Todos nós já ouvimos o termo Metaverso, mas o que é exatamente? e como sua empresa pode alavancar o marketing metaverso nas mídias sociais? Leia mais para descobrir.
Metaverse é um universo virtual que os especialistas em tecnologia acreditam ser o futuro da Internet. É um mundo virtual conceitual que permite que as pessoas trabalhem, se divirtam, façam compras e interajam com outras pessoas.
Está crescendo em popularidade e as pessoas esperam ansiosamente para experimentá-lo.
Entusiastas da tecnologia estão trabalhando para tornar a imaginação do metaverso uma realidade enquanto introduzem novas maneiras de usar esta oportunidade para promover seus negócios.
Além do mais, você também pode capitalizar a popularidade do marketing metaverso usando meios populares como a mídia social.
Quer saber como?
Neste post, mostraremos algumas ótimas maneiras de fazer isso.
O que é Marketing Metaverso?
O marketing do metaverso significa promover sua empresa, produtos ou serviços por meio do metaverso.
Embora seja um novo meio de marketing digital, ele pode ajudá-lo a promover sua marca com mais eficiência do que outros canais de marketing digital.
Aqui, você pode criar mercados, lojas e produtos virtuais e oferecer aos seus clientes uma experiência virtual personalizada.
Além disso, no metaverso, as pessoas podem comprar seus produtos diretamente por meio de moedas digitais, como criptomoedas.
Isso permite que eles se familiarizem com esses produtos usando-os eles mesmos, que é a maneira mais fácil para os profissionais de marketing explicarem os produtos e para os compradores aprenderem sobre eles.
Na era digital de hoje, plataformas como o metaverse podem oferecer aos clientes uma compreensão completa do que sua marca representa e o que ela tem a oferecer.
Como funciona o Marketing Metaverso?
O conceito do metaverso é projetar um mundo virtual semelhante à realidade física. Metaverse é um mundo virtual que ainda não está completo.
E embora ainda esteja em desenvolvimento, o metaverso já despertou o interesse do público em todo o mundo.
Usando óculos de realidade virtual (VR), você pode explorar o mundo virtual, ver e até sentir como se estivesse fisicamente presente.
Fazer parte do metaverso permite que você tenha uma experiência virtual de sua rotina diária, permitindo que você explore coisas novas.
Você pode fazer o seguinte no metaverso:
- Interaja nas redes sociais
- Comprar imóveis
- Trabalhe do seu jeito pelo mundo
- Jogar videogames
E a parte divertida é que tudo acontece no conforto do seu sofá! Você não precisa ir a lugar nenhum.
Metaverse Marketing nas redes sociais
A mídia social conectou pessoas em todo o mundo, permitindo que elas se envolvam e se conectem regularmente.
E o metaverso é uma extensão da mídia social com todos os elementos da rede social. Na verdade, não é errado afirmar que pode ser o futuro das mídias sociais.
Vamos dar um exemplo da plataforma virtual Xone, onde você pode construir seu mundo virtual.
Esta plataforma permite que você faça todas as atividades como no Facebook, LinkedIn, YouTube ou Instagram, como:
- Visualizando atualizações de suas conexões virtuais em seu feed de notícias
- Curtir postagens
- Comentando e compartilhando
Além disso, o metaverso é uma plataforma de rede social diversificada que permite que você faça parte desse mundo virtual por meio de seu avatar.
Criar avatares para sua personalidade é um conceito introduzido anteriormente nas redes sociais. Porém, um avatar virtual que se move, fala e faz tudo que uma pessoa real faz, é uma ideia que as redes sociais ainda não conceituaram.
Mas o metaverso permite que você faça isso.
Benefícios do Metaverse Marketing nas mídias sociais
Metaverse está transformando sonhos ao longo da vida em realidades. Por exemplo, no metaverso, as pessoas podem:
- Conheça suas celebridades favoritas no metaverso
- Assistir aos concertos e espetáculos dos seus sonhos
- Viaje pelo mundo sem restrições
Além disso, os profissionais de marketing de mídia social podem se beneficiar muito do metaverso nesta era de evolução digital. Eles podem interagir virtualmente com seu público-alvo.
Ao contrário de um comentário ou mensagem de texto, as interações em tempo real permitem que as empresas entendam melhor seus compradores.
Especialmente agora que 70-80% dos compradores empresariais preferem realizar transações comerciais por meio de canais digitais.
5 estratégias de marketing do metaverso para experimentar
1. Crie avatares virtuais de marca
Os avatares virtuais são uma parte essencial da representação do usuário em um metaverso.
Avatares personalizados estão em demanda porque os usuários querem se relacionar com essas identidades.
Marcas famosas entraram no metaverso e estão vendendo acessórios virtuais. Os usuários podem comprá-los para desenvolver seus avatares.
Por exemplo, você pode comprar roupas e calçados esportivos da marca Nike na Roblox e equipamentos virtuais da marca Adidas no mercado Open Sea NFT.
2. Adicione experiências da vida real
O metaverso é um mundo dentro dos óculos que você pode entrar usando.
As pessoas neste mundo da imaginação vivem uma vida virtual e querem fazer tudo o que podem ou querem fazer em suas rotinas diárias.
Muitas empresas estabeleceram presença em mundos virtuais, permitindo que seus clientes desfrutem de experiências virtuais como na vida real.
A Domino’s Pizza estabeleceu um balcão virtual de comida em Decentraland, e a JP Morgan & Chase estabeleceu um banco virtual Onyx.
As pessoas nesses mundos virtuais compram pizzas, abrem contas bancárias virtuais e fazem tudo o que podem.
3. Organizar eventos virtuais
Realize eventos virtuais como exposições, shows e outras atividades para permitir que os Geração Z se conectem com sua marca no metaverso, criando um ambiente onde eles possam se divertir.
Recentemente, a famosa rede de hambúrgueres e fast food McDonald’s sediou dois eventos virtuais.
Primeiro, eles colaboraram com a marca de moda Humberto Leon para mostrar seus produtos hospedando o Hall of Zodiacs no início do ano lunar de 2022.
E então, eles abriram um restaurante McDonald’s inteiro inspirado em sua sede em Chicago e realizaram uma cerimônia de premiação de noventa minutos na plataforma Odyssey.
3. Aproveite os videogames
Os videogames são um dos passatempos favoritos dos usuários do metaverso. Os jogos se tornaram a maior influência na crescente popularidade da revolução do metaverso.
Você pode jogar jogos virtuais populares como Farmer’s World, Fortnite e Chain of Alliance, onde você compra itens NFT com criptomoeda e os usa em sua experiência de jogo.
4. Vender ativos digitais
Os usuários esperam uma experiência de compra em tempo real no metaverso, assim como na vida real.
Eles pretendem colocar esses ativos digitais em uso no mundo virtual.
E agora, as marcas estão vendendo esses tokens não fungíveis para entreter clientes fiéis.
Os mercados NFT virtuais, como Binance, Nifty Gateway e Raribles, são locais populares para comprar itens colecionáveis, videogames e outros ativos digitais.
Na verdade, o famoso varejista de videogames GameStop aproveitou a situação e lançou seu mercado NFT. Ele permitiu que jogadores ávidos comprassem ativos no jogo deste mercado usando a moeda Ethereum.
Exemplos de uma marca usando marketing metaverso em mídia social
As principais empresas de tecnologia acreditam que o metaverso não existe inteiramente agora. Concordamos que está em desenvolvimento, mas é errado testemunhar que não está aqui.
Marcas líderes já estão estabelecendo presença no metaverso criando seus mundos virtuais ou lançando uma existência própria dentro de mundos estabelecidos.
Aqui estão alguns exemplos de como marcas conhecidas estão usando o metaverso para convidar seus seguidores de mídia social para se juntar a eles em sua virtualidade.
da Claire
A popular marca de varejo de moda Claire’s lançou recentemente o desfile de moda virtual ShimmerVille na plataforma Roblox.
A Claire’s promove regularmente o ShimmerVille em suas contas oficiais de mídia social no Facebook, Instagram e TikTok.
descentralizado
A plataforma virtual da Decentraland é muito ativa nas redes sociais.
Eles usam o YouTube para fornecer tutoriais aos usuários sobre como usar os recursos de seu mundo virtual.
Durante o evento Game Jam, por exemplo, ele carregou um vídeo completo demonstrando como construir uma parede multiplayer.
A equipe da Decentraland usa o Facebook para promover eventos virtuais como festivais de música e desfiles de moda.
Gucci
A mundialmente famosa marca italiana de couro e moda Gucci entrou no metaverso ao lançar o Gucci Vault Land na plataforma Sandbox.
A Gucci nos deu uma prévia desse mundo experimental em sua página oficial no Facebook.
meta
Mark Zuckerberg, dono do Facebook, viu um enorme potencial no metaverso e renomeou o Facebook, Inc. para Meta, Inc.
Era uma indicação de que sua empresa estaria liderando o caminho na evolução do metaverso.
Este vídeo está disponível no Instagram oficial de Zuckerberg, onde seu avatar virtual conversa com o avatar do famoso astrofísico Neil deGrasse Tyson.
A Meta publica regularmente vídeos sobre o metaverso e a realidade virtual em sua página oficial do Facebook.
Neste vídeo, por exemplo, a Meta demonstra o uso de seu headset Meta Quest VR, mostrando como os alunos aprendem a usá-lo em aulas de VR na faculdade.
Nike
A Nike anunciou sua entrada no Roblox lançando seu mundo virtual, Nikeland, por meio de um vídeo introdutório em sua página do Instagram.
Wendy’s
Outro exemplo é a rede de fast food Wendy’s. A Wendy’s lançou o Wendy Verse in Horizon Worlds, o jogo virtual online da Roblox.
Lançou o Buck Biscuit Dome, um restaurante de realidade virtual que está promovendo fortemente em suas páginas oficiais do Facebook e Instagram.
Você está construindo seu mundo virtual em breve?
Aproxime-se e crie sua própria identidade em um mercado que ainda não foi realizado.
Apenas um punhado de empresas se aventurou no mundo do metaverso em constante mudança.
Com apenas algumas empresas existentes atualmente no metaverso, você tem apenas um pouco de concorrência no momento.
Use esta oportunidade de ouro para estabelecer sua marca no metaverso para atrair a geração de tecnologia mais jovem para o seu negócio.
Deixe um comentário