A otimização móvel é como as empresas tornam os sites acessíveis em dispositivos móveis. Saiba o que é otimização para dispositivos móveis, seus benefícios e como implementá-la.
A otimização móvel é o processo de tornar um site amigável quando acessado por dispositivos móveis. Isso cria uma experiência de usuário personalizada para um tipo de dispositivo específico. A otimização móvel altera o conteúdo do site para facilidade de uso e acessibilidade e melhora a classificação nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).
O objetivo da otimização móvel é que os visitantes do site naveguem e convertam facilmente em todos os tipos de dispositivos, desfrutando de uma experiência perfeita, independentemente do dispositivo que estejam usando.
A otimização móvel torna os sites mais fáceis de navegar em dispositivos móveis, aumentando o tamanho das fontes e botões e eliminando elementos desnecessários que tornam o site lento. Sites otimizados para dispositivos móveis precisam ser escaneáveis para que os usuários possam obter as informações de que precisam em suas telas pequenas. Ao criar um site, as organizações geralmente escolhem um software de criação de sites que facilita a otimização móvel.
Benefícios da otimização móvel
Há muitos benefícios da otimização móvel. Quando as empresas tornam seus sites compatíveis com dispositivos móveis, elas abrem suas portas para um público mais amplo. Aqui estão alguns dos principais benefícios da otimização para dispositivos móveis:
Alcance usuários móveis: os usuários móveis representam uma grande porcentagem de pesquisas on-line e vendas de comércio eletrônico. Mais pesquisas são realizadas em dispositivos móveis do que em computadores, e uma porcentagem significativa de e-mails é aberta em dispositivos móveis.
Na verdade, 59% dos millennials usam principalmente smartphones para verificar e-mails, e 67% da Geração Z verifica sua caixa de entrada usando dispositivos móveis. A otimização móvel é uma forma de as empresas alcançarem e converterem esses usuários.
A otimização móvel melhora as classificações SERP: Para melhores classificações SERP, o Google recomenda que os sites sejam otimizados para dispositivos móveis, seja por meio de um design de site responsivo ou de um site móvel separado.
Experiência do usuário aprimorada: os usuários móveis precisam de uma experiência de usuário otimizada para dispositivos móveis. Se o site não for otimizado como tal, esses usuários serão rejeitados. A otimização para dispositivos móveis aprimora a experiência do usuário , aumenta o tempo médio no site e geralmente resulta em mais conversões.
Elementos básicos de otimização móvel
A otimização móvel envolve vários elementos que, quando combinados, criam uma experiência de navegação móvel amigável. Aqui estão os elementos básicos que compõem uma experiência de usuário otimizada para dispositivos móveis:
Tempo de carregamento: os dispositivos móveis exigem tempos de carregamento rápidos, e é por isso que essas páginas da web tendem a ser menores.
Experiência móvel nativa: a otimização móvel adequada cria uma experiência móvel nativa usando design adaptável para alterar o conteúdo do site com base no tamanho da tela.
Otimização de imagem: como reduzir o tamanho do arquivo é crucial para a velocidade em dispositivos móveis, a otimização de imagem envolve reduzir o tamanho da imagem e usar a compactação de imagem para remover metadados desnecessários.
Design da página: os sites para celular têm ainda menos tempo para prender a atenção dos visitantes. As páginas móveis devem ser projetadas para resolver o problema do usuário o mais rápido possível. Isso significa que os CTAs devem estar acima da dobra.
Práticas recomendadas de otimização para dispositivos móveis
Os sites podem ser otimizados para dispositivos móveis em vários graus. Quanto mais otimizado para dispositivos móveis for um site, melhor será a experiência do cliente. As seguintes práticas recomendadas de otimização móvel são essenciais para criar uma experiência de usuário fácil de navegar para os clientes:
Otimizar vídeos: os vídeos devem ser otimizados para serem compatíveis com dispositivos móveis.
Torne o conteúdo rolável: os usuários devem poder rolar pelo conteúdo do site em vez de clicar na barra de navegação.
Use modelos responsivos, mesmo para marketing por e-mail: os modelos devem ser responsivos para que o conteúdo seja visualizado em dispositivos móveis.
Escreva parágrafos curtos e escaneáveis: os usuários móveis geralmente estão em movimento, o que significa que precisam de conteúdo escaneável que possa ser consumido com facilidade e rapidez.
Considere a intenção: pense no que os usuários móveis precisam ao visitar um site móvel e coloque essas informações em primeiro plano. Para restaurantes, isso pode incluir um menu, recursos de pedidos online ou um mapa.
Utilize páginas móveis aceleradas para uma navegação móvel mais rápida: Parte da otimização móvel está diminuindo o tamanho da página para tempos de carregamento mais rápidos. As páginas móveis aceleradas ajudam as empresas a obter uma navegação móvel mais rápida.
Teste usando a ferramenta de compatibilidade com dispositivos móveis do Google: as empresas podem usar essa ferramenta para avaliar a compatibilidade de seu site com dispositivos móveis. Os funcionários também devem testar o site em dispositivos móveis para fornecer feedback em tempo real e relatórios móveis aprimorados .
Crie pop-ups específicos para dispositivos móveis que sejam fáceis de fechar: pop-ups com botões minúsculos são especialmente irritantes para usuários de dispositivos móveis, pois geralmente são difíceis de fechar. As empresas devem criar pop-ups específicos para dispositivos móveis com botões grandes e fáceis de pressionar. Os CTAs nesses pop-ups também devem ser adaptados à experiência móvel.
Otimização para dispositivos móveis x compatibilidade com dispositivos móveis
As páginas da Web otimizadas para dispositivos móveis alteram o tamanho dos recursos (como botões de navegação e imagens) e reformatam o conteúdo para serem facilmente acessíveis por meio de dispositivos móveis.
Sites compatíveis com dispositivos móveis alteram o tamanho das dimensões de uma página da Web para torná-la visível em dispositivos móveis. No entanto, essas páginas não são otimizadas especificamente para celular e não são tão propícias a conversões para celular quanto as páginas otimizadas para celular.
Deixe um comentário