A segmentação de público separa um público em pequenos grupos que compartilham características semelhantes. Conheça os tipos e saiba porque é importante.
O que é segmentação de público?
A segmentação de público, também chamada de segmentação de clientes, é o ato de dividir um grande público em segmentos menores. Cada segmento inclui um conjunto de dados demográficos, necessidades, interesses ou comportamentos. Como resultado, certos segmentos respondem a produtos e publicidade de maneira diferente.
As organizações usam a segmentação de público para adaptar campanhas de marketing, anúncios online e produtos a grupos específicos de seu público. Isso otimiza o marketing e o desenvolvimento de produtos. Para realmente conhecer um público, as empresas recorrem ao software de automação de marketing para agilizar o processo.
Tipos de segmentação de público
Existem quatro tipos principais de segmentação de público, diferenciados pelos fatores usados para segmentar as pessoas.
Segmentação demográfica: Esta forma de segmentação de público identifica características compartilhadas, incluindo idade, raça, religião, tamanho da família, etnia, renda, nível educacional, gênero e ocupação. A segmentação demográfica permite que os profissionais de marketing se concentrem nas preferências, aversões e hábitos de compra de diferentes segmentos de público.
Segmentação geográfica: Também chamada de segmentação por localização, é provavelmente o tipo mais simples de segmentação de público. Ele segmenta um público de acordo com a localização e também usa variáveis dependentes da localização, como tipo de população, clima e diferenças culturais. A segmentação geográfica melhora a experiência de compra do cliente ao apresentar-lhe os produtos e a publicidade mais relevantes para os seus desejos e necessidades.
Segmentação psicográfica: esse tipo de segmentação usa características como crenças internas, gostos e desgostos, estilo de vida, atitudes, valores, prioridades, motivações e personalidades para criar segmentos de audiência. A segmentação psicológica é uma forma de as organizações se conectarem com seus clientes em um nível emocional e fornecer os produtos mais relevantes para seus desejos e necessidades.
Segmentação comportamental: esse tipo de segmentação de público separa o público-alvo de uma organização por características comportamentais. A segmentação comportamental agrupa os clientes por suas atitudes em relação a uma marca, uso de um produto ou serviço, conhecimento de uma marca e tendências de compra. Esse tipo de segmentação não é tão previsível quanto os outros, mas vai um passo além da segmentação demográfica em uma visão interna do público.
Benefícios da segmentação de público
A segmentação de público ajuda as empresas a atender melhor seu público-alvo. Os benefícios da segmentação de público incluem:
Compreensão aprofundada de seu público: a segmentação de público permite que as organizações entendam seu público em um nível mais profundo. Essas informações podem ser usadas para criar produtos e mensagens que irão melhorar a satisfação geral do cliente.
Publicidade otimizada: a segmentação do público aumenta as taxas de resposta, pois as pessoas têm maior probabilidade de responder quando o anúncio atrai seus interesses. Isso significa que as organizações obterão mais retornos de seus anúncios e poderão diminuir seus gastos gerais com marketing.
Taxas de conversão mais altas: apresentar aos clientes mensagens e produtos personalizados de acordo com seus desejos e necessidades aumenta a probabilidade de concluir a compra.
Práticas recomendadas de segmentação de público
Há várias práticas recomendadas de segmentação de público a serem seguidas. Para aproveitar ao máximo a segmentação do público, as empresas devem:
Priorize os objetivos da empresa: a segmentação do público é atrair o cliente para obter mais vendas. Os indivíduos devem manter os objetivos da empresa na vanguarda da segmentação do público para garantir que não estejam trabalhando para atender às necessidades do cliente de uma forma que não beneficie a empresa.
Evite a segmentação excessiva: a segmentação do público só é benéfica quando é gerenciável. As organizações precisam definir vários segmentos que sejam granulares, mas não muito granulares. Muitos segmentos sobrecarregam as equipes de marketing. Muito poucos, e os segmentos serão muito gerais para alcançar os resultados desejados. Uma boa regra prática é definir entre cinco e oito segmentos.
Entenda os clusters x segmentos: os clusters comportamentais mostram às equipes o que um cliente está fazendo no momento. A segmentação de comportamento vai um passo além, identificando tendências que mostram por que um cliente está se comportando da maneira que está.
Cuidado com o viés: o viés contamina a segmentação do público. A segmentação deve levar em conta todos na audiência. As empresas devem limitar quem estão questionando ou quando formulam perguntas de uma forma que influencie a resposta. Para evitar distorcer os dados de segmentação do público, as empresas devem usar exemplos extremos para definir uma linha de base e identificar os principais segmentos de público.
Segmentação de público x segmentação de mercado
A segmentação de mercado agrupa os clientes pelos produtos e serviços que compram. As empresas realizam a segmentação de mercado de acordo com os grupos para os quais estão vendendo. Uma empresa que cria software, produtos e serviços terá um segmento de mercado para cada uma dessas ofertas.
A segmentação de público divide o público de uma empresa em subgrupos com base em seus interesses, dados demográficos e comportamentos.
Deixe um comentário