Por que e como aproveitar os nanoinfluenciadores para o marketing de influenciadores

Tempo de leitura: 15 min

Escrito por Jadilson Barros
em março 19, 2023

nano influenciadoresHá alguns anos, ouvimos pela primeira vez o termo microinfluenciador . Agora, um nano-influenciador é considerado a última moda. Os nano influenciadores são o futuro do marketing de influenciadores ?

Não há dúvida de que o marketing de influenciadores tem sido uma corrida do ouro , tanto para marcas quanto para influenciadores. Entre no Instagram, Twitter ou YouTube e você verá rapidamente uma infinidade de anúncios de diferentes produtos e serviços.

Embora alguns sejam anúncios tradicionais de “redes sociais pagas” ou banners, muitos outros são feitos por pessoas comuns. Chamados de influenciadores, essas pessoas que criam conteúdo gerado pelo usuário fazem parte de uma tendência crescente.

O que é surpreendente não é que existam micro-influenciadores e nano-influenciadores; é até que ponto as marcas procuram pessoas com números cada vez menores de seguidores. Embora já tenha sido certo que as marcas esperavam que os seguidores de alguém chegassem às dezenas de milhares, o número necessário para fazer postagens patrocinadas está ficando cada vez menor.

Com a continuidade do COVID-19a busca por valor está ficando ainda maior . Afinal, nada como a queda nos números de vendas para reduzir os orçamentos de marketing. Assim, as marcas estão se voltando para pessoas com poucos seguidores (chamados de microinfluenciadores e nanoinfluenciadores). A pegada? Eles precisam ter altas taxas de engajamento, porque é isso que vende as coisas. Agora, as pessoas estão descobrindo que nunca foi tão fácil monetizar a influência .

Neste post falaremos sobre essa tendência em alta: o nano – influencer. Quem são eles e por que nós, profissionais de marketing, devemos trabalhar com eles em vez de grandes influenciadores? Mais importante, como você gerencia vários influenciadores com uma pequena contagem de seguidores?

Quem e o que são Nano Influenciadores

No final das contas, os nano influenciadores são pessoas comuns.

Talvez trabalhe como secretária durante o dia, mas goste de brincar com a maquiagem. Talvez sejam empresários que adoram dirigir carros legais no fim de semana. Outros podem ser alunos que mal podem esperar para falar sobre aquelas calças super confortáveis ​​que estão usando. Como eles têm o que a indústria de marketing de influência geralmente define como tendo entre 1.000 e 10.000 seguidores , eles não tiveram tempo de se tornar famosos da maneira que os mega influenciadores têm.

Quando você pensa sobre isso, isso é muito valioso; o conselho deles não é diferente do que você receberia de seu melhor amigo. Mesmo quando eles começam a conseguir patrocínios, um nano-influenciador não é o “guru da publicidade” que você pensa com macro influenciadores e além.

Outra maneira de pensar sobre os nano influenciadores é que eles são borboletas sociais.

A mídia social é onde eles adoram estar e seus seguidores gostam de ver as postagens de feed que eles produzem. Por exemplo, alguns deles são realmente apaixonados por exibir suas fotos de férias. Ser uma borboleta social também pode envolver falar sobre hobbies, como costurar ou fazer modelos, e reagir às postagens de outras pessoas.

O Pinterest é um ótimo local de encontro para esse nicho específico de usuários de mídia social. No momento, nosso país está envolvido em uma campanha eleitoral e temos muitas questões sociais sendo discutidas tanto pelo mega-influenciador quanto pelo micro-influenciador. Um nano-influenciador pode falar sobre política ou quais empresas apoiam suas causas.

Todos esses ângulos podem ser monetizados.

Finalmente, os nano influenciadores são ótimos em networking.

Pense desta forma: em algum momento, os influenciadores com mais seguidores conseguirão mais apenas porque outras pessoas estão recomendando seu conteúdo. No entanto, os nano influenciadores fizeram pelo menos uma grande parte de sua rede construindo à moda antiga.

Os seguidores geralmente são amigos ou parentes e seus amigos. Quando você chega a 1.000 seguidores, você está indo além dessa comunidade unida. Como resultado, os nano influenciadores tendem a não ser pessoas que podem aumentar suas contas apenas por serem incríveis. Esses tipos de influenciadores precisam trabalhar no networking de forma mais intencional.

Os benefícios de trabalhar com Nano Influenciadores

Antigamente, os nano influenciadores eram amplamente ignorados pelas marcas – especialmente as grandes. Os influenciadores começaram de baixo, trabalhando de graça e tentando crescer o suficiente para chamar a atenção das marcas. Embora todo mundo precise de uma rede e um nicho para se tornar um influenciador, subir na escada do patrocínio não é tão difícil quanto costumava ser.

Na verdade, existem até alguns aplicativos e mercados de influenciadores para ajudar marcas e influenciadores a se encontrarem. No entanto, o crescimento explosivo do marketing de influenciadores nos leva a fazer uma pergunta simples: por que trabalhar com os pequenos para criar uma campanha de nanoinfluenciadores?

Com nano influenciadores, há muito mais autenticidade.

Afinal, eles estão acostumados a compartilhar suas paixões de maneira descontraída. Os perfis de nano influenciadores não se tornaram uma grande preocupação comercial. Eles também não estão acostumados a usar o jargão de marketing.

A maioria das pessoas que prestam atenção aos nano influenciadores leva o que eles dizem mais a sério do que fariam com os nomes maiores e baseiam sua decisão de compra no valor confiável, em vez de adicionar conteúdo de spam.

Em quem você confia mais: um figurão ou alguém que é mais um amador apaixonado? Em situações comerciais, é provável que seja o amador apaixonado. À medida que os seguidores de um influenciador crescem, eles tendem a ser menos amadores e começam a usar mais termos e táticas de estratégia de marketing.

Os nano influenciadores, por definição de seu tamanho menor, têm um relacionamento próximo e confiável com sua comunidade

Pense no seu círculo de amigos mais próximo. Você oferece conselhos e sugestões de compra? Ao contrário de um megainfluenciador, que pode bombardear clientes em potencial com anúncio após anúncio, os nanoinfluenciadores promovem um senso de proximidade e comunidade e têm um relacionamento mais orgânico com seus seguidores. Um nano – influenciador é uma pessoa real, interagindo com outras pessoas reais, para criar conexões genuínas. 

Não é nenhuma surpresa, portanto, que os nano influenciadores geralmente tenham taxas de engajamento muito altas.

Uma razão para isso, é claro, é que uma porcentagem maior de seguidores tende a ser pessoas com as quais eles estão conectados pessoalmente. No entanto, há outro motivo: o efeito borboleta social. Como eles não têm tantas pessoas para acompanhar, os nano influenciadores respondem melhor às postagens de seus fãs. Isso cria um ciclo de feedback que incentiva o engajamento.

Outra consideração é que os nano influenciadores são econômicos.

É bem conhecido em nosso setor que alguns influenciadores são muito caros para se trabalhar, e isso se deve em grande parte ao grande número de seguidores. Apenas grandes marcas podem se dar ao luxo de trabalhar com pessoas como Kylie Jenner.

No entanto, os nano influenciadores geralmente trabalham para produtos gratuitos ou receitas de um link de afiliado. Em ambos os casos, essa é uma forma de baixo risco de compensar o influenciador.

Oferecer produtos gratuitos permite que o influenciador trabalhe com isso e, por sua vez, produza o tipo de conteúdo que você precisa. Isso é especialmente verdadeiro com coisas como software, produtos de beleza ou equipamentos esportivos: experimentar o produto em primeira mão ajuda as pessoas a descrevê-lo.

Os links de afiliados também são baratos para nano influenciadores. Isso ocorre porque não há muitas pessoas com probabilidade de clicar no link e fazer uma compra. Como empresa patrocinadora, você paga apenas pelos resultados.

Por fim, os nano influenciadores têm muito mais entusiasmo.

Neste ponto de sua “carreira” como influenciador, a maioria deles está gostando do trabalho de simplesmente… promover algo. Mesmo que ainda não estejam sendo pagos, a atenção é altamente recompensadora . Lembre-se de como você estava entusiasmado em seu primeiro emprego?

Não importava se você estava sentado no ninho de corvo do salva-vidas ou virando hambúrgueres. Você estava fazendo algo e sendo recompensado por isso, certo?

Os nano influenciadores são semelhantes: eles trabalharão duro para o “cliente”. Quando os clientes… er… marcas começam a competir por seus endossos, torna-se mais um acordo comercial. Nesse ponto, os influenciadores não estão tão entusiasmados e seus perfis pessoais tendem a se transformar em perfis de negócios.

Como Encontrar o Nano Influenciador Certo

Pronto para tentar trabalhar com nano influenciadores? Seu primeiro passo é encontrar o caminho certo. Como existem tantos nano influenciadores por aí, pode parecer difícil até mesmo olhar: as opções parecem infinitas se você não souber por onde começar.

Na verdade, 40% dos influenciadores de mídia social têm seguidores nessa faixa de tamanho, e as pessoas que desejam se tornar influenciadores começam aqui. Felizmente, caçar o nano influenciador certo não é tão difícil quanto você pensa.

Isto é, se você souber onde procurar .

Quem já conhece, gosta e confia em você?

Para aqueles que leram A Era da Influência, sabem que o primeiro lugar para procurar nano influenciadores é procurar ao seu redor pessoas que já gostem, conheçam e confiem em você e tenham atingido o limiar de ser um nano influenciador. Essas pessoas são seus funcionários, parceiros, clientes, assinantes de e-mail e seguidores nas redes sociais.

Deve-se notar que os funcionários e suas famílias costumam ser nano influenciadores impressionantes. Por que? Freqüentemente, amigos e familiares sabem onde trabalham e, se seu funcionário se gaba de sua empresa, isso é muito bom. Nesse caso, é claro, você desejará lidar com qualquer compensação de maneira um pouco diferente do que faria com um estranho. No entanto, nada supera um funcionário entusiasmado falando sobre os produtos que fabrica ou os serviços que presta.

Siga hashtags relacionadas no Instagram ou Twitter.

Você sabe o que são para o seu setor, certo? Caso contrário, você deve fazer uma pesquisa de hashtag imediatamente. Ao seguir hashtags, você terá a chance de ver quem está produzindo conteúdo relevante para seu setor ou marca. Por exemplo, você pode encontrar um superfã de sua marca que publica regularmente sobre como seus produtos são incríveis.

Se essa pessoa tiver taxas de engajamento decentes, você terá um vencedor em potencial. Como alternativa, eles podem se apresentar como especialistas no assunto que podem se transformar em um papel de influenciador.

Procure autores publicados em seu setor.

Muitos deles possuem sites profissionais, onde falam sobre suas vidas e livros. Além disso, eles geralmente começam a promover seu trabalho no Instagram e em outros canais de mídia social.

Melhor ainda, eles têm uma certa experiência em marketing, porque estão aprendendo a vender seus livros. Especialmente para marcas B2B e serviços profissionais, os autores publicados são uma mina de ouro de autoridade no assunto que você não deve ignorar.

Conferências, seminários e feiras podem ser outra maneira de encontrar nano influenciadores.

Embora os principais palestrantes de conferências geralmente tenham mais do que nano seguidores, esse pode não ser o caso de seus assistentes, substitutos e admiradores. Reuniões da indústria são uma ótima maneira de conhecer e cumprimentar, e você nunca sabe quando alguém tem uma conta de mídia social onde tem alguma influência. Como uma vantagem adicional, eles o conhecem pessoalmente e tratarão sua empresa de acordo.

Não tenha medo de conferir os mercados de influenciadores

Ainda está tendo problemas para encontrar nano influenciadores? Confira os mercados de influenciadores . Essas empresas fazem de seu trabalho encontrar pessoas que estejam dispostas a alavancar sua influência em troca de remuneração.

De um modo geral, você pode encontrar influenciadores com contas de tamanhos diferentes, de nano a macro. Embora seja certamente verdade que em algum momento a conta ficará grande o suficiente para que um influenciador não precise se listar em um mercado, ainda pode ser conveniente usar um.

Como aproveitar Nano influenciadores para marketing de influenciadores

Depois de encontrar os nano influenciadores certos, é importante saber como aproveitar ao máximo seus recursos. Entre os desafios que você pode enfrentar está uma quantidade reduzida de experiência, mas a principal função deles é produzir conteúdo de qualidade que venda.

As chances são de que eles já estejam fazendo isso, mesmo que ainda não tenham monetizado seu talento. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo suas campanhas de nano influenciadores.

Presenteie-os com seus produtos para uma avaliação .

Embora tenhamos mencionado isso antes como um método de compensação, também é uma maneira eficaz de ajudá-los a ajudá-lo. Por que? Porque começar a trabalhar com um produto ou experimentar um serviço ajuda os influenciadores a descrevê-lo.

Além disso, para mídias visuais como o Instagram, é essencial usar o produto: como tirar uma foto de algo, ou ilustrar seu uso, sem tê-lo em mãos? Pedir a um influenciador que recomende seu produto sem compensá-lo em produto ou dinheiro não o levará a lugar nenhum. Na verdade, isso pode fazer você explodir.

Faça com que eles ofereçam promoções como cupons e descontos para seus seguidores.

Pode ser um cupom, um link de afiliado com desconto anexado ou até mesmo um anúncio de venda. Aqui, a ideia é estimular seu público a experimentar seus produtos e serviços gastando menos. Como alternativa, você pode oferecer um presente com a compra e, ao mesmo tempo, fazer a venda pelo preço total.

Patrocine seu próximo sorteio

Brindes trazem muitos novos clientes. Todo mundo adora a possibilidade de obter algo de graça, e brindes podem ser uma maneira simples e econômica de promover sua marca ou produto, além de dar ao influenciador um público mais amplo. Patrocinar um sorteio parecerá diferente para cada nicho e marca, mas existem alguns tipos e práticas comuns de sorteio. Esses incluem: 

  • “Siga a minha conta e a conta da marca.” Esses brindes geram seguidores naturais, tornando a marca seguindo um requisito de entrada. Esses brindes podem não atrair tantas pessoas, pois algumas pessoas podem hesitar em seguir alguém novo, mas podem ser uma ótima maneira de ganhar exposição. 
  • “Curta esta postagem e comente…” Esses brindes podem gerar mais tráfego e gerar menos frustração dos seguidores. O uso desse tipo de sorteio expõe os seguidores de seus nano-influenciadores aos seus produtos e os deixa entusiasmados com o que você tem a oferecer. 

Transforme-os em embaixadores da marca.

De muitas maneiras, isso é fácil com os nano influenciadores. Eles ainda não receberam muitas ofertas, então estão ansiosos para monetizar sua influência. Além disso, com o nível mais alto de autenticidade, seus seguidores terão mais confiança. Finalmente, uma vez que os embaixadores da marca desenvolvem sua marca junto com a sua, é uma vantagem maior para os nano influenciadores.

Aproveite o conteúdo gerado pelo usuário

Os nanoinfluenciadores criam conteúdo regularmente e o fazem gratuitamente. Aproveite isso a seu favor. Incentive seu influenciador a postar uma foto dele usando seu produto ou os resultados da utilização de seu serviço. Isso ajudará sua marca ou produto a ganhar exposição sem parecer spam de anúncios. 

Conclusão

No final das contas, os nano influenciadores são uma maneira importante para as marcas alcançarem clientes em potencial. Com seu alto nível de engajamento, entusiasmo e autenticidade, essas pessoas comuns estão bem equipadas para ajudar sua marca a crescer. O melhor de tudo é que eles são fáceis e econômicos de trabalhar durante uma crise econômica.

Perguntas frequentes sobre nanoinfluenciadores

Quanto os influenciadores Nano recebem?

Na maioria das vezes, os influenciadores Nano são os que lançam suas taxas para as marcas. Mas, de acordo com uma pesquisa realizada , a taxa média que as marcas estão dispostas a pagar aos influenciadores Nano é de US$ 31 por uma postagem no Facebook, US$ 43 por uma história no Instagram, US$ 100 por uma postagem de imagem do IG e US$ 114 por vídeos do IG. Além disso, um vídeo do YouTube pode custar US$ 315.

O que são micro e nano influenciadores?

Micro e Nano influenciadores são diferenciados com base no número de seguidores. Microinfluenciadores são aqueles com 10.000 a 100.000 seguidores. Enquanto isso, os seguidores dos nano influenciadores variam entre 1.000 e 10.000. Os microinfluenciadores são geralmente considerados especialistas do setor, enquanto os nano influenciadores são um tanto “novatos”.

Como faço para me tornar um Nano influenciador?

Nano influenciadores, conforme definido no marketing de influenciadores, são influenciadores com entre 1.000 a 10.000 seguidores. Para se tornar um Nano influenciador, você só precisa aumentar seus seguidores dentro dos números acima. Você pode fazer isso interagindo consistentemente com seus seguidores e produzindo conteúdo de alta qualidade no nicho escolhido.

Onde posso encontrar influenciadores Nano?

Existem muitas maneiras de encontrar influenciadores Nano. Eles podem ser alguém que você já conhece e em quem confia. Você também pode encontrá-los em conferências, seminários e feiras. Mas a maneira mais fácil é usar os principais mercados de influenciadores. Eles facilitam a localização de influenciadores com base no número de seguidores, nicho, taxa de engajamento e outros.

Quanto devo cobrar como micro influenciador?

A quantia que você deve cobrar como microinfluenciador depende de vários fatores. As cobranças diferem com base no tipo de conteúdo, nicho, duração do projeto e taxa de engajamento. Alguns profissionais de marketing estão calculando a remuneração do influenciador com base no desempenho .

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!