Neste guia, abordamos 6 maneiras diferentes de como obter um nome de domínio gratuito , para ajudar a evitar alguns dos custos para iniciar seu blog. Se você quiser evitar o máximo possível de custos iniciais, vamos falar sobre o que você pode obter gratuitamente nas empresas de hospedagem.
Os blogs são uma excelente maneira de começar a ganhar dinheiro , mas não sem alguns custos – o que nos leva ao tópico de hoje: como obter um nome de domínio gratuito . Se você deseja iniciar um blog e evitar o máximo possível de custos iniciais, pode estar se perguntando o que pode obter de graça.
Faz sentido manter suas despesas mínimas no começo. Você pode não querer investir muito dinheiro até descobrir se é algo de que realmente gosta ou se pode ganhar dinheiro de verdade fazendo isso.
A boa notícia é que você pode começar um blog sem muito capital inicial e pode optar por adicionar mais despesas à medida que seu blog começa a prosperar.
Outra opção é encontrar maneiras de evitar custos, como obter um nome de domínio gratuito para o seu blog .
Neste guia, mostrarei 6 maneiras diferentes de obter um nome de domínio gratuito. Vou começar este artigo dizendo que cada opção tem prós e contras. Você conhece o ditado “nada é realmente gratuito” e isso também é verdade com um nome de domínio.
Neste guia, compartilharei o que considero a melhor opção para obter um nome de domínio gratuito, bem como outras opções que você pode considerar com base em seus objetivos de blog .
O que é um nome de domínio e por que você precisa de um?
Antes de mergulhar em como você pode obter um nome de domínio gratuito para o seu blog, vamos primeiro discutir o que é um nome de domínio e por que é importante para os blogueiros.
Um nome de domínio é o endereço de URL que os visitantes usam para encontrar seu blog. Por exemplo, meu nome de domínio aqui é ryrob.com .
Ninguém mais pode usar esse nome de domínio porque ele foi registrado para mim por meio de um registrador de nomes de domínio.
Existem algumas maneiras de obter um nome de domínio gratuitamente, que discutiremos abaixo. Na maioria dos casos, você paga uma taxa anual ao registrador de nomes de domínio para continuar tendo os direitos sobre ele.
Se você deixar seu pagamento expirar, o nome de domínio ficará disponível para outra pessoa comprar. (o que lhes daria os direitos ao endereço).
Escolher um nome de domínio às vezes pode ser complicado, considerando que muitos dos que vêm à mente facilmente já podem ser usados.
É por isso que é útil usar um gerador de nome de domínio para ajudá-lo a criar um nome.
(Melhor escolha) Obtendo um nome de domínio grátis com Bluehost
Minha recomendação número um para obter um nome de domínio gratuito para o seu blog é obtê-lo gratuitamente por meio de um plano de hospedagem . Bluehost é minha melhor escolha para planos de hospedagem.
Ideal para blogueiros, o Bluehost tem planos acessíveis, segurança SSL gratuita, suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana e um nome de domínio gratuito no primeiro ano.
O Bluehost é um dos poucos planos de hospedagem que o WordPress recomenda – eles oferecem instalação do WordPress com 1 clique, tornando super fácil começar.
Quero deixar bem claro aqui que você receberá um nome de domínio gratuito por um ano, mas terá que pagar pelo plano de hospedagem para obter o nome de domínio. Portanto, embora seja gratuito, ainda há uma despesa.
Veja como você pode obter seu nome de domínio gratuito com Bluehost .
1. Inscreva-se para um plano de hospedagem Bluehost
Para obter seu plano de hospedagem, acesse o Bluehost aqui e selecione o botão “Começar”.
A partir daí, selecione o plano de hospedagem que funciona melhor para você. A Bluehost oferece quatro planos, mas cada plano oferece um nome de domínio gratuito no primeiro ano.
Eu recomendo o plano Choice Plus, porque o preço inclui Privacidade de Domínio, que protege informações privadas como seu nome, endereço e número de telefone do público.
2. Insira seu nome de domínio (gratuito)
Depois de escolher seu plano preferido, escolha seu nome de domínio .
Se você já tem um nome em mente, insira-o agora. Se o seu nome preferido já estiver em uso ou você ainda não tiver decidido sobre o nome do seu domínio, poderá optar por inseri-lo mais tarde.
Ou, se você quiser descobrir se o seu nome de domínio está disponível antes de iniciar o processo com o Bluehost, use o verificador de domínio aqui:
Esta ferramenta de verificação permite que você saiba se o seu nome de domínio (e extensão) está disponível. Se não estiver disponível, ele mostrará algo como isto:
Ele também fornecerá uma lista do mesmo nome de domínio com outras extensões possíveis, mas sugiro ficar com .com, pois é o mais comum e amplamente reconhecido.
3. Crie sua conta Bluehost
Depois de escolher seu nome de domínio (ou optar por decidir mais tarde), o próximo passo é criar sua conta Bluehost.
Aqui, o Bluehost solicitará seu endereço de e-mail, número de telefone e endereço. É extremamente importante colocar um endereço de e-mail real e atual, pois essa é a principal forma de comunicação com você daqui para frente.
4. Selecione seu pacote de hospedagem
Além de escolher um plano de hospedagem, você também terá que concordar com a duração do período. Atualmente, a Bluehost oferece um contrato de 12, 24 e 36 meses. Cada etapa é um compromisso mais longo, mas também é um preço mais barato por mês.
O pacote mais barato é o plano de 36 meses, que é o que eu recomendo. Você pagará menos no geral, além de conseguir uma taxa introdutória mais baixa por três anos, em vez de um ano com o pacote de 12 meses.
5. Escolha os extras do seu pacote
Neste ponto, você está quase terminando! Sua última etapa antes do faturamento é selecionar quais extras do pacote você deseja. Dos listados, recomendo escolher a Proteção de privacidade de domínio. O resto você pode pular.
Você obterá isso gratuitamente com o plano Choice Plus. Portanto, se você escolheu esse plano, não precisará selecionar nada.
Quanto aos outros extras, existem muitas ferramentas gratuitas ou baratas que você pode usar para ajudar com coisas como otimização de SEO.
Também tenho vários guias, incluindo uma cartilha importante sobre dicas de SEO de blog e dicas sobre como otimizar uma postagem de blog , ambos repletos de informações sobre como tornar seu blog mais amigável para SEO após o lançamento.
6. Insira as informações de cobrança
A etapa final é inserir suas informações de cobrança. Depois de inserir suas informações de pagamento, não se esqueça de concordar com os termos de serviço do Bluehost.
Agora, você está feito! Parabéns! Você se inscreveu em um plano de hospedagem incrível. Agora você está pronto para começar seu novo blog, que você pode configurar, já que um nome de domínio gratuito acompanha seu pacote.
(Menção Honrosa) Obtendo um nome de domínio grátis com Dreamhost
Dreamhost é outro plano de hospedagem que eu recomendo. Eles oferecem planos baratos, são rápidos, confiáveis e têm um ótimo atendimento ao cliente. Sem falar no fato de que o Dreamhost oferece um dos únicos planos de hospedagem mensais verdadeiros do setor que permite que você pague por sua hospedagem mês a mês à medida que avança.
Outro benefício de escolher Dreamhost é que eles são neutros em carbono, classificando-os no topo da lista de empresas de hospedagem ecológicas .
Como o Bluehost, eles também são recomendados pelo WordPress e são um dos provedores de hospedagem mais antigos da Internet.
Quando você escolhe o Dreamhost, seu nome de domínio é gratuito no primeiro ano, tornando-o uma das melhores opções para obter um nome de domínio gratuito para o seu blog.
(Próxima melhor escolha – não recomendado) Obtenha um nome de domínio gratuito com um construtor de sites
Outra maneira de obter um nome de domínio gratuito é pagar por um plano com um site de blog que oferece um nome de domínio como parte de seu plano de pacote.
Alguns criadores de sites que incluem um nome de domínio gratuito com a compra de um de seus planos premium incluem:
Esses criadores de sites oferecem um nome de domínio gratuito, mas você ainda pagará por um plano para colher os benefícios.
Embora esta seja uma maneira de obter um nome de domínio gratuito para o seu blog, não é o que eu escolheria para blogueiros novos ou experientes.
Os criadores de sites certamente têm seus benefícios – são fáceis de usar, tudo está incluído e nenhuma experiência em codificação é necessária. Muitos blogueiros escolhem Wix ou WordPress.com para não terem que cuidar de nenhum trabalho de back-end.
O apelo dos criadores de sites é óbvio, mas eu pessoalmente não os recomendaria em vez do WordPress.org. Caso você não esteja familiarizado, existem duas versões do WordPress.
O WordPress.com é um serviço de hospedagem que usa o software WordPress para criar um blog ou site. O WordPress.org é um CMS gratuito que alimenta blogs e sites. Você pode aprender mais sobre isso no meu guia O que é WordPress? .
Outros criadores de sites podem ser mais fáceis de começar do que o WordPress.org , mas eles não têm a personalização e a liberdade que você obtém com o WordPress.
O uso do WordPress é gratuito e permite que você faça praticamente tudo o que quiser com o seu blog.
Com milhares de temas e plug-ins disponíveis, você pode criar seu blog exatamente como deseja, sem ser impedido por um aplicativo de terceiros.
Embora a curva de aprendizado do WordPress seja um pouco mais íngreme do que Wix ou Squarespace, ainda é muito acessível para o blogueiro novato e você não precisará entender de codificação ou tecnologia difícil para começar.
Além disso, há uma grande quantidade de recursos online para ajudá-lo a resolver qualquer dúvida que possa ter ao trabalhar com o WordPress.
(Não recomendado) Obtenha um subdomínio gratuito
Existem alguns construtores de sites que oferecem uma versão totalmente gratuita de seu software .
Essas versões gratuitas são muito mais limitadas do que as versões premium, mas oferecem a opção de iniciar um blog sem nenhum custo inicial.
Alguns criadores de sites que oferecem uma versão gratuita incluem:
Esses criadores de sites gratuitos também oferecem um subdomínio gratuito junto com seus planos. Obter um plano de site gratuito e um subdomínio gratuito é uma vantagem, mas esses planos oferecem muito pouco em comparação com os planos premium.
Você também terá que aturar a publicidade deles em seu site. Além disso, um subdomínio coloca sua marca ao lado do seu nome na URL.
Por exemplo, em um nome de domínio típico (não um subdomínio), o endereço pode ser YourName.com , como é aqui com o meu:
Com um subdomínio, seria algo como isto:
www.jadilsonbarros.com
Isso dá ao seu URL uma aparência geral menos profissional, além de dificultar que as pessoas se lembrem do endereço do seu site no futuro.
(Pouca opção) Programas de anúncios de registradores de domínio
Outra maneira de obter um nome de domínio gratuito é por meio de programas de publicidade. Existem duas maneiras principais de obter um nome de domínio gratuito dessa maneira.
A primeira é pagar por um nome de domínio exibindo anúncios para um registrador de nomes de domínio. Em troca de um nome de domínio gratuito, você concorda em exibir anúncios em sua página.
Outra é exibir anúncios de referência em sua página. Você pode ganhar seu nome de domínio gratuito indicando o site de outras pessoas.
A principal razão pela qual considero essa uma opção ruim é o pouco retorno que você obtém desses anúncios. Sim, você está economizando alguns dólares, mas o espaço para anúncios em seu blog é precioso.
Se você planeja usar publicidade, é muito mais lucrativo escolher uma rede de publicidade que pague mais do que os US$ 12 por ano que você pagaria para obter um nome de domínio.
(Pior opção) Use um registrador de nomes de domínio gratuito (serviços ccTLD)
Em alguns casos, você pode obter um nome de domínio gratuito por meio de um ccTLD (domínio de nível superior com código de país) , dependendo de onde você mora. Quando as pessoas se inscrevem para um nome de domínio, elas precisam fazer isso por meio de um registrador.
Um domínio de nível superior (TLD) refere-se à extensão no final do seu site. O meu é .com, mas há muitas outras extensões disponíveis, como .org, .edu ou .net.
Há também extensões de código de país (cc). Você pode ter visto isso quando visitou um site oficial do governo. Por exemplo, este é o site do governo da Inglaterra:
Você pode ver que a extensão no final é “.uk” e não “.com”.
Algumas extensões de código de país estão disponíveis gratuitamente. Incluídas nesta lista estão as extensões:
- .tk – Toquelau
- .ga – Gabão
- .ml – Mali
- .cf – República Centro-Africana
- .gq – Guiné Equatorial
O objetivo das extensões de país é mostrar a localização geográfica de determinados sites.
No entanto, como essas extensões são oferecidas gratuitamente, existem alguns sites que as utilizam que não estão relacionados de forma alguma a esses países.
De acordo com o serviço de hospedagem Ionos da 1&1 :
“A terminação de domínio .tk é um caso especial quando se trata de domínios de países. Mais de 30 milhões de sites usam este ccTLD, embora o estado insular de Tokelau, que preside oficialmente esta extensão de domínio, tenha menos de 2 milhões de habitantes. O registro em massa de sites .tk pode ser atribuído ao fato de que, no passado, era totalmente gratuito proteger um endereço de Internet com esse ccTLD. Mesmo agora, os proprietários de sites com um TLD .tk podem administrar seus sites sem pagar um centavo nos primeiros 12 meses após o registro.”
É por isso que considero essa a pior opção da lista. Você obtém um nome de domínio de graça, mas terá uma extensão que a maioria das pessoas não reconhecerá e que fará com que seu site pareça muito indigno de confiança.
Outro motivo para não usar esse nome de domínio gratuito é que as pessoas que usaram a extensão gratuita relatam que seu nome de domínio foi removido espontaneamente.
Também corre o risco de ter uma classificação inferior em uma pesquisa do Google, já que a extensão é menos reconhecível.
Esta não é uma maneira respeitável de obter um nome de domínio e simplesmente não é uma maneira que valha a pena economizar dinheiro em um nome de domínio.
Qual opção de nome de domínio gratuito funciona melhor para você?
Depois de ler este guia, qual opção você acha que é a melhor para sua estratégia de blog ?
Você acha que gostaria de tentar obter um nome de domínio gratuito por meio de uma empresa de hospedagem ou prefere exibir anúncios em seu blog em troca de um nome de domínio gratuito?
Talvez você queira pagar o preço normal por um nome de domínio e encontrar outras maneiras de economizar dinheiro em seu blog.
Minha melhor escolha para registrador de nomes de domínio (se você não estiver obtendo seu nome de domínio gratuitamente por meio do Bluehost) é Namecheap . Eles são baratos, confiáveis e muito fáceis de trabalhar.
E você? Você conhece outras maneiras de obter um nome de domínio gratuito que não esteja na minha lista?
Você tem outras maneiras de economizar dinheiro como blogueiro?
Estou ansioso para ouvir suas ideias na seção de comentários abaixo.
Deixe um comentário