O que você ouviu: Yanny ou Laurel? Você fez o Desafio do Balde de Gelo da ELA? Ambos são exemplos de conteúdo que se tornou viral. O Desafio do Balde de Gelo foi a melhor campanha de marketing viral em 2014 e levou a um aumento de 10 vezes nas doações para a Associação ALS.
O soundbite Yanny vs. Laurel levou a oportunidades virais com empresas como Warby Parker e Jimmy John’s.
Os gerentes ou CEOs podem tentar “encarregar” sua equipe social de descobrir o marketing viral; é justo dizer que pode ser um pouco mal interpretado. Embora não seja fácil planejar a viralidade, é uma ótima maneira de aumentar o conhecimento da marca . Considere isso como um guia para colocar sua equipe ou empresa na melhor posição para ter um momento viral.
O que é marketing viral?
O marketing viral é quando uma campanha, vídeo ou outro conteúdo é compartilhado ou visualizado em um ritmo rápido. Pode ser viral em alcance e também em duração.
Os 3 tipos de marketing viral
O marketing viral, embora difícil de realizar, pode ser um ótimo complemento para sua estratégia de marketing de conteúdo. O marketing viral puxa alguns gatilhos psicológicos diferentes, inspirando emoções como tristeza ou emoção, tornando o conteúdo facilmente identificável e transformando-o em algo que queremos compartilhar .
Por exemplo, Dove lançou uma campanha em 2013 sobre como nos percebemos versus como os outros nos percebem. Essa campanha resultou em emoções identificáveis de seus espectadores, tornando-a facilmente compartilhável e identificável. Isso levou a mais de 68 milhões de visualizações no YouTube até o momento.
Definir o que o marketing viral significa para você e sua empresa pode começar a ajudá-lo a colocar uma estratégia em prática e a determinar o tipo de campanha viral que você gostaria de executar.
Uma maneira de pensar em marketing viral é em termos de quantificação. Por exemplo, você pode esperar obter um determinado aumento percentual no engajamento em sua campanha.
Você pode querer uma quantidade específica de visualizações em sua campanha de vídeo. O marketing viral está vinculado a visitas ao site ou a referências? Essas são todas as coisas a serem consideradas ao pensar em como criar uma campanha com chance de sucesso viral.
Como configurar uma campanha de marketing viral
- Defina o que é marketing viral para você
- Estabeleça uma cultura de práticas de marketing viral em tempo real
- Planeje campanhas virais vinculadas a momentos de tráfego natural e orgânico
- Experimente o vídeo
- Incorpore o software de produtividade certo para você e sua equipe manterem as ideias organizadas
- Postar campanha
- Considere adicionar influenciadores
- Acompanhe o sucesso e compare com campanhas anteriores
- Repita
Abaixo, examinaremos exemplos e estratégias de vários tipos de marketing viral: marketing viral em tempo real, marketing viral estratégico e marketing viral liderado por vídeo.
1. Marketing viral em tempo real
Um conhecido evento de marketing viral em tempo real é o tweet de Oreo durante o blecaute do Super Bowl de 2013.
Como Oreo foi capaz de se mover tão rapidamente? Leo Morejon, um dos pensadores rápidos no Oreo Blackout Tweet, diz que sua equipe esteve ativamente envolvida em momentos de viralidade em tempo real por algum tempo. Todas as manhãs, eles começam o dia observando as tendências e se envolvendo ativamente em tópicos que se encaixam na identidade da marca.
Ficar de olho nas tendências relevantes para você e seu setor é uma ótima maneira de ficar por dentro das oportunidades que podem surgir. Às vezes, o marketing viral é algo que não possui uma estratégia longa e prolongada, mas sim um foco consistente em se envolver com tendências em tempo real que podem eventualmente levar a um momento viral.
Um foco consistente em marketing viral em tempo real pode ser um forte complemento para qualquer estratégia social.
2. Marketing viral estratégico
Uma grande parte de sua estratégia de marketing viral pode ser focada em momentos no tempo em que há um período natural de viralidade. Há uma razão pela qual as marcas estão dispostas a gastar US $ 6 milhões por um anúncio de 30 segundos no Super Bowl: cerca de 98 milhões de pessoas o visualizaram em 2019. São muitas pessoas para impressionar.
Feriados, eventos, momentos esportivos, marcos, tudo pode fazer parte de um calendário editorial viral. Ao se preparar para esses tipos de momentos, certifique-se de entender também a voz da sua marca e a divisão do público que se sobrepõe ao evento. Você vai querer que uma mensagem ressoe mais com seu público principal e, secundariamente, seja geral o suficiente para se espalhar além dessas fronteiras.
A campanha “Like a Girl” da Proctor and Gamble está atualmente com 67 milhões de visualizações no YouTube. Quais são os elementos que tornaram isso tão bem-sucedido?
- Exibido durante grande evento
- Ressoa com o público principal
- Inspira emoção
- É identificável além de seu público principal
- Adapta-se à voz da marca
Essa campanha inspirou emoção, gerou viralidade e ganhou inúmeros prêmios. Foi estrategicamente conduzido com os elementos que têm a capacidade de produzir um momento viral.
Outra parte de uma estratégia de marketing viral é considerar seu plano de implantação.
Para dar à sua empresa a maior chance de sucesso viral, você deve incorporar hubs de marketing viral como Twitter, Facebook, YouTube e outras plataformas de mídia social para garantir que sua mensagem seja divulgada e recebida em tantos lugares quanto possível.
Cada um desses canais pode ter uma estratégia muito diferente, portanto, certifique-se de definir seu público para cada canal e qual meio (vídeo, imagem, texto) é melhor para cada um.
Você adicionará marketing de influenciadores à sua implantação de marketing viral?
Conectar-se com pessoas que têm um público sólido para compartilhar sua mensagem pode antecipar o lançamento de seu plano e espalhar a natureza viral de maneira rápida e eficiente. Também pode adicionar complexidade e custo ao seu plano de marketing viral. Procure criar relacionamentos ao longo do caminho com influenciadores que possam ajudar nas campanhas e não se esqueça de levar em consideração o orçamento.
3. Marketing viral liderado por vídeo
O vídeo pode ser uma maneira fantástica de inspirar emoção, pois traz formas de engajamento visual, auditiva e, em alguns casos, cinestésica. O vídeo está se tornando o meio de marketing que mais cresce, com o tráfego de vídeo na Internet respondendo por 80% de todo o tráfego de Internet do consumidor .
Se você estiver planejando uma campanha de marketing viral liderada por vídeo, certifique-se de ter o seguinte:
- Uma definição de sucesso viral e objetivos claros
- Uma compreensão profunda do seu público-alvo
- Um quadro branco colaborativo resistente ; você pode estar trabalhando com equipes remotas e usar software para colaboração cruzada em grandes equipes remotas pode ajudar a reduzir os ciclos de revisão e conectar as equipes para manter sua programação no caminho certo.
- Encontre uma produtora de vídeo para ajudá-lo a produzir sua campanha do começo ao fim
O pós-engajamento é a chave para o marketing viral
Depois que sua campanha estiver no ar, pode ser fácil esquecer de realmente se envolver durante a campanha. É importante ter um plano de engajamento para se conectar com seu público conforme ele responde à campanha que você lançou.
Ficar engajado após o lançamento da sua campanha pode ser outra forma de divulgar e dar uma cara para a sua marca. Esteja preparado para cenários de resposta bons e ruins.
A definição de marketing viral varia de acordo com você e sua equipe. Este artigo pode servir como base para discussão à medida que você procura incorporar mais oportunidades de marketing viral em seus esforços do dia-a-dia.
Se você tiver a equipe, a cultura, o kit de ferramentas colaborativo e a estratégia certos, poderá descobrir que o marketing viral prova ser uma peça valiosa para o seu arsenal de marketing.
Deixe um comentário