É quase impossível percorrer as mídias sociais sem ver alguma forma de marketing de influência . Onde quer que você olhe, os influenciadores estão exibindo seus últimos lanches, roupas, marcas de maquiagem ou velas, e isso é apenas o começo.
De postagens tradicionais a histórias sempre populares do Instagram e vídeos longos, os influenciadores estão sempre encontrando novas maneiras de serem patrocinados em suas plataformas favoritas.
Quando se trata de definir influenciadores, é importante observar que qualquer pessoa pode ser um influenciador. Como diz John Maxwell: “Para ser um influenciador, você precisa amar as pessoas antes de tentar liderá-las”. Se você tem um seguidor, você tem influência. Se você receber uma curtida em suas postagens, estará gerando engajamento.
Então, vamos dedicar um momento para reconhecer os aspirantes a influenciadores que estão aumentando seus seguidores. Essas pessoas postam sobre suas marcas e produtos favoritos simplesmente porque os amam. Concedido, eles provavelmente também estão esperando por um acordo de marca a longo prazo, mas no momento em que publicam, eles não estão ganhando dinheiro por seus esforços.
Pode parecer que o marketing de influenciadores é uma coisa nova que se tornou popular recentemente. Na verdade, o marketing de influenciadores começou há 15 anos.
PayPerPost, o primeiro mercado a pagar blogueiros por conteúdo de marca, foi lançado com bastante especulação. Como os blogs eram vistos principalmente como diários on-line, muitos especialistas duvidavam que adicionar publicidade ou patrocínios ao conteúdo parecesse realmente autêntico.
Esse é um desafio que os influenciadores de hoje ainda enfrentam, mas para aqueles que conseguem promover produtos ou serviços e parecer reais e autênticos ao fazê-lo, há muitas recompensas a serem colhidas. Afinal, as pessoas querem comprar de outras pessoas, portanto, quando encontram alguém de quem gostam, é mais provável que confiem em suas recomendações.
O que é marketing de influência?
O marketing de influenciadores é uma maneira pela qual as marcas podem promover seus produtos por meio de endossos ou recomendações de influenciadores e criadores de conteúdo na Internet.
As mídias sociais e os blogs são o lar da maioria dos influenciadores, embora outros criadores, como os hosts de podcast, também possam se encaixar. Muitas vezes, o marketing de influenciadores faz parte das campanhas de reconhecimento da marca, mas também pode resultar em muitas conversões e vendas.
Embora o marketing de influenciadores tenha começado em 2006, ele mudou muito nos últimos 15 anos. O Facebook e o Twitter estavam apenas começando, mas o Instagram só entraria no cenário da mídia social em 2010. Quando os influenciadores começaram, eles eram principalmente blogueiros que compartilhavam histórias sobre suas vidas e promoviam produtos que usavam todos os dias.
É uma espécie de paradoxo, mas embora o marketing de influenciadores não tenha mudado tanto, é muito diferente em vários aspectos. Os influenciadores ainda estão compartilhando histórias sobre suas vidas e promovendo produtos que usam todos os dias.
Agora, porém, há muitas pessoas que são influenciadores de carreira, ganhando a vida por meio de patrocínios de marcas. Quando começou, qualquer dinheiro que um blogueiro ganhasse por meio de uma parceria era um bom dinheiro extra, mas certamente não o suficiente para ser considerado uma renda em tempo integral.
Os influenciadores hoje também têm muito mais opções do que os influenciadores originais. Existem inúmeras plataformas de mídia social para escolher e muitos tipos de conteúdo que elas podem criar. Para quem gosta de plataformas de vídeo, YouTube ou TikTok são excelentes opções. Aqueles que desejam compartilhar postagens escritas longas podem se beneficiar dos blogs tradicionais ou até mesmo do Facebook. Os influenciadores que querem de tudo um pouco podem recorrer ao Instagram. Embora o Clubhouse ainda seja uma nova plataforma, provavelmente não demorará muito até que os influenciadores encontrem uma maneira de transformá-la em um local para suas promoções também.
Marketing de influenciadores em números
O marketing de influenciadores é uma ferramenta de marketing incrivelmente popular no momento e por um bom motivo:
- Nove em cada dez marcas estão usando alguma forma de marketing de influenciadores.
A menos que você queira que sua empresa fique para trás, é hora de começar a explorar suas opções de marketing de influenciadores. Não importa em que setor você esteja, com certeza haverá pelo menos um influenciador que atenda às suas necessidades. E não se preocupe se você encontrar apenas influenciadores menores em seu nicho, porque:
- Gere um valor de mídia ganho equivalente a US$ 18 por US$ 1 gasto .
Se você deseja aumentar o reconhecimento da sua marca, aumentar as vendas ou realmente divulgar o nome da sua marca no mundo de qualquer maneira possível, precisa aproveitar o marketing de influenciadores.
Você não vê um valor de mídia como esse com outras táticas de marketing. O mais importante, porém, é abordar o marketing de influenciadores de forma estratégica, para que você o faça corretamente. Gerar esse tipo de equivalência de mídia conquistada só acontece se você estiver trabalhando com os influenciadores certos no nicho certo.
4 razões pelas quais o marketing de influência continuará a crescer
O marketing de influenciadores é popular agora, mas não é apenas uma tendência que vai desaparecer. Na verdade, está longe de terminar de crescer. Ele continuará a se tornar cada vez mais popular nos próximos anos, então agora é o melhor momento para aprender sobre ele e se preparar para incorporá-lo em suas próprias estratégias.
1. Mais pessoas estão se tornando influenciadores.
Embora possa parecer que existem muitos influenciadores por aí, na verdade não é o caso. À medida que as plataformas de mídia social continuam a crescer, há mais oportunidades para novas pessoas se tornarem influenciadores .
Alguns certamente farão isso intencionalmente, enquanto outros simplesmente compartilharão suas vidas e fecharão um contrato de marca com uma empresa que amam. De qualquer forma, haverá mais pessoas aumentando o público em nichos específicos. Isso significa que você tem mais chances de encontrar alguém conversando com seu público ideal específico e perfeito para sua loja de comércio eletrônico.
2. As agências de marketing de influenciadores estão crescendo em popularidade.
Como em qualquer estratégia ou tática de negócios, o marketing de influenciadores está se tornando padronizado. Agora existem agências que representam influenciadores e agências projetadas para ajudar as marcas a encontrar os melhores influenciadores para sua estratégia. À medida que os negócios em torno do marketing de influenciadores continuam a crescer, o marketing em si também continuará se expandindo.
Para marcas de comércio eletrônico que não desejam dedicar tempo ou recursos para acompanhar as tendências do marketing de influenciadores , esses tipos de agências são uma ótima opção. Você ainda pode aproveitar o incrível sucesso que muitas vezes vem com o marketing de influenciadores sem aprender tudo sozinho.
3. Existem mais opções de conteúdo.
Os influenciadores começaram criando postagens de blog escritas falando sobre seus produtos favoritos. Então, as mídias sociais se tornaram mais populares e os tipos de conteúdo que os influenciadores estavam criando mudaram. Hoje em dia, o vídeo é talvez o tipo de conteúdo mais popular para os influenciadores criarem quando se trata de promover produtos. Instagram e Facebook Live, IGTV, YouTube e TikTok mostraram o incrível poder do vídeo.
No entanto, com a crescente popularidade dos podcasts e o advento de aplicativos somente de áudio como o Clubhouse, você se pergunta qual será a próxima grande tendência no marketing de influenciadores. Embora possamos não saber essa resposta, sabemos que ela continuará a evoluir.
As marcas de comércio eletrônico podem estar preparadas para aproveitar as vantagens de plataformas e conteúdos novos e inovadores, juntando-se a essas novas plataformas à medida que surgem. Se você já está construindo seguidores em uma plataforma específica, é mais provável que os influenciadores queiram trabalhar com você.
4. Os influenciadores estão mostrando mais da sua realidade.
De muitas maneiras, os influenciadores estão voltando às suas raízes. Nos últimos anos, as pessoas ficaram muito mais interessadas em ver postagens que não são excessivamente editadas. Eles não querem ouvir, aprender ou aceitar conselhos de alguém cuja vida parece totalmente inatingível. Em vez disso, eles querem ver a realidade. Eles querem ver os influenciadores cometerem erros e terem dias ruins, se recomporem e seguirem em frente.
Devido a essa transparência aberta, ainda mais pessoas confiam e seguem influenciadores, o que significa que há mais pessoas para ver e comprar de conteúdo patrocinado. As marcas de comércio eletrônico agora podem alcançar ainda mais pessoas quando trabalham com influenciadores, especialmente se não estiverem preocupadas em mostrar apenas os lados perfeitos e altamente filtrados de suas vidas.
Como as lojas de comércio eletrônico estão usando o marketing de influenciadores
O marketing de influenciadores está funcionando para todos os tipos de negócios. Grandes marcas trabalham com celebridades para promover seus produtos, e empreendedores que estão apenas começando encontram uma maneira de trabalhar com influenciadores que ainda estão expandindo suas plataformas. As lojas de comércio eletrônico estão usando o marketing de influenciadores de algumas maneiras importantes e, se você ainda não está a bordo, é hora de participar.
1. Para promover sua loja.
A promoção de uma loja online é provavelmente a maneira mais comum e óbvia de as marcas de comércio eletrônico usarem o marketing de influenciadores. Quando os influenciadores estão falando ou promovendo sua marca e produtos, é fácil para eles fornecer um link para sua loja de comércio eletrônico.
Na verdade, é mais fácil do que dizer a alguém que ele precisa ir ao Target ou ir para “onde quer que os livros sejam vendidos”. Em vez disso, eles podem adicionar um link diretamente à sua página, o que significa que é menos provável que clientes em potencial se percam no caminho.
Dica: crie um código ou forneça aos influenciadores links específicos para sua página. Dessa forma, você poderá acompanhar e ver o ROI de suas campanhas de influenciadores.
2. Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário.
Outro grande benefício do marketing de influenciadores é ter conteúdo gerado pelo usuário (UGC) que você pode compartilhar. As pessoas confiam mais em outras pessoas do que em marcas, em geral. No entanto, pode parecer um desafio encontrar imagens e conteúdo de pessoas fora de sua equipe.
Ao trabalhar com um influenciador, você pode solicitar o uso de seu conteúdo em sua página. Então, você poderá repostar o conteúdo deles, o que mostra ao seu público a parceria que você tem com esse influenciador, bem como suas imagens e cópia.
Dica: crie um plano de compartilhamento de UGC para maximizar os benefícios. Se você sabe que está promovendo um determinado produto em breve, salve seu UGC para esse produto até que a promoção apareça para que você possa ter o efeito total.
3. Use depoimentos de influenciadores.
Toda marca precisa de mais depoimentos em seu site, mas às vezes os clientes não pensam em voltar e deixar um comentário ou compartilhar sua experiência.
Quando você trabalha com um influenciador, pode capturar seu depoimento e sua história. Ao colocar as informações deles em seu site como um todo ou na página do produto que eles estão analisando especificamente, você pode fornecer mais provas sociais a seus clientes em potencial para que eles se sintam mais confiantes ao comprar.
Dica: descreva que tipo de depoimento você deseja do influenciador no início de sua campanha. Essa é a melhor maneira de garantir que eles capturem todo o conteúdo e as ideias que você deseja ver em seus depoimentos.
4. Ofereça uma promoção com um influenciador.
Oferecer um desconto ao trabalhar com um influenciador é uma ótima maneira de aumentar suas vendas e o ROI da campanha. Em primeiro lugar, como mencionamos anteriormente, ter um código de desconto específico para esse influenciador permitirá que você acompanhe suas conversões.
Além disso, porém, muitas pessoas considerarão fortemente fazer uma compra se puderem economizar algum dinheiro ao fazê-lo. Às vezes, esse pode ser o ponto de inflexão que realmente inspira alguém a clicar em sua loja e fazer a compra.
Dica: além de uma taxa básica, você pode negociar com o influenciador para oferecer a ele uma porcentagem de cada venda realizada com o código. Isso pode incentivá-los a serem minuciosos ao criar sua campanha.
5. Trabalhe com microinfluenciadores.
Aludimos a isso um pouco antes, mas trabalhar com microinfluenciadores é certamente o caminho a percorrer, especialmente para marcas de comércio eletrônico. Não tenha medo de trabalhar com alguém com poucos seguidores, desde que sua taxa de engajamento seja significativa.
Se você estiver trabalhando com um influenciador do Instagram, pode ser fácil sentir que precisa escolher alguém com pelo menos 10.000 seguidores para que eles possam aproveitar o recurso de deslizar para cima , mas isso não é verdade.
Esse recurso não é um requisito para uma campanha bem-sucedida. Em vez disso, eles podem usar uma estratégia de mensagens diretas que lhes permite confiar nas conexões que construíram com seus pequenos seguidores para incentivá-los a aprender mais ou comprar.
Dica: Sempre procure a taxa de engajamento em suas postagens. Às vezes, influenciadores com muitos seguidores chegaram a esse ponto comprando seguidores no Instagram. Esses seguidores comprados tendem a ser falsos, o que significa que não vão se envolver com a campanha ou comprar seu produto.
Como construir uma estratégia de marketing de influenciadores
Agora que você está pronto para incorporar o marketing de influenciadores em seu plano geral de marketing, é hora de começar com uma estratégia. Como qualquer boa tática de marketing, a construção de uma estratégia pode garantir que você seja minucioso e metódico. Você saberá exatamente o que deseja obter do marketing de influenciadores e terá um processo para medi-lo para ver seu progresso ao longo do caminho.
1. Documente suas metas e indicadores-chave de desempenho.
Qualquer boa estratégia começa com metas. Quando você pensa em marketing de influenciadores, há vários objetivos que você pode ter para sua campanha. Embora o mais óbvio seja provavelmente fazer vendas, trabalhar com influenciadores pode fazer mais pela sua marca do que apenas gerar vendas no momento. Aqui estão algumas ideias de metas:
Conscientização da marca
Trabalhar com influenciadores significa que o nome da sua marca está chegando a milhares de pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar dela antes. Eles estão aprendendo sobre sua marca com alguém em quem confiam, o que significa que estarão mais preparados para conhecer sua empresa ou segui-lo nas redes sociais.
Atrair um novo mercado-alvo
Se você deseja mudar um pouco seu cliente ideal, não há maneira melhor de fazer isso do que trabalhar com um influenciador. Esteja avisado: provavelmente será necessário um pouco mais de trabalho de sua parte para explicar ao influenciador por que sua marca é certa para o público dele.
Os influenciadores geralmente protegem seu público porque trabalharam duro para aumentar seus seguidores e ganhar sua confiança. No entanto, se você trabalhar com o influenciador para criar um plano de campanha forte, ele poderá ajudá-lo a alcançar um novo mercado.
Facilitando a Geração de Leads
Por fim, o marketing de influenciadores pode ajudá-lo a obter mais leads e clientes. Dependendo do que você vende, você pode querer que sua parceria com influenciadores leve seus seguidores a uma campanha estimulante para que eles possam conhecer melhor sua marca. Ou você pode enviá-los diretamente para sua loja de comércio eletrônico para começar a fazer vendas.
Depois de saber qual é seu objetivo, é hora de identificar seus principais indicadores de desempenho ou KPIs. Essas serão as métricas que você acompanhará ao longo de sua campanha e analisará quando terminar para ver o desempenho de sua campanha.
Se o seu objetivo é o conhecimento da marca, convém acompanhar as visitas ao seu site ou seguidores nas redes sociais. Se o seu objetivo é a geração de leads , você vai querer acompanhar as inscrições para a sua sequência de nutrição. As vendas podem ser facilmente rastreadas com links exclusivos para influenciadores ou um código promocional especial.
2. Entenda o cenário do influenciador.
Antes de realmente começar a trabalhar com influenciadores, você deve reservar um tempo para realmente entender o cenário. Conheça os diferentes tipos de influenciadores — já falamos muito sobre microinfluenciadores, mas também existem macroinfluenciadores e celebridades. Em geral, você deve evitar celebridades, pois seus seguidores são tão grandes que sua taxa de engajamento é muito baixa, mas suas taxas costumam ser bastante altas.
Reserve algum tempo para observar os influenciadores e ver como eles promovem as marcas antes de tentar lançar sua marca para alguém. Isso garantirá que você esteja mais bem informado e que possa causar uma impressão maior no influenciador.
3. Conecte-se com influenciadores.
Quando estiver confiante de que sabe o que está fazendo, é hora de se conectar com influenciadores. Existem muitas maneiras diferentes de encontrar influenciadores que funcionarão para sua marca, mas você deve começar procurando outras pessoas em seu setor.
Você não apenas descobrirá com quem seus concorrentes estão trabalhando, mas também verá de que tamanho os influenciadores estão mirando. Em seguida, você pode decidir se deseja procurar pessoas com seguidores de tamanho semelhante ou algo diferente.
Dependendo da plataforma em que você deseja promover, você pode encontrar ferramentas que o ajudarão a identificar influenciadores em seu nicho. O InfluenceGrid ajuda você a encontrar influenciadores do TikTok e o Awario ajuda a encontrar influenciadores em várias plataformas.
Mas você não precisa usar ferramentas como essa para encontrar influenciadores. Você também pode pesquisar por hashtags para encontrar pessoas fazendo postagens #patrocinadas. A partir daí, você pode olhar para o público deles e ver se isso ressoa com você.
Você também pode começar com seus seguidores. Clique em algumas das pessoas que já estão seguindo sua marca. Percorra as outras contas que eles estão seguindo e veja se você pode encontrar algum influenciador lá. Essa é uma ótima maneira de encontrar alguém que já está segmentando seu público-alvo ideal.
Empacotando
O marketing de influência veio para ficar e só vai crescer mais nos próximos anos. As marcas de comércio eletrônico podem realmente se beneficiar do trabalho com influenciadores, não importa qual seja seu objetivo. Os influenciadores podem ajudá-lo a aumentar seus seguidores, fazer vendas ou simplesmente divulgar sua empresa. Não importa o que aconteça, hoje é um ótimo dia para começar a criar sua estratégia de marketing de influenciadores.
Deixe um comentário