O que é um Micro-Influenciador? 8 benefícios para colaborar com eles

Tempo de leitura: 15 min

Escrito por Jadilson Barros
em março 19, 2023

microinfluenciadoresNinguém questiona o fato de que o marketing de influenciadores está na moda atualmente. Especialmente porque ajudam a preencher a lacuna entre o alcance social orgânico e os anúncios pagos, os influenciadores são uma das formas mais eficazes de comercializar bens e serviços. No início dessa tendência, apenas influenciadores com muitos seguidores eram usados. No entanto, os profissionais de marketing estão encontrando mais valor usando pessoas que têm um número menor de contatos de mídia social, mas ainda um número maior do que os nano influenciadores . Conhecidos como microinfluenciadores, esses criadores de conteúdo têm uma taxa de engajamento relativamente alta e atendem a um forte nicho de mercado.

O que é um Micro-Influenciador?

Como todos os influenciadores, os microinfluenciadores são pessoas que criam conteúdo nas mídias sociais e cuja opinião é respeitada. Em outras palavras, um influenciador é mais do que apenas alguém que produz um ótimo conteúdo. As pessoas os procuram em busca de notícias, conselhos e ideias. Os influenciadores podem ter um nicho que inclui praticamente qualquer interesse conhecido pela humanidade.

Os microinfluenciadores são um subconjunto desses criadores de conteúdo. Embora o “número” de seguidores varie amplamente nessa classe, normalmente considera-se que eles tenham um mínimo de 10.000 a até 100.000 seguidores, dependendo da definição do setor.

Este grupo oferece uma boa mistura de altas taxas de engajamento e números de seguidores. Lembre-se, a partir de certo ponto, o engajamento médio começa a cair. Com poucos seguidores, porém, não há muitas pessoas para alcançar. Uma vez que um influenciador tenha 10.000 seguidores, há um bom equilíbrio entre engajamento e contagem de seguidores.

Quais são os benefícios de trabalhar com microinfluenciadores?

Como eu disse antes, o marketing de influenciadores é uma versão moderna de contratar uma celebridade para fazer endossos . No entanto, a maior vantagem dos microinfluenciadores é que eles são pessoas comuns. Celebridades e às vezes até macroinfluenciadores têm a reputação de “fazer qualquer coisa por dinheiro ou atenção”.

Eles também tendem a cobrar um preço alto por endossos de produtos. Como os profissionais de marketing querem o melhor “retorno para seus investimentos”, os microinfluenciadores se tornaram muito populares. Vamos desvendar as vantagens desse tipo de influenciador .

1. Grande conjunto de “não-celebridades”

Com microinfluenciadores, você obtém uma rara combinação de qualidade e quantidade. Embora as celebridades sejam poucas e distantes entre si, essas pessoas estão em todo o mundo das mídias sociais. Eles são empresários, estudantes universitários, pais que ficam em casa e muito mais.

Na verdade, você pode encontrar um microinfluenciador em qualquer estilo de vida ou idade, começando na adolescência. Devido a essa diversidade, os profissionais de marketing podem encontrar um influenciador que se encaixe em praticamente qualquer persona de comprador imaginável. E eles vão ajudar a vender praticamente qualquer tipo de produto.

2. Melhores taxas de engajamento

Um dos maiores desafios no marketing de influenciadores é conseguir o influenciador certo. Dentro desse enigma, você pode encontrar uma das maiores considerações para os profissionais de marketing: as taxas de engajamento.

Como algumas pessoas no ramo são rápidas em apontar, as celebridades no Instagram não têm necessariamente altas taxas de engajamento. Uma razão para isso é que as pessoas frequentam suas redes sociais apenas porque são famosas e querem saber das aventuras dos ricos.

Simplificando, embora o engajamento não seja o fim de tudo do marketing de influenciadores, se ninguém estiver engajado com as postagens do influenciador, isso aumenta a perspectiva de que o influenciador tenha muitos seguidores falsos .

Os engajamentos garantem que o conteúdo está sendo absorvido e também aumentam a probabilidade de que outras pessoas encontrem aquela postagem por meio da pesquisa por hashtag. Mais engajamento não garante mais conversão, mas certamente aumenta as chances de que mais conversões sejam convertidas em vendas.

3. Mais nichos/públicos-alvo

As celebridades fazem uma coisa muito bem: chamam muita atenção de um grande público. No entanto, esse público não é necessariamente de alta qualidade por causa do marketing. Vamos dar uma olhada no filme médio ou ator de TV.

Ele é conhecido por fazer um bom trabalho no cinema e normalmente pode assumir muitos papéis. Infelizmente, nenhum desses papéis é o homem real. Os atores usam máscaras, tanto literais quanto figurativas. As pessoas apreciam sua atuação, mas não necessariamente a mesma comida, viagem, rotina de beleza, moda ou outros interesses.

Por outro lado, com microinfluenciadores, você tem um foco muito mais restrito. Uma pessoa pode gostar de moda independente, enquanto outra gosta de dirigir carros velozes (e exibir seus acessórios).

As pessoas que frequentam esses perfis de mídia social tendem a ter uma conexão pessoal com o influenciador ou a aproveitar o conteúdo desse nicho. Com essa segmentação de público aprimorada, os anunciantes podem colocar suas marcas na frente de pessoas com maior probabilidade de comprar.

4. Mais acessível

De acordo com a maioria dos modelos de remuneração, os influenciadores recebem mais por terem um número maior de seguidores. Isso é especialmente verdadeiro para o método de pagamento por seguidor , mas também é verdadeiro quando se paga por impressões.

Provavelmente, o único em que os números de seguidores são irrelevantes é quando os links de afiliados são colocados. Com as celebridades, você acaba pagando por muitos seguidores que não se interessam pelos seus produtos e serviços.

Pior ainda, as celebridades costumam ter uma política de preços imutável. Por exemplo, eles podem ter uma taxa de endosso, taxa de aparição ou outros custos independentes da contagem de seguidores.

Afinal, você terá que pagar por seu “poder de estrela” além da atração social. Quer que Beyonce endosse uma marca de extensões de cabelo? Isso será um milhão de dólares, no mínimo. Com que rapidez você recuperará esses custos nas vendas? O ROI é muito maior para endossos de microinfluenciadores.

5. Mais Autêntico

Vamos dar outra olhada nessas extensões de cabelo. Como consumidora, você prefere usar as extensões que são vendidas por uma celebridade que ajuda a parecer fabulosa, ou aquelas usadas por uma mulher comum?

Essas mulheres comuns devem cuidar dessas extensões sozinhas, então o cuidado fácil é uma grande vantagem. Se as extensões forem mais difíceis de cuidar do que outras, é improvável que um trabalhador de escritório ocupado com filhos as apoie.

O que isso significa? Autenticidade . Embora as celebridades geralmente endossem algo porque o anunciante está disposto a desembolsar muito dinheiro, os microinfluenciadores geralmente selecionam apenas produtos que tornam suas vidas melhores.

Ou para hobbies, algo que os deixe criar e seja agradável de trabalhar. O público responde bem a esse tipo de autenticidade e isso os torna mais propensos a comprar, em média, do que com uma celebridade.

6. Taxas de conversão mais altas

Juntamente com as altas taxas de engajamento, vêm as taxas de conversão mais altas. Isso é especialmente verdadeiro quando você pensa nas taxas de conversão em termos de quantas pessoas que veem o conteúdo patrocinado compram algo.

Dependendo do acordo que você tem com os microinfluenciadores, pode haver uma comissão. No entanto, além de usar códigos promocionais ou links de afiliados, você deve medir as conversões de outra maneira. O engajamento ajuda, embora não seja a única forma de medir as conversões.

Outra maneira de pensar nas taxas de conversão é o “impacto” geral. Se você trabalha com microinfluenciadores e os números de vendas aumentam acentuadamente, você sabe que a campanha foi bem-sucedida. Com as taxas de conversão, é fácil ver o valor que você está obtendo pelo dinheiro.

7. Conteúdo gerado pelo usuário com melhor desempenho

Micro – Os influenciadores podem ter um conteúdo de melhor desempenho por vários motivos, o mais importante deles é a capacidade de identificação contínua de sua influência. Influenciadores maiores geralmente perdem a capacidade de se envolver de forma ativa e consistente com seu público-alvo e podem começar a assumir apenas parcerias maiores e mais bem pagas.

Uma campanha de microinfluenciador pode fornecer um conteúdo melhor simplesmente porque o conteúdo pode ter mais tempo e atenção, e pode ser mais provável que venha de um local de apoio genuíno e amor por uma marca. 

8. Mais flexível em seu relacionamento

Na mesma linha, o marketing de microinfluenciadores geralmente é superior a trabalhar com influenciadores com milhões de seguidores porque os microinfluenciadores podem mudar e se adaptar com mais facilidade do que pessoas com nomes e negócios fortemente estabelecidos.

Se você precisar alterar datas, mexer na formatação ou alterar o trabalho que eles apresentam, os influenciadores de mídia social que se enquadram na categoria de microinfluenciadores podem ter maior probabilidade de responder às críticas e às mudanças necessárias. Micro-influenciadores geralmente parecem mais “pessoas reais” para seu público-alvo e podem ter mais margem de manobra quando precisam fazer alterações ou alterar prazos.

Como encontrar o microinfluenciador certo para sua marca?

Há poucas dúvidas de que usar microinfluenciadores para campanhas publicitárias é vantajoso. No entanto, como todos os tipos de marketing de influenciadores, isso apresenta o desafio de encontrar a pessoa certa.

Resumindo, você está procurando alguém que atraia sua persona de comprador. Então você quer alguém que tenha uma ótima taxa de engajamento e que corresponda ao estilo e aos valores da sua marca. Vamos dar uma olhada em algumas técnicas de descoberta de influenciadores.

Conheça seu objetivo

Antes de procurar microinfluenciadores, é importante saber o que você tem em mente. Existem muitos influenciadores por aí, mas nem todos são bons no mesmo tipo de conteúdo. Além disso, você pode ter um certo estilo ou grupo demográfico em mente. Portanto, antes de restringir suas opções, saiba o que deseja. Isso ajudará você a encontrar o tipo de pessoa que provavelmente terá sucesso em diferentes tipos de campanha.

Olhe no seu quintal

Você nunca sabe quais influenciadores já estão entusiasmados com sua marca até você olhar. Podem ser funcionários ou outras partes interessadas, influenciadores em seu setor e pessoas que simplesmente apreciam seus produtos. Analise seu perfil de mídia social e os de seus concorrentes.

Ao percorrer os seguidores, você provavelmente encontrará alguns influenciadores. Considere sempre os microinfluenciadores que já se interessam por você e gostam, conhecem e confiam na sua marca.

Pesquisar hashtags dentro do seu nicho ou dentro do nicho desejado pode ajudá-lo a encontrar usuários de mídia social que atendem aos requisitos para serem chamados de microinfluenciadores. As campanhas de marketing de influenciadores dependem fortemente de hashtags, e os microinfluenciadores dependem dessas mesmas hashtags para divulgar seus nomes e ganhar audiência e exposição.

Embora o objetivo possa ser alcançar milhões de seguidores eventualmente, as hashtags populares nem sempre são usadas dessa maneira, mas podem catapultar de maneira rápida e fácil postagens de influenciadores para sua linha de visão. 

Verifique os mercados de influenciadores

Outra maneira de encontrar microinfluenciadores é por meio de um mercado de influenciadores. Esses fóruns online têm a vantagem de ajudar você a encontrar pessoas que já se identificaram como influenciadores. Dependendo do mercado, eles também podem ajudá-lo a gerenciar engajamentos com influenciadores escolhidos.

Use uma ferramenta de descoberta

Por fim, experimente algumas ferramentas de descoberta de influenciadores. Há uma grande variedade deles disponíveis, desde o uso de ferramentas de escuta social por conta própria até o emprego da ajuda de agências.

Cada um deles permite uma quantidade diferente de personalização e gerenciamento de campanha. Os custos também variam muito. Apenas certifique-se de escolher a ferramenta certa ou conjunto de ferramentas.

Lembre-se de que você pode usar muitas das mesmas ferramentas para encontrar microinfluenciadores que usa para encontrar macroinfluenciadores. Para a maioria deles, a diferença é apenas algumas configurações na função de pesquisa.

Como trabalhar com microinfluenciadores depois de encontrá-los?

Os microinfluenciadores não são os influenciadores que exigem uma estratégia de marketing que funcione em torno de uma equipe pessoal de profissionais de marketing ou de uma agenda lotada com as maiores parcerias de marcas existentes.

Trabalhar com microinfluenciadores requer uma abordagem diferente de megainfluenciadores ou influenciadores cujos canais de mídia social atingiram proporções verdadeiramente explosivas.

Longe de buscar o endosso de uma celebridade, buscar uma parceria com um microinfluenciador significa adotar uma abordagem diferente e manter a mente aberta. Para gerenciar com sucesso uma campanha de marketing de microinfluenciadores, lembre-se de: 

Estenda a mão e tenha uma conversa aberta

Mencione algumas das maneiras que você prefere trabalhar com microinfluenciadores, mas também pergunte sobre suas experiências, o que eles preferem fazer e como eles acham que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Lembre-se: as melhores campanhas de marketing de influenciadores envolvem colaboração verdadeira!

Seja flexível em como você compensa

A compensação pode não vir principalmente na forma de um número em dinheiro. Porque os microinfluenciadores não possuem um grande número de seguidores e podem não considerar o marketing de influenciadores como sua principal forma de renda.

Consequentemente, a compensação pode vir na forma de produtos gratuitos, pagamento por postagem, sem contrato definitivo ou outras formas de compensação. Manter alguma flexibilidade na forma de pagamento pode ajudá-lo a encontrar o influenciador certo para você. 

Execute um contrato de influenciador

Você deve sempre ter um contrato em vigor para ambas as partes, para que não haja mal-entendidos sobre quem é responsável por quê. Isso também é importante para estipular quais direitos você deseja ter sobre o conteúdo depois que ele for criado pelo influenciador. Você quer aproveitá-lo como parte de sua própria estratégia de conteúdo gerado pelo usuário?

Trabalhe com uma rede de microinfluenciadores

As redes podem fornecer acesso a um público de nicho diferente do que um único microinfluenciador pode oferecer. Ter uma rede sólida de microinfluenciadores com quem você trabalha pode significar construir relacionamentos mais fortes com todos os seus parceiros influenciadores, ao mesmo tempo em que cria uma abordagem de marketing econômica. 

Acompanhe e monitore os resultados

O marketing de influenciadores é imensamente valioso, como praticamente todas as avaliações recentes de marketing podem atestar. Para garantir que os microinfluenciadores estejam funcionando bem para o seu negócio, acompanhe e monitore todos os seus resultados e ajuste quando necessário.

Embora as celebridades típicas possam não responder bem à ação corretiva por parte de um parceiro ou simplesmente mudar para outra marca, é mais provável que um microinfluenciador responda a números e números e se ajuste de acordo com o que uma marca pode precisar. 

Comece a colaborar com micro-influenciadores hoje!

À medida que a disciplina do marketing de influenciadores amadureceu, também amadureceu o uso de microinfluenciadores. Outrora uma seção ignorada da mídia social, os profissionais de marketing de todos os lugares encontraram valor em seus serviços.

Na verdade, estamos descobrindo cada vez mais que eles são algumas das opções mais eficazes que existem. À medida que as pessoas se afastam da mídia tradicional, só podemos esperar que esse tipo de marketing se torne mais vital para o coração pulsante do marketing.

Perguntas frequentes sobre microinfluenciadores

Quantos seguidores tem um micro influenciador?

Os microinfluenciadores têm poucos seguidores, mas são maiores que os nanoinfluenciadores. Eles têm entre 10.000 e 250.000 seguidores. Marcas e profissionais de marketing adoram trabalhar com microinfluenciadores porque eles têm um nicho de mercado forte e uma taxa de engajamento relativamente alta em comparação com influenciadores com seguidores maiores. Eles são “pessoas comuns” que construíram uma forte reputação em seus respectivos campos.

Quanto os microinfluenciadores recebem?

Os influenciadores são pagos de maneira diferente devido a certos fatores, como nicho, número de seguidores, canal de mídia social, tipo e duração da campanha e desempenho. A maioria dos influenciadores também não divulga publicamente seus honorários. No entanto, com base em relatórios recentes , as cobranças de influenciadores médios por 1.000 seguidores são de US$ 25 no Facebook, US$ 10 no Instagram, US$ 10 no Snapchat e US$ 20 no YouTube.

Os micro influenciadores funcionam?

Sim, os microinfluenciadores funcionam. Na verdade, eles são populares entre as marcas porque têm um público-alvo que lhes permite restringir seu foco. Como resultado, eles são capazes de construir um relacionamento pessoal com seu público, o que leva a uma maior taxa de engajamento.

Além disso, os microinfluenciadores são mais autênticos em comparação com as celebridades. Essa também é a principal razão pela qual seus seguidores os ouvem porque são mais relacionáveis.

Como se tornar um micro influenciador?

Depois de atingir um mínimo de 10.000 seguidores, você já pode se tornar um microinfluenciador. Esse é o primeiro passo para se tornar um microinfluenciador. Depois de atingir a marca de 10.000, crie consistentemente conteúdo de qualidade que agregue valor ao seu público. Além disso, mantenha seu público entretido e engajado para manter uma boa taxa de engajamento que atrairá marcas e profissionais de marketing para contratá-lo.

Quantos seguidores você precisa para receber o pagamento?

Alguns influenciadores são pagos com apenas 1.000 seguidores. Assim, você também pode ser pago, mesmo com poucos seguidores. Embora a taxa possa não ser tão grande porque algumas marcas seguem “taxa por seguidores”.

Por exemplo, ao postar no Facebook, um influenciador médio cobra US$ 25 por 1.000 seguidores. O importante é ficar de olho na sua taxa de engajamento. Certifique-se de que seu conteúdo está sendo notado por seus seguidores e interagindo com ele.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!