Precisa fazer SEO On-page?! Obtenha o plugin de otimização mais popular – Yoast. Continue lendo e aprenda como configurar e usar o Yoast SEO, Você provavelmente já ouviu falar – Yoast SEO é um dos plugins mais essenciais para o seu site WordPress.
Se você já usa o WP há algum tempo, é provável que também o tenha instalado.
Mas apenas deixá-lo parado em seu site não fará muito por você.
Primeiro, você deve configurá-lo corretamente. E você precisa aprender a aproveitar todo o poder que este plug-in de SEO completo oferece.
Continue lendo e aprenda como configurar o Yoast e utilizá-lo ao máximo!
O que é Yoast SEO?
Com mais de 5 milhões de instalações ativas (outono de 2018), Yoast SEO é um dos plugins mais populares para WordPress. É uma solução poderosa para profissionais e iniciantes.
O Yoast SEO é para quem deseja ter uma classificação alta no Google e obter tráfego orgânico massivo.
Não me interpretem mal, esta não é uma bala mágica que o colocará automaticamente no topo.
Você ainda tem que fazer algum trabalho. Mas o Yoast SEO abrirá as portas para a otimização On-page (mesmo as partes tecnológicas) para todos.
E não é de admirar que o Yoast seja tão popular:
- O uso é gratuito – Você pode usar a maioria dos recursos de forma totalmente gratuita, com apenas algumas opções muito avançadas disponíveis na versão premium.
- Automatize seu processo de SEO – Depois de configurá-lo corretamente, ele fará a maior parte da otimização em segundo plano, sem que você perceba. (Mais sobre isso nas próximas seções)
- Escreva conteúdo de SEO incrível – Yoast monitorará continuamente seu trabalho e sugerirá melhorias enquanto você digita. Você pode usá-lo para melhorar a legibilidade de suas postagens e escrever conteúdo rico em palavras-chave que os usuários e o Google adoram. Com o Yoast e uma boa pesquisa de palavras-chave, isso pode ser fácil.
- Ajudá-lo com SEO técnico – Você pode adicionar facilmente mapas de site XML, breadcrumbs, otimizar permalinks e outras melhorias técnicas essenciais para rastreamento e indexação de mecanismos de pesquisa.
- Está pronto para WordPress Gutenberg – Como já discutimos em um de nossos artigos, o Gutenberg está chegando. É o novo editor visual e o futuro do WordPress. Yoast está trabalhando duro para se preparar para a integração completa do Gutenberg, e é por isso que eles lançaram recentemente sua atualização 8.0 , que funciona perfeitamente com o novo editor.
Com tudo isso em mente, é fácil ver por que o Yoast SEO é uma parte crítica da sua e de todas as outras caixas de ferramentas do WordPress.
Instale o plug-in Yoast SEO
Em primeiro lugar, você precisa instalar e ativar o Yoast em seu site WordPress. Se você já o tiver instalado, pule para a próxima seção e aprenda como configurar o Yoast corretamente.
Localize o menu de plugins, clique em “Adicionar novo” e procure por “Yoast”. Em seguida, basta instalar e ativar este plugin.
Você também pode baixá-lo do diretório de plugins do WordPress .
Uma vez ativo, encontre o ícone do Yoast SEO no menu do lado esquerdo do seu painel WP.
A partir daqui você pode começar a instalar e configurar o Yoast para o seu site.
Como configurar o Yoast corretamente
Até agora tudo bem. Você instalou e ativou o plugin Yoast SEO. Agora é hora de configurá-lo corretamente para permitir que você desbloqueie todo o seu potencial.
Para alguém que está começando, pode parecer desafiador. Existem muitos menus, guias e opções para percorrer.
Mas não se preocupe, vou orientá-lo sobre o que é cada um deles e como você deve configurá-lo.
Então, vamos ao âmago da questão das configurações e definições do Yoast SEO.
O menu do plugin Yoast SEO é categorizado em 6 seções:
- Configurações Gerais
- Pesquisar aparência
- Console de pesquisa
- Ambiente social
- Ferramentas
- Prêmio
Configurações Gerais
Na primeira vez que ligar o Yoast, você verá um painel geral como este:
Existem três guias no menu de configurações gerais:
- Painel
- Características, e
- Ferramentas para webmasters
Aba Painel
A guia Dashboard irá cumprimentá-lo com o assistente de configuração de SEO pela primeira vez, bem como as barras de “problemas” e “notificações”.
Os dois últimos fornecerão uma visão geral rápida dos problemas de SEO que você pode precisar resolver imediatamente ao fazer login. Se não houver nada aqui, você está pronto para ir. Se houver, continue lendo e resolva esses problemas.
Para usuários iniciantes, o assistente de configuração pode ser um bom ponto de partida.
Ele o guiará por um processo de configuração de 12 etapas para ajudá-lo a definir algumas configurações básicas para o seu site.
O primeiro passo é apenas a introdução. Clique no botão magenta “configurar Yoast SEO” e vá para o passo #2.
Aqui você pode definir o ambiente para o seu site. Em outras palavras, seu site está em construção ou está ativo e pronto para indexação em mecanismos de pesquisa?
Escolha a opção que melhor descreve o estado do seu site e clique em “next” para ir para a etapa #3.
Agora é hora de dizer ao Yoast sobre o que é o seu site. É um blog, uma loja de comércio eletrônico, um negócio de tijolo e argamassa ou algo totalmente diferente?
Escolha o tipo que melhor corresponde ao seu site e prossiga para a próxima configuração.
Escolha se o seu site representa uma pessoa ou uma empresa.
Essas informações podem ajudar seu site a aparecer no gráfico de conhecimento do Google, que é exibido com bastante destaque no Google SERP.
Se o seu site representa uma empresa, defina o nome da empresa e adicione seu logotipo.
Para um site pessoal, basta adicionar o nome da pessoa que representa.
O passo 5 é sobre como adicionar seus perfis de mídia social. Assim como na configuração anterior, isso ajudará o Yoast a sinalizar ao Google e a outros mecanismos de pesquisa o que deve ser exibido ao lado do seu site na SERP.
Adicione os URLs de seus perfis de mídia social (no caso do Twitter, seu identificador).
Não há necessidade de adicionar links para cada uma dessas redes sociais listadas. Basta adicionar aqueles que você está usando ativamente.
Pressione próximo para ir para a etapa 6 – visibilidade do mecanismo de pesquisa.
Esta etapa permite definir que tipo de conteúdo deve aparecer nos mecanismos de pesquisa. Você pode definir a visibilidade de suas postagens e páginas.
Eu, assim como o próprio Yoast, aconselho você a deixar essas duas opções definidas como ON (padrão). Isso permitirá que todas as suas postagens e páginas sejam descobertas no Google e em outros mecanismos de pesquisa.
Se, por qualquer motivo, você quiser impedir que algumas páginas apareçam na SERP (ou seja, páginas de agradecimento), poderá posteriormente assumir um controle mais granular.
A próxima etapa permite definir se você é o único autor ou se tem vários colaboradores que publicam em seu site.
Esta é uma configuração importante, mesmo que não pareça.
O WordPress gera automaticamente páginas de autor, que servem como arquivo de todos os posts de cada autor.
Mas se você mesmo escrever todo o conteúdo, sua página de blog mostrará exatamente a mesma coleção de postagens que sua página de autor. Isso leva a conteúdo duplicado , o que o Google não gosta muito.
O passo 8 trata da integração do plug-in Yoast SEO com sua conta do Google Search Console.
É a ferramenta gratuita do Google que ajuda você a medir e analisar seu tráfego de pesquisa, desempenho e corrigir quaisquer problemas que você possa ter com a forma como aparece nos resultados de pesquisa do Google.
O GSC é outra parte essencial do seu kit de ferramentas de SEO.
Você pode aprender mais sobre o Google Search Console e como configurar sua conta gratuita em nosso guia GSC.
Depois de configurar sua conta GSC, clique no botão obter código de autorização e insira o código abaixo.
Em seguida, é hora de otimizar o título da página.
Ter títulos de página otimizados não é bom apenas para SEO, mas também para os usuários. Títulos bem formatados chamam a atenção e provavelmente gerarão mais cliques e direcionarão mais tráfego.
E mais cliques sinalizam ao Google que seu site é de boa qualidade, o que ajuda você a ter uma classificação mais alta.
Por padrão, o Yoast cria seu título de acordo com o seguinte modelo:
Título do post “separador” nome do site
A etapa 9 permite que você defina o nome do site e o separador que deseja usar em todas as suas postagens, para que você possa relaxar e permitir que ele otimize seus títulos para você.
Lembre-se de que você pode fazer uma configuração mais detalhada dos títulos de seus posts nas configurações de aparência da Pesquisa (sobre a qual falaremos mais adiante), bem como para cada post individualmente.
As etapas 10 e 11 são opcionais, pois o Yoast solicitará que você se inscreva em seu boletim informativo e tente fazer um upsell para você em seu plug-in premium.
Clique em próximo até chegar à etapa nº 12 e à página de sucesso da configuração.
Parabéns, você configurou seu plugin Yoast SEO com sucesso.
Mas essas foram apenas as configurações básicas, essenciais para começar. Para aproveitar ao máximo este plugin, existem ainda mais configurações disponíveis. E eu vou te mostrar o que é cada um deles e como configurá-los corretamente.
Vamos voltar ao menu Configurações gerais e ver as outras duas guias aqui.
Aba Recursos
Na guia Recursos, você pode habilitar ou desabilitar alguns dos recursos do Yoast.
Por padrão, todos esses recursos estarão ativados. Deixe-me dar-lhe um rápido resumo do que cada um deles significa:
- Análise de SEO – Esta é sua lista de verificação de otimização de conteúdo com base em suas palavras-chave de destino. O Yoast avaliará seu conteúdo e dará sugestões sobre como você pode melhorar ainda mais seu conteúdo.
- Análise de legibilidade – Monitora seu conteúdo em busca de problemas e classifica-o com base na legibilidade. Esse recurso ajuda você a escrever um conteúdo melhor que seus visitantes gostem de ler.
- Conteúdo fundamental – permite marcar o conteúdo mais importante e valioso em seu site. Habilitando esse recurso, o Yoast ajudará você a rastrear e melhorar facilmente seu conteúdo fundamental .
- Contador de links de texto – mostra quantos links internos sua postagem ou página possui. Isso pode ajudá-lo a criar uma estrutura de SEO ideal em seu site.
- Sitemaps XML – Você pode habilitar isso para permitir que o Yoast gere automaticamente sitemaps XML para você.
- Integração com o Ryte – Ryte verificará semanalmente se o seu site está indexado nos mecanismos de pesquisa e o notificará sobre possíveis problemas.
- Menu da barra de administração – Adiciona o ícone do Yoast ao menu da barra de administração com atalhos e links úteis para outras ferramentas disponíveis com o Yoast.
- Segurança – Impede que os autores removam postagens dos resultados de pesquisa e alterem URLs canônicos e permite que apenas editores e administradores façam isso. Você pode querer manter esse recurso ativado.
Veja quais recursos você acha úteis e deixe-os ativados, desative outros para evitar distrações e aborrecimentos.
Guia Ferramentas para webmasters
A guia Ferramentas para webmasters permite adicionar códigos de verificação para os 4 maiores mecanismos de pesquisa do mundo:
- Google Search Console (mencionado anteriormente)
- Yandex – motor de busca russo
- Baidu – motor de busca chinês
- Bing – o motor de busca da Microsoft
Inscreva-se em cada Webmaster Tool usando a opção de verificação HTML e cole os códigos de verificação no Yoast (somente a parte entre as aspas).
Pesquisar configurações de aparência
Esta seção permite configurar e personalizar como seu site aparece nos mecanismos de pesquisa.
As configurações de aparência da pesquisa apresentam um conjunto de 7 guias:
- Em geral
- Tipos de conteúdo
- Meios de comunicação
- Taxonomias
- Arquivos
- Farinha de rosca e
- RSS
Guia de Aparência da Pesquisa Geral
A guia geral oferece opções semelhantes às descritas na etapa “configurações de título” do assistente de configuração, com algumas opções adicionadas.
Você tem a mesma escolha de separadores de título definidos se estiver usando um site pessoal ou de uma empresa, adicione o nome da sua marca e também o seu logotipo.
Desta vez, você também poderá navegar rapidamente para sua página inicial e sua página de blog para definir títulos e descrições especiais para cada um.
Sua página inicial geralmente visa uma palavra-chave muito ampla do setor, portanto, você deseja otimizar seu título de acordo, o que não se encaixa no modelo de suas outras páginas e postagens.
Aba Tipos de Conteúdo
A guia Tipo de conteúdo permite definir a aparência da pesquisa para qualquer tipo de conteúdo que você tenha (ou planeje ter). Você pode definir quais tipos de conteúdo devem aparecer na SERP, bem como suas descrições padrão.
Sugiro manter todos os três ativados (não ativados por padrão). Presumo que você queira que suas postagens apareçam no Google, então mantenha a primeira.
Incluir a “data de publicação” do seu site nos mecanismos de pesquisa pode sinalizar que o conteúdo é novo e ainda relevante, o que pode aumentar suas taxas de cliques (CTR).
E o SEO Meta Box ajudará você a otimizar o conteúdo em torno de sua palavra-chave alvo.
Abaixo, você também pode definir os padrões para seus títulos de SEO e suas meta descrições. Novamente, é assim que seu site é exibido no Google SERP.
Meu melhor conselho é escrever títulos e descrições personalizados para cada um de seus posts para mantê-los otimizados e relevantes.
Mas se isso for muito problemático para você, você também pode definir esses padrões e o Yoast irá gerá-los automaticamente para você. Aqui está uma lista de todas as variáveis de snippet disponíveis no Yoast.
Rolando para baixo, você pode ver as mesmas opções para suas páginas. Defina as configurações padrão para suas páginas da mesma forma que com suas postagens.
Só que desta vez, sugiro ocultar a “data de publicação”, pois suas páginas não são sensíveis ao tempo (ao contrário de suas postagens) e não há necessidade de incluí-las.
Cada vez que você carrega uma nova imagem ou vídeo, o WordPress cria um URL separado para cada arquivo, o que pode não ser muito útil para os usuários verem.
Aba Mídia
A guia de mídia permite redirecionar os usuários para o próprio anexo em vez do URL criado.
Yoast (inclusive eu) recomenda manter isso ativado.
Aba Taxonomias
Com taxonomias, você pode controlar como suas categorias, tags, arquivos baseados em formato e URLs são exibidos nos resultados da pesquisa.
Se você usa categorias para organizar seu conteúdo, seria uma boa ideia também permitir que o Google as exiba nos resultados da pesquisa. Portanto, continue alternando em “sim”.
Apenas certifique-se de ter conteúdo relevante suficiente em cada categoria. Além disso, otimize suas categorias em torno de palavras-chave relevantes usando a caixa Meta do Yoast.
Nesse caso, você também pode usar o título de SEO padrão e as variáveis de meta descrição.
As tags, por outro lado, não são nada úteis para serem exibidas nos mecanismos de busca, então meu melhor conselho é desativar sua aparência na SERP.
Tê-los exibidos nos resultados da pesquisa causará muito conteúdo duplicado, o que é um mau sinal para o Google (como mencionado).
As duas opções finais também devem ser mantidas desativadas, pois não beneficiarão seu site de maneira significativa. O prefixo da categoria apenas sobrecarregará seus URLs e não ajudará sua navegação.
Aba Arquivos
Em seguida é a guia de arquivos. Como mencionado anteriormente, os arquivos são coleções de postagens criadas pelo próprio WordPress.
Se você tiver apenas uma pessoa escrevendo todo o conteúdo, desative a exibição de arquivos na pesquisa. O Yoast redirecionará as páginas do arquivo do autor para a página inicial e removerá o mapa do site do autor.
Por outro lado, se você tiver vários autores trabalhando no conteúdo do seu site, faz sentido habilitar esse recurso. Nesse caso, você também deve personalizar o sitemap .
Os arquivos de data devem permanecer desativados para evitar conteúdo duplicado. Eles também são coleções de seu conteúdo, só que desta vez classificados por data.
Uma postagem pode cair em vários arquivos, autor, tag e arquivo de data, por exemplo. Se todos esses arquivos aparecerem na pesquisa, o Google os verá como conteúdo duplicado e má experiência do usuário, o que lhe renderá pontos negativos com o Google.
É por isso que é melhor desativar os arquivos ou ativar apenas aquele que faz mais sentido para o seu site.
Se você ainda quiser mantê-los, por algum motivo, marque-os como “sem índice”. Novamente, isso é para evitar conteúdo duplicado.
Basta alternar “mostrar arquivos de data nos resultados da pesquisa” para NÃO.
As duas últimas opções, “páginas de pesquisa” e “páginas 404” por padrão, não aparecerão na SERP e não deveriam. Portanto, mantenha as configurações aqui nas configurações padrão.
Separador de Breadcrumbs
O Yoast oferece a capacidade de criar e adicionar breadcrumbs facilmente ao seu site.
Breadcrumbs são o texto de navegação que aparece no topo do seu conteúdo e implica na arquitetura do seu site.
O Google usa breadcrumbs para entender muito melhor a estrutura do seu site, o que ajuda a indexar suas páginas.
Siga o próprio guia do Yoast sobre como otimizar breadcrumbs para o seu site.
Aba RSS
A guia final nesta seção é a guia RSS. O RSS permite que os usuários assinem seu feed RSS, para que, sempre que você postar algo novo em seu site, eles possam se manter atualizados usando seus aplicativos de leitura de RSS.
Isso significa que você obtém visualizadores instantâneos sempre que publica uma nova postagem no blog.
A configuração de RSS no Yoast existe para protegê-lo de pessoas nefastas que descartam outros blogs e republicam seu conteúdo sem nem mesmo vincular de volta.
O que as configurações de RSS fazem é adicionar um pouco de conteúdo às suas postagens, que os raspadores não podem remover automaticamente. Isso fará com que esses outros sites raspadores tenham links para você, mesmo que eles republiquem seu conteúdo.
Você pode deixar essas configurações como padrão ou, se quiser ainda mais segurança, pode adicionar um pouco de texto antes e depois de cada postagem no feed.
Configuração do console de pesquisa
Esta é outra área onde você pode conectar e controlar seu Google Search Console.
Se você se lembra, nas Ferramentas para webmasters você verificou o GSC com o Yoast. E aqui você precisa autenticá-lo.
Basta clicar em “obter código de autorização do Google”, copiar e colar na caixa abaixo e clicar em “autenticar”.
Depois de conectá-los, o Yoast fornecerá uma breve visão geral dos erros de rastreamento, obtidos do Google Search Console.
Erros de rastreamento acontecem quando os bots do Google tentam rastrear seu site para indexá-lo, mas, por algum motivo, eles encontram um erro (página não encontrada, erro de servidor, soft 404, etc.)
Você precisa cuidar de cada um desses erros e corrigi-los, pois eles podem prejudicar a indexação do seu site e prejudicar seus rankings.
Este é apenas um dos muitos recursos disponíveis no Google Search Console, você definitivamente deve conferir nosso guia completo para aprender como usá-lo para SEO.
Configurações sociais
As configurações sociais permitem que você adicione links à sua conta de mídia social para ajudar o Google a entender quais perfis estão associados ao seu site.
Agora, seus perfis de mídia social podem aparecer no gráfico de conhecimento do Google quando alguém pesquisar sua marca ou palavras-chave relacionadas.
Insira URLs para cada um dos seus perfis de mídia social e seu identificador do Twitter.
Você também pode controlar configurações adicionais para Facebook, Twitter, Pinterest e Google+.
As configurações do Facebook são provavelmente as mais importantes aqui.
Ative o Open Graph Metadata porque ele exibirá uma visualização com imagens e um trecho de texto quando um link para seu site for compartilhado.
Isso não é usado apenas pelo Facebook, mas outras mídias sociais também o usam se não houver metadados disponíveis para suas plataformas.
Você também pode adicionar uma imagem padrão que aparecerá se você compartilhar uma postagem do seu site que não tenha uma imagem no Facebook.
Habilite os metadados do cartão do Twitter para exibir uma visualização com imagens e um trecho de texto quando um link para seu site for compartilhado.
Para listar seu site no Pinterest, siga o link na guia de configurações para obter um código de verificação que você pode colar na caixa de confirmação.
Por fim, você pode conectar sua página comercial do Google+; no entanto, não perderia tempo com isso, pois o Google encerrará a plataforma após uma grande violação de dados.
Configuração de ferramentas
O Yoast também vem com algumas ferramentas muito bacanas que podem facilitar sua vida como blogueiro.
Você pode usar o editor de arquivos para criar e editar arquivos robots.txt e .htaccess .
ATENÇÃO: Prossiga com cuidado. Esta parte é muito técnica, portanto, se você não estiver familiarizado com isso, deixe-o para uma equipe profissional de desenvolvimento da Web .
Com o editor em massa, você pode fazer alterações em vários títulos de SEO e meta descrições em vez de ir um por um.
Isso pode reduzir significativamente seu tempo e esforço se você quiser fazer alterações em várias postagens.
Por último, mas não menos importante, você pode importar configurações de outros usuários ou exportar as configurações do plugin Yoast SEO.
Enquanto estamos no assunto, você pode baixar nossas CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS e evitar o incômodo de toda a instalação e configuração.
Você também pode importar configurações para outros plug-ins de SEO, como HeadSpace2, estrutura de SEO WooThemes, etc.
Como fazer SEO On-page com Yoast
Depois de configurar corretamente o plug-in Yoast SEO, você pode colocá-lo em uso para a otimização na página, especialmente o SEO de conteúdo.
A maior parte da otimização do seu dia a dia será feita através do Yoast SEO Meta Box, que você pode encontrar no final de cada post.
É aqui que você pode encontrar a análise de SEO e legibilidade, adicionar palavras-chave, marcar como conteúdo fundamental, etc.; todos os recursos que mencionamos anteriormente.
Personalize a visualização do snippet para obter mais cliques
Você pode encontrar a visualização do snippet na parte superior da Yoast Meta Box. A visualização de snippets permite que você veja como sua postagem ficará quando exibida nos resultados de pesquisa do Google.
Você pode ver como ficaria em dispositivos móveis e desktop.
Otimizar seus snippets é essencial para SEO. Eles podem beneficiar seu SEO em dobro.
Se você tiver snippets ricos e atraentes, mais pessoas clicarão em seu site. Assim, você obterá todo o tráfego de que pode depender da sua classificação.
Em segundo lugar, se o seu site estiver obtendo mais cliques do que outros nessa página, juntamente com um tempo de permanência longo o suficiente , será um sinal claro para o Google de que você fornece conteúdo de alta qualidade e começará a subir nas classificações.
Então, vamos otimizar seus snippets. Clique no botão “editar trecho” para abrir o editor.
Os snippets consistem em três elementos:
- Título de SEO – O texto grande, geralmente na cor índigo
- Slug – A parte do URL da sua página que identifica o seu artigo, aparece em verde
- Meta descrição – Um pequeno trecho ou uma descrição do seu artigo
Você pode utilizar os padrões que definiu nas configurações do post; no entanto, aconselho você a escrever títulos personalizados e meta descrições para cada postagem.
Um bom SEO requer pesquisa de palavras-chave, sobre a qual você pode aprender mais em nosso guia.
Idealmente, suas tags de título devem:
- Tenha cerca de 70 caracteres (600 pixels) – mais do que isso e seus títulos serão truncados
- Inclua sua palavra-chave alvo – para que as pessoas vejam imediatamente que sua postagem é relevante para a consulta delas
- Chame a atenção – eles devem se destacar, ser um ímã de clique
- Siga um formato ideal (título, separador, nome do site ou marca)
A barra verde no Yoast indica quando seu título se torna otimizado para SEO.
Você pode usar o slug padrão que o Yoast cria, pois já está na forma ideal.
A outra parte crucial do seu snippet é a meta descrição. Por padrão, Yoast pegará um trecho de sua postagem, geralmente o primeiro parágrafo. No entanto, muitas vezes essa pode não ser a melhor solução, e é por isso que recomendo que você escreva descrições personalizadas.
Sua meta descrição deve informar aos usuários sobre o que é o artigo e dar a eles um bom motivo para clicar.
- Inclua palavras-chave – torne a descrição rica em palavras-chave, mas tenha cuidado com o excesso de palavras-chave. Polvilhe em palavras- chave LSI em vez disso
- Use palavras acionáveis – aprenda, descubra, obtenha, baixe, etc.
- Eles devem ter até 155 caracteres
- Torne-o único
- A meta descrição deve corresponder ao conteúdo
Da mesma forma que com os títulos, o Yoast indicará a qualidade da sua descrição quando a barra ficar verde.
Escreva conteúdo que os usuários vão adorar com análise de legibilidade
O conteúdo é rei! É por isso que você precisa otimizar seu conteúdo não apenas para mecanismos de pesquisa, mas também para humanos. Afinal, são eles que lerão suas postagens e, com base em quanto tempo passam em seu site (mais, melhor), o Google perceberá seu conteúdo como de alta qualidade e o classificará melhor.
A análise de legibilidade no Yoast deve ajudá-lo a escrever um conteúdo melhor para humanos. Ele monitorará sua postagem e classificará a legibilidade para humanos.
O Yoast fornece feedback sobre a legibilidade do seu post. Pontos verdes indicam bons resultados; laranja é para as coisas que você pode melhorar para tornar seu conteúdo ainda melhor. E os pontos vermelhos apontam problemas com seu conteúdo que devem ser resolvidos imediatamente.
Mas não fique obcecado em obter a pontuação perfeita todas as vezes. Algumas das sugestões não farão sentido para você; então não se debruce sobre eles.
Pense neles mais como diretrizes para escrever um conteúdo incrível que seus visitantes vão adorar.
Otimize para suas palavras-chave alvo com análise de SEO
Esse recurso é chamado Focus Keyword no Yoast 8.0, mas faz a mesma coisa de antes. Ele analisa seu conteúdo com base em sua palavra-chave alvo. Yoast verifica sua densidade de palavras-chave, número de links internos e externos, otimização de imagem e muitos outros fatores críticos de SEO.
Semelhante à análise de legibilidade, ela fornecerá feedback sobre a otimização do seu conteúdo em relação à palavra-chave de destino e sugestões sobre o que fazer para melhorá-lo.
Digite sua palavra-chave na caixa “foco em palavra-chave” e o Yoast classificará seu artigo com pontos verdes, laranja e vermelhos.
Há também uma opção para adicionar sinônimos de palavras-chave (palavras-chave LSI) e palavras-chave adicionais para segmentar.
Você pode querer adicioná-los para que o Yoast possa rastrear o uso de sinônimos em vez de apenas as palavras-chave de correspondência exata. Mesmo assim, este é um recurso pago disponível apenas na versão premium.
Uma palavra de cautela : assim como na análise de legibilidade, não fique obcecado em obter os pontos verdes o tempo todo. A versão gratuita verifica apenas quantas vezes você usou sua palavra-chave de correspondência exata no artigo. Se você segui-lo e tentar atingir a densidade de palavras-chave recomendada, pode levar ao preenchimento excessivo de palavras-chave , o que é uma prática ruim e é penalizada pelo Google.
Destaque as principais páginas com o conteúdo Cornerstone
Conteúdo da pedra angular, conteúdo do pilar, páginas de poder, como você pode chamá-los; eles representam os artigos mais importantes do seu site. Geralmente, são artigos explicativos longos que você deseja classificar como os mais altos na SERP.
O Yoast permite que você marque qualquer postagem que desejar como conteúdo fundamental. Isso permitirá que você rastreie facilmente essas páginas ou postagens e tome cuidado especial com elas.
Preste atenção especial aos links internos que você insere em seu conteúdo fundamental. O Yoast fornece uma ferramenta de sugestão de link em sua versão premium para lembrá-lo e recomendá-lo sempre que houver uma boa oportunidade de link interno.
Defina sua postagem como artigo fundamental simplesmente alternando a alternância na parte inferior do Yoast SEO Meta Box para ON.
Edite a aparência de suas postagens nas mídias sociais
Na guia Compartilhamento social, você pode definir manualmente a aparência do seu conteúdo quando compartilhado no Facebook ou no Twitter.
Para ver uma prévia de como sua postagem ficaria no Facebook e no Twitter, você precisa se inscrever na versão premium do Yoast.
Se, por qualquer motivo, você não gostar da aparência ou achar que o público dessas plataformas gostaria de algo mais otimizado para eles, edite o título, a descrição e a imagem.
Configurações avançadas de postagem
Por fim, há a guia de configurações avançadas onde você pode fazer alguns ajustes granulares em cada uma de suas postagens. Este é o recurso de segurança que você configurou nas configurações Geral > Recursos no Yoast.
Você pode habilitar ou desabilitar postagens ( noindex ) de aparecerem nos resultados da pesquisa, marcar links como nofollow e definir as configurações do Meta Robots.
Além disso, você pode alterar o título da trilha de navegação e o URL canônico de cada postagem.
Isso é um pouco técnico, portanto, a menos que você tenha um motivo muito bom, aconselho você a não mexer nessas configurações ou perguntar a um desenvolvedor.
Gratuito x Premium
O Yoast SEO é um dos plugins de SEO mais potentes, especialmente considerando que você obtém tudo isso de graça. Mas inclui recursos ainda mais úteis se você optar pela versão premium.
Evite erros 404 com o módulo Redirects
Quando você está executando seu site por um tempo, eventualmente você irá deletar algumas páginas, movê-las para outro lugar, modificar as URLs, etc. Infelizmente, isso pode causar erros de rastreamento (o que é ruim para SEO).
Você precisa redirecionar esses links manualmente ou solicitar que um desenvolvedor faça isso por você. Mas se você obtiver o Yoast premium, isso pode tornar esse trabalho direto e simples de fazer.
Por exemplo, se você excluir uma postagem, será perguntado para onde deseja que os links existentes sejam redirecionados.
Se você alterar o slug da URL, o Yoast redirecionará automaticamente para a nova URL.
O redirecionamento também pode ser feito com outros plugins gratuitos. Quick Page/Post Redirect é um plug-in gratuito que você pode instalar para essa finalidade.
O Google Search Console é outra opção gratuita que pode te ajudar com redirecionamentos, porém, é um pouco mais complicado de usar.
Sinônimos e palavras-chave secundárias
Conforme mencionado nas seções anteriores, você pode adicionar várias palavras-chave, bem como sinônimos de palavras-chave para otimizar melhor seu conteúdo.
O Google é capaz de entender o significado por trás das palavras (graças à atualização do Hummingbird), então você pode espalhar sinônimos e palavras-chave LSI e o Google ainda entenderá qual é o tópico e a palavra-chave alvo.
Infelizmente, a versão gratuita do Yoast rastreia apenas a correspondência exata para suas palavras-chave de destino.
O Yoast premium, por outro lado, permite rastrear até 5 palavras-chave de foco e inúmeros sinônimos para otimizar melhor seu conteúdo para os usuários e para o Google.
Mas, assim como na versão gratuita, não insista em obter pontos verdes para tudo, concentre-se em criar um conteúdo excelente e valioso; é isso que coloca você no topo.
Interligue seu conteúdo usando sugestões de links internos
É fundamental que você conecte seus artigos com links internos. Isso dá estrutura ao seu site e sinaliza ao Google que tudo o que você posta está bem conectado e organizado.
O Yoast premium analisará seu conteúdo e fornecerá sugestões sobre quais postagens em seu site você deve vincular, com base em palavras proeminentes em sua postagem.
É um recurso interessante e útil, mas não confie totalmente nele, use seu bom senso e apenas crie links para postagens que façam sentido para você. Não injete links que podem não ser úteis para seus leitores.
Visualização social
O Yoast SEO permite que você edite a forma como suas postagens aparecem quando compartilhadas nas redes sociais. Com a visualização social, você pode ver como suas postagens ficariam quando postadas no Facebook e no Twitter.
Caso você ache que a visualização social padrão não é atraente o suficiente, você pode editar e personalizar para as duas plataformas mais populares – Facebook e Twitter.
Mas não compre a versão premium só por causa disso. Se você enviar imagens personalizadas nas dimensões corretas (Facebook 1200x630px, Twitter 1024x512px), não há necessidade de verificar, suas postagens ficarão ótimas.
Filtro de conteúdo órfão
Conteúdo órfão são postagens em seu site que não estão vinculadas a nenhum outro lugar em seu site. Não há links internos apontando para este conteúdo. E para que seus artigos sejam classificados, eles precisam estar visíveis para os mecanismos de pesquisa.
No entanto, o conteúdo órfão é difícil de encontrar para os bots do mecanismo de pesquisa, é por isso que eles podem ser ignorados e todo o tempo e esforço gastos em criá-los serão desperdiçados.
O Yoast ajuda você a encontrar facilmente esse conteúdo e, juntamente com a ferramenta de links internos, você pode otimizar esse conteúdo e disponibilizá-lo para que os bots o encontrem.
Apoio, suporte
Você terá acesso ao suporte ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, por 1 ano.
O Yoast SEO Premium custa US$ 89. Isso pode tornar alguns processos muito mais fáceis e você pode fazer a maior parte do trabalho com apenas uma ferramenta. Mas existem alternativas gratuitas disponíveis para a maioria dos recursos premium.
Nem a versão premium vai conseguir ranquear seu site sozinha, você ainda precisa entender todo o processo de SEO e o que é preciso para chegar ao topo, o que você pode conhecer em nosso blog.
Outros produtos Premium Yoast :
- SEO local – Ajuda com SEO para empresas locais ($ 80)
- SEO de vídeo – permite otimizar seus vídeos para que apareçam nos resultados de pesquisa ($ 80)
- Novo SEO para WordPress – Facilita a otimização do seu site para o Google News (US$ 80)
- Yoast WooCommerce SEO – Ajuda você a classificar seu site WooCommerce ($ 60)
- SEO local para WooCommerce – Ajuda você a otimizar seu site WooCommerce para uma área local ($ 150)
Conclusão
O Yoast é uma ferramenta obrigatória para qualquer pessoa que tenha um site WordPress que leve o SEO a sério. É gratuito, amigável para iniciantes, mas poderoso o suficiente até mesmo para profissionais.
Se você configurar o Yoast corretamente, a maioria de seus recursos de SEO são definidos e esquecidos. No entanto, se você não estiver confiante para fazer isso sozinho ou não quiser perder tempo com isso, pode baixar nossas configurações ideais do Yoast SEO e nunca mais se preocupar com isso.
Mas não se esqueça de usar a Meta Box abaixo de suas postagens para otimizar seu conteúdo para algo que tanto os mecanismos de pesquisa quanto as pessoas reais irão gostar.
Se você tiver alguma dúvida, opinião ou preocupação, coloque-a na seção de comentários e responderemos o mais rápido possível.
Deixe um comentário