
Uma auditoria de site é quando uma empresa analisa seu site e faz as alterações necessárias para aumentar o tráfego e melhorar a experiência do usuário. Diferentes tipos de auditorias de sites permitem que as empresas se concentrem nos principais elementos do site e aprimorem a visão geral de seu site. A realização periódica de uma auditoria no site deve ser uma prioridade para as empresas que dependem de seu site para atrair visitantes e transformá-los em clientes.
Algumas empresas utilizam software de otimização de mecanismo de busca (SEO) para automatizar um grande elemento de suas auditorias de sites. O software de SEO ajuda as empresas a melhorar as classificações dos resultados de pesquisa de seus sites, pesquisando palavras-chave, pesquisando backlinks, criando relatórios de métricas de otimização, identificando problemas técnicos e monitorando o desempenho geral e a integridade do site.
Por que as auditorias de sites são importantes?
As auditorias de sites fornecem às empresas as informações necessárias para melhorar o funcionamento de seus sites. Um usuário que tem dificuldade em operar um site ou coletar informações não permanecerá por muito tempo. A auditoria correta do site garante que os usuários permaneçam no site.
Medir o desempenho da empresa. Se uma empresa depende fortemente de seu site para gerar vendas, a realização de uma auditoria no site fornece informações importantes sobre o desempenho geral da empresa. Essas descobertas permitem que uma empresa inspecione o quanto o site contribui para a experiência do usuário e o que eles podem fazer para melhorá-lo.
Identificar vulnerabilidades de segurança. Fazer um site parecer bom não significa nada se sua segurança estiver comprometida. A auditoria ajuda a encontrar brechas na segurança de um site para que as empresas possam resolvê-las rapidamente antes que a integridade do site seja ameaçada.
Evite conteúdo desatualizado. As empresas que auditam o conteúdo de seus sites geralmente evitam ter informações desatualizadas em seus sites. Deixar essas informações em seu site pode fazer com que os visitantes fiquem confusos sobre o que oferecem, tenham expectativas que não podem mais ser atendidas ou desconheçam novos serviços.
Melhore o SEO geral. Toda empresa deseja que os mecanismos de pesquisa gostem de seu site. A realização de auditorias periódicas ajuda as empresas a encontrar maneiras de tornar seu site mais confiável, preciso e popular nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP). As auditorias podem ajudar os sites a se adaptarem às mudanças de algoritmo que podem afetar suas classificações.
Aumente a taxa de conversão. Uma boa experiência do usuário começa antes mesmo de uma empresa falar com o cliente. Um site eficiente é a melhor maneira de causar uma boa primeira impressão. Visitantes casuais que podem reunir todas as informações necessárias e navegar pelo site de uma empresa com facilidade terão maior probabilidade de se converter em clientes.
Tipos de auditorias de sites
Existem muitos tipos de auditorias de sites que ajudam as empresas a colher os benefícios dessas avaliações. A maioria das empresas realiza várias auditorias para otimizar seu site. Embora as auditorias mais populares estejam listadas abaixo, há muitas mais usadas em casos específicos.
Uma auditoria de integridade do site relata a condição geral e o desempenho de um site. Uma empresa realiza uma auditoria de integridade do site se perceber que o número de visitas ao site caiu e o tempo na página está diminuindo. Uma auditoria de integridade se concentra na coleta de métricas do servidor, relatórios sobre o desempenho de SEO, tempo de inatividade do site e quaisquer outros pontos problemáticos gerais.
Uma auditoria de segurança identifica vulnerabilidades de segurança em seu site e sua infraestrutura. Isso inclui examinar o back-end, o software principal, as configurações do servidor e as extensões do site. Quaisquer discrepâncias na estrutura do site podem permitir que pessoas mal-intencionadas comprometam o desempenho do site, acessem informações confidenciais e assustem os clientes.
Uma bandeira vermelha e uma auditoria de recuperação ajudam as empresas a se recuperarem após serem atingidas por uma bandeira vermelha de um mecanismo de pesquisa. Uma bandeira vermelha pode resultar de muitos links quebrados, velocidade lenta do site, suspeita de spam, fontes não confiáveis e muito mais. Esta auditoria se concentra em investigar sinais de alerta e ajustar os elementos necessários para continuar classificando bem novamente.
Uma auditoria competitiva se concentra no desempenho do site de uma empresa em comparação com seus principais concorrentes. Isso inclui analisar a análise de tráfego dos concorrentes, o uso de palavras-chave de alto volume, backlinks, fontes e classificações de pesquisa geral. Essas informações ajudam as empresas a identificar o que podem melhorar e como os visitantes do site reagem a diferentes ofertas.
Uma auditoria de experiência do usuário ajuda as empresas a lidar com os elementos do site que afastam os usuários. A realização dessa auditoria permite, em última análise, mais tráfego e melhores taxas de conversão porque os visitantes do site estão explorando o site perfeitamente. Para esta auditoria, uma empresa analisa o tráfego em diferentes áreas do site, acessibilidade geral, métricas de conversão e, o mais importante, o feedback do visitante.
Uma auditoria de otimização de conversão se concentra em quão bem o site cria leads. Uma empresa que vende produtos diretamente ao consumidor se beneficiaria muito com esse tipo de auditoria. A realização dessa auditoria inclui a investigação do desempenho geral do site, como ele se comporta nos mecanismos de pesquisa, quais páginas obtêm mais tráfego e onde os visitantes clicam fora do site. Essas informações ajudam as empresas a ver como seus sites convertem os visitantes do site em clientes compradores.
Uma auditoria de conteúdo analisa todo o conteúdo que uma empresa preenche em seu site. Durante essa auditoria, uma empresa analisa suas postagens de blog, páginas de destino, vídeos, downloads, artigos, modelos, estudos de caso e todos os outros itens da biblioteca de conteúdo de seu site . Analisar esse conteúdo e ajustar conforme necessário garante que todas as informações em seu site sejam atualizadas e ainda mantenham seus padrões editoriais.
Uma auditoria técnica de SEO examina como os problemas técnicos de um site afetam suas classificações de pesquisa. Ele coloca o foco em como o SEO funciona como uma peça de quebra-cabeça no cenário geral de um site.
Nessa auditoria, uma empresa analisa seus redirecionamentos de página, estruturas de URL, velocidade de carregamento, títulos e descrições de páginas, imagens, links, arquivos, tags e muito mais. Um site que leva uma eternidade para carregar é desanimador para os visitantes. Um site com erros ortográficos e links quebrados perde a credibilidade. Essa auditoria ajuda a resolver esses erros antes que eles dissuadam um cliente em potencial.
Como fazer uma auditoria de site
Dependendo do tipo de auditoria que uma empresa escolher, esta lista pode parecer um pouco diferente. No entanto, a maioria das auditorias segue uma estrutura semelhante para iniciar o processo. Essas etapas ajudarão qualquer empresa a conduzir uma auditoria geral completa do site que identifique questões abrangentes, áreas de crescimento e itens de ação.
Defina os critérios do site. Antes de auditar qualquer coisa, uma empresa deve primeiro determinar quais objetivos deseja alcançar para seu site. Isso inclui metas de vendas, padrões de design e conteúdo, requisitos de segurança e qualidade geral.
Encontre uma ferramenta de auditoria do site. Muitas empresas usam ferramentas externas de auditoria de sites para automatizar a auditoria geral de seus sites. Essas ferramentas fornecem métricas detalhadas sobre a classificação do site e recomendações para melhorar o desempenho. Algumas ferramentas de auditoria populares são SEMrush , Ahrefs e Google Analytics .
Identificar erros técnicos. Não importa que tipo de auditoria uma empresa escolha, ela deve abordar questões técnicas. Isso inclui substituir informações desatualizadas, corrigir links ou páginas quebradas e garantir que não haja pop-ups ou vulnerabilidades de segurança.
Observe possíveis melhorias de SEO. A maioria das empresas tem uma equipe dedicada de SEO ou desempenho do site. Durante o processo de auditoria, essa equipe deve identificar áreas de melhoria que ajudarão nas classificações dos mecanismos de pesquisa. Isso inclui atualizar os títulos das páginas ou remover o conteúdo que não atende mais aos critérios do site.
Tenha em mente a experiência do usuário. As empresas que conduzem uma auditoria devem sempre imaginar como um visitante do site se sentiria ao navegar no site. Por exemplo, uma empresa direta ao consumidor com um processo de checkout difícil não está considerando a experiência do usuário. Fazer com que os visitantes se sintam mais confortáveis é tão fácil quanto implementar páginas compatíveis com dispositivos móveis ou adicionar uma função de pesquisa.
Crie itens de ação. Assim que a auditoria estiver concluída, a empresa terá uma longa lista de coisas para abordar. Nesse estágio, eles podem começar a dividir a carga de trabalho e trabalhar com especialistas internos no assunto para criar um plano de jogo de itens de ação.
Determinar a frequência de verificação de auditoria. Mesmo após a conclusão do processo de auditoria, as empresas não devem considerar o trabalho concluído. A manutenção de um site é um processo contínuo – assim como a auditoria. As empresas devem desenvolver um plano de auditoria que inclua a frequência com que as auditorias ocorrem.
Deixe um comentário