Não é segredo que os podcasts estão se tornando mais populares. Muitas pessoas estão reconhecendo essa tendência e procurando começar a sua própria, então estou compartilhando meu conhecimento e experiência neste guia definitivo sobre como iniciar um podcast e ganhar dinheiro (ao lado) este ano.
Não é segredo que os podcasts estão cada vez mais populares, já que essa tendência continua a ser uma ótima maneira não apenas de atrair um público, mas também de se envolver com eles de maneiras que o conteúdo escrito simplesmente não consegue. Entre no guia de hoje sobre como iniciar um podcast e ganhar dinheiro (ao lado).
Se você deseja iniciar um podcast independente ou incorporar ao seu blog , iniciar um podcast é um esforço muito valioso este ano.
Como alguém que possui um podcast, estou muito animado para compartilhar meu conhecimento com você sobre como iniciar um podcast criado para aumentar seu público e gerar receita.
Como iniciar um podcast (e ganhar dinheiro) em 13 etapas fáceis
A História do Podcast
Antes de falarmos sobre como iniciar um podcast, vamos dar um passo atrás e falar sobre como o podcasting começou.
O podcasting começou em 2004, quando um video jockey da MTV colaborou com o desenvolvedor de software Dave Winer para criar algo chamado iPodder.
Este programa permitia que eles baixassem transmissões de rádio da Internet para um iPod. Winer também criou o Real Simple Syndication Feed (RSS), um componente chave do podcasting.
Depois que o iPodder foi criado, outros desenvolvedores aprimoraram a ideia original.
Até este ponto, o podcasting realmente não tinha um nome. Na verdade, o nome não foi inventado até o final de 2004. Podcasting foi mencionado pela primeira vez por Ben Hammersley em um artigo no The Guardian . Hammerley escreveu:
“Com o benefício da retrospectiva, tudo parece bastante óbvio. MP3 players, como o iPod da Apple, em muitos bolsos, software de produção de áudio barato ou gratuito e weblogging uma parte estabelecida da internet; todos os ingredientes estão aí para um novo boom no rádio amador. Mas como chamá-lo? Audioblogging? Podcasting? GuerillaMedia?”
Christopher Lyndon, ex -jornalista do New York Times e NPR , foi um dos primeiros pioneiros do podcasting. Na verdade, ele foi a primeira voz gravada em um arquivo MP3 e lançada em um feed RSS.
No mesmo artigo do Guardian , Lyndon é citado como tendo dito: “É um experimento, realmente… Tudo é barato. As ferramentas estão disponíveis. Todo mundo tem dito que qualquer um pode ser um editor, qualquer um pode ser um locutor… Vamos ver se isso funciona.”
Assim como os blogs, o podcasting apresentou uma oportunidade para a pessoa comum. Você não precisava investir em equipamentos caros ou em um estúdio de gravação para lançar gravações de áudio para as massas.
O consumo de podcasts realmente explodiu com o tempo. É um campo em crescimento com mais pessoas ouvindo e gravando. Para aqueles que estão intrigados com o podcasting, eis por que agora é um ótimo momento para começar.
O que há de empolgante no podcasting
Se você ainda está em dúvida se é ou não uma boa opção para você, aqui estão alguns motivos realmente interessantes para entrar no mundo do podcasting.
O conteúdo de áudio é conveniente
Pense assim: muitas pessoas se deslocam para o trabalho.
Eles podem ouvir rádio, música ou podcasts. De acordo com o New York Post , os americanos gastam em média 35 minutos por dia se deslocando – ou, dito de outra forma, 19 dias inteiros de trabalho por ano. Para alguns, o trajeto é ainda mais longo. Embora não possam ler com segurança enquanto dirigem, eles podem ouvir.
Além do mais, as pessoas não estão apenas ouvindo podcasts durante seu trajeto diário. Eles estão ouvindo enquanto preparam o café da manhã, enquanto limpam a casa, dobram a roupa, cuidam do jardim ou colocam as crianças na cama.
Podcasts são populares (e estão crescendo em popularidade)
Outro bom motivo para ingressar na comunidade de podcasting é a grande popularidade dos podcasts. Embora você possa ter pensado que os podcasts eram uma moda passageira, as estatísticas provam o contrário.
O Statista Research Department informa que, em 2006, apenas 22% da população adulta dos Estados Unidos sabia o que significava a palavra podcast.
Em 2019, esse número subiu para 70%. Eles também estimam que haja 86 milhões de ouvintes de podcast nos EUA, número que espera aumentar para 132 milhões até 2022.
A capacidade de pesquisa está melhorando
Historicamente, uma grande desvantagem do podcasting tem sido a baixa capacidade de descoberta.
Foi difícil pesquisar podcasts, deixando muitos podcasters criando conteúdo entregue a apenas alguns ouvintes. À medida que o podcasting cresce em popularidade, grandes empresas como Spotify e Google estão combatendo esse problema.
A partir de 2021, o Google agora indexa podcasts para que possam ser pesquisados em seu mecanismo de pesquisa e ouvidos diretamente na página de pesquisa. Recentemente, a Forbes divulgou um artigo que abordou esse assunto. Os empresários Sergei Revzin e Vadim Revzin explicaram :
“Até recentemente, era notoriamente difícil encontrar conteúdo de podcast baseado em interesses específicos do ouvinte. Mesmo que você já consumisse outros podcasts, a única forma de descobrir novos programas, além da funcionalidade limitada das recomendações na plataforma de podcasts do iTunes, era ouvir falar de algum programa que você já estava ouvindo, ou mais provavelmente de um amigo ou um colega de trabalho que era um grande fã.”
Eles continuaram dizendo:
“Mas com os anunciantes migrando para esse meio crescente, com receita total de anúncios crescendo para US$ 600 milhões em 2018, as empresas de tecnologia que hospedam e distribuem podcasts , como Stitcher, Castbox, iTunes e Google Podcasts, estão prestando atenção à descoberta como nunca antes. .”
O Spotify também tem trabalhado com podcasters para tornar seu conteúdo mais detectável. Em fevereiro de 2020, o fundador e CEO do Spotify disse isso em um comunicado à imprensa :
“Assim como fizemos com a música, nosso trabalho em podcasting se concentrará intensamente na curadoria e personalização que os usuários esperam do Spotify. Ofereceremos melhor descoberta, dados e monetização aos criadores.”
Esta é uma notícia muito boa para podcasters e promissora para pessoas que estão tentando aumentar o público.
Podcasts são um meio de conteúdo divertido
Compartilhei muitos bons motivos para iniciar um podcast, mas seria negligente se deixasse este de fora da minha lista. Uma das razões mais importantes para iniciar um podcast é que é muito divertido de produzir.
Embora os podcasts existam desde 2004, ainda existem infinitas possibilidades de criatividade. Você pode criar um podcast sobre qualquer assunto de seu interesse.
Seu nicho pode ser tão restrito quanto jogos de tabuleiro para um jogador, como o podcast Solosaurus , ou tão amplo quanto a política externa, como o podcast Pod Save the World .
Discutiremos isso com mais detalhes abaixo, mas você também tem várias opções para um formato de podcast. Você pode entrevistar convidados, criar uma história de ficção roteirizada, produzir um show solo ou variações intermediárias.
Esteja você produzindo podcasts de ficção ou não-ficção, ainda há um elemento de narrativa. Parece que você está voltando no tempo para a década de 1930, quando a família se reunia em torno do rádio para ouvir as notícias. É muito divertido.
Agora que falamos sobre a história dos podcasts e o que os torna tão empolgantes, vamos ver como iniciar um podcast .
Como iniciar um podcast (e ganhar dinheiro) em 13 etapas fáceis
1. Desenvolva um conceito para seu podcast
Criar um conceito para o seu podcast é muito semelhante a escolher um nicho para o blog . Considerar:
- Pelo que você é extremamente apaixonado?
- Em que outros tipos de coisas você está interessado?
- Você seria capaz de falar sobre isso por meses ou até anos?
Escolha um nicho
Você pode ter um podcast sem um nicho distinto, mas é muito mais difícil desenvolver uma audiência quando ela não sabe o que esperar. Também é difícil comercializar e compartilhar um podcast sem um foco claro.
Escolher um nicho também não significa que você tenha que escolher um tópico extremamente restrito. Como afirmado acima, seu tópico pode ser restrito ou muito amplo.
O principal é – independentemente do seu nicho – certifique-se de que seu conceito traga algo novo para a mesa. Como seu podcast se compara a outros que abordam uma ideia semelhante?
Pense no público-alvo do seu podcast
Quando você está iniciando um podcast, outra grande consideração é: quem é seu público-alvo? Ao escolher seu nicho e desenvolver seu podcast, tente imaginar seu ouvinte ideal.
Eles compartilharão seus mesmos interesses? Já existe uma comunidade de pessoas procurando o conteúdo que você deseja criar?
Lembre-se, seu podcast deve ser sobre o que você quer falar e o que seu público está interessado em ouvir.
Qual é o objetivo do seu podcast?
Este também é um bom momento para pensar sobre o objetivo do seu podcast. É um podcast que você está criando para alguns amigos ou espera alcançar um público maior?
Você quer fazer as pessoas rirem ou seu podcast tem um propósito mais educacional?
Pensar nessas questões com antecedência ajudará a evitar que você saia do curso no caminho.
2. Dê um nome ao seu podcast
Nomear um blog ou podcast não é uma tarefa fácil. Pode não ser a parte mais importante ao iniciar um podcast, mas tem um peso real.
Uma coisa que é um pouco mais fácil em um podcast do que em um blog, no entanto, é que é mais fácil mudar o nome.
Ao escolher um nome para o seu blog, você provavelmente escolherá um nome de domínio semelhante. Se você mudasse o endereço do seu site no futuro, seria um aborrecimento muito maior.
Alterar o nome de um podcast é um pouco mais fácil. Você pode alterar o nome do seu podcast no feed RSS . Ao fazer isso, você não correrá o risco de perder seus assinantes atuais.
Mesmo que possa ser alterado, o ideal é começar com um nome que você possa manter. Com isso em mente, aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a nomear seu podcast.
Verifique se o nome já não foi escolhido
Assim como você usaria uma pesquisa de nome de domínio ao iniciar um blog, você também deve fazer sua pesquisa se estiver iniciando um novo podcast.
Como primeiro passo, pesquise o aplicativo de podcast de sua escolha para ver se um nome (ou um nome muito semelhante) foi usado.
Se o nome não aparecer nessa pesquisa, é melhor verificar novamente pesquisando no Google. Para fazer isso, basta digitar o nome que você está procurando + a palavra “podcast”.
Aqueles que consideram lançar um blog e um podcast simultaneamente podem querer pesquisar e certificar-se de que o nome de domínio também esteja disponível.
Você também pode querer ver se o nome está disponível para suas contas de mídia social preferidas, já que você pode usar a mídia social para comercializar seu podcast.
Se o nome não aparecer em sua pesquisa, você pode prosseguir com sua seleção. Em alguns casos, você pode descobrir que alguém já usou o nome escolhido, mas o podcaster não é atualizado há muitos anos.
Mesmo que seja esse o caso, é melhor começar do zero. Você confundirá futuros ouvintes ao usar o nome de outra pessoa e poderá correr o risco de violação de direitos autorais.
Pense no tamanho do nome do podcast
O nome de um podcast pode ter até 255 caracteres, mas eu não recomendaria torná-lo tão longo. Primeiro, você corre o risco de ter o nome do seu podcast encurtado em dispositivos como telefones celulares.
A segunda é a memorabilidade. Isso não quer dizer que um nome longo de podcast não possa se tornar popular. É mais fácil para um nome mais curto ganhar mais força no começo se as pessoas puderem se lembrar do que é.
Um estudo mostra que 75% de todos os podcasts têm 29 caracteres ou menos . Os podcasts mais populares tendem a ter 20 caracteres ou menos.
Evite o preenchimento de palavras-chave
O preenchimento de palavras-chave é o ato de escolher palavras que as pessoas pesquisam e colocá-las em títulos de podcast, descrições de episódios e outros conteúdos na esperança de que seu conteúdo seja encontrado.
Usar palavras-chave na descrição do podcast com cuidado é bom, mas colocar palavras no título e nas descrições a ponto de não serem mais legíveis corre o risco de ser removido de plataformas de podcast como o iTunes.
Por exemplo, se eu fosse colocar palavras-chave no meu próprio título de podcast, seria mais ou menos assim:
O Projeto Side Hustle | Empreendedorismo | Projetos paralelos | shows laterais | Proprietários de pequenas empresas | Renda Passiva | Marketing de conteúdo | Escritor |
Claro, meu podcast pode cobrir esses tópicos, mas esse tipo de preenchimento de palavras-chave parece spam e não é permitido no iTunes.
Na página de ajuda do podcast, a Apple declara claramente : “Se você incluir uma longa lista de palavras-chave na tentativa de manipular a pesquisa de podcast, seu programa poderá ser removido do diretório da Apple”.
É totalmente aceitável escolher um título que deixe as pessoas saberem sobre o que é o seu podcast .
Meu título inclui “Side Hustle” porque eu queria deixar bem claro sobre o que eu estaria falando. Deixar seu público conhecer seu nicho no título é até recomendado pela Apple :
“É importante ter um nome claro e conciso para o seu podcast. Faça o seu título específico. Um programa intitulado Nosso boletim da comunidade é muito vago para atrair muitos assinantes, não importa o quão atraente seja o conteúdo. Preste muita atenção ao título, pois o Apple Podcasts usa esse campo para pesquisa.”
A conclusão aqui é SIM, você deve usar palavras-chave, mas NÃO, você não deve usar o excesso de palavras-chave.
3. Obtenha o equipamento básico necessário para iniciar um podcast
Você tem um conceito, um nome e sabe por que deseja iniciar um podcast. Agora é hora de determinar qual equipamento básico você precisará para iniciar seu podcast.
Uma das belezas do podcasting é sua acessibilidade. É o simples fato de que você não precisa de um grande investimento ou ser rico de forma independente para começar.
Com isso em mente, há algumas coisas que eu recomendo que você tenha em mãos antes de começar. Esta pequena lista facilitará um pouco a sua vida como podcaster, mas não o prejudicará muito financeiramente.
É possível gravar, editar e distribuir um podcast diretamente do seu iPhone. No entanto, para melhor qualidade de som e edição mais fácil, sugiro que você invista em algum equipamento adicional.
Desktop ou Notebook
Um computador para gravar e editar arquivos MP3 é um dado adquirido. A marca que você escolhe é uma questão de opinião.
Pessoalmente, prefiro os produtos da Apple e escolheria um laptop como o MacBook Pro porque é portátil, portátil e fácil de usar.
Microfone
Um microfone é essencial para o seu podcast, e há muitos para escolher – como esses microfones de podcast baratos de nível básico com os quais recomendo começar.
Em vez de compartilhar todas as minhas opções de microfone favoritas neste guia, sem ser muito técnico, quero fornecer a você um resumo básico dos diferentes tipos de microfones de podcast disponíveis, para que você possa determinar o que melhor atende às suas necessidades específicas.
Condensador vs. Dinâmico
Ao começar a procurar microfones, uma das perguntas que você terá que responder é se deseja um microfone condensador ou dinâmico. Existem algumas diferenças entre os dois, então vale a pena investigar.
Microfone condensador
Um microfone condensador é muito sensível ao ruído e tende a soar um pouco mais natural do que sua contraparte dinâmica.
Essa sensibilidade pode ser uma desvantagem se você estiver lidando com muito ruído de fundo. Por exemplo, se você mora com colegas de quarto ou tem filhos pequenos, a gravação pode ser frustrante com todo o ruído inevitável.
Se o microfone condensador for a sua escolha, considere a possibilidade de isolar o som da área para evitar problemas com ruídos de fundo. Mesmo uma sala relativamente silenciosa pode emitir sons conhecidos (como um ventilador, ar condicionado, sistema de aquecimento, etc.).
Muitos desses tipos de ruídos de fundo podem ser editados durante uma sessão de pós-gravação, mas obviamente você deseja reduzir o máximo possível de poluição sonora desde o início.
Adicionar um windscreen é outra opção para ajudar a evitar que um microfone condensador capte ruídos de fundo. Não vai aliviar todo o ruído externo, mas ajuda.
Ao decidir entre microfones condensadores e dinâmicos, lembre-se de que os microfones condensadores não são tão duráveis.
Isso não quer dizer que o seu não vai durar muito tempo, mas se você planeja viajar ou mover muito seu microfone, você vai querer manusear seu microfone condensador com cuidado.
Microfone Dinâmico
Das duas opções, os microfones dinâmicos geralmente são os preferidos se você planeja sair de casa ou do estúdio. Eles não apenas são normalmente mais duráveis, mas também não captam tanto ruído externo.
Assim, por exemplo, se você estiver entrevistando alguém em uma rua da cidade, não precisará editar tanto ruído de fundo.
Por outro lado, os microfones dinâmicos têm uma frequência mais baixa e podem fazer com que sua voz soe menos natural e mais parecida com uma voz de “rádio”.
Como você deseja que seu podcast soe tem muito a ver com a preferência.
Se você quiser soar mais como um locutor de rádio tradicional, o microfone dinâmico produzirá esse som. Para um som mais natural, o condensador é uma escolha melhor.
Entre os dois, um microfone dinâmico é mais acessível. Você pode encontrar microfones em vários preços, mas se estiver comparando dois microfones semelhantes, provavelmente pagará mais por um microfone condensador.
USB x XLR
Outra coisa que os podcasters discutem é se devem escolher um microfone USB ou um microfone XLR. A diferença entre os dois é bastante simples – cada um deles tem uma conexão diferente.
O microfone USB pode ser conectado diretamente ao seu computador. O XLR deve primeiro ser conectado a uma interface, como um mixer, antes de ser conectado ao seu computador.
Podcasters juram por um ou outro, mas ambos têm benefícios.
Um microfone USB é conveniente porque você não precisa de nenhum equipamento adicional. A fim de usá-lo. Você precisa de um cabo USB, um microfone e um computador. É isso.
Os fãs de microfones XLR os consideram de maior qualidade e produzem melhores gravações de áudio.
Se você deseja fácil configuração e baixo custo, o microfone USB é uma ótima escolha.
Se você deseja atualizar seu podcast ou iniciar um que seja um pouco mais profissional, a combinação XLR e mixer é uma boa opção, porque você tem mais controle sobre suas gravações.
Capacidades direcionais
Outra consideração que devemos explorar sobre os microfones é sua capacidade direcional.
Existem quatro tipos principais de microfones e cada um capta o som de uma maneira diferente. Examinaremos os cinco tipos abaixo para que você possa escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.
- Os microfones cardióides têm um padrão de foco frontal que captura principalmente o som na frente do microfone. Ele captará algum som lateral, mas a maioria dos sons capturados estará na frente do microfone.
- Os microfones omnidirecionais capturam o som de todas as direções igualmente. Um podcaster pode usar esse tipo se espera criar gravações de som de vários ângulos diferentes. Normalmente, essa não seria a melhor escolha para podcasters, pois é provável que capte muito ruído de fundo indesejado.
- Figura 8 ou microfones bidirecionais captam sons de dois lados. Se você estiver interessado em fazer um podcast no estilo de entrevista, talvez se interesse por esse estilo. O som será capturado apenas na frente e atrás do microfone, não nas laterais.
- Os microfones Shotgun são semelhantes a um microfone cardióide, mas a captação do som é ainda mais direcional. Este tipo de microfone capta apenas o som bem na frente dele e bloqueia todos os outros ruídos do ambiente.
- Os microfones selecionáveis/de vários padrões permitem alternar entre as direções para que você possa usar o microfone em diferentes situações.
Braço de lança ou suporte
Seu microfone pode vir com um suporte, mas se não vier, você vai querer comprar algo para mantê-lo estável. Um suporte será mais barato, mas um braço boom pode ser útil para posicionar facilmente seu microfone.
Montagem de choque
Qualquer coisa que você possa usar para reduzir a poluição sonora indesejada vale o investimento extra. Uma montagem de choque é especialmente útil para um braço de lança, mas também é útil se você estiver usando um suporte.
Essencialmente, a montagem de choque absorve qualquer movimento que aconteça ao redor do microfone.
Por exemplo, se você bater acidentalmente na mesa durante a gravação, a montagem antichoque absorverá o movimento e você não captará sons adicionais do movimento.
filtro pop
Certos sons usados rotineiramente na fala podem ser amplificados quando falados em um microfone. Exemplos disso seriam os sons “p” e “b”.
Estes são referidos como sons plosivos. Se você estiver muito perto do microfone, eles podem soar altos e irritantes.
O som distrai e incomoda os ouvidos, e é por isso que muitas pessoas optam por usar um filtro pop em seus microfones.
Cabo USB
Um cabo USB é necessário, quer você tenha escolhido usar um microfone USB ou um microfone XLR.
No caso do microfone USB, você precisará de um cabo para conectá-lo diretamente ao computador. Para o microfone XLR, você precisará de um cabo USB para conectar o mixer ao computador.
Mixer
Se você estiver usando um modelo de microfone XLR, também precisará de um mixer.
Um mixer não é essencial para o processo de podcasting se você tiver um microfone USB, mas pode ser um benefício real para o som do seu podcast se você quiser atualizar – ele oferece mais controle sobre suas gravações de áudio.
Suponha que você esteja entrevistando alguns convidados para o seu podcast. Um pode falar alto, enquanto o outro pode ser mais suave.
Nesse caso, você pode controlar o volume das gravações de ambos, amplificando o alto-falante mais baixo e suavizando a voz do convidado mais alto.
Aprimoramentos embutidos, backup para gravações e a capacidade de fazer produções ao vivo com efeitos sonoros adicionais são usos adicionais para um mixer.
Quando estiver pronto para pegar um microfone, escolha um da minha lista dos melhores microfones de podcast econômicos .
4. Escolha o software de gravação e edição
Gravar e editar seu áudio é uma parte essencial do lançamento de um podcast.
A parte de edição do podcasting pode ser um processo muito demorado. Com isso em mente, certifique-se de escolher um que seja fácil de usar e capaz o suficiente para fazer o que você precisa.
Incluí um breve resumo de alguns dos melhores softwares de edição e gravação – programas gratuitos e premium.
Banda de garagem
O GarageBand é extremamente popular entre os usuários de Mac. Se você possui um Mac, pode baixar o DAW (estação de trabalho de áudio digital) gratuitamente, o que é um grande bônus.
O Garageband é fácil de usar e é um editor útil, especialmente para podcasters iniciantes.
Com o Garageband, você pode usar um editor de áudio multipista para criar seus podcasts. Como o WordPress, também existem plug-ins disponíveis para o Garageband para oferecer mais opções.
O Garageband raramente trava e a curva de aprendizado é pequena em comparação com algumas outras plataformas.
Os recursos adicionais do Garageband incluem:
- Biblioteca de som completa
- Criar música sem um instrumento
- Plug-ins de efeitos de áudio
- Compressão
- equalizador visual
Algumas desvantagens do Garageband são: ele está disponível apenas para usuários de Mac e não possui tantos recursos quanto as plataformas mais avançadas.
Audácia
Para aqueles que não possuem produtos Apple, o Audacity é um editor de áudio digital gratuito que funciona com produtos Mac, bem como com os sistemas operacionais Windows e GNU/Linux.
O Audacity é um software de áudio de código aberto, o que significa que pode ser aprimorado por outros usuários. Em comparação com o Garageband, o Audacity não é tão amigável e a interface não é tão atraente.
Apesar desses inconvenientes, o Audacity oferece muitos dos recursos necessários para iniciar um podcast, incluindo:
- medidores de nível
- Gravações de várias faixas
- Compressão
- Remoção de ruído
- Capacidade de gravar áudio ao vivo
- Efeitos sonoros como alterar a velocidade ou o tom
- Escreva seus próprios efeitos de plugin
- Edite arquivos de som WAV, AIFF, FLAC, MP2, MP3 ou Ogg Vorbis
Hindenburg
Agora que discutimos as opções de gravação gratuita, vamos ver aquelas que exigem um prêmio. Primeiro, o software de edição de áudio Hindenburg DAW .
Nick Dunkerely e Preben Friis são os fundadores da Hindenburg Systems, empresa responsável pelo software de edição de áudio Hindenburg.
Nick Dunkerley tem experiência em engenharia de som e jornalismo de rádio, e Preben Friis em desenvolvimento de software.
A Hindenburg Systems oferece vários produtos de gravação de áudio, cada um carregado com mais recursos.
A opção mais barata é o Hindenburg Journalist. Isso inclui:
- Capacidade de trabalhar em todos os sistemas operacionais
- Níveis automatizados
- Edição não destrutiva
- Efeitos integrados
- Prancheta
- perfil de voz
- Gravações de várias faixas
- Ligar faixas
- Os formatos de arquivo incluem: WAV, MP3, M4a e AIFF
O Hindenburg não é a opção mais barata das versões premium, mas uma das coisas mais atraentes é que ele é direcionado especificamente para pessoas no nicho de rádio e podcasting.
Apple Logic Pro X
O Apple Logic Pro X é uma estação de trabalho de áudio digital (DAW) de nível profissional. Aqueles que estão familiarizados com o Garageband, mas desejam uma atualização, podem gostar deste programa.
A vantagem de usar o Logic Pro X é que ele é compatível com Garageband, então você pode mover seus arquivos facilmente de um programa para outro.
O Logic Pro X é mais voltado para músicos, mas vem com alguns recursos que também beneficiam os podcasters.
Aqui estão alguns dos recursos que acompanham o Logic Pro X:
- Smart Tempo
- Plug-ins disponíveis
- Transforma seu iOS em um mixer
- Efeitos e instrumentos
- Os patches estão disponíveis
- Horário flexível
- Passo flexível
- Controles midi avançados
- Automação
O Apple Logic Pro X funciona apenas para usuários de Mac, então essa não seria a escolha para quem usa outros sistemas operacionais.
Adobe Audition
Adobe Audition é uma estação de trabalho de áudio digital (DAW) premium que oferece uma assinatura mensal.
Uma das coisas de que gosto no Adobe Audition é que eles atendem a muitos audiófilos diferentes, incluindo podcasters. Se você verificar o site deles, eles incluem uma seção que descreve os recursos mais importantes para eles.
Esses recursos incluem:
- Capacidade de ajustar os níveis
- Biblioteca de efeitos sonoros isentos de royalties
- Gravação multipista
- Edição de forma de onda e multipista
- Recursos de podcasting como dicas e tutoriais
- Redução de ruído adaptável
- Análise espectral
- Capacidade de definir o seu “volume”
- Ferramentas de restauração e reparo
- Pode exportar em vários formatos
A maior desvantagem do Adobe Audition é que você não pode pagar uma taxa única e possuir os direitos do programa. Você tem que pagar mensalmente, o que pode ser um impedimento para podcasters, especialmente iniciantes.
Um aspecto positivo é que você pode adquirir uma assinatura mensal de todos os aplicativos da Adobe, incluindo o Adobe Audition. Isso economizará dinheiro se você também estiver interessado em usar o Photoshop, Illustrator, Lightroom e outros aplicativos da Adobe.
descrição
O Descript é um software de gravação de áudio focado em podcast que também requer uma assinatura mensal. Nos últimos anos, esta empresa tem feito coisas muito novas e empolgantes para podcasters.
Primeiro, o Descript pegará seus arquivos de áudio e os transformará em arquivos de texto que você pode editar. Se você deseja apagar uma seção de áudio, pode fazê-lo com a mesma facilidade com que edita um documento escrito.
Outro recurso inovador do Descript é a capacidade de adicionar novas palavras às suas gravações. Se você quiser alterar uma palavra, pode fazê-lo facilmente, usando o Overdub.
(Eles observam que você só pode usar Overdub com sua própria voz e não com a de outras pessoas.)
Aqui está um resumo de alguns recursos adicionais que você obterá com o Descript. Algumas dessas opções estão disponíveis apenas em planos atualizados.
- colaboração
- Overdub que permite adicionar novas palavras a uma gravação
- Transcrição
- Detecção de alto-falante
- Transcrição de vídeo
- Edição multipista
- Crossfades
- Agrupamentos de faixas
- automação de volume
- Exportação de arquivo
Como o Adobe Audition, é necessária uma assinatura mensal para usar este serviço.
Zencastr
O Zencastr , assim como o Hindenburg, é voltado para podcasters. Isso o torna uma combinação fácil se você estiver procurando por um software de gravação de áudio para iniciar seu podcast.
Aqui estão alguns dos destaques que o Zencastr oferece:
- Faixas separadas para cada convidado
- Soundboard para uma opção de edição ao vivo
- Pós-produção automática
- Integração da unidade de nuvem
- VoIP integrado para que você não precise usar serviços de terceiros para convidados fora da cidade
- Grave em WAV sem perdas
- Funciona em vários sistemas operacionais
O Zencastr também tem alguns contras evidentes. Primeiro, eles não facilitam o upload do áudio gravado para um host de podcast como Apple ou Google Podcasts. Para fazer isso, você precisa de um serviço terceirizado como o Anchor.
Outra desvantagem é o custo. Eles oferecem uma versão limitada gratuita, mas há uma cobrança mensal para a versão premium e não é barata.
Além disso, alguns usuários reclamaram que o serviço às vezes pode não ser confiável .
Um dos principais atrativos deste produto é a capacidade de gravar convidados de outro local. No entanto, algumas pessoas relataram que os convidados não conseguem se conectar e os arquivos de áudio foram perdidos após a gravação.
Podcastle
O Podcastle é uma plataforma de criação de áudio colaborativa com inteligência artificial que ajuda iniciantes e profissionais a criar facilmente podcasts de qualidade profissional.
A melhor parte do Podcastle é que ele tem uma interface muito amigável que torna todo o processo muito fácil e divertido. O Podcastle também funciona muito bem para criadores de audiolivros, educadores e todos os outros que trabalham com áudio.
Suas principais características incluem:
- gravação de som HD
- Entrevista remota multipista
- Remoção de ruído de fundo (pó mágico)
- Editor de áudio intuitivo
- Conversor de texto para fala
- Ferramenta de re-voz com peles de voz AI de som natural
- Uma extensa biblioteca de faixas de música e efeitos sonoros
- Exportando com vários formatos de áudio
- Remoção de silêncio
Como no Descript, você pode editar sua faixa de áudio convertendo-a em texto e removendo todas as partes desnecessárias diretamente do Editor de texto. O conversor de fala para texto também permite que você obtenha rapidamente transcrições automáticas do seu podcast, que você pode postar posteriormente em seu site e impulsionar o SEO do seu podcast.
Existem três pacotes principais de preços oferecidos no Podcastle. Você pode começar com o pacote gratuito que tem tudo o que você precisa para iniciar sua jornada de podcasting. Se você, mais tarde, decidir aumentar o nível do seu jogo, poderá experimentar os pacotes Storyteller ou Podcastle Pro, que vêm com US $ 11,99 mensais e US $ 23,99, respectivamente.
Para grandes empresas ou grandes equipes de criação de áudio, o Podcastle também oferece o pacote de preços Team que é customizado de acordo com as necessidades da sua empresa.
Gravação de entrevistas à distância
Se você planeja fazer um podcast no estilo de entrevista, pode descobrir que alguns de seus convidados estão distantes de sua localização.
Em vez de fazê-los vir até você, você pode usar um software de gravação que permite gravá-los remotamente.
Além do Zencastr, existem alguns outros programas disponíveis.
Squadcast
O Squadcast é um software de gravação premium que não requer instalação, plug-ins ou extensões para funcionar. Seu entrevistado pode não estar interessado em baixar o software para o computador, então esta é uma boa opção para uma entrevista única.
Com o Squadcast, você pode agendar entrevistas, gravar áudio em arquivos WAV separados e organizar em uma biblioteca. As gravações são colocadas em backups na nuvem, para que você não as perca.
Este programa é fácil de usar, mas ambas as partes devem usar o Chrome para executá-lo.
skype
O Skype é outra opção para entrevistas remotas em podcast. Esta não seria minha primeira escolha por uma variedade de razões. O áudio gravado é de baixa qualidade e você só pode baixá-lo em um arquivo de vídeo MP4. Também há problemas com conectividade e problemas de som.
Estou incluindo na minha lista porque muitos podcasters já usaram o Skype como recurso e nele é possível gravar entrevistas. Ainda assim, não seria o que eu recomendaria.
Ampliação
Se você está procurando uma opção gratuita, experimente o Zoom . Também existem versões premium, mas para reuniões pessoais como as que você teria em uma entrevista em podcast, a versão gratuita funciona bem.
O Zoom não oferece tantos recursos quanto o Squadcast, mas grava áudio de boa qualidade e salva o áudio de cada palestrante em uma faixa diferente.
5. Direitos autorais e marcas registradas do seu podcast
Os direitos autorais do seu podcast podem não ser a primeira coisa em sua mente quando você nem gravou sua primeira faixa, mas é algo que você deve estar ciente ao lançar e desenvolver seu podcast.
Deixe-me ser claro – não sou advogado. Meu conselho se limita a práticas comuns de direitos autorais e marcas registradas e nada mais. Para uma compreensão clara das práticas jurídicas, procure um advogado que possa ajudá-lo a registrar seu podcast.
Além disso, as informações que compartilho abaixo se aplicam apenas às leis dos EUA e não são aplicáveis em outros países.
O que são direitos autorais?
Um copyright protege seus esforços criativos de serem usados ou levados por outra pessoa (especialmente para fins lucrativos).
O US Copyright Office explica , “Copyright é uma forma de proteção fundamentada na Constituição dos EUA e concedida por lei para obras originais de autoria fixadas em um meio tangível de expressão. Os direitos autorais abrangem obras publicadas e não publicadas.”
Os direitos autorais, embora não sejam uma posse física, são categorizados como propriedade intelectual. Isso significa que você o possui, mesmo que não possa ser acessado fisicamente.
O US Copyright Office explica o que é e o que não é coberto por esta proteção ,
Os direitos autorais, uma forma de lei de propriedade intelectual, protegem obras originais de autoria, incluindo obras literárias, dramáticas, musicais e artísticas, como poesia, romances, filmes, canções, software de computador e arquitetura.
Não protege fatos, ideias, sistemas ou métodos de operação, embora possa proteger a forma como essas coisas são expressas. [grifo meu]
Sua propriedade intelectual é protegida por leis de direitos autorais, mas isso não se aplica a coisas como fatos ou ideias.
Por exemplo, digamos que você tenha um podcast focado principalmente em eventos históricos do início da história americana. Você, é claro, não possuiria os direitos de todos os fatos e registros associados a esse período.
No entanto, se as pessoas estiverem copiando seu formato exato ou usando suas palavras ou frases exatas OU se estiverem usando gravações reais de seu podcast sem permissão, elas podem estar violando as leis de direitos autorais.
Então, como você pode garantir que seu podcast seja protegido como propriedade intelectual?
Registre seu podcast com um escritório de direitos autorais
A boa notícia é que, assim que seu trabalho é criado, ele já está protegido pelas leis de direitos autorais.
Não há etapas adicionais que DEVEM ser feitas para proteger sua propriedade. No entanto, caso surja uma disputa sobre seu podcast, é útil ter um documento já estabelecido para respaldar sua reivindicação.
Para registrar seu podcast, você pode enviar um formulário eletrônico ou em papel para um Escritório de direitos autorais . O registro online é mais rápido e geralmente mais barato.
O que é Marca Registrada?
A marca registrada é frequentemente confundida com direitos autorais, mas são duas coisas diferentes.
A lei de direitos autorais protegerá trabalhos publicados ou não publicados, mas uma marca registrada protege palavras, frases, símbolos ou designs que identificam o trabalho. Em outras palavras, uma marca registrada protege a marca do seu podcast.
Como registrar sua marca de podcast
Um bom lugar para começar a registrar seu podcast é primeiro descobrir se ele já está sendo usado. Mesmo que não tenha sido registrado, alguém que o tenha usado pode ter mais direitos do que você.
Como os direitos autorais, você não precisa absolutamente registrar sua marca para ter direitos sobre ela. No entanto, é uma boa prática para estabelecer seus direitos sobre sua marca. É ainda melhor fazer isso antes que surja um problema.
Para registrar seu nome, logotipo e marca, você precisará registrá-lo no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO).
Embora não seja uma exigência, se você for um cidadão dos EUA, o USPTO , “incentiva você a contratar um advogado licenciado nos EUA especializado em direito de marcas registradas para orientá-lo no processo de registro”.
6. Crie um formato para o seu podcast
Cada podcast tem um tema um pouco diferente. Alguns são roteirizados, enquanto outros são gravados na hora.
Ao pensar em como iniciar seu podcast, imagine qual formato você gostaria de usar. Abaixo, discutirei os diferentes formatos comumente usados e fornecerei exemplos reais de cada um.
Podcasts de entrevistas
Talvez o tipo de podcast mais popular seja o estilo de entrevista. Essa variedade normalmente terá um ou dois apresentadores e um palestrante convidado para cada episódio.
O palestrante convidado terá alguns insights adicionais sobre o tópico discutido no podcast e geralmente compartilhará alguma experiência da vida real.
Alguns exemplos incríveis de ótimos podcasts de entrevistas incluem:
sem falha
Without Fail , apresentado por Alex Blumberg (ex- This American Life ), explora a ideia de fracasso. Os convidados do programa não são todos famosos, mas são reunidos por suas experiências com o fracasso.
Como eu construí isso com Guy Raz
How I Built This with Guy Raz é um podcast que apresenta entrevistas com empreendedores e donos de empresas e discute as histórias por trás de seu sucesso.
Entre os entrevistados estão Jimmy Wales, criador da Wikipédia, Michael Dell, da Dell Computers, e Katrina Lake, da Stitch Fix.
nerd
Nerdette é um podcast apresentado por Greta Johnsen. Em seu podcast, ela discute uma série de tópicos, incluindo filmes, televisão, livros, músicos e muitas outras formas de entretenimento.
Ela também cobre basicamente tudo o que acha interessante, incluindo espiãs na guerra civil, programação de computadores e mulheres em viagens espaciais.
Nerdette era originalmente para ser co-apresentado com Tricia Bobeda, mas recentemente foi apresentado apenas por Great Johnsen.
Nerdette já hospedou muitas pessoas famosas como Tom Hanks, Stephen King, Margaret Atwood, Tia Taylor e George RR Martin.
Podcasts solo
Outro formato popular de podcasting é o podcast solo. Esse é o tipo de podcast em que uma pessoa fala durante toda a transmissão.
Do ponto de vista da edição, isso é o mais fácil, mas criar um conteúdo atraente pode ser difícil para um ato solo.
Alguns exemplos de podcasts solo de sucesso são:
História hardcore de Dan Carlin
Muitas pessoas gostam de ouvir podcasts históricos porque são simultaneamente entretidas e educadas por histórias históricas.
Dan Carlin oferece podcasts de formato longo que incluem tópicos como o Holocausto Celta, grandes pragas ao longo da história e pensamentos sobre Winston Churchill.
Dan Carlin existe há muitos anos e Hardcore History é um dos primeiros exemplos em que as pessoas pensam quando pensam em um bom podcast solo.
Um host ou vários hosts e um painel de pessoas
Se você está procurando um tipo diferente de podcast no estilo de entrevista, também pode escolher um host e um painel de pessoas. Muitas vezes, esse estilo de podcast pode parecer que você está ouvindo uma conversa interessante.
Uma desvantagem desse estilo é que pode ser difícil encontrar vários convidados para cada episódio. A recompensa pode valer a pena, mas certamente pode ser um formato desafiador, especialmente para o novo podcaster.
Alguns exemplos de podcasts de painel são:
Hora de ir
Go Time é um podcast de tecnologia com um painel de especialistas discutindo as próximas notícias e informações sobre tecnologia.
Este podcast tem o mesmo grupo de palestrantes todas as semanas e eles abordam tópicos como infraestrutura de nuvem, editores de código, criação de ferramentas de pesquisa, design de aplicativos e muito mais.
O painel serve como anfitrião deste podcast, mas às vezes eles adicionam convidados especiais à sua programação.
Podcast co-apresentado
Um podcast co-hospedado pode ser um dos formatos mais fáceis que você pode usar.
As vantagens desse formato são duas pessoas que podem se alimentar facilmente. Você não tem uma pessoa para preencher todo o tempo no ar e não precisa se preocupar em encontrar convidados para entrevistas.
A desvantagem é que esses dois precisam criar todo o conteúdo divertido e não podem obter conteúdo criativo de seus convidados.
Alguns podcasts co-apresentados são:
Isso é estranho
That’s Weird foi ao ar seu último podcast em janeiro de 2020, mas é um podcast co-hospedado que atravessou os tópicos de todas as coisas estranhas.
No programa, as coapresentadoras Ashley e Kristy falam sobre teorias da conspiração, história e acontecimentos estranhos no mundo. Alguns tópicos abordados no programa são a morte de Jefferey Epstein, Chernobyl, Ted Bundy Mysteries.
Eles também discutiram outras histórias fascinantes que podem não ser tão facilmente reconhecíveis, como os assassinatos do lago Badom, o desastre silencioso em massa e os assassinatos de Hinterkaifeck.
Podcasts de não ficção com script
Muitos podcasts são criados com um esboço solto e conversas orgânicas entre anfitriões e convidados.
Depois, há os podcasts totalmente roteirizados. O primeiro que veremos é o podcast com roteiro de não ficção .
Na realidade, Hardcore History que mencionei acima é um exemplo de podcast solo e podcast de não ficção com roteiro. Um podcast de não ficção com roteiro tem um roteiro escrito e pesquisado com antecedência.
Esta vida americana
Provavelmente, um dos podcasts de não ficção com roteiro mais famosos é This American Life , apresentado por Ira Glass. Possui cerca de 2,5 milhões de downloads semanais.
Este podcast é um podcast jornalístico que envolve enredo e narrativa.
Essas histórias são sobre pessoas e eventos divertidos e geralmente têm reviravoltas na história ou narrativas convincentes. Houve mais de 600 episódios desde que foi lançado em 1995 (antes mesmo de existir o podcasting).
Podcasts de ficção com roteiro
Podcasts de ficção com roteiro, também chamados de podcasts de drama de áudio, são outro tipo comum de podcast. Muitas vezes, são histórias de ficção em série que os ouvintes podem sintonizar semanalmente ou quinzenalmente para uma nova parcela.
Essas histórias podem ser altamente viciantes e uma combinação perfeita para o público que gosta de audiolivros.
Este formato é menos saturado do que outros formatos e requer um bom trabalho tanto na escrita quanto na gravação da série (especialmente se incluir dubladores adicionais).
Aqui estão alguns exemplos de podcasts de ficção com roteiro:
As Aventuras Alienígenas de Finn Caspian
The Alien Adventures of Finn Caspian é uma história de ficção roteirizada para crianças. O apresentador Jonathan Messinger está contando toda a história, então não há necessidade de incluir muitos outros dubladores.
Messinger descreve o podcast como “uma história de ‘gangue misteriosa’, mais ou menos como Scooby-Doo encontra Buffy, a Caçadora de Vampiros, no espaço”.
A cada semana, um novo episódio é adicionado e Messinger conta a história de um menino de oito anos e seus amigos navegando no espaço e resolvendo mistérios.
Combinação do acima
Existe outro tipo de podcast que se baseia em muitos outros formatos.
Isso pode parecer um monte de coisas diferentes. Pode ser um podcast com co-apresentadores e um convidado ocasional. Pode ser um roteiro de não ficção para alguns episódios e estilo de entrevista para outros episódios.
Alguns têm vários elementos diferentes de podcast em um episódio. O início do episódio pode ser um apresentador solo que fala um pouco seguido de um painel de convidados.
A combinação ou podcast híbrido é uma combinação que atende às necessidades do podcaster. Em outras palavras, é o tipo de podcast que permite escolher o que você quer fazer semana a semana.
Exemplo de uma combinação de podcast:
Jocko Podcast
Jocko Podcast usa um formato interessante. No início do episódio, o ex-fuzileiro naval Jocko Willink, costuma fazer uma resenha de um livro relacionado aos militares. O programa é centrado em ideias sobre liderança, militares, condicionamento físico e saúde geral.
Na última parte do programa, ele e seu co-apresentador Echo Charles respondem a perguntas dos ouvintes. Jocko Willink também ocasionalmente terá convidados no programa.
7. Grave seu primeiro episódio de podcast
Você tem seu hardware, software e um bom formato pronto para uso. Agora é hora de gravar seu primeiro podcast. Isso é super emocionante – aqui estão algumas coisas para se manter em mente ao começar.
Não se preocupe em não atender às suas altas expectativas
Iniciar um podcast é semelhante a iniciar um livro. A primeira coisa que você escreve pode não ser o seu melhor trabalho, mas é melhor do que não escrever nada.
Suas primeiras tentativas podem não ter a melhor qualidade de som e é duvidoso que você já tenha atingido seu ritmo. Mas não deixe que isso o impeça de começar.
Como acontece com qualquer tipo de marketing de conteúdo – blogs, YouTube ou podcasting – as coisas melhoram com o tempo.
Não se preocupe se seus episódios iniciais não forem destruidores. As coisas vão melhorar e, eventualmente, você poderá retornar aos seus primeiros podcasts e ver o quanto melhorou.
Use um esboço
Se você não estiver fazendo um episódio totalmente roteirizado, ainda deve ter algum tipo de esboço. Criar um esboço de podcast ajuda a evitar divagações quando você fica sem coisas para dizer.
Você pode mantê-lo tão simples ou complexo quanto quiser, mas definitivamente recomendo ter um esboço para cada podcast, incluindo possíveis tópicos que você gostaria de abordar. Se você estiver entrevistando alguém, tenha uma lista de perguntas que gostaria de fazer. Você pode não ser capaz de cobri-los todos, mas ter uma longa lista ajudará a evitar que sua entrevista fique estagnada.
Configure sua área de gravação
Finalmente, escolha um bom local para gravar. Muitos de nós gravamos podcasts de nossas próprias casas, mas é uma boa ideia ter um local dedicado para isso.
Se necessário, você pode querer isolar a área o máximo possível para evitar ruídos de fundo indesejados. Isso seria útil especialmente em casas com filhos ou colegas de quarto.
Alguns podcasters até usam um closet para gravar seu podcast, porque é privado e há muitos materiais macios ao redor que absorvem o som.
8. Edite seu podcast
Editar seu podcast é uma das partes mais demoradas do processo de podcasting. É também a parte do podcasting que pode fazer uma grande diferença.
A pós-produção é onde você pode corrigir erros de áudio, remover o tempo morto e seções chatas da gravação. Você pode transformar uma gravação bastante medíocre em algo muito melhor com boas habilidades de edição.
Não vou dizer exatamente como editar seu áudio, porque cada software de edição é um pouco diferente.
O que vou compartilhar, porém, é que, independentemente do programa que você escolher – manter suas conversas curtas sem muito tempo de silêncio, pausas ou pausas na fala são algumas práticas recomendadas simples que manterão seus ouvintes mais envolvidos e provavelmente permanecerão por um episódio completo.
Importe seu áudio
Como todos os softwares de edição são diferentes, esta etapa pode não ser necessária. Alguns softwares de edição de áudio gravam o áudio diretamente no software de edição. Se não for o seu caso, você precisará importar a gravação de áudio.
Você também pode pagar outros serviços para editar seus podcasts para você.
9. Desenvolva uma programação de podcasting
Você gravou seu primeiro podcast e está realmente começando a se sentir bem.
A edição está no ponto e você mal pode esperar para que seus amigos e familiares ouçam o que você criou. Antes de publicar seu podcast para o mundo inteiro ouvir, há algumas coisas que você deve fazer primeiro.
Gravar episódios extras
Em vez de gravar seu primeiro podcast e carregá-lo rapidamente em sua plataforma de hospedagem de podcast , você deve primeiro gravar alguns episódios.
Por que? É fácil ficar para trás quando se trata de qualquer tipo de criação de conteúdo. Suponha que você queira postar um novo podcast semanalmente, quinzenalmente ou até mensalmente.
É muito útil ter alguns episódios em sua lista antes do lançamento. Isso ajudará se você tiver uma semana lenta ou se um episódio demorar mais do que o esperado para gravar.
Se você entrevistar pessoas para o seu podcast, pode achar que leva mais tempo para agendar os entrevistados certos.
Se o seu podcast requer muita redação e pesquisa, como um podcast de não ficção com roteiro, você pode descobrir que alguns episódios exigem apenas um pouco mais de trabalho antes de ficarem prontos.
Faça um favor a si mesmo e crie vários episódios antes de compartilhá-lo com todos que você conhece.
Decida com que frequência você deseja fazer um podcast
A frequência com que você deve enviar novos episódios é uma questão de opinião. Existem alguns fatores a serem levados em consideração:
- Quanto tempo você tem para se dedicar ao podcast
- A duração do seu podcast
- Quanto tempo você deseja dedicar ao podcasting
- O objetivo do seu podcast
- Se você planeja monetizar seu podcast
Responder a essas perguntas ajudará você a desenvolver uma ideia realista de quantas vezes você deve enviar novos podcasts.
Quando você está apenas começando, não fique excessivamente ambicioso. Talvez uma vez por mês seja o suficiente. À medida que seu podcast cresce e você começa a ganhar dinheiro com ele, você deve pensar em gravar com mais frequência.
O ponto principal é ser consistente e comprometer-se a gravar e enviar novos episódios regularmente. Escolha um dia e hora para lançar seu mais novo podcast para que seu público crescente saiba quando esperar a próxima parcela.
10. Escolha sua hospedagem de podcast
O próximo passo é carregar seu podcast e hospedá-lo online. Para que as pessoas o ouçam, você precisará escolher um host de podcast. As empresas de hospedagem de podcast são o intermediário do seu software de gravação para diretórios como Google Play e Apple Podcasts.
Muitas pessoas pensam que você pode enviar suas gravações de áudio diretamente para o iTunes, mas na verdade não é o caso. As gravações de áudio são muito grandes e precisam ser armazenadas em algum lugar. É aí que entra a hospedagem de podcast.
Há muitos para escolher, então darei uma introdução a alguns dos mais populares.
Buzzsprout: Plano gratuito (limitado) ou US$ 12,00/mês
Buzzsprout é um dos nomes mais reconhecidos e respeitáveis na hospedagem de podcast hoje. Seu site é fácil de navegar e eles compartilham uma tonelada de informações úteis sobre podcasting. Para iniciantes, o Buzzsprout é uma opção realmente sólida.
Algumas coisas que o Buzzsprout oferece:
- Conexão com os principais diretórios de podcast
- Estatísticas e análises de podcasts
- Um player do Buzzsprout que você pode carregar no seu site
- Otimização automática de episódios
- transcrições de podcast
- Afiliados para ajudar na monetização
- Marcadores de capítulo
- Crie soundbites visuais para mídias sociais
O Buzzsprout oferece preços mensais e seu plano mais barato é de US$ 12/mês para 3 horas de gravações mensais. O plano principal deles é de US$ 24/mês para 12 horas de gravações, mais US$ 2 adicionais por hora. Você também pode experimentá-los gratuitamente (aqui) por 90 dias e 2 horas de gravações.
PodBean: Plano gratuito (limitado) ou US$ 9,00/mês
O Podbean existe desde 2006 e hospedou mais de 310.000 podcasters. Este host de podcast também é fácil de usar. Você pode experimentá-los gratuitamente com seu plano limitado.
O que você obtém com o PodBean:
- Interface fácil de usar
- Hospedagem ilimitada (os planos variam)
- Site de podcast gratuito
- Publicação programada
- Publicação de podcast móvel
- Leitor incorporável
- Integração de e-mail
- Compartilhamento de mídia social
- Compartilhe nos principais diretórios de podcast
- Estatísticas e análises do usuário
Os planos do Podbean variam de grátis a US$ 99/mês. Com o plano gratuito, você pode armazenar até 5 horas de gravações.
O plano superior é de $ 99/mês para espaço de armazenamento e largura de banda ilimitados – no entanto, esse plano não seria necessário para um podcaster solo como a maioria de nós.
Cativar: US$ 17,00/mês
O Captivate é um dos hosts de podcast mais recentes da nossa lista. O foco principal do Captivate é ajudar os podcasters independentes a aumentar o público.
Aqui está o que o Captivate oferece:
- Interface fácil de usar
- suporte 24/7
- Cobrança mês a mês
- Migração gratuita de podcast
- Promoção incorporada ao reprodutor de mídia
- Incorporação para mídias sociais e sites
- Conexão com todos os principais diretórios de podcast
- Integração com um plugin WordPress
- estatísticas de podcast
Os preços do Captivate variam de US$ 19/mês para 12.000 downloads mensais a US$ 99/mês para 150.000 downloads.
O Captivate também oferece uma avaliação gratuita de 7 dias para que você possa testar seus serviços de hospedagem de podcast por conta própria.
Transistor: 19,00/mês
O Transistor.fm é um host de podcast lançado em 2018. Essa plataforma de publicação é mais recente, mas foi criada por podcasters para podcasters.
Eles hospedam mais de 4.000 podcasts, incluindo alguns notáveis, como Basecamp, VH1 e o Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA.
Alguns dos recursos do Transistor.fm incluem:
- Conecte-se a muitos diretórios de podcast
- Análise detalhada de podcast
- Incorpore o player diretamente ao seu site
- Número ilimitado de shows
A Transistor.fm oferece três planos que variam de US$ 19/mês a US$ 99/mês para um plano de negócios. O plano Starter permite fazer até 10.000 downloads mensais e os planos empresariais permitem até 150.000 mensais.
Embora eles não ofereçam um plano de hospedagem de podcast gratuito (como muitos outros neste setor), seus planos pagos oferecem muito suporte prático à medida que você aumenta seu público .
Palestrante: US$ 7,00/mês
O Spreaker foi lançado em 2010 e hospeda milhares de podcasts e milhões de usuários ativos mensais. Em 2018, eles foram adquiridos pela Voxnest, empresa de tecnologia de áudio.
Alguns dos recursos que você obtém com o Spreaker incluem:
- Hospedagem de vários podcasts
- Sistema de gerenciamento de conteúdo para revisar tudo sobre seu podcast
- Conectado aos principais diretórios de podcast
- Ajude a monetizar seu podcast
- Estatísticas sobre ouvintes
- Spreaker promove podcasts para atingir um público mais amplo
O Spreaker oferece três planos que variam de US$ 0/mês a US$ 45/mês. O plano gratuito é bastante limitado e não inclui recursos como um feed RSS personalizável ou monetização programática.
Por fim, com o Spreaker, você provavelmente desejará atualizar em breve para um de seus planos pagos, a fim de desbloquear os recursos mais úteis para executar um podcast de sucesso.
11. Crie uma arte para seu podcast e escreva uma descrição
Marcar seu podcast é uma maneira de fazer com que as pessoas experimentem seu podcast. Uma boa arte e uma descrição atraente podem ser a diferença entre alguém que escolhe ouvir ou alguém que escolhe ignorar seu podcast.
Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a criar a capa e a descrição mais cativantes.
Como criar arte de capa ou logotipo de podcast
- Não complique demais . Tem que ser visualmente atraente, mas não precisa ser altamente detalhado.
- Certifique-se de que é do tamanho certo. A maioria das fontes recomenda que o logotipo do seu podcast seja 1400 x 1400 ou 3000 x 3000.
- Formate-o corretamente. O logotipo do seu podcast deve ser PNG, JPEG e no espaço de cores RGB.
- Atrai o seu público? Imagine seu público e o que os faria querer escolher seu podcast.
- Use aplicativos como o Canva para criar sua arte. Existem muitos aplicativos que você pode usar para ajudar a criar sua arte. O Canva é fácil de usar e gratuito para opções limitadas.
- Pague alguém para fazer isso. Pode ser que sua melhor aposta seja ter um especialista criando a arte para você. É fácil encontrar alguém no Fiverr que seja experiente e possa fazer arte profissional para você.
Aqui estão alguns exemplos de podcast populares para inspirar sua arte.
Meu assassinato favorito com arte de capa de Karen Killgariff e Georgia Hardstark chama sua atenção. Ele usa letras de nota de resgate para mostrar que tipo de podcast é: um que discute assassinato.
Coisas que você deve saber está no topo das paradas e prova que você não precisa de um design excessivamente complicado para ser visualmente atraente.
Como escrever uma descrição de podcast
- Deixe os ouvintes saberem do que se trata. Não deixe seu público potencial esperando. Deixe-os saber exatamente o que seu podcast abordará e por que eles devem ouvir. Diga a eles o que eles ganharão ao ouvir seu podcast: eles aprenderão com você? Seu podcast os fará rir? Você compartilhará histórias fascinantes da história ou novas descobertas na ciência? Diga a eles exatamente sobre o que você falará em seu programa.
- Apelar para o seu público. Assim como sua capa, sua descrição deve corresponder ao público que você deseja atrair. O que sua descrição deve incluir para fazê-los querer apertar o botão de escuta?
- Diga a eles o que o torna especial. Por que as pessoas deveriam ouvir seu podcast? Você tem experiência documentada em seu nicho? Você é um contador de histórias autoproclamado? Você tem convidados fenomenais? Você pode usar sua descrição para mostrar aos ouvintes o que você traz para a mesa.
- Use palavras-chave. Você não quer usar palavras-chave exageradas em sua descrição, mas definitivamente quer incluir palavras-chave que as pessoas pesquisam.
- Lembre-se, o espaço é limitado. Cada diretório de podcast é diferente, mas se você estiver olhando para o iTunes, terá apenas 255 caracteres.
Vou usar minha descrição do meu podcast The Side Hustle Project para mostrar o que fiz.
“Bem-vindo ao Side Hustle Project, um podcast em que exploramos os detalhes minuciosos por trás do que é necessário para iniciar e desenvolver uma atividade lucrativa. Trazido a você pelo empresário, escritor e consultor de marketing de conteúdo, Ryan Robinson.”
Declaro o título do meu podcast, explico claramente o que ele cobre e compartilho por que estou qualificado para discuti-lo.
Aqui está outra descrição do The New York Time’s The Daily :
“É assim que a notícia deve soar. As maiores histórias do nosso tempo, contadas pelos melhores jornalistas do mundo. Hospedado por Michael Bárbaro. Vinte minutos por dia, cinco dias por semana, pronto às 6h”
O New York Times não precisa trabalhar muito para estabelecer sua autoridade, mas ainda definiu o que havia de especial em seu podcast.
Eles vão compartilhar grandes histórias, não vai demorar muito para receber as notícias e eles carregam seu podcast na mesma hora todos os dias.
12. Como atrair ouvintes para o seu podcast
Gravar e distribuir seu podcast é o começo, mas uma vez que você coloca sua arte no mundo, como você consegue ouvintes? Esta é uma parte desafiadora do podcasting, mas há muitas coisas que você pode fazer para aumentar seu público… muitas das quais se inspiram no processo de obter tráfego para um blog também.
A arte de entreter os ouvintes
Assim como na criação de uma estratégia de blog, a melhor e mais importante maneira de atrair ouvintes para o seu podcast é criar um conteúdo que eles tenham interesse em ouvir. Então, o que faz as pessoas quererem ouvir seu podcast?
Aqui estão algumas qualidades que fazem as pessoas quererem sintonizar um podcast:
- Autoridade sobre um assunto
- Grandes oradores convidados
- Controvérsia
- Humor
- Sinceridade
- Relacionabilidade
- Histórias da vida real
- Inspiração
- Narrativa incrível
- fatos surpreendentes
- Intriga
- Conteúdo adequado para crianças
- Calmante ou relaxante
Às vezes, é tão simples quanto perguntar o que tornará seu podcast divertido. Você terá reviravoltas surpreendentes e narrativas de qualidade como This American Life?
Seu podcast será engraçado como No Such Thing as a Fish , um programa de comédia britânico.
Talvez seu podcast ajude as pessoas a adormecer como o podcast Get Sleepy.
Agora é a hora de ser criativo e se perguntar o que fará as pessoas quererem ouvir seu podcast.
Torne-se um convidado em outros podcasts
Uma boa maneira de divulgar o seu podcast é ser um convidado nos podcasts de outras pessoas. Isso aumenta sua autoridade e oferece a oportunidade de alcançar novos públicos.
Para ser convidado para outro podcast, primeiro procure outras pessoas em seu nicho. Encontre um podcast que tenha um público maior que o seu e que atraia o público que você acha que corresponde ao seu.
A próxima coisa que você fará é lançar-se para este outro podcast. Deixe-os saber por que você seria um excelente convidado em seu programa e como você será um benefício para a visão deles.
Depois de ser convidado para um podcast, esteja preparado para compartilhar sua experiência.
Peça um esboço do show com antecedência para que você tenha algo proveitoso a acrescentar à conversa. Além disso, pergunte se você pode aproveitar isso como uma oportunidade para publicar seu próprio podcast.
Faça trocas de trailers e negociações de gritos
Outra ótima maneira de divulgar seu podcast é trocar trailers ou mensagens com outros podcasts do seu nicho.
Essencialmente, em uma troca de trailer, dois podcasts exibem teasers ou trailers um do outro (normalmente no lugar de um anúncio anterior, posterior ou intermediário).
Alternativamente, você pode simplesmente falar sobre os podcasts uns dos outros para seus ouvintes, da mesma forma que você pode falar sobre um produto ou marca que está promovendo.
Para que a promoção cruzada funcione bem, você normalmente precisa encontrar um podcast do mesmo tamanho que o seu. Se o podcast for novo e tiver poucos ouvintes, você não ganhará muito – se for um programa enorme e conhecido, pode ser necessário pagar para exibir seu trailer ou teaser.
Use a mídia social para promover seu podcast
A mídia social é um ótimo recurso para promover seu podcast. Quando você carrega um podcast, pode compartilhar cada episódio com seu público de mídia social. Mas, em vez de parar por aí, crie interesse compartilhando prévias ao longo do caminho.
Compartilhe clipes de áudio curtos antes de lançar um novo episódio. Compartilhe fotos dos bastidores para que as pessoas possam conhecê-lo melhor.
Eles só estão ouvindo sua voz quando ouvem seu podcast. Dê a eles a chance de conhecer sua aparência e o que você faz na vida normal.
Esta é uma boa maneira de construir um relacionamento com seu público e criar uma relação.
13. Monetize seu podcast
Conseguir ouvintes é ótimo, mas se você quiser continuar executando seu podcast a longo prazo, precisará monetizá-lo.
Os custos de equipamento de podcasting e hospedagem podem realmente aumentar com o tempo, além disso, você pode querer pagar por extras como transcrição. E, é claro, você provavelmente deseja obter um bom retorno pelo tempo que investe em seu podcast.
Patrocínios e Anúncios
Uma das formas mais populares de monetizar seu podcast é por meio de patrocínios, em que uma empresa ou marca paga para veicular uma promoção em seu podcast.
Normalmente, isso é feito por meio do apresentador do podcast falando sobre o produto ou serviço do patrocinador, mas você também pode inserir um anúncio pré-gravado do patrocinador, se preferir.
Embora dependa de você quantos anúncios incluir em cada episódio, mais de 2 provavelmente é um exagero. Você poderia posicionar estes:
- Pre-roll (antes da parte principal do podcast)
- Mid-roll (no meio do podcast)
- Ou finalização (como uma chamada para ação no final do episódio)
Normalmente, os anúncios precedentes e finais duram cerca de 15 a 30 segundos e os anúncios intermediários cerca de 60 segundos. Você pode anunciar o mesmo patrocinador duas vezes ou vender slots para diferentes patrocinadores no mesmo episódio.
Normalmente, o mid-roll é o mais caro, pois os ouvintes têm menos probabilidade de pular esse conteúdo. O lançamento final é mais barato, mas também é mais provável que seja ignorado.
Alguns patrocinadores pagarão uma taxa fixa por episódio em que sua promoção aparecer.
Outros pagarão por 1.000 downloads ou escutas (CPM, custo por mil ou custo por mil), ou com base em quantos de seus ouvintes se inscreveram ou compraram deles (CPA, custo por aquisição).
Encontrar patrocinadores pode ser complicado quando seu podcast é novo. Um ótimo ponto de partida é ouvir outros podcasts em seu nicho e abordar as empresas ou marcas que já exibem anúncios nesses podcasts.
No entanto, pode ser necessário aumentar a base de ouvintes do seu podcast antes de atrair patrocinadores.
Outra maneira de veicular anúncios é incluí-los em sua postagem de blog anunciando cada novo episódio de podcast ou incorporá-los às notas do programa para o episódio. Esta é uma ótima maneira de oferecer valor extra aos seus patrocinadores.
Programas afiliados
Como afiliado, você promove produtos ou serviços de outras pessoas em troca de comissão. As comissões de afiliados são rastreadas por meio de links especiais (URLs), por isso é importante usá-los nas notas do programa ou em outro material escrito para o podcast.
Você pode promover todos os tipos de produtos diferentes como afiliado. Alguns renderão alguns centavos em comissão (como promover um livro na Amazon) – outros podem render centenas de dólares (como cursos online, que geralmente oferecem 50% de comissão).
Existem muitos programas de afiliados diferentes para escolher.
Quando você está apenas começando, o marketing de afiliados é uma ótima opção. Você não precisa ter um grande público para começar e é muito acessível.
Eu recomendo que você comece promovendo produtos e serviços que você já gosta e usa – você não quer recomendar inadvertidamente algo que parece ótimo e acaba sendo de baixa qualidade.
Você também deve considerar a melhor forma de integrar seu marketing de afiliados em seus episódios de podcast. Por exemplo, você pode querer escolher produtos relacionados ao tópico que está discutindo ou ter um espaço de “recomendação da semana” no início ou no final de cada episódio.
Ofertas de consultoria
Outra ótima maneira de ganhar dinheiro com seu podcast é vender seus próprios serviços . (Você também pode oferecer produtos, mas oferecer serviços significa que você não precisa gastar tempo e dinheiro criando um produto antecipadamente.)
Uma maneira realmente simples de oferecer um serviço é vender consultoria. Você pode criar acordos ou pacotes diferentes com base em quanto tempo as pessoas desejam contratá-lo – por exemplo, você pode oferecer uma taxa de uma hora e uma taxa de meio dia.
Idealmente, seu tópico de consultoria deve estar relacionado ao seu podcast. Por exemplo, se o seu podcast for sobre design e branding, você pode oferecer consultoria onde aconselha as pessoas sobre sua marca online.
E se você realmente deseja ver um ROI em seu podcast, a parceria com uma agência de podcasting B2B como a Fame pode ajudar a acelerar seus resultados de maneira significativa. Eles fizeram parceria com dezenas de marcas para ajudá-los a lançar, crescer e monetizar podcasts no espaço B2B de várias maneiras.
Se esta é a primeira vez que você presta consultoria, convém oferecer algumas sessões gratuitas para os ouvintes, para que possam obter alguma experiência, feedback e (espero!) Alguns ótimos depoimentos para ajudá-lo a promover seus serviços.
Você pode anunciar sua consultoria da mesma forma que anunciaria qualquer produto ou serviço em seu podcast. Você também deve incluir informações nas notas do programa para cada episódio.
Depois de dominar todos os fundamentos do podcasting, você pode até mesmo oferecer ofertas de consultoria de podcasting, onde você ajuda novos podcasters que precisam aprender a estruturar, criar scripts, gravar, editar e assim por diante.
Tente algo novo: comece seu podcast hoje
Cobrimos muito terreno aqui para garantir que você tenha tudo o que precisa, não apenas para iniciar seu podcast, mas também para crescer e monetizá-lo.
Se você está se sentindo um pouco sobrecarregado, lembre-se de que todos os podcasters começaram com 0 episódios e 0 ouvintes. Todo mundo começa exatamente onde você está agora.
Hoje, crie um conceito e um nome para o seu podcast. Escolha um nicho e pense no seu público e objetivo. (Volte para as etapas 1 e 2 deste artigo se precisar de ajuda.)
Em seguida, faça um plano para iniciar seu podcast, passo a passo. Talvez amanhã você dê uma olhada no equipamento de que precisa.
No final da semana, você terá tentado gravar e editar algumas seções curtas para praticar usando suas ferramentas de podcasting.
A essa altura, no ano que vem, você pode ter milhares de ouvintes e um podcast altamente lucrativo. Você será capaz de olhar para trás hoje, quando deu o primeiro passo, como o começo de tudo.
Deixe um comentário