12 exemplos de layout de blog (e práticas recomendadas a seguir)

Tempo de leitura: 54 min

Escrito por Jadilson Barros
em fevereiro 26, 2023

layout de blogCriar o melhor layout de blog e funcionalidade de design pode ser um processo difícil com o grande número de possibilidades disponíveis hoje. Neste guia, apresentamos uma dúzia dos principais layouts de blog (e melhores práticas) para inspirar suas decisões quando se trata de designs de blog, modelos, fontes, esquemas de cores e muito mais.

Para ajudá-lo a encontrar o layout de blog certo (que atrairá e reterá mais leitores), detalharemos as práticas recomendadas de layout de blog mais cruciais e destacaremos 12 dos exemplos de layout de blog mais impressionantes de sites da vida real, blogs e publicações – para que você possa se inspirar no que há de melhor ao criar seu próprio layout de blog.

Até agora, você provavelmente já começou um blog de sua preferência. Você está aqui para obter inspiração (e conselhos) sobre como criar o melhor layout de blog possível que criará uma ótima experiência para seus leitores. E embora escrever um ótimo conteúdo  e gerar tráfego sejam duas das principais considerações para os blogueiros, um aspecto no qual você pode não ter pensado muito ( ainda ) é o design geral e o layout do seu blog.

Quem já começou a blogar provavelmente escolheu um tema WordPress no início e deixou que o formato geral desse tema determinasse o layout do seu blog… o que é compreensível (e o que fiz por vários anos aqui no meu blog). Escolher um ótimo tema é uma maneira de garantir que seu blog tenha uma ótima aparência, mas não deve ser o único fator na determinação do layout do blog.

Esteja você apenas começando um blog ou pensando em redesenhar seu site, mostrarei vários dos melhores exemplos de layout de blog, além das melhores práticas essenciais de layout de blog que você deve seguir ao projetar seu blog.

12 exemplos de layout de blog (e práticas recomendadas a seguir)

Por que o layout do seu blog é importante?

Por que tantos se preocupam com o layout e design do blog? Por que realmente importa a aparência do seu blog ou como ele foi projetado?

Bem, para começar, as pessoas são muito visuais por natureza. Sem pensar muito, a grande maioria dos seus leitores fará julgamentos instantâneos sobre o seu blog no segundo em que chegarem a ele.

Se o layout do seu blog parecer pouco profissional, desatualizado, confuso ou desagradável, há uma boa chance de que eles questionem sua credibilidade (ou simplesmente saiam).

Aqui estão três razões cruciais pelas quais você deve se preocupar com o layout do seu blog e com o design geral do site.

  • Alta taxa de rejeição : uma alta taxa de rejeição ocorre quando os leitores acessam seu blog e saem muito rapidamente. Eles não gastam tempo real em seu blog e não clicam em nenhum de seus links internos. Embora uma alta taxa de rejeição não dependa apenas do layout do seu blog, é definitivamente um fator. Você já se deparou com uma postagem de blog que parecia ser do início dos anos 90? Você confiou no conteúdo? Você abriu uma postagem de blog apenas para descobrir que o texto era quase impossível de ler e havia uma quantidade enorme de anúncios e pop-ups? O que você faz com esses sites? Provavelmente, você pressiona o botão Voltar e tenta encontrar uma fonte melhor. Você pode até se perguntar por que o Google classificou bem esse site em primeiro lugar. É por isso que o layout do seu blog é importante. Você quer que seu blog seja acolhedor para seus visitantes.
  • Leitores com baixa taxa de retorno : digamos que alguém clique em um link para sua postagem no blog. Seu artigo tem bom conteúdo e responde às suas perguntas. No entanto, eles sentiram que seu blog foi mal projetado e difícil de consumir informações. Eles provavelmente não retornarão ao seu blog no futuro. Isso é um problema, porque você quer visitantes recorrentes. As pessoas que voltarem ao seu blog começarão a se sentir leais a você e ao seu conteúdo. É mais provável que esse grupo leal de seguidores promova o conteúdo do seu blog em suas redes – e se inscreva para receber seu boletim informativo por e-mail. Este é o grupo de pessoas mais engajado que você pode esperar ter como blogueiro.
  • Problemas para navegar no seu blog : o layout do seu blog deve ser fácil de navegar. Seus visitantes não gastarão muito tempo decodificando seu site, apenas para descobrir quem você é ou do que se trata seu site. Eles devem ser capazes de localizar facilmente links importantes e desenvolver uma compreensão básica do que seu blog tem a oferecer com muito pouco esforço.

Agora que definimos três razões convincentes pelas quais você deve criar um layout de blog bem pensado, vamos nos aprofundar e detalhar quais elementos de layout de blog são mais importantes.

10 melhores práticas de layout de blog (para reter mais leitores)

Embora você queira que seu próprio blog tenha uma aparência única dentro do seu nicho , existem definitivamente algumas práticas recomendadas comuns que todos os layouts e designs de blog têm em comum.

Aqui estão dez práticas recomendadas que você pode usar para criar um layout de blog vencedor hoje.

1. Fontes que você pode ler

Escolher as fontes certas para usar em seu blog parece relativamente simples, mas é muito importante para o layout geral do blog.

Suas escolhas de fonte não devem prejudicar seu conteúdo e precisam ser fáceis de ler para seus espectadores.

Que tamanho de fonte você deve usar?

  • Tamanhos de fonte muito pequenos dificultarão a leitura
  • Tamanhos de fonte médios a maiores são preferíveis para leitura online
  • Isso é ainda mais importante para pessoas que têm dificuldade em ver fontes menores

Geralmente, você deseja que o tamanho da fonte do corpo do texto seja definido em no mínimo 16px.

Você pode estar usando uma fonte que é naturalmente um pouco maior e, portanto, não precisa ser maior que 16px. Use seu melhor julgamento sobre esta decisão (com base em quem são seus leitores), mas não tenha medo de solicitar algum feedback de pessoas reais ao tomar esta decisão.

Quais fontes você deve usar?

Eu recomendo usar fontes relativamente básicas, pelo menos para o corpo do texto (que as pessoas vão ler mais). Fontes simples não são tão atraentes visualmente quanto algumas, mas utilizar uma fonte simples será infinitamente melhor para seus leitores – e os encorajará a continuar progredindo em seu conteúdo, em vez de dar meia-volta e correr para as colinas.

Uma boa regra prática é evitar qualquer fonte que pareça uma novidade. Tente escolher fontes fáceis de ler e que envelheçam bem. Limpo, simples e legível é o objetivo. Aqui estão alguns exemplos de fontes que funcionam bem para praticamente qualquer layout de blog inteligente.

Arial é uma fonte muito confiável que não vai te enganar. Não há nada que realmente se destaque nessa fonte, mas isso pode ser uma vantagem quando se trata de legibilidade no layout do seu blog.

EB Garamond é outra fonte simples e fácil de ler que já usei várias vezes.

Josefin Slab é uma alternativa um pouco mais estilizada ao Arial, mas ainda mantém um toque de fácil leitura. O corpo do texto do meu blog agora usa uma fonte personalizada atualmente, mas é mais semelhante ao Josefin Slab.

Georgia é uma das fontes mais usadas pelos blogueiros.

Helvetica Neue existe desde o início dos anos 80 e vem em quase 100 estilos diferentes.

Se você escolher um desses cinco tipos de fonte para o corpo do texto, estará em ótima forma (e seus leitores agradecerão por isso).

Quais fontes você deve evitar?

Agora, para garantir que você não escolha uma fonte que vai assustar seus leitores, vejamos alguns exemplos de fontes que você não deve usar no layout do seu blog.

Zapfino pode parecer legal, mas seria muito difícil de ler como fonte principal.

Ao mesmo tempo, Comic Sans MS era uma fonte muito popular. Na década de 1990, essa fonte estava em toda parte. Se você usasse essa fonte hoje como texto do seu blog, com certeza correria o risco de perder a credibilidade . O ódio pela Comic Sans é tão real que as pessoas escreveram posts inteiros em blogs falando especificamente sobre por que as pessoas a odeiam tanto .

Papyrus é outra fonte que recebe uma má reputação. Como a Comic Sans, essa fonte era uma estrela cadente. Foi popular por um tempo, mas não seria considerada uma fonte de blog confiável hoje.

Embora você não precise escolher uma das três fontes que recomendei acima para usar no layout do seu blog, recomendo fortemente tentar escolher uma fonte que seja legível tanto para leitores de desktop quanto para usuários de dispositivos móveis – porque se os leitores não puderem realmente ler suas postagens de blog, elas desaparecerão rapidamente.

2. Organize o layout do seu blog para facilitar o acesso

Se você já passou algum tempo escrevendo conteúdo de blog útil , deve ter percebido que pode ser difícil manter tudo organizado em um artigo individual (é por isso que sempre começo com um esboço de postagem de blog ), muito menos da perspectiva macro do seu blog como um todo.

Do ponto de vista organizacional mais amplo, você pode ter escrito postagens de blog em várias categorias diferentes – e precisa de uma maneira de separá-las. Outra questão é que, se você escreveu alguns posts realmente bons no passado, eles agora estão naturalmente no final do feed do seu blog… onde ninguém jamais os encontrará.

Alguém visitando seu blog pela primeira vez hoje pode não saber a maneira mais fácil de navegar por suas postagens. E isso é uma pena, porque você não quer que os leitores percam a chance de encontrar seu melhor conteúdo .

Existem muitas maneiras diferentes de organizar o conteúdo do seu blog, mas vou dar algumas ideias para ajudá-lo a iniciar o processo agora. Você pode misturar e combinar para encontrar a melhor solução para o seu blog.

Dica nº 1: escolha um nicho definido para o seu blog

Uma das primeiras coisas que recomendo para blogueiros novos e experientes é tentar seguir um nicho um tanto restrito para o seu blog . Isso não significa que você tenha que escrever sobre a mesma coisa todos os dias, mas deve haver um tema abrangente que você esteja abordando em seu blog. Um guarda-chuva sob o qual tudo fica bem acomodado.

Às vezes, os blogueiros querem escrever sobre o que estão pensando naquele dia. E isso pode funcionar em pequenas doses – ou se você estiver publicando uma história mais pessoal que não pretende monetizar. Mas para aqueles que esperam ganhar dinheiro com blogs de maneira consistente, é uma boa ideia escolher um foco claro pelo qual seu blog possa eventualmente se tornar conhecido. Por que?

  • Por um lado, é muito mais fácil classificar seu conteúdo nos resultados de pesquisa do Google quando seu blog tem uma direção clara
  • Outro motivo para escolher um nicho definido é para que você possa apresentar uma mensagem clara e consistente aos leitores do seu blog.
  • Um nicho também torna mais fácil para as pessoas pesquisar seu site.

Se o seu site tentar cobrir muitos tópicos de blog de uma só vez, será difícil criar um layout de blog que conecte todos os temas principais do seu conteúdo de maneira coesa. Seus visitantes não saberão o que esperar e você se esforçará para encontrar uma maneira viável de direcioná-los para onde eles desejam estar.

Aqui está um exemplo de um blogueiro que escolheu um nicho muito claro para seu conteúdo. Emagrecer com sabedoria é um blog que compartilha receitas e informações sobre alimentos veganos, sem glúten e sem alergia.

Cada link no menu superior do layout de seu blog está relacionado a essa dieta específica – e seus leitores podem esperar que todas as receitas compartilhadas (e todas as postagens de blog escritas) tenham algo a ver com culinária sem glúten e anti-alérgica.

Dica nº 2: Use um link “Comece aqui”

Muitos blogueiros gostam de usar um link em seu menu de navegação principal intitulado algo como “ Comece aqui ”. Muitas vezes, é semelhante a escrever uma página Sobre mim , mas é mais detalhada e geralmente oferece instruções claras sobre o que os leitores devem fazer a seguir. É uma boa maneira de apresentar novos visitantes ao seu blog e compartilhar sobre o que é o seu conteúdo.

Aqui está uma lista de algumas coisas que você deve considerar adicionar à sua página “ Comece aqui ”:

  • Uma introdução sobre o blogueiro (ou blog)
  • Glossário de termos comuns usados ​​no blog
  • Links para o seu melhor e mais popular conteúdo
  • Links de compras se o seu blog vende produtos digitais ou físicos
  • Chamada para ação, como se inscrever no boletim informativo do seu blog

Agora, vamos ver um ótimo exemplo disso em ação. Clean Mama é uma blogueira que ensina as pessoas a manter suas casas limpas.

Ela tem uma seção “ Comece aqui ” em seu blog que faz um bom trabalho ao identificar algumas das ideias mais centrais de seu blog.

Primeiro, ela dá as boas-vindas a seus leitores e explica três maneiras pelas quais seu blog os ajudará logo de cara:

  • Ela ajudará você a deixar sua casa pronta para os convidados
  • Ela o ajudará a encontrar alguma graça mesmo nas coisas que você tem que fazer todos os dias
  • Ela o ajudará a não se sentir tão sobrecarregado com as tarefas domésticas

Isso é expandido em um pequeno mini-manifesto:

A próxima seção que ela inclui detalha a ideia de se sentir sobrecarregada – e afirma que ela tem soluções para ajudar. Qualquer um que esteja lendo até aqui provavelmente ficará bastante viciado em suas metodologias.

Ela então explica algumas de suas estratégias para manter sua casa limpa sem gastar horas fazendo isso (oferecendo toneladas de valor gratuito para novos leitores).

Por fim, ela inclui alguns links úteis (e as próximas etapas claras para os visitantes), como um link de compras e um resumo de suas melhores dicas de limpeza.

Usar uma página “ Comece por aqui ” pode ser uma ferramenta muito útil para organizar seu conteúdo e direcionar facilmente seus leitores para onde você deseja que eles vão .

Dica #3: Crie um Centro de Aprendizagem

Se você já criou uma quantidade decente de conteúdo, um centro de aprendizado — ou uma página de recursos detalhados como minha página “ Tudo sobre blogs ” — é outra maneira de manter seu conteúdo organizado.

Um centro de aprendizado é uma coleção de categorias organizadas em uma seção (ou menu suspenso). A ideia é que os leitores possam encontrar rapidamente respostas para perguntas comuns em seu blog. Os centros de aprendizado geralmente são organizados por tipos de mídia, como vídeos, postagens de blog e podcasts, bem como por tópicos gerais.

Smart Passive Income é um blog administrado pelo blogueiro de finanças pessoais, Pat Flynn, para aspirantes a empreendedores online. Eles usam um menu suspenso muito bem projetado com um centro de aprendizado para facilitar o acesso aos tópicos comuns abordados no blog. Alguns dos tópicos que eles listam incluem:

  • Marketing afiliado
  • Desenvolvimento de negócios
  • Marketing digital
  • Podcasting (aqui estão minhas escolhas para a melhor hospedagem de podcast se você estiver pensando em iniciar um podcast )
  • Publicação de livro (ou escrever um eBook )
  • Cursos online
  • Marketing de email

Todos esses tópicos se enquadram no âmbito do empreendedorismo online, mas cada um é um pouco mais específico. Você pode ter acessado o blog deles para saber mais sobre marketing de afiliados e eles facilitaram o acesso a essas informações.

Se você clicar no item de menu de marketing de afiliados, ele o levará a uma página de destino selecionada que detalha todos os principais recursos sobre o assunto:

Aqui você pode encontrar uma variedade de informações úteis sobre marketing de afiliados, incluindo como encontrar e ingressar nos melhores programas de afiliados para blogueiros . Aqui, eles têm links para seus melhores guias de marketing de afiliados, cursos que criaram, artigos adicionais, ferramentas e episódios de podcast relacionados ao assunto. Tudo isso é colocado em uma única página para fácil acesso aos leitores.

Um centro de aprendizado é mais adequado para um blog que já oferece muitas informações, mas deseja fornecer acesso rápido e fácil a categorias específicas pelas quais os leitores já acessam seu site. E, nesse contexto, realmente agrega muito valor ao layout do seu blog em termos de criação de uma experiência mais amigável ao leitor.

3. Projete suas postagens de blog para serem facilmente escaneáveis

Goste ou não, escrever para a Internet é muito diferente da maioria dos outros estilos de escrita.

É muito diferente quando comparado com a escrita acadêmica detalhada ou livros publicados. Quando as pessoas lêem na Internet, elas (na maioria das vezes) querem postagens de blog que sejam fáceis de escanear e digerir rapidamente os pontos-chave sobre os quais estão procurando respostas.

Isso não quer dizer que as pessoas não estão dispostas a ler postagens longas em blogs. A maioria das pessoas lerá artigos longos do início ao fim se estiverem altamente engajadas no assunto. No entanto, muitas pessoas desejam verificar as manchetes do blog para determinar primeiro se desejam ler o artigo (ou acham que poderão encontrar respostas para perguntas específicas que têm) – e geralmente estendem essa prática de verificação à maneira como leem o conteúdo também.

  • Escreva seções curtas
  • Evite grandes blocos de texto
  • Divida o texto com imagens e cabeçalhos
  • Organize as seções por cabeçalhos e subcabeçalhos
  • Use marcadores ou números para dividir longas seções de texto

Vamos usar esta postagem aqui no blog como um exemplo. Suponha que eu tenha um leitor que veio ao meu blog em busca de uma resposta muito específica. Talvez eles quisessem saber qual tamanho de fonte eu recomendaria para o layout do blog.

Meus cabeçalhos devem tornar muito fácil para o leitor escanear a postagem do blog, a fim de encontrar a resposta rapidamente – além disso, há uma tabela de conteúdo de navegação ao longo do lado direito deste artigo (ao visualizar no desktop).

Para postagens de blog longas, você pode facilitar ainda mais criando um sumário do WordPress no início de seus layouts de postagem de blog – como fiz no topo aqui (e tenho uma versão mais estilizada para meu guia sobre como iniciar um blog também).

A navegação é mais importante, quanto mais longo o conteúdo do seu blog fica – então, se você estiver criando conteúdo de formato longo (como eu faço aqui no meu blog), você vai querer sair do seu caminho para garantir que os leitores possam pular rapidamente ao longo de um artigo para encontrar mais facilmente o que procuram.

4. Utilize imagens (ou gráficos) de alta qualidade

Outra marca de um ótimo layout e design de blog é o uso de imagens e gráficos de alta qualidade.

Se você visitou um site com imagens de baixa resolução ou gráficos mal feitos, sabe que isso pode ser um fator negativo (ou pode fazer com que você não confie no site).

Se você ainda não está convencido do benefício de usar imagens de qualidade em seu blog, aqui estão algumas estatísticas de blogs que podem convencê-lo:

  • Uma postagem de blog com uma imagem obtém 94% mais visualizações.
  • De acordo com o influenciador de marketing online Jeff Bullas , “Em uma loja online, os clientes pensam que a qualidade da imagem de um produto é mais importante do que informações específicas do produto (63%), uma descrição longa (54%) e avaliações e avaliações (53%). ).” Tomemos, por exemplo, meu resumo das avaliações do Bluehost .
  • Quando as pessoas ouvem informações, elas geralmente se lembram de 10% das informações quando questionadas três dias depois. Se uma imagem for emparelhada com as mesmas informações, as pessoas conseguem reter 65% das informações após três dias.
  • Apenas 3% dos blogueiros adicionam mais de 10 imagens por artigo, mas são 2,5 vezes mais propensos a relatar “resultados fortes” do que o blogueiro médio. Essa estatística é um pouco mais difícil de decodificar, mas basicamente diz que os blogueiros que postam mais de 10 imagens por postagem obtêm melhores resultados do que aqueles que incluem menos imagens. Pode não ser natural colocar 10 imagens em uma postagem de blog curta, mas sugere que mais imagens tornem o layout geral do blog mais atraente.

Isso não quer dizer que um texto de alta qualidade (conteúdo escrito) não tenha sentido… porque isso está longe de ser verdade. Os blogs ainda são basicamente o que sempre foram – e isso ainda é principalmente a palavra escrita, porque mecanismos de busca como o Google ainda “lêem” o conteúdo por meio do texto.

O que essas estatísticas significam, no entanto, é que suas imagens também são importantes – e imagens e gráficos de alta qualidade tornarão o layout do seu blog muito mais atraente, mais compartilhável e memorável para seus leitores.

Vejamos o famoso blog Humans of New York . As histórias que HONY compartilha são atraentes tanto pelo texto escrito quanto pelas imagens visuais. Um sem o outro não teria o mesmo impacto duradouro.

Pense em suas imagens e gráficos como parte integrante da história que você está contando. Quanto maior a qualidade, melhor a impressão que eles causarão aos leitores do seu blog.

5. Considere o tempo de carregamento da página

O tempo de carregamento é outra consideração muito importante quando se trata do layout geral do blog. É aí que entra a otimização do Google PageSpeed.

Como acabamos de falar, incluir recursos visuais no layout do seu blog é extremamente importante. No entanto, se suas imagens, plug-ins desajeitados do WordPress ou outro conteúdo de carregamento lento estiverem obstruindo seu tempo de carregamento, isso pode ser um grande problema.

A verdade é que estamos muito impacientes – as pessoas não esperam muito tempo para carregar uma página. Eles podem pensar que seu site não está funcionando corretamente ou podem simplesmente não se importar o suficiente para esperar mais do que alguns segundos. Aqui estão algumas estatísticas que mostram a necessidade real de tempos de carregamento de página rápidos:

  • 53% dos seus visitantes deixarão seu site se demorar mais de 3 segundos para carregar
  • Um atraso de resposta de página de um segundo reduz a conversão em 7% (leia este guia para saber mais sobre como projetar seu site com as taxas de conversão em mente )
  • Sites com tempo de carregamento de 1 a 3 segundos têm uma probabilidade de taxa de rejeição muito menor do que aqueles com tempo de carregamento mais longo

Outro bom motivo para controlar o tempo de carregamento é o perfil geral de SEO do seu blog . O tempo de carregamento é um dos principais fatores que o Google usa para determinar sua classificação nos resultados do mecanismo de pesquisa. Quanto mais rápido o tempo de carregamento do seu blog, maior a chance de ele ter uma classificação alta nos resultados de pesquisa orgânica. Por exemplo, se você for uma empresa de comércio eletrônico e sua página demorar muito para carregar, os usuários sairão do site muito antes de concluir a compra. Considere investir em uma plataforma de comércio eletrônico headless , que pode acelerar drasticamente o tempo de carregamento do seu site.

Então, como você garante que suas páginas sejam carregadas rapidamente? Aqui estão algumas maneiras fáceis de ajudar a otimizar seu tempo de carregamento.

Teste a velocidade de carregamento da sua página

A primeira etapa para determinar quais alterações precisam ser feitas no layout do seu blog é descobrir qual é a velocidade de carregamento atual. Você pode usar uma ferramenta de teste gratuita como o PageSpeed ​​Insights do Google para coletar esses números:

Depois de executar um teste com a ferramenta Google PageSpeed ​​Insights, você obterá uma lista de sugestões acionáveis ​​sobre onde reduzir a velocidade de carregamento da página.

Remover Plugins Desnecessários

Se você estiver usando o WordPress para o seu blog auto-hospedado , provavelmente está familiarizado com os plug-ins.

Os plug-ins são ferramentas extremamente úteis que ajudam você a fazer mais com seu blog – e há muitos plug-ins sem os quais eu não poderia viver. A desvantagem de (alguns) plug-ins, porém, é que eles podem contribuir para tempos de carregamento mais lentos se injetarem muito código em seu site, a fim de executar a funcionalidade adicional que você deseja.

Uma maneira de combater isso é se livrar de plug-ins redundantes ou que não são mais úteis para as funções principais do seu blog. Você pode ter instalado vários plugins que fazem o mesmo trabalho sem perceber também. Se houver plug-ins que não ajudam mais a expandir seu blog ou monetizar melhor seu conteúdo, reserve um tempo para considerar quais plug-ins você pode usar sem.

Escolha um plano de hospedagem mais rápido

O plano de hospedagem do seu blog pode fazer uma grande diferença no que diz respeito ao tempo de carregamento das suas páginas e posts. Pode ser tentador escolher entre os planos de hospedagem mais baratos quando você está apenas começando com um orçamento apertado – e tudo bem por um tempo – mas eles geralmente não são a melhor escolha à medida que seu blog cresce com o tempo. Você vai querer atualizar para algo como um desses planos de hospedagem WordPress gerenciados assim que seu orçamento permitir.

Você pode aprender muito mais sobre hospedagem no meu guia para hospedagem compartilhada e nas minhas perguntas e respostas sobre quanto custa a hospedagem na web? – mas quando se trata de recomendações de hospedagem, meus três principais são:

  • Dreamhost (e seu plano rápido de US$ 2,59/mês)
  • Bluehost (e sua escolha rápida de US$ 5,45/mês mais o plano)
  • SiteGround (e seu plano rápido de US$ 5,95/mês)

Todas essas três recomendações funcionam bem em testes de velocidade independentes, mas o Dreamhost geralmente testa o mais rápido em termos de velocidade média de carregamento da página (e também é o mais econômico). Cada uma dessas empresas de hospedagem oferece planos acessíveis para blogueiros, repletos de recursos para que você não erre ao se inscrever em um – e usei todos os três ao longo dos anos.

Escolha um layout de blog mais minimalista (ou tema WordPress)

Uma das razões pelas quais mantenho meu próprio layout e design de blog tão simples é reduzir o tempo de carregamento da página que leva para os leitores carregarem meu conteúdo.

Você pode não querer manter as coisas tão minimalistas quanto eu aqui, mas pode ajudar muito o layout do seu blog em termos de velocidade de carregamento, escolhendo um tema WordPress que não deixe seu site muito lento.

Os três temas do WordPress que recomendo que são executados muito rapidamente e têm apenas uma pequena quantidade de carregamento de código em suas configurações padrão incluem:

  • GeneratePress Pro WordPress Theme : Eu agora uso uma versão personalizada deste tema ultra-rápido e leve aqui no meu blog hoje (é com o que eu redesenhei meu site ) e eles oferecem uma versão gratuita para começar.
  • Astra WordPress Theme : Este ótimo tema (também gratuito) é tão minimalista e rápido quanto o GeneratePress, e também possui uma versão Pro para a qual você pode atualizar quando precisar de funcionalidade adicional.
  • Construtor de páginas Elementor : Se você deseja um tema WordPress com um construtor de páginas visuais (que usei por muitos anos), o único que vale a pena considerar hoje – do ponto de vista da velocidade de carregamento da página – é o Elementor e seu Hello Theme, que combina muito bem com ele .

Instalando os melhores plug-ins de desempenho do WordPress

Mesmo depois de escolher um tema WordPress leve para alimentar seu blog, você pode obter muitos ganhos extras de velocidade e otimização ao instalar os plug-ins de desempenho certos. Infelizmente, você terá que comprar um plug-in de desempenho para o seu blog, pois simplesmente não existem opções gratuitas realmente benéficas por aí (que não tenham desvantagens que superem seus benefícios).

Eu uso esses dois plugins de desempenho no meu blog hoje, e eles são tudo que você precisa:

  • Perfmatters ($ 24,95/ano) : Este é de longe o meu plug-in de desempenho favorito, porque foi desenvolvido especificamente com o objetivo geral de ser o mais leve, rápido e intuitivo possível. Para esse fim, eles fizeram um excelente trabalho. Depois de instalá-lo aqui no meu blog e usar suas configurações padrão, vi um aumento imediato de velocidade nos tempos de carregamento da minha página – e há muito o que você pode mexer para obter mais ganhos. Além disso, eles oferecem uma garantia de devolução do dinheiro em 30 dias, caso você decida que o plug-in não está afetando sua velocidade tanto quanto você esperava.
  • WP Rocket (US$ 49/ano) : Como um bom complemento para Perfmatters, o WP Rocket entra em jogo como uma ótima ferramenta de cache (que cria tempos de carregamento muito mais rápidos) e faz um trabalho fantástico de otimização e redução do peso do HTML, CSS e Arquivos JS que seu blog carrega sempre que um leitor acessa uma página. O WP Rocket também oferece uma garantia de devolução do dinheiro sem perguntas – apenas certifique-se de entrar em contato dentro de 14 dias após a compra se as coisas não estiverem indo conforme o planejado e eles o reembolsarão.

Há muito mais coisas que você pode fazer para reduzir o tempo de carregamento da página do layout do blog (assunto para uma data posterior), mas colocar essas práticas recomendadas e ferramentas simples em prática é uma ótima base. Lembre-se também desses tipos de fatores, se estiver pensando em comprar um blog que já existe.

6. Inclua CTAs atraentes (Calls to Action)

Você provavelmente já ouviu isso antes, mas se não estiver totalmente familiarizado com o termo, deixe-me explicar o que realmente é uma chamada à ação.

Veja este grande cabeçalho e formulário perto do topo da minha página inicial ? Isso é um apelo à ação – e é pedir aos leitores que se juntem à minha lista de e-mail (se estiverem interessados ​​em aprender como iniciar um blog e desenvolver um negócio paralelo):

Suponha que você tenha iniciado um blog sobre a proteção da vida marinha. Vamos imaginar que você escreveu um post estelar sobre a beleza das baleias, sua importância no ecossistema e os perigos que elas enfrentam hoje.

Enquanto as pessoas leem essa postagem no blog, o que você deseja que elas façam? Que ação você espera que eles tomem a seguir?

Aqui estão algumas ações potenciais que você provavelmente espera que seu leitor tome:

  • Doe dinheiro para salvar as baleias
  • Inscreva-se no seu boletim informativo
  • Vá para outros artigos importantes em seu blog para leitura adicional

Então, como você direciona mais leitores para um resultado pretendido com o layout do seu blog? Para ajudar a direcionar as pessoas, você precisa empregar com frequência o que é conhecido como “Call to Action”. Se você ainda não incluiu uma frase de chamariz em sua postagem no blog, muitas pessoas irão lê-la, sair de sua página e pensar muito nela depois.

Não é que os leitores não se importem com as baleias, é que eles não receberam nada tangível para fazer a seguir. Você os alertou sobre um problema, mas não ofereceu nenhuma solução.

É seu trabalho tornar super simples ajudar as baleias. Seu primeiro passo como blogueiro é expor um problema e o próximo é oferecer soluções realmente fáceis para ajudar com esse problema.

Veja como você pode incluir CTAs que ajudam a promover sua causa:

  • Solução 1: Doe para organizações que ajudam as baleias. Inclua links para várias organizações que você apoia. Mostrar às pessoas exatamente quais organizações você recomenda reduz o tempo de pesquisa delas. Eles não precisam gastar mais tempo procurando lugares confiáveis ​​para doar quando você os apresenta a organizações diretamente em sua página.
  • Solução 2: Junte-se à sua lista de e-mail. Diga aos visitantes do seu blog que eles podem aprender mais sobre como ajudar as criaturas marinhas inscrevendo-se em seu boletim informativo por e-mail. Quanto mais eles ouvirem sobre os animais marinhos, maior a probabilidade de quererem ajudar – além disso, você também pode dar instruções mais claras sobre como apoiar as organizações certas por e-mail.
  • Solução 3: inclua links para outras postagens de blog que você escreveu. Outra maneira de usar um CTA é incluir links para outras postagens de blog que você escreveu. Talvez uma das coisas que você mencionou em seu artigo sobre as baleias seja o perigo da poluição plástica. Você pode incluir um link para outro artigo que escreveu sobre como reduzir o desperdício de plástico.

Agora vamos ver um exemplo da vida real. A Wilderness Society é uma organização que se esforça para proteger áreas selvagens públicas nos Estados Unidos. Confira esta grande chamada à ação (para ler uma mensagem de seu presidente) logo na página inicial:

Veja como eles incluíram CTAs no menu de nível superior que é carregado em todas as páginas do site:

No topo de suas páginas dentro de seu menu, eles incluem várias maneiras de se envolver com a proteção de terras selvagens:

  • Assuntos chave
  • Notícias
  • Envolver-se
  • Juntar
  • Doar

Esses links são fáceis de acessar e respondem às perguntas mais fundamentais por trás de sua missão. Os botões “participar” e “doar” são fáceis de identificar e entender.

Eles também incluem CTAs diretamente em suas postagens de blog. No meio de uma postagem no blog, eles incluíram um link para um artigo com mais informações sobre um tópico semelhante e intimamente relacionado.

No final do artigo, eles incluem links para artigos adicionais relacionados ao cuidado de terras selvagens, seguidos por uma maneira fácil de se inscrever no boletim informativo:

Cada um desses CTAs ajuda ainda mais seus objetivos de blog – e torna muito mais fácil para os leitores realmente fazer algo com as informações que estão lendo.

7. A linha tênue entre criativo e confuso

Nem todo layout ou design de blog precisa ser tão minimalista quanto o meu. Aqui, vamos revisar alguns layouts de blog alternativos que são muito diversos em suas decisões de design, ilustrando que você pode ser extremamente criativo sem abrir mão da facilidade de uso e da funcionalidade.

No entanto, deve-se saber que existe uma linha muito tênue entre criatividade e caos. Se os leitores do seu blog não conseguem encontrar o seu conteúdo facilmente (ou se sentem instantaneamente sobrecarregados com a quantidade de coisas que estão acontecendo com o layout do seu blog), então o seu site não está funcionando em seu potencial máximo.

Aqui estão alguns elementos específicos que podem distrair seus leitores de consumir seu conteúdo:

Muitos anúncios

Ter anúncios bem posicionados em seu blog pode ser uma ótima maneira de aumentar a receita do seu blog . Por outro lado, um blog iluminado com anúncios piscando no cabeçalho, rodapé, barra lateral e no meio do seu conteúdo pode ser extremamente perturbador. Posso dizer a você que pessoalmente deixei  muitos blogs sem ler uma palavra do conteúdo exatamente por esse motivo, e é um dos principais motivos pelos quais removi os anúncios do meu próprio blog este ano.

As pessoas estão acessando seu blog principalmente para resolver um problema que elas têm, procurando respostas em seu conteúdo. Se houver muitos anúncios atrapalhando seus artigos, você corre o risco de parecer um site de spam que está escondendo as respostas dos leitores por tempo suficiente para obter algumas impressões de anúncios extras, em vez de ser uma fonte de informações genuinamente útil e respeitável.

Uma barra lateral bagunçada

Certamente existem prós e contras quando se trata de usar a barra lateral do seu blog. Algumas pessoas recomendam não ter um, enquanto outros dizem que pode ser muito útil para navegação e promoção de bom gosto do conteúdo do seu blog .

Costumo cair no lado de não utilizar muito de uma barra lateral (além de uma tabela de conteúdo com artigos particularmente longos), e intencionalmente deixei de fora do redesenho recente do meu novo blog. Se você optar por incluir uma barra lateral, tente mantê-la o mais limpa, simples e útil possível.

Tente incluir apenas as informações mais importantes que você deseja que os leitores conheçam e tomem medidas. Para todo o resto, coloque-o no rodapé.

Sem Uso de Espaço Negativo

Anteriormente, falamos sobre as maneiras pelas quais utilizo cuidadosamente os espaços em branco no layout do meu blog. Alguns blogueiros sentem a necessidade de ter texto ou imagens cobrindo cada centímetro de seus blogs. Meu conselho é não ter medo de deixar algum espaço confortável em todo o layout do blog, pois muitas vezes pode ser mais calmante para os leitores do que um design repleto de elementos.

O espaço negativo também permite que as pessoas localizem mais facilmente informações importantes em seu blog. Dá a você a oportunidade de destacar os recursos (ou artigos) mais essenciais do seu blog.

Como é um layout de blog limpo

Agora vamos ver alguns exemplos reais de layouts de blog que fizeram um trabalho incrível criando um visual único, mas também muito limpo e fácil de usar.

Maptia é um blog de viagens e histórias com a missão de ajudar as pessoas a aprender mais sobre o mundo e a desenvolver empatia por pessoas de outros lugares e culturas.

No topo de suas páginas, eles têm alguns links principais seguidos por um cabeçalho visualmente interessante e bem projetado com três CTAs adicionais que são relevantes para seus leitores-alvo.

Abaixo disso, eles têm uma história em destaque. Observe todo o espaço negativo em torno desses itens? Eu também apontaria o uso de fontes fáceis de ler e imagens grandes de alta qualidade.

Se você não sabe, eu realmente amo o layout do blog deles, especialmente para o nicho de blogs de viagens e narrativas.

Aqui está outro exemplo de layout de blog bonito, criativo e simples de um blog de viagens chamado Rojo Cangrejo . No topo do blog deles, há uma enorme imagem deslizante com links. Embora todo o topo da página esteja coberto, o texto ainda é fácil de ler (o texto branco na imagem grande também é fácil de ver):

Eles continuam com o uso de espaço negativo para links de histórias adicionais na parte inferior de suas páginas também, o que contribui para uma experiência muito agradável e coesa para os leitores.

Ambos os layouts de blog são únicos, mas fazem um trabalho fantástico em manter seu conteúdo acessível e visualmente atraente ao mesmo tempo – o que não é tarefa fácil.

8. Incentive o engajamento

O engajamento é rei quando se trata de conteúdo da Internet. Isso é verdade tanto nas mídias sociais quanto nos blogs. Como você pode ver em meu blog aqui, tenho muitos artigos com várias centenas de comentários (e alguns com mais de 1.000 comentários, como meu resumo das melhores ideias de negócios para seguir este ano):

Existem vários guias sobre como obter maior engajamento para promover melhor seu blog , mas nesta postagem estamos examinando isso de uma perspectiva de layout de blog. O que você pode fazer para incentivar o engajamento como parte do layout do seu blog?

Aqui estão algumas ideias de maneiras de fazer seu público-alvo sentir que está interagindo com seu conteúdo (e fazendo parte da jornada com você).

Mostrar a contagem de comentários na parte superior do layout da postagem do blog

Um dos melhores tipos de conteúdo para engajamento como blogueiro é quando os leitores comentam nas postagens do seu blog. Esta é uma janela perfeita para os pensamentos que seus visitantes estão tendo e uma maneira fácil de construir um relacionamento com muitos deles. Além disso, ajuda a estabelecer mais confiança dos leitores, que também podem ler suas respostas genuínas na seção de comentários.

Uma ótima maneira de ajudar os leitores a se interessarem mais em comentar é exibindo uma contagem de comentários no início das postagens do seu blog. Quanto mais comentários as pessoas deixarem, mais os outros vão querer ler os comentários e potencialmente enviar um para eles. Eu uso esse método em meu próprio blog, que você pode ver aqui em um relatório de receita recente do blog :

Exiba um botão “Curtir” em sua postagem

Outra maneira de aumentar o engajamento nas postagens do seu blog é exibir um botão de curtir, esteja ou não conectado a uma plataforma de mídia social como o Facebook.

Isso lembra muito as mídias sociais e oferece às pessoas uma maneira rápida de mostrar que gostam do que você escreveu.

Incluir botões de compartilhamento de mídia social

Facilite o compartilhamento de seu conteúdo por seus visitantes, incluindo botões de compartilhamento de mídia social. Gosto de usar o gerador de links Click to Tweet , para que os leitores possam obter citações específicas diretamente das postagens do meu blog e compartilhá-las diretamente em seus perfis do Twitter (uma rede social onde descubro e me conecto com muitos dos meus leitores).

Pergunte aos leitores se o conteúdo que você está compartilhando os ajudou

Uma maneira comum de aumentar o envolvimento com seus leitores é fazendo perguntas diretamente nas postagens do seu blog. Fazer perguntas simples ou abrir uma oportunidade para que eles façam perguntas é uma ótima maneira de criar conversas com mais leitores.

Você pode dar um passo adiante e torná-lo parte integrante do layout do seu blog também. Muitos centros de ajuda on-line incluem um botão na parte inferior do conteúdo, perguntando se um artigo foi útil.

Se você escolher não responder, eles solicitarão que você diga o que não foi útil sobre a experiência:

Se você estiver criando postagens de blog especificamente projetadas para ajudar as pessoas em uma tarefa específica ou responder a uma pergunta clara, essa pode ser uma maneira muito inteligente de obter feedback imediato sobre seu conteúdo.

Por fim, inicia uma conversa que permite que seus leitores digam se algo é útil ou não. Aqueles que dedicarem um tempo para lhe dar uma resposta mostrarão o que pode estar faltando em seu tutorial – e você (espero) receberá alguns elogios também.

9. Marque o layout do seu blog

Sua aula de marketing 101 lhe dirá que a marca é uma parte crucial da criação de sucesso duradouro e de longo prazo. E é verdade, o branding pode ajudar a diferenciá-lo da concorrência e torná-lo mais reconhecível para seus clientes (e possíveis clientes) em vários meios e métricas.

Ao criar seu próprio layout de blog, procure oportunidades para marcar seu site como algo único. Todo o seu blog deve ser coeso e cada página (ou postagem) deve corresponder à aparência do resto do seu blog. Por exemplo, você não gostaria que sua página inicial fosse insípida e as outras páginas estivessem em um vibrante technicolor. Atenha-se a um tema que faça sentido para você.

Agora, vamos ver algumas das maneiras pelas quais você pode usar a marca para tornar o layout do seu blog muito melhor.

Defina sua mensagem (e personalidade)

Você tem uma personalidade distinta e seu blog também.

  • Que partes de você você quer que apareçam no layout do seu blog?
  • Você é atraído por cores brilhantes ou temas monocromáticos?
  • Você é um fotógrafo que quer usar muitas imagens em seu design?
  • Talvez você seja um designer que poderia usar o layout do seu blog como uma oportunidade para mostrar seus gráficos?
  • Se você é um escritor, considere seu layout como uma forma de destacar seu estilo e tom.

Pense em quais partes de você precisam ser incluídas como um recurso central do layout do seu blog e leve essa ideia ao longo do design do seu site.

Escolha as cores da sua marca

A cor é uma maneira muito tangível de marcar seu blog e escolher um clima específico para o site. Para o meu blog, eu uso alguns tons específicos de azul aqui. Esse esquema de cores é usado em todo o meu blog e também nos gráficos que uso para as imagens de cabeçalho da postagem do blog.

Existem muitas teorias sobre o uso da cor e como as pessoas interagem com ela, mas escolhi me apoiar em partes do azul em grande parte por preferência pessoal pela cor – e pelo senso muito legal, calmo e relacionável que sinto que ela transmite aos meus leitores.

  • Algumas pessoas atribuem sentimentos quando veem certas cores.
  • Algumas cores podem deixar as pessoas à vontade, enquanto outras podem deixá-las desconfortáveis.

Você pode até consultar tabelas de cores para determinar que tipo de vibração deseja que a marca do seu blog exiba. Por exemplo, o verde costuma ser associado ao crescimento e à prosperidade, enquanto o vermelho às vezes está ligado à energia e à paixão.

Mais do que a cor que escolhe, a forma como a implementa é o que mais importa. Escolha cores que se complementam e tente manter um esquema de cores consistente em todo o layout do blog, para não confundir seus leitores regulares. Isso ajudará você a desenvolver sua estratégia de branding e a se tornar muito mais memorável a longo prazo.

Ignyte é uma empresa de marketing com sede em San Diego, Califórnia. Embora a função principal de seu site seja gerar novos negócios (como todos os designs inteligentes de sites para pequenas empresas deveriam), eles também têm um componente de blog em seu site. Eles usam um tom de roxo de uma maneira única em todo o site. Os resultados são visualmente cativantes:

Crie um logotipo cativante para o seu blog

Os logotipos fazem parte do nosso dia a dia sem que percebamos.

Sem pesquisar, tente pensar no logotipo da Nike. Agora pense nos produtos da Apple, Coca Cola e Disney. Todos nós sabemos mais ou menos como são esses logotipos e podemos imaginá-los instantaneamente em nossas mentes. A Nike pode marcar uma camiseta preta com nada mais do que um pequeno swoosh e quase todos que virem essa camiseta saberão quem a fez.

Você vê os arcos dourados e já está desejando batatas fritas e um hambúrguer. Embora eu  hoje prefira canalizar essa energia para um dos melhores hambúrgueres.

É por isso que um logotipo é tão útil como parte de sua estratégia de branding. Você pode colocar seu logotipo em todo o seu conteúdo e, com o tempo, os leitores o identificarão automaticamente como seu.

Escolha uma Tipografia

Já discutimos a importância de fontes legíveis para o seu blog, mas depois de escolher sua tipografia, use-a de forma consistente em todo o layout do blog.

Essa é outra maneira de garantir que você esteja criando uma marca e uma personalidade para o seu blog. Há também a estratégia de combinar fontes que funcionam bem juntas. Se você usa fontes diferentes para o menu de navegação, deseja que elas fiquem bem com a tipografia no corpo do texto das postagens do blog.

Para uma introdução ao emparelhamento de fontes, você pode conferir a página de fontes do Google . Toda vez que você seleciona uma fonte, ele mostra todos os estilos em que a fonte está incluída, bem como as fontes com as quais ela combina melhor. Isto é o que parece:

Algumas de suas estratégias de branding serão influenciadas pelo público que você está tentando alcançar.

E como essa é uma parte tão importante do layout do seu blog, dediquei toda a minha próxima prática recomendada para tornar o layout do seu blog projetado especificamente para atrair bem o seu público-alvo .

10. Faça com que o layout do seu blog se relacione com o seu público

Minha melhor prática final para criar um layout de blog vencedor é tomar decisões de layout com seu público em mente – porque o que atrai um grupo de pessoas pode não ser tão identificável para outro.

Se você está se perguntando… as pessoas ainda leem blogs? Bem, a resposta é um sonoro sim. Agora, vamos ver alguns exemplos de layout que mostram como você tomaria decisões de design com base nos diferentes públicos que deseja atrair.

O layout do blog de um site de moda

A melhor maneira de explicar a diferença nas estruturas de layout é mostrar exemplos de blogs de sucesso da vida real . Vejamos primeiro um blog de moda, que é um espaço intensamente visual. Embora o estilo e a sensação do seu texto sejam importantes, a principal razão pela qual a maioria das pessoas visita blogs de moda é ver moda . É por isso que faz sentido que os blogs de moda dominem muito a imagem.

Not Jess Fashion é um blog de moda criado pela influenciadora digital de NYC, Jessica Wang. O layout do blog dela consiste em muitas imagens em tamanho real e postagens que podem ser compradas. Sua escrita ainda é um aspecto importante de seu blog, mas as imagens são o que realmente contam a história.

Em suas postagens de blog individuais, ela continua a tendência de imagens cativantes e de alta qualidade misturadas com áreas de texto mais curtas.

Por exemplo, em seu blog Como celebrar o Dia Internacional da Mulher,  ela inclui fotos impressionantes de suas filhas para expressar a história do que significa celebrar as mulheres e ajudar a aumentar a conscientização sobre um problema global de escassez de água. Essa combinação de recursos funciona muito bem para os tipos de leitores que Jessica deseja alcançar.

Agora que falamos sobre um blog de moda, como ele se compara a outro nicho de blog ?

Vejamos um exemplo radicalmente diferente para realmente mostrar como o layout do seu blog pode ser diversificado, dependendo do público que você deseja atrair (e reter).

O layout do blog de um site financeiro

Afastando-nos da moda, vamos olhar para outro nicho popular de blogs: finanças e negócios. Desta vez, exploraremos a ilustre publicação Forbes. Como o blog de moda que destacamos acima, a Forbes geralmente se baseia fortemente no uso de imagens grandes e de alta qualidade no topo de suas reportagens – dando a elas uma aparência de revista.

Além de imagens de alta qualidade, eles também incluem regularmente gráficos:

Uma grande diferença entre o blog de moda e este artigo da Forbes é que esta peça tem blocos de texto muito mais longos. As imagens também são carregadas na frente, com uso mais intenso de imagens no início do artigo e menos à medida que você realmente se aprofunda na história.

Em ambos os exemplos, porém, o texto é centralizado na página, mas na Forbes, os blocos de texto são um pouco mais estreitos. Parece mais uma revista impressa, e é um formato que sigo de certa forma aqui no layout do meu blog.

Você também pode notar uma grande diferença nos esquemas de cores. Onde a Not Jess Fashion  tende a usar pastéis e cremes brilhantes, a Forbes geralmente usa um esquema de cores mais escuras com alguns toques de cores ousadas quando querem que algo seja enfatizado.

Qual estilo de layout de blog você deve usar?

Se você é novo em blogs, pode não estar totalmente familiarizado com os gostos e desgostos de seu público. Você pode nem saber ainda quem é seu público ideal (e tudo bem).

Uma boa maneira de descobrir isso é verificar outros blogs dentro do seu nicho. Examine cerca de uma dúzia de sites em seu nicho e observe o que se destaca em seus blogs.

  • Eles têm um esquema de cores emocionante?
  • Você ama seus gráficos ou imagens?
  • Eles têm um menu de navegação excepcionalmente amigável?
  • O layout do blog parece ousado ou conservador?

Para ajudar a impulsionar sua pesquisa, vamos mergulhar em doze exemplos de layout de blog abaixo agora – apresentando vários dos meus blogs favoritos que têm designs notáveis ​​e layouts inteligentes para lhe dar alguma inspiração real. Vamos percorrer alguns layouts e estilos de blog muito diversos que mostrarão a você que é possível adequar seu blog a qualquer público.

Lembre-se, porém… esta não é uma recomendação única, porque há muitas maneiras diferentes de criar um layout de blog bem-sucedido, com base em variáveis ​​como quem é seu público e quaisquer declarações de design que você deseja fazer pessoalmente.

12 exemplos de layout de blog para aprender ao criar seu blog

Agora que estabelecemos as práticas recomendadas para criar um layout de blog vencedor, vamos vê-las em ação observando alguns dos melhores layouts de blog da Internet.

1. The Intercept: layout de blog em negrito

The Intercept  é uma fonte de notícias online que fornece investigações e análises de tópicos como política, guerra, segurança nacional, tecnologia e meio ambiente.

Do ponto de vista do design, há muitas coisas que você pode aprender com eles. Suas opções de fonte são grandes, em negrito e fáceis de ler. Eles também mantêm o layout do blog muito limpo e aproveitam o espaço negativo para destacar suas histórias em destaque.

O menu superior é dividido nas principais notícias que eles cobrem e, se você rolar para baixo, verá grandes imagens de alta qualidade que atraem os leitores a continuar lendo.

2. Detalhado: layout de blog minimalista otimizado para conversão

Detailed é um blog de insights de SEO, operado pelo famoso SEO Glen Allsop, onde ele também oferece consultoria e cursos de SEO. O que há de tão especial no layout do blog Detailed?

Começaremos com a página inicial deles. Desde o início, a Detailed está pronta para aumentar sua lista de e-mail com uma clara chamada à ação acima da dobra. Eles fizeram disso uma prioridade, colocando-o no início de sua página. Rápido à parte – se você ainda não começou a fazer isso, recomendo fortemente aumentar seu plano de marketing por e-mail para o seu blog.

A próxima coisa que Detail faz muito bem é estabelecer sua autoridade. Eles têm críticas positivas de várias publicações e marcas conhecidas que destacam claramente. As pessoas reconhecerão essas marcas e instantaneamente começarão a confiar na Detailed como fonte de informações sobre SEO. Se  a Bloomberg e a Forbes estão oferecendo seu endosso, isso deve ser algo bom.

Mais uma vez, eles colocaram um formulário de opt-in por e-mail bem no topo da página – também tornando-o mais atraente ao incluir os nomes “Amazon” “IBM” e “Cisco” como assinantes em sua lista.

Rolando para baixo, podemos analisar o design da postagem do blog. O layout do blog Detailed é muito minimalista, com muito espaço em branco ao redor de suas imagens e texto. Na barra lateral, eles mostram as empresas que os endossaram, bem como um mostrador mostrando quantos assinantes de e-mail eles têm – e quantas pessoas os seguem no Facebook e no Twitter. Todas ótimas provas sociais.

Detalhado faz duas coisas muito bem. A primeira é construir confiança com seus leitores e leitores em potencial. Eles se concentram em mostrar aos visitantes o que os torna especiais e exatamente o que eles oferecem. A segunda é tornar seu conteúdo interessante e envolvente o suficiente para atrair os leitores a continuar.

Aqui estão alguns dos elementos que eles usam para fazer você querer continuar lendo seu conteúdo:

  • Contador de comentários (incentiva o engajamento)
  • Um trecho de texto interessante que leva à postagem do blog
  • Um botão de call to action muito claro “Ver postagem”

O layout do blog da Detailed é simples, mas muito eficaz para converter seus leitores e direcionar as pessoas para onde elas desejam ir.

3. Ahrefs: layout de blog visualmente atraente e de fácil navegação

O Ahrefs é uma das principais ferramentas de blog que posso recomendar aos blogueiros – e uso para todas as minhas pesquisas mais aprofundadas de palavras-chave, análise de concorrentes, monitoramento de backlinks e SEO rápido na página opinião.

Além de seus recursos premium, o Ahrefs também possui uma biblioteca muito robusta (gratuita) de conteúdo de blog que fornece informações úteis sobre SEO e marketing digital. Já abordamos pontos de design de layout de blog como minimalismo e utilização de espaço em branco, então mudarei um pouco meu foco com o que torna o layout de blog do Ahrefs tão atraente para mim.

Uma coisa que se destaca no layout do blog Ahrefs é o esquema de cores. Eles escolheram três cores principais (complementares) para seu design: azul, branco, com pequenos toques de laranja claro. Esse padrão de cores é repetido de várias formas em todo o site, no logotipo e em outros elementos visuais.

Você pode ver que eles alternaram entre as cores principais de branco e azul em toda a página inicial do blog. A parte superior da página tem um gráfico azul com escrita branca, enquanto as postagens do blog apresentam títulos azuis em uma página de plano branco com um pequeno toque de laranja.

O design do layout do blog é simples, mas também muito fácil de navegar. Num piscar de olhos, você pode descobrir todas as informações que procura (e navegar facilmente até elas).

4. The New York Times: layout do blog do caos organizado

O New York Times adotou uma estratégia de blogging muito inteligente ao elaborar o layout de seu blog, misturando sua imagem impressa com a digital. Como você pode ver, o site deles é muito parecido com o jornal impresso. Normalmente, esse layout de blog pode parecer superlotado para um novo visitante. No entanto, a maioria das pessoas que chegam aqui já conhece esse layout da forma física do jornal. Isso torna o layout do blog muito mais fácil de decodificar e dá a você um nível mais alto de apreciação pela decisão de liderar com essa escolha de design.

Outro aspecto positivo desse estilo é que ele permite que você veja muito conteúdo interessante de uma só vez. Algumas pessoas olharão para esta página inicial e irão diretamente para um dos links principais – por exemplo, se visitaram o NYT para ver imóveis, irão direto para lá. Outros serão instantaneamente atraídos para o mapa dos Estados Unidos e clicarão nessa história.

Apesar do fato de que há muitas coisas acontecendo nesta página, ela ainda é muito organizada com seções distintas e imagens de alta qualidade.

5. Meio: layout de blog minimalista em estilo de publicação

O Medium é uma das principais plataformas gratuitas de blogs do mercado e permite que você publique novo conteúdo (ou reposte o conteúdo de um blog existente). Pode ser uma ótima ferramenta para promover o conteúdo de seu blog existente e obter mais exposição com um novo público – mas também pode ser usado como uma plataforma de blog independente se você estiver com orçamento limitado .

Algo que se destaca instantaneamente no layout do blog do Medium é o uso de tipografia. Eles usam fontes grandes e fáceis de ler em toda a plataforma.

Ao contrário  do The New York Times , o design geral do Medium é muito limpo, fácil de navegar e livre de desordem desnecessária.

6. Adobe Create: layout de blog artístico e criativo

Muitos dos layouts de blog que destaquei até agora são um pouco mais tradicionais e minimalistas, mas se você for mais criativo, gostará do blog do Adobe Create.

A Adobe deu às pessoas a capacidade de expressar sua criatividade com ferramentas inovadoras como Photoshop, Illustrator, Lightroom, Audition e muito mais. O Adobe Create é um blog dedicado a artistas e criativos. Seu blog compartilha inspiração e instruções para fotografia, design gráfico, ilustração, UX e vídeo. O que há de interessante no layout de blog do Adobe Create?

Um elemento que se destaca neste blog é o imaginário artístico que lidera o caminho. Cada seção do blog do Adobe Create começa com uma imagem impressionante:

Esse talento artístico continua enquanto você rola a página. É claro que as imagens em destaque para cada uma das postagens do blog são escolhidas para serem interessantes, únicas e bonitas.

Este layout de blog da Adobe depende muito de imagens para entreter seus leitores e incentivá-los a clicar para ler histórias – muito mais do que as manchetes tradicionalmente fazem.

7. The Dowse Art Museum: layout de blog não tradicional em estilo de galeria

Eu queria incluir o Dowse Art Museum aqui como um exemplo, porque o layout do blog deles é completamente diferente de qualquer outro site em que você se encontre hoje.

Embora cada postagem do blog certamente se destaque uma da outra, elas também são colocadas em locais específicos para parecer mais com uma exibição de galeria de arte.

Embora provavelmente não seja a melhor escolha de design para a maioria dos blogueiros, esta é uma maneira muito divertida, única e criativa de exibir postagens e diferenciá-las dos blogs mais tradicionais. E como um bônus adicional, o museu recebeu muita atenção da imprensa e atenção por seu layout exclusivo de blog ao longo dos anos.

8. WePresent: layout de blog ousado e cheio de imagens

WePresent é um blog criativo que mostra arte, fotografia e música com foco na diversidade. Esse design de layout de blog permite que a arte atraia os leitores, com muito pouco texto e com ênfase consistente nas imagens. A página inicial do blog começa com uma grande imagem de capa e um texto mínimo:

Abaixo da reportagem de capa, ela é seguida por uma seleção de imagens – cada imagem levando a uma história única em seu blog.

Pode parecer um movimento arriscado postar imagens sem explicação e esperar que as pessoas continuem lendo. No entanto, para este blog, eles estão jogando para seu público. Eles provavelmente atraem leitores que se interessarão pelas imagens por sua qualidade artística. O efeito é um layout de blog que se parece muito com uma exibição de arte. É esteticamente cativante.

Mais abaixo, WePresent começa a apresentar trechos de histórias, mas os slogans são tão interessantes quanto suas imagens correspondentes.

O WePresent é um ótimo exemplo não apenas de criar um layout de blog exclusivo que você não encontra muito online, mas também de criar uma experiência que atrai seu público-alvo.

9. A casa que Lars construiu: layout de blog divertido e leve

Outro layout de blog criativo com uma sensação completamente diferente é The House That Lars Built . Este blog abrange uma variedade de tópicos de artesanato, design de interiores, decoração e estilo. A primeira coisa que se destaca imediatamente sobre o layout deste blog é o esquema de cores. Eles usam cores pastel que parecem alegres e leves:

The House that Lars Built assume a difícil tarefa de incluir muito conteúdo sem passar para um design excessivamente confuso. É uma linha tênue para andar. Cada seção é visualmente interessante o suficiente para torná-los distintos de outros elementos.

Assim como o WePresent, este blog faz de tudo para atrair um público muito específico – leitores que buscam imagens brilhantes, alegres e edificantes, ideias artísticas e inspiração.

10. Fotos Magnum: layout de blog de fotografia primeiro

Magnum Photos é um blog de fotografia com profundo interesse em contar histórias. Como acontece com alguns dos outros blogs criativos, o Magnum Photos usa a fotografia como o principal veículo de layout do blog para conduzir a história. A Magnum Photos usa imagens interessantes e fotografias de alta qualidade para exibir suas postagens.

Muitas das histórias também são compartilhadas da história, então algumas das imagens são em preto e branco. O uso do preto e branco é uma forma única de destacar as imagens, principalmente quando o olho está acostumado a ver imagens coloridas.

11. The New Yorker: layout de blog de publicação minimalista e gráfico

O New Yorker é conhecido por usar sarcasmo e escrita inteligente ao longo de sua publicação. Essa vibração continua com a escolha da arte e até mesmo com o layout geral do blog. Eles têm uma personalidade real que atrai fortemente seu público.

Como o The New York Times, o The New Yorker tem um layout online que lembra a publicação impressa (original). Ao navegar pelo site, você sentirá como se estivesse olhando para uma revista física.

Aqui está uma amostra de histórias recentes do The New Yorker . A tipografia que eles usam para seus títulos é fácil de ler, mas um pouco mais interessante do que seu Arial básico.

Eles também usam imagens inusitadas e às vezes até um pouco absurdas, com o objetivo de chamar a atenção do leitor instantaneamente. Por que alguém está segurando um pedaço de vidro fumegante que se assemelha a um telefone celular?

A New Yorker pode contar com seu histórico de publicações bem escritas, para seduzir os leitores a dar um salto mesmo quando os trechos e imagens são ambíguos. Eles provocam uma história apenas o suficiente para fazer seus leitores quererem aprender mais.

12. The Verge: layout de blog futurista, ousado e voltado para a tecnologia

The Verge é um blog multimídia que examina como a tecnologia muda a vida das pessoas ao redor do mundo. Eles prevêem quais avanços tecnológicos afetarão a pessoa média no futuro.

Então, o que se destaca no layout do blog? Por um lado, sua escolha de design parece um sonho tecnicolor saído diretamente da década de 1980. Mas, em vez de fazer o blog parecer desatualizado, ele deixa os visitantes nostálgicos dos anos 80, quando a tecnologia e o surgimento dos computadores começaram a mudar o cenário de nossa cultura.

The Verge não usa muito espaço negativo em seu blog, mas a maneira como eles usam imagens e fontes grandes em negrito mantém cada seção distinta e fácil de encontrar. As postagens do blog não se misturam apenas umas com as outras. Outra coisa a destacar sobre o layout do blog é a maneira como eles dividem as seções. No menu de navegação, eles listam todas as categorias principais.

Cada um tem um menu suspenso que divide as categorias em subcategorias mais específicas. Isso funciona como uma versão de um centro de aprendizado para os leitores se aprofundarem no assunto de seu interesse.

Esse tipo de navegação fácil é um elemento básico das práticas recomendadas de layout de blog, em termos de oferecer uma ótima experiência de usuário para seus leitores.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!