A visualização de dados facilita sua vida — veja você mesmo!

Tempo de leitura: 21 min

Escrito por Jadilson Barros
em abril 16, 2023

visualização de dadosAs imagens têm o poder de transcender as barreiras linguísticas. Eles têm a capacidade de transmitir ideias complexas para as massas, e sabemos disso porque vimos isso em coisas como hieróglifos e pinturas medievais.

E embora a tecnologia tenha tornado a comunicação um pouco “mais fácil”, ser capaz de traduzir pesquisas ou dados de negócios pode ser difícil sem uma representação visual. É por isso que o uso da visualização de dados se tornou tão importante.

Não importa o setor em que sua empresa se enquadra, é provável que você tenha uma grande quantidade de dados ao seu alcance. Infelizmente, os dados são tão bons quanto o que fazemos deles e não servem para nada quando estão apenas parados em um data center, completamente sem uso e inelegíveis. No entanto, quando processados ​​corretamente, os dados podem ser ouro digital para o seu negócio.

Ao utilizar a visualização de dados, o objetivo principal é ser capaz de ler e entender facilmente o big data para identificar padrões, tendências e valores discrepantes em grandes conjuntos de dados.

Existem muitas maneiras de visualizar os dados. Vamos ver algumas das mais comuns que você verá quando se trata de inteligência de negócios.

A ciência por trás da visualização de dados

A visualização de dados envolve muito, pois é muito mais do que apenas criar visuais bonitos para apresentações da empresa. Para realmente mergulhar fundo nisso, primeiro precisamos entender como os humanos coletam e processam informações.

Tudo se resume ao trabalho dos psicólogos Amos Tversky e Daniel Kahn, cuja pesquisa sobre como formamos pensamentos pode ser dividida em dois métodos:

  • Sistema I: Processamento de pensamento que é rápido e automático. Os humanos usam isso com frequência em nossas vidas diárias para fazer coisas como ler o texto em uma placa, determinar a fonte de um som, resolver 1 + 1 e reconhecer duas cores.
  • Sistema II: Descreve cálculos lentos, lógicos e pouco frequentes. Isso seria como recitar um número de telefone, resolver 28 x 34, entender dicas sociais complexas e distinguir o significado entre dois sinais lado a lado.

Com esses dois sistemas definidos, Kahn foi capaz de explicar por que os humanos frequentemente lutam para pensar em termos de estatística. Ele acredita que o pensamento por trás do Sistema I é baseado em heurísticas e vieses à medida que os humanos lidam com o volume de estímulos que encontramos diariamente. Exemplos de heurística são tentativa e erro, um palpite ou senso comum.

Graças a esses dois sistemas, bem como a vieses e heurísticas, é importante garantir que os dados sejam apresentados de uma forma que funcione corretamente dentro do processo de pensamento do System I. Quando isso acontece, permite que o Sistema II analise os dados corretamente.

Como processamos mais informações por meio da visão do que por qualquer outro sentido, a visualização de dados é a maneira perfeita de comunicar padrões e insights que podemos obter por meio de grandes quantidades de dados.

Exemplos de visualização de dados

Quando a visualização de dados estava começando a ganhar popularidade, a técnica mais comum que as empresas usavam era um software de planilha para transformar dados em uma tabela. Alguns outros tipos comuns incluem tabelas, gráficos, mapas, painéis e infográficos.

Agora, existem muitos outros tipos de visualização de dados e alguns são muito específicos na forma como mostram os dados. Isso inclui mapas de calor, gráficos de Gantt, gráficos de dispersão, gráficos de caixa, nuvens de bolhas, cartogramas, linhas do tempo, mapas de árvore, nuvens de palavras e muito mais.

O tipo que você escolher dependerá do tipo de tendência ou padrão que deseja exibir. Por exemplo, um gráfico de linhas exibe tendências ascendentes e descendentes, enquanto um gráfico de pizza mostra facilmente as proporções.

 

Não importa qual tipo de visualização de dados você escolha usar para mostrar padrões e tendências específicas, ela deve ter três elementos principais:

  1. Dados limpos, precisos e com boas fontes
  2. Elementos de design que mostram os dados visualmente
  3. Capacidade de compartilhamento com seu público específico

Quando todos os três se juntam, uma obra-prima visual de dados é criada.

Como começar com a visualização de dados

Agora você tem uma compreensão firme do que significa visualização de dados, então a próxima etapa é realmente começar a visualizar seus dados de inteligência de negócios.

O processo de fazer isso leva cinco etapas:

  1. Coletar: obtenha os dados de que você precisa. Os dados podem ser coletados de vários recursos, como um arquivo em um computador ou outros tipos de documentos digitais.
  2. Prepare-se: analise os dados coletados e filtre-os como achar melhor. Nem tudo dentro de um grande conjunto de dados será aplicável à meta que você definiu. Em seguida, aplique métodos estatísticos para descobrir padrões nos dados.
  3. Visualizar: Escolha o método pelo qual os dados serão exibidos. Pode ser um gráfico de barras, gráfico de pizza, mapa de calor ou gráfico de linhas.
  4. Gerar relatório: crie o relatório para garantir que ele seja claro e envolvente. Considere as cores básicas, a teoria do design gráfico, o tamanho, a forma e os rótulos para garantir que transmita a melhor mensagem.
  5. Compartilhe: apresente as descobertas que os dados mostram a outros membros de sua equipe.

Uma das maneiras mais fáceis de praticar a visualização de dados é familiarizando-se com softwares de planilhas como o Planilhas Google e o Microsoft Excel. Aprender um punhado de fórmulas básicas e formatos de gráfico, bem como elementos de design, como o que faz um gráfico se destacar sobre o outro, será útil ao criar visualizações atraentes.

Abaixo, você pode ver um gráfico de linha simples que pode ser criado usando uma planilha.

Embora esta não seja a visualização de dados mais sofisticada e complexa, é uma maneira rápida e simples de mostrar suas descobertas se você não tiver muito tempo ou muita experiência com dados.

Mesmo que os dados à esquerda e à direita sejam os mesmos, os dados no gráfico de linhas facilitam o acompanhamento das tendências de leads inbound mês a mês e a visualização da queda nos leads inbound em abril, bem como o aumento em maio.

A importância da visualização de dados

Para empresas com conjuntos maiores de dados de várias fontes, pode ser útil considerar um software de visualização de dados. Em vez de ter que inserir dados sozinho ou vincular várias planilhas, essas ferramentas automatizam todo o processo de coleta e visualização de dados com muito mais gráficos e opções gráficas.

A maioria das ferramentas de visualização de dados se integra a outros softwares em sua pilha de tecnologia. Por exemplo, você pode ter suas métricas de CRM e automação de marketing visualizadas em um único espaço, em vez de ter que alternar entre as ferramentas. No geral, é mais eficiente.

Outra vantagem dessas ferramentas? Atualização em tempo real.

As planilhas podem ser uma opção gratuita para visualização simples de dados, mas os dados geralmente são retrospectivos e não fornecem uma imagem clara do que esperar a seguir. Se uma empresa depende de dados em tempo real, ter uma ferramenta que forneça esses insights tanto no celular quanto no desktop pode ser uma grande vantagem.

Se a visualização de dados está sendo usada para mostrar alterações ao longo do tempo, exibir correlações entre relacionamentos ou determinar métricas complexas, geralmente é a maneira mais eficaz de obter um ponto de vista.

Benefícios da visualização de dados

Nossos olhos são naturalmente atraídos por cores e padrões. Podemos identificar rapidamente laranja de azul e um círculo de um triângulo. Somos seres naturalmente visuais, e é por isso que tantas vezes gravitamos em torno de revistas, televisão e filmes. A visualização de dados é apenas outra forma disso, facilitando a identificação de tendências e padrões em gráficos.

Por causa disso, há muitos benefícios em utilizar a visualização de dados:

  • Dá às pessoas a capacidade de absorver informações rapidamente, melhorar os insights e chegar a decisões mais rápidas e precisas
  • Monitora os principais indicadores de desempenho (KPIs) da empresa
  • Aumenta a compreensão do que os dados mostram e quais serão as próximas etapas
  • Rastreia e visualiza métricas estáticas e ao vivo
  • Fornece a capacidade de compartilhar insights com todos, pois distribui informações facilmente
  • Elimina a necessidade de as empresas dependerem de um cientista de dados para entender os dados
  • As empresas podem alcançar o sucesso mais rapidamente e com menos erros
  • Identifica áreas do negócio ou plano de negócios que precisam de mais atenção

Quem usa visualização de dados?

Não importa em qual setor você esteja trabalhando, a visualização de dados é importante em quase todas as carreiras, pois todos os setores podem se beneficiar ao tornar os dados mais fáceis de entender.

Quer um professor o use para analisar os resultados de um exame ou um cientista da computação o use para descobrir avanços na inteligência artificial, ele desempenha um papel importante em projetos de big data.

Vendas e marketing: as equipes de vendas e marketing geralmente prestam atenção às fontes de tráfego da Web, tendências do tráfego e como isso pode ajudar a empresa a gerar receita. A visualização de dados para vendas facilita a visualização do fluxo e refluxo do tráfego da Web e como ele se relaciona com os esforços de vendas e marketing.

Política: Uma maneira comum de usar a visualização de dados em toda a política é utilizando mapas geográficos que mostram o partido de cada estado, bem como cada distrito votou em várias campanhas e eleições.

Cuidados de saúde: os profissionais do setor de saúde geralmente usam caminhos coropléticos, como na imagem acima, para ver os dados de saúde. Esses mapas mostram áreas geográficas específicas às quais é atribuída uma cor específica em relação a um valor numérico.

Isso torna mais fácil para os profissionais de saúde ver como cada variável, como taxas de mortalidade por câncer de pulmão, muda em regiões específicas.

Finanças: Profissionais do setor financeiro podem usar a visualização de dados como uma forma de acompanhar o desempenho de suas decisões de investimento ao saber se devem comprar ou vender um ativo.

Um tipo de visualização chamado gráfico de velas pode ser usado como uma ferramenta para ver como o preço mudou ao longo do tempo, detectar tendências e exibir informações importantes.

Equipes de atendimento ao cliente: independentemente de uma equipe de atendimento ao cliente estar em um contact center ou recebendo perguntas de clientes por meio de um help desk, há uma variedade de instâncias em que a visualização de dados pode ser usada.

Por exemplo, os representantes podem visualizar o número de chamadas recebidas naquele dia, quantas estão esperando para serem atendidas e quanto tempo dura a média das chamadas. As equipes de suporte poderão ver quantos tickets resolveram e quantos ainda estão na fila.

Executivos de nível C: como funcionário de nível C, a visualização de dados é usada para monitorar painéis de KPI para acompanhar todas as metas da empresa e como elas estão progredindo. Isso garante que um CEO não precise perder tempo para verificar cada equipe, mas para que eles possam acompanhar as métricas em um só lugar. Da mesma forma, os executivos de nível C podem usar painéis em importantes reuniões do conselho para ajudar a ilustrar o desempenho da empresa como um todo.

Por exemplo, verifique a visualização de dados que nós do G2 usamos uma vez para ver onde estávamos em metas específicas, quanto tempo percorremos ao longo do mês e muito mais.

Ferramentas de visualização de dados

Quando se trata de software de visualização de dados , há uma grande variedade de opções que você pode escolher. Este software traduz dados e métricas em tabelas e gráficos para ajudar as empresas a rastrear as métricas de negócios e os principais indicadores de desempenho em tempo real.

Essas ferramentas são projetadas especificamente para comparar e visualizar métricas importantes e não devem ser usadas para análise de dados. Embora alguns desses produtos possam oferecer funcionalidade de detalhamento ou junção de dados, seu objetivo principal é fornecer painéis e visualizações para monitorar dados.

Aqui está uma olhada nos dez principais softwares de visualização de dados do G2’s Spring 2020 Grid® Report.

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Algumas revisões podem ser editadas para maior clareza.

1. SAP Lumira

O SAP Lumira permite que os usuários aproveitem ao máximo as enormes quantidades de dados disponíveis para seus negócios. Ele dá sentido a todos os dados em várias plataformas para ir além de planilhas e apresentações básicas de dados. O melhor de tudo é que ele faz isso sem scripts predefinidos, consultas complicadas ou relatórios complexos.

O que os usuários gostam:

“O SAP Lumira permite que nossa empresa interprete grandes quantidades de dados internos disponíveis e os transforme em um relatório visual. Isso ajuda a permitir uma noção de todos os dados em vários layouts e interpretações para melhores decisões e modificações de negócios. O software nos ajuda a fazer relatórios completos e é uma plataforma fácil de usar e entender com opções ilimitadas para apresentar nossos dados, classificá-los e localizá-los.”

O que os usuários não gostam:

“A única coisa que não gosto no SAP Lumira são as limitações relacionadas aos gráficos e tabelas padrão disponíveis. Às vezes, precisamos de ajuda técnica para implementar gráficos e gráficos personalizados. Isso deve ser aprimorado e os usuários funcionais podem arrastar e soltar gráficos ou conectar para usar novos gráficos e gráficos.”

2. Ferramentas de gráfico do Google

O Google Chart Tools é uma maneira poderosa, simples de usar e gratuita de criar gráficos interativos usando uma rica galeria de ferramentas de dados. Os usuários podem personalizar gráficos para que sejam exclusivos dos dados de sua empresa e conectar facilmente gráficos e controles em um painel interativo.

O que os usuários gostam:

“Adoro que o Google Charts seja um serviço gratuito. Gosto do fato de não ser difícil criar um gráfico com esta ferramenta. Os gráficos do Google têm padrões razoáveis, mas também podem ser personalizados de inúmeras maneiras. Adoro o fato de que, com o Google Chart, você pode ver facilmente os dados disponíveis. Você não tem que trabalhar muito para descobrir as coisas. Eu sinto que é melhor do que a barra de linha.”

O que os usuários não gostam:

“O que eu não gosto no Google Chart Tools são as opções de navegação… muitos cliques para chegar onde você precisa ir. Não tenho certeza dos custos, mas sei que custa à empresa dinheiro extra para mantê-lo em cada um de nossos computadores.”

3. Caixa de dados

O Databox oferece aos usuários a capacidade de conectar todos os seus dados em um só lugar, visualizar tendências de desempenho, monitorar o progresso em relação aos seus objetivos, tomar decisões mais informadas, colaborar e relatar à medida que avançam com visualizações personalizadas e aprofundar cada função em seus organização. Essa ferramenta acompanha o desempenho de uma empresa, equipes e indivíduos a qualquer hora e em qualquer lugar.

O que os usuários gostam:

“O Databox é capaz de integrar muito mais plataformas e fontes de dados do que qualquer outro que eu conheça (sem gastar um braço e uma perna). As integrações também são simples de configurar por conta própria, o que me prova que eles possuem um sistema eficaz e replicável em seu back-end.

Muitos outros concorrentes exigem que sua própria equipe configure integrações para você, o que geralmente indica que a solução deles é muito desajeitada e imprevisível para ser disponibilizada para que os clientes façam isso sozinhos. É exatamente pelo motivo oposto que o Databox é incrível e minha escolha preferida para uma ferramenta de geração de relatórios agregados.”

O que os usuários não gostam:

“Algumas partes são ligeiramente propensas a bugs – às vezes a formatação de números pode ser difícil de entender, você está limitado à quantidade de dados que pode coletar por consulta, então você tem que contornar isso com suas ferramentas de cálculo embutidas. Em comparação com concorrentes mais caros, há menos opções de personalização e as opções de BI, como modelagem, previsão e descoberta de dados, são limitadas.”

4. Modo

O modo ajuda as organizações a tomar melhores decisões, revelando o valor de seus dados. Como a única fonte de verdade para análise ad hoc, ferramentas de dados e painéis, a plataforma de análise colaborativa da Mode causa um impacto profundo na capacidade de toda a organização de usar seus dados com eficácia.

O que os usuários gostam:

“O Mode é um software flexível e combina diferentes formas de armazenamento de banco de dados para obter um resultado verdadeiro. Ao usar o modo, gosto que possamos estilizar relatórios em diferentes métodos, como JavaScript, HTML e outros.

Agendar relatórios para serem enviados aos clientes é bastante fácil e não leva tempo para ser feito, além de armazenar dados que podem ser consultados facilmente caso alguém solicite. Acho que o Mode é um software muito visual, e vem com recursos bonitos e interativos, portanto são fáceis de usar.”

O que os usuários não gostam:

“A única desvantagem de trabalhar no Mode é a velocidade de edição e execução de notebooks. As próprias consultas são muito rápidas, mas a edição dos blocos de anotações é lenta o suficiente para que eu geralmente os construa com funcionalidade quase total fora do Modo antes de copiá-los.”

5. Visme

O Visme é uma ferramenta online intuitiva que permite que não designers e profissionais criem belas apresentações interativas e infográficos diretamente em seu navegador.

Ele fornece um excelente ponto de partida com centenas de modelos fáceis de editar e milhares de ícones e imagens, juntamente com a capacidade de carregar seus próprios recursos e adicionar mídia (incluindo vídeo e áudio) para criar conteúdo visual atraente que vai além do tradicional contente.

O que os usuários gostam:

“É tão intuitivo! É muito fácil de soltar e arrastar e semelhante a outros programas, o que facilita a adoção. Você pode fazer apresentações, relatórios, arquivos, etc. Melhor ainda, você não precisa ser um designer gráfico, eles têm formas integradas, formulários e muito mais, para facilitar a criação de gráficos!”

O que os usuários não gostam:

“Eu adoraria ver o Visme usar sua plataforma e criar uma ferramenta de criação de vídeo para vídeos sociais compartilháveis. Por exemplo, textos simples e postagens gráficas com texto animado aparecem e desaparecem. A única outra coisa que eu gostaria que pudesse fazer é quando você salva suas apresentações como um PowerPoint.”

6. Estúdio de dados do Google

O Google Data Studio oferece aos usuários a capacidade de transformar números brutos em belos visuais com apenas alguns cliques, gratuitamente. O Data Studio permite que você se conecte sem esforço a todos os seus dados e os transforme em belos relatórios informativos que você pode personalizar, apresentar e compartilhar totalmente.

O que os usuários gostam:

“Os dados são atualizados automaticamente ao vinculá-los a qualquer plataforma que eu queira medir, posso adicionar novos painéis e obter diferentes combinações de KPI para melhor medir os resultados do trabalho realizado, é totalmente personalizável e descobri recentemente que no mesmo painel posso visualizar dados de várias plataformas.”

O que os usuários não gostam:

“Com as funções atuais estou mais do que satisfeito, porém, recomendo que ampliem a quantidade de compatibilidade para extrair dados automaticamente como e-mails, da mesma forma, tenham modelos pré-concebidos para as plataformas mais comuns para não ter para fazê-lo através de plugins de terceiros.”

7. DashThis

DashThis é uma ferramenta de relatórios de marketing digital integrada com mais de 30 fontes de dados, além de seu próprio gerenciador de arquivos que ajuda os usuários a adicionar quaisquer outros dados que possam ter em sua ampla variedade de painéis. Ele também oferece suporte ao cliente acima e além, para que os usuários não fiquem sozinhos com uma pergunta sobre um de seus recursos.

O que os usuários gostam:

“Adoro que tenha designs simples e limpos que tornem os dados complexos digeríveis para nossos clientes e equipe interna. É uma ótima maneira de monitorar o progresso de nossos esforços e o impacto de várias táticas que utilizam várias plataformas de terceiros. A integração é fácil, rápida e os visualizadores de dados podem ser personalizados.

Eu tentei muitas plataformas de relatórios diferentes no meu tempo e fiquei desencorajado por suas curvas de aprendizado. O DashThis oferece um ponto de contato pessoal que pode orientá-lo na configuração e implementação e é muito rápido em responder. Meu aspecto favorito do DashThis é o design limpo do organizador do painel e o processo de integração de plataformas externas é TÃO fácil.”

O que os usuários não gostam:

“Gostaria que com um relatório você pudesse comparar diferentes prazos. Atualmente, para comparar ano a ano, você precisa ter um relatório separado para também analisar mês a mês.”

8. iDashboards

O iDashboards fornece software de visualização de dados fácil de usar, visualmente atraente e econômico para clientes em uma ampla variedade de setores. Com soluções de painel personalizáveis ​​e flexíveis que se integram facilmente com as principais fontes de dados, os usuários podem visualizar e analisar métricas críticas de desempenho de maneira rápida e eficaz, resultando em recursos aprimorados de tomada de decisão.

O que os usuários gostam:

“O iDashboards nos permite disponibilizar grandes quantidades de dados para todos os funcionários. Isso mantém todos informados sobre nosso progresso em direção às metas.

O suporte ao cliente é muito receptivo e sempre capaz de nos ajudar a resolver qualquer problema que possamos encontrar. As atualizações são comunicadas com antecedência e bem pensadas. É fácil de usar e aprender.”

O que os usuários não gostam:

“Os erros exibidos nos gráficos às vezes podem ser confusos. No entanto, a equipe de suporte, o manual do usuário e os artigos da base de conhecimento foram realmente úteis para diagnosticar onde está o problema.

A capacidade de dividir um layout personalizado para um painel deve ser feita de maneira muito metódica, o que requer algumas tentativas e erros para finalmente chegar ao layout desejado… esse é um aspecto que poderia ser melhorado.”

9. Geckoboard

O Geckoboard oferece aos usuários painéis de TV ao vivo de configuração rápida que melhoram as principais métricas que sua empresa usa para tomar decisões. Usando o Geckoboard, as empresas definem metas para suas métricas mais importantes e monitoram seu progresso minuto a minuto em relação a cada métrica nas TVs do escritório. Como resultado, os usuários podem manter o foco e otimizar suas atividades para impulsionar um crescimento mais rápido.

O que os usuários gostam:

“É totalmente configurável. Precisa de algo específico para o seu caso de uso? Basta usar componentes personalizados! A API é super simples, puxe ou empurre.

Conseguimos produzir rapidamente um wrapper de API que usamos para enviar todos os tipos de dados para nossas várias placas, e é simples o suficiente para que a exibição seja compreendida por quase todos os funcionários aqui da empresa. Adoramos exibi-lo durante as reuniões e é um dos aspectos mais comentados das reuniões sobre o qual recebemos feedback.”

O que os usuários não gostam:

“Gostaria que houvesse uma maneira mais fácil de personalizar o painel sem carregar um arquivo CSS. Também seria bom poder indicar o tipo de dados ao criar um widget (moeda, porcentagem, etc.). Um editor de tema de arrastar e soltar seria ótimo!”

10. Gráfico

O Grapher é um aplicativo gráfico totalmente funcional para cientistas, engenheiros e profissionais de negócios. Com mais de 80 tipos de gráficos exclusivos, os dados são rapidamente transformados em conhecimento. Praticamente todos os aspectos do gráfico são personalizáveis. Os usuários podem aprimorar facilmente os gráficos com legendas, títulos e rótulos, gráficos de soma, ampliadores de gráficos e relatórios estatísticos.

O que os usuários gostam:

“Gosto muito da velocidade do software e da facilidade de fazer um gráfico. A interface é muito intuitiva e fácil de usar. A documentação do software é muito completa. O manual em PDF é excelente e a ajuda do Grapher também. Eu gostaria de incluir exemplos feitos por usuários.”

O que os usuários não gostam:

“Pode ser um pouco complicado mover e editar linhas e outras adições de figuras em um gráfico. Gostaria de ver as linhas, setas, etc. mover/dimensionar com o gráfico. Gostaria de ter uma opção de estilo de fonte padrão para não ter que continuar alterando os estilos ao adicionar títulos.”

Impressione com a visualização de dados

No ambiente de negócios de alta velocidade de hoje, tudo se resume a “quão rápido você pode me obter resultados e de que maneira você pode me mostrar o sucesso?” Tempo é dinheiro, e se você está planejando uma apresentação de uma hora cheia de texto para seus diretores e partes interessadas, você pode querer reconsiderar.

Em vez disso, uma apresentação bem projetada com alguns visuais exibindo KPIs terá muito mais impacto. Claro, ser capaz de descrever o conteúdo desses visuais só ajudará sua causa.

Portanto, da próxima vez que for solicitado a apresentar os resultados dos esforços de marketing do último trimestre, certifique-se de explorar suas opções de visualização de dados.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a fazer renda extra como afiliado, trabalhando nas horas vagas ou fazendo disso a sua principal fonte de renda. Clique neste link e assista ao novo curso GRÁTIS em vídeo: Como ser afiliado e vender na Internet, onde você vai saber como sair do seu emprego atual e trabalhar em casa, sem precisar investir, sem precisar aparecer ou até trabalhar apenas nas suas horas vagas.    

 

Avalie este post

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!