi contratado por em Londres.

Quando foi criado o primeiro blog?  Em 1993 por Rob Palmer.

Nota lateral: na verdade, existem várias reivindicações concorrentes sobre quem é o primeiro blogueiro do mundo, por isso é uma questão controversa e provavelmente impossível de verificar de forma conclusiva.

De qualquer forma, esse primeiro ou muito antigo diário on-line (também conhecido como blog) era composto apenas de texto simples – não havia gráficos ou formatação sofisticada, mas essa primeira encarnação de um blog fez algo importante. Tinha a capacidade de espalhar ideias.

Este blog, possivelmente o primeiro do mundo, mostrou que a Internet fervilhava de potencial. Você pode saber tudo sobre o primeiro blog do mundo ouvindo minha entrevista com Rob no início deste ano. É uma história bastante interessante de como era aprender a fazer um site naqueles primeiros dias.

1994: O pai fundador dos blogueiros pessoais começa a compartilhar

Em 1994, Justin Hall, então com 19 anos, começou a compartilhar os detalhes sujos de sua vida pessoal em seu site, Justin’s Links From the Underground.

É claro que, nessa época, não era chamado de blog. Seu site consistia principalmente em uma lista de links (daí o nome) com algum texto intermitente entremeado. Você pode aprender mais sobre a história dele assistindo ao filme, overshare .

Na verdade, não foi até dez anos após sua estreia na Internet que o New York Times apelidou Hall de “pai fundador dos blogueiros pessoais”.

1997: O termo “Weblog” é cunhado

Acredite ou não, a palavra “blog” na verdade tem uma origem muito lógica.

Qual a origem da palavra blog?  Embora a maioria das pessoas o chame de blog, o termo é a abreviação de weblog . Um weblog é um registro — ou documentação escrita — publicado na World Wide Web . Junte essas duas ideias e você terá o termo weblog.

O primeiro blogueiro americano, Jorn Barger , é creditado como a pessoa que inventou a palavra. Antes disso, as pessoas chamavam os blogs de coisas como “diários online” ou “diários online”. O termo “weblog” tem uma certa brevidade e charme, e não demorou muito para ser abreviado ainda mais para “blog”.

1998: Lançamento da primeira plataforma de blogging (Open Diary)

Agora que havia um termo para escrever seus pensamentos e compartilhá-los com o mundo online, os desenvolvedores começaram a perceber e começaram a criar plataformas que foram projetadas para permitir que usuários comuns da Internet transmitissem seus próprios weblogs.

Um componente vital da história dos blogs, o Open Diary , estreou em 1998 como uma plataforma de blogs que não apenas oferecia espaço para os usuários criarem blogs, mas também um espaço para os membros comentarem as postagens uns dos outros.

Foi também nessa época que a palavra “weblog” se tornou muito complicada e a gíria abreviada e mais moderna, “blog”, começou a proliferar.

Deste ponto em diante, este vernáculo permaneceria o mesmo.

1999: Surge a competição com o lançamento do Blogger e do LiveJournal

A virada do século estava quase chegando. Os adultos estavam preocupados com um desastre em potencial chamado Y2K (alerta de spoiler: nada aconteceu) e as crianças estavam pegando todos eles  com a última moda, Pokemon.

No mundo dos blogs, as coisas estavam indo bem à medida que mais plataformas de blogs começaram a surgir no mercado de massa.

Em 1999, o LiveJournal e o Blogger entraram em cena, seguidos pelo Xanga (anteriormente um site de rede social semelhante ao mais conhecido MySpace, que não surgiria por vários anos) no ano 2000.

2003: WordPress e TypePad entram em cena

Hoje, mais de um terço dos sites (incluindo meu blog aqui) são executados no WordPress .

E olhando para a beleza do produto hoje, é quase difícil acreditar que seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) começou assim:

O WordPress teve seu início em 2003, quando o estudante universitário Matt Mullenweg e seu amigo, Mike Little , tiveram uma ideia que floresceu no que viria a se tornar o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais popular do mundo.

Em que ano o WordPress foi criado? Em 2003, os então estudantes universitários Matt Mullenweg e Mike Little.

Mais tarde naquele mesmo ano, TypePad , outra plataforma de blogging menos técnica foi introduzida e continuou expandindo os limites de como tornar os blogs uma atividade mais acessível para pessoas que não sabiam como escrever seu próprio código.

Foi também nessa época que muitas das principais empresas de hospedagem de hoje começaram a entrar em cena e oferecer o que gradualmente evoluiu para os melhores planos de hospedagem na web para os blogueiros escolherem até hoje.

2003: Google compra o Blogger e lança o AdSense

O ano de 2003 foi movimentado na história dos blogs.

Nesse mesmo ano, o Google comprou uma das maiores plataformas de blogs, o Blogger. Naquela época, o Google ainda lutava muito para subir a escada e se tornar o mecanismo de busca mais popular do mundo. E a compra de todos esses blogs  permitiu que a empresa reunisse mais dados do que nunca – o que melhorou drasticamente a qualidade de seu crescente mecanismo de busca.

Ao mesmo tempo em que comprava plataformas populares de blogs, o Google também trabalhava e lançava dois de seus principais produtos, o AdSense e o AdWords.

São esses produtos que, entre outras coisas, permitem que as pessoas monetizem seus blogs  por meio de anúncios de produtos e serviços relevantes , o que é um grande passo para alterar o curso da história dos blogs.

Se você já viu anúncios de tudo, desde sapatos a sabão em pó e o carro dos seus sonhos flutuando nos blogs que lê, sabe a quem deve agradecer.

Quer saber como você pode direcionar mais tráfego para seu site para ganhar dinheiro com seu blog? Confira meus guias sobre como fazer exatamente isso:

Quer meu Guia Gratuito: Como Iniciar um Blog Lucrativo?

2004: “Blog” torna-se a palavra do ano

Todos os anos desde 2003, Merriam-Webster publica uma lista de palavras que parecem particularmente relevantes para o ano em questão. As palavras recentes do ano incluíram “ justiça ”, “feminismo” e “surreal”.

Em 2004, porém, a palavra mais procurada do ano no dicionário online Merriam-Webster foi “blog”.

Isso é significativo, porque mostrou o quanto os blogs estavam impactando o mundo mainstream.

Em vez de sintonizar automaticamente estações de notícias ou abrir um jornal, os americanos estavam começando a recorrer a seus blogs favoritos para obter o conteúdo (e até atualizações de notícias) que desejavam.

Como todos sabemos agora, isso terminou em resultados bastante mistos. Muitas notícias importantes que não chegam aos principais meios de comunicação podem ser distribuídas por meio de blogs (e no Twitter), mas também muitas notícias falsas, potencialmente prejudiciais e enganosas.

2005: Vlogging aconteceu (lançamentos do YouTube)

Em 2005, o YouTube foi lançado oficialmente e, embora não tenha acontecido imediatamente, a plataforma preparou o terreno para o que se tornaria o vlogging moderno .

O que é um vlog? Um blog baseado em vídeo.

Ao mesmo tempo, o Yahoo! O Videoblogging Group  viu um aumento em seu número de membros. Em suma, este é o ano em que realmente nasceu uma nova forma de se expressar online.

Alguns dos primeiros vloggers que ainda são populares hoje incluem Smosh  e Michelle Phan .

2006: HuffPo e BuzzFeed confundem os limites entre blogs e notícias

Enquanto alguns olhavam para os blogs e os levavam tão a sério quanto os maiores veículos de notícias há anos, 2006 trouxe uma nova era com o lançamento do Huffington Post e do BuzzFeed.

Qual é, realmente, a diferença entre um blog e um site de notícias? Essas plataformas tinham a aparência de um site de notícias convencional, mas, olhando alguns dos “artigos”, muitos foram escritos como conteúdo editorial, listas divertidas e explorações de outras ideias criativas de postagens de blog que os escritores queriam experimentar com o crescente público do blog . . Esses sites também dominam a arte de ensinar seus jornalistas a escrever uma manchete projetada para capturar a atenção do leitor.

O efeito colateral é que a distinção entre fato e opinião tornou-se mais tênue depois desse ponto, uma tendência que continua até hoje em alguns cantos da Internet.

2007: Microblogging se torna uma coisa

No final de 2006, Darren Rowse, do ProBlogger, sugeriu a seus leitores que mantivessem o tamanho do post do blog curto o suficiente para permitir que o leitor médio o terminasse em cerca de um minuto e meio. Foi também nessa época que um blogueiro pouco conhecido, Tim Ferriss, começou seu blog para angariar imprensa para seu próximo livro, The 4-Hour Workweek.

Se a pessoa média lê 200 ou 250 palavras por minuto, isso significa que a postagem de blog ideal durante esse período de tempo pode ter algo entre 300 e 400 palavras. Isso é muito curto para os padrões de hoje. Mas, se curto era bom, então ultracurto deve ter sido melhor, certo?

Uma nova era na história dos blogs, chamada microblogging, havia começado.

Nesse ponto, o Twitter  (então chamado de Twttr) estava funcionando há cerca de um ano, mas finalmente decolou e se tornou explosivamente popular em 2007. Quanto você poderia realmente dizer em 140 caracteres (que era o limite na época) ? O suficiente, aparentemente, porque o site ainda é um grande sucesso mais de uma década depois.

2012: Medium é fundado

Em 2012, enquanto você aprendia a dançar Gangnam Style , o Medium estava lançando.

Esta plataforma de publicação online (que agora tem algum conteúdo pago), esteve aberta a todos durante os primeiros anos de vida. Existem escritores profissionais e amadores publicando suas postagens de blog no Medium e, semelhante ao BuzzFeed e ao HuffPo, tende a confundir a linha entre notícias e opiniões.

O Medium deu mais uma saída para jornalistas sociais que queriam deixar sua marca, encontrar um público-alvo online e aumentar suas comunidades.

2016: WordPress lança o domínio .blog

Os blogs se tornaram tão populares em 2016 que o WordPress decidiu adicionar a extensão de domínio .blog à sua lista de possíveis URLs de blog.

Isso significava que, além das seis extensões de domínio originais (na época) em uso popular, que incluíam .com, .net e .org, pessoas e organizações agora podiam escolher um nome de domínio  com a extensão .blog.

Essa mudança abriu muitas novas opções de domínio e destacou a popularidade dos blogs.

2023: Existem mais de 31,7 milhões de blogueiros apenas nos EUA

A história dos blogs nunca vai acabar… e melhor ainda, você ainda pode fazer parte dela (junto com mais de 31,7 milhões de outros blogueiros apenas nos EUA).

Se você é novo em blogs ou está tentando fazer isso por um tempo e ainda não chegou onde deseja, compilei meu guia definitivo para iniciar um blog como um guia totalmente gratuito . recurso que ajudará a atingir seus objetivos quando se trata de ganhar dinheiro com seu blog este ano – seja conseguindo alguns trabalhos de blog pagos ou vendendo seus próprios produtos (como escrever um e-book , criar seus próprios cursos de blog ou vender livros de blog para um público ansioso para aprender seu ofício).

Não deixe passar mais um ano sem marcar o seu lugar na história dos blogs.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!