Se você está aqui para responder à pergunta, o que é um blog? então você está no lugar certo. Esta é a definição atualizada de um blog, incluindo um detalhamento de como um blog é diferente de um site, minhas práticas recomendadas para blogs e muito mais.
Sem perder mais tempo, vamos direto ao assunto.
O que é um blog?
Um blog é um site atualizado regularmente onde novos conteúdos são publicados com frequência, normalmente escritos em um estilo informal ou de conversa, geralmente com o objetivo de atrair leitores e atingir algum tipo de objetivo de blog , seja a construção de uma comunidade ou o crescimento de um negócio.
Há um grande ponto na definição de um blog aqui que eu gostaria de destacar – um blog é atualizado regularmente. Veremos por que isso é tão importante em um minuto.
Você provavelmente lê blogs todos os dias sem nem perceber. Você está realmente no meu blog agora. Grandes sites como Forbes, BuzzFeed e CNN também são blogs.
Embora eu tenha certeza de que você já ouviu falar do termo blog antes, você realmente sabe qual é a diferença entre um blog e um site?
A menos que você já tenha iniciado um blog — ou tenha realizado algum outro tipo de trabalho baseado na web, talvez não perceba que existe uma diferença real entre um blog e um site.
Todos os blogs são sites, mas nem todos os sites são blogs.
O que é um blog? Como um blog é diferente de um site (definição de blog)
Agora, quero eliminar um pouco da confusão e realmente entender o que um blog realmente é e como ele é diferente de criar um site . A verdadeira definição de blog que você está procurando 🙂
Mas primeiro, se você ainda não lançou seu blog, abra meu guia definitivo para começar um blog e marque-o para voltar (em breve) depois de falarmos sobre alguns dos fundamentos de blogs de hoje.
Agora, vamos repassar um pouco da história de como os blogs começaram e onde estão hoje.
Uma breve história dos blogs
Os blogs existem desde 1993 – já são mais de duas décadas e meia.
Embora haja algum debate sobre quem foi o primeiro blogueiro, um homem apresenta um caso convincente.
Em 1993 , Rob Palmer começou a trabalhar para uma empresa em Londres, onde escreveu uma publicação trimestral para a empresa e a publicou em seu site. Considerando que a World Wide Web estava se tornando um código aberto, a empresa decidiu continuar esta publicação trimestral como um jornal online gratuito – ou o que agora é conhecido como blog.
Enquanto Palmer estava blogando para esta empresa on-line inicial, menos de um ano depois, o blog pessoal nasceu por Justin Hall, de 19 anos. Seu blog realmente consistia apenas em divagações e links, mas as pessoas (e empresas) rapidamente perceberam o potencial dessa nova plataforma de compartilhamento.
Embora o termo “diário online” e “diários online” possam certamente ser complicados, em 1997 Jorn Barger , um blogueiro americano, cunhou o termo “weblog”, que foi rapidamente abreviado para “blog”.
Os desenvolvedores da Web rapidamente começaram a perceber que as pessoas estavam se interessando por blogs – e criaram uma solução.
Em 1998, nasceu o Diário Aberto . Essa plataforma forneceu às pessoas um local para compartilhar seus pensamentos e ideias, além de permitir que outras pessoas comentassem. Mais plataformas de blog como LiveJournal, Blogger, Tumblr e Xanga logo surgiram.
Então, em 2003, os blogs mudaram para sempre quando dois universitários desenvolveram o WordPress , um sistema de gerenciamento de conteúdo (CRM) que agora domina mais de dois terços da Internet.
Em 2007, o microblog surgiu com o surgimento do Twitter e o tamanho ideal do post do blog na época era de cerca de 300 a 400 palavras.
Em 2016, o WordPress abriu a extensão de domínio .blog, solidificando a popularidade dos blogs de forma significativa.
Então com aproximadamente 70 milhões de novos posts sendo publicados todos os meses no WordPress. E mesmo que o blogueiro médio gaste cerca de três horas e meia escrevendo um post de 1.500 palavras , seu público gasta apenas cerca de 37 segundos lendo-o.
Embora seja uma estatística aparentemente triste, certamente existem maneiras pelas quais os blogueiros podem aumentar esse tempo de leitura de 37 segundos.
Mas esse não é o foco do nosso tópico hoje…
Como um blog é diferente de um site?
A principal diferença entre um blog e um site é que um blog é ativo (mudando dinamicamente conforme o novo conteúdo é publicado) e um site é mais estático sem atualizações regulares.
Como já abordamos, todos os blogs são sites por definição, mas nem todos os sites são blogs.
Uma das principais diferenças é que um site é composto principalmente de páginas, como a página inicial, uma página de serviços e uma página de contato. Um site pode até ser apenas uma única página.
Um blog, por outro lado, é composto de páginas e postagens (das quais geralmente há mais postagens do que páginas).
Cada postagem é seu próprio artigo distinto, geralmente hospedado na página do blog do site maior.
Simplificando, um blog é projetado com base no princípio de liberar novos tipos regulares de conteúdo e seus layouts típicos de blog refletem esse foco – enquanto os sites são mais estáticos e geralmente não mudam com regularidade.
Com um site, eles geralmente são construídos, publicados e mais ou menos apenas ficam lá. A menos que a empresa precise atualizar o site para fazer algo como adicionar novos serviços ou alterar seu endereço, esses sites estáticos que não são tão centrais para gerar uma quantidade significativa de negócios permanecem relativamente os mesmos por longos períodos de tempo.
Os blogs são propriedades da web muito fluidas (o que significa que você precisa escolher um dos melhores planos de hospedagem na web para colocar seu blog online). Os blogs são atualizados e alterados regularmente com conteúdo novo e relevante.
Quando você publica uma nova postagem no blog, o artigo mais recente geralmente aparece em ordem cronológica inversa, como aqui no meu blog:
Dessa forma, seus leitores obtêm seu conteúdo mais recente primeiro.
Dito isso, existem muitas maneiras de organizar seu blog para orientar seu público em direção ao que você deseja que ele leia.
É melhor ter um blog ou um site?
Isenção de responsabilidade: sou um pouco tendencioso quando se trata de blogs. Acho que blogar é melhor do que ter um site estático – na maioria das situações. Além disso, se você está considerando quanto custa criar um blog em vez de administrar um site estático, os custos são essencialmente os mesmos.
No entanto, tudo se resume aos objetivos de negócios que você tem e quais serão suas prioridades com sua propriedade digital.
Lembra quando eu disse que os sites são compostos principalmente de páginas?
Um site que possui apenas páginas geralmente está lá para transmitir informações muito específicas (limitadas). Isso inclui coisas como:
- Seu horário de funcionamento, endereço ou cardápio
- Portfólio de trabalho de um freelancer
- Seus produtos físicos (ou digitais) que estão à venda
- Ofertas de serviços que você fornece e exemplos de projetos
Mesmo com sites de uma página que têm mais foco em marketing, essa página também deve ter uma intenção muito específica.
Freqüentemente, são chamadas de páginas “squeeze” que fornecem algo (como um download gratuito) em troca do endereço de e-mail do visitante para depois comercializar um produto ou serviço relacionado a eles.
Quais são seus objetivos de negócios?
Para determinar se um blog ou site é melhor para você, comece determinando quais são seus objetivos de blog .
- Você está tentando coletar endereços de e-mail para construir sua comunidade online? Um site com um blog será uma combinação poderosa.
- Você tem um pequeno restaurante local com o objetivo de dar a conhecer seu cardápio e horário? Um site com algumas páginas deve ser suficiente.
Se você tem muitas informações para comunicar, um blog é sua melhor opção.
O blog é uma ótima maneira não apenas de interagir com sua comunidade existente, mas também de atrair novos clientes em potencial para seu site (e localização física).
Qual a diferença entre postagens e páginas?
Esta é outra pergunta comum que geralmente recebo quando alguém me pergunta… o que é um blog?
E essa pergunta é natural, já que postagens de blog e páginas de sites podem ser bastante semelhantes.
No entanto, existem várias diferenças entre as postagens do blog e as páginas do seu site.
Postagens:
- Pode ser adicionado a um feed RSS
- São ativos e atualizados regularmente
- Ter vários títulos e subtítulos
- São arquivados com base no mês e ano
- Organizado com base em tags e categorias
- Maior probabilidade de ser compartilhado nas mídias sociais
- Incentive a conversa por meio de comentários
- Obtenha o autor e a data de publicação em uma postagem
- Geralmente são formatados da mesma forma com base no modelo do seu site
- Você pode ter um número ilimitado de posts
Páginas:
- Contêm informações que não mudam com frequência
- Eles não estão vinculados a datas específicas
- Não são (geralmente) escritos com a intenção de serem compartilhados nas redes sociais
- Não inclua comentários
- Hierárquico por natureza (você pode adicionar subpáginas)
- Cada página geralmente é formatada de maneira um pouco diferente
- Não inclua um feed RSS
- Não tem autor ou data de publicação
- O número de páginas deve ser relativamente limitado
Ao escrever uma postagem de blog para seu site, você terá um processo mais aprofundado que começa com a elaboração de um esboço de postagem de blog , criando estratégias para um título de blog que atrairá leitores e determinando o arco narrativo de seu conteúdo antes mesmo de você começar a colocar qualquer conteúdo para baixo. As páginas são um pouco diferentes.
Agora, vamos falar sobre as principais páginas que todo blog e site deve ter, independentemente de seus objetivos.
Páginas-chave que todo blog e site deve ter
Mesmo se você estiver “apenas blogando”, ainda existem várias páginas principais que você deve incluir em seu site.
1. Sobre a página
A página Sobre mim informa aos seus visitantes sobre o que ou sobre quem é o seu site.
Toda empresa com um site – ou blog – deve incluir uma página sobre. Isso ajuda seu público não apenas a aprender mais sobre você e sua marca, mas também a decidir se vocês serão ou não adequados um para o outro.
Como empresa, você pode usar sua página sobre para mostrar suas declarações de missão e visão.
Se você é um blogueiro, pode usar a página sobre para vincular seus perfis de mídia social, incentivar as pessoas a segui-lo, contar sua história pessoal e fornecer sugestões de conteúdo popular.
2. Página de contato
Uma página de contato pode ser tão simples quanto um plug-in de formulário de contato, como Gravity Forms ou WP Forms, onde as pessoas podem entrar em contato com você para oportunidades de negócios ou simplesmente para dizer oi.
Ou sua página de contato pode ser usada para vender seus produtos ou serviços (como eu faço).
Como empresa, este é um ótimo lugar para fornecer seu endereço, endereço de e-mail e número de telefone.
Seja você um empresário ou um blogueiro, você deve facilitar o contato das pessoas com você.
3. Página de política de privacidade
Você também precisa informar aos visitantes do site que está coletando os dados deles (mesmo que essa coleta de dados seja anônima por meio de uma ferramenta como o Google Analytics).
Se você estiver coletando endereços de e-mail ou tiver análises em seu site, precisará certificar-se de que possui uma página de política de privacidade que explique tudo isso.
4. Termos de serviço
Esta página é vital se você vende produtos, serviços ou promove ofertas de afiliados em seu site.
Isso deve ser tratado como um documento legal. Uma página de Termos de Serviço ajuda a limitar sua responsabilidade no caso de serviços ou informações de seu site serem mal utilizados.
Estas são as quatro páginas principais que todo site deve incluir, não importa o quê.
E, claro, além dessas páginas-chave, sou um grande defensor de que todos também tenham blogs.
Por que todo site deve ter um blog
Se o seu site for construído no WordPress (ou mesmo em outro dos melhores criadores de sites ), você poderá adicionar um blog ao seu site – e você deve!
Aqui está o porquê: Blogging dá ao seu site uma melhor chance de atrair mais visitantes.
Vamos fazer algumas contas simples para ilustrar por que ter mais pessoas em seu site é uma vitória…
Mais visitantes (da direita) = mais clientes em potencial = mais receita.
Você pode fazer com que mais pessoas visitem seu site ao aumentar seu tráfego por meio de táticas como otimização de mecanismos de pesquisa e blogs.
1. É tudo sobre tráfego e otimização de mecanismo de busca (SEO)
Quando você inicia um blog ou lança seu site, as pessoas não se reúnem magicamente para ler todo o seu conteúdo incrível.
Uma das maiores coisas em que novos blogueiros e proprietários de sites ficam presos é como obter tráfego para seus sites.
Quando você começa, obter tráfego para o seu blog pode parecer uma tarefa realmente árdua. Mas acredite, não é tão difícil quanto parece.
Portanto, é seguro dizer que sei uma ou duas coisas sobre o crescimento de um blog . E essas não são apenas “dicas” superficiais sobre as quais você leu nas principais publicações…
- “Compartilhe sua última e melhor postagem em sua página pessoal do Facebook!”
- “Tweet sua nova postagem no blog a cada 10 minutos pela próxima hora.”
- “Comente nos blogs de outras pessoas e crie links para o seu próprio conteúdo.”
Tudo coxo.
Embora essas “dicas” rápidas possam lhe trazer algum crescimento para começar (ou deixar de ser amigo de seu primo no Facebook), elas não são estratégias sustentáveis de longo prazo.
Sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization) é o que vai continuar trazendo mais tráfego para você mês após mês. Uma das melhores maneiras de construir uma estratégia de SEO estelar é ter um blog que publica conteúdo regular de alta qualidade para os mecanismos de pesquisa indexarem e exibirem para seus usuários.
Se você é novo em blogs, SEO pode soar como uma coisa mística que apenas os mestres Jedi conhecem.
Embora haja um pouco de curva de aprendizado, posso prometer a você, qualquer um pode aprender SEO. E, de fato, fazer isso é essencial para montar uma estratégia de blog inteligente que resistirá ao teste do tempo.
Uma das melhores dicas que posso dar aqui, sem entrar em muitos detalhes sobre as estratégias de SEO do blog , é focar na pesquisa de palavras -chave e na intenção do usuário .
Pense nisso por um minuto… Como você encontrou este artigo que está lendo agora?
Aposto que você digitou no Google algo como “o que é um blog?” ou “qual é a diferença entre um blog e um site?”
Não é por acaso que você chegou a esta página. Você está aqui porque fiz minha pesquisa de palavras-chave , com foco na intenção do usuário para criar uma resposta abrangente para essas duas questões principais e, em seguida, trabalhei duro para definir as estratégias de SEO do meu blog .
A intenção do usuário, simplesmente, significa que as postagens que você escreve são destinadas a responder a uma pergunta ou resolver um problema que o usuário tenha.
Você não pode mais apenas escrever uma postagem de blog que contenha um monte de conteúdo de preenchimento com uma sequência de palavras-chave no final.
As pessoas não aprendem nada com isso e os principais mecanismos de busca, como o Google, sabem que você está tentando burlar o sistema, então eles não mostrarão esse conteúdo para seus usuários.
2. Os benefícios dos blogs
Eu amo blogs e construí todo um negócio em torno disso.
Mas há muitos benefícios em blogar, além de apenas divulgar suas ideias para o mundo.
Você não precisa de um produto ou serviço para começar
Ao contrário de um site centrado em um negócio já estabelecido, você pode começar um blog sem um produto ou serviço existente hoje.
Embora você certamente possa adicionar produtos e serviços ao longo do tempo (à medida que constrói um público), você não precisa de nada além do seu blog para começar a construir o público.
As pessoas geralmente escolhem um nome de blog e começam a escrever conteúdo sobre suas paixões primeiro. Então, depois que eles realmente encontraram seu público, eles podem trabalhar para desenvolver produtos ou serviços que ressoam com eles. Coisas que seus leitores realmente vão querer comprar.
Você também pode começar a ganhar dinheiro com um blog sem seus próprios produtos ou serviços, mas mais sobre isso em um minuto.
Por que as pessoas começam blogs (em vez de sites)
Os sites são ótimos para um negócio já estabelecido.
Eles não são tão bons para quem está começando e ainda não tem um produto ou serviço a oferecer (muito menos um público para o qual comercializar).
Se você é um fotógrafo de casamento, certamente pode começar com um site estático, em vez de um blog. Mas o fato é que você já tem um negócio estabelecido. Você pode criar páginas que descrevam seus horários e serviços e, eventualmente, usar seu site para atrair novos clientes.
No entanto, se você não tem um produto ou serviço, é muito melhor começar com um blog.
Talvez você queira compartilhar seu amor pela culinária francesa com o mundo. Você não tem um livro de receitas, não criou um curso de culinária (ainda), então começa a compartilhar todas as suas receitas, fotos e recomendações favoritas em seu blog.
Anjelica está adotando essa abordagem com seu blog, Vegan Anj , onde ela compartilha conteúdo como sua jornada por um curso abrangente de culinária vegana, guias da cidade como seu resumo vegano de Chicago e listas dos melhores restaurantes veganos de Los Angeles .
Ela está construindo sua base de conteúdo e o modelo de negócios se desdobrará com o tempo, à medida que o tráfego fluir e criar mais oportunidades.
Você pode atrair um público por meio de redes sociais como o Pinterest e começar a coletar assinantes de e-mail e gerar leitores recorrentes para aprender.
O básico para ganhar dinheiro com blogs (vs através de um site)
Agora, vamos ao que interessa: como os sites ganham dinheiro versus como os blogs ganham dinheiro .
Se você tem apenas um site (sem um blog), existem algumas maneiras de gerar receita com seu site.
Mais comumente – desde a venda de produtos e serviços físicos ou digitais que você já possui (para sua base de clientes existente) e esperando que mais pessoas descubram seu site a partir de pesquisas orgânicas ou campanhas de publicidade paga com mecanismos de pesquisa e redes sociais.
Um blog, por outro lado, pode ganhar dinheiro de várias maneiras – incluindo os métodos acima … enquanto também cria para você esse público de clientes em potencial ao longo do caminho.
Embora existam muitas maneiras de ganhar dinheiro com blogs , aqui estão cinco das mais simples:
- Anúncios
- Oportunidades patrocinadas
- Vendendo serviços
- Programas afiliados
- Produtos físicos e digitais
Anúncios
Os anúncios são uma das formas mais comuns de os blogueiros começarem a ganhar dinheiro relativamente cedo.
Há uma barreira muito baixa à entrada e você não precisa de uma tonelada de tráfego para gerar alguma renda (embora você ainda seja responsável pelo imposto de renda sobre a receita do seu blog, embora muito pequeno até que você esteja dirigindo centenas de milhares de leitores mensais.
Dito isto, se você obtiver muito tráfego e fizer parte de uma forte rede de anúncios, poderá ganhar um bom dinheiro fazendo pouco mais do que publicar novos conteúdos.
Oportunidades patrocinadas
Patrocínios são quando um blogueiro colabora com outra empresa (por uma taxa) para promover seus produtos ou serviços.
Esta pode ser uma postagem de blog patrocinada única como esta postagem de blog patrocinada ou uma relação de trabalho contínua com promoções regulares durante um período de tempo. Embora possa levar algum tempo para obter oportunidades patrocinadas, como os patrocinadores desejam um ROI de seu investimento, eles gostam de ver estatísticas razoáveis de tráfego e engajamento de seus leitores antes de mergulhar.
Vendendo serviços
Os serviços podem ser classificados como qualquer coisa, desde vender seu trabalho como freelancer até treinar pessoas através da mesma carreira que você construiu para si mesmo.
Simplificando, é aqui que você está trocando horas por dólares – portanto, não é a maneira mais sustentável de construir um grande negócio a partir do seu blog a longo prazo.
No entanto, também pode ser muito lucrativo, especialmente se você construir uma base de fãs delirante e as pessoas estiverem batendo à sua porta para trabalhar com você. Isso pode justificar a cobrança de um prêmio.
Programas afiliados
Outra maneira muito fácil de começar a ganhar dinheiro com seu blog é por meio de programas de afiliados. Existem programas de afiliados para literalmente todos os nichos de blog que você possa imaginar – de plugins do WordPress a obscuros equipamentos de camping vendidos na Amazon .
O princípio básico do marketing de afiliados é que você simplesmente coloca um link em seu blog fazendo referência a um produto e quando as pessoas compram através do seu link, você ganha uma comissão (sem nenhum custo extra para eles).
A maioria dos programas de afiliados tem uma baixa barreira à entrada e, muitas vezes, você também não precisa de muito tráfego para começar.
Mas, de um modo geral, quanto mais tráfego você tiver nas postagens do seu blog, mais vendas de afiliados você provavelmente gerará. Aqui estão alguns exemplos de artigos que usei para ganhar comissões substanciais de afiliados:
Produtos físicos e digitais
Os produtos, físicos e digitais, também são opções inteligentes para ganhar dinheiro com seu novo blog.
Os produtos digitais são muito mais fáceis de começar, pois você mesmo pode criá-los e comercializá-los para os leitores do seu blog.
Os produtos físicos levam um pouco mais de tempo e dinheiro para serem criados novos.
No entanto, você pode começar com o dropshipping , que é onde você lança uma loja online (a partir de uma nova página em seu blog) e não precisa manter nenhum estoque real.
Você também pode trabalhar com um atacadista para desenvolver sua própria marca usando produtos de marca branca, onde você apenas coloca sua marca no produto.
O que será?
Você quer começar um blog ou fazer um site ?
Você já tem um negócio que precisa de mais exposição… ou quer construir um novo negócio compartilhando seus pensamentos com o mundo?
Deixe um comentário