Incremente seu SEO On-page com outra ferramenta gratuita do Google. Aprenda 12 maneiras de usar o Google Search Console para otimizar seu site e Olhando para impulsionar seus rankings e aumentar o tráfego?!
Então, o Google Search Console (GSC) é uma adição obrigatória ao seu arsenal de SEO.
O GSC é uma ferramenta gratuita, mas bastante poderosa – você pode analisar dados de tráfego de pesquisa, corrigir erros, melhorar o desempenho e muito mais…
Apesar disso, ainda é uma grande incógnita para muitos iniciantes em SEO e até mesmo para alguns profissionais.
Não se preocupe, neste artigo mostrarei 12 maneiras de aproveitar todo o poder do GSC e turbinar seu SEO.
Como configurar o Google Search Console
Em primeiro lugar, você precisa verificar seu site no Google Search Console.
Faça login na sua conta do Google Search Console , navegue até “Propriedade de pesquisa” (1) e clique no botão “Adicionar uma propriedade” (2).
Observe como o Google usa o termo “propriedade” e não site. É porque você pode usar o Search Console não apenas para seu site, mas também para seu aplicativo móvel. Você pode encontrar o mesmo termo usado no Google Analytics .
O GSC agora permite que você verifique todo o seu domínio (incluindo todas as versões como http, https, www, não-www, etc.) ou verifique apenas uma única versão do seu site.
Eu recomendo usar a opção “Domínio”, pois isso permitirá que você acompanhe o desempenho e os problemas de SEO em toda a sua propriedade. Torna sua vida de SEO muito mais fácil.
Digite todo o seu nome de domínio sem protocolos (https://) ou caminhos (/). Depois de concluído, clique no botão “Continuar” e prossiga para a verificação.
Este método exigirá acesso ao registro DNS do seu site.
Entre no seu provedor de nome de domínio (por exemplo, GoDaddy, Namecheap, etc.) e copie/cole o registro TXT na configuração de DNS.
Por fim, clique no botão “Verificar” e pronto.
Se você não tiver acesso à sua configuração de DNS ou se isso for muito complicado, você pode escolher a outra opção – verificar um prefixo de URL.
Nesse caso, certifique-se de inserir o domínio junto com a versão correta do seu site (por exemplo, https://) que deseja rastrear.
Assim que terminar, clique no botão “Continuar” e você será saudado por várias opções de verificação.
O método de verificação recomendado pelo Google é usar o upload do arquivo HTML. Você precisa baixar o arquivo de verificação HTML e, em seguida, carregá-lo em seu domínio raiz, o que requer acesso ao seu servidor por meio de FTP ou cPanel File Manager.
Se você não se sentir confortável em enviar arquivos diretamente para o seu servidor e mexer com seu domínio raiz, existem métodos alternativos mais simples disponíveis.
Você pode:
- Insira uma metatag HTML na página inicial do seu site
- Adicionar registro de texto DNS
- Conecte-se com sua conta do Google Analytics
- Use o Google Tag Manager para verificar sua propriedade GSC
De longe, o método mais simples é usar o Google Analytics se você já o tiver instalado em seu site. Caso contrário, você pode conferir este guia gratuito sobre como configurar e usar o Google Analytics .
Selecione Google Analytics e clique em verificar. O GSC irá guiá-lo pelas próximas etapas, então siga as instruções e você terminará rapidamente.
Se você estiver usando um site WordPress, recomendo o método de tag HTML porque você pode verificar seu Google Search Console usando um plug-in WP.
Selecione a opção de tag HTML e copie a meta tag da caixa abaixo.
Existem muitos plugins que você pode usar para verificar seu Search Console, como Yoast SEO e All-in-One SEO Pack . Você também pode adicionar o código de verificação aos seus cabeçalhos usando o plugin Insert Headers and Footers .
Se você estiver usando o plug-in Yoast SEO, basta colar este código nas configurações do Yoast. Navegue até Ferramentas para webmasters em Configurações gerais e cole o código na caixa Código de verificação do Google.
Você pode colar toda a metatag na caixa e o Yoast SEO irá removê-la automaticamente, deixando apenas o código necessário.
Quando terminar, você pode acessar o painel do Google Search Console, com todos os seus relatórios e ferramentas.
O Google Search Console coleta apenas dados a partir do momento em que você o configura, portanto, quanto mais cedo você implementar isso, melhor. Claro, o momento ideal seria assim que você lançar seu site!
Agora que resolvemos isso, deixe-me mostrar por que você precisa do GSC e como ele pode fortalecer seu SEO.
12 maneiras de turbinar seu SEO usando o Google Search Console
Como mencionei anteriormente, o Google Search Console é uma ferramenta obrigatória para quem leva o SEO a sério. É especialmente útil ao executar uma auditoria de SEO completa .
Ainda assim, muitos webmasters não sabem como tirar o máximo proveito dessa poderosa ferramenta. A maioria das pessoas pensa que é usado apenas para rastrear erros e corrigir problemas com seu site.
Na verdade, o GSC é muito mais do que isso. Além de monitorar o desempenho, é uma ótima ferramenta para ajudar você a otimizar seu site e encontrar novas oportunidades para aumentar seu tráfego.
Com isso dito, aqui estão as 12 maneiras de usar o GSC para turbinar seu SEO e aumentar seu tráfego.
1. Defina a segmentação internacional para seu site
Se você tiver uma empresa ou serviço local apenas em alguns países, poderá usar o GSC para definir qual país ou idioma deve ser priorizado nos resultados da pesquisa.
Esse tipo de segmentação geográfica ajuda o Google a determinar como e quando exibir seu site nos resultados de pesquisa. Também melhora os resultados relacionados a consultas geográficas e oferece melhores chances de classificação para pesquisas relevantes.
A partir de (dezembro) de 2019, esse recurso está disponível apenas na interface GSC herdada. Para acessá-lo, navegue até a seção “Ferramentas e relatórios herdados” no menu à esquerda e selecione “Segmentação internacional”.
Isso abrirá a ferramenta GSC herdada, onde você pode definir sua segmentação geográfica.
Você pode definir sua segmentação se estiver atendendo a uma área geográfica específica. Isso é especialmente importante se você estiver usando extensões de domínio de geografia neutra, como .com, .net ou .org.
Por exemplo: se você administra uma empresa que vende ou atende clientes apenas no Canadá e possui um nome de domínio que termina com .com, defina a segmentação internacional para o Canadá.
A guia de idiomas mostra um relatório de erros se você tiver versões de seu site em vários idiomas para cada país segmentado.
Por exemplo, um site no Canadá pode querer criar uma versão traduzida para clientes que falam francês.
Para segmentar idiomas específicos com seu site, você precisa adicionar a tag hrefslang que informa ao Google qual versão do site deve ser exibida com base na localização do visitante.
Verifique se há erros e corrija-os, para que seu site seja exibido corretamente para cada localização geográfica.
2. Obtenha mais tráfego orgânico com relatórios de desempenho
Uma das principais razões pelas quais você precisa do Google Search Console é que é a única ferramenta que pode fornecer dados precisos de desempenho de pesquisa.
O que é desempenho de pesquisa?
O desempenho da pesquisa permite que você monitore páginas e palavras-chave para as quais seu site é classificado no Google. Você pode acompanhar o número de cliques, impressões, taxas médias de cliques (CTR) e a posição média do seu site nos resultados de pesquisa.
Há ainda mais, você pode verificar os países em que mais classifica, dispositivos (que abordaremos mais adiante), bem como a aparência da pesquisa.
Os relatórios de desempenho estão disponíveis no menu do lado esquerdo do Google Search Console.
Elementos visuais com cores diferentes e um design melhor facilitam a escolha exata de quais dados você deseja monitorar.
Além disso, a nova versão permite que você rastreie os dados dos últimos 16 meses, em comparação com o antigo GSC, onde você podia ver dados de apenas 90 dias.
E acredite em um especialista em SEO – mais dados permitem uma melhor otimização!
É por isso que recomendo fortemente o uso da nova versão para monitorar o desempenho.
Agora, você pode estar pensando: “Como obtenho mais tráfego com base no desempenho de pesquisa anterior?!”
Existem algumas maneiras de aumentar o tráfego com o relatório de desempenho do Google Search Console.
A) Aumente a CTR para aumentar o tráfego com relatórios de desempenho
A CTR tem um impacto enorme tanto na sua classificação quanto no seu tráfego.
O Google usa a ‘taxa de cliques’ (CTR) como um sinal chave de classificação para conteúdo envolvente e de alto valor.
Quanto maior o seu CTR, maior o valor percebido do seu conteúdo, aos olhos do Google. Seu site será empurrado para cima nos resultados da pesquisa, o que significa maior visibilidade para seu site e aumento do tráfego.
Mais diretamente, números de cliques maiores significam que você obtém mais tráfego. Qual é o objetivo final do SEO, não é!?
Agora, deixe-me mostrar como aumentar sua CTR com relatórios de desempenho do GSC.
Você deseja identificar os termos de pesquisa para os quais classifica, mas não está obtendo cliques suficientes.
Para isso, destaque a “Average CTR” e a “Average Position” no relatório de desempenho.
Você pode usar a ferramenta Advanced Web Rankings para descobrir a CTR média para cada posição nas classificações de pesquisa.
Por exemplo, a posição nº 5 obtém em média uma CTR de 4,04 no computador e 4,22 no celular.
As páginas classificadas entre 5 e 10 são uma grande oportunidade, você só precisa aumentar seus CTRs e obter classificações mais altas e mais tráfego.
Agora você precisa filtrar todas as páginas que você está classificando na posição 1-4. Adicione um filtro de posição e configure-o para exibir a posição maior que 4,9 (5 e acima).
Em seguida, aplique outro filtro para exibir apenas as páginas com CTR inferior à média (4,04) para essa posição.
Você receberá uma lista de palavras-chave para as quais classifica, mas não está obtendo cliques suficientes. Esses são os principais alvos para você melhorar suas CTRs e obter mais tráfego.
Para encontrar páginas com baixo desempenho (aquelas com baixo CTR), clique na palavra-chave e vá para a guia “Páginas”.
Depois de identificar a página, você pode começar a otimizá-la para mais cliques. Você pode aumentar suas CTRs ao:
- Criando melhores tags de título – Escreva títulos atraentes, deixe os leitores curiosos, inclua números, parênteses e outros elementos que acumulem mais visualizações.
- Otimizando suas Meta Descrições – Ao escrever Meta tags, pergunte-se “Por que alguém deveria clicar na minha página e não em outra na SERP”.
Você pode editar facilmente suas Title Tags e Meta Descriptions com o plugin Yoast SEO. Basta navegar até a Meta Box no final de cada página e modificar tags e descrições em seu editor de recortes.
Saiba mais sobre este plug-in e como usá-lo em nosso abrangente guia Yoast SEO .
Após concluir a otimização, volte em duas semanas e verifique seu desempenho.
B) Apresentar palavras-chave de oportunidade para classificação
Não negligencie outras palavras-chave, mesmo aquelas para as quais você não tem uma classificação alta. Estou falando de consultas que você está entre 10-20 posições nos resultados de pesquisa do Google.
Essas são ótimas palavras-chave de oportunidade porque você já está ranqueando para elas e o Google já considera seu site como uma boa fonte de informações sobre esse assunto.
Basta criar um conteúdo incrível e detalhado e você subirá rapidamente para a primeira página da SERP.
Novamente, defina um filtro de posição, só que desta vez defina-o como maior que 9,9, para exibir posições de 10 e inferiores.
Classifique seus resultados por impressões, para ver palavras-chave com alta visibilidade. Isso significa que essas são consultas de pesquisa populares no Google.
Para tornar essa tática ainda mais eficaz, você pode pesquisar seus concorrentes e ver o que é necessário para superá-los.
Suba no ranking com artigos insanos e detalhados que cobrem o assunto de ponta a ponta. Você também pode considerar a interligação com seu outro conteúdo mais bem-sucedido para espalhar esses sucos de link.
Você verá uma subida nas classificações e um aumento no tráfego dessas palavras-chave dentro de semanas.
3. Envie seus sitemaps XML – uma parte fundamental do SEO técnico
Todo mundo que sabe uma ou duas coisas sobre SEO técnico entende que os sitemaps são uma etapa crítica para a indexação de cada página em um site.
Sitemaps XML informam ao Google sobre URLs em seu site que estão disponíveis e prontos para rastreamento.
Na maioria dos casos, os spiders de rastreamento do Google são capazes de encontrar e indexar seu site por conta própria, mesmo sem sitemaps. No entanto, você deseja fazer tudo o que puder para garantir que esse processo seja feito corretamente e que todas as suas páginas sejam indexadas.
Enviar um sitemap também ajudará o Google a indexar seu site muito mais rapidamente.
É um equívoco comum pensar que apenas grandes sites, como lojas de comércio eletrônico, precisam de mapas de site porque podem ter centenas, senão milhares de páginas.
No entanto, novos sites que não têm muitos backlinks também podem se beneficiar dos sitemaps, porque o Google pode não conseguir descobrir suas páginas se ninguém os vincular.
Não se preocupe se você não é um desenvolvedor e não sabe como criar sitemaps XML, o plug-in Yoast SEO vem em socorro novamente.
Encontre o recurso de sitemaps XML no seu plug-in Yoast, Configurações gerais e alterne esse recurso para “Ativado”.
O Yoast criará automaticamente mapas do site para você. Tudo o que você precisa fazer é clicar no link “Veja o mapa do site XML” e copiar a URL do seu mapa do site.
Volte ao Google Search Console e encontre a opção “Sitemaps” no menu à esquerda.
Cole o URL do mapa do site e clique em “Enviar”.
E você está pronto no que diz respeito aos sitemaps.
4. Aumente as classificações com dados estruturados (rich snippets)
Rich snippets e cartões estão gradualmente assumindo as primeiras páginas dos resultados de pesquisa do Google.
Existem vários tipos de rich snippets, desde respostas instantâneas , passando por anúncios patrocinados, até pacotes locais e recursos de mídia.
Estas são as 5 principais razões pelas quais você deve se preocupar com rich snippets:
- Chamam a atenção instantaneamente, são mais visuais e vão direto ao ponto.
- Rich snippets fornecem respostas instantâneas às consultas dos usuários.
- As avaliações podem aumentar a CTR em até 35%.
- Você tem a chance de aparecer duas vezes nos resultados da pesquisa (uma vez organicamente e outra em um rich snippet) se fizer o SEO certo.
- As empresas locais se beneficiam especialmente dos snippets chamados de Local 3 Pack .
Tendo isso em mente, você deseja escrever dados estruturados que ajudem os mecanismos de pesquisa a entender a estrutura do seu conteúdo e aumentar as chances de aparecer em rich snippets.
Para ajudar o Google a analisar seu conteúdo e aprimorar sua aparência de pesquisa com rich snippets, eu definitivamente recomendo adicionar a marcação Schema ao seu site
O esquema pode ser bastante complicado e técnico, portanto, se você não for um desenvolvedor (como eu), poderá usar o Auxiliar de marcação de dados estruturados para gerar o código correto e o Gerenciador de tags do Google para adicioná-lo ao seu site.
Mas não acaba aí!
Depois que o esquema é adicionado ao seu site, você pode acompanhar o status de seus dados estruturados usando o Google Search Console.
Acesse o relatório “Aprimoramentos” e verifique se há itens com erros em seus dados estruturados.
Os relatórios de “Aprimoramentos” podem conter vários itens dependendo do tipo de site, por exemplo:
- Velocidade da página
- Usabilidade móvel
- Dados estruturados de perguntas frequentes
- Logotipos
- Caixa de pesquisa de sitelinks
Saiba quais resultados avançados o Google pode ou não ler em seu site e solucione erros de resultados avançados.
Verifique cada item clicando no item no relatório.
Inspecione a URL da página e o motivo do erro. Para corrigir erros de dados estruturados, você precisa analisar cada um individualmente usando a Ferramenta de teste de dados estruturados fornecida pelo Google.
5. Acompanhe o status de indexação de suas páginas
Fique de olho no status de indexação de suas páginas no GSC. É muito importante acompanhar todas as páginas rastreadas e indexadas em seu site para garantir que o Google saiba de sua existência.
Somente páginas indexadas pelo Google podem aparecer nos resultados de pesquisa e direcionar tráfego orgânico para seu site.
O Search Console fornece dados detalhados sobre sua indexação. Para encontrar este relatório, navegue até o relatório “Cobertura” na seção “Índice”.
O relatório Cobertura permite que você saiba quais páginas do seu site são indexadas pelo Google. Você pode ver as páginas excluídas do índice, bem como os erros que impedem que determinadas páginas sejam indexadas.
A guia “Válido” informa quantas páginas são indexadas pelo Google.
A) Verifique se há problemas em suas páginas indexadas
Há dois problemas que você deve observar no relatório de páginas válidas:
- Uma queda repentina no número de páginas indexadas
- Inchaço do índice
Se você notar uma queda inesperada no número de páginas indexadas, pode ser um sinal de que algo está errado.
Pode ser que algumas páginas estejam bloqueando o Googlebot ou você tenha adicionado por engano uma tag noindex a essas páginas, e é por isso que os números caíram.
O mesmo vale se seus números aumentarem repentinamente por razões desconhecidas, também conhecidas como inchaço do índice. Você deve definitivamente inspecionar o que está acontecendo.
O inchaço do índice pode ocorrer por vários motivos:
- Problemas de paginação
- Tendo as versões HTTPS e HTTP do seu site indexadas na mesma propriedade
- Permitir que categorias, tags e arquivos do WordPress sejam indexados
- Sites de comércio eletrônico podem ter problemas com widgets de filtro, etc.
De qualquer forma, o inchaço do índice pode prejudicar seu SEO porque o Google pode ter dificuldade para descobrir as páginas mais relevantes para servir nos resultados de pesquisa.
Também pode causar conteúdo duplicado, o que pode fazer com que você seja penalizado pelos algoritmos do Google (atualização do Panda).
Grandes picos e quedas podem ser um sinal de um problema e você definitivamente deve investigar mais.
B) Examine as páginas excluídas
Nem todas as páginas do seu site devem ser indexadas. Existem muitos motivos pelos quais você deseja excluir determinadas páginas de aparecer no Google.
Por exemplo, sua página de login, página de agradecimento, página de confirmação de checkout não devem ser indexadas porque não servem para nada para o Google.
Outras páginas, como arquivos, tags e categorias, podem até prejudicar sua classificação se indexadas porque podem causar conteúdo duplicado (mencionado anteriormente).
Portanto, destaque as páginas “Excluídas” em seu relatório de Cobertura GSC e dê uma olhada em seus números…
…Bem como as razões para ser excluído.
Certifique-se de que as páginas excluídas da indexação sejam realmente excluídas intencionalmente e que nenhuma delas seja removida acidentalmente.
Os detalhes da exclusão que valem a pena conferir são:
- Anomalia de rastreamento
- Rastreado – atualmente não indexado
- URL enviado não selecionado como canônico
- Bloqueado por robots.txt (deve ser bom, mas vale a pena verificar novamente)
- Página duplicada sem tag canônica
Você pode usar a ferramenta de remoção de URL do Search Console para remover páginas do índice do Google temporariamente.
No momento, esse recurso existe apenas na versão herdada do GSC. Você terá que navegar até “Ferramentas e relatórios herdados” e clicar no link “Remoções”.
Isso abrirá a ferramenta de remoção de URL do Google
A remoção dura apenas 90 dias e, se você deseja remover permanentemente a página do índice do Google, pode bloqueá-la no arquivo robots.txt.
Como alternativa, você pode bloquear a página com o plugin Yoast SEO. Basta navegar até a metabox Yoast no final da sua página e acessar as opções avançadas por meio do ícone de roda dentada.
Em seguida, alterne para impedir que os mecanismos de pesquisa mostrem esta postagem em seus resultados.
Por fim, você pode ver uma lista de recursos bloqueados para URLs individuais usando a Ferramenta de inspeção de URL.
Se o Googlebot não conseguir acessar recursos importantes em sua página, eles podem estar indexados incorretamente.
Remova esses recursos da seção de proibição de seu arquivo robots.txt e execute um teste no Google Search Console. Vá para a seção “Crawl” e selecione a Robots Testing Tool .
Por fim, inspecione seu URL novamente para garantir que a página seja renderizada corretamente.
6. Corrija erros que possam atrapalhar seu SEO
Outra razão importante pela qual você precisa do Google Search Console é que é a única ferramenta que pode mostrar com precisão erros que podem afetar seu rastreamento e indexação, os quais podem afetar seu SEO.
Os erros podem vir de todas as formas e tamanhos, mas vamos começar abordando os erros de indexação que você pode encontrar no relatório Cobertura do índice.
A) Corrigir erros de cobertura do índice
Você também verá uma lista de erros exibidos junto com o motivo pelo qual eles ocorreram.
Aqui está uma lista de todos os possíveis erros de índice que podem aparecer no relatório de cobertura:
- Erro de servidor
- Erro de redirecionamento
- URL enviado bloqueado por robots.txt
- URL enviado marcado como ‘noindex’
- O URL enviado parece ser um Soft 404
- URL enviado retorna solicitação não autorizada (401)
- URL enviado não encontrado (404)
- O URL enviado tem um problema de rastreamento
Clique em cada erro para obter mais detalhes.
Como corrigir erros de cobertura de índice:
- Testar o bloqueio de robots.txt – Use isso quando vir um erro de bloqueio de robots.txt. O Google mostrará o arquivo robots.txt ao vivo em seu site. Clique no botão “Testar” para verificar se a URL é permitida no arquivo robots.txt. Se você bloqueou o URL por engano no arquivo robots.txt, corrija as entradas do robots.txt.
- Testar URL ao vivo – Busque como o Google para verificar como o Google visualiza sua página durante o rastreamento. Se você vir algum erro na busca, corrija esse erro.
- Visualizar como resultado da pesquisa – Clique nesta opção para visualizar o resultado da pesquisa da sua página. Isso não funcionará para as páginas de erro, pois o Google não indexou essas páginas de erro.
- Enviar para indexar – Às vezes, o Search Console permite que você envie o URL para indexação diretamente.
- Validar correção – Depois de corrigir o problema, volte ao relatório de cobertura do índice e clique no botão ‘Validar correção’. O Google começará a validar sua correção e, após a conclusão do processo, você verá uma marca de seleção “Validação aprovada” se tiver sido bem-sucedida.
Não se esqueça de verificar também a guia “Válido com avisos” no relatório Cobertura do índice.
Ele mostra as páginas que são indexadas, no entanto, elas têm problemas dos quais você deve estar ciente.
Por exemplo, você pode receber um aviso “Indexado, embora bloqueado por robots.txt”.
Essa mensagem ocorre quando sua página é indexada, apesar de estar bloqueada pelo robots.txt. Uma página bloqueada ainda pode ser indexada se estiver vinculada a outro local na Internet.
Você vê este aviso porque o Google não tem certeza se você realmente pretendia bloquear esta página ou se o fez acidentalmente.
Se você deseja indexar esta página, simplesmente remova o bloco do seu arquivo robots.txt.
Por outro lado, se você deseja evitar que ele apareça nos mecanismos de pesquisa, é necessário adicionar a tag “ noindex, follow ” a esta página. Você pode fazer isso com o plugin Yoast SEO, da mesma forma descrita anteriormente no artigo.
B) Corrigir erros de rastreamento
Erros de rastreamento indicam páginas quebradas em seu site.
Os erros de rastreamento são mostrados no nível do site no novo relatório de cobertura do índice e no nível do URL individual na nova ferramenta de inspeção de URL (mencionada anteriormente).
Você também pode verificar as estatísticas de rastreamento ou a atividade do Googlebot nos últimos 90 dias. Atualmente, esse relatório está disponível apenas na versão herdada do GSC, acessando a seção “Estatísticas de rastreamento”.
A maioria dos erros de rastreamento de URL pode ser corrigida com um redirecionamento 301, enquanto os erros do site exigirão um pouco mais de esforço para lidar.
Você pode conferir a documentação do Google sobre erros de rastreamento e como resolvê-los.
7. Verifique backlinks e links internos para impulsionar suas páginas
Os links desempenham um papel enorme no SEO.
Backlinks , ou links provenientes de fontes externas, informam aos mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é de alta qualidade e que vale a pena examinar seu site (caso contrário, ninguém criaria um link para você).
Os links internos fornecem estrutura ao conteúdo do seu site, eles conectam cada parte do conteúdo para indicar ao Google sobre o que é o seu site.
Além disso, ao interligar seu conteúdo, você pode criar clusters de tópicos . Isso cria um grupo de páginas interligadas construídas em torno de um tópico amplo que lhes dá mais autoridade e confiabilidade e, com isso, classificações mais altas e mais tráfego.
O Google Search Console oferece uma visão única de todas as páginas com links internos e externos.
Você pode ver as principais páginas relacionadas a links externos e internos. Clique nas principais páginas com links internos e classifique-as pelo menor número de links para encontrar páginas com poucos links internos.
Agora clique em cada página com poucos links para identificá-la e depois é só editar a página para adicionar mais links internos sempre que fizer sentido.
Para levar essa tática para o próximo nível, procure páginas que tenham muitos links externos.
Estas são as páginas com maior autoridade em seu site.
Tudo o que você precisa fazer é interligá-los com outras páginas que deseja impulsionar, para espalhar algum link juice e aumentar o valor dessas páginas.
Observe que, em alguns casos, o GSC pode não exibir todos os backlinks do seu site . É por isso que vale a pena investir em algumas ferramentas premium de SEO como Ahrefs , SEM Rush ou Moz.
8. Obtenha novos conteúdos indexados mais rapidamente
Depois de publicar uma nova postagem, pode levar dias até que o Google decida rastrear seu site e indexar esta página.
Com o Google Search Console, você pode usar um truque simples para reduzir esse tempo e indexar seu conteúdo instantaneamente.
Acesse a ferramenta “Inspeção de URL” e insira a URL da sua nova página.
Em seguida, basta clicar no botão “Solicitar indexação” e o Google imediatamente adicionará esta página à sugestão de prioridade e a indexará.
Além de fazer isso para suas novas páginas, você pode fazer o mesmo para acelerar a indexação de suas páginas existentes sempre que fizer algumas alterações (atualizações) nelas.
9. Confirme se seu site está otimizado para celular
Como você deve ter notado, a pesquisa móvel cresceu nos últimos anos e está ficando maior.
Em 2018 , a pesquisa móvel totalizou 52,2% de todo o tráfego da Internet . E esses números estão crescendo!
O Google também aposta no tráfego mobile, por isso instaurou um mobile-first index que classifica os sites com base em suas versões mobile, mesmo que para buscas no desktop.
Isso lhe dá motivos suficientes para se preocupar com a experiência do usuário móvel.
O Google Search Console pode ajudá-lo a verificar a usabilidade de suas páginas em dispositivos móveis.
Verifique o relatório “Usabilidade móvel” e veja quais páginas são otimizadas para dispositivos móveis e quais precisam de mais trabalho.
Se você encontrar erros, certifique-se de investigar o que os está causando e corrija os problemas para que essas páginas sejam indexadas corretamente.
Use a recomendação do Google como diretriz para corrigir possíveis erros.
10. Compare o desempenho entre dispositivos
O novo Google Search Console permite que você compare facilmente o desempenho entre computadores e dispositivos móveis para identificar problemas e oportunidades.
Acesse seu relatório de desempenho e adicione um filtro “Dispositivo”.
Em seguida, defina os dispositivos que deseja comparar.
Agora você pode comparar o desempenho em diferentes dispositivos.
Role para baixo e procure por grandes discrepâncias em termos de CTRs.
Por exemplo, se você achar que algumas palavras-chave têm CTRs altas no computador e muito mais baixas no celular, isso significa que você está perdendo muito tráfego em potencial.
Você precisa otimizar suas tags de título e meta descrições para atrair melhor os usuários móveis.
Faça os ajustes necessários e aproveite todo o tráfego adicional resultante do alto CTR.
11. Melhore o Google Analytics integrando-o ao GSC
O Google Analytics é outra ferramenta poderosa para sua caixa de ferramentas de SEO. Mas você pode aprimorá-lo ainda mais integrando-se ao Google Search Console.
Vá para sua conta do Google Analytics e clique na seção “Administrador” no canto inferior esquerdo e selecione “Configurações de propriedade”.
Em seguida, clique no botão “Ajustar Search Console”.
Pressione o botão “Adicionar” e insira a URL do seu site.
E pronto.
Agora, se você for Relatório de aquisição > Console de pesquisa , poderá ver dados detalhados de palavras-chave com número de cliques, impressões, CTR e posição média em seu Google Analytics.
Você também pode monitorar o desempenho da sua página de destino…
Além de impressões, cliques, CTR e dados de posição por país.
A integração do seu GSC com o Google Analytics oferece uma visão mais profunda do desempenho da pesquisa em um só lugar.
12. Verifique se há problemas de segurança
Por fim, use o relatório de problemas de segurança para verificar se há páginas prejudiciais em seu site.
Na maioria das vezes, seu relatório de problemas de segurança será assim, não haverá problemas de segurança:
Mas definitivamente vale a pena verificar de vez em quando, pois problemas de segurança podem prejudicar seriamente seu site, reputação e SEO.
O GSC verificará malware, páginas enganosas, downloads nocivos e downloads incomuns e, se algo for detectado, você receberá uma mensagem de aviso.
É melhor prevenir do que remediar, portanto, mantenha este relatório sob controle.
Remover
Google Search Console indispensável para o seu SEO!
Existem muitas maneiras pelas quais ele pode melhorar seu site, aumentar sua classificação e aumentar o tráfego. Neste artigo, mostrei as 12 principais maneiras de usar o GSC.
Essas táticas levam alguns minutos para serem implementadas e você pode colher os frutos nos próximos anos.
E é por isso que você deve configurá-lo hoje, para começar a coletar todos os dados.
Portanto, tome uma atitude e potencialize seu SEO com o Google Search Console.
E deixe-nos saber nos comentários: Qual dessas 12 táticas você planeja experimentar primeiro?
Deixe um comentário