Hoje, estamos respondendo à pergunta: o que é um link nofollow?
Neste rápido tutorial sobre links nofollow vs dofollow, também explicarei como fazer um link nofollow, quando você deve usar links nofollow em seu blog – e a diferença entre links nofollow e dofollow.
O que é um Link Nofollow?
Um link nofollow é um link que possui uma tag de atributo HTML rel=”nofollow” aplicada a ele – o que informa aos mecanismos de pesquisa para ignorar mais ou menos esse link. Como um link nofollow não passa nenhum PageRank para a página de destino, acredita-se que os links nofollow não afetem as classificações do mecanismo de pesquisa.
Simplificando, quando você cria um link clicável e o define como um link nofollow no conteúdo do seu blog, você intencionalmente decide não passar nenhum benefício de SEO para a página à qual está vinculando a partir do seu artigo.
Aqui está a aparência de um link nofollow quando você inspeciona suas propriedades:
(exemplo de link nofollow do meu guia sobre como iniciar um blog )
Está vendo aquela tag de atributo rel=”nofollow” aplicada ao link em questão?
Esse atributo é o que torna o link um link nofollow.
O que é um Link Nofollow? Como usar links Nofollow vs Dofollow (em SEO)
Vamos explicar rapidamente como criar um link nofollow em seu blog WordPress e, em seguida, detalharei exatamente quando e como você deve usar links nofollow (a seu favor) logo em seguida.
Como Criar um Link Nofollow no WordPress
Ao citar uma fonte ou linkar para uma página que você decidiu que deveria receber um link nofollow, é fácil tornar esse link nofollow no WordPress.
Veja como criar um link nofollow em 3 etapas fáceis:
1. Mude para o modo de texto em seu editor do WordPress
Clique no botão “Texto” no canto superior direito da janela do seu editor de conteúdo aqui:
Depois de clicar nele, você verá a versão em “texto” da postagem do seu blog (em HTML ), que parecerá muito diferente do que você está acostumado no editor visual.
Sua postagem no blog do WordPress agora ficará mais parecida com esta (no modo de texto):
É no Modo Texto que você poderá fazer revisões fáceis no código HTML do seu conteúdo, como adicionar uma marca de atributo nofollow a um link.
2. Encontre o link que você deseja tornar nofollow
Como tudo parece bem diferente no modo de texto, certifique-se de identificar o link correto que deseja definir como nofollow.
Dica profissional: todos os links começarão com a tag HTML <a href= e seguirão o formato de: <a href=””>Anchor Text Right Here</a>
Depois de identificar o link que deseja definir como nofollow, é hora de adicionar a tag de atributo nofollow adequada a ele.
3. Adicione uma tag de atributo rel=”nofollow” ao link
Adicione a tag de atributo rel=”nofollow” ao seu link da seguinte forma: <a href=”” rel=”nofollow” > Anchor Text Right Here</a>”
Tenha cuidado ao adicionar a tag rel=”nofollow” , para ter certeza de que não a está perdendo ou cometendo erros de ortografia.
O atributo nofollow não será aplicado corretamente se houver algum erro em como ele é lido como HTML, então verifique seu trabalho antes de voltar para o Modo Visual para continuar escrevendo.
Observação lateral: na captura de tela acima, você verá alguns outros atributos HTML aplicados ao link com o qual estamos trabalhando:
- target=”_blank” é um atributo que abre o link em uma nova guia do navegador (garantindo que os leitores também permaneçam em sua postagem ao clicar em links para navegar em outros lugares também)
- rel=”noopener” é um atributo adicionado a todos os links do WordPress que abrem em uma nova guia do navegador (como um recurso de segurança)
Pessoalmente, recomendo usar esses atributos para todos os links externos em seu blog – sempre que você fizer um link para o conteúdo de outro site.
É isso! Agora você sabe como criar um link nofollow 🙂
Certo, agora sabemos o que é um link nofollow e como fazer um… mas por que ele é usado?
Quando os blogueiros devem realmente usar o formato de link nofollow a seu favor?
Quando você deve usar um link Nofollow?
Um link nofollow deve ser usado sempre que você estiver criando um link para uma página da web (ou site) que tenha conteúdo que concorra com o seu.
Já estabelecemos que um link nofollow existe principalmente para que você possa vincular a outra página da web sem passar nenhum benefício de SEO para ela.
Por que você deseja vincular a uma página sem passar nenhum benefício de SEO?
Como blogueiro, é importante citar as fontes que você usa em sua escrita por diversos motivos, incluindo:
- Fazer referência a fontes confiáveis em sua redação adiciona legitimidade e aumenta sua própria credibilidade
- Fontes externas mostram aos leitores que você fez uma pesquisa adequada para coletar informações úteis
- Dar crédito a outros blogueiros, escritores, pesquisadores e reconhecer suas ideias é a coisa certa a fazer
Às vezes, as fontes que você deve citar com responsabilidade em seus artigos estão em sites que competem com o seu (em tópicos de conteúdo semelhantes).
Nesse caso, faz sentido usar um link nofollow ao citá-los como fonte em sua redação. Você quer fazer a coisa certa ao citar suas fontes, mas não quer que o fato de estar vinculando a uma página da Web competitiva traduza nesse artigo uma classificação acima da sua – ou estabeleça um relacionamento (aos olhos de motores de busca) que o conteúdo do seu concorrente deve ter maior preferência nos tópicos em questão.
Aqui está um exemplo para ilustrar este ponto…
Em meu guia definitivo sobre como escrever uma postagem de blog , cito o trabalho de muitos escritores (mais talentosos) do mundo, dos quais tirei muita inspiração para escrever ao longo dos anos. Como eles impactaram positivamente minha própria carreira de escritor, a coisa mais responsável a fazer é fazer referência a algum de seu conteúdo quando for diretamente aplicável ao conteúdo do meu próprio blog – especialmente quando há um exemplo específico em mãos.
No entanto, alguns desses escritores também têm blogs que competem diretamente com o meu em uma ampla gama de palavras-chave relacionadas a blogs. Então, eu escolho usar um link nofollow ao citar qualquer conteúdo competitivo, com o objetivo de citar de forma responsável uma fonte que eu aprecio… sem dar a ele preferência de SEO acima do meu próprio conteúdo.
Um link nofollow deve ser usado sempre que você estiver criando um link para uma página da web (ou site) que tenha conteúdo que concorra com o seu.
Links Nofollow vs Dofollow: Qual a Diferença?
Sabemos que um link nofollow é aquele que tem a tag de atributo rel=”nofollow” aplicada a ele.
Isso é feito com o objetivo de informar aos mecanismos de pesquisa que você não deseja passar nenhum benefício de PageRank ou SEO para esse URL.
Um link dofollow (por outro lado) é um link para o qual você deseja passar os benefícios do PageRank e SEO. É um link que você está dizendo aos mecanismos de pesquisa que eles devem seguir e dar todo o crédito, como sendo um link do seu blog.
Um link dofollow é aquele que:
- Não tem tag de atributo “rel=nofollow” aplicada a ele. Pode ser assim: <a href=””>Texto âncora aqui</a>
- Tem uma tag de atributo “rel=dofollow” aplicada a ele. Pode ser algo como: <a href=”” rel=”dofollow”>Anchor Text Right Here</a>
Como um link dofollow é a estrutura de link padrão aplicada a todos os links em uma página que não possui especificamente um atributo rel=”nofollow” para dizer o contrário, você não precisa adicionar especificamente um “rel=dofollow” para o link para ter certeza de que está marcado como dofollow.
Se você criar um link clicável em seu conteúdo, ele será, por padrão, um link dofollow, a menos que você adicione um atributo nofollow a ele.
Isso é tudo por hoje!
Acabamos de abordar o que é um link nofollow, como criar um link nofollow (e quando usá-lo em seu blog) 👏
Deixe um comentário