Redator de conversão: como encontrar e contratar o redator persuasivo certo para gerar resultados de negócios

Tempo de leitura: 30 min

Escrito por Jadilson Barros
em janeiro 1, 2023

Redator de ConversãoComo redator de conversão, você adora escrever prosas que impulsionam a ação. Você será responsável por melhorar as taxas de engajamento e conversão de nossos ativos de conteúdo (anúncios, páginas de destino, site e blog), série de e-mail de geração de leads e mensagens de integração do cliente.

Sua função é focada em impulsionar melhorias mensuráveis ​​de nossas mensagens e textos que resultam em mais leads, testes e clientes ativos. Você gosta de medir e analisar os resultados de suas alterações de texto tanto quanto gosta de escrever.

Esta é uma oportunidade única para alguém que se destaca em escrever textos persuasivos direcionados à conversão e conteúdo inspirador para o público-alvo e adora trabalhar de forma colaborativa. Você liderará alguns projetos, apoiará outros e educará outros em seu ofício para escrever textos de conversão ao longo do caminho.

O que procurar ao contratar um redator de conversão

Quando você está procurando por um copywriter de conversão, você quer um escritor que possa gerar vendas e conversões – não apenas alguém que atenda às necessidades de copy e conteúdo. Isso é o que um copywriter regular faz. 

Um redator de conversão, por outro lado, escreve uma cópia com base em estratégias de otimização de conversão, ou seja, uma cópia que produz resultados quantitativos. Seu conjunto de habilidades é mais especializado do que um redator comum. 

Basta dizer que todos os escritores profissionais, em todos os nichos, são excepcionais no que fazem. Eles têm que ser, ou então eles realmente não chegam a lugar algum.

Isso significa que autores, blogueiros, redatores, estrategistas de conteúdo, jornalistas, etc. estão trabalhando duro para aprimorar suas habilidades porque, se não o fizerem, não terão muito valor.

Claro, existem muitas variáveis ​​entre os redatores. Por exemplo, você pode ter um redator excepcional que simplesmente não lida bem com o lado comercial das coisas, porque pode não gostar da ideia de se apresentar às marcas.

Não desconte redatores regulares por causa disso, no entanto. Mesmo que alguns redatores não se comercializem bem e, portanto, não tenham trabalho contínuo e de qualidade, todos servem a um propósito em ajudar seus negócios.

Contratar o copywriter certo depende de seus objetivos. Redatores regulares podem ajudá-lo a atender às suas necessidades de cópia e conteúdo. Os redatores de conversão garantem que você obtenha os resultados que deseja ver. 

Em outras palavras, os redatores ajudam você a construir seu arsenal, enquanto os redatores de conversão ajudam a executar o plano de ataque.

Então, como os redatores de conversão realmente ajudam?

Os redatores de conversão têm um conjunto de habilidades mais amplo

Por um lado, os redatores de conversão usam muitos chapéus diferentes. Por um lado, eles podem fazer tudo o que um redator comum pode fazer. Eles são escritores habilidosos com muita experiência na criação de textos para clientes. 

Por outro lado, eles são todos sobre os números. Os redatores de conversão não escrevem apenas textos comerciais. Eles escrevem textos com um propósito: converter leitores. Isso significa que você verá alterações no número de inscrições, vendas e outras conversões que está medindo. 

Eles monitorarão o tráfego da Web e as taxas de conversão e criarão e supervisionarão os relatórios de conteúdo semanal ou mensalmente. Eles sabem como usar ferramentas analíticas para determinar o que está funcionando e o que não está.

Os redatores de conversão também são hábeis em entender o comportamento do usuário. Eles vão dar uma olhada no seu site e ver onde as pessoas estão desistindo ou se perdendo. Eles podem criar páginas de destino direcionadas e chamadas à ação que levarão as pessoas na direção certa.

Os redatores de conversão têm mais experiência em escrever diferentes tipos de cópia

Os redatores de conversão geralmente têm mais experiência do que os redatores comuns. Isso significa que eles terão o conhecimento certo para criar diferentes tipos de cópia com mais eficiência. Isso varia de postagens de blog, páginas de destino, comunicados à imprensa e outros tipos de conteúdo.

Como resultado, seus comunicados à imprensa serão mais focados, e coisas como suas páginas de destino, geração de leads e marketing de influenciadores farão mais sentido dentro do escopo do que você está tentando realizar. 

Além disso, os redatores de conversão sabem como escrever títulos persuasivos, o que é uma habilidade essencial no ambiente online barulhento de hoje. Portanto, se você está procurando alguém que possa ajudá-lo a levar sua empresa para o próximo nível, considere trabalhar com um redator de conversão.

Redatores de conversão são profissionais de SEO

Se você deseja que seu site tenha uma classificação alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), você precisa da ajuda de um redator de conversão. Esses profissionais entendem a arte do SEO e sabem como criar conteúdo que ajudará seu site a subir no ranking.

O SEO é um dos aspectos mais importantes do marketing on-line e, se você não o entender bem, é provável que seu site fique para trás de seus concorrentes. Um bom redator de conversão pode ajudá-lo a otimizar seu conteúdo para visibilidade máxima, ajudando você a atrair mais visitantes e convertê-los em clientes.

Eles sabem como usar palavras-chave e outras técnicas de otimização de mecanismo de pesquisa para ajudar seu site a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa. E como o algoritmo do Google está mudando constantemente, é mais importante do que nunca ter um redator especialista em SEO em sua equipe.

Os redatores de conversão ajudarão você a planejar sua cópia e direção de conteúdo

Os redatores de conversão ajudarão você a planejar sua cópia e direção de conteúdo

Os redatores de conversão são especialistas em fazer com que mais pessoas realizem a ação desejada em seu site, seja se inscrevendo para uma assinatura, comprando um produto ou baixando um white paper. Eles sabem como pegar qualquer produto ou serviço e torná-lo irresistível. 

Eles usam suas habilidades em redação persuasiva para criar títulos atraentes, apelos à ação e outros elementos do seu site que influenciam o comportamento. E não estamos falando apenas de escrever uma cópia que soe bem aqui, estamos falando de uma cópia com a combinação certa de detalhes que leva as pessoas a clicar.

Portanto, seja se inscrevendo para uma avaliação gratuita, comprando um produto ou respondendo a uma pesquisa, os redatores de conversão sabem como fazer as pessoas agirem. Ao entender as necessidades e motivações de seus clientes, eles podem criar um texto que fale diretamente com seu público e os encoraje a agir.

Por exemplo, eles podem usar linguagem persuasiva para criar um senso de urgência ou fazer seu produto parecer mais valioso. Eles também podem ajudá-lo a criar uma página de destino eficaz que incentive as pessoas a se inscreverem em sua lista de e-mail ou baixarem seu white paper.

Isso tornará toda a sua copy consistente, com marca e calculada – fazendo com que seu público-alvo desmaie. Tudo será relevante, detalhado, benéfico e, o mais importante, persuasivo sem parecer obcecado por vendas.

Copywriters de conversão otimizarão suas conversões

A contratação de redatores de conversão leva a uma mudança direta em suas vendas, inscrições e qualidade de leads, talvez até mesmo uma abordagem de branding simplificada.

Eles trabalharão com outros redatores para editar e verificar os fatos e garantir que todos estejam entregando conteúdo de alto nível que atenda às necessidades do público. 

Isso inclui garantir que todos os benefícios e detalhes da oferta sejam relevantes e apresentados da melhor maneira possível, certificando-se de que todos os detalhes sejam verificados e contextualizados e garantindo que tudo receba uma verificação gramatical e ortográfica antes do lançamento.

Os redatores de conversão também ajudarão a criar recursos visuais para acompanhar seu trabalho escrito, trabalhando com designers para garantir uma abordagem de marca coesa. Isso pode tornar seu site mais reconhecível e confiável para os visitantes, o que pode levar ao aumento das conversões.

Os copywriters de conversão são especialistas em linguagem

Mas o aspecto mais importante de seu papel é que os redatores de conversão saibam como trabalhar com especialistas em idiomas para determinar o tom e o estilo certos para seu público. Essencialmente, tira os holofotes de você e de seus desejos e necessidades de marca e pergunta: “E eles?”

Ao atender às necessidades do público e usar táticas comprovadas por métricas para funcionar, eles garantem que você verá um aumento nos números ou eles ficarão desempregados.

Apenas não se engane – isso é mais do que ser bom em escrever uma cópia da web persuasiva, envolvente e atraente. Claro, eles usam suas habilidades especializadas para fazer com que os visitantes do site realizem a ação desejada, seja se inscrevendo em um boletim informativo, fazendo uma compra ou simplesmente permanecendo no site por mais tempo…

Mas este ponto é mais sobre saber a combinação certa de palavras e frases que se juntam para 1) formar um estilo de marca único e 2) tocar consistentemente em detalhes com os quais as pessoas realmente se importam. Juntos, formam uma combinação quase mágica de palavras que realmente geram resultados.

Isso nos leva ao último ponto…

O custo de um redator de conversão trará mais benefícios para você

Logo de cara, você notará que contratar um redator de conversão custa mais do que contratar um redator comum. 

Simplificando, você obtém o que você paga. Você é cotado com base em quem eles são e pelo que são conhecidos (estabelecidos x iniciantes), quão experientes eles são, o escopo do projeto e, claro, o quanto eles querem trabalhar com você.

Se você é uma marca estabelecida, eles podem achar benéfico abrir mão de algumas centenas de dólares em troca de seu nome em seu portfólio. Se você não for, eles podem cobrar a taxa normal, o que significa que, se você tentar barganhar as taxas, eles provavelmente dirão que não.

E acredite em mim, eles dirão não se forem bons porque têm vários clientes em potencial em andamento. Eles podem se dar ao luxo de repassar você porque sabem que alguém lá fora está disposto a pagar a eles o valor de seu valor.

O que você deve entender antes de contratar um redator de conversão

O que você deve entender antes de contratar um redator

Agora, temos uma visão muito ampla do que os redatores de conversão fazem. Então, é hora de cavar ainda mais fundo e percorrer as etapas de seu trabalho.

Você pode esperar que os redatores de conversão operem nos três estágios seguintes.

Se você contratá-los, eles provavelmente o informarão sobre isso, mas é sempre melhor estar preparado com antecedência, para saber no que está se metendo. Você pode descobrir que não gosta do processo deles ou que o processo deles é muito diferente do que você está acostumado.

Primeiro, vamos ver quais são essas etapas:

Fase 1: Análise e Planejamento

Esta é a fase em que o copywriter de conversão pesquisa sua marca, seu público, seus produtos, serviços, etc., tudo com o objetivo único de escrever uma copy persuasiva.

Afinal, você não pode vender um item que não conhece. E você certamente não pode vender para um público que não entende.

Eles examinarão suas cartas de vendas em vídeo , páginas de destino , vendas , técnicas de growth hacking, campanhas de marketing, e- mails , tudo. É um pouco invasivo se você não estiver preparado para uma visão 360 completa.

Mas a ideia é garantir que você esteja sendo o mais estratégico possível em todos os seus empreendimentos comerciais.

Você realmente converte seus leads ou está simplesmente escrevendo por escrever? Você está prestando atenção à sua outra ajuda contratada, como o consultor de marketing digital , ou está pagando as pessoas para lhe dar conselhos que você não usa?

Esta é uma pílula difícil de engolir para muitos empresários sem experiência anterior trabalhando com um redator de conversão , porque eles estão acostumados a dizer aos redatores o que eles precisam.

Eles estão acostumados a fazer a pesquisa sozinhos – as personas do comprador, a pesquisa demográfica – então eles acham que sabem o que é necessário e repassam isso aos redatores…

Mas isso só funciona se você, o empreendedor, tiver o que é preciso para realmente saber o que é necessário.

Se você tem uma ideia ou um pressentimento, ou interpreta mal os dados e depois pede um conteúdo que nem precisa, você perdeu recursos valiosos.

Isso é um desperdício de dinheiro, já que você precisa pagar a seus redatores por algo que solicitou. É uma perda de tempo que eles poderiam ter gasto escrevendo algo do qual você realmente se beneficiaria.

Isso significa que você também pode não exibir suas personas de comprador. Não exiba nenhuma observação sobre seu público, a menos que eles solicitem especificamente. Nem mesmo assuma que o resumo será informação suficiente para continuar.

Em vez disso, aborde o processo com a mente aberta. Este copywriter está chegando para analisar seus números, não suas notas.

Eles estão lá para examinar seus produtos e seu público por si mesmos, de forma imparcial. Quanto mais você tentar influenciar as deduções deles, menos valor pelo seu dinheiro você obterá.

Aqui estão algumas das coisas que o redator revisará nesta etapa:

  1. Concorrentes
  2. Pesquisas e entrevistas com clientes
  3. Registros de bate-papo
  4. Depoimentos e comentários
  5. Métricas de todos os tipos
  6. CRO e dados de teste A/B
  7. Demonstrações de produtos/serviços
  8. Entrevistas internas com a equipe

E então, eles fornecerão a você:

  1. Desmontagens de vídeo
  2. Relatórios extensos de descobertas
  3. Dados brutos de pesquisas
  4. Um guia para exatamente qual conteúdo precisa ser escrito, como escrevê-lo e por quê

Observe o último aqui: um guia de conteúdo detalhando o que precisa ser escrito, como e por quê. Este é um grande bônus para uma empresa porque fornece a chave que abre todas as portas.

Se eles decidirem se separar do redator de conversão naquele momento, pelo menos eles valeram o dinheiro nesse estágio único – bem, mais ou menos.

Usando esse guia, eles podem liderar sua equipe de redação e saber que tudo o que produzirem será mais atraente para o público do que qualquer coisa que publicaram até agora.

Mas, como acontece com a maioria das coisas, não cometa o erro de assumir que este é o melhor curso de ação. Embora seja adequado para quem tem orçamentos menores, também não é o escopo completo da situação; portanto, é uma peça do quebra-cabeça.

E ninguém está dizendo que aquela peça do quebra-cabeça pertence ao quebra-cabeça que você pensa que pertence.

Em outras palavras, um guia é apenas um palpite elaborado e educado. Tem uma grande chance de fazer a diferença, mas ainda pode não ser o melhor curso de ação para o seu negócio, principalmente quando comparado com as outras suposições possíveis por aí.

A única maneira de realmente saber é continuar com o redator de conversão e passar pelos estágios 2 e 3.

De qualquer forma, é recomendável manter o redator de conversão ativado neste ponto, pois a equipe se beneficiará com a assistência adicional da pessoa que escreveu o guia. Eles podem responder a perguntas, identificar pontos fracos e, essencialmente, ajudar a treinar a equipe.

Estágio 2: A redação de conversão real

Nesse ponto, as coisas começam a ficar um pouco mais interessantes. Durante o estágio 2, o redator de conversão esboça diversas variações do guia do estágio 1.

Considere isso uma estratégia e hipótese para o seu marketing que funcionará melhor para o seu negócio do que qualquer coisa que você tenha desenvolvido.

Se isso parece estar prejudicando seu trabalho, não está.

Há uma diferença entre um empreendedor que se esforça para fazer de tudo, incluindo as coisas nas quais ele pode não ter experiência anterior, versus alguém que passou por um treinamento extenuante e especializado exatamente para isso.

Agora, por que há necessidade de várias variações?

Porque um guia é apenas um palpite. Mais versões significam mais suposições, sendo uma delas a melhor suposição possível ou ponto de controle do redator.

Supondo que você mantenha o copywriter no estágio 3, o guia final selecionado lhe dirá exatamente o que você precisa de sua copy, como escrevê-la e por quê. Mas isso é apenas a base de informação que vai para ele. É apenas o nível da superfície.

Na verdade, o guia incluirá um wireframe, supondo que seja bom.

Aqui está o que você pode esperar em um wireframe:

  • Ele informa como a página vai fluir e se foi feita em HTML, Webflow, Adobe ou outra coisa.
  • Ele complementa o trabalho do designer de UX.
  • Ele se concentra no que a cópia implicará e destaca aspectos importantes de sua apresentação em um nível visual.

Isso toca em algumas coisas.

Para começar, ele mostra como abordar o fluxo no presente e no futuro. Porém, mais importante, ele aborda a aparência geral da cópia e os elementos visuais com os quais está sendo emparelhado.

Em essência, é projetar sua mensagem alta e clara, desde o início, com a ajuda de seu designer de UX.

Juntos, eles basicamente pegam sua marca e a elevam para brilhar em cada mensagem que você publica online.

E isso é superimportante.

Ele estabelece as bases para que, mesmo após a saída do redator de conversão, sua equipe possa continuar produzindo conteúdo direcionado de alta qualidade. Ele vai ler bem, converter, atingir seus objetivos e ter uma boa aparência ao fazê-lo.

Em vez de alimentar uma presença de marca preguiçosa ou mal utilizada, ela a simplifica e a apresenta de maneira comemorativa.

E nada diz “Líder do setor merecedor de reconhecimento” como uma imagem de marca bem projetada e bem falada.

No final desta etapa, o designer e o redator de conversão terão trabalhado de um lado para o outro, criando uma aparência para o seu conteúdo que atenda aos requisitos da sua marca e às necessidades do seu público.

E sua equipe ficará mais feliz por isso.

Estágio 3: Testando as Conversões

Até este ponto, discutimos várias variações do guia que certamente mudarão suas campanhas de marketing para melhor.

Para recapitular, o redator de conversão criará um ponto de controle, um guia de melhor palpite no estágio 1 e, em seguida, rascunhará várias versões no estágio 2.

Bem, o estágio 2 trata de testar essas variações na tentativa de encontrar o ajuste perfeito para o seu negócio.

Cada variante será testada e medida por desempenho (métricas) e, em seguida, ajustada até que a combinação certa de elementos tenha um impacto substancial em suas taxas de conversão.

Claro, o escopo disso depende muito do cliente. Se o cliente estiver estabelecido e tiver um orçamento considerável, o teste pode ser feito em larga escala, assumindo que o tráfego existe para suportá-lo.

Muitas vezes, parece reengajamentos e acompanhamentos periódicos.

Mas convenhamos, a maioria dos clientes não vai ter tráfego, nem orçamento, para algo tão elaborado, tantas vezes o teste nem é feito.

Isso significa que caberia a você selecionar a melhor variante que deseja usar, sabendo muito bem que também poderá arquivar o restante das variantes para referência futura.

Se a qualquer momento você quiser testar outra abordagem, pode selecionar uma variante, estudar as notas e informar sua equipe.

Mas, é claro, você perde muitos insights. E isso apenas assumindo que você tem o orçamento para apoiar a escrita dessas outras variações, para começar.

Você não terá um especialista despejando dados com você se optar por essa abordagem. Você não saberá o que funciona e o que não funciona, porque nenhum teste foi feito.

E claro, nem todos podem pagar esse nível de pesquisa e testes intensos. As taxas para redatores de conversão variam com base no escopo e no envolvimento do projeto, portanto, quanto menos eles fizerem, mais fácil será para sua carteira.

Dito isto, vale a pena o investimento se você tiver o financiamento, pois pode esclarecer muitas variáveis ​​do marketing que você nem considerou desde o início.

É por isso que é altamente recomendável que você leve em conta pelo menos um pequeno escopo de teste. Alguns testes são melhores do que nenhum. Mesmo que o redator passe apenas por 1-2 variantes, ele ainda fornecerá mais informações do que você teria de outra forma.

Contratar um redator de conversão não é uma coisa única na vida

Considere isso uma observação especial sobre redatores de conversão e o guia que eles fornecem. Como mencionado anteriormente, os empreendedores que procuram uma solução relativamente barata podem encerrar o processo no estágio 1. O redator pode fornecer um guia, fazer as malas e ir embora.

E a empresa terá uma chave valiosa que auxilia em todas as ações de marketing, principalmente em termos de conteúdo.

No entanto, é absolutamente perigoso assumir que este é um empreendimento único na vida.

Muitos empreendedores contratam redatores de conversão para um guia, e talvez algumas variantes, e depois se separam, presumindo que estão “definidos para a vida toda”, mas esse não é o caso.

Claro, o guia ajuda você no curto prazo e, sim, pode efetivamente prepará-lo para o sucesso no futuro, mas…

  1. Não cobre nenhum teste, então ainda há um elemento de adivinhação envolvido.
  2. Ele não leva em consideração nenhuma mudança em suas personas de comprador devido a mudanças sociais (economia, mudanças de idade, efeitos de novas tecnologias, etc.) Por exemplo, e se algo aparecer e destronar os anúncios do Facebook ?
  3. E, talvez o ponto mais importante de tudo, o guia será apenas uma possível chave mestra.

Aqui está o que isso significa:

Se o guia é uma chave que abre muitas portas de marketing, o que acontece quando a chave não é adequada? A menos que você tenha outras variantes, a menos que tenha feito algum nível de teste, não terá outras alternativas.

Então, você acaba de volta onde você começou…

E isso não é uma história muito boa, não é? Você quer que seu CRO melhore, quer dizer aos freelancers e membros estáveis ​​da equipe o que você precisa e sabe que realmente precisa desse conteúdo.

Você ainda estaria se perguntando o que deu errado.

Você ainda estaria questionando suas etapas de marketing. Você teria que pegar o guia e criar variantes dele sozinho, a fim de conduzir seus próprios testes, o que é muito demorado e trabalhoso para o empresário médio.

Sem mencionar que você provavelmente não é especializado em muitas áreas necessárias para escrever esse guia; portanto, quando você se sentar com seu designer de UX, será menos uma colaboração e mais um pedido de ajuda fora do campo de atuação. conhecimento.

Abordando isso de outro ângulo, suponha que o guia seja a solução perfeita. Apesar de limitar o escopo e trabalhar com um orçamento limitado, contratar um redator de conversão acaba sendo o melhor investimento de marketing que você já fez.

Parabéns, você evitou qualquer contratempo e está livre, certo?

Não exatamente.

Qualquer que seja a estratégia implementada, ela não funcionará para sempre.

Pense nisso como uma mídia social. Quando você encontra pela primeira vez uma plataforma que funciona, você a utiliza. Você agenda postagens e sua equipe cria conteúdo estelar. Tudo vai bem por um tempo, e seu tráfego e engajamento disparam.

Mas então, com o passar do tempo, mais pessoas ingressam na plataforma e a concorrência fica um pouco mais difícil. De repente, você precisa mudar as hashtags, ou elevar a qualidade do conteúdo, apenas para acompanhar seus concorrentes.

Avance alguns anos e você poderá descobrir que a plataforma está além da saturação. Em vez disso, outra plataforma se destacou e agora está superando amplamente qualquer nível de sucesso que você já teve.

Estas são as coisas para as quais um guia simplesmente não pode prepará-lo.

O guia não pode ser perene, dando a você uma abordagem que nunca envelhece. Não é o equivalente de marketing da indescritível fonte da juventude. Isso não o manterá relevante para todo o sempre.

Em algum momento, novas plataformas surgirão. Em algum momento, suas saídas ficarão supersaturadas e você será forçado a sair, junto com muitos outros.

Em breve, suas linhas de produtos crescerão muito além do que você pensava ser imaginável, exigindo uma abordagem completamente nova.

Portanto, se há uma lição a ser aprendida aqui, é que contratar um redator de conversão é algo que você pode fazer por um preço relativamente barato ou não. Eles podem fornecer um “melhor palpite” ou vários palpites.

Mas no final das contas, qualquer que seja o sucesso do resultado, você terá que revisitar esse copywriter de conversão quando sua estratégia parar de funcionar porque ela vai desmoronar.

É só uma questão de tempo.

Hacks que você deve conhecer antes de contratar um redator de conversão

Mapeando Personas do Público

É claro que, embora o guia seja predominantemente o motivo pelo qual os redatores de conversão são conhecidos, isso não é tudo o que eles fazem. Durante o estágio 1, a pesquisa envolve uma extensa revisão de todas as facetas do seu negócio. Isso inclui mapear as personas do seu público.

E isso é feito por meio de uma análise abrangente de seus dados. É muito mais aprofundado do que a maioria das pessoas vai com esta etapa. Considere-o um exame hiperdetalhado e verdadeiramente detalhado de quem exatamente está comprando de você.

Como você já sabe o que são buyer personas e o que elas implicam, não vamos entrar em detalhes extravagantes aqui. Basta dizer que é fortemente baseado em números, pesquisas, enquetes, entrevistas e verificação de fatos.

Aproveitando Hacks Persuasivos

Depois que os redatores de conversão conhecem seu público por dentro e por fora, eles se concentram nos melhores truques persuasivos para esse tipo de público.

Ao contrário do growth hacking, que é quando você aproveita as estratégias de marketing comprovadas para expandir seus negócios, a persuasão online é mais sobre quem é o público.

E é aí que as coisas ficam um pouco psicológicas.

Sete fatores influenciam as pessoas:

Gosto

Se você achar a pessoa que oferece um produto ou serviço agradável, provavelmente prestará atenção. Isso ocorre porque, no fundo, se gostamos de alguém, queremos reservar algum tempo para essa pessoa – mesmo que seja apenas lendo sua postagem, interagindo com seu conteúdo de mídia social ou atualizando-a por mensagem ou e-mail.

É toda a razão pela qual enviamos memes de um lado para o outro com os amigos. As pessoas gostam de sair e conversar com pessoas que compartilham interesses semelhantes. Portanto, se você mostrar que tem algo em comum com eles, eles provavelmente gostarão de você.

Autoridade

O efeito Halo, mais conhecido como “você é a empresa que mantém”, afirma que quanto mais sua marca estiver associada a líderes ou influenciadores positivos, ou mesmo memórias, mais estabelecido você parece.

Pense assim: todos nós conhecemos aquela marca que sempre lança produtos e serviços muito ecológicos, certo? Eles estão sempre por aí com imagens ecológicas em seus ativos de marketing. Eles usam uma cópia empática para promover um certo tipo de estilo de vida.

Bem, as chances são altas de que a mesma marca provavelmente está colaborando com outras marcas ecológicas. Eles provavelmente estão promovendo produtos como comida vegana, suplementos naturais, receitas de alimentos integrais e muito mais. 

Isso significa que quando você, o espectador, e talvez até mesmo clientes em potencial, veem essa marca, você automaticamente os associa a um nicho específico, neste caso ecologicamente correto. Para você, eles têm autoridade nesse espaço, porque tudo o que fazem gira em torno desse tópico.

Escassez

As pessoas não gostam de perder, e quanto mais seu produto é anunciado como uma edição limitada ou em pequenos lotes, maior é a urgência de comprá-lo antes que acabe.

Isso é verdade em todos os aspectos, independentemente do que você está vendendo, simplesmente porque as pessoas não gostam de ficar de fora. Se houver uma venda, eles querem pelo menos a opção de ignorá-la e não comprar nada. 

Em essência, as pessoas gostam de sentir que estão no controle. Eles gostam de ter opções. Sempre que eles sentem que só têm um certo tempo para alguma coisa, eles são levados a tomar uma decisão rápida – o que geralmente resulta em uma venda.

Unidade

Pense nisso como um corte acima do público-alvo, onde você não apenas atrai pessoas que compartilham seus interesses, mas também serve como um farol que representa algo que eles valorizam.

Por exemplo, se você criar videogames de tiro com pilhagem, estará atraindo jogadores que amam o gênero. Mas se você defende a igualdade feminina e cria jogos com essa mentalidade, também atrairá pessoas que defendem a mesma coisa.

E você pode usar isso para se promover, digamos no YouTube. Crie conteúdo que seja compartilhado sob esse guarda-chuva.

Compromisso e Consistência

Depois que um consumidor converte de uma maneira, digamos, assinando um boletim informativo, é muito mais provável que ele compre de você. 

Por exemplo, suponha que você encontre uma marca com algum equipamento de ginástica de aparência confortável. As calças, as camisas, os moletons – são todos confortáveis. Você nunca usou nada da marca, mas pergunta “Por que não?”

Afinal, é provável que você já tenha ouvido falar da marca há algum tempo. Talvez você tenha navegado no site deles algumas vezes ou verificado suas mídias sociais. Você fez sua pesquisa.

Bem, no segundo em que você experimentar algumas calças, amá-las, comprá-las e usá-las regularmente… maiores serão as chances de você voltar para comprar mais. Talvez você justifique isso como “você precisa de outro par para seus treinos – não pode usar as mesmas calças 3-4 vezes por semana”. 

Bastante justo, honestamente.

Mas logo, você tem cerca de 4 pares de calças, 3 tops, algumas cuecas e toneladas de meias da marca. O que aconteceu?

Simples: a marca gera confiança e credibilidade com você. Eles atenderam às suas expectativas ou até as superaram. E agora, sempre que você entra lá para comprar calças, também pega um ou dois itens extras.

Reciprocidade

Sempre que alguém nos dá algo, nos sentimos compelidos a dar algo em troca. É assim que trabalhamos.

Por exemplo, sempre que alguém nos convida para jantar, provavelmente levamos um presente para essa pessoa. Pode ser uma garrafa de vinho, uma caixa de chocolates, a sobremesa para depois do jantar ou talvez um acompanhamento que pediram para você trazer. É um costume criado pelo fato de gostarmos de dar e receber.

Isso também é verdade no sentido comercial. Quando você oferece descontos, promoções, cupons, códigos promocionais ou BOGO (compre um, ganhe outro), você está dando algo aos clientes. Também podem ser outras coisas, como um ótimo atendimento ao cliente ou algum tipo de pacote, dependendo do que você está vendendo.

E, em troca, as pessoas querem dar-lhe o seu negócio. Afinal, você está dando a eles algum tipo de valor que eles realmente desejam. É tornar sua oferta atraente o suficiente para que eles sintam o desejo de comprar.

Prova social

Por mais únicos que gostemos de pensar que somos, tendemos a ser tendenciosos em relação às coisas que as pessoas já gostam. Isso, é claro, varia de pessoa para pessoa, mas é verdade mesmo em um pequeno nível.

Por exemplo, sempre que as coisas começam a virar tendência – seja um meme, gíria, uma escolha de moda ou um produto ou serviço – é porque mais e mais pessoas tendenciosas começam a entrar na onda. Isso é especialmente verdadeiro nesta era digital, onde todos estão conectados o tempo todo.

Em nossas mentes, justificamos isso como “Bem, se tantas pessoas gostam disso, deve ser bom”, mas nem sempre é o caso. Podemos justificá-lo, mas isso não significa que o item seja de qualidade – apenas que poderia ser. 

Ainda assim, o que é verdade o tempo todo é que as pessoas não gostam de perder. O medo de perder (FOMO) é tão real, tão poderoso, que as pessoas ainda assistem a filmes e programas terríveis. Eles ainda participam de tendências – mesmo que, de outra forma, não se interessassem por itens específicos.

Do ponto de vista comercial, isso é algo poderoso, mas lembre-se: você está destinado a ser esquecido rapidamente, a menos que sua oferta seja de alta qualidade. Se entregar, não deixará de existir, mesmo quando parar de ser uma tendência. As tendências são sempre de curta duração.

Como criar títulos com clareza instantânea

Não, este não é apenas o ato de escrever um título bastante direto e encerrar o dia. Este não é o título cativante que você escreve em 30 segundos, com as palavras-chave certas, e imediatamente esquece tudo.

Os redatores de conversão são treinados para serem claros. Eles buscam clareza no título para que as pessoas saibam exatamente do que se trata.

Isso significa ser muito cuidadoso com a seleção de palavras e garantir que a primeira e as últimas três palavras sejam fáceis de entender. Tudo entre essas palavras tende a ser encoberto.

Implementando Estruturas de Redação de Conversão

O modelo AIDA é um elemento básico de marketing essencial que significa Conscientização, Interesse, Desejo e Ação.

É melhor ilustrado pelo seu consumidor médio:

Eles tomam conhecimento de um produto, por exemplo, por meio de um anúncio, e se interessam por seus benefícios, detalhes técnicos e qualidade. O que as pessoas estão dizendo sobre este produto? Como isso ajudou outras pessoas?

Então esse consumidor começa a desejar aquele produto porque acha que as avaliações são excelentes e pode se imaginar com aquele produto. Eles sentem que um ou mais de seus problemas imediatos serão resolvidos por meio dessa compra.

Então eles agem e compram.

Claro, isso só funciona se você chamar a atenção, despertar o interesse, criar um forte desejo e planejar uma chamada à ação .

A menos que você estabeleça as bases para o fluxo da jornada do comprador, não funcionará. É aí que entram os redatores de conversão. Eles se preocupam com cada detalhe, certificando-se de que sua cópia atenda aos critérios e faça o trabalho.

Pense primeiro antes de contratar um redator de conversão

Claramente, se você está lendo isso, já pensou em contratar um redator de conversão, seja para o curto prazo ou para o processo completo.

Mas antes de dar o salto, pode ser benéfico se perguntar por quê.

Entender melhor o que eles fazem, em que se especializam e como podem ajudar o seu negócio é certamente crucial…

Mas, em última análise, não importa, a menos que você tenha uma resposta clara e seca sobre por que deseja contratá-los em primeiro lugar.

Para muitos empresários, é uma questão de frustração. Eles estão trabalhando em sua estratégia de marketing há muito tempo e conseguiram algum nível de tração e vendas, mas não estão nem perto das margens de lucro que esperavam.

Para outros, é uma questão de eficiência. Eles sempre tiveram uma equipe para o marketing, cresceram e atingiram muitas metas substanciais e agora estão prontos para uma análise aprofundada do que têm e do que podem fazer para comercializar melhor o negócio.

Em ambos os cenários, a empresa foi estabelecida por um período de tempo respeitável, o suficiente para financiar o empreendimento caro em primeiro lugar.

O que nos leva ao ponto: embora você eventualmente queira trabalhar com redatores regulares e um redator de conversão, é inteligente não apressar o processo.

Não só é caro contratar um redator de conversão, mas você também obtém muito mais valor ao passar por todos os três estágios com eles, em vez de apenas o primeiro.

E como você provavelmente repetirá esse processo a cada vários anos, deseja ter uma situação financeira segura antes de mergulhar nele.

Embora cortar atalhos possa fornecer algum nível de percepção e ajuda, certamente não é nada para se entusiasmar. Na melhor das hipóteses, você fica com um palpite, embora sólido e fundamentado, sobre o que funcionará com sua estratégia de marketing.

E isso não é suficiente para fazer muita diferença, a menos que você seja a rara exceção à regra. Se você quer o melhor para o seu negócio, espere até a hora certa, o financiamento esteja disponível e você esteja em um lugar estável para fazer a mudança.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!