Qualquer profissional de marketing inteligente sabe que a criatividade é apenas metade do trabalho. A outra metade? Medir a eficácia dessa criatividade. As métricas de marketing são a melhor maneira de analisar os resultados de seus objetivos de marketing e provar a seus gerentes que os esforços que você e sua equipe estão colocando em uma campanha ou projeto valem o tempo e o dinheiro da empresa.
Eles também são essenciais para medir quais esforços de marketing atingem o público-alvo desejado e fornecem os resultados desejados.
O que são métricas de marketing?
As métricas de marketing são valores mensuráveis que as equipes de marketing usam para comprovar a eficácia de projetos e campanhas nos canais de marketing. Existem métricas apropriadas para cada canal de marketing que uma equipe usa, como mídia social, e-mail e muito mais.
Nem todas as métricas são criadas igualmente; dependendo da área de marketing em que você trabalha, alguns significarão mais do que outros, especialmente quando se trata de seus principais indicadores de desempenho de marketing (KPIs). Os KPIs avaliam o sucesso de suas atividades de marketing ou o sucesso de uma organização como um todo.
Quase tudo pode ser medido de uma forma ou de outra, mas as métricas de marketing não devem ser amplas. Eles devem ser projetados para medir os principais aspectos de cada campanha que você executa.
Cada campanha deve ser avaliada quanto ao sucesso, mas é uma questão de medir esse sucesso que às vezes atrapalha os profissionais de marketing.
Pode trazer algum conforto saber que nem todas essas métricas, se houver, precisam ser calculadas manualmente. Com a ajuda do software de automação de marketing , os profissionais de marketing podem facilmente medir o impacto de uma campanha em segmentos e canais em seu painel de marketing .
Métricas do site
As métricas de tráfego do site são algumas das métricas mais importantes para sua equipe acompanhar. Quanto mais tráfego você receber, maior a chance de fazer uma venda. Os profissionais de marketing que acompanham essas métricas podem criar materiais como páginas de destino, cópia do site, postagens de blog e downloads que agregam valor a clientes em potencial, leads e clientes novos e existentes.
Aqui estão algumas métricas que você pode usar para medir o sucesso desses projetos:
1. Total de visitas
Isso documenta o número completo de visitas que seu site recebe. Esse número deve crescer constantemente e é importante prestar atenção a quaisquer tendências que você veja ao longo do tempo. Por exemplo, se mais ou menos ao mesmo tempo em que você lança uma nova campanha, percebe que as visitas ao seu site despencaram, talvez seja hora de convocar uma reunião e identificar quaisquer problemas.
Se, em vez disso, o período em torno dessa campanha mostrar um aumento extremo nas visitas, pode ser útil dar uma olhada no que tornou essa campanha diferente das outras. Esse número deve ser informado mensalmente.
Exemplo: 150.000 visualizadores/total de visualizações/total de visitas à página.
2. Visitas únicas
Esse número documenta o número de pessoas que visitam seu site. Uma pessoa que visita seu site várias vezes será contabilizada apenas uma vez.
Esse número indica o reconhecimento geral do seu site, mas cuidado ao rastreá-lo como uma métrica rígida; os cookies são específicos do navegador e do dispositivo, o que significa que, se alguém visitar seu site no Safari, Chrome, Firefox e no navegador móvel, será contado como um novo visitante único a cada vez. Esse número deve ser informado mensalmente.
Exemplo : 10.000 visitantes únicos no site.
3. Visualizações de página
Essa métrica dá a você e sua equipe uma ideia de quão popular é uma determinada página. Quanto maior o número de visualizações em uma página específica, mais importante é comparar essa página com outras e observar as diferenças para que você possa continuar a criar mais páginas com o mesmo sucesso. Esse número deve ser informado mensalmente.
Exemplo : 1.100 visualizações/impressões de página
4. Taxa de retenção (visitantes novos x recorrentes)
Ficar de olho nessa métrica pode fornecer informações sobre algumas coisas. Observar o número de visitantes recorrentes, por exemplo, pode indicar o interesse que os leads qualificados de marketing (MQLs) estão tendo em seu produto ou serviço ou na usabilidade de seu site.
Um MQL é alguém que indicou interesse em sua marca com base nos esforços de marketing de sua equipe. Portanto, o número de novos visitantes pode ajudar sua equipe a determinar o reconhecimento da marca.
Exemplo : 15% de retenção
5. Taxa de conversão
Monitorar esse número mantém você e sua equipe informados sobre o funcionamento de seus botões de call-to-action. Os CTAs devem ser projetados para solicitar que o leitor tome uma ação, o que pode ajudá-lo a determinar quem pode ser um lead qualificado de marketing e trazê-lo ainda mais para o funil.
Exemplo : taxa de conversão de 5%.
6. Duração média da sessão
Essa é a duração de todas as visitas ao site combinadas em seu domínio. Acompanhar essa métrica ajuda a determinar o quão engajado um usuário está em seu site. Como esse número é uma média, é importante observar quaisquer extremos que possam distorcer seu número.
Exemplo : 3 minutos
7. Tempo na página
Descobrir quanto tempo as pessoas estão gastando em uma página única pode ajudar sua equipe a coletar informações sobre como avançar na criação de outras páginas. Se os visualizadores não permanecerem na página por muito tempo, isso pode indicar a qualidade do conteúdo da sua página. Se os visualizadores permanecerem em uma página por muito tempo, isso pode significar a mesma coisa. Entender a correlação entre o tempo gasto em uma página e a qualidade do conteúdo pode ajudar você e sua equipe a criar um conteúdo melhor no futuro.
Exemplo : 5 minutos
8. Visualizações de página por sessão
Essa métrica dá à sua equipe uma ideia da eficácia com que você mantém seus espectadores envolvidos com seu conteúdo. Quanto melhor o seu conteúdo, design e links internos, mais tempo eles permanecerão. Isso deve ser informado semanalmente.
Exemplo : 12 páginas
9. Taxa de rejeição
A taxa de rejeição refere-se ao número de pessoas que saem imediatamente da primeira página que acessam em seu site como um novo visitante. Isso pode ser devido a várias coisas: má experiência do usuário, tempo de carregamento lento ou simplesmente conteúdo desinteressante.
Dedicar um tempo para entender a causa de uma alta taxa de rejeição pode ser tedioso, mas se você perceber isso em várias partes, encontrar a resposta para essa pergunta pode valer a pena a longo prazo. Uma taxa de rejeição de página na faixa de 26 a 40 por cento é considerada excelente.
Exemplo : taxa de rejeição de 30%
10. Taxa de saída
Esse número é usado para medir a porcentagem de visitantes que saem do seu site após várias sessões. Acompanhar essa métrica pode levar você e sua equipe a determinar quais páginas têm uma alta taxa de saída e, além disso, tentar determinar por que isso ocorre e fazer as alterações necessárias para diminuir esse número.
Exemplo : taxa de saída de 10%
11. Downloads de conteúdo
O tempo que sua equipe investe na criação dos ativos bloqueados pode valer a pena, mas você não saberá a menos que meça essa métrica. Acompanhar o interesse de seus espectadores em saber mais sobre um tópico pode ajudá-lo a decidir que tipo de recurso é mais eficaz, se seu conteúdo é envolvente o suficiente para que os leitores queiram mais ou se seu público está procurando algo diferente.
Exemplo : 57 downloads
12. Desgaste do cliente
Embora fosse bom que os clientes permanecessem fiéis por toda a eternidade, isso nem sempre acontece. Com o tempo, os clientes acabarão desistindo, e é importante acompanhar a taxa em que eles estão fazendo isso. Para encontrar esse número, divida os clientes perdidos em um determinado período de tempo pelo número total de clientes, multiplicado por cem. Isso deve ser reportado trimestralmente.
Exemplo : 2,5% de perda/faturamento
Métricas de marketing por e-mail
Um ótimo conteúdo de e-mail com as frases de chamariz corretas pode direcionar uma grande quantidade de tráfego para seu site. O sucesso de suas campanhas de email marketing pode ser medido das seguintes maneiras:
13. Taxa de abertura de e-mail
Embora você possa estar enviando seu boletim informativo para centenas, senão milhares de seus assinantes, sua taxa de abertura lhe dirá quantos assinantes realmente se deram ao trabalho de abrir essa mensagem.
As taxas de abertura podem ajudar a fornecer aos profissionais de marketing por e-mail uma visão sobre o desempenho da cópia da linha de assunto. Uma alta porcentagem de taxa de abertura significa que você está fazendo algo certo.
Exemplo : taxa de abertura de 25%
14. Taxa de rejeição de e-mail
A taxa de rejeição medirá a quantidade de endereços de e-mail que não receberam seu e-mail.
- Devolução definitiva: esse é um tipo de devolução de e-mail que não pode ser entregue a um endereço por motivos permanentes, como um endereço de e-mail falso ou um domínio falso. Não importa o motivo, observe que um hard bounce é uma falha permanente na entrega e, portanto, os endereços com esse bounce devem ser removidos de sua lista.
- Devolução suave: esse é um tipo de devolução de e-mail que não pode ser entregue a um endereço devido a problemas temporários, como caixa de entrada cheia ou tamanho de arquivo grande. Se um endereço estiver recebendo soft bounce repetidamente durante um determinado período de tempo, talvez seja melhor removê-lo de sua lista.
Acompanhar as taxas de rejeição em relação às taxas de abertura dará aos profissionais de marketing por e-mail uma ideia melhor da qualidade de sua lista de assinantes.
A referência para e-mails devolvidos é inferior a 2% .
15. Taxa de cliques de e-mail
Seus boletins devem ter links que induzam os leitores a clicar para ler ou aprender mais sobre um assunto. Quanto maior a taxa de cliques, mais atraente sua cópia é para seus leitores. Destacar seus CTAs com cores ou até mesmo um botão pode ajudar a aumentar essa taxa para trazer mais visitantes ao seu site ou blog.
Exemplo : CTR de 2,5%
16. Taxa de cancelamento de inscrição
Um grande número de cancelamentos de inscrição pode parecer uma crítica severa, mas é importante olhar para esse número com otimismo. Desinscrever não é necessariamente uma coisa ruim – cancelar a inscrição elimina as pessoas que não estão interessadas em seu conteúdo, mas isso apenas ajuda a esclarecer quem está.
Exemplo : taxa de cancelamento de assinatura de 0,5%
17. ROI do e-mail
Medir o retorno geral do investimento para suas campanhas deve ser uma métrica óbvia para os profissionais de marketing por e-mail. Isso pode ser medido determinando o dinheiro ganho com sua campanha em vendas, dividido pelo que você gastou e depois multiplicado por 100.
Dica: Interessado em aprender mais?
18. Novos assinantes
Acompanhar a porcentagem de novos assinantes que seu boletim informativo ganha pode indicar o crescimento geral de sua lista de e-mail, bem como exibir quaisquer tendências ou picos significativos que ocorreram.
Perceber essas tendências pode ajudar os profissionais de marketing por e-mail a dar os próximos passos na análise do tipo de conteúdo que lançaram naqueles dias, como promoveram seu boletim informativo e assim por diante. Esse número deve ser medido diariamente.
Exemplo : taxa de assinatura de 5%, semana a semana
Métricas de mídia social
O marketing de mídia social é uma questão de compartilhar ideias, artigos, vídeos e outros tipos de conteúdo com uma comunidade de pessoas que apoiam seus negócios. Abaixo estão algumas das maneiras pelas quais você pode medir o sucesso do marketing de mídia social.
As métricas de mídia social são vitais para rastrear e comparar, a fim de avaliar sua eficácia de marketing. Observe que é importante verificar essas métricas para quantas plataformas sua marca estiver presente, como LinkedIn, Facebook e Twitter.
19. Engajamento
Engajamento é um termo abrangente que basicamente se resume a quanto um público está interagindo com sua conta. A forma como uma métrica de engajamento é medida varia de acordo com a equipe, mas geralmente é uma soma de métricas como curtidas, comentários e compartilhamentos, bem como menções de contas.
Exemplo : 1.000 engajamentos
20. Alcance
Uma medida do número total de pessoas únicas que veem seu conteúdo. O alcance deve ser usado como denominador em suas equações de medição de mídia social para contextualizar a eficácia de sua estratégia de mídia social.
Exemplo : alcance potencial de 30.000
21. Impressões
Essa é a quantidade de vezes que seu conteúdo aparecerá em um feed social. Esse número cresce independentemente de os espectadores clicarem, comentarem ou se envolverem de qualquer outra forma com sua postagem.
Essa métrica deve ser rastreada se você estiver preocupado em sobrecarregar ou decepcionar seu público com seu anúncio. Inundar o feed deles pode colocar sua marca sob uma luz negativa, enquanto raramente aparecer no feed deles pode não colocar sua marca sob nenhuma luz.
Exemplo : 50.000 impressões
22. Novos seguidores
Isso mede a quantidade de novos seguidores que a conta social da sua empresa acumula em um determinado período de tempo. Fique de olho nisso ao lançar novas campanhas de marketing , usar novas hashtags e participar de eventos de mídia social, como bate-papos no Twitter.
Se você não notar crescimento, ou mesmo perda de seguidores, medidas devem ser tomadas para melhorar a situação.
Observação: embora rastrear seus seguidores possa ser empolgante, essa métrica às vezes também é considerada uma métrica de vaidade .
23. Taxa de crescimento do seguidor
Medir a taxa de crescimento de seus seguidores pode ajudar sua equipe a entender melhor o sucesso de algumas de suas campanhas. São pessoas que podem e disseram que querem ver o que sua empresa está postando.
Exemplo: taxa de crescimento de seguidores de 3%
24. Trânsito
A mídia social é ótima para criar uma presença de marca, mas também deve funcionar para direcionar tráfego para seu site. Medir a quantidade de tráfego proveniente de suas contas de mídia social pode ser um ótimo ponto de discussão ao se reportar aos gerentes.
Relacionado: Interessado em mergulhar mais fundo? Saiba mais sobre as métricas de mídia social que abordamos nesta seção.
25. Menções à marca
Construir uma lista dessas menções e onde elas aparecem pode ajudá-lo a determinar a exposição que sua marca está obtendo. Não é uma má ideia acompanhar seus concorrentes e onde eles estão sendo mencionados – se uma fonte os menciona, eles provavelmente estão dispostos a mencionar você também.
métricas de SEO
O sucesso do seu blog pode ser medido de mais de uma maneira. Embora as visitas à página e os cliques de botão sejam bons, observar o desempenho de suas páginas em comparação com outras na mesma linha pode ajudar as equipes a determinar sua futura estratégia de marketing de conteúdo e como melhorar o conteúdo já existente. Abaixo estão algumas das maneiras que você pode medir SEO:
26. Classificação de palavras-chave
Determinar onde sua página classifica para a palavra-chave que está tentando classificar pode fornecer informações sobre oportunidades de otimização para SEO na página . A medição dessa métrica demonstra a eficácia e o destaque do seu site no Google. É sabido que muitas pessoas não vão além da primeira página do Google para encontrar o que procuram.
Exemplo: Posição 9
27. Domínios únicos
Contar os backlinks que você ganha de outras pessoas ajuda você a acompanhar o quão valioso os outros estão encontrando seu conteúdo. Ganhar links de páginas com autoridade de domínio alta aumentará seus esforços de SEO, enquanto aqueles com autoridade de domínio baixa (como sites de spam) podem prejudicar esses esforços.
Exemplo: 342 backlinks
28. Autoridade de domínio
Monitorar a autoridade do seu domínio mede a confiabilidade da sua página. Esse número é medido em uma escala de N/A a 100 e é influenciado pela quantidade de links externos que se referem à sua página e autoridade de domínio desses links externos. Quanto maior sua autoridade, mais confiável seu site é para o Google.
Dica: A autoridade de domínio da sua página pode ser encontrada com o uso de software de SEO .
29. Fontes de tráfego
As origens de tráfego referem-se a como os usuários estão encontrando o caminho para seu site ou blog. Um site bem projetado e uma estratégia de marketing terão uma mistura de fontes de tráfego, não apenas um canal. Essas fontes geralmente são divididas em quatro seções:
- Visitantes diretos : esses visitantes acessaram seu site digitando sua URL no navegador
- Pesquisa orgânica : esses visitantes chegaram ao seu site digitando uma determinada palavra-chave em um mecanismo de pesquisa
- Referências : esses visitantes encontraram seu site clicando em um link de outro site
- Mídia social : esses visitantes clicaram em um link para seu site que viram em uma plataforma de mídia social
30. Velocidade da página
Há várias coisas que alguém em SEO pode fazer para medir essa métrica, mas, independentemente das formas individuais, isso deve estar no topo da lista de prioridades. Os humanos são impacientes e uma velocidade de carregamento lenta do seu site pode ter um efeito dominó em toda a empresa.
Observar coisas como o tamanho da página da Web, o tempo até o primeiro byte e o tempo até o carregamento completo da página são essenciais para o sucesso com a otimização da velocidade do site.
Exemplo : 3 segundos
Métricas de publicidade paga
Anúncios de banner, anúncios de mídia social e outros esforços de publicidade precisam ser medidos com tanto cuidado quanto os resultados orgânicos que você está obtendo. Abaixo estão algumas das maneiras pelas quais você pode determinar se o que está gastando vale a pena:
31. Taxa de cliques
Para aqueles que participam de publicidade paga, um CTR mede a quantidade de cliques que seu anúncio recebe dividido pela quantidade de visualizações que seu anúncio recebe. As CTRs geralmente são baixas, mas isso não significa que você não deva tentar evitar isso. Usar uma cópia de anúncio alternativa, designs diferentes e fornecer ofertas melhores são coisas que podem melhorar essa taxa.
Exemplo : CTR de 3%
32. Custo por clique
Se você estiver fazendo uma campanha publicitária, medir o custo por clique (CPC) mede quanto sua empresa paga em média toda vez que alguém clica em seu anúncio. Fazer mais pesquisas para ver qual é o CPC médio em seu setor pode lhe dar uma ideia melhor de como fazer lances no presente e como mudar no futuro.
Exemplo : $ 0,80
33. Custo por lead
Isso medirá o custo-benefício de suas campanhas em relação à obtenção de novos leads para suas equipes de vendas. Essa métrica ajudará sua equipe a determinar quanto gastar em campanhas no futuro, além de fornecer informações sobre o retorno do investimento em marketing.
Exemplo : 3 segundos
34. Leads qualificados de marketing
Só porque você está recebendo milhares de visualizações em um artigo não significa que cada pessoa seja considerada um lead qualificado de marketing (MQL). Determinar esse número pode ser feito de várias maneiras diferentes.
Observe o número de pessoas que se inscrevem para demonstrações em suas páginas de destino, que estão se inscrevendo em seu boletim informativo por e-mail, fazendo um de seus cursos ou baixando um ativo. Essas são as pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo seu produto ou serviço.
Métricas de marketing de eventosEmbora o marketing digital possa atrair alguns leads para você, hospedar eventos é apenas outra maneira de atrair novos leads, determinar o interesse desses leads e a fidelidade de seus clientes. Abaixo estão algumas das maneiras pelas quais você pode medir o sucesso de seus esforços de marketing de eventos.
35. Registrantes
Manter o controle da quantidade total de pessoas inscritas para o seu evento é uma obrigação. A comparação da participação no evento com o total de inscritos é uma estatística extremamente importante, mas isso não pode ser feito sem antes coletar o número de inscritos. Além disso, acompanhar os diferentes tipos de ingressos que você vende e seus valores pode ajudá-lo a entender melhor seu público para eventos futuros.
EXEMPLO : 300 inscritos
36. Participação em eventos
Embora você possa ter obtido mais de 1.000 respostas para seu evento, é importante medir a quantidade exata de pessoas que fizeram check-in. A comparação desses dois números pode ajudar sua equipe a identificar uma diferença incomum: por que as pessoas estão sendo perdidas entre o registro e o check-in? Se o seu evento ocorrer em vários dias, certifique-se de medir esse número em cada data individual para que você possa comparar com outras métricas de acordo.
Exemplo : 276 participantes
37. Menções nas redes sociais
Acompanhar as menções nas mídias sociais significa anotar quando os usuários chamam diretamente sua marca, seja pelo identificador ou pela hashtag exclusiva que você promove. Acompanhar essas menções ajudará você a entender melhor o quão socialmente ativos seus participantes são e quão socialmente amigável seu evento foi, para que você possa melhorar no próximo ano.
Exemplo : 456 menções
38. Pesquisa de satisfação
O envio de uma pesquisa logo após a realização do evento oferece à sua equipe a oportunidade de coletar informações sobre a satisfação com o evento. Ao escrever sua pesquisa pós-evento, saiba que quanto mais perguntas você fornecer opções de resposta numérica, melhor, pois fornecerá a você e sua equipe mais dados brutos para apresentar às partes interessadas.
Abandono da pesquisa: além de medir a satisfação das pessoas com seu evento a partir de uma pesquisa, também é importante medir a quantidade de pessoas que dedicaram tempo para concluir a pesquisa em comparação com aquelas que começaram e nunca a concluíram. Observar mais de perto a duração de sua pesquisa e o formato de suas perguntas pode ajudá-lo no futuro se sua taxa de abandono for alta.
39. Pontuação líquida do promotor (NPS)
Enviar uma pesquisa para aqueles que compareceram ao seu evento para ter uma ideia da probabilidade de recomendá-lo a outras pessoas.
Uma pontuação líquida do promotor é baseada em uma escala de 1 a 10, em que pontuações de 9 a 10 são consideradas promotoras e pontuações de 0 a 6 são consideradas detratoras. Subtrair a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores indica o valor que seu evento trouxe para os participantes.
40. Receita bruta
Um dos indicadores-chave mais importantes do sucesso do seu evento é a quantidade de dinheiro que você ganhou com o evento. A comparação desse valor com suas metas iniciais o ajudará a definir metas para eventos futuros.
A receita bruta não será muito útil até que seja comparada ao custo do evento. O uso dessa proporção ajuda as equipes a entender a quantidade de lucro ou perda gerada e como melhorar no futuro.
41. Receita por código promocional
A implementação de códigos promocionais com links de rastreamento pode ajudar sua equipe a entender como as pessoas ficaram sabendo de seu evento e que tipo de pessoas se inscrevem. A criação de códigos promocionais pode ajudar você e sua equipe a coletar dados mais específicos para as partes interessadas para mostrar que tipos de pessoas se inscreveram em seu evento e de onde.
Exemplo : $ 450,00
42. Número de leads qualificados
Alguns eventos podem ser organizados para incentivar os clientes em potencial a participar e se envolver com sua equipe de vendas. Se o seu evento for configurado para isso, é importante rastrear o número de leads qualificados que entram pela porta. Sua empresa provavelmente tem critérios específicos para o que gera um lead, então certifique-se de que os perfis que você está contando se encaixam nesses critérios.
Exemplo : 26 derivações
43. Clientes adquiridos
Depois de contar os leads do seu evento, faz mais sentido seguir esses leads ao longo do funil e determinar quantos deles se tornam clientes. Devido às várias maneiras pelas quais um lead pode se mover pelo funil, é importante afirmar que a fonte do lead é o evento.
Exemplo : 4 clientes adquiridos
Mestre das métricas
Já falamos muito sobre a importância dos números no marketing para medir a criatividade, mas também é importante aplicar essa criatividade aos números. Entender que nem todas as métricas são medidas igualmente e que nem todas as métricas têm o mesmo peso que as outras é importante ao tentar apresentar resultados com precisão.
À medida que sua empresa cresce e muda, a criatividade de sua equipe pode ser usada para determinar métricas alternativas para medir que mostrarão a eficácia de seus esforços de marketing.
Deixe um comentário