Coaches poderosos e profissionais ajudam os clientes a superar os obstáculos ao longo da vida, desenvolver habilidades que melhoram suas vidas e os ajudam a alcançar todo o seu potencial.
Mas, como construir um programa de coaching que seja eficaz e profissional, um programa que construa sua reputação como coach? Bem, vamos rever isso no artigo de hoje.
Então, se você está pronto, vamos começar!
O que é um programa de coaching?
Em primeiro lugar, vamos esclarecer as definições.
Todos sabemos que o coaching é um processo contínuo de orientação do cliente ou equipas para atingir os resultados/objetivos desejados. O coaching pode visar mudanças comportamentais e de mentalidade de longo prazo, bem como alcançar um conjunto específico de metas e objetivos. Tudo depende de muitos fatores, incluindo estilo de coaching, quem é seu cliente e a metodologia de coaching que você implementa.
O programa de coaching é, de certo modo, um “Plano de Desenvolvimento ou Alcance de Metas”. Consiste em várias sessões (que também devem ser bem estruturadas) e tem um plano aproximado com um cronograma para chegar ao resultado.
A importância do programa estruturado certo
Bem, nós sabemos o que é um programa de coaching, mas por que é fundamental ter um bem estruturado?
- Fornece a você e seus clientes clareza – um programa estruturado, antes de tudo, é estruturado em termos de horários para que ambos os clientes saibam quando se encontrar, o que discutir, etc.
- Os programas estruturados permitem que você defina metas específicas de tempo e meça melhor o progresso e o desempenho do coachee.
- A consistência permite que você garanta que seus clientes tenham uma experiência de alta qualidade.
Simplificando, um programa de coaching bem estruturado melhora a experiência geral do cliente e contribui para o seu sucesso.
O que faz um ótimo programa de coaching?
Múltiplos elementos devem se unir para fazer um ótimo programa de coaching que trará aos clientes os resultados desejados e lhe dará a reputação que você merece.
Então, vamos ver os principais elementos que você deve considerar antes de criar um programa de coaching.
Elemento 1 – Maestria
Não é segredo que o profissionalismo é a chave para o sucesso.
Você tem que estar bem ciente do que está fazendo. Como um coach executivo, você pode estar acostumado a trabalhar com empresas e equipes, portanto, a menos que aprenda tudo sobre coaching de vida, você não deve mudar seu foco do nada. Se você fizer isso, os resultados não serão eficientes e isso pode prejudicar sua reputação.
Claro, isso não significa que você deva sempre fazer coaching executivo; você deve estar pronto e ansioso para aprender sobre o novo nicho antes de entrar em prática.
Portanto, se você é um iniciante, recomendamos que escolha um nicho, faça alguns cursos de coaching (de preferência aqueles que dão certificações credenciadas internacionalmente, pois você pode usá-los posteriormente como depoimentos) e comece depois de ter estudado o suficiente.
Além disso, você pode consultar uma série de artigos educacionais relacionados ao coaching. Cobrimos estilos, modelos, filosofia, perguntas que você deve fazer e outros fundamentos que todo treinador deve saber.
Elemento 2 – Relacionamento Coach-Cliente
Não subestime o poder de um bom relacionamento.
Se você quer ser o coach de confiança, deve trabalhar para construir essa confiança. Certifique-se de ter estabelecido uma boa comunicação desde o início para facilitar o avanço.
Este elemento é especialmente vital para os coaches de vida, pois as pessoas geralmente os procuram para uma transformação e mudança de mentalidade para a qual realmente precisam se abrir.
Dicas para construir um bom relacionamento coach-cliente
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a construir um relacionamento coach-cliente funcional e eficiente.
- Seja um empata – para entender melhor o seu cliente, você precisa ter uma Inteligência Emocional elevada, sendo que um dos principais elementos é a empatia.
- Solidário – não julgue o cliente; dê a eles um feedback construtivo real com o qual eles possam trabalhar e geralmente apoie sem esquecer de reconhecer seu progresso.
- Ter o compromisso de orientar e ajudar o cliente a alcançar os resultados que deseja
- Desenvolva suas habilidades de escuta.
Elemento 3 – Identificação de Obstáculos
Outro aspecto vital para o sucesso de um programa de coaching é a capacidade de orientar o cliente a identificar os obstáculos que ele enfrenta (ou, em alguns casos, você mesmo os identifica e aponta).
Para conseguir isso, você precisa saber quais perguntas fazer aos seus clientes para que eles possam ver a situação de um terceiro ponto de vista e julgar com “cabeça fria”.
Você pode usar várias ferramentas de avaliação para esse aspecto para ajudar você e seu cliente a entender seus pontos fortes e fracos em geral.
Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer:
- O que te impede de fazer X ou de alcançar X?
- Quem está no seu caminho?
- Por que o sujeito X ou a pessoa Y está no seu caminho? O que eles fazem ou podem fazer?
- O que você pode fazer? Quais são suas opções?
- O que você faria se não tivesse medo das circunstâncias?
Elemento 4 – Definição de metas SMART
Criar um programa de coaching funcional seria difícil sem metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com tempo específico).
Além do cliente identificar seus objetivos e resultados que deseja alcançar, você deve saber o que almeja ao final do programa e como pode ajudar o cliente a alcançar o que deseja.
Elemento 5 – Perguntas
Um bom programa de coaching tem sessões bem estruturadas voltadas para a descoberta e orientação. Para fazer isso, eles precisam conter certos tipos de perguntas. As perguntas, mais uma vez, podem variar dependendo do modelo de coaching escolhido. Mas há categorias de perguntas gerais que você deve fazer.
Existem muitos outros elementos e aspectos vitais que tornam um programa de coaching eficaz. No entanto, listamos os PRIMÁRIOS. Agora, vamos passar para a próxima sessão.
Estruture seu programa de coaching com 5 etapas simples
Por fim, o guia prático deste artigo é Como Estruturar seu Programa de Coaching com 5 Passos Simples. Se você leu até agora, então você está pronto para continuar!
Vamos!
Etapa 1 – Identifique suas ferramentas de treinamento
Em primeiro lugar, esclareça suas ferramentas de coaching. Quais são os modelos e metodologias que você conhece? Qual é o seu nicho de coaching? Quem é o seu cliente-alvo?
Deixe claro quais modelos de coaching você conhece e pode implementar na prática, bem como quem é seu cliente e o que funcionará para ele. Além disso, esteja ciente dos vários estilos de coaching. Abaixo, você pode ver os principais modelos e estilos que estão por aí.
Os principais modelos de coaching
- O modelo de crescimento
- O Modelo Estepe
- O modelo claro
- O modelo do Oscar
- O Modelo AOR
- O Modelo WOOP
- Modelo de Coaching Focado na Solução
- Modelo de Coaching Centrado no Aluno
- Modelo de Coaching Instrucional
Os principais estilos de coaching
- Coaching Democrático
- Coaching Autoritário
- coaching holístico
- Coaching Autocrático
- Visão Coaching
- Coaching laissez-faire
- Coaching Burocrático
- Coaching de desenvolvimento
- Coaching em grupo
- Coaching Transformacional
- Coaching Consciente
Se você é um iniciante completo, também fique claro sobre um nicho e como construir uma conversa de coaching.
Os 9 principais nichos
- Lição de vida
- Coaching Empresarial
- Treinamento físico
- Coaching Financeiro
- Coaching de Carreira
- Treinamento de namoro
- Coaching de Liderança
- Coaching Executivo
Como estruturar conversas de coaching?
Finalmente, as principais etapas que ajudarão você a construir conversas de coaching são:
- Identificação do objetivo da conversa
- Audição
- Fazendo as perguntas certas
- Ser flexível
- Implementação de várias atividades e avaliações, por exemplo, a Roda da Vida
Ao conhecer detalhadamente tudo o que foi listado acima, você saberá melhor o que funcionará melhor para o cliente em particular e como customizar o plano geral do modelo de acordo com suas necessidades.
Etapa 2 – Identificar as metas do programa
A próxima etapa que você precisa concluir para criar um programa de coaching bem-sucedido é identificar os objetivos gerais do programa.
Ao fazer isso, você também precisa ter em mente um cronograma específico, pois essas metas também precisam ser SMART.
Além disso, lembre-se de que, embora o resultado final geralmente seja trazer o cliente ou a empresa para os resultados desejados, pequenos aspectos podem variar dependendo do cliente.
Passo 3 – Atividades e Táticas
O próximo passo seria planejar atividades e táticas. Esses também variam dependendo do seu nicho de coaching; exemplos são:
- Planos de dieta para seus clientes como um preparador físico/nutricional
- Vários exercícios ou testes de avaliação pessoal
- Roleplay, storytelling, etc.
Essas atividades são vitais, pois fornecem ao cliente uma visão melhor de si mesmos, além de melhorar os níveis de comprometimento, mantendo-os engajados.
Passo 4 – Estruture Sessões e Conversas de Coaching
Então, é hora de estruturar sessões de coaching e conversas. Cobrimos brevemente como estruturar a conversa de coaching na Etapa 1 – identificar suas ferramentas de coaching; agora, vamos dar uma olhada em como estruturar as sessões de coaching.
Principais elementos das Grandes Sessões de Coaching
Em primeiro lugar, a Grande Sessão de Coaching consiste em alguns elementos principais que são:
- Diálogos – o principal elemento do coaching são os diálogos corretos e produtivos
- Suas habilidades como coach – como coach, você deve ser capaz de se comunicar de forma eficaz, ouvir e dar apoio para garantir o sucesso de uma sessão de coaching.
- Estabeleça e mantenha um foco claro no objetivo específico de uma sessão durante toda a sessão.
- Fazendo as perguntas certas – para identificar onde os clientes estão, quais habilidades eles precisam melhorar para seguir em frente e ter uma melhor visão de sua realidade
Vamos elaborar um pouco mais sobre o último ponto. Em primeiro lugar, tenha em mente que boas perguntas são aquelas que estimulam o pensamento e mantêm a conversa, que na maioria dos casos são perguntas abertas.
Os principais tipos de perguntas são:
- Questões destinadas a identificar objetivos e realidade atual
Exemplos:
- O que te faz feliz?
- Quais são as suas expectativas para esta sessão/programa?
- Quais são os resultados que você deseja alcançar?
- Como você se sentiria quando tivesse o que deseja
- Onde você está agora?
- O que você pode fazer para seguir em frente?
- Questões destinadas a descobrir Obstáculos e Opções disponíveis para superá-los
-
Perguntas abertas
Como coach, certifique-se de evitar:
- Perguntas fechadas – que podem potencialmente desencorajar a conversa
- Questões de julgamento
- Declarações – não pule em suposições, em vez disso, oriente o cliente
Como Construir uma Sessão de Coaching de Sucesso?
Agora, até onde sabemos os principais elementos de uma sessão de coaching e exemplos de perguntas que você deve fazer, vamos passar para a parte prática.
Responda a estas perguntas para si mesmo:
- Qual é o objetivo de um programa e como esta sessão contribuirá para sua realização?
- Qual é o objetivo desta sessão?
- Quem é seu cliente?
Em seguida, decida o formato da sessão online, offline, individual ou coaching em grupo para organizar todas as outras etapas de acordo.
Passo 5 – Crie um plano de aula semana a semana
Depois de terminar tudo, é hora de criar um plano de aula semana a semana que dividirá a meta de longo prazo em pequenas etapas (metas de curto prazo) para facilitar e esclarecer o processo de alcançá-la.
Para isso, tenha uma meta para cada semana que somando uma te ajude a chegar na final. Além disso, lembre-se de que os planos semanais podem ser flexíveis e você não precisa necessariamente cumprir 100% de tudo. Relaxe, deixe os clientes falarem, compartilhem e progridam.
Use o LMS para um treinamento on-line mais eficaz
O Coaching Online nunca foi tão acessível e fácil. As plataformas LMS permitem que você crie facilmente um site de negócios completo para hospedar e vender suas sessões de coaching.
Uma das melhores plataformas para criar um negócio de coaching
- Construtor de sites Visual Drag & Drop
- Muitas opções de customização
- Construtor de cursos
- Todas as integrações necessárias
- Sessões ao vivo
- Permite que você venda produtos digitais e físicos,
- Muito mais
Além disso, vale a pena mencionar que é extremamente acessível, compatível com SEO e oferece controle sobre todos os aspectos do seu negócio, incluindo marketing e pagamentos, a partir de um único painel fácil de usar.
Então, é a sua hora de começar!
Deixe um comentário